Sunteți pe pagina 1din 57

UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR

RECONHECIDA PELA PORTARIA - MEC N 1580, DE 09/11/93 - D.O.U. 10/11/93 MANTENEDORA ASSOCIAO PARANAENSE DE ENSINO E CULTURA - APEC

UMUARAMA TOLEDO GUARA PARANAVA CIANORTE CASCAVEL FRANCISCO BELTRO

MANUAL DE PRTICAS LABORATORIAIS DA DISCIPLINA DE QUMICA GERAL

CURSOS DE QUMICA E QUMICA.INDUSTRIAL 1 SRIE

Prof. Augusto Carlos Castro dos Santos Profa. Adriana Dias Martins Ferrarezi

NDICE ANALTICO

ESTRUTURA DO CURSO ..............................................................................................3 NORMAS DE SEGURANA EM LABORATRIO.........................................................4 ACIDENTES MAIS COMUNS EM LABORATRIO E PRIMEIROS SOCORROS.........5 NORMAS PARA APRESENTAO DE RELATRIO ..................................................7 AULA 1 INSTRUES GERAIS E MATERIAL BSICO DE LABORATRIO ..........8 AULA 2 ESTUDO DO BICO DO BUNSEN E O TESTE DA CHAMA ........................14 AULA 3 PROPRIEDADES FSICAS DAS ESPCIES QUMICAS............................17 AULA 4 - SUBSTNCIAS.............................................................................................19 AULA 5 - DIFERENCIAO ENTRE FENMENO QUMICO E FENMENO FSICO23 AULA 6 - DESDOBRAMENTO DE MISTURAS ...........................................................25 AULA 7- DESDOBRAMENTO DE MISTURAS II .........................................................27 AULA 8 - PROPRIEDADES FUNCIONAIS DOS CIDOS ...........................................29 AULA 9 - MTODOS GERAIS DA PREPARAO DE BASES..................................32 AULA 10 - SOLUES ................................................................................................34 AULA 11 - ESTEQUIOMETRIA DE UMA REAO.....................................................37 AULA 12 - TIPOS DE REAES QUMICAS ..............................................................39 AULA 13 - TITULAO CIDO-BASE ........................................................................41 AULA 14 - REAO DE SNTESE...............................................................................44 AULA 15 - SOLVENTES POLARES E APOLARES ....................................................47 AULA 16 - REAES DE DUPLA-TROCA..................................................................49 AULA 17 - PREPARAO DE UM ESPELHO DE PRATA .........................................50 AULA 18 - CONCENTRAO HIDROGENINICA.....................................................52 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA...................................................................................57

I Introduo: A formao de profissionais que sejam realmente criativos, ao invs de repetitivos, s se pode lograr sobre uma base slida nas cincias relacionadas com a especialidade. Esta base permite compreender, ao invs de memorizar, raciocinar ao invs de aplicar receitas, continuar aprendendo e progredindo durante toda a sua vida profissional em lugar de estagnar e vegetar. Os qumicos, farmacuticos, bioqumicos, mdicos, enfermeiros etc., formados onde se realiza investigao fundamental em alto nvel em cincias so os verdadeiros profissionais criativos. Entre as vantagens num curso com laboratrio destacamos a visualizao de conceitos ou fenmenos que so demasiadamente abstratos: o desenvolvimento de habilidade e tcnicas experimentais: a utilizao correta de instrumentos; etc. O trabalho experimental um dos alicerces para o ensino e para a compreenso fsico-qumica dos fenmenos. As experincias descritas nesta apostila procuram dar ao aluno uma viso dos principais fenmenos relacionados com o aprendizado da qumica, incluindo as tcnicas bsicas e noes gerais sobre segurana no laboratrio. II Objetivos: Fornecer aos alunos, atividades, de forma que venha a completar a parte terica, necessria perfeita compreenso de sua aplicao no curso de Qumica. b) Desenvolver a capacidade de manuseio e observao laboratorial, sob condies experimentais controladas.
a)

III Esquema: As aulas prticas sero desenvolvidas atravs de atividades em laboratrio. IV Laboratrio: A fim de tornar o trabalho laboratorial no curso de Qumica Geral to proveitoso quanto possvel, sugerimos o seguinte: a) Leia, com ateno, a atividade que lhe cabe realizar. Tenha bem claro, o objetivo principal da atividade. Evite executar as atividades, frase por frase, com a mo apontar as instrues impressas, e a outra a segurar os instrumentos a utilizar. Esta tcnica de livro de cozinha muito deficiente e imprpria. b) Registre todos os dados principais (pesagens, leituras e outros dados de observaes), num caderno, nunca em folhas soltas. c) No final de cada atividade, h um relatrio que dever ser completado. d) Finalmente, o trabalho no laboratrio dever trazer a voc novas perspectivas e dimenses que ajude compreender os conceitos tratados em aulas tericas.

ESTRUTURA DO CURSO 1. Para o bom andamento das experincias, o aluno deve ler com antecedncia a apostila para entrar no laboratrio sabendo o que ser feito e assim acompanhar a explicao que ser dada pelo professor.

2. Grupos de 5 alunos: os alunos devem formar grupos de cinco alunos j na primeira aula, identificando esta associao ao professor que ir anotar e este grupo deve ser mantido at o final desta disciplina. 3. Relatrios: sero feitos relatrios para descrever as observaes e resultados das experincias. Cada grupo ir entregar um relatrio e devero constar somente os nomes dos alunos que estiverem presentes nas prticas realizadas, com as assinaturas e nmeros de matrculas correspondentes. Caso sejam includos os nomes de alunos que no compareceram, ser atribuda NOTA ZERO para todo o grupo na respectiva experincia. Todos os relatrios devem ser entregues logo no incio da aula seguinte. 4. Haver experincias que no vo ser exigidos relatrios.

NORMAS DE SEGURANA EM LABORATRIO


Abaixo esto as principais maneiras de se evitar acidentes no laboratrio.

Acidentes no laboratrio ocorrem por causa de descuido, precipitao ou falta de informao das tcnicas apropriadas. O aluno tem que ter responsabilidade pela prpria fazendo! 1. Preparar-se para realizar cada experincia, lendo antes os conceitos referentes ao experimento e a seguir ler o roteiro da experincia. 2. Seguir rigorosamente as informaes fornecidas pelo professor, respeitando rigorosamente as precaues recomendadas. 3. Qualquer acidente deve ser comunicado imediatamente ao professor. 4. No fumar, comer ou fazer brincadeiras no laboratrio. 5. Se algum cido ou qualquer outro produto qumico for derramado, lavar o local imediatamente com bastante gua. 6. Evitar contato de qualquer substncia com a pele. Cuidado especial deve ser observado ao manusear substncias corrosivas como cidos e bases concentrados. 7. No provar uma droga ou soluo. 8. No aspirar diretamente qualquer vapor ou gs resultantes de experimentos. Para sentir o odor de uma substncia, no colocar o rosto diretamente sobre o recipiente, mas com o auxlio da mo trazer um pouco do vapor at voc. 9. No trabalhar com material imperfeito, se isso ocorrer, comunicar imediatamente ao professor. Usar sempre material limpo para no haja interferncia nos resultados. 10. No deixar vidro quente em lugar em que possam peg-lo inadvertidamente. Deixar qualquer pea de vidro quente esfriar durante bastante tempo, lembrando-se que o vidro quente tem a mesma aparncia do vidro frio. segurana e pela dos colegas que esto prximos. Lembre-se: LABORATRIO NO LUGAR PARA BRINCADEIRA! Concentre-se no que estiver

11. No aquea tubos de ensaio com a abertura virada para si ou para outra pessoa. 12. Todas as experincias que envolvam liberao de gases e/ou vapores txicos devem ser realizadas sob exausto (capela). 13. Tenha cuidado com reagentes inflamveis: No manipular em presena de fogo. 14. Quando terminar seu trabalho fechar com cuidado as torneiras de gs evitando escapamento. 15. Dedicar especial ateno s operaes que necessitem aquecimento prolongado ou que desenvolvam grandes quantidades de energia. 16. Restos de solues que foram retiradas de frascos no devem retornar aos mesmos devido a possveis impurezas. 17. No usar a mesma pipeta para medir solues diferentes. 18. Utilizar sempre que necessrio materiais que possam garantir maior segurana no trabalho, tais como, pina, luvas, culos, etc. ... 19. Jogar todos os slidos e pedaos de papel usados em frascos ou cestos para isto destinados. No jogar nas pias materiais como fsforos, papel de filtro, ou qualquer slido ainda que ligeiramente solvel. 20. Ler com ateno rtulos de qualquer frasco de reagente antes de us-lo. Segurar o frasco pelo lado que contm o rtulo para evitar que o regente escorra sobre este. 21. Conservar limpo seu equipamento e sua mesa. 22. Ao trmino do perodo de laboratrio, lavar todo o material utilizado, deixando-o na ordem em que encontrou. 23. Lavar as mos antes de sair do laboratrio.

ACIDENTES MAIS COMUNS EM LABORATRIO E PRIMEIROS SOCORROS


1 - Queimaduras a) Queimaduras causadas por calor seco (chama e objetos aquecidos): No caso de queimaduras leves, aplicar pomada de picrato de butesina. No caso de queimaduras graves, elas devem ser cobertas com gaze esterilizada umedecida com soluo aquosa de bicarbonato de sdio a 5%. b) Queimaduras por cidos: Lavar imediatamente o local com gua em abundncia, durante cerca de cinco minutos. Em seguida, lavar com soluo saturada de bicarbonato de sdio e novamente com gua. Secar, aplicando, ento mentiolate. c) Queimaduras por lcalis: Lavar a regio atingida imediatamente com bastante gua, durante cinco minutos. Tratar com soluo de cido actico 1% e novamente lavar com gua. Secar a pele e aplicar mertiolate.

2 - cidos nos olhos Nos laboratrios, existem lavadores de olhos acoplados aos chuveiros de emergncia. A lavagem deve ser feita por quinze minutos, aps o que se aplica soluo de bicarbonato de sdio a 1%. 3 - lcalis nos olhos Proceder como o item anterior, apenas substituindo a soluo bsica de bicarbonato por uma soluo de cido brico a 1%. 4 - Intoxicao por gases Remover a vtima para um ambiente arejado, deixando-a descansar. 5 - Ingesto de substncias txicas Administrar uma colher de sopa de antdoto universal, que constitudo de: duas partes de carvo ativo, uma de xido de magnsio e uma de cido tnico. LIMPEZA DO MATERIAL 1. Todo o material e vidraria utilizados no laboratrio devem estar em perfeitas condies, totalmente limpos, sem resduos de produtos qumicos ou de limpeza. Deve ser obedecida a seguinte seqncia de lavagem: 2. Limpeza mecnica com detergente neutro. 3. Imerso em hipoclorito de sdio ou soluo sulfocrmica pelo tempo necessrio. 4. Enxge em gua corrente e limpeza mecnica com detergente neutro. 5. Enxge em gua corrente. 6. Enxge em gua destilada. 7. Secagem em estufa (mx. 100C) e material volumtrico (mx. 60C). 8. Armazenar em local prprio.

RELATRIOS
1. Todos os dados devem ser registrados num caderno de laboratrio, o mais breve possvel depois de fazer as observaes. 2. Anotar com clareza todos os dados e observaes. Usar a forma tabular sempre que for apropriada. Na medida do possvel, preparar uma tabela para os dados antes de vir para o laboratrio. 3. Indicar as operaes usadas para fazer os clculos, apresentando um ordenado clculo de amostra. No sobrecarregar a seo de clculos com pormenores aritmticos. Indicar, para todas as medidas, as unidades usadas. Normalmente os clculos no devem ser feitos durante o perodo laboratorial. 4. Responder s questes numeradas onde quer que elas apaream como parte do seu relatrio laboratorial. Dar respostas concisas. 5. A entrega dos relatrios deve obedecer data e horrio exigidos pelo professor.

NORMAS PARA APRESENTAO DE RELATRIO


Um relatrio, em geral, composto de cinco partes: TTULO, INTRODUO, PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL, RESULTADOS E CONCLUSES e REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS. Cada uma destas partes contendo, pelo menos, o nome especfico da parte. 1 - TTULO: atravs de um ttulo, que pode ser o mesmo j contido no material referente experincia, deve-se explicitar o problema resolvido atravs da experincia realizada. 2 - INTRODUO: explicitar, de forma clara e breve, qual foi o objetivo da experincia (o problema a ser resolvido atravs da experincia), qual o mtodo ou mtodos utilizados para resolv-los e quais os princpios fundamentais em que esse mtodo ou mtodos se baseiam. 3 - PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: esta seo deve conter relatos exatos e claros de como foi feita a experincia, de modo que, baseada nestes relatos, qualquer pessoa possa repeti-la. Note que no basta copiar o procedimento experimental contido no material referente experincia, pois, na melhor das hipteses, toda forma de redao dever ser mudada. Lembrar-se de que a forma dever ser impessoal, usando voz passiva no tempo passado. Alm disto, cada equipamento utilizado dever ser claramente especificado. Assim, esta seo dever conter s uma descrio detalhada de como a parte experimental foi realizada, sem que se inclua os resultados obtidos experimentalmente ou os clculos realizados. 4 - RESULTADOS E CONCLUSES: nesta parte do relatrio, devem ser colocados os dados coletados durante a experincia e os clculos realizados; tambm devem ser discutidos os resultados finais obtidos, comentando-se sobre a sua adaptao ou no, apontando-se possveis explicaes e fontes de erro experimental. Uma maneira rpida e eficiente de se registrar dados em um relatrio sob forma de tabelas e grficos. 5 - REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: finalmente, sempre se deve mencionar, no relatrio, as fontes bibliogrficas consultadas. Recomenda-se a utilizao das normas para a citao bibliogrfica recomendadas pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), que para o caso de livros e manuais so as seguintes: SOBRENOME DO AUTOR, Iniciais do Nome Completo, Ttulo: subttulo. Tradutor. N da edio. Local de publicao, Editora, Ano de publicao, pginas consultadas. Exemplo: SILVA, R.R. et alli. Introduo Qumica Experimental. So Paulo, McGraw-Hill, 1990, p. 274-281.

AULA 1 INSTRUES GERAIS E MATERIAL BSICO DE LABORATRIO

1 - OBJETIVOS: - Identificar o material de laboratrio, bem como sua utilidade. - Utilizar tcnica adequada ao manuseio do material bsico de laboratrio

MATERIAL BSICO DE LABORATRIO

Anel ou Argola - Empregado como suporte do funil de filtrao simples, funil de separao, tela de amianto e frascos que so colocados sobre a tela quando so aquecidos. presa no suporte universal. Balo de destilao - Balo de vidro com gargalo geralmente largo, com sada lateral para passagem dos vapores durante uma destilao. Durante a destilao, tapa-se o balo com uma rolha provida de um furo, por onde passa um termmetro, cujo bulbo fica na altura da sada do vapor, para medir a temperatura do mesmo. Balo de fundo chato - Balo de vidro de volume varivel, utilizado para aquecimentos, refluxos, destilao e para armazenamento de lquidos. Balo de fundo redondo aquecimento de lquidos e reaes com desprendimento gasoso. Balo volumtrico - Balo de fundo chato e gargalo comprido, calibrado para conter determinados volumes lquidos. Usado para preparao de solues

Basto de vidro ou Bagueta - um basto macio de vidro. Serve para agitar e facilitar as dissolues, mantendo as massas lquidas em constante movimento. Tambm auxilia na filtrao. Bquer - Serve para dissolver substncias, efetuar reaes qumicas. Pode ser aquecido sobre o trip com tela de amianto. Bico de Bunsen - a fonte de aquecimento mais usado no laboratrio.

Bureta - Serve para dar escoamento a volumes variveis de lquidos. No deve ser aquecida. constituda de tubo de vidro uniformemente calibrado, graduado em dcimos de mililitro. provida de um dispositivo que permite o fcil controle de escoamento. Cadinho - Usado para calcinao (aquecimento a seco muito intenso) de substncias. Pode ser aquecido diretamente na chama do bico de Bunsen, apoiado sobre tringulo de porcelana, platina, amianto etc. Capela - Local fechado, dotado de um exaustor onde se realizam as reaes que liberam gases txicos num laboratrio.

Cpsula de porcelana - Pea de porcelana utilizada em evaporaes, dissolues a quente, calcinaes: secagem e aquecimentos. Condensador - Utilizado em destilaes. Tem por finalidade condensar os vapores dos lquidos.

Dessecador Recipiente de vidro ou porcelana, inteiramente fechado e vedado, que contm em sua parte inferior uma substncia capaz de absorver gua. usado para conservao de slidos ou mesmo lquidos, no estado seco, ou mesmo para privlos de umidade. Usado para resfriamento de substncias em atmosfera contendo baixo teor de umidade. Erlenmeyer Utilizado para titulaes, aquecimento de lquidos, dissoluo de substncias e realizao de reaes qumicas. Pode ser aquecido sobre o trip com tela de amianto. Esptula - Permite retirar substncias slidas de frascos. confeccionada em osso, porcelana ou metal. Esta pina muito utilizada para obstruir a passagem de um lquido ou gs que passa atravs de tubos flexveis. Funil comum - Usado para transferncia de lquidos.

Funil de Buchner e Kitassato Funil de porcelana espessa, possuindo diversos furos internamente. usado em filtraes rpidas, quando necessita-se separar os slidos dos lquidos. adaptados por meio de uma rolha ao Kitassato. O Kitassato um

frasco de vidro de paredes espessas eu resistem ao vcuo e possui uma sada lateral, na qual adapta-se uma mangueira de borracha que ligada trompa de vcuo. Funil de decantao ou de separao - Usado para separao de lquidos no miscveis entre si. Deixa-se decantar a mistura e, a seguir, abre-se a torneira deixando escoar a fase mais densa. Garra - Estas garras permitem sustentar outros objetos nos suportes. Gaspilho - Permite lavar tubos de ensaio. Kitassato - utilizado para efetuar filtraes a vcuo.

Mufa - um adaptador do suporte universal e de outros utenslios. Mufla - um tipo de estufa que permite calcinar materiais.

Pra Usada para pipetar solues.

Pina de madeira - Usada para prender tubos de ensaio durante o aquecimento direto no bico de Bunsen.

Pina metlica ou Tenaz de ao - Usada para manipular materiais aquecidos, como cadinhos, bquers, etc. geralmente de ferro ou nquel. Pipeta graduada - Consiste de um tubo de vidro estreito geralmente graduado em 0,1 ml. usada para medir pequenos volumes lquidos. Encontra pouca aplicao sempre que se deseja medir volumes lquidos com maior preciso. No deve ser aquecida. Pipeta volumtrica - constituda por um tubo de vidro com um bulbo na parte central. O trao de referncia gravado na parte do tubo acima do bulbo. usada para medir volumes de lquidos com elevada preciso. No deve ser aquecida. Proveta ou Cilindro graduado - Recipiente de vidro ou plstico utilizado para medir e transferir volumes de lquidos. No deve ser aquecida.

10

Suporte universal - um suporte de ferro que permite sustentar vrios outros utenslio como argolas, garras, etc.

Tela de amianto - Usada para distribuir uniformemente o calor recebido pela chama do bico de Bunsen.

MANUSEIO DE SLIDOS Para retirar um slido, na forma de p ou grnulos, de um frasco utilizada uma esptula limpa, para evitar contaminaes. Se o frasco tiver boca estreita, impossibilitando a introduo de uma esptula, deve ser feita em primeiro lugar, uma transferncia do slido para um pedao de papel ou para um recipiente de vidro. Aps o uso, feche bem o frasco para evitar a contaminao do reagente atravs da entrada de poeira ou umidade.

MANUSEIO DE LQUIDOS Quando retirar lquidos de um frasco, algumas precaues devem ser tomadas: 1. Ao transferir um lquido, evite que o mesmo escorra externamente, danificando o rtulo de identificao, impedindo assim, a leitura do nome da substncia; 2. Antes de derramar um lquido, incline o frasco de modo a molhar o gargalo, o que evitar que o lquido escoe bruscamente. Ao verter lquidos em um recipiente utilize um funil ou um basto de vidro pelo qual o lquido escorrer; 3. Em nenhuma circunstncia coloque bastes de vidro, pipetas ou quaisquer outros materiais dentro de frascos de reagentes. Para pipetar, transferir uma poro para um frasco limpo e seco, e a partir deste efetuar a operao; 4. No retorne lquidos no utilizados ao frasco de reagente. Retirar o mnimo necessrio e o excesso coloque em um frasco separado para futuros usos ou para ser recuperado; 5. No coloque lquidos aquecidos dentro de frascos volumtricos, pois o processo de expanso/contrao, devido ao aquecimento seguido de resfriamento, altera a calibrao desses frascos.

11

AQUECIMENTO DE SUBSTNCIAS Os utenslios mais comuns utilizados no aquecimento de substncias so: bico de Bunsen, chapa aquecedora e manta aquecedora. Alguns cuidados gerais devem ser observados quando da realizao de aquecimento de substncias: 1. No utilize uma chama para aquecer substncias inflamveis; 2. No aquea substncias em frascos volumtricos; 3. Iniciar sempre o aquecimento de forma branda, intensificando-o depois de alguns segundos; 4. Ao aquecer lquidos em tubos de ensaio, no aquea o fundo do tubo. Posicione a chama na altura do nvel do lquido. Use uma pina de madeira para segurar o tubo. No volte a boca do tubo de ensaio em sua direo ou na direo de seus colegas. 5. Terminado o uso de gs, verifique se todos os registros esto devidamente fechados, evitando assim o perigo de escape.

12

Leitura dos instrumentos


Nesta prtica, sero feitas medidas de massa e volumes a fim de se verificar a sensibilidade de cada um dos instrumentos mais comuns de uso no laboratrio. Todos os valores devero ser apresentados, de maneira correta, ou seja, mostrando a incerteza inerente a cada medida efetuada.

Modo apropriado de leitura de volumes: O observador deve posicionar de modo que seja evitado o erro de paralaxe. Para tal, a leitura deve ser feita com os olhos no nvel do menisco da soluo.

Preciso dos instrumentos Material: - Pipeta graduada e volumtrica - Bureta - Proveta de 10 e 100 mL Procedimento: - Encher o balo com gua at a marca de aferio. Acrescente trs gotas a mais. Observe o deslocamento do menisco. - Encher a proveta com gua at a marca de aferio. Acrescente trs gotas a mais. Observe o deslocamento do menisco. Compare a sensibilidade dos dois. - Com o auxlio de uma pipeta volumtrica, transferir 10 mL (escrever o valor de maneira correta) para uma proveta e faa leitura. Compare a preciso. - Com o auxlio de uma pipeta graduada, transferir 10 mL (escrever o valor de maneira correta) para o balo volumtrico. Compare a preciso. - Colocar um volume qualquer de gua em uma proveta de 10 mL e fazer a leitura, indicando corretamente, o resultado. - Colocar um volume qualquer de gua em uma proveta de 100 mL e fazer a leitura, indicando corretamente, o resultado. - Escoar um volume de gua na bureta (por exemplo: 12,5 mL) em um bquer. - Mea a temperatura da gua no pissete Exerccios: 1 - Qual instrumento de medida de volume mais sensvel: o balo ou a proveta? Por qu? 2 - Cite trs instrumentos de medida exata. - Pissete com gua - Termmetro - Balo volumtrico

13

AULA 2 ESTUDO DO BICO DO BUNSEN E O TESTE DA CHAMA


1 - OBJETIVOS - Proporcionar conhecimentos sobre o bico de Bunsen e os tipos de chama obtidos por ele. - verificar a colorao da chama do bico de Bunsen, quando esta reage com alguns sais de diferentes metais, estando estes em contato com um fio de nquel;

2 - FUNDAMENTAO TERICA A chama a combusto de um gs. O fenmeno da combusto ou queima a reao de uma substncia qualquer com oxignio. Assim, para que exista fogo so necessrios trs elementos: Combustvel - todo corpo capaz de alimentar o fogo. Ex.: madeira, papel, tinta, algodo, etc. Comburente - o elemento qumico existente na atmosfera que alimenta o processo de combusto (alimenta a reao qumica de oxidao). Ex.: oxignio Calor - a condio favorvel causadora da combusto. O bico de Bunsen um bico de gs, especialmente construdo para uso de laboratrio, utilizado para aquecimento at a temperatura de 800 C, atravs da combusto do gs. O bico de Bunsen possui na parte inferior uma entrada de gs e na parte mdia do bico h um anel que controla a entrada de ar que ir alimentar a combusto. Na parte superior forma-se a chama. Os gases queimando produzem calor.

Combustve l + O 2 CO 2 + H 2 O + calor

Temos dois tipos de chama no bico de Bunsen: a chama luminosa (chama amarela) e a chama no luminosa (chama azulada). A chama luminosa obtida quando o anel est fechado. Neste caso a quantidade de oxignio pequena, conseqentemente menor ser a queima e menor ser a quantidade de calor produzida pela chama. A chama no luminosa obtida quando o anel est aberto. Neste caso a quantidade de oxignio maior; maior ser a queima e maior ser a quantidade de calor produzida pela chama. Portanto, quando o anel est fechado a combusto incompleta e h formao de fuligem (carbono). Quando o anel est aberto a combusto completa e no ha formao de fuligem. A chama no luminosa possui duas regies principais:

14

a) Zona redutora: a parte interna, azul, formada pelo gs no queimado. a zona menos quente da chama, tambm chamada zona fria.

b) Zona oxidante: a parte externa, quase invisvel, tambm denominada de zona quente. Nesta zona, os gases entram em contato com o oxignio, ocorrendo ento a combusto. Entre essas duas regies, h um ponto quente (o mais quente da chama) que uma zona luminosa e brilhante, onde ocorre a maior parte da combusto.

3 METODOLOGIA Materiais Bico de Bunsen; Pina de madeira Fio de platina Palito de madeira (fsforo) Reagentes salinos: LiCl, KCl, CuCl2, BaCl2, SrCl2, CaCl2 , NaCl, HCl (6,0M)

Procedimento

1 Parte: - Observar as diversas partes do bico de gs de laboratrio. - Para acender o bico de gs, segurar um fsforo aceso um pouco acima e ao lado da extremidade do tubo. - Acender o bico de Bunsen com a entrada de ar fechada e observar a chama obtida. - Abrir, lentamente, a entrada de ar e observar as modificaes. - Ajustar a chama com a quantidade de ar e gs, de modo a obter uma chama com as caractersticas da figura acima. - Colocar um palito de fsforo numa chama luminosa (chama amarela) e outro em uma chama no luminosa (chama azulada). Em qual delas o palito queima mais rapidamente? Discuta porqu.

15

2 Parte: - Mergulhe o fio de platina no cido clordrico concentrado (HCl) em um bquer e, ento, numa poro da substncia em exame, de modo que um pouco desta adira ao fio. - Introduza o fio na zona oxidante inferior e, ento, observe a cor transmitida chama. - Repita o procedimento com todos os sais apresentados e registre as cores observadas na tabela abaixo Amostra (Sais) LiCl KCl CuCl2 BaCl2 CaCl2 SrCl2 NaCl Responda: 1 - Quando o anel est fechado ou aberto que tipo de chama obtemos? 2 - Por que a zona superior mais quente e a zona inferior menos quente? 3 - Como ocorre a formao de uma chama no bico de Bunsen? 4 - Caracterize as regies da chama quanto temperatura. 5 Qual a diferena entre combustvel e comburente? Colorao da Amostra Incolor Incolor Azul Claro Amarelo Incolor Incolor Incolor Colorao da Chama

16

AULA 3 PROPRIEDADES FSICAS DAS ESPCIES QUMICAS


1 OBJETIVOS - Determinar a densidade de um slido e de um lquido;

2 - FUNDAMENTAO TERICA A densidade, que se define como massa da unidade de volume (d = m/V) se expressa nos trabalhos cientficos em g/mL (g/cm3) para os slidos e lquidos e em g/L para os gases. Para achar a densidade devem medir-se o volume e a massa de uma quantidade dada da substncia em questo. A densidade calcula-se depois dividindo a massa pelo volume. O volume de um objeto de forma regular (cubo, cilindro, esfera, etc.) pode obter-se medindo certas dimenses (comprimento, altura, dimetro, etc.). Uma forma adequada para calcular o volume de um slido consiste (independentemente de sua forma) em submergi-lo em uma quantidade medida de gua contida em uma proveta graduada. O aumento de volume, medido pela elevao da gua, d o volume do slido. 3 - METODOLOGIA Materiais: slidos (diferentes tamanhos); proveta de 10,00 mL; vela picnmetro balana semi-analtica; gua destilada; rgua densmetro

Mtodos: a) Experincia 1 1. Obtenha a massa da amostra de slido, usando uma balana semi-analtica; 2. Coloque cerca de 5,00 mL de gua destilada em uma proveta de 10,00 mL. Anote o volume exato. 3. Coloque cuidadosamente, a amostra do slido na proveta contendo gua destilada e observe o deslocamento do nvel de gua. 4. Repita os itens 1,2 e 3 para as demais amostras de slido. 5. Construa uma tabela indicando os dados encontrados na experincia. 6. Calcule a densidade mdia do slido e o erro percentual. 7. Determine a densidade mdia do slido. b) Experincia 2 1. 2. 3. 4. Obtenha a massa da vela, usando uma balana semi-analtica; Mea altura da vela; Determine o dimetro da vela; Determine a densidade da vela em g/cm3.
17

c) Experincia 3 1 - Pese cuidadosamente o picnmetro vazio e seco. Anote sua massa. Utilize um pedao de papel para carregar o picnmetro. 2 - Anote a temperatura da gua destilada. 3 - Complete o picnmetro com gua destilada. Tampe o picnmetro de maneira que o excesso de gua escorra pelo capilar. Verifique se bolhas de ar no ficaram aprisionadas no interior do picnmetro. Se isso ocorreu, remova-as e preencha-o novamente. 4 - Com um pano ou papel poroso, enxugue o lquido presente na parte externa do picnmetro. 5 - Pese o picnmetro com gua. Anote a massa. Utilize um pedao de papel para carregar o picnmetro. 6 - Repita a pesagem mais duas vezes retirando o picnmetro da balana a cada pesagem e calcule a mdia dos resultados obtidos Ateno! Procure realizar esta operao o mais delicada e rapidamente possvel, para no sujar ou engordurar as paredes externas do picnmetro e para evitar que o lquido mude de temperatura com relao temperatura ambiente. 7 - A diferena entre essa massa e a massa do picnmetro vazio permitir determinar a massa de gua contida no picnmetro. Tabela 1 - Densidade absoluta da gua em funo da temperatura T/ oC 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 d/(g cm-3) 0,999700 0,999605 0,999498 0,999377 0,999244 0,999099 0,998943 0,998774 0,998595 0,998405 T/ oC 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 d/(g cm-3) 0,998203 0,997992 0,997770 0,997538 0,997296 0,997044 0,996783 0,996512 0,996232 0,995944

Responda: 1. Por que se utilizou gua destilada na determinao do volume dos slidos? 2. Identificar os metais estudados comparando os valores das densidades calculadas com os valores da literatura. 3. Discutir as vantagens e limitaes do mtodo (densidade ) de identificao de materiais.

18

AULA 4 - SUBSTNCIAS

CONCEITOS Matria toda forma de energia que possui inrcia. Caracteriza-se por duas propriedades fundamentais: extenso e impenetrabilidade. A matria apresenta como partes fundamentais que a estruturam as partculas: eltron, prton e nutron. Elemento Os eltrons, nutrons e prtons podem se "associar" entre si nas mais variadas propores constituindo identidades que so os elementos, caracterizados por: n de prtons (nmero atmico), e n de nutrons mais n de prtons (nmero de massa). Substncias Substncia a matria determinada quanto a sua natureza e propriedades. Os elementos "associam-se" e adquirem qualidades de conjunto (propriedades que sozinhos no tinham). Exemplo: O elemento hidrognio (H) associado ao elemento oxignio (O) origina uma identidade qumica (substncia) gua (H2O) com propriedades distintas, nicas e definidas. Corpo Corpo uma quantidade limitada de matria apresentando sempre uma massa e um volume, e que pode ser definido ou no quanto a sua forma. Ex. prego. um corpo o qual pode ser da substncia ferro, apresentando uma determinada forma, volume e massa. A qumica estuda as substncias quanto a sua composio, propriedades e transformaes. Substncia pura - espcie qumica a substncia que permanece inalterada quanto a sua natureza e propriedades atravs das modificaes fsicas a que possa ser submetida. Pode-se apresentar de duas formas: a) Substncia simples: quando constituda de um s tipo de elemento. Ex hidrognio, hlio, oxignio, etc. b) Substncia composta: quando constituda de dois ou mais tipos de elementos. Ex.: HgO, H2O, CaSO4, etc. Combinao qumica: Denomina-se combinao qumica a operao mediante a qual duas ou mais substncias associam-se entre si perdendo sua natureza e propriedades individuais, para conjuntamente adquirirem uma nova natureza com propriedades caractersticas. Ex. 2 H2O 2 H2 + O2 (hidrognio) (oxignio) (gua)
19

Propriedades ( nas CNTP): H2 : gs combustvel P.F. = -259 C P.E. = - 253 C O2 : gs comburente P.F. = -218 C P.E. = - 183 C H2O : lquido solvente P.F. = 0 C P.E. = 100 C Mistura ou disperso a) Conceito a reunio de duas ou mais substncias ou espcies qumicas uniformemente distribudas entre si, em que cada qual conserva sua natureza e propriedades, podendo ser separadas por processos fsicos. b) Tipos: Homognea: onde a composio a mesma em todos os pontos. constituda por uma fase s. Chama-se de soluo, onde a poro que estiver em maior quantidade o solvente, e a de menor quantidade o soluto. A relao: quantidade de soluto ------------------------------ = Concentrao quantidade de solvente Estes tipos de soluo dependendo de seu estado fsico podem ser slidas, lquidas ou gasosas. Heterognea: quando a composio do sistema no a mesma em todos os pontos. Os diversos estados fsicos homogneos separados por superfcies so denominados de fases. Quando constitudas de vrias fases, so ditas polifsicas. Estados fsicos da matria Normalmente encontra-se a matria em 3 estados fsicos: slido, lquido e gasoso; estados estes onde as substncias apresentam seus elementos constituintes intactos. Porm, existe um 4 estado da matria, onde no se encontram formas definidas de substncias e muitas vezes nem de elementos, o estado plasmtico. Exemplo: a chama, estrelas cadentes etc. A passagem de um estado a outro pode ser denominado por: fuso slido solidificao liquido vaporizao gasoso liquefao (condensao) sublimao

20

DIFERENCIAO ENTRE MISTURA E COMBINAO MATERIAL Tubos de ensaio Bico de Bunsen m Limalha de Ferro (Fe) Pina de madeira Estante para tubos Enxofre(S) cido clordrico 3 M (HCl)

Duas substncia postas em contato podem misturar-se ou combinar-se. No primeiro caso, formam uma mistura; no segundo um composto. As misturas tm as seguintes caractersticas: a proporo entre os componentes da mistura varivel; cada componente conserva suas propriedades; os componentes podem ser desdobrados por processos fsicos. Os compostos tm as seguintes caractersticas: a proporo entre os componentes fixa; o composto tem propriedades diferentes das dos componentes; o composto somente pode ser desdobrado por processos qumicos. 1 - Colocar pequena poro de enxofre em um tubo de ensaio seco. Experimentar a ao do m sobre o enxofre, atravs do tubo de ensaio. O im atrai o enxofre? 2 - Colocar pequena quantidade de limalha de ferro em um tubo de ensaio seco. Experimentar a ao do im sobre o ferro, atravs do vidro do tubo de ensaio. (No retirar o ferro do tubo de ensaio). O im atrai o ferro? 3 - Juntar 2 mL de cido clordrico 3 M ao tubo de ensaio que contm o enxofre. Observar. O cido clordrico reage com o enxofre? 4 - Juntar 2 mL de cido clordrico 3 M ao tubo de ensaio que contm o ferro. Observar o gs hidrognio que se desprende.

Empregando-se ferro impuro, que contenha compostos de fsforo, desprende-se junto com o hidrognio, (gs inodoro), a fosfina, com cheiro irritante e txico. CUIDADO!!! O cido clordrico reage com o ferro? 5 - Misturar pequena poro de enxofre e de limalha de ferro em um tubo de ensaio seco. Experimentar a ao do im sobre a mistura, atravs do vidro do tubo de ensaio (No retirar o ferro do tubo de ensaio). O im atrai toda a mistura ou somente um de seus componentes?

21

6 - Juntar 2 mL de cido clordrico 3 M mistura de enxofre e ferro. Observar. O cido clordrico reage com toda a mistura ou com um de seus componentes? - O ferro misturado ao enxofre conserva ou modifica suas propriedades? - E o enxofre misturado ao ferro conserva ou modifica suas propriedades? 7 - Misturar 0,56 g de limalha de ferro e 0,32 g de enxofre em um tubo de ensaio seco. Aquecer diretamente a mistura na chama do bico de Bunsen, a principio fracamente e depois fortemente. Deixar esfriar. - Experimentar a ao do im sobre o produto do aquecimento. - O m atrai todo o produto do aquecimento de ferro e enxofre? Atrai somente um dos seus componentes? Ou nada atrado? 8 - Colocar 2 mL de cido clordrico sobre o produto do aquecimento. Observar. Cheirar cuidadosamente o gs que se desprende. NOTA: O gs que se desprende txico - Cuidado!!! - Que cheiro tem o gs que se desprende quando se trata o produto do aquecimento de ferro e enxofre com cido clordrico? - Que gs esse?

22

AULA 5 - DIFERENCIAO ENTRE FENMENO QUMICO E FENMENO FSICO


MATERIAL Bico de Bunsen Estante para tubos Estanho (Sn) Acar (sacarose C12H22O11) Iodo (I) (metlico ou ressublimado) 6 tubos de ensaio Pina de madeira Zinco (Zn) cido clordrico 3M Cloreto de sdio (NaCl)

Soluo de cloreto de brio 0,25 M (15,25g de BaCl2.2H2O em 250 mL) Soluo de Sulfato de Sdio 0,25M (9,0g de Na2SO4 em 250mL) Conceito Em linguagem cientfica, toda mudana por que passa um corpo um fenmeno. Os fenmenos so divididos em duas classes: fenmenos fsicos e fenmenos qumicos. Fenmenos fsicos so aqueles que no alteram a natureza das substncias. Na fuso do estanho, por exemplo, no h mudana na natureza da substncia, tem-se estanho slido, e, depois da fuso, tem-se estanho lquido, mas sempre estanho. Fenmenos qumicos so aqueles que alteram a natureza das substncias. Nos fenmenos qumicos h, pois, mudana de substncia. Quando fizemos a queima do magnsio, antes da combusto havia uma substncia, o magnsio, e depois dela, havia outra substncia, o oxido de magnsio ou magnsia. 1 - Aquecer cuidadosamente pequena poro de estanho em um tubo de ensaio seco.. Observar a fuso. Esfriar. Observar a solidificao. A fuso e a solidificao so fenmenos fsicos ou fenmenos qumicos? Por que? 2 - Aquecer pequena poro de Iodo em um tubo de ensaio seco. Observar a sublimao do Iodo e a cristalizao dos vapores nas paredes frias do tubo. O que a sublimao? A sublimao um fenmeno fsico ou fenmeno qumico? Por que? 3 - Aquecer pequena poro de acar (sacarose) em um tubo de ensaio seco (Usar um tubo pouco valioso pois este ficar inutilizado) Observar a carbonizao. Deixar esfriar e observar. A carbonizao um fenmeno fsico ou qumico? Por que?
23

4 - Colocar em um tubo de ensaio pequena poro de cloreto de sdio. Juntar quantidade de gua apenas suficiente para dissolver o cloreto de sdio. Agitar. Observar a dissoluo. Concentrar a soluo obtida por ebulio cuidadosa, at precipitar-se o sal dissolvido. Observar o precipitado. A dissoluo do cloreto de sdio em gua um fenmeno fsico ou qumico? Por que? 5 - Colocar pequeno pedao de zinco em um tubo de ensaio. Juntar 5 mL de cido clordrico 3M. Observar. Esperar at que no mais se note a presena de zinco. (Sendo necessrio, juntar mais cido clordrico). Aquecer, ento cuidadosamente para evaporar o cido clordrico, at formao de precipitado. Observar o precipitado. Entre o zinco e o cido clordrico d-se um fenmeno fsico ou fenmeno qumico? Por que? 6 - Colocar 1 mL de soluo de sulfato de sdio em um tubo de ensaio. Juntar 1 mL de soluo de cloreto de brio. Observar. Colocar o tubo na estante e deixar decantar o precipitado. Entre o Sulfato de sdio e o cloreto de brio d-se um fenmeno fsico ou um fenmeno qumico? Por que?

24

AULA 6 - DESDOBRAMENTO DE MISTURAS


Filtrao A filtrao um processo que permite o desdobramento de uma mistura heterognea de slido e lquido (ou slido e gs). O principio do mtodo o seguinte: a mistura slido-lquido posta sobre um material poroso (o filtro) em que os poros so to pequenos que permitem apenas a passagem do lquido. As partculas slidas ficam retidas. O filtro mais usado em laboratrio o "papel de filtro", um papel no gomado. Na filtrao simples usa-se um funil de vidro para se colocar o papel de filtro. O papel dobrado ao meio e, em seguida dobrado novamente ao meio. Abre-se ento, o papel de filtro de tal modo que fique de um lado uma folha apenas e do outro trs folhas. Consegue-se assim um cone que se adapta perfeitamente ao funil. A altura do papel no funil deve ser de cerca de 0,5 cm abaixo da borda deste. 1 - Com auxlio de um ALMOFARIZ COM PISTILO moer uma barra de giz at se obter um p fino. 2 - Com auxlio de uma esptula retirar o p do almofariz e com ele fazer uma suspenso (mistura) com 50 mL de gua em um bquer de 100 mL. 3 - Dobrar o papel de filtro e coloc-lo no funil. Umedecer o papel com gua e ajust-lo ao funil. 4 - Colocar o funil na argola adequada, presa ao suporte de ferro. Colocar o Erlenmeyer sob o funil para receber o filtrado. 5 - Agitar a mistura com o basto de vidro. Observar Filtrar a suspenso formada, fazendo com que escorra pelo basto, do Bquer at o papel de filtro. A suspenso formada homognea ou heterognea?

Filtrao com papel pregueado Algumas vezes necessrio filtrar uma soluo a quente. Nestes casos, pode-se utilizar um aquecedor de funil de paredes duplas, no interior o qual circula gua quente, ou ento filtrar em pequenas pores em papel pregueado, mantendo sempre em ebulio a soluo a ser filtrada. A nica diferena est na forma de se dobrar o papel. Comea-se dobrando o papel como na anterior, isto , ao meio e
25

marcando-se o centro do circulo. Agora dobra-se como se estivesse fazendo uma sanfona, ou seja, faz-se uma dobra para um lado e a prxima dobra para o outro lado e, assim sucessivamente, ate se dobrar todo o papel. Abre-se o papel, coloca-se no funil e procede-se como na filtrao simples. 6 - Repetir as etapas 1 e 2 (primeira experincia) 7 - Preguear uma folha de papel de filtro e coloc-la no funil de vidro e proceder como em 5. 8 - Compare os tempos decorridos nas duas filtraes! A filtrao em papel pregueado mais rpida ou mais lenta que a filtrao simples? Por que?

Filtrao a vcuo Esta operao fundamentalmente diferencia-se das anteriores por necessitar de um dispositivo que fornea vcuo ou suco. Portanto, uma filtrao forada e no depende s da gravidade como nas anteriores. Podemos dispor em laboratrio de uma Bomba de Vcuo e da Trompa d'agua que bem mais simples e se ajusta em uma torneira de jardim. O funil usado na filtrao a vcuo o funil de Buchner de porcelana, de paredes grossas e dotado de uma placa, tambm de porcelana, crivada de pequenos orifcios, por onde passar o lquido. Deve-se ajustar o Funil de Buchner a um frasco de Kitassato atravs de uma rolha de borracha perfeitamente adaptvel boca do Kitassato. Pela sada lateral do Kitassato, ligamos atravs de uma mangueira de ltex a uma bomba ou trompa de vcuo. Para este tipo de filtrao, no h necessidade de dobrarmos o papel de filtro, basta escolhermos um que se ajuste bem ao funil, isto que tenha o mesmo dimetro da placa perfurada. Depois de colocado o papel sobre a placa, liga-se o vcuo e fazemos com que o papel se ajuste sobre a placa umedecendo o papel. 9 - Repita os procedimentos anteriores e proceda a filtrao a vcuo. 10 - Compare os tempos das filtraes executadas e d exemplos da utilizao mais adequada para cada tipo de filtrao.

26

AULA 7- DESDOBRAMENTO DE MISTURAS II


MATERIAL Bico de Bunsen Tubos de Ensaio Estante para tubos Suporte de ferro Argola pequena Copo de Becker Trip de ferro Balo de destilao Mangueiras de ltex REAGENTES Mistura de enxofre e sulfato de Cobre Leite cido Actico diludo Vinho tinto Funil de Vidro Papel de Filtro Basto de vidro Vidro de relgio Termmetro Centrfuga Tela de Amianto Condensador Rolhas

As misturas podem ser homogneas e heterogneas. Misturas heterogneas so aquelas que no tem as mesmas propriedades em todos os seus pontos. As misturas podem ser desdobradas nos seus componentes constituintes por processos fsicos. O processo empregado depende dos componentes da mistura. A - DESDOBRAMENTO DA MISTURA DE ENXOFRE E SULFATO DE COBRE 1 - Colocar em um papel uma pequena poro da mistura de enxofre e sulfato de cobre. Observar. A mistura de enxofre e sulfato de cobre homognea ou heterognea? Por que? 2 - Colocar pequena poro da mistura de enxofre e sulfato de cobre em um tubo de ensaio. Juntar 5 mL de gua. Agitar bastante. 3 - Filtrar a mistura contida no tubo de ensaio, lavando a substncia retida no papel de filtro duas vezes com gua. A gua dissolve o enxofre ou o sulfato de cobre? 4 - Abrir o papel de filtro e deixar secar a substncia por ele retida. Qual a substncia retida no papel de filtro? 5 - Concentrar a soluo filtrada, por aquecimento cuidadoso, at precipitar-se a substncia dissolvida. Deixar esfriar. Identificar a substncia precipitada. Qual foi o mtodo empregado para desdobramento da mistura de enxofre e sulfato de cobre?

B - DESDOBRAMENTO DO LEITE 6 - Colocar 10 mL de leite no Copo de Becker. Juntar 40 mL de gua. Agitar com o basto de vidro.
27

7 - Colocar 0,5 mL de cido actico diludo em um tubo de ensaio. Juntar 1 mL de gua. Agitar. 8 - Gotejar a soluo de cido actico no leite diludo, agitando com o basto de vidro. Observar a floculao da casena. 9 - Colocar a suspenso em tubos de centrfuga. Centrifugar por 2 minutos. Retirar os tubos e observar. Decantar o lquido sobrenadante para um tubo de ensaio. O leite uma substncia pura ou uma mistura? Por que? Por que a centrifugao mais eficiente que a decantao para separar do liquido sobrenadante a casena floculada?

C - DESTILAO DO VINHO 10 - Montar o aparelho de destilao (Observe as orientaes do professor) 11 - Colocar no balo de destilao, com auxilio de um funil, 100mL de vinho tinto. Juntar umas trs perolas de vidro para evitar a superebulio. 12 - Fechar o balo com a rolha termmetro e iniciar o aquecimento. que contm o

13 - Observar o aquecimento da soluo at a ebulio, acompanhando o aumento da temperatura por leitura no termmetro. 14 - Observar a destilao. Recolher no Erlenmeyer, 20 mL do destilado (desde que a temperatura no comesse a aumentar antes). Apagar o fogo. Deixar esfriar o aparelho. 15 - Observar o lquido destilado. Identificar, pelo odor, o lcool nele contido. O vinho homogneo ou heterogneo? Por que? Qual a temperatura de ebulio no inicio e no final da destilao do vinho? E no final? Por que a entrada de gua no condensador feita pela parte inferior?

28

AULA 8 - PROPRIEDADES FUNCIONAIS DOS CIDOS


MATERIAL 20 Tubos de ensaio Estantes para tubos 1 Pipeta graduada de 10 mL REAGENTES cido clordrico 3M (Hcl) cido ntrico 3M (HNO3) cido sulfrico 3M (H2SO4) Carbonato de clcio (CaCO3) Soluo de vermelho de metila Zinco (Zn) Soluo de fenolftalena Soluo de metilorange Soluo 3M Hidrxido de sdio Tornassol azul Tornassol vermelho Conta gotas

As propriedades das substncias podem ser classificadas em gerais, funcionais e especficas. As propriedades gerais so comuns a todas as substncias, como a extenso (propriedade de ocupar lugar no espao) etc As propriedades funcionais so comuns a certos grupos de substncias, como o sabor azedo dos cidos. esses grupos de substncias, com propriedades comuns, constituem as funes qumicas. As propriedades especficas so peculiares a cada substncia, como o ponto de fuso. As principais propriedades funcionais dos cidos so: o sabor azedo, a ao sobre os indicadores, a reao com as bases, a reao com os carbonatos e a reao com os metais.

A - Sabor azedo 1 - Colocar 10 mL de gua em um tubo de ensaio limpo e juntar uma gota de cido clordrico diludo. Vedar a boca do tubo com o dedo indicador. Agitar de maneira a molhar a ponta do dedo. Provar no dedo o sabor da soluo. 2 - Colocar 10 mL de gua em um tubo de ensaio limpo e juntar uma gota de cido sulfrico diludo. Provar o sabor da soluo, como no exerccio anterior. Nota - No provar nenhuma substncia sem antes averiguar que no txica. Qual o sabor da soluo diluda dos cidos?

- Ao sobre os indicadores 3 - Colocar 5 mL de gua em 4 tubos de ensaio. Ao 1 juntar duas gotas de cido clordrico 3M; ao 2 duas gotas de cido ntrico 3M; ao 3 duas gotas de cido sulfrico 3M; e ao 4 duas gotas de soluo 3M de hidrxido de sdio (soluo de uma base). Agitar cada tubo. 4 - Mergulhar a ponta de um pedao de papel de tornassol azul em cada um dos quatro tubos. Observar a cor.
29

5 - Mergulhar a ponta de um pedao de papel de tornassol vermelho em cada um dos quatro tubos. Observar a cor. Que acontece quando se mergulha um papel de tornassol azul num cido? Que acontece quando se mergulha um papel de tornassol vermelho num cido? Que acontece quando se mergulha um papel de tornassol azul numa base? Que acontece quando se mergulha um papel de tornassol vermelho numa base? 6 - Colocar 5 mL de gua em 4 tubos de ensaio. Ao 1 juntar duas gotas de cido clordrico 3M; ao 2 duas gotas de cido ntrico 3M; ao 3 duas gotas de cido sulfrico 3M; e ao 4 duas gotas de soluo 3M de hidrxido de sdio (soluo de uma base). Agitar cada tubo. 7 - Juntar duas gotas de soluo de metilorange a cada um dos quatro tubos. Agitar. Observar as cores.. Qual a cor do metilorange em meio cido? E em meio bsico? 8 - Colocar 5 mL de gua em 4 tubos de ensaio. Ao 1 juntar duas gotas de cido clordrico 3M; ao 2 duas gotas de cido ntrico 3M; ao 3 duas gotas de cido sulfrico 3M; e ao 4 duas gotas de soluo 3M de hidrxido de sdio (soluo de uma base). Agitar cada tubo. 9 - Juntar duas gotas de soluo de vermelho de metila a cada um dos quatro tubos. Agitar. Observar as cores.. Qual a cor do vermelho de metila em meio cido? E em meio bsico? 10 - Colocar 5 mL de gua em 4 tubos de ensaio. Ao 1 juntar duas gotas de cido clordrico 3M; ao 2 duas gotas de cido ntrico 3M; ao 3 duas gotas de cido sulfrico 3M; e ao 4 duas gotas de soluo 3M de hidrxido de sdio. Agitar cada tubo. 11 - Juntar duas gotas de soluo de fenolftalena a cada um dos quatro tubos. Agitar. Observar as cores. Qual a cor da fenolftalena em meio cido? E em meio bsico?

C - Reao de salificao 12 - Colocar 2 mL de gua em um tubo de ensaio. Juntar dez gotas de cido clordrico 3M. Juntar duas gotas de fenolftalena. Juntar, gota a gota, soluo 3M de hidrxido de sdio, com agitao contnua, at o aparecimento da cor vermelha, indicativa do excesso de base. Escrever a equao entre o cido clordrico e o hidrxido de sdio.

30

D - Ao dos cidos sobre os carbonatos 13 - Colocar 5 mL de gua em trs tubos de ensaio. Ao 1, juntar cinco gotas de cido clordrico 3M; ao 2 cinco gotas de cido ntrico 3M; e ao 3, cinco gotas de cido sulfrico 3M. Agitar cada tubo. 14 - Juntar a cada um dos tubos pequena poro de carbonato de clcio em p. Observar. Qual gs quase desprende na reao de cidos fortes e carbonato de clcio? Escrever as equaes entre os cidos utilizados e o carbonato de clcio. E - Ao sobre o zinco, metal menos nobre que o hidrognio 15 - Colocar 3 mL de cido clordrico 3M em um tubo de ensaio. Juntar pequeno pedao de zinco. Observar. Escrever a equao da reao entre zinco e cido clordrico. 16 - Colocar 3 mL de cido sulfrico 3M em um tubo de ensaio. Juntar pequeno pedao de zinco. Observar. Escrever a equao da reao entre zinco e cido sulfrico.

31

AULA 9 - MTODOS GERAIS DA PREPARAO DE BASES


MATERIAL Copo de becher Vidro de relgio Tubos de ensaio Funil de vidro Suporte com argola Tornassol vermelho Papel de filtro Bico de Bunsen

REAGENTES Sdio metlico (Na) Soluo de sulfato de sdio (Na2SO4) 0,5N xido de clcio (cal virgem) Soluo de hidrxido de brio (Ba(OH)2).(8 H2O)63g/1000mL Soluo de cloreto de amnio(NH4Cl) 3M (160g/1000mL) Soluo de cloreto de ferro III (FeCl3).6 H2O 0,5M 135g + 20 mL HCl em 1000 mL Soluo hidrxido de sdio 3 M (NaOH) 126g /1000 mL A - Reao de metais alcalinos e gua Os metais alcalinos ( ltio, sdio, potssio, rubdio e csio) reagem com a gua, formando os hidrxidos correspondentes e libertando hidrognio. Devem, pois, ser manipulados com extrema cautela. O hidrognio libertado mistura-se com o oxignio do ar e forma uma mistura inflamvel e explosiva. O calor desprendido pela prpria reao suficiente para inflamar ou fazer explodir a mistura formada. Para evitar o contato dos metais alcalinos com a gua, ou com a umidade atmosfrica, vm eles cobertos de querosene, nos frascos em que esto acondicionados. Para sua utilizao, retira-se um dos pedaos guardados sob o querosene com auxilio de uma pina. (Nunca se deve pegar um metal alcalino com os dedos, pois a umidade da pele suficiente para inflam-lo). O pedao retirado colocado sobre uma folha seca de papel de filtro e enxugado com a mesma. Corta-se, ento a poro de tamanho desejado, com o auxilio de uma faca, e devolve-se imediatamente o pedao restante ao frasco de origem, para que o metal fique submerso no querosene. A - DEMONSTRAO FEITA PELO PROFESSOR: Colocar com cuidado um pedao de sdio em um bquer que contenha cerca de 20 mL de gua. Cobrir o bquer com o vidro de relgio. Observar a reao. Verificar, antes de destampar o bquer, que todo o sdio reagiu com a gua. Testar a soluo formada com o tornassol vermelho. Quais os produtos da reao entre o sdio e gua? B - Reao de xidos bsicos e gua xidos bsicos so aqueles que reagem com gua, formando bases, ou que reagem com cidos, formando sais e gua. Os xidos normais dos metais alcalinos (ltio, sdio, potssio, rubdio e csio) e dos metais alcalino-terrosos (clcio, estrncio, brio e rdio) so xidos bsicos. 2- Colocar pequena poro de xido de clcio (cal virgem) em um tubo de ensaio que contenha cerca de 5 mL de gua. Agitar e filtrar. Recolher o filtrado em um tubo de ensaio. Testar a soluo filtrada com o tornassol vermelho.
32

Qual o nome e a frmula da substncia que se forma pela reao de xido de clcio e gua? C - Reao de sal de base fraca com base forte Bases fortes so as que tem alto grau de dissociao; bases fracas so as que tem pequeno grau de dissociao. Os hidrxidos dos metais alcalinos e dos metais alcalino-terrosos so bases fortes e solveis. O Hidrxido de amnio uma base fraca e solvel. 3 - Colocar 2 mL de soluo de cloreto de amnio em um tubo de ensaio. Aquecer, sem deixar secar. Cheirar os vapores que se desprendem. Colocar junto boca do tubo de ensaio, sem toc-lo, uma tira de papel tornassol vermelho umedecida com gua. Observar. 4 - Juntar soluo de cloreto de amnio 2 mL de soluo diluda de hidrxido de sdio. Aquecer. Cheirar cuidadosamente os vapores que se desprendem. Colocar junto boca do tubo de ensaio, sem toc-lo, uma tira de papel tornassol vermelho umedecida com gua. Observar. Qual o odor dos vapores que se desprendem na ebulio de uma soluo de cloreto de amnio? Qual a ao desses vapores sobre o tornassol vermelho? Qual o odor dos vapores que se desprendem na ebulio de uma soluo de cloreto de amnio e hidrxido de sdio?. Qual a ao desses vapores sobre o tornassol vermelho? Escrever a equao da reao entre cloreto de amnio e hidrxido de sdio O hidrxido de sdio base forte ou fraca? E o hidrxido de amnio? D - Reao de sal solvel com base tal que se forme um sal insolvel 5 - Colocar 2 mL de soluo de sulfato de sdio em um tubo de ensaio. Juntar 2 mL de soluo de hidrxido de brio. Deixar decantar o precipitado formado. Escrever a equao da reao entre sulfato de sdio e hidrxido de brio, grifando o produto insolvel: Dar o nome e a frmula da base que se forma na reao de sulfato de sdio e hidrxido de brio: E - Reao de sal solvel com base tal que se forme um hidrxido insolvel 6 - Colocar 2 mL de soluo de cloreto de ferro III em um tubo de ensaio. Juntar 2 mL de soluo diluda de hidrxido de sdio. Recolher o filtrado em um tubo de ensaio. Escrever a equao da reao entre cloreto de ferro III e hidrxido de sdio, grifando o produto insolvel.
33

AULA 10 - SOLUES
Contedo: Solues, tipos, unidades, tcnicas de preparao. Recipientes - tipos - Limpeza Existem vrios tipos de frascos que se destinam a guardar solues. Conforme o tipo de soluo a que se destinam, devem ter rolha esmerilhada ou de borracha. Se a soluo sensvel ao da luz, deve-se guard-la em frasco mbar. importante que os frascos estejam rigorosamente limpos e livres de gorduras. As solues mais usadas para limpar e desengordurar recipientes so: soluo sulfocrmica (sol. a 10% de dicromato de potssio em cido sulfrico concentrado), sol. sulfopermangnica (sol. a 4% de permanganato de potssio levemente acidulada com cido sulfrico), soluo alcolica de hidrxido de potssio a 50% e outras. Solues de sabes e detergentes so tambm muito usadas. De todas as solues citadas a mais comumente a soluo sulfocrmica, a qual fortemente oxidante, corrosiva e desidratante; deve-se portanto manipul-la com grande cuidado. A soluo sulfocrmica deve ser posta fora de uso quando adquirir cor esverdeada. Rtulos Devem conter o nome, a concentrao da soluo, data de preparao, nome ou iniciais do preparador, fator de correo (quando houver) e qualquer outro dado til. Num frasco conta-gotas, o rtulo deve ser colocado no lado oposto ao que gotejar a soluo. Num frasco comum o lquido tambm dever ser escoado pelo lado oposto ao rtulo, o qual no se molhar, isto para evitar danificaes ao mesmo. Preparao propriamente dita Pesa-se a massa desejada em papel especial, vidro de relgio ou bequer, junta-se solvente e carreia-se cuidadosamente o lquido para o balo volumtrico. Completa-se o volume, acertando-se o nvel com uma pipeta e homogeneizando por agitao e inverso do balo volumtrico tampado. Caso a substncia tenha sido pesada em vidro de relgio, transfere-se a mesma para um bequer com auxlio de frasco lavador e procede-se como anteriormente. Solvente e soluto O solvente mais comumente usado a gua destilada. Existem, porm vrios tipos de solventes. O soluto pode ser do tipo substncia padro primrio, oxidante, redutor ou outro. Substncias que no so padro primrio fornecem solues, que precisam ser padronizadas atravs de titulao, como se ver mais adiante.

34

Tipos de solues As solues podem se apresentar sob os mais variados aspectos, dependendo do critrio em estudo. a) Quanto ao seu estado fsico: Solues slidas, (Solvente slido) Solues lquidas, (solvente lquido) Solues gasosas, (solvente gasoso) b) Quanto a proporo soluto x solvente: Soluo diluda: possui pequena quantidade de soluto em relao ao solvente. . Soluo concentrada: proporo de soluto grande em relao ao solvente. Soluo saturada: contm a quantia mxima de soluto numa determinada quantidade de solvente numa dada temperatura e presso. Soluo super-saturada: quando contm maior quantidade de soluto que a permitida para ser saturada numa dada temperatura e presso. c) Quanto natureza das partculas dissolvidas: Solues moleculares: quando as partculas dissolvidas so molculas ou partculas neutras. Solues inicas: quando as partculas dissolvidas so ons, ou partculas com carga eltrica. Unidades de concentrao mais usadas Solues de concentrao expressa em % H % em massa, % em volume e % em massa/volume. Aqui abordaremos apenas este ltimo tipo (ver prtica). Concentrao expressa em Molaridade Molaridade de uma soluo a relao entre o nmero de moles do soluto e o volume da soluo em litros. n de moles do soluto n Molaridade = --------------------------------------- M = ---Volume da sol. em litros V Quando se tem uma soluo de molaridade x, escreve-se soluo xM. Exemplo: Soluo de hidrxido de sdio de molaridade 0,4 , ou 0,4M de NaOH; esta soluo contm 0,4 moles de NaOH dissolvidos em um litro de soluo. PRTICA A: Preparao de 100 mL de soluo a 1% de cloreto de sdio na pureza de 95%
35

1. Pesar exatamente a quantidade desejada de NaCl num bequer de 100 mL. 2. Dissolver com cerca de 30 mL de gua destilada. 3. Transferir para um balo de 100 mL e completar o volume. 4. Transferir a soluo para um frasco limpo e seco, lavando antes o frasco uma ou duas vezes com um pouco da prpria soluo. 5. Rotular e guardar a soluo. PRTICA B: Preparao de 100 mL de soluo grosseira, aproximadamente 0,10 M de hidrxido de sdio. 1. Calcular a massa necessria de NaOH. 2. Pesar num vidro de relgio uma quantidade um pouco superior desejada ( 0,1M ), posteriormente ela ser dosada e diluda convenientemente. 3. Colocar a substncia pesada em um bquer contendo cerca de 50 mL de gua destilada. 4. Colocar a substncia agitando a soluo com um basto de vidro 5. Depois de estabelecido o equilbrio trmico, transferir para um balo volumtrico de 100 mL e completar o volume. 6. Transferir a soluo para um frasco limpo e seco conforme descrio anterior. 7. Rotular e guardar a soluo. Obs: NaOH hidrata-se facilmente com a umidade do ar, de modo que pesamos junto a gua de hidratao, por este motivo pesa-se um pouco a mais. PRTICA C: Preparao de 250 mL de soluo grosseira, aproximadamente 0,1M de cido clordrico. (PM= 36,46 g/mol) 1. Verificar a densidade e a concentrao do cido clordrico. 2. Calcular o volume do mesmo que contm a massa de HCl necessria. OBS.: Medir tal volume em capela ou prximo a uma janela, em proveta de capacidade adequada. 3. Colocar cerca de 150 mL de gua destilada em um bquer graduado de 250 mL. 4. Verter lentamente sobre a gua, a quantidade de cido medido agitando constantemente com um basto de vidro. 5. Completar o volume e transferir a soluo para um frasco limpo e seco conforme descries anteriores. 6. Rotular e guardar a soluo. OBS.: JAMAIS verter gua sobre cidos concentrados: SEMPRE CIDOS SOBRE A GUA. Questes 1. Porque se deve pesar um pouco a mais do que a massa calculada do NaOH para a preparao de uma soluo desta base? 2. Qual o volume de HCl concentrado necessrio para a preparao de 2.500 mL de soluo 0,05M? Dados: Concentrao = 37%, d = 1,9 g/mL PM = 36,45 u.m.a. 3. Se voc tiver 6,62 mL de sol. concentrada de HCl, que volume de sol. 0,1M ser possvel preparar? 4. Porque algumas solues devem ser preparadas em bales volumtricos, ao passo que outras o so em copos graduados ou provetas? 5. Indique os clculos de preparao da soluo de cido oxlico, e de Hidrxido de sdio .
36

AULA 11 - ESTEQUIOMETRIA DE UMA REAO


REAES QUMICAS E SUAS LEIS Reao Qumica: Toda transformao qumica efetuada na natureza de uma ou mais substncias, (propriedades fsicas e qumicas, etc), denomina-se de reao qumica. A reao qumica representada qualitativamente e quantitativamente pela equao qumica. Esta consta de dois membros separados por uma flecha (seta), indicando o sentido da mesma. Ex.: Zn + CuSO4 ZnSO4 + Cu reagentes sentido produtos Convenes: Numa equao qumica convenciam-se o seguinte: a) Reagentes ficam esquerda b) Quando a reao reversvel usa-se o sinal bissagitado: H2 + I2 2HI

c) O Catalisador simbolizado sobre a seta indicativa do sentido da reao. O calor simbolizado por um pequeno delta (tringulo ), abaixo da seta. d) Os produtos gasosos e insolveis so representados por uma seta voltada para cima, para o gs, sobre o respectivo composto, e uma seta voltada para baixo para os compostos insolveis e precipitados. e) Em equaes termoqumicas,a energia representada em geral pelas variaes de entalpia (H) do sistema, aps a equao com o sinal positivo para energia absorvida pelo sistema, e com sinal negativo para energia desprendida pelo sistema. H2 (g) + 1/2 O2 (g) H2O(g) H= -57 cal TIPOS DE REAES QUMICAS Na vida real apresentam-se os mais variados tipos de reaes qumicas. Dependendo do critrio usado, podem ser: 1- lentas e rpidas (critrio: Tempo) 2- espontneas e provocadas (critrio: Energia livre) 3- endotrmicas ou exotrmicas (critrio: Calor absorvido ou no) 4- reaes de anlise, sntese e troca (critrio: montagem e desmontagem de molculas) 5- reaes moleculares ou inicas (critrio: agente na reao) 6- Reaes reversveis e irreversveis (critrio: sentido da reao)

LEIS QUE REGEM AS REAES QUMICAS Podemos dividir as leis clssicas da Qumica em dois grupos fundamentais: Leis ponderais e Leis Volumtricas.
37

I - Leis Ponderais a) Lavoisier - Lei da conservao da massa (1774) b) Proust - Lei das propores definidas (1779) c) Dalton - Lei das propores mltiplas (1808) d) Richter-Wenzel - Lei dos equivalentes (1792) II - Leis Volumtricas - Lei de Gay-Lussac (aplicada aos gases - 1808).

PRTICA ESTEQUIOMETRIA DE UMA REAO: PROCEDIMENTO Pesar 0,50g de zinco em p. Colocar em um becher 50 mL de soluo 0,2 N de CuSO4 e aquecer at a temperatura de 80 graus centgrados. Chegando-se temperatura de 80 graus adicionar o zinco em p e deixar reagir por 20 minutos sob aquecimento (80 graus) agitando com um basto de vidro. Preguear um papel de filtro quantitativo e pesar, anotando sua massa. Decorridos os 20 minutos da reao, filtrar o precipitado, lavando-o trs vezes com gua destilada e em seguida com lcool. Secar o papel de filtro em estufa a 110 graus por 15 minutos pelo menos. Pesar novamente o papel de filtro, tomando-se o cuidado de no perder o precipitado, determinando a massa de cobre. QUESTES 1- Qual a massa de cobre obtida 2- Como voc classificaria a reao, de acordo com os critrios acima? 3- Quais as leis fundamentais da qumica envolvidas no experimento que realizamos? 4- Faa os clculos tericos para determinar a massa de cobre a partir da reao e compare com os resultados obtidos. Zn + CuSO4 ZnSO4 + Cu

38

AULA 12 - TIPOS DE REAES QUMICAS


Reagentes: cido clordrico concentrado (na capela) cido clordrico 3 M (65 mL de HCl concentrado em 250 mL) Hidrxido de amnio concentrado (na capela) Nitrato de prata 0,5 M (21,25 gr. em 250 mL) Cloreto de sdio 0,5 M (14,65 gr. em 250 mL) Iodeto de potssio 0,5 M (20,75 gr. em 250 mL) cido sulfrico 3 M (42,0 mL de H2SO4 concentr. em 250 mL) Hidrxido de Sdio 3 M (31,5 gr. em 250 mL) gua oxigenada 20 volumes Cobre em pedaos (pedaos pequenos de fio eltrico)

A - Reaes em fase gasosa 1 - Colocar 1 mL de cido clordrico concentrado em um tubo de ensaio. (usar capela e pra de pipetagem, proceder com cuidado). Colocar 1 mL de hidrxido de amnio concentrado em um segundo tubo de ensaio (proceder como para o cido, no aspirar vapores de ambos os tubos, ambos so txicos e corrosivos) Observar o desprendimento de vapores em ambos os tubos. 2 - Introduzir a ponta de um basto de vidro no cido clordrico concentrado. Introduzir, a seguir, o basto molhado com cido clordrico um centmetro dentro do tubo que contm o hidrxido de amnio concentrado. (cuidado para que no caia cido sobre a amnia). Observar. Repetir mais duas vezes. 3 - Introduzir a ponta de um basto de vidro limpo no hidrxido de amnio concentrado. Introduzir, a seguir, o basto molhado com hidrxido de amnio um centmetro dentro do tubo que contm o cido clordrico concentrado. (cuidado para que no caia hidrxido sobre o cido). Observar. Repetir mais duas vezes. - Qual a substncia branca que se forma na reao entre os vapores acima? - Escrever a equao da reao na qual se formou a substncia branca.

B - Reaes de deslocamento ou simples troca Reaes de deslocamento ou simples troca so aquelas em que uma substncia simples reagindo com uma substncia composta, desloca um dos seus elementos, libertando-o como uma substncia simples. 4 - Colocar 2 mL de soluo 0,5 M de prata em um tubo de ensaio. Juntar pequeno pedao de cobre. No agitar o tubo. Observar durante cinco minutos. - Qual a substncia que se formou sobre o cobre? - Por que a soluo que era incolor tornou-se azul? - Escreva a equao da reao

39

C - Reao de dupla troca ou dupla substituio Reaes de dupla troca ou dupla substituio so aquelas em que duas substncias compostas, ao reagir, trocam entre si elementos ou radicais, constituindo duas novas substncias compostas. 5 - Num tubo de ensaio coloque 2 mL de soluo 0,5 M de nitrato de prata. Juntar 2 mL de soluo 0,5 M de cloreto de sdio. Observe o precipitado branco. - Escreva a frmula e o nome do precipitado. - Que substncia ficou na fase lquida? - Escreva a equao da reao. D - Reaes de xido-reduo Reaes de oxido-reduo so aquelas em que uma das substncias reagentes sofre oxidao e outra das substncias reagentes sofre reduo. 6 - Colocar 1 mL de soluo 0,5 M de iodeto de potssio em um tubo de ensaio. Juntar 1 mL de soluo 3 M de cido sulfrico. Agitar. Juntar 1 mL de gua oxigenada. Agitar. Observar. - Qual a substncia que se oxidou? - Qual a substncia que se reduziu? - Escreva a equao da reao. E - Reaes exotrmicas e endotrmicas Reaes exotrmicas so aquelas que se realizam com desprendimento de energia na forma de calor. Reaes endotrmicas so aquelas que se realizam com absoro de calor. 7 - Colocar temperatura. em um tubo de ensaio 3 mL de cido clordrico 3 M. Verificar sua

8 - Colocar 3 mL de Hidrxido de sdio 3 M em outro tubo de ensaio. Verificar a temperatura (no esquecer de lavar o termmetro). 9 - Despejar os 3 mL de cido clordrico diludo no tubo que contm os 3 mL de soluo de hidrxido de sdio. Verificar imediatamente a temperatura. - Escreva a equao da reao - A reao entre o cido clordrico e hidrxido de sdio exotrmica ou endotrmica?

40

AULA 13 - TITULAO CIDO-BASE


MATERIAIS 1 - Pipeta volumtrica de 10 mL 1 - Bureta de 25 mL 1 - Suporte universal c/ agarrador 1 - Erlenmeyer de 250 mL Soluo de cido Oxalico 0,1 N (Padro) Soluo de NaOH aproximadamente 0,1M Soluo alcolica de fenolftalena 1 erlenmeyer de 250 mL. 1 bureta de 50 mL. 1 suporte universal, 1 agarrador. soluo de NaOH 0,1 N. soluo alcolica de fenolftaleina a 1% suco de limo A anlise cido-base de uma soluo de concentrao desconhecida geralmente feita por um procedimento conhecido como TITULAO. Na titulao de uma soluo de um cido de concentrao desconhecida, um volume medido do cido adicionado a um frasco e um titulante, uma soluo de concentrao conhecida de base, adicionada at que o ponto de equivalncia seja atingido. Este o ponto no qual nmeros iguais de equivalentes do cido e da base foram misturados. No procedimento mais simples, o ponto de equivalncia indicado pela mudana de cor de um indicador adicionado antes do inicio da titulao. Normalmente o pH no ponto de equivalncia muda bruscamente com a adio de volumes muito pequenos de titulante; assim , uma ntida mudana de cor fornece uma indicao clara do ponto de equivalncia. Em titulaes cidos-base, o ponto de equivalncia no ocorre necessariamente em pH 7. Isto significa que deve ser escolhido um indicador adequado antes de se iniciar a titulao. CLCULOS O clculo da concentrao da soluo desconhecida pode ser feito atravs da seguinte relao: C1V1 = C2V2 onde: C1 e C2 so as concentraes Molares dos ons H+ e OH- e nas solues e V1 e V2 so os volumes da soluo desconhecida e do titulante respectivamente. Por exemplo se estivermos utilizando como titulante uma soluo de cido sulfrico 0,1M, C2 ser 0,2M porque o H2SO4 possui 2 hidrognios ionizveis em cada molcula. PRTICA A: - PADRONIZAO DO NaOH (0,1M) Em aulas passadas vimos que sempre ao preparar uma soluo de NaOH devemos pesar uma quantidade um pouco maior que o calculado para o preparo da soluo desta base, devido ao fato da mesma ser altamente higroscpica, assim uma vez preparada a soluo ter uma concentrao desconhecida, embora prxima da desejada. O mesmo ocorre com a maioria das bases e dos cidos, uma vez que fatores externos no nos permitem
41

preparar solues que tenham a concentrao perfeitamente conhecida, excetuando-se claro aquelas substncias que so consideradas como padres primrios. PROCEDIMENTO: 1- Pipetar para o erlenmeyer 10 mL de soluo aproximadamente 0,1M de NaOH 2- Juntar duas gotas de soluo do indicador. (Fenolftalena) 3- Carregar a bureta com soluo 0,1 M de cido oxlico 4- Gotejar a soluo de cido contida na bureta sobre o hidrxido contido no erlenmeyer (no esquecer que se manipula a torneira da bureta com a mo esquerda enquanto com a mo direita se agita o erlenmeyer). 5- O desaparecimento da cor rosada no lquido contido no erlenmeyer indica o ponto final da titulao 6- Ler na bureta o volume gasto da soluo dosadora. 7- Titular mais uma alquota seguindo o mesmo procedimento. 8- Calcular o gasto mdio de soluo dosadora. 9- Calcular a concentrao correta da soluo de NaOH.Lembrando que o cido oxlico tem 2 hidrognios ionizveis

PRATICA B - DOSAGEM DO CIDO CTRICO COM NaOH. INTRODUO: O cido ctrico ocorre nos frutos ctricos, como a laranja e principalmente o limo. Seu mais importante processo de obteno se baseia na fermentao ctrica da glicose ou da sacarose (melao) por meio de microrganismos como o "Citronycos Pteferinus". o cido orgnico mais utilizado na preparao de alimentos. tambm empregado na indstria de bebidas efervescentes e de refrigerantes e, mormente em tinturarias. Seu sal, o citrato de sdio, laxativo. H2--C--COOH HO-C--COOH.H2O H2--C--COOH PROCEDIMENTO: 1- Pipetar para o erlenmeyer 2,5 mL de suco de fruta ctrica previamente filtrada e diluir com gua destilada at 50 mL aproximadamente. 2- Juntar duas gotas de soluo do indicador. 3- Carregar a bureta com soluo 0,1 M de NaOH.
42

PM = 192,12

4- Gotejar a soluo de hidrxido contida na bureta sobre o suco contido no erlenmeyer (no esquecer que se manipula a torneira da bureta com a mo esquerda enquanto com a mo direita se agita o erlenmeyer). 5- O aparecimento da cor rosada no lquido contido no erlenmeyer indica o ponto final da titulao 6- Ler na bureta o volume gasto da soluo dosadora. 7- Titular mais uma alquota seguindo o mesmo procedimento. 8- Calcular o gasto mdio de soluo dosadora. CALCULOS: Considerando uma soluo 0,1 M de cido ctrico: 1 litro contm 0,1 Mol, ou seja, 19,212g de cido ctrico, mas ter 0,3 Moles de ons H+ 1 mL contm 0,0001 Mol ou seja 0,0192 g de cido Considerando uma soluo de 0,1 M de NaOH; 1 mL contm 0,0001 Mol de base portanto, necessitaremos de 3mLs dessa soluo para neutralizar 1 mL da soluo de cido ctrico . Assim, cada mL da soluo 0,1M de NaOH capaz de neutralizar (0,0192/3) = 0,0064 g de cido ctrico.

Logo:

1 mL de soluo 0,1 M NaOH --- 0,0064 g c. ctrico X mL de soluo 0,1 M NaOH --- Y g de cido ctrico

onde X o volume gasto da soluo de NaOH 0,1M As "Y" g de cido ctrico esto contidas em 2,5 mL de suco que foram usadas na dosagem. Para calcular a massa do cido ctrico em 100 mL de suco temos: 2,5 mL de suco contm ---- Y g de cido ctrico (onde Y o valor obtido na conta anterior) 100 mL de suco contm ---- Z g de c. ctrico Questes: 1 - Calcular a normalidade do cido ctrico titulado. 2 - Calcular a massa do cido ctrico dosado. 3 - Determinar a percentagem de cido ctrico no suco analisado. 4 - Dar a equao da reao de neutralizao, sabendo-se que todos os hidrogenios das carboxilas do cido ctrico so ionizveis.

43

AULA 14 - REAO DE SNTESE


MATERIAL: 3 a 4cm de fita de Mg 1 tubo de ensaio Pina metlica indicador de pH (Fenolftalena)

Reao de sntese ou composio, so aquelas em que se parte de mais de uma substncia e se obtm uma nica. Quando a sntese efetuada a partir de substncias, chamada sntese total, quando no, sntese parcial. Tcnica 1 - Segurar um pequeno pedao de magnsio com a pina de ferro tipo tesoura. Introduzir a ponta do metal na chama do bico de Bunsen. Observar com cuidado (a luz observada muito viva e pode prejudicar a vista). 2 - Queimar a fita totalmente, (No agitar para que a cinza no caia). 3 - Levar a cinza, ao tubo de ensaio e diluir com uns 15 mL de gua destilada. (aquecer se necessrio) 4 - Adicionar 2 gotas de fenolftalena. QUESTES: a) Com que substncia combinou-se o magnsio ? b) Qual a formula da substncia branca que se formou neta combinao ? c) Escrever a equao da reao observada. d) Por que a soluo mudou de cor ao se adicionar a fenolftalena ? e) Quais as reaes qumicas processadas?

DETERMINAO DO EQUIVALENTE-GRAMA DO MAGNSIO Lei de Equivalentes (Richter) Nesta experincia, voc determinar o volume de gs hidrognio formado quando uma amostra de metal magnsio (ou zinco) reagem com cloreto de hidrognio dissolvido na gua. O volume de gs hidrognio ser medido temperatura ambiente - condies importantes para os gases. Os resultados obtidos lhe permitiro responder s seguintes perguntas: Questes 1. Qual o volume de gs hidrognio? 2. Qual o volume de hidrognio as CNTP?
44

3. Qual o nmero de moles de hidrognio formados? 4. Quantos moles de hidrognio equivalem a um mol de metal? 5. Determinar o equivalente grama do metal usado por deslocamento de hidrognio de um cido. 6. Calcular o erro percentual.

PROCEDIMENTO 1. Determine o volume correspondente poro no graduada de uma bureta entre o ltimo trao da graduao e a torneira. 2. Pese exatamente uma quantidade de Mg em fita, prxima de 0,050g (limpar antes com bom-bril) 3. Corte duas ou trs, se forem ralas demais, rodelas de gaze com aproximadamente 8 cm de dimetro. 4. Feche bem a bureta preparada e nela coloque 7 ou 8 mL de sol 6M de HCl. A seguir, com o mximo cuidado, acabe de encher completamente a bureta com gua destilada. Procure no agitar a camada de cido, no fundo da bureta. Bolhas de ar que tenham ficado aderidas nas paredes da bureta devem ser eliminadas, o que pode ser feito golpeando-se de leve as paredes da mesma. 5. Coloque uma ou duas rodelas de gaze sobre a extremidade aberta da bureta, pressionando-a para dentro da gua com um basto de vidro de modo a fazer uma "depresso" nesta, coloque o Mg previamente pesado. Cubra com outra rodela de gaze.. Dobre o excesso dos crculos de gaze contra a parede externa da bureta, amarrando bem, mas de modo a manter a "depresso" que contm o magnsio. Caso necessrio, adicione algumas gotas de gua para que a bureta continue bem cheia. 6. Coloque gua num bequer de 500 mL de capacidade at mais ou menos 2/3 dele. 7. Tape com um dedo a "boca" da bureta e inverta-a rapidamente sobre o bequer com gua, sem agitar. Fixe a bureta a um suporte. O cido sendo mais denso, difundir para baixo, e, ao entrar em contato com o Mg reagir com ele havendo liberao de H2. Mg + 2HCl MgCl2 + H2

8. Espere at que a reao se complete, isto , at que o nvel do lquido da bureta no baixe mais. Alm disso deixe transcorrer mais 5 minutos para que o sistema adquira a temperatura ambiente. 9. Verifique e anote o volume de gs desprendido e a diferena dos nveis de gua no bquer e na bureta (com gua). 10. Caso preferir, ao invs de proceder como em 9, faa o seguinte: tape com o dedo a boca da bureta, retire-a do bquer e transfira-a para uma proveta quase cheia de gua, a temperatura ambiente.
45

Eleve ou abaixe a bureta at que o nvel do lquido dentro dela coincida com nvel do lquido exterior (da proveta). 11. Anote a temperatura do lquido do banho (bquer), se proceder como em 9 ou proveta, se se proceder como em 10. 12. Anote a presso ambiente. 13. Despreze o lquido contido na bureta. (Se o lquido da bureta e da gua do banho estiverem no mesmo nvel, a presso total exercida pela mistura igual a presso ambiente.)

EQUAES ENVOLVIDAS 1) VH2 = Vt - V h2O 2) P V P'V' ----- = -----T T' obs. T em graus Kelvin = toC + 273,16

46

AULA 15 - SOLVENTES POLARES E APOLARES


Material: Estante para tubos de ensaio pipetas Reagentes: gua destilada hexano acar Naftalina ter sulfrico 24 tubos de ensaio

lcool absoluto cloreto de sdio (NaCl) hidrxido de sdio (NaOH) fenolftalena enxofre

Leitura Preparatria A gua denominada "solvente universal": isto se deve ao fato dela dissolver um nmero muito grande de compostos orgnicos e inorgnicos. H, entretanto, diversas substncias que a gua simplesmente no dissolve. Voc, por exemplo, j tentou dissolver azeite de soja em gua? Certamente voc tambm j viveu a experincia de ter que preparar uma tinta para pintar um mvel. Voc no usa gua, mas outros solventes especiais. Por que este tipo de tinta no se dissolve em gua? Queremos, nesta experincia, atravs da coleta de dados experimentais e do raciocnio com estes dados e outros conhecimentos que voc j tem, conduzi-lo resposta de perguntas como estas: a) Por que a gua no dissolve compostos como o azeite e a gasolina? b) Que tipo de solventes dissolvem compostos como o azeite? c) Pode a estrutura molecular explicar algo do problema de solubilidade? 1- Tome trs tubos de ensaio. Pipete 5 mL de gua no primeiro, 5 mL de lcool no segundo e 5 mL de benzeno no terceiro. 2- junte a cada um deles uma "ponta de esptula" de cloreto de sdio (NaCl). 3- Agite vigorosamente os tubos de ensaio por alguns minutos e observe. Anote na tabela abaixo se o sal se dissolve no lquido ou no. 4- Deixe na estante os trs tubos usados; eles serviro como padro para comparaes posteriores. 5- Repita o processo descrito nos itens anteriores, usando, em vez do cloreto de sdio, as substncias abaixo. Se a substncia for lquida, pipete 2 mL para o teste. acar hidrxido de sdio (NaOH) naftalina

47

SOLUTO / SOLVENTE gua lcool hexano

Cloreto de Sdio

Acar

Hidrxido de Sdio

Naftalina

6- Feitos os testes com as substncias e preenchida a tabela acima, separe-as em trs grupos, segundo se dissolvam em um ou outro (ou em todos) solvente(s). 7- Voc saberia dar uma provvel explicao para o fato de algumas substncias dissolverem-se apenas em um dos solventes? Tente formular alguma hiptese. 8- Escreva agora as frmulas estruturais das substncias que se dissolveram apenas em gua ou apenas em benzeno. 9- Tente fazer uma correspondncia entre as letras da esquerda com as descries da direita: (a) - compostos que se dissolvem em gua ( ) compostos inicos ou polares

(b) - Compostos que se dissolvem em benzeno ( ) compostos apolares

48

AULA 16 - REAES DE DUPLA-TROCA


1 ) Reao de soluo aquosa de nitrato de chumbo, Pb(NO3)2, com soluo aquosa de iodeto de potssio KI. Colocar 25 mL aproximadamente de cada soluo em bqueres distintos e depois misturar as solues. a) Aspectos das solues iniciais:.............................. b) Formao de precipitado....................................(cor) de................................(nome) c) Equao da reao: Pb(NO3)2 + KI ........................... + ........................... (completar e balancear a equao)

O precipitado de iodeto de chumbo solvel a quente em excesso de iodeto de potssio. Aquecer o frasco contendo o precipitado amarelo at o precipitado desaparecer. Deixar esfriar lentamente e observar que a frio o precipitado regenerado em cristais mais perfeitos. 2) GS CARBNICO 2.1 Reao de gua de barita (soluo aquosa de Ba(OH)2) com gs carbnico. Coloque aproximadamente 25 mL de gua de barita num erlenmeyer: a ) Aspecto inicial da gua de barita:........................... b ) Utilizando um canudinho de refrigerantes, assopre na gua de barita contida no erlenmeyer. Aparece um ....................................................... branco. c ) Equao da reao: Ba(OH)2 + CO2 .......................... + ............................

2.2 Reaes de carbonatos e bicarbonatos com cidos inorgnicos ocorrem com formao de cido carbnico. cido carbnico instvel e se decompem com liberao de gs carbnico. Gs carbnico um xido de propriedades cidas, o que pode ser evidenciado por reaes com bases ou com indicadores cido-base Em um Kitassato colocamos uma pitada de carbonato de sdio. A seguir, em um funil de decantao adaptado a uma rolha que se ajuste a boca do Kitassato, acrescentamos soluo de cido clordrico diludo. Com auxilio de um suporte universal e argola, adaptar o funil contendo o cido boca do Kitassato e uma mangueira de borracha sada lateral. Acrescentar a soluo de cido clordrico diludo ao carbonato abrindo a torneira do funil. Aproximando da boca do tubo de borracha uma tira de papel de tornassol azul mido, iremos observar o carter cido do gs carbnico. O papel de tornassol mudou de cor?
49

AULA 17 - PREPARAO DE UM ESPELHO DE PRATA


MATERIAL placa de vidro limpa (desengordurada) e seca soluo de cido sulfrico (H2SO4) 0,1 M hidrxido de sdio 1 proveta de 200 mL 1 proveta de 20 ou 50 mL acar nitrato de prata (AgNO3) hidrxido de amnio (NH4OH) 1 bquer de 250 mL

Antigamente eram utilizados como espelhos placas de metal polido. Depois passou-se a usar vidro coberto com uma camada de mercrio e estanho. Este tipo de espelho, entretanto, era muito caro. Foi ento descoberto um outro processo em que uma soluo de acar com uma soluo amoniacal de nitrato de prata. Em que consiste esta reao? De que material composta a superfcie refletora? Como se consegue uma boa camada refletora? Estas e outras perguntas sero respondidas atravs da experincia seguinte. Alm disso, esperamos que se voc tenha maior interesse poder, com algumas tentativas, preparar bons espelhos. EXECUO 1- Prepare uma placa de vidro, limpa (desengordurada) e seca. Coloque-a sobre suportes proximo pia. 2- Prepare numa proveta (ou outro frasco) de 200 mL, a seguinte soluo (nesta ordem): a) 0,5 g de nitrato de prata (AgNO3) dissolvido em 12,5 mL de gua; b) 0,4 g de hidrxido de sdio (NaOH) dissolvido em 12,5 mL de gua; c) 1,5 mL de hidrxido de amnio (NH4OH) d) Complete com gua at 125 mL. A soluo dever ficar incolor aps vigorosa agitao com basto de vidro. Esta ser a soluo I. 3- Prepare agora a soluo II num bquer de 50 mL; a) 12,5 mL de gua destilada b) 1,5 g de acar c) 0,5 mL de H2SO4 0,1 M Aquea a soluo II at a ebulio 4- Quando a soluo II estiver fervendo, retire 5 mL com uma proveta e misture soluo I. Agite e, imediatamente, derrame sobre a placa de vidro. Deixe secar ao sol ou em estufa. 5- Quando estiver seco, pinte a superfcie no polida (superfcie que contm a camada de prata) com tinta preta (spray), para maior proteo. Para a espelhao apresentar maior eficincia, repita este processo mais vezes com o mesmo espelho. Complete, agora, os seguintes exerccios: a) A soluo I a soluo amoniacal de nitrato de prata. Escreva a seguir as frmulas das substncias que participam desta soluo.
50

Nesta soluo h uma das substncias essenciais ao processo de espelhao. Esta substncia o nitrato de prata, ou mais especificamente, o on prata (Ag+). b) A soluo II a soluo de acar que, em soluo cida e a quente, se decompe em glicose e frutose. Escreva a seguir as frmulas estruturais destas duas substncias. Uma destas molculas apresenta funo aldedo e, portanto pode oxidar-se facilmente. Qual delas? ( ) glicose ( ) frutose c) A soluo amoniacal de nitrato de prata, tambm conhecida como reativo de Tollens, oxidante. Quando ela age como oxidante, o on prata sofre reduo. Escreva a equao correspondente a esta reduo: .......................+ 1 ed) Voc viu h pouco que a glicose, tendo um grupo funcional aldedo, pode oxidar-se facilmente. Desta oxidao resulta, normalmente, cido. Escreva ento, a reao de oxidao da glicose: .................... + [O] e) Portanto, o que ocorre na preparao do espelho de prata uma reao redox em que a glicose (acar comum hidrolizado) reduz os ons prata metlica. A reao, descrita separadamente em suas etapas de oxidao e reduo nos itens anteriores, apresentada por diversos autores em diferentes equaes. Preferimos a seguinte, por nos parecer mais simples de ser interpretada: O (C5H11O5)-C// + 2Ag+ + 2NH3 + H2O \ H O (C5H11O5)-C// + 2Ag + 2NH4+ \ OH

51

AULA 18 - CONCENTRAO HIDROGENINICA


MATERIAL Tubos de ensaio Estante para tubos de ensaio Pipeta graduada de 10 mL REAGENTES (preparo no fim da prtica) Soluo de pH 2 Soluo de cloreto de sdio (NaCl) Soluo de pH 4 Soluo de cloreto de amnio (NH4Cl) Soluo de pH 7 Soluo de carbonato de sdio (Na2CO3) Soluo de pH 10 Soluo de metilorange Soluo de pH 12 Soluo de azul de bromotimol cido actico 0,1N Soluo de timolftalena Soluo de acetato de sdio 0,1 N (H3C-COONa) A - pH - Teoria dos indicadores. pH de um lquido ou de uma soluo o cologartimo decimal da concentrao hidrogeninica em ons-grama/litro pH = colog [H+] A gua pura ou as solues neutras tem pH = 7; as solues cidas tm pH < 7; e as solues bsicas tm pH > 7. A determinao do pH de uma soluo pode ser feita por meio dos indicadores cido-base. Indicadores cido-base so substncias que se apresentam com cores diferentes em funo da concentrao hidrogeninica ou seja, do pH. A mudana de cor conseqncia de uma modificao na estrutura do indicador. Assim, por exemplo, h indicadores que so cidos fracos, cuja forma associada (a molcula) tem uma cor, e cuja forma dissociada (o nion) tem outra cor.. Suponha-se o indicador HA, amarelo, que se dissocia, produzindo os ons H+ e A-. HA (amarelo) H+ + A(azul)

Aplicando-se a lei da ao das massas a esse equilbrio, tem-se: [H+] [A-] ---------------- = K [HA] K a constante de ionizao do indicador. Define-se pK como o cologartimo decimal da constante de ionizao do indicador. Dividindo-se ambos os termos da equao acima por [H+] tem- se: [A-] K [A-] pK ----- = ----- ou seja ------ = -----[HA] [H+] [HA] pH
52

Verifica-se pois que, quando pH muito maior do que pK h na soluo maior concentrao de HA do que A- e esta fica amarela; quando pH igual a pK h na soluo igual concentrao de HA e de A- e esta fica verde (mistura de amarelo e azul); quando o pH muito menor do que pK h na soluo menor concentrao de HA e de A- e esta fica azul. A cor do indicador depende, pois, do pH da soluo. A viragem do indicador (mudana de uma cor para outra d-se num intervalo de aproximadamente duas unidades de pH. H indicadores que tem pK menor do que 7; outros tem o pK ao redor de 7; e outros tem pK maior do que 7.

Indicador Amarelo de metila Metilorange Tornassol Azul de bromotimol Fenolftalena Timolftalena Amarelo de Alizarina

pk 1,55 3,75 6,4 6,8 8,9 9,9 11,1

Intervalo de Viragem 1,2 - 2,3 3,1 - 4,4 4,5 - 8,3 6,0 - 7,6 8,3 - 10,0 9,3 - 10,5 10,1 - 12,1

Mudana de Cor Vermelho-amarelo Vermelho-amarelo Vermelho - azul Amarelo - azul Incolor - vermelho Incolor- azul Amarelovermelho

1 - Colocar 5 tubos de ensaio na estante de tubos. Colocar, sucessivamente, em cada tubo, 5 mL de soluo de pH 2, 4, 7, 10 e 12. 2 - Juntar a cada tubo trs gotas de metilorange. Observar a cor de cada tubo e anotar o resultado na tabela abaixo. 3 - Colocar 5 tubos de ensaio na estante de tubos. Colocar, sucessivamente, em cada tubo, 5 mL de soluo de pH 2, 4, 7, 10 e 12. 4 - Juntar a cada tubo trs gotas de azul de bromotimol. Observar a cor de cada tubo e anotar o resultado na tabela abaixo. 5 - Colocar 5 tubos de ensaio na estante de tubos. Colocar, sucessivamente, em cada tubo, 5 mL de soluo de pH 2, 4, 7, 10 e 12. 6 - Juntar a cada tubo trs gotas de Timolftalena. Observar a cor de cada tubo e anotar o resultado na tabela abaixo. 7 - Colocar 5 tubos de ensaio na estante de tubos. Colocar, sucessivamente, em cada tubo, 5 mL de soluo de pH 2, 4, 7, 10 e 12. 8 - Juntar a cada tubo trs gotas de Amarelo de alizarina. Observar a cor de cada tubo e anotar o resultado na tabela abaixo.
53

Indicador 2 Metilorange Azul de bromotimol Timolftalena Amarelo de alizarina B - Hidrlise de sais. 4

pH 7

10

12

A hidrlise de um sal a reao do sal com gua, produzindo cido e base. , pois, a reao inversa de salificao. Os sais derivados de cidos fracos, ou bases fracas, sofrem hidrlise. A hidrlise de um sal derivado de cido fraco e base forte representada pela equao: BA + HOH B+ + OH- + HA

Verifica-se pois, que a soluo desse sal tem reao bsica. A hidrlise de um sal derivado de cido forte e base fraca representada pela equao. BA + HOH BOH + H+ + A-

Verifica-se, pois, que a soluo desse sal tem reao cida. 9 - Colocar 5 mL de soluo de cloreto de sdio em um tubo de ensaio. Juntar trs gotas de azul de bromotimol. Agitar. Observar a cor. cido clordrico forte ou fraco?........................................................................... Hidrxido de sdio base forte ou fraca?................................................................. Cloreto de sdio tem reao cida, neutra ou bsica? .............................................. 10 - Colocar 5 mL de soluo de cloreto de amnio em um tubo de ensaio. Juntar trs gotas de azul de bromotimol. Agitar. Observar a cor. Hidrxido de amnio base forte ou fraca? ............................................................ Cloreto de amnio tem reao cida, neutra ou bsica? .......................................... Por que?................................................................................................................ 11 - Colocar 5 mL de soluo de carbonato de sdio em um tubo de ensaio. Juntar trs gotas de azul de bromotimol. Agitar. Observar a cor. cido carbnico forte ou fraco?........................................................................... Carbonato de sdio tem reao cida, neutra ou bsica? Por que?.............................
54

C - Enfraquecimento de um cido por um sal do mesmo cido Na soluo do cido HA h o equilbrio entre as molculas do cido e os seus ons: HA H+ + A-

Aplicando-se a lei da ao das massas a esse equilbrio, tem-se: [H+] [A-] ---------------- = K [HA] Quando se junta o sal BA este se dissocia em seus ons: BA B+ + A-

Conseqentemente, aumenta na soluo a concentrao dos nions A-. Para que a relao da lei da ao das massas continue constante (K), h diminuio da concentrao dos ons de hidrognio, com conseqente formao de molculas do cido. A diminuio da concentrao hidrogeninica produz o enfraquecimento do cido. 12 - Colocar 5 mL de cido actico 0,1 N em um tubo de ensaio. Juntar trs gotas de metilorange. Observar a cor. 13 - Colocar 5 mL de cido actico 0,1 N em um tubo de ensaio. Juntar 12 mL de soluo 0,1 N de acetato de sdio. Agitar. Juntar trs gotas de metilorange. Observar a cor. Qual a cor do metilorange. Observar a cor. Qual a cor do metilorange em soluo 0,1 N de cido actico? ..................................... Essa cor indica que o pH da soluo :......................................................................... Qual a cor do metilorange em soluo 0,1 N de cido actico que recebeu soluo 0,1 N de acetato de sdio?........... ............................................................................................. Essa cor indica que o pH da soluo :.......................................................................... A adio de acetato de sdio ao cido actico produz o fortalecimento ou o enfraquecimento do cido actico? ........................................................................................................

55

Preparo dos reagentes necessrios - Soluo 1 M de hidrxido de sdio - (Dissolver 42g de NaOH em um litro) - cido Clordrico 0,1 N - Diluem-se 8,5 mL de HCl concentrado com gua at 1 litro - Soluo de citrato 0,1 M - (Dissolver 21,0 g de cido ctrico em 200 mL de soluo 1 M de hidrxido de sdio. Diluir para 1000 mL). - Soluo de borato 0,2 M - (Dissolver 12,37 g de cido brico em 100 mL de soluo 1 M de hidrxido de sdio. Diluir para 1000 mL). - Soluo de pH 2 - 30 mL da soluo de citrato + 70 mL da soluo 0,1 N de cido clordrico. - Soluo de pH 4 - 55 mL da soluo de citrato + 45 mL da soluo 0,1 N de cido clordrico. - Soluo de pH 7 - 51 mL da soluo de borato + 49 mL da soluo 0,1 N de cido clordrico. - Soluo de pH 10 - 60 mL de soluo de borato de sdio + 40 mL de soluo 0,1 N de hidrxido de sdio. -Soluo de pH 12 - 40 mL de soluo de borato de sdio + 60 mL de soluo 0,1 N de hidrxido de sdio. - Soluo 0,1N de hidrxido de sdio (4 g de NaOH em um litro de gua destilada ). - Soluo 0,1 N - Diluem-se 5,8 mL de cido actico glacial com gua at 1 litro. - Soluo de acetato de sdio 0,1 N - Dissolvem-se 13,6 g de acetato de sdio em gua e completa-se a um litro. - Soluo de cloreto de sdio 0,5 M (29 g de NaCl em 1 litro) - Soluo de cloreto de amnio 0,5 M (27 g de NH4Cl em 1 litro) - Soluo de Carbonato de Sdio 1,5 M ( 159 g de Na2CO3 ou 403 g de Na2CO3.10H2O em um litro). Indicadores de pH - Soluo de azul de bromotimol a 0,1% (dissolver 0,1 g de azul de bromotimol em 20 mL de lcool etlico. Juntar 80 mL de gua). - Soluo de Fenolftalena a 1% (Dissolver 1 g de fenolftalena em 50 mL de lcool etlico. Juntar 50 mL de gua) - Soluo de Metilorange a 0,1% (Dissolver 0,1 g de metilorange em 100 mL de gua). - Soluo de Timolftalena a 0,1% ( Dissolver 0,1 g de timolftalena em 100 mL de lcool etlico) - Soluo de amarelo de alizarina a 0,1% (Dissolver 0,1 g de amarelo de alizarina em 100 mL de gua).

56

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
EXPERINCIAS DE QUMICA GERAL - Carmen Lcia Arajo da Costa Pagotto et al. EDUFF - Editora Universitria Universidade Federal Fluminense, Niteroi, RJ, 1993. EXPERINCIAS DE QUMICA - Tcnicas e Conceitos Bsicos. PEQ - Projetos de Ensino de Qumica. Universidade de So Paulo, Editora Moderna Ltda. 1979. APOSTILA DE QUMICA GERAL Roteiro de Aulas Prticas - Prof Mrcia Regina Fagundes; UNIOESTE Toledo, PR. 1998. ATKINS, P.W. Fsico-qumica. 6 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999. 246p. ALLINGER, Norman; Cava, P. Michael. Qumica Orgnica. 2. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 1996, 519p.
BRADY, James E. & HUMISTON, Gerard E. Qumica Geral, Vol. I, Editora Livros Tcnicos e Cientficos Ltda.

CASTELLAN, Gilbert. Fundamentos de Fsico-Qumica. Rio de Janeiro: LTC, 1996, 519p CHISPINO, A. Manual de qumica experimental. 2 ed. So Paulo: tica, 1994. 277p. KOTZ & TREICHEL. Qumica e Reaes Qumicas, 3. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998 vol 1 e vol 2. MALM, LOYD E. Manual de Laboratrio para Qumica - Uma Cincia Experimental. Fundao Calouste Gulbenkian, Lisboa 2 ed., MANO, Eloisa Biasoto. Prticas de qumica orgnica. 3. ed. So Paulo: Edgard Blucher, 1987, 239p. MASTERTON, S. Princpios de Qumica. 6. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 1990, 673p. MORRISON. R; R. Boyd. Qumica Orgnica. 13 Ed. Lisboa: Fundao Calouste Gutbenkian.. 1996, 1398p. OLIVEIRA, E. A. Aulas Prticas de Qumica: Moderna, 1995. OLIVEIRA, E. A. Aulas Prticas de Qumica. 3 ed. So Paulo: Moderna, 1998. 480p. RUSSEL, Jhon B. Qumica Geral. Vol. I e II,. So Paulo: McGraw-Hill, 2 ed., 1984 RANGEL, Renato N. Prticas de fsico-qumica. Rio de Janeiro: Edgard Blucher, 1988, 155p. SACKHEIM, George I.; Dennis D. Lehman. Qumica e Bioqumica para Cincias Biomdicas. 1 ed. So Paulo: Manole, 2001. 644p. SILVA, ROBERTO R. DA. Introduo Qumica Experimental. Editora McGraw-Hill, 1990. SOLOMONS, T.W. Graham. Qumica Orgnica. 6 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1996, 755p UCKO, David. Qumica para Cincia da Sade. Uma Introduo Qumica Geral, Orgnica e Biologia. 2 ed. So Paulo: Manole, 1992, 646p.

57

S-ar putea să vă placă și