Sunteți pe pagina 1din 172

Projeto Lagoas Costeiras

Curso de formao para multiplicadores Mdulo 3: Saneamento

O que Saneamento?

O que Saneamento? Saneamento ambiental tem como objetivo evitar ou reduzir os impactos antrpicos em ecossistemas terrestres e aquticos.

O que Saneamento? Saneamento ambiental tem como objetivo evitar ou reduzir os impactos antrpicos em ecossistemas terrestres e aquticos. Todos os sistemas de produo, em escala menor ou maior, causam impactos ambientais.

O que Saneamento? Saneamento ambiental tem como objetivo evitar ou reduzir os impactos antrpicos em ecossistemas terrestres e aquticos. Todos os sistemas de produo, em escala menor ou maior, causam impactos ambientais. Sobrecarga chamamos os impactos reversveis por processos internos dos ecossistemas.

O que Saneamento? Saneamento ambiental tem como objetivo evitar ou reduzir os impactos antrpicos em ecossistemas terrestres e aquticos. Todos os sistemas de produo, em escala menor ou maior, causam impactos ambientais. Sobrecarga chamamos os impactos reversveis por processos internos dos ecossistemas. Poluio so impactos que superam a capacidade de autodepurao dos ecossistemas.

Projetos e programas de saneamento ambiental podem ser divididos em dois grupos:

Projetos e programas de saneamento ambiental podem ser divididos em dois grupos: Preveno: medidas para evitar que impactos ocorram, seguir normas ambientais que reduzem ao mximo os efeitos dos sistemas de produo (ISO 14.000).

Projetos e programas de saneamento ambiental podem ser divididos em dois grupos: Preveno: medidas para evitar que impactos ocorram, seguir normas ambientais que reduzem ao mximo os efeitos dos sistemas de produo (ISO 14.000). Correo: medidas para recuperar as danificaes existentes nos ecossistemas, influir no funcionamento dos ecossistemas para recuperlos.

Projetos e programas de saneamento ambiental podem ser divididos em dois grupos: Preveno: medidas para evitar que impactos ocorram, seguir normas ambientais que reduzem ao mximo os efeitos dos sistemas de produo (ISO 14.000). Correo: medidas para recuperar as danificaes existentes nos ecossistemas, influir no funcionamento dos ecossistemas para recuperlos. Em muitos casos, medidas dos dois grupos so aplicadas em conjunto.

Vamos falar sobre trs assuntos importantssimos: Tratamento do lixo Tratamentos de esgotos (domsticos ou municipais) Tratamento de gua para potabilidade

Resduos slidos e seu tratamento

Resduos slidos e seu tratamento


O que so resduos slidos?

Resduos slidos e seu tratamento


O que so resduos slidos? geralmente chamado de lixo

Resduos slidos e seu tratamento


O que so resduos slidos? geralmente chamado de lixo De acordo com o Dicionrio de Aurlio Buarque de Holanda, lixo tudo aquilo que no se quer mais e se joga fora; coisas inteis, velhas e sem valor.

Resduos slidos e seu tratamento


O que so resduos slidos? geralmente chamado de lixo De acordo com o Dicionrio de Aurlio Buarque de Holanda, lixo tudo aquilo que no se quer mais e se joga fora; coisas inteis, velhas e sem valor. A Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT define o lixo como os "restos das atividades humanas, considerados pelos geradores como inteis, indesejveis ou descartveis, podendo-se apresentar no estado slido, semi-slido ou lquido , desde que no seja passvel de tratamento convencional."

Resduos slidos e seu tratamento


Destaca-se a relatividade da caracterstica inservvel do lixo, pois aquilo que j no apresenta nenhuma serventia para quem o descarta, para outro pode se tornar matria-prima para um novo produto ou processo.

Resduos slidos e seu tratamento


Destaca-se a relatividade da caracterstica inservvel do lixo, pois aquilo que j no apresenta nenhuma serventia para quem o descarta, para outro pode se tornar matria-prima para um novo produto ou processo. Nesse sentido, a idia do reaproveitamento do lixo um convite reflexo do prprio conceito clssico de resduos slidos.

Resduos slidos e seu tratamento


So vrias as maneiras de se classificar os resduos slidos.

Resduos slidos e seu tratamento


So vrias as maneiras de se classificar os resduos slidos. As mais comuns so quanto aos riscos potenciais de contaminao do meio ambiente e quanto natureza ou origem.

Resduos slidos e seu tratamento


Riscos potenciais de contaminao do meio ambiente De acordo com a NBR 10.004 da ABNT, os resduos slidos podem ser classificados em:

Resduos slidos e seu tratamento


Classe I ou perigosos So aqueles que, em funo de suas caractersticas intrnsecas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade ou patogenicidade, apresentam riscos sade pblica atravs do aumento da mortalidade ou da morbidade, ou ainda provocam efeitos adversos ao meio ambiente quando manuseados ou dispostos de forma inadequada.

Resduos slidos e seu tratamento


Classe II ou no-inertes So os resduos que podem apresentar caractersticas de combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade, com possibilidade de acarretar riscos sade ou ao meio ambiente, no se enquadrando nas classificaes de resduos Classe I - Perigosos.

Resduos slidos e seu tratamento


Classe III ou inertes So aqueles que, por suas caractersticas intrnsecas, no oferecem riscos sade e ao meio ambiente, e que, quando amostrados de forma representativa, segundo a norma NBR 10.007, e submetidos a um contato esttico ou dinmico com gua destilada ou deionizada, a temperatura ambiente, conforme teste de solubilizao segundo a norma NBR 10.006, no tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentraes superiores aos padres de potabilidade da gua, excetuando-se os padres de aspecto, cor, turbidez e sabor.

Resduos slidos e seu tratamento


A origem o principal elemento para a caracterizao dos resduos slidos. * Lixo domstico ou residencial * Lixo comercial * Lixo pblico * Lixo domiciliar especial: * Entulho de obras * Pilhas e baterias, Lmpadas fluorescentes * Pneus * Lixo de fontes especiais * Lixo industrial * Lixo radioativo * Lixo de portos, aeroportos e terminais rodoferrovirios * Lixo agrcola * Resduos de servios de sade

Resduos slidos e seu tratamento


Lixo domestico ou residencial So os resduos gerados nas atividades dirias em casas, apartamentos, condomnios e demais edificaes residenciais.

Resduos slidos e seu tratamento


Lixo domestico ou residencial So os resduos gerados nas atividades dirias em casas, apartamentos, condomnios e demais edificaes residenciais. Lixo comercial So os resduos gerados em estabelecimentos comerciais, cujas caractersticas dependem da atividade ali desenvolvida. Nas atividades de limpeza urbana, os tipos "domstico" e "comercial" constituem o chamado "lixo domiciliar", que, junto com o lixo pblico, representam a maior parcela dos resduos slidos produzidos nas cidades.

Resduos slidos e seu tratamento


Lixo pblico So os resduos presentes nos logradouros pblicos, em geral resultantes da natureza, tais como folhas, galhadas, poeira, terra e areia, e tambm aqueles descartados irregular e indevidamente pela populao, como entulho, bens considerados inservveis, papis, restos de embalagens e alimentos.

Resduos slidos e seu tratamento


Lixo pblico So os resduos presentes nos logradouros pblicos, em geral resultantes da natureza, tais como folhas, galhadas, poeira, terra e areia, e tambm aqueles descartados irregular e indevidamente pela populao, como entulho, bens considerados inservveis, papis, restos de embalagens e alimentos. Lixo domiciliar especial Grupo que compreende os entulhos de obras, pilhas e baterias, lmpadas fluorescentes e pneus. Os entulhos de obra s esto enquadrados nesta categoria por causa da grande quantidade de sua gerao e pela importncia que sua recuperao e reciclagem vem assumindo no cenrio nacional.

Resduos slidos e seu tratamento


Entulho de obras A indstria da construo civil a que mais explora recursos naturais. Alm disso, a construo civil tambm a indstria que mais gera resduos.

Resduos slidos e seu tratamento


Entulho de obras A indstria da construo civil a que mais explora recursos naturais. Alm disso, a construo civil tambm a indstria que mais gera resduos. Enquanto em pases desenvolvidos a mdia de resduos proveniente de novas edificaes encontra-se abaixo de 100kg/m, no Brasil este ndice gira em torno de 300kg/m edificado.

Resduos slidos e seu tratamento


Pilhas e Baterias As pilhas e baterias tm como princpio bsico converter energia qumica em energia eltrica. Podem conter um ou mais dos seguintes metais: chumbo (Pb), cdmio (Cd), mercrio (Hg), nquel (Ni),prata (Ag), ltio (Li), zinco (Zn), mangans (Mn) e seus compostos.

Resduos slidos e seu tratamento


Pilhas e Baterias As pilhas e baterias tm como princpio bsico converter energia qumica em energia eltrica. Podem conter um ou mais dos seguintes metais: chumbo (Pb), cdmio (Cd), mercrio (Hg), nquel (Ni),prata (Ag), ltio (Li), zinco (Zn), mangans (Mn) e seus compostos. As substncias das pilhas que contm esses metais possuem caractersticas de corrosividade, reatividade e toxicidade e so classificadas como "Resduos Perigosos - Classe I".

Resduos slidos e seu tratamento


Lmpadas Fluorescentes O p que se torna luminoso encontrado no interior das lmpadas fluorescentes contm mercrio. Isso no est restrito apenas s lmpadas fluorescentes comuns de forma tubular, mas encontra-se tambm nas lmpadas fluorescentes compactas.

Resduos slidos e seu tratamento


Lmpadas Fluorescentes O p que se torna luminoso encontrado no interior das lmpadas fluorescentes contm mercrio. Isso no est restrito apenas s lmpadas fluorescentes comuns de forma tubular, mas encontra-se tambm nas lmpadas fluorescentes compactas. As lmpadas fluorescentes liberam mercrio quando so quebradas, queimadas ou enterradas em aterros sanitrios, o que as transforma em resduos perigosos Classe I. O mercrio txico para o sistema nervoso humano e, quando inalado ou ingerido, pode causar uma enorme variedade de problemas fisiolgicos.

Resduos slidos e seu tratamento


Lixo industrial So os resduos gerados pelas atividades industriais. So resduos muito variados que apresentam caractersticas diversificadas, pois estas dependem do tipo de produto manufaturado.

Resduos slidos e seu tratamento


Lixo industrial So os resduos gerados pelas atividades industriais. So resduos muito variados que apresentam caractersticas diversificadas, pois estas dependem do tipo de produto manufaturado. Adota-se a NBR 10.004 da ABNT para se classificar os resduos industriais: Classe I (Perigosos), Classe II (No-Inertes) e Classe III (Inertes).

Resduos slidos e seu tratamento


Pneus So muitos os problemas ambientais gerados pela destinao inadequada dos pneus.

Resduos slidos e seu tratamento


Pneus So muitos os problemas ambientais gerados pela destinao inadequada dos pneus. Se deixados em ambiente aberto, sujeito a chuvas, os pneus acumulam gua, servindo como local para a proliferao de mosquitos.

Resduos slidos e seu tratamento


Pneus So muitos os problemas ambientais gerados pela destinao inadequada dos pneus. Se deixados em ambiente aberto, sujeito a chuvas, os pneus acumulam gua, servindo como local para a proliferao de mosquitos. Se encaminhados para aterros de lixo convencionais, provocam "ocos" na massa de resduos, causando a instabilidade do aterro.

Resduos slidos e seu tratamento


Pneus Se destinados em unidades de incinerao, a queima da borracha gera enormes quantidades de material particulado e gases txicos, necessitando de um sistema de tratamento dos gases extremamente eficiente e caro.

Resduos slidos e seu tratamento


Pneus Se destinados em unidades de incinerao, a queima da borracha gera enormes quantidades de material particulado e gases txicos, necessitando de um sistema de tratamento dos gases extremamente eficiente e caro. Por todas estas razes, o descarte de pneus hoje um problema ambiental grave ainda sem uma destinao realmente eficaz.

Resduos slidos e seu tratamento


Pneus Se destinados em unidades de incinerao, a queima da borracha gera enormes quantidades de material particulado e gases txicos, necessitando de um sistema de tratamento dos gases extremamente eficiente e caro. Por todas estas razes, o descarte de pneus hoje um problema ambiental grave ainda sem uma destinao realmente eficaz. Uma possibilidade de reaproveitamento, testada atualmente, o asfalto ecolgico.

Resduos slidos e seu tratamento


Lixo radioativo Assim considerados os resduos que emitem radiaes acima dos limites permitidos pelas normas ambientais.

Resduos slidos e seu tratamento


Lixo radioativo Assim considerados os resduos que emitem radiaes acima dos limites permitidos pelas normas ambientais. No Brasil, o manuseio, acondicionamento e disposio final do lixo radioativo est a cargo da Comisso Nacional de Energia Nuclear - CNEN.

Resduos slidos e seu tratamento


Lixo de portos, aeroportos e terminais rodoferrovirios Resduos gerados tanto nos terminais, como dentro dos navios, avies e veculos de transporte. Os resduos dos portos e aeroportos so decorrentes do consumo de passageiros em veculos e aeronaves e sua periculosidade est no risco de transmisso de doenas j erradicadas no pas.

Resduos slidos e seu tratamento


Lixo de portos, aeroportos e terminais rodoferrovirios Resduos gerados tanto nos terminais, como dentro dos navios, avies e veculos de transporte. Os resduos dos portos e aeroportos so decorrentes do consumo de passageiros em veculos e aeronaves e sua periculosidade est no risco de transmisso de doenas j erradicadas no pas. A transmisso tambm pode se dar atravs de cargas eventualmente contaminadas, tais como animais, carnes e plantas.

Resduos slidos e seu tratamento


Lixo Agrcola Formado basicamente pelos restos de embalagens impregnados com pesticidas e fertilizantes qumicos, utilizados na agricultura, que so perigosos. Portanto o manuseio destes resduos segue as mesmas rotinas e se utiliza dos mesmos recipientes e processos empregados para os resduos industriais Classe I.

Resduos slidos e seu tratamento


Lixo Agrcola Formado basicamente pelos restos de embalagens impregnados com pesticidas e fertilizantes qumicos, utilizados na agricultura, que so perigosos. Portanto o manuseio destes resduos segue as mesmas rotinas e se utiliza dos mesmos recipientes e processos empregados para os resduos industriais Classe I. A falta de fiscalizao e de penalidades mais rigorosas para o manuseio inadequado destes resduos faz com que sejam misturados aos resduos comuns e dispostos nos vazadouros das municipalidades, ou - o que pior sejam queimados nas fazendas e stios mais afastados, gerando gases txicos.

Resduos slidos e seu tratamento


Resduos de servios de sade Compreendendo todos os resduos gerados nas instituies destinadas preservao da sade da populao. Segundo a NBR 12.808 da ABNT, os resduos de servios de sade seguem a classificao: Classe A - Resduos Infectantes sangue, tecidos, biolgicos, seringas usadas Classe B - Resduos Especiais medicamentos, substncias txicas Classe C - Resduos Comuns sem risco adicional sade pblica

Resduos slidos e seu tratamento


Existem diferentes possibilidades do tratamento do lixo:

Resduos slidos e seu tratamento


Existem diferentes possibilidades do tratamento do lixo: Lixo separado em orgnico e inorgnico compostagem da parte orgnica biodegradvel queima da parte inorgnica e orgnica no biodegradvel

Resduos slidos e seu tratamento


Existem diferentes possibilidades do tratamento mais sbio do lixo: Lixo separado em orgnico e inorgnico compostagem da parte orgnica biodegradvel reciclagem (downcycling, ciclagem para baixo) de metais, vidro etc. queima da parte inorgnica e orgnica no biodegradvel depsito organizado, compactao Lixo no separado: aterro sanitrio

Resduos slidos e seu tratamento


Lixo

Resduos slidos e seu tratamento


Lixo Definio Lixo uma forma inadequada de disposio final de resduos slidos, que se caracteriza pela simples descarga do lixo sobre o solo, sem medidas de proteo ao meio ambiente ou sade pblica.

Resduos slidos e seu tratamento


Lixo No lixo, todo o resduo coletado transportado para um local afastado e descarregado diretamente no solo, sem qualquer tratamento.

Resduos slidos e seu tratamento


Lixo No lixo, todo o resduo coletado transportado para um local afastado e descarregado diretamente no solo, sem qualquer tratamento. O resduo a cu aberto atrai ratos, que transmitem inmeras doenas, como raiva, meningite, leptospirose e peste bubnica.

Resduos slidos e seu tratamento


Lixo No lixo, todo o resduo coletado transportado para um local afastado e descarregado diretamente no solo, sem qualquer tratamento. O resduo a cu aberto atrai ratos, que transmitem inmeras doenas, como raiva, meningite, leptospirose e peste bubnica. O chorume, lquido produzido pela decomposio da matria orgnica existente no resduo, provoca a contaminao do solo e das reservas de gua existentes no subsolo (aqufero).

Resduos slidos e seu tratamento


Lixo No lixo, todo o resduo coletado transportado para um local afastado e descarregado diretamente no solo, sem qualquer tratamento. O resduo a cu aberto atrai ratos, que transmitem inmeras doenas, como raiva, meningite, leptospirose e peste bubnica. O chorume, lquido produzido pela decomposio da matria orgnica existente no resduo, provoca a contaminao do solo e das reservas de gua existentes no subsolo (aqufero).

Resduos slidos e seu tratamento


Lixo Nos lixes, diariamente encontramos pessoas que buscam neles um meio de sobrevivncia, alimentandose ou vendendo o material que separam. Na maioria das vezes, acabam contraindo doenas.

Resduos slidos e seu tratamento

Resduos slidos e seu tratamento

Resduos slidos e seu tratamento

Resduos slidos e seu tratamento


ATERRO SANITRIO

Resduos slidos e seu tratamento


ATERRO SANITRIO Definio tcnica de disposio de resduos slidos no solo, sem causar danos ou riscos sade pblica e segurana, minimizando os impactos ambientais.

Resduos slidos e seu tratamento


ATERRO SANITRIO Definio tcnica de disposio de resduos slidos no solo, sem causar danos ou riscos sade pblica e segurana, minimizando os impactos ambientais. Mtodo que utiliza princpios de engenharia para confinar resduos slidos menor rea possvel e reduz-los ao menor volume possvel, cobrindo-os com uma camada de terra na concluso da jornada de trabalho ou a intervalos menores, se necessrio.

Resduos slidos e seu tratamento


No aterro sanitrio, o resduo tratado para evitar os aspectos negativos existentes nos lixes. O solo impermeabilizado, o resduo compactado e coberto diariamente. O chorume coletado e tratado para no causar contaminaes do solo e da gua.

Resduos slidos e seu tratamento


No aterro sanitrio, o resduo tratado para evitar os aspectos negativos existentes nos lixes. O solo impermeabilizado, o resduo compactado e coberto diariamente. O chorume coletado e tratado para no causar contaminaes do solo e da gua. Segundo a Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental do Estado de So Paulo (CETESB), aterro sanitrio o processo de disposio final de resduos slidos, principalmente do lixo domiciliar, baseado em critrios de engenharia e normas operacionais especficas.

Resduos slidos e seu tratamento

Resduos slidos e seu tratamento

gua de percolao (chorume) em um aterro

Resduos slidos e seu tratamento

Iniciao de obra de um aterro sanitrio, lona impermevel para proteo da gua subterrnea

Resduos slidos e seu tratamento

Compostagem de resduos orgnicos

Resduos slidos e seu tratamento


A compostagem o processo de transformao de materiais grosseiros, como restos de comida, palhada e estrume de herbvoros, em materiais orgnicos finos e dissolvidos.

Resduos slidos e seu tratamento


A compostagem o processo de transformao de materiais grosseiros, como restos de comida, palhada e estrume de herbvoros, em materiais orgnicos finos e dissolvidos. Este processo envolve transformaes extremamente complexas, promovidas por microorganismos do solo que tm na matria orgnica sua fonte de energia, nutrientes minerais.

Resduos slidos e seu tratamento


Quanto mais diversificados os materiais com os quais o composto for feito, maior ser a variedade de nutrientes que poder suprir.

Resduos slidos e seu tratamento


Quanto mais diversificados os materiais com os quais o composto for feito, maior ser a variedade de nutrientes que poder suprir. Os nutrientes do composto, ao contrrio do que ocorre com os adubos sintticos, so liberados lentamente, realizando a to desejada "adubao de disponibilidade controlada".

Resduos slidos e seu tratamento


Fazer seu composto caseiro:

Resduos slidos e seu tratamento


Fazer seu composto caseiro: Quais materiais orgnicos so necessrios para fazer o composto orgnico?

Resduos slidos e seu tratamento


Fazer seu composto caseiro: Quais materiais orgnicos so necessrios para fazer o composto orgnico? necessrio o lixo domstico orgnico, que rico em nitrognio (N), um nutriente importante para que o processo bioqumico da compostagem acontea, e restos de capim ou qualquer outro material rico em carbono (C), como palhadas de milho, de banana, folhas de jardim, restos de grama etc.

Resduos slidos e seu tratamento


Fazer seu composto caseiro: Quais materiais orgnicos so necessrios para fazer o composto orgnico? necessrio o lixo domstico orgnico, que rico em nitrognio (N), um nutriente importante para que o processo bioqumico da compostagem acontea, e restos de capim ou qualquer outro material rico em carbono (C), como palhadas de milho, de banana, folhas de jardim, restos de grama etc. Esto includos tambm os restos de alimentos de cozinha, crus ou cozidos, como cascas de frutas e de vegetais, restos de comida etc.

Resduos slidos e seu tratamento


Quais materiais no devem ser misturados no composto?

Resduos slidos e seu tratamento


Quais materiais no devem ser misturados no composto? Madeiras tratadas com pesticidas ou envernizadas, vidro, metal, leo, tinta, plsticos e fezes de animais domsticos.

Resduos slidos e seu tratamento


Quais materiais no devem ser misturados no composto? Madeiras tratadas com pesticidas ou envernizadas, vidro, metal, leo, tinta, plsticos e fezes de animais domsticos. No utilizar tambm papel encerado ou produtos que contenham qualquer tipo de plastificao.

Resduos slidos e seu tratamento


Quais materiais no devem ser misturados no composto? Madeiras tratadas com pesticidas ou envernizadas, vidro, metal, leo, tinta, plsticos e fezes de animais domsticos. No utilizar tambm papel encerado ou produtos que contenham qualquer tipo de plastificao. Deve-se evitar as gorduras animais, pois so de difcil decomposio, como tambm restos de carne, por atrair animais domsticos, e revistas, que so de decomposio mais lenta e podem ser reciclados.

Resduos slidos e seu tratamento


Qual o melhor local e que materiais se necessita para preparar o composto?

Resduos slidos e seu tratamento


Qual o melhor local e que materiais se necessita para preparar o composto? O local para fazer o composto deve ser reservado, prximo um ponto de gua, com espao suficiente para o reviramento da pilha, com terreno de boa drenagem e de modo que a gua possa escorrer para um local apropriado.

Resduos slidos e seu tratamento


Qual o melhor local e que materiais se necessita para preparar o composto? O local para fazer o composto deve ser reservado, prximo um ponto de gua, com espao suficiente para o reviramento da pilha, com terreno de boa drenagem e de modo que a gua possa escorrer para um local apropriado. Inicialmente deve-se revolver a terra com uma enxada antes de depositar a primeira camada de resduos orgnicos no solo.

Resduos slidos e seu tratamento


Como feito o composto?

Resduos slidos e seu tratamento


Como feito o composto? O composto feito sobrepondo os resduos orgnicos, formando-se pilhas ou leiras. A montagem da leira realizada alternando-se os diferentes tipos de resduos em camadas com espessura em torno de 20 cm. Por exemplo, forma-se uma camada com restos de capina, acompanhada por outra com restos de cozinha.

Resduos slidos e seu tratamento


Como feito o composto? O composto feito sobrepondo os resduos orgnicos, formando-se pilhas ou leiras. A montagem da leira realizada alternando-se os diferentes tipos de resduos em camadas com espessura em torno de 20 cm. Por exemplo, forma-se uma camada com restos de capina, acompanhada por outra com restos de cozinha. A seguir adiciona-se uma camada de serragem e depois outra com restos de comida novamente, assim sucessivamente at esgotarem os resduos. Ou seja, deve-se intercalar as camadas de restos de cozinha e de plantas secas ou papel de jornal.

Resduos slidos e seu tratamento


O tempo que o processo pode levar depende do tipo de resduos orgnicos utilizados. Intercalar camadas com esterco de animal (p.e. galinha) muito interessante, pois o mesmo funciona como inculo de microrganismos e o processo tende a ser muito mais rpido.

Resduos slidos e seu tratamento


O tempo que o processo pode levar depende do tipo de resduos orgnicos utilizados. Intercalar camadas com esterco de animal (p.e. galinha) muito interessante, pois o mesmo funciona como inculo de microrganismos e o processo tende a ser muito mais rpido. A cada camada montada deve-se molhar sempre. Isso fundamental para dar condies ideais para os microrganismos transformarem e decomporem os resduos orgnicos.

Resduos slidos e seu tratamento


O tempo que o processo pode levar depende do tipo de resduos orgnicos utilizados. Intercalar camadas com esterco de animal (p.e. galinha) muito interessante, pois o mesmo funciona como inculo de microrganismos e o processo tende a ser muito mais rpido. A cada camada montada deve-se molhar sempre. Isso fundamental para dar condies ideais para os microrganismos transformarem e decomporem os resduos orgnicos. Caso tenha cinzas disponveis, essas podem ser colocadas na formao da pilha. A primeira e ltima camada devem ser de restos de capinas ou outro tipo de palhada.

Resduos slidos e seu tratamento


Alm disto, pode-se criar um composto em tonis ou em caixas de madeira.

Resduos slidos e seu tratamento


Alm disto, pode-se criar um composto em tonis ou em caixas de madeira. Importante, nestes casos, a ventilao do material empilhado. A falta de oxignio provoca fermentao e putrefao dos restos orgnicos.

Resduos slidos e seu tratamento


Alm disto, pode-se criar um composto em tonis ou em caixas de madeira. Importante, nestes casos, a ventilao do material empilhado. A falta de oxignio provoca fermentao e putrefao dos restos orgnicos. Nestes mtodos no necessrio virar o composto regularmente. O produto final pode ser obtido no fundo da caixa ou do tonel (colocar uma abertura fechada com tampa!).

Resduos slidos e seu tratamento

Caixa de madeira (taquaras) para composto caseiro

Resduos slidos e seu tratamento

Tonel de compostagem

Resduos lquidos e seu tratamento

Resduos lquidos e seu tratamento


ETE - Estao de Tratamento de Esgoto,

Resduos lquidos e seu tratamento


ETE - Estao de Tratamento de Esgoto, a unidade operacional do sistema de esgotamento sanitrio que atravs de processos fsicos, qumicos ou biolgicos removem as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao ambiente o produto final, um efluente tratado, em conformidade com os padres exigidos pela legislao ambiental.

Resduos lquidos e seu tratamento


ETE - Estao de Tratamento de Esgoto, Tipos de tratamento biolgico de esgoto: Lodos Ativados (Estao tcnica) Lagoas de Estabilizao Filtro Biolgico Anaerbio Banhado artificial

Resduos lquidos e seu tratamento

Fluxograma de uma estao de tratamento de esgoto

Resduos lquidos e seu tratamento

Fases mecnicas ou de decantao

Resduos lquidos e seu tratamento

Fase biolgica, tanque de aerao, como lodo ativado

Resduos lquidos e seu tratamento

Fluxograma dos lodos, re-utilizao e tratamento final

Resduos lquidos e seu tratamento

O caminho do esgoto em uma estao de tratamento moderna: 1. gradeamento; 2. desarenador; 3. decantador primrio (precipitao de partculas); 4. tanque de aerao (lodo ativado); 5. decantador secundrio (separao lodo e esgoto tratado); 6. lanamento do esgoto tratado no rio

Resduos lquidos e seu tratamento

Decantadores de uma estao de tratamento de esgotos em So Paulo

Resduos lquidos e seu tratamento


Vantagem: alta eficincia de tratamento, esgotos tratados com pouca carga poluidora restante (< 5%), tratamento final do esgoto, ganho de energia (gs metano)

Resduos lquidos e seu tratamento


Vantagem: alta eficincia de tratamento, esgotos tratados com pouca carga poluidora restante (< 5%), tratamento final do esgoto, ganho de energia (gs metano) Desvantagem: altos custos de construo e manuteno, rede de canalizao dos esgotos

Resduos lquidos e seu tratamento


Vantagem: alta eficincia de tratamento, esgotos tratados com pouca carga poluidora restante (< 5%), tratamento final do esgoto, ganho de energia (gs metano) Desvantagem: altos custos de construo e manuteno, rede de canalizao dos esgotos A necessidade de uma rede de canalizao de grandes distncias reduz ou impossibilita, em muitos casos, a viabilidade de grandes projetos tecnolgicos.

Resduos lquidos e seu tratamento


Lagoas de Estabilizao

Resduos lquidos e seu tratamento


Lagoas de Estabilizao Processo simples para tratar esgotos domsticos com objetivo principal de remover matria orgnica.

Resduos lquidos e seu tratamento


Lagoas de Estabilizao Processo simples para tratar esgotos domsticos com objetivo principal de remover matria orgnica. So indicados para as condies brasileiras devido ao clima favorvel, suficiente disponibilidade de rea, operao simples e utilizao de poucos equipamentos.

Resduos lquidos e seu tratamento


Lagoas de Estabilizao Processo simples para tratar esgotos domsticos com objetivo principal de remover matria orgnica. So indicados para as condies brasileiras devido ao clima favorvel, suficiente disponibilidade de rea, operao simples e utilizao de poucos equipamentos. As lagoas de estabilizao podem ser classificadas em trs tipos: lagoas anaerbias, lagoas facultativas e lagoas de maturao.

Resduos lquidos e seu tratamento


Lagoas anaerbias: So lagoas com profundidades de 3 a 5 metros, cujo objetivo minimizar ao mximo a presena de oxignio para que a estabilizao da matria orgnica ocorra estritamente em condies anaerbias.

Resduos lquidos e seu tratamento


Lagoas anaerbias: So lagoas com profundidades de 3 a 5 metros, cujo objetivo minimizar ao mximo a presena de oxignio para que a estabilizao da matria orgnica ocorra estritamente em condies anaerbias. A eficincia nesse tipo de sistema poder atingir at 60% na remoo de DBO5 ( Demanda Bioqumica de Oxignio) dependendo da temperatura.

Resduos lquidos e seu tratamento


Lagoas facultativas: So lagoas com profundidade de 1,5 a 3 metros. Neste tipo de lagoa ocorrem 2 processos distintos: aerbios e anaerbios. Na regio superficial ocorre os processos fotossintticos realizados pelas algas onde h liberao de xigenio no meio, favorecendo o processo aerbio e, no fundo quando a matria orgnica tende a sedimentar ocorrem os processos anaerbios. Ocorre a desnitrificao, eliminao de nitrognio.

Resduos lquidos e seu tratamento


Lagoas de maturao: So lagoas com profundidades de 0,8 a 1,5 m e sua principal funo remover patognicos devido a boa penetrao de radiao solar, elevado pH e elevada concentrao de oxignio dissolvido.

Resduos lquidos e seu tratamento

Sistema de diferentes tipos de lagoas de estabilizao

Resduos lquidos e seu tratamento


Fossas spticas

Resduos lquidos e seu tratamento


Fossas spticas Nos locais no servidos por rede coletora pblica de esgotos, os esgotos das residncias e demais edificaes a existentes, devero ser lanados em um sistema de fossa sptica e unidades de disposio final de efluentes lquidos no solo, dimensionados e operados conforme normas NBR 7229 e NBR 13969.

Resduos lquidos e seu tratamento


Fossas spticas Nos locais no servidos por rede coletora pblica de esgotos, os esgotos das residncias e demais edificaes a existentes, devero ser lanados em um sistema de fossa sptica e unidades de disposio final de efluentes lquidos no solo, dimensionados e operados conforme normas NBR 7229 e NBR 13969. Fossa sptica um dispositivo de tratamento de esgotos destinado a receber a contribuio de um ou mais domiclios e com capacidade de dar aos esgotos um grau de tratamento compatvel com a sua simplicidade e custo.

Resduos lquidos e seu tratamento


De acordo com a definio, o funcionamento das fossas spticas pode ser explicado nas seguintes fases do desenvolvimento do processo:

Resduos lquidos e seu tratamento


-Reteno do esgoto: O esgoto detido na fossa por um perodo que pode variar de 24 a 12 horas, dependendo das contribuies afluentes.

Resduos lquidos e seu tratamento


-Reteno do esgoto: O esgoto detido na fossa por um perodo que pode variar de 24 a 12 horas, dependendo das contribuies afluentes. -Decantao do esgoto: simultaneamente fase anterior, sedimentao de 60 a 70%dos slidos suspensos, formando-se uma substncia semilquida denominada de lodo.

Resduos lquidos e seu tratamento


-Reteno do esgoto: O esgoto detido na fossa por um perodo que pode variar de 24 a 12 horas, dependendo das contribuies afluentes. -Decantao do esgoto: simultaneamente fase anterior, sedimentao de 60 a 70%dos slidos suspensos, formando-se uma substncia semilquida denominada de lodo. -Parte dos slidos no sedimentados, formados por leos, graxas, gorduras e outros materiais misturados com gases, emerge e retida na superfcie livre do lquido, denominados de escuma.

Resduos lquidos e seu tratamento


-Digesto anaerbia do lodo: Ambos, lodo e escuma, so atacados por bactrias anaerbias, provocando destruio total ou parcial de material voltil e organismos patognicos.

Resduos lquidos e seu tratamento


-Digesto anaerbia do lodo: Ambos, lodo e escuma, so atacados por bactrias anaerbias, provocando destruio total ou parcial de material voltil e organismos patognicos. -Reduo de volume do lodo: da digesto anaerbia resultam gases, lquidos e acentuada reduo de volume dos slidos retidos e digeridos, que adquirem caractersticas estveis capazes de permitir que o efluente lquido das fossas spticas possa ser disposto em melhores condies de segurana.

Resduos lquidos e seu tratamento


Digestor anaerbio (Biodigestor)

Resduos lquidos e seu tratamento


Digestor anaerbio (Biodigestor) Neste tipo de tratamento a matria orgnica convertida pelas bactrias anaerbias a cidos orgnicos, numa primeira etapa, e a gs metano e gs carbnico na etapa seguinte.

Resduos lquidos e seu tratamento


Digestor anaerbio (Biodigestor) Neste tipo de tratamento a matria orgnica convertida pelas bactrias anaerbias a cidos orgnicos, numa primeira etapa, e a gs metano e gs carbnico na etapa seguinte. O processo ocorre na ausncia de oxignio. O lodo resultante desidratado em leitos de secagem sem emisso de odores. Existem dois tipos: alta presso (tanque) e baixa presso (lona).

Resduos lquidos e seu tratamento


Banhados e Banhados artificiais

Resduos lquidos e seu tratamento


Banhados e Banhados artificiais Banhados so reas permanentemente inundadas ou com um lenol fretico muito perto da superfcie da terra.

Resduos lquidos e seu tratamento


Banhados e Banhados artificiais Banhados so reas permanentemente inundadas ou com um lenol fretico muito perto da superfcie da terra. Caracterstica principal: conjuntos de plantas adaptadas inundao permanente ou com as razes no solo saturado de gua.

Resduos lquidos e seu tratamento


Banhados e Banhados artificiais Banhados so reas permanentemente inundadas ou com um lenol fretico muito perto da superfcie da terra. Caracterstica principal: conjuntos de plantas adaptadas inundao permanente ou com as razes no solo saturado de gua. A maioria destas plantas transportam oxignio para o solo, atravs do rizoma: o caule subterrneo da planta (Scirpus, Juncus)

Resduos lquidos e seu tratamento


Rizoma de uma planta de banhado.

Resduos lquidos e seu tratamento


Rizoma de uma planta de banhado. Transporte de substncias e de oxignio at o final do caule subterrneo.

Resduos lquidos e seu tratamento


Rizoma de uma planta de banhado. Transporte de substncias e de oxignio at o final do caule subterrneo. Criao de uma camada oxidada no lodo sem oxignio.

Resduos lquidos e seu tratamento


Rizoma de uma planta de banhado. Transporte de substncias e de oxignio at o final do caule subterrneo. Criao de uma camada oxidada no lodo sem oxignio. Crescimento e reproduo vegetativa da planta.

Resduos lquidos e seu tratamento


Diferentes profundidades das razes e dos rizomas de plantas de banhado.

Resduos lquidos e seu tratamento


Diferentes profundidades das razes e dos rizomas de plantas de banhado. Diferentes plantas em um banhado natural aproveitam toda camada de lodo como fonte de nutrientes.

Resduos lquidos e seu tratamento


Banhados artificiais:

Resduos lquidos e seu tratamento


Banhados artificiais: So banhados plantados para fins de tratamento de esgotos domsticos e industriais.

Resduos lquidos e seu tratamento


Banhados artificiais: So banhados plantados para fins de tratamento de esgotos domsticos e industriais. Utiliza-se a capacidade das comunidades de plantas de banhado de utilizar o lodo como fonte de nutrientes, a partir da decomposio bacteriana do material orgnico no redor dos rizomas com auxlio de oxignio (transporte de oxignio para o lodo).

Resduos lquidos e seu tratamento


Banhados artificiais: So banhados plantados para fins de tratamento de esgotos domsticos e industriais. Utiliza-se a capacidade das comunidades de plantas de banhado de utilizar o lodo como fonte de nutrientes, a partir da decomposio bacteriana do material orgnico no redor dos rizomas com auxlio de oxignio (transporte de oxignio para o lodo). A eficincia dos banhados artificiais at 10 vezes maior do que das lagoas de estabilizao facultativas.

Resduos lquidos e seu tratamento


Banhados artificiais: Existem vrios tipos de banhados artificiais:

Resduos lquidos e seu tratamento


Banhados artificiais: Existem vrios tipos de banhados artificiais: Permeabilidade: permeveis, abertos para o lenol fretico impermeveis, com proteo da gua subterrnea

Resduos lquidos e seu tratamento


Banhados artificiais: Existem vrios tipos de banhados artificiais: Permeabilidade: permeveis, abertos para o lenol fretico impermeveis, com proteo da gua subterrnea Alimentao (colocao dos esgotos): na superfcie no fundo

Resduos lquidos e seu tratamento

esgoto

Esgoto tratado

Funcionamento de um banhado artificial, com proteo do lenol fretico e alimentao do lodo

Resduos lquidos e seu tratamento

Plantao inicial de um banhado artificial

Resduos lquidos e seu tratamento

Plantao inicial de um banhado artificial

Resduos lquidos e seu tratamento

Banhado artificial

Resduos lquidos e seu tratamento

gua de uso
Efluente lquido

aude

gua da plantao Efluente tratado

Banhado artificial

plantao

Seqncia de mtodos naturais de tratamento de esgotos domsticos

Resduos lquidos e seu tratamento

Banhado artificial: tratamento at a balneabilidade

Tratamento de gua

Tratamento de gua
O sistema de gua potvel um conjunto de estruturas, equipamentos e instrumentos destinados a produzir gua de consumo humano a fim de entreg-la aos usurios em quantidade e qualidade adequadas.

Tratamento de gua
O sistema de gua potvel um conjunto de estruturas, equipamentos e instrumentos destinados a produzir gua de consumo humano a fim de entreg-la aos usurios em quantidade e qualidade adequadas. Os sistemas de abastecimento de gua geralmente contm os seguintes componentes: obras de captao, estao de tratamento (ETA), redes de distribuio e conexes domiciliares.

Tratamento de gua
ETAPAS DO TRATAMENTO

Tratamento de gua
ETAPAS DO TRATAMENTO Floculao o processo onde a gua recebe sulfato de alumnio. Este produto faz com que as impurezas se aglutinem formando flocos para serem facilmente removidos.

Tratamento de gua
ETAPAS DO TRATAMENTO Decantao como os flocos de sujeira so mais pesados do que a gua caem e se depositam no fundo do decantador.

Tratamento de gua
ETAPAS DO TRATAMENTO Filtrao a gua passa por vrias camadas filtrantes onde ocorre a reteno dos flocos menores que no ficaram na decantao. A gua ento fica livre das impurezas (visveis!!!).

Tratamento de gua
ETAPAS DO TRATAMENTO Estas trs etapas: floculao, decantao e filtrao so chamadas de clarificao. Nesta fase, todas as partculas de impurezas so removidas deixando a gua lmpida.

Tratamento de gua
ETAPAS DO TRATAMENTO Estas trs etapas: floculao, decantao e filtrao so chamadas de clarificao. Nesta fase, todas as partculas de impurezas so removidas deixando a gua lmpida. Mas ainda no est pronta para ser usada. Para garantir a qualidade da gua, aps a clarificao feita a desinfeco.

Tratamento de gua
ETAPAS DO TRATAMENTO Clorao A clorao consiste na adio de cloro. Este produto usado para destruio de microorganismos presentes na gua. Fluoretao uma etapa adicional para reduo da incidncia da crie dentria.

Tratamento de gua
ETAPAS DO TRATAMENTO No tratamento mais avanado, aplica-se radiao UV para esterilizao.

Tratamento de gua
ETAPAS DO TRATAMENTO No tratamento mais avanado, aplica-se radiao UV para esterilizao. Em casos de contaminao com substncias nocivas (compostos orgnicos, como agrotxicos), utiliza-se um tratamento final com carvo ativado.

Tratamento de gua
ETAPAS DO TRATAMENTO

Lagoa do Peixe, maro 2008

gua, um bem precioso.

gua, um bem precioso. Ajudem a preservar os recursos hdricos atravs de sua proteo e utilizao sbia!

S-ar putea să vă placă și