Sunteți pe pagina 1din 3

Escola..

Cincias Fsico-Qumicas Teste de Avaliao


Tortosendo, 16 de Outubro de 2008 Turma: 8B Durao: 60 min

Ano Lectivo: 2008/2009

1. As afirmaes seguintes so falsas. Corrige-as. A. Os sons so vibraes que s se propagam no ar. B. O som faz parte de um tipo de ondas chamadas ondas de rdio. C. Qualquer corpo que vibra produz som. D. Uma fonte sonora o meio que transmite o som. A. B. C. D. Os sons so vibraes que se propagam em qualquer meio material. O som faz parte de um tipo de ondas chamadas ondas mecnicas. Qualquer corpo que vibra produz som, desde que faa vibrar o meio sua volta. Uma fonte sonora um corpo que vibra produzindo som.

2. Faz a distino entre os ultra-sons, sons audveis e infra-sons. Ultra-sons so sons com frequncias acima dos 20000 Hz, os sons audveis tm frequncias compreendidas entre os 20 Hz e os 20000 Hz e os infra-sons so sons com frequncias inferiores a 20 Hz. 3. O ser humano consegue ouvir sons com que frequncias? O ser humano consegue ouvir sons com frequncias compreendidas entre os 20 Hz e os 20000 Hz. 4. Calcula: a) a velocidade, em m/s, de um som que percorre 600 m em 2 minutos. v = d/t v = 600/120 v = 5 m/s b) a que distncia se encontra um comboio, em SI, sabendo que o seu som se ouve atravs de um carril de ao ao fim de 3 segundos. (Velocidade do som no ao = 4,98 Km/s) d = vt d = 4980 3 d = 14940 m 5. Observa a figura. Nela esto representados um altifalante e o som por ele emitido. a) b) c) d) De que tipo so estas ondas? A que correspondem as zonas 1, 2, 3 e 4. A que se devem estas zonas? Em qual das zonas a intensidade sonora maior?

a) So ondas mecnicas longitudinais b) As zonas 1 e 3 so zonas de compresso. As Zonas 2 e 4 so zonas de rarefaco. c) Estas zonas devem-se ao facto de as partculas estarem a vibrar. d) A zona de maior intensidade a zona 4, porque a que est mais prxima da fonte sonora.

6.

O Joo estava muito zangado a gritar com a Maria e esta retorquiu ironicamente: No fales alto que daqui a pouco atinjo o meu limiar da dor!. A frase proferida pela Maria contm uma incorreco do ponto de vista cientfico, qual ? Justifica a tua resposta. A Maria cientificamente deveria ter dito No fales to forte, porque alto tem a ver com a frequncia e no com a intensidade.

7. Se a Alpha de Centauro, que se encontra a 4,2 anos-luz, explodisse hoje, quanto tempo demoraria a chegar o claro da exploso Terra? E o som da exploso? Justifica a tua resposta. (velocidade da luz, c = 300 000 km/s) O claro demoraria 4,2 anos. O som nunca c chegaria porque entre a estrela e a Terra no h um meio material para o som se propagar. 8. Faz a distino entre ondas longitudinais e ondas transversais e d um exemplo para cada tipo de onda. Nas ondas longitudinais a direco de vibrao das partculas e a direco de propagao da onda so iguais, enquanto que, nas ondas transversais so perpendiculares. 9. Da seguinte frase, selecciona a opo correcta. A velocidade de propagao do som A - maior nos lquidos do que nos slidos. B - maior nos slidos do que nos lquidos. C - maior nos gases do que em qualquer outro meio. D - independente do meio material no qual se propaga. 10. A ondas so caracterizadas por, comprimento de onda, perodo, frequncia, amplitude e velocidade de propagao. Refere o significado de cada caracterstica e a unidade do SI de cada. Comprimento de onda distncia mnima entre duas partculas na mesma fase de vibrao. A unidade SI o metro, m. Perodo tempo necessrio para qualquer partcula efectuar uma vibrao completa ou ciclo completo. A unidade SI o segundo, s. Frequncia nmero de vibraes de uma partcula por segundo. A unidade SI o hertz, Hz. Amplitude distncia mxima atingida pela onda em relao posio de equilbrio. A unidade SI o metro, m. Velocidade de propagao distncia linear percorrida pela onda num segundo. A unidade SI o metro por segundo, m/s. 11. O que uma fonte sonora. D um exemplo de um receptor sonoro. Fonte sonora um objecto que vibra produzindo som. Um microfone exemplo de um receptor de som. x/cm 12. Considera as seguintes ondas, que tm uma A velocidade de propagao de 340 m/s. Indica: a) a onda a que corresponde o som mais grave. b) a amplitude de cada onda. c) A frequncia da onda B.
d) O comprimento de onda da onda A.

t/s

e) O perodo da onda A a) b) c) e)
d)

A onda a que corresponde um som mais grave a onda B. AA= 2 cm; AB = 1 cm. A frequncia da onda B de f = 1/8 Hz. O perodo da onda A de 4 segundos.

13. Procura justificar porque que: A. Uma rolha de cortia que cai no meio de um lago no se aproxima das margens. B. Os astronautas que foram Lua s conseguiam comunicar entre si atravs de microfones. C. Ouve-se melhor um som atravs do solo do que atravs do ar. A. Porque as ondas no transportam matria apenas energia. B. Porque na Lua no h um meio material para que o som se possa propagar. C. Porque a velocidade de propagao nos slidos maior que nos lquidos.

Cotaes:
1 10% 2 - 6% 3 - 4% 4 - 6% 5 - 8% 6 - 10% 7 - 10% 8 - 6% 9 - 5% 10 - 10% 11 - 6% 12 - 10% 13 - 9%

S-ar putea să vă placă și