Sunteți pe pagina 1din 4

Aulas Particulares de Qumica Prof.

Flvia Wandekoken 9613-3900 Aluno: Bruno

TEORIA ATMICA
Out. 28

1. Idias de Demcrito No sculo V a.C., o filsofo grego Demcrito, argumentava que se um pedao de matria fosse dividido em pedaos cada vez menores, chegaria a uma minscula partcula que no poderia ser mais dividida, a essa partcula ele deu o nome de tomo.

2. Modelo atmico de Dalton Em 1803, John Dalton reviveu a idia dos tomos. Sugerindo que os tomos fossem macios (rgidos), esfricos, indivisveis e eletricamente neutros.

Modelo atmico de Dalton (Bola de bilhar)

3. Modelo atmico de Thomson (1856-1940) Experimento:

Tubo de raios catdicos Observaes: O raio partia do ctodo (-) para o nodo e era desvido pelo campo eletromagntico. Concluses: Raios constitudos por partculas menores que o tomo com carga eltrica negativa, os eltrons; tomo divisvel;

Modelo: Como os eltrons tm carga negativa e o tomo neutro, Thomsom props o seguinte modelo: o tomo constitudo por uma esfera macia e positiva na qual estariam encrustados os eltrons com carga negativa.

Modelo atmico de Thomson (Pudim de passas)

4. Modelo atmico de Rutherford (1871-1937) Experimento:

Observaes
A maior parte das partculas alfa atravessava a lmina sem sofrer desvios. Poucas partculas alfa (1 em 20.000) no atravessavam a lmina e voltavam. Algumas partculas alfa sofriam desvios de trajetria ao atravessar a lmina.

Concluses
A maior parte do tomo deve ser vazio. Nesse espao (eletrosfera) devem estar localizados os eltrons. Deve existir no tomo uma pequena regio onde est concentrada sua massa (o ncleo). O ncleo do tomo deve ser positivo, o que provoca uma repulso nas partculas alfa (positivas).

A partir da experincia de disperso das partculas alfa, Rutherford props seu modelo atmico, semelhante ao sistema solar, onde o ncleo se posicionaria no centro do tomo e os eltrons estariam volta do ncleo.

5. Modelo atmico de Bohr Idias de Bohr: Recebendo energia (trmica, eltrica, etc.) do

exterior, o eltron salta de uma rbita mais interna para outra mais para outra mais externa; a quantidade de energia recebida , porm, bem definida (chamada de quantum de energia). Pelo contrrio, ao voltar de uma rbita mais

externa para outra mais interna, o eltron emite um quantum de energia, na forma de luz de cor bem definida.

Modelo de Bohr: 3

a. b. c.

Os eltrons se movem ao redor do ncleo em um nmero limitado de rbitas bem Movendo-se em uma rbita estacionria, o eltron no emite nem absorve energia; Ao saltar de uma rbita estacionria para outra, o eltrons emite ou absorve uma

definidas, que so denominadas rbitas estacionrias;

quantidade bem definida de energia, chamada quantun de energia.

6. Nveis de energia Estudos posteriores mostraram que as rbitas eletrnicas de todos os tomos conhecidos se agrupam em sete camadas eletrnicas, denominadas K, L, M, N, O, P, Q. Onde cada camada comporta um nmero mximo de eltrons, conforme mostrado abaixo:

S-ar putea să vă placă și