Sunteți pe pagina 1din 46

A escola de Chicago Louis Sullivan

Data: Em 8 de outubro de 1871.

Chicago e o grande incndio

Contextualizao:

Possveis causas:

At hoje no se tem certeza absoluta de como

tudo comeou, mas a verso mais conhecida e divulgada d conta de que o incndio teria comeado numa fazenda, onde uma vaca teria derrubado um lampio a querosene no estbulo, desencadeando o fogo pela cidade, que seria apagado apenas dois dias depois.

O incndio:

Durante este perodo de tempo e at que nuvens

despejassem uma intensa chuva sobre a cidade, que j era a quarta maior do pas, o fogo havia ficado fora de controle. Os bombeiros apenas puderam proteger outras partes da cidade contra as chamas e aguardar a chuva, que finalmente apagou o incndio.

O clima:

No vero de 1871, uma estao de seca fora do

comum e extremamente acentuada, com apenas 25% da precipitao normal do perodo, criou-se o cenrio propcio para um grande incndio. Mesmo antes disso j haviam sido registrados inmeros pequenos incndios na cidade. No dia anterior grande tragdia, inclusive, os bombeiros tinham combatido com xito um incndio de grandes propores em quatro quarteires.

Saldo da tragdia:

300 mortos, 100 mil desabrigados e 200

milhes de dlares de prejuzo, tudo isso espalhado por uma rea de aproximadamente 8km de destruio.

A reconstruo:

Na semana seguinte j comeavam os trabalhos

de reconstruo da metrpole. Chicago atraiu muitos engenheiros e arquitetos de renome, que queriam participar do processo de reconstruo. Frank Lloyd Wright foi um destes arquitetos. Um detalhado plano de planejamento urbano foi criado e implantado e hoje a engenharia e a arquitetura da cidade so conhecidas mundialmente.

Menos de um ano depois do grande incndio, estava pronta a nova Chicago.

A arquitetura que vai surgir

Essa reformulao urbana transforma a cidade numa grande metrpole com edifcios para escritrios, grandes magazines, hotis, adotando novas tecnologias construtivas e novos materiais nos projetos. Uma das inovaes a utilizao de painis de vidro como sistema de vedao.

Na malha quase que inteira a ser construda, explode a especulao imobiliria. A idia ocupar o mximo do terreno e da altura. A volumetria cbica toma conta da morfologia e a rigidez formal e volumtrica, produz edifcios com formas semelhantes que se diferenciam apenas pelos detalhes das fachadas. Na arquitetura, o vidro e a estrutura so o foco de inovao.

A fachada o resultado da ossatura da construo.

A arquitetura tem carter unitrio, principalmente no que diz respeito utilizao do material e adoo de uma nova linguagem e o surgimento da tipologia conhecida como arranha-cu. As vrias indstrias de ferro existentes prximas cidade favoreceram, e ampliaram nessa reconstruo. O esqueleto de ao com paredes de vidraas contnuas.

Os elevadores hidrulicos ou eltricos, marcam a nova forma de projetar.

No pensamento do Movimento Moderno


A partir dessas tendncias, surge uma arquitetura tipo, e o momento em que a arquitetura comea a introduzir uma linguagem nova, com utilizao de novos materiais construtivos e novas tecnologias pioneiras. A Escola de Chicago marca uma ruptura, baseando-se numa arquitetura nova, numa nova tipologia, numa arquitetura tipo, mesclada a um novo sistema estrutural onde a forma segue a funo e definida pela estrutura.

Contexto histrico do surgimento da Escola de Chicago


O surgimento da Escola de Chicago est diretamente ligado ao processo de expanso urbana e crescimento demogrfico da cidade de Chicago no incio do sculo 20, resultado do acelerado desenvolvimento industrial das metrpoles do MeioOeste norte-americano. Como decorrncia desse processo, Chicago presenciou o aparecimento de fenmenos sociais urbanos que foram concebidos como problemas sociais: o crescimento da criminalidade, da delinquncia juvenil, o aparecimento de gangues de marginais, os bolses de pobreza e desemprego, a imigrao e, com ela, a formao de vrias comunidades segregadas (os guetos).

Todos esses problemas sociais (na poca se utilizava o termo "patologia social") se converteram nos principais objetos de pesquisa para os socilogos da Escola de Chicago. O mais importante a destacar que os estudos dos problemas sociais estimularam a elaborao de novas teorias e conceitos sociolgicos, alm de novos procedimentos metodolgicos.

A QUESTO GEOGRFICA
Quanto as questes geogrficas, temos a posio especial de Chicago, porta de entrada e maior entreposto para o mercado agrcola do meio oeste, na medida em que se trata de um entroncamento da principal rede ferroviria e fluvial. Sua localizao geogrfica tornou Chicago o cenrio de importantes trocas comerciais

1 Chicago 2 Boston 3 Nova Iorque 4 Saint Louis 5 Nova Orleans 6 Los Angeles 7 San Francisco 8 Rio Mississipi 9 Rio Missouri. Observe-se a posio central da cidade de Chicago, no cruzamento do eixo comercial e ferrovirio Nova Iorque Los Angeles (2, 3, 1, 6, 7) e do eixo cultural e hidrovirio Nova Orleans Saint Louis Chicago (4, 5, 1, 8, 9).

A QUESTO DEMOGRFICA
Com relao s questes demogrficas, temos a valorizao dos terrenos devido rpida evoluo da atividade terciria (comrcio e prestao de servios), o que provoca a concentrao e a elevao em altura. Houve um grande crescimento demogrfico.

A QUESTO TCNICA
Quanto questes tcnicas, temos a evoluo da estrutura em grade de ferro metlica equilibrada com preciso, o uso do elevador e um aprimoramento geral das tcnicas construtivas.

Imigrao, crescimento demogrfico, delinquncia, criminalidade, conflitos tnicos, seus guetos de diferentes nacionalidades geradoras de segregao urbana, sua concentrao populacional excessiva e suas condies de vida e de infra-estrutura precrias, que favoreceram a formulao da ideia da cidade como problema, que dificulta a articulao de um pensamento com maior grau de abstrao acerca da cidade.

OS PROBLEMAS SOCIAIS

A questo do espao do indivduo na grande cidade


Ecologia humana O conceito de ecologia humana serviu de base para o estudo do comportamento humano, tendo como referncia a posio dos indivduos no meio social urbano. A abordagem ecolgica questiona se o habitat social (ou seja, o espao fsico e as relaes sociais) determina ou influencia o modo e o estilo de vida dos indivduos.

A questo central saber at que ponto os comportamentos desviantes (por exemplo, as vrias formas de criminalidade) so produtos do meio social em que o indivduo est inserido. "se um homem define uma situao como real, ela se torna real em suas consequncias (William I. Thomas) Esta foi a primeira elaborao do conceito de "definio de situao" como elemento crucial para a compreenso da sociedade e da ao social. A Escola de Chicago foi a pioneira no que se refere a tomar a cidade como seu objeto privilegiado de investigao, distinguiuse pela produo de conhecimentos teis para a soluo de problemas sociais concretos, os quais, a cidade de Chicago enfrentava.

Escola de Chicago

A expresso Escola de Chicago, entre 1912 e 1922 refere-se a escolas e correntes do pensamento de diferentes reas e pocas que ficaram conhecidas por serem discutidas e desenvolvidas na cidade norte-americana de Chicago. Por iniciativa de socilogos americanos, professores do Departamento de Sociologia da Universidade de Chicago, surgiu uma srie de propostas de pesquisas e certo nmero de estudos empricos que passaram a ser tomados como ponto de partida e modelos para pesquisadores dos anos seguintes. Teve um papel relevante na histria da criminologia, ao trazer a questo da desorganizao social, e da ecologia criminal (arquitetura criminal). Essa escola foi responsvel por um estudo mais detalhado a respeito de fenmenos sociais que ocorriam na parte urbana das metrpoles, devido ao aumento na imigrao para o Centro e Sul dos Estados Unidos.

Depois de 1922 e se prolongando at 1934, concluiu-se um conjunto de trabalhos de pesquisa animados pela perspectiva delineada por aquelas propostas e os primeiros estudos que as seguiram, utilizando procedimentos, concepes e teorizaes semelhantes. O resultado foi a primeira linha de pesquisa contnua e consistente levada adiante por um grupo de pesquisadores motivados por uma orientao comum. Sua produo, por mais de uma dcada, centrou-se na sociologia urbana e na sociologia do imigrante, das relaes raciais e da condio do negro na sociedade americana, mas abrangeu ainda diversos outros temas.
Mrio A. Eufrsio, professor, doutor do departamento de sociologia FFLCH- USP

Campos de atuao da Escola de Chicago:

Na sociologia, a Escola de Chicago representa um conjunto de teorias cujo principal tema eram os grandes centros urbanos, pela primeira vez estudados etnograficamente. Na arquitetura e no urbanismo, a Escola de Chicago representa um conjunto de ideais e pensamentos sobre o futuro das cidades e do planejamento urbano americanos, desenvolvidos no incio do sculo XX. Na economia, a Escola de Chicago representa uma corrente que defende o livre-mercado. Seu mais conhecido representante Milton Friedman, ganhador do Prmio Nobel de Economia em 1976 . Na comunicao, a Escola de Chicago representa um conjunto de estudos referentes a comunicao social, afirmando que a sociedade um produto da comunicao, que torna possvel o consenso entre as pessoas. Tambm expressa que a comunicao serve, promove ou reprime o conhecimento.

Os incentivos que faltavam:


A criao do elevador.
Otis inventou um dispositivo de segurana em 1852 que possibilitou elevadores muito mais seguros, ao inventar um sistema que impedia uma eventual queda de elevador, caso o cabo de suspenso arrebentasse. Para isso acoplou uma mola resistente de ao preso ao vago que engrenava com uma catraca caso a corda que ia o elevador arrebentasse. Graas ao seu invento as cidades seriam capazes de crescer verticalmente, saltando para o cu, formando os arranha cus.

Elisha Graves Otis


(3 de Agosto de 1811 7 de Abril de 1861)

Patente de Otis

Elisha Otis impressionou multides ao ordenar que cortassem a nica corda que segurava a plataforma onde se encontrava com um machado. A plataforma caiu algumas polegadas, mas parou em seguida. O novo freio de segurana impediu que o elevador se chocasse com o cho, revolucionando toda a indstria. Sr. Otis vendeu os seus primeiros elevadores seguros em 1853.
E. G. Otis demonstrando sua inveno em 1853. Imagem www.ltmcollection.org

A soluo estrutural
Foi William Le Baron Jenney que descobriu a soluo estrutural capaz de suportar cargas e resistir a incndios, pelo revestimento de perfis laminados de ao com elementos metlicos com alvenaria de tijolos. Era a chamada gaiola equilbrada, na qual trocou o ferro fundido, ento soluo vigente, pelo ferro laminado. Graas ao novo sistema, Jenney pode vencer as limitaes da construo com paredes portantes, que poderiam chegar a grandes espessuras.

William Le Baron Jenney (25 de Setembro de 1832-1814 junho 1907)

Detalhe da grade estrutural, concebida por Le Baron Jenney para compor a gaiola estrutural.

A questo do peso na construo

Abobadilha tradicional de tijolos macios e abobadilha de lajotas cermicas.

Outro engenhoso avano estrutural seria a substituio das antigas abobadilhas de tijolos macios, que pesava cerca de 375 kg/m, por abobadilhas feitas em lajotas cermicas, cujo peso se reduzia para aproximadamente 175 kg/m.
A abbada uma cobertura cncava. Caracteriza-se por um teto arqueado, usualmente constitudo por pedras aparelhadas, tijolos ou beto. um elemento pesado e que gera vrios impulsos, em diversas direes, que devem ser equilibrados ou apoiados. Assim, enquanto que as foras verticais se distribuem pelas paredes ou pelos arcos e pilares, os impulsos horizontais so contidos atravs do uso de contrafortes ou arcobotantes.

Considerado o primeiro edifcio da Escola de Chicago, constituase em um pao anterior gaiola de ao, com pilares de ferro fundido e vigas de madeira. A grande evoluo esttica j se anunciava, com as janelas de piso a teto.

Edifcio Leiter I. William Le Baron Jenney. Construdo em 1879. Demolido em 1972.

A questo do decorativismo

Loja de Departamentos Marshall Field & Co. 1882. Henry Hobson Richardson.

O prximo passo seria desprender-se do decorativismo historicista vitoriano. Isso se tornaria lei no pensamento da arquitetura moderna:eliminar completamente os apliques decorativos, exteriorizar os elementos estruturais, para tornar evidente a leveza e a verticalidade da poca O detalhe praticamente inexistente, mas quando existe, os ornamentos podem ser do tipo, clssico, gtico, romanesco, renascentista, sullivanesco ou Art Nouveau.

Exposio Colombiana de Chicago de 1893.


Traio de Burnham.

A Escola de Chicago recebe um golpe mortal com a Exposio Colombiana de 1893, evento que comemorava o quarto centenrio da descoberta da Amrica, ocorrida nesta cidade. Este episdio conhecido como a Traio de Burnham. Daniel Burnham, que j havia assinado importantes edifcios, principalmente associado a John Root, encarregado de projetar a exposio deu a esta traos neoclssicos, abandonando a tendncia construtivista em pleno florescimento nos dez anos anteriores. Foi um retrocesso a volta ao conceito neoclssico de cidade, horizontal e formalista, quase com um expiao ao pecado bblico de aspirar aos cus. Somente dcadas mais tarde a experincia de Chicago seria avaliada com justia, sendo uma das mais importantes reflexes a do prprio Sullivan, que publicou em 1922, um ano antes de sua morte, seu ensaio crtico: A autobiografia de uma idia.

Exposio Colombiana. 1893.

Imagens www.teslasociety.com/beautifulnyc.htm

3 de setembro de 1856 Nasce em Luis Sullevan;

Biografia:

Louis Sullivan

Em 1872 - Aps o curso regular, ingressou no Instituto Tecnolgico de Massachusetts;


Em 1874 Viajou Europa, com a idia de estudar em Paris, onde participou, na cole des Beaux Arts Em 1875 Retorna Chicago, quando trabalhou como projetista para diversas firmas;

Em 1881 - Fundou em Chicago, com o engenheiro Dankmar Adler, a companhia Adler and Sullivan, que construiu mais de cem edifcios;
1886-1889 - A primeira grande obra de Sullivan como arquiteto foi o Auditorium Building de Chicago;

1900 - Edifcio Wainwright de Saint, que consagrou Luis Sullevan;


Em 1895 Rompe sua associao com Adler; Entre 1899 e 1904 - dedicou-se construo dos grandes armazns Schlesinger & Mayer; A partir do fim da dcada de 1910 Houve reduo na procura por seus projetos; 14 de abril de 1924 morre Luis Sullevan em Chicago.

Louis Sullivan foi autor do movimento conhecido como Movimento sullivanesco, cujas caractersticas principais contriburam muito para o movimento moderno que se d principalmente pela "forma segue a funo o que se torna lei no modernismo. Este o ato de se retirar os elementos decorativos das fachadas.
Louis Sullivan consolidou um novo modelo de edifcios de escritrios, em forma de arranha-cus, no qual aplicava um esquema compositivo de raiz classicista que acentuava a expanso vertical do volume.

Edifcio Wainwright

No edifcio Wainwright, em St. Louis (1890-91), Sullivan se utiliza de uma organizao tripartite clssica embasamento com trreo e mezanino, corpo intermedirio de articulao vertical e o coroamento com um pavimento atico, como pavimento de mquinas. Esta obra assinala o nascimento do arranha-cu como tipologia independente.

Edifcio Wainwright, em St. Louis (1890-91) Adler e Sullivan

Edifcio Auditorium.

No Auditorium, a influncia de Richardson se torna ainda mais patente. Neste edifcio os projetistas envolvem um auditrio com um edifcio comercial.

Edifcio Auditorium. 1889. Adler & Auditorium. Seo transversal. Imagem Sullivan. http://www.prairiestyles.com/im http://upload.wikimedia.org/wikipedia/common ages/architects/sullivan_l/auditorium.jpg s/

Edifcio Auditorium. Interior. Imagem www.answers.com/topic/proscenium

Carson, Pirie & Scott

O Sullivan Center, formalmente conhecido como Carson, Pirie & Scott um prdio comercial em Chicago. Foi desenhada por Louis Sullivan em 1975 e construdo em 1899 para a firma Schlesinger & Mayer e comprada pela Carson Pirie Scott em 1904. Desenvolvido por causa do incndio de 1871, em Chicago. O edifcio notvel pela sua estrutura de ao-moldado, o que permitiu um aumento dramtico na rea da janela criado por janelas-sacada mais largas, permitindo maior quantidade de luz para o interior do edifcio. Isto proporcionou maior mostra da mercadoria, melhor trfego de pedestres e foi criado a idia de mostrar o produto na calada.

Sem dvida esta a obra mais representativa da Escola de Chicago. O espao interior definido por superfcies contnuas no se diferenava tanto dos congneres. A originalidade est na fachada, constitudo de uma retcula tensa de horizontais e verticais que enfatiza a estrutura do edifcio criando um dos padres de composio de fachada mais caractersticos: a grade fenestrada.
Edifcio Carson, Pirie & Scott. 1899. Adler e Sullivan. Imagem http://www.prairiestyles.com/images/archi tects/sullivan_l/auditorium.jpg

O preenchimento desta grade estrutural se d com as janelas conhecidas como Janela Chicago: um retngulo de dominncia horizontal, dividido em trs a parte central fixa e as laterais com janelas tipo guilhotina. Em contraste deliberadamente buscado a esta composio to comedida se introduz uma filigranada e festiva ornamentao orgnica de ferro fundido, nos pavimentos inferiores.
Edifcio Carson, Pirie & Scott. Entrada.

CRONOLOGIA
1804 1830 Fundao do Forte Dearbon ( posto militar ao sul da foz do Rio Chicago) Implantao da malha urbana de Chicago.

1833
1853 1857 1861-65 1864 1870 1871 1879 1893

Divulgao o sistema Baloon Frame, sistema de construo industrializado inventado por George Washington Snow.
Inveno do elevador. Elisha Graves Otis instala em Nova Iorque o primeiro elevador de segurana a vapor. Guerra da Secesso ( guerra civil ocorrida nos EUA.) Primeira utilizao de elevador Otis em Chicago. C. W. Baldwin inventa e constri em Chicago o primeiro elevador hidrulico. Chicago quase completamente destruda por um incndio. William Le Baron Jenney constri o primeiro edifcio alto em estrutura metlica, o Leiter Building I. Exposio Colombiana de Chicago. A Traio de Burnham.

RESUMO CONCLUSIVO:
As principais caractersticas presente na arquitetura dos edifcios do movimento conhecido como a Escola de Chicago so: Paredes deixam de ter funo estrutural; Janelas normalmente retangulares e a rea do vidro pode exceder as paredes. Estruturalmente expressa atravs de telhados planos, frentes simples e padronizao das janelas; Queriam fazer uma nova arquitetura; Utilizao de ao e vidro; Exteriorizao dos elementos estruturais; Eliminao dos apliques decorativos;

http://torinoblog.blogspot.com/2010/10/o-grande-incendio-dechicago.html http://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=eH6698F4Y4gC&oi=fnd&pg=PA13&dq=surgimento+da+escola+ de+chicago&ots=zbjOx8mD8M&sig=jtF4H1ibG8LYQ8FVeHYK0nPlEQ#v=onepage&q&f=false http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=2k1kGrBCx0C&oi=fnd&pg=PA14&dq=A+escola+de+Chicago+e+Louis+Sullivan&ots= aSHfL-VkrA&sig=IndpGHx48mP0hS8qt8jQ_sxe3mE#v=onepage&q&f=false http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010493131996000200008 http://www.biografiasyvidas.com/biografia/s/sullivan.htm http://translate.google.com.br/translate?hl=ptBR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/William_Le_Baron_Jenney&ei= Y1GrTbX8L8HLgQfR39zzBQ&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved =0CCkQ7gEwAA&prev=/search%3Fq%3DWilliam%2BLe%2BBaron%2BJenn ey%26hl%3Dpt-BR%26prmd%3Divns http://www.biografiasyvidas.com/biografia/s/sullivan.htm

Recursos Bibliogrficos

UEG- UnUCET DATA: 18/04/2011. Acadmicos: Nayara Arajo de Assis Digenes Fidel Thiago Matria: Histria da Arte 2 Professora: Cludia

S-ar putea să vă placă și