Sunteți pe pagina 1din 25

Histrias entre Distritos

Braga
Num dia, numa pequena regio ao p do Minho chamada Braga, em pleno Carnaval, Mesquita Machado e Joo Rodrigues Catalo encontraram-se, e sorriram um para o outro. E Mesquita Machado perguntou: - Queres vir comer um pudim abade de Priscos? E Joo Rodrigues disse: - Sim, estou cheio de fome! Dirigiram-se ao restaurante, comearam a comer e a falar. Falaram sobre os assuntos polticos do pas, pois ambos tinham sido presidentes da cmara. Daqui surgiu uma conversa estranha sobre o Pas, de tal modo estranha, que decidiram ir dar a volta a Portugal para verem como estava. O ponto de partida foi Leiria. Quando l chegaram, assistiram festa da Senhora da Vitria em Alcobaa. Depois de uma grande festa, foram comer uma broa de milho que adoraram. No almoo, decidiram ir ao Mosteiro da Batalha, onde viram o tmulo de D. Joo I, seus filhos e D. Filipa de Lencastre, sua esposa. Souberam da histria do Mosteiro e acharam que era interessante e muito cultural, de tal modo curiosa que ligaram aos seus filhos para estes verem o Mosteiro da Batalha e o castelo de Leira, um dos melhores monumentos de Leiria.

Depois disseram um para o outro: - Nunca vou esquecer este lugar! Decidiram comprar um jornal para saber o que passava, naquele dia em Portugal e no mundo. Repararam que, em Viana do Castelo, ia haver um jantar vnico com comida tradicional, como por exemplo, uma Santola no barro. Mesquita e Joo quiseram ir jantar a esse tal jantar restaurante. Quando comearam a comer acharam delicioso. Durante o jantar mostraram ranchos folclricos para entreterem os clientes. Depois fizeram um teatro sobre a Lenda das Cinco Badaladas. E comearam a narrar: - Era uma vez um homem chamado Bartolomeu, nascido em Lisboa, no sculo XVI e batizado na igreja de Mrtires, de que passou a ser devoto .... No entanto os dois tiveram de ir embora. No dia seguinte, lembraram-se de ir igreja onde Bartolomeu Dias nasceu. Chegaram e foram para o hotel Tivoli. No dia seguinte, depois do almoo, foram ao Panteo Nacional, o local onde entre outras pessoas, est sepultada a fadista Amlia Rodrigues. Jantaram no shopping, beira da estao de comboios chamada estao de Santa Apolnia. No dia seguinte, foram ao Palcio de Belm, ao lado de uma pastelaria onde comeram uns fresquinhos e deliciosos pastis de belm. Regressaram a Braga, depois de dois dias muito bons.

Bartolomeu Dias, Mesquita Machado e Joo Rodrigues cruzaram-se os trs e foram para Bragana. Durante viagem comeram um folar e quando chagaram ao seu destino foram comer a casa de um amigo muito simptico. Comeram enchidos e feijoada trasmontana. noite, foram ver a encomendao das almas . No dia seguinte, foram ver a festa dos rapazes em que os solteiros, com mais de 16 anos, compram para toda a populao, um chibo, ou vitelo, para as raparigas o cozinharem na noite de 5 de janeiro. De seguida, foram descoberta de monumentos de Portugal inteiro. A primeira cidade onde foram ver monumentos, foi o Porto. Aqui viram a Torre dos clrigos, a S catedral do Porto e a estao de S. Bento. Depois deste passeio, foram jantar: comearam por um caldo verde e, de seguida, umas tripas moda do Porto. Aps o jantar, foram para um hotel descansar. No dia seguinte, foram visitar mais monumentos, entre eles a ponte D. Lus, a qual gostaram muito. Ao almoo comeram francesinha e beberam um delicioso vinho do Porto. De noite foram para um hotel de 4 estrelas que se chamava Clip hotel. Na manh seguinte, conheceram 3 pessoas do Porto: Soares dos Reis, Almeida Garrett e Teixeira Lopes. Soares dos Reis perguntou se eles queriam conhecer mais pessoas importantes do Porto e eles responderam que sim.

Joo e Mesquita ficaram muito felizes, e claro que perguntaram onde gostariam de ir primeiro. Em coro os 3 responderam: - Ns gostaramos de ir a Braga!!! - A srio?- perguntou o Joo. - Sim, porque no? - disse Almeida Garrett. - Nada, curiosidade respondeu. No durou muito at se reunirem e decidirem se l iam novamente porque queriam descobrir, mas no repetir. Mal chegaram a uma concluso, transmitiram-na e todos ficaram contentes. Perceberam que, apesar de j conhecerem a cidade, sabem que um distrito pode ter muitas coisas desconhecidas a visitar.

Filipa M., Ins R. e Leonor

Bragana
Certa madrugada, Miguel Torga estava a dormir e acordou com um cantar do galo, algo estranho. Assustado, levantou-se e foi ver o que se passava. Abriu a janela do quarto e reparou que estava algum l fora. Esfregou os olhos e reparou que era uma personagem algo estranho, parecia um diabo!!! - O que estar ali a fazer?! Quando reparou que estava a ser observada, a pessoa estranha fugiu. Miguel, fechou a janela e voltou a dormir. J o sol ia alto, quando Miguel acabou o pequeno-almoo: uma chvena de caf com leite e um rico folar transmontano! Pegou na mochila e foi at l fora averiguar o que tinha visto ao amanhecer. Quando chegou reparou que, naquele local, onde anteriormente no existia nada estava agora uma estrada e uma ponte, mas esta no estava concluda. - Como possvel isto aparecer da noite para o dia? Depois de muitos amanheceres cheio de medo Miguel Torga, decidiu fugir para Braga porque estava cada vez mais assustado, pegou nas malas e partiu. Quando chegou l tudo era diferente: mais calmo! Nenhuma das madrugadas passadas em braga se comparava com as de Bragana. Em Braga arranjou trabalho e amigos. Depois de muito tempo passado, habitou-se a braga e no saiu de l. Um dia, cansado do trabalho, foi comer um bacalhau moda de Braga.

No restaurante, ouviu, na mesa ao lado, um grupo de amigos que falavam sobre Braga. Como a conversa era interessante, no resistiu e pediu para se juntar ao grupo. Aqui, Miguel Torga ficou a conhecer algumas tradies de Braga como, por exemplo, a Semana Santa, tocar cavaquinho e os panos de linho. No fim, recebeu um bilhete para ir Pedreira, ou seja, ao Estdio Municipal de Braga, ver o jogo do Sporting de braga. Depois estranhou e perguntou a um dos amigos: - Quem s tu? Tu s-me familiar - Eu no te conheo! - respondeu o amigo - J sei! s o tal rapaz que me assustou naquela madrugada - estranhou o Miguel. A partir da, no esteve muito mais tempo com esse grupo de amigos. Entretanto, quis conhecer mais sobre a cidade e foi ao castelo. Ao fim do dia, comeu uma posta muito deliciosa. Mas, um certo dia, encontrou novamente o grupo e disse: - Vocs assustam-me e s encontro uma soluo: fugir para o porto! E assim fez, foi para o porto. Quando l chegou tratou de alugar um quarto no clip hotel. De madrugada, ouviu trs vozes, e decidiu ir varanda ver quem era e o que se passava l fora. Ento viu no meio da rua trs homens:

Almeida Garrett, Teixeira Lopes e Soares dos Reis. Miguel torga assustou-se ainda mais do que em braga, pois pensava que estava a ver trs espritos. Ficou muito assustado, mas foi-se deitar outra vez. - No te assustes, ns no te queremos fazer mal! Quando Miguel Torga saiu de casa, perguntaram-lhe como que ele se chamava e de onde vinha. Ele disse que se chamava Miguel Torga e que vinha de Braga. Eles ficaram amigos e foram passear ao Palcio da Bolsa. Quando j era de noite, Miguel ouviu novamente essas vozes. Ento ele decidiu ir para Lisboa. No dia seguinte, chegou l e ficou impressionado com o que viu. Mais impressionado ficou quando, no dia seguinte, conheceu Anbal Cavaco Silva. Miguel ficou muito contente por ter falado com ele. J mais tarde, Miguel andava a ver se conseguia ouvir outra vez as vozes. Depois de ter conversado com trs amigos da escola, decidiu-se que o Miguel ficaria em paz a vida inteira. Ento, ele e os amigos foram festejar a Leiria. Comearam por comer uma grande refeio: arroz em negritos e lentriscas. Gostaram muito e foram-se divertir na festa da Santa Iria. Ficaram a saber que Leiria era uma das melhores cidades do grande Portugal mas, com muita pena e tristeza, tiveram que sair de l. Pelo caminho, Miguel, encontrou D. Afonso III que lhe disse: - Ol, est tudo bem? - Sim, e consigo?

- Tambm! - Olhe, eu vou para Viana do Castelo, e o senhor? - Tambm vou! - Ah! Que coincidncia! Ento foram os dois juntos para Viana e, durante a viagem, falaram que nem uns papagaios. - O que veio c fazer? perguntou D. Afonso III. - Eu vim comer a comida tradicional de Viana do Castelo. respondeu Miguel. Todas as pessoas sabem que a principal comida de Viana o arroz de sarrabulho, mas os outros pratos tambm so bons. Quando chegaram ao restaurante, estavam a contar a lenda de monte dor. - Esta lenda parece ser interessante. - disse Miguel. - Tem razo! - respondeu D. Afonso III. Infelizmente, tinham de voltar para Bragana. Mas tinham gostado muito desta aventura.
Franklin, Joo Lus e Pedro

Leiria
Era uma vez uma mulher grande, pobre, feia e com cabelos crespos, chamava-se Brites de Almeida. Um dia, decidiu ir a Leiria comer uma Chanfana da Chaina (um guisado com carne de cabra). Foi comer a um restaurante que ficava perto das Grutas da Moeda. Quando terminou, foi visitar as Grutas. Aqui havia moedas e, Brites de Almeida, retirou duas moedas e fugiu. Perseguiamna muitos guardas e Brites refugiou-se no meio da procisso do Senhor dos Passos. Com tanta correria, decidiu ir ao Castelo de Leiria para apreciar artes. L encontrou o seu amigo D. Joo I e apaixonou-se. Estava to apaixonada, que foi ao Mosteiro de Alcobaa e, olhando para Pedro e Ins, desejou que quando morresse ficasse ao lado de D. Joo I. Brites de Almeida pergunta a D. Joo I se queria ir para Bragana. Ele aceitou e ento comearam a visita a este distrito pela vila de Carrazeda de Ansies e de seguida foram para aldeia de Zedes. Comeram um folar e beberam um vinho com a marca Mascato como lanche da manh. O sino da igreja estava a tocar e isso lembrava o mau momento de Brites de Almeida.

Passado meia hora foram almoar num restaurante e comeram posta mirandesa e feijoada Transmontana. Terminado o almoo, foram dar um passeio. D. Joo I fingia que no se passava nada, mas sentia que estava a ser observado. Os guardas apareceram frente dele e Brites de Almeida ficou com um ar assustado e preocupado. Esta preocupao desapareceu quando, ali ao lado, viu um restaurante e foi buscar feijoada transmontana. Enquanto D. Joo I os distraa, Brites de Almeida atirou a feijoada aos guardas e estes ficaram sem conseguirem ver. Brites de Almeida e D. Joo I correram a fugir e, para os guardas no os encontrarem, foram para a Torre de D. Chana. Pelo caminho encontraram a Priso das Bestas e vestgios do Castelo de Bragana. Como no se sentiam seguros, fugiram para Braga. Com os vestgios encontrados pelo caminho, juntaram todas as peas, e viram que era a imagem da Citnia de Briteiros. Em Braga, encontraram mais vestgios. Como as acharam interessantes, juntaram todas as peas e formaram a palavra bacalhau moda de Braga. Como essa palavra lhes abriu o apetite, decidiram ir comer um bacalhau moda de Braga. Enquanto almoavam, olharam pela janela e repararam que estava a acontecer a Semana Santa. Acharam to interessante que decidiram participar. Eles queriam saber uma lenda e ento conheceram a lenda do Galo de Barcelos.

Quando a noite chegou, foram procurar casas e encontraram uma desabitada. Decidiram acampar, s que ouviram um barulho estranho. Esse barulho estranho, tratava-se de uns rdios antigos que estavam ligados. Quando chegaram sala, viram uma senhora a varrer o cho e perguntaram: -Como se chama? -Chamo-me Aldara. -Esta casa sua? - Perguntou Brites. - No, esta casa pertence ao D. Lapa e sua esposa D. Ana. - Podemos ficar aqui um bocadinho? - Perguntaram eles. - Podem sim. Todos felizes, puseram a conversa em dia. Acontece que Aldara tambm se apaixonou por D. Joo I e tinha inveja de Brites. Mas Aldara sabia que seria difcil de conquistar D. Joo I. Mas, numa manh de primavera, Aldara saiu rua e viu D. Joo mas, como de costume, nem olhar resultou. - Basta! Eu tenho de agir! - Decidiu Aldara. Tocou no ombro de D. Joo I e disse: - Ol, como estais? - Quem sois vs, minha dama? - Perguntou ele.

- Eu sou Aldara!!! - Disse. - Penso que vs me conheceis - Completamente! Aldara perguntou a D. Joo I se queria ir a Lisboa e ele disse: -Pode ser, eu quero ir contigo. Na viagem eles viram muitas coisas: animais, plantas, rvores, arvoredos, casas e igrejas. Quando chegaram a Lisboa visitaram a Torre de Belm. Gostaram tanto que, noite, regressaram Torre e depois foram a uma pastelaria l perto comer pastis de Belm. No dia seguinte, foram ao Panteo Nacional onde estava a Amlia Rodrigues. Ento eles escreveram, num papel, o que tinha acontecido neste dia to feliz e divertido. D. Joo I, quando acabou de visitar Lisboa, decidiu ir visitar as maravilhas do Porto. Quando chegou, decidiu ir visitar a Estao de S. Bento. Foi almoar francesinhas, acompanhada por vinho do Porto pois gostava muito dessa combinao. Depois de comer foi Torre dos Clrigos e Igreja dos Clrigos. Como j estava muito cansado de subir tantas escadas, alugou um quarto no Holiday Inn. Mas antes de ir descansar, foi comer umas fantsticas tripas moda do Porto. No dia seguinte, D. Joo I foi visitar a ponte de D. Maria e a ponte de D. Lus. Mas ainda no estava satisfeito por isso decidiu visitar uma das maiores casas do Porto: a casa de Almeida Garrett. Mas depois viu que estava cansado e deixou a visita para outro dia. Catarina L., Erica e Ins C.

Lisboa
No tempo de D. Afonso Henriques havia uma lenda chamada A lenda dos sete ais. Quando D. Afonso Henriques ia enfrentar os cinco reis Mouros, antes da batalha, tinha rezado a Deus para vencer. Essa batalha ficou conhecida como Batalha de Ourique. No reinado de D. Jos I, o seu ministro Marqus de Pombal, aps o terramoto de 1755, ajudou a reconstrui a cidade. Havia um ditado que dizia Cuidar dos feridos, enterrar os mortos e reconstruir a cidade. beira do Palcio de Belm h uma pastelaria que vende uns deliciosos pastis de Belm. Os Lisboetas tm outro apelido que os Alfacinhas por comerem muita alface com muitas variedades de peixe. O ms de junho o ms mais apropriado para almoar sardinhas e tambm o ms dos santos populares, onde o mais conhecido o S. Antnio, celebrado a 13 de junho. No Panteo Nacional, entre outras pessoas, est sepultada a fadista Amlia Rodrigues. Numa sexta-feira, o esprito de Amlia Rodrigues foi a Viana do Castelo visitar um primo que morava beira de Ponte de Lima. Ao jantar, comeram um bacalhau Viana do Castelo e, como sobremesa, um leite creme com acar bem queimadinho por cima. No fim do jantar, o primo contou a lenda do D. Sapo. Amlia achou engraado o nome da lenda, mas achou o D. Sapo muito cruel.

Amlia teve que ir embora para o Panteo, mas tinha gostado muito da visita ao primo. Quando estava a ir para o Panteo Nacional assistiu a uma festa de vaca das cordas. Ficou com pena da pobre vaca pois esta tinha cordas presas aos cornos. Para assustar as pessoas e para largar a vaca, fez de fantasma assustador. No fim de tudo isso, decidiu ficar mais umas semanas em Viana de Castelo. Depois de umas semanas em Viana de Castelo, decidiu ir visitar a cidade do Porto. Quando chegou, foi visitar a S Catedral do Porto e viu um homem que lhe perguntou: - Como se chama e de onde vem? - Chamo-me Amlia Rodrigues e venho de Viana de Castelo. - E voc? perguntou Amlia Rodrigues . - Chamo-me Soares dos Reis e sou um homem muito importante e conhecido do distrito do Porto. - Ah! Eu sou uma fadista muito famosa. - respondeu Amlia. - Queres ir visitar um monumento muito importante? - Sim, quero. - Ento vamos!

Quando acabaram de visitar foram almoar tripas moda do Porto. Amlia Rodrigues achou que estava muito bem, por isso teve muita pena de no poder ficar. - Fica bem! - disse lhe Soares dos Reis. - Tu tambm. Gostei muito deste dia. Depois de Amlia Rodrigues ter sado do Porto, decidiu ir a Leiria assistir festa da Romaria da Nossa Senhora do Fetal. Depois da festa, encontrou D. Dinis e convidou-o para ir comer leito. Decidiram ir logo e, de seguida plantar o pinhal de Leiria. Gostaram muito de o plantar e para celebrar foram s grutas de Santo Antnio. Era linda e muito interessante. Foram comer frutos do mar e a sobremesa. Depois, Amlia Rodrigues, disse: - Muito obrigada por esta comida deliciosa. Agora vou para outra cidade de Portugal chamada Braga que, tal como Leiria, muito bonita. - Muito bem! At outro dia. disse D. Dinis. Depois de 4 horas de viagem chegou l e alugou uma casa. Amlia Rodrigues foi cantar onde se festejava o carnaval. Aqui encontrou um caf muito acolhedor onde comeu pudim moda de priscos para cear. De manh, quando acordou na casa que tinha alugado, foi comer fidalguinhos moda de Braga. De repente, o telefone tocou.

Ela atendeu e era D. Joo I. que lhe perguntou se queria ir com ela visitar a S Catedral de Braga. Quando D. Joo chegou, foram visitar a S Catedral e l descobriram vestgios passados que ningum ainda tinha encontrado. Logo a seguir, foram ao Panteo Nacional e viram bastantes coisas, e como no poderia deixar de ser, no podiam deixar de comer sardinhas assadas. Quiseram tambm ir ao Mosteiro dos Jernimos onde viram lindas coisas. Foi o momento que mais gostaram! Foram descansar num banco que havia na rua e aproveitaram para comerem um gelado. O dia estava lindo mas, de repente, comearam a vir umas nuvens grandes e pretas. Decidiram ir embora para casa descansar. Enquanto chovia jogavam s cartas. Continuaram a jogar s cartas e Amlia Rodrigues sugeriu a D. Joo I que podia telefonar para o seu importante amigo Soares do Reis. Assim, os trs iam todos juntos para Bragana. D. Joo I concordou e Amlia Rodrigues ligou para Soares dos Reis. Como ele tambm concordou fizeram as malas e partiram para Bragana onde foram comer um folar. Depois, noite, foram ver a encomendao das malas e dormiram numa casa alugada. Ao almoo comeram posta Mirandesa e, de tarde, foram ver a festa dos rapazes. noite estiveram a contar histrias e lendas como a Lenda de Abreiro, Lenda de Aguieiras, Lenda da Fonte do Bispo e Lenda da Flor que nasceu na Lama. No dia seguinte, os trs foram a Viana do Castelo.
Toms, Vasco P. e Vasco R.

Madeira
Ana de Harfet era uma bela jovem casada com o D. Jorge, inaugurador da esttua ao trabalhador Madeirense. Mas, na grande inaugurao da esttua, os seus olhos focaram-se na figura de um rapaz muito bem parecido. Ento Ana perguntou: - Como se chama? - Eu sou o Cristvo. - respondeu. - Ento e voc? - , no se incomode, eu apenas me chamo Ana de Harfet. - disse ela com as bochechas a corar. Logo de seguida, Ana disse: -Tenho mesmo de me ir embora, o meu marido est a chamar. Cristvo, ao ouvir isto, ficou triste. Mas Ana reparou. Todos se comearam a rir! Mas Ana de Harfet no! Pegou no brao de Cristvo Colombo e foram os dois comer espetada em pau de Louro. Passado algum tempo, chegou l o Teixeira Lopes com um prato de bacalhau gomes de s, na mo direita, e um copo de vinho do porto, na mo esquerda, e perguntou: - Aqui tambm h vinho da Madeira? - No, no h - respondeu Ana de Harfet. - Querem ir para o Porto e ver o que existe l? perguntou Teixeira Lopes.

-Sim, ouvi dizer que era muito bonito.- respondeu Ana de Harfet. Quando l chegaram foram logo ver a Estao de So Bento e depois foram almoar. Ana de Harfet disse a Teixeira Lopes que aquilo era muito lindo e que tinha muita pena de no morar l. Tantas coisas bonitas para ver! Mas, estava na hora de Ana de Harfet voltar para sua casa. Um dia depois, Ana de Harfet gostava de saber o que acontecera e o passado da histria de Portugal, no Porto. Comeou a imaginar, imaginar at que se baralhou toda com a histria que Teixeira Lopes lhe tinha contado. As tradies, os monumentos, os costumes, os reis, as lendas, a economia, as terras conquistadas e muito mais. Ana de Harfet decidiu convidar Teixeira Lopes para fazer uma visita a Lisboa. - Ol, Teixeira Lopes, est tudo? Era para te convidar para ir a Lisboa. - disse Ana de Harfet. - Sim! - disse Teixeira Lopes. Chegando a Lisboa foram para o hotel Tivoli, depois foram visitar o Mosteiro dos Jernimos e o Palcio da Pena, em Sintra. Aps a estadia em Lisboa, Ana de Harfet e Teixeira Lopes foram para Bragana. Como chegaram com fome foram logo comer um folar. Passaram pela festa dos rapazes e depois, noite, foram comer enchidos regionais. Era uma noite de lua cheia e foram para a torre de D. Chama. Ouviram passos de pernas de uma cabra e viram uma sombra montante. Esconderam-se num quarto, as pernas da cabra arrombaram a porta e esta foi-se embora. No foram vistos, porque se esconderam no armrio e acabaram por adormecer l. Quando o sol nasceu, acordaram e, com cuidado, foram observar a casa. Aqui encontraram uma mulher que lhes contou que era uma guardi. Assim, atacava os intrusos e que no podiam sair da Torre porque era obrigada a proteger um clice de ouro. Teixeira Lopes e Ana de Harfet pegaram numa armadura e equiparam essa mulher. Teixeira Lopes foi buscar o clice de ouro, e todos conseguiram sair. Ana de Harfet e Teixeira Lopes decidiram ir a Leiria para conhecer mais tradies de Portugal. Comearam por comer carne de porco e verduras moda de Leiria. Foram depois ao Mosteiro de Alcobaa e adoraram muito essa visita prolongada, mas muito informativa e divertida. Foram tambm s grutas de Sto. Antnio que eram muito escuras e muito brilhantes.

Muito interessante para eles, foi tambm foi a festa de S. Simo e de S. Anto. - Gostei muito desta visita! - disse Teixeira. - Tambm eu gostei destas visitas concluiu Ana de Harfet. - Anda, agora vamos viajar para Viana do Castelo, que tambm uma cidade bastante bonita. Ento seguiram viagem. Quando chegaram, estavam famintos. Decidiram ir almoar a Viana do Castelo um delicioso bacalhau Viana. No fim, foram dar uma volta e Ana decidiu comprar uma imagem de recordao sobre a festa da Sr. da Agonia. Feita a digesto, foram dar um passeio beira rio e acharam-no muito bonito. Depois foram a um centro turstico, saber mais sobre o rio Minho. Descobriram que o Minho tinha 300 km, a sua nascente era na serra de Meira e que a sua foz era o Oceano Atlntico. Depois quiseram saber sobre o rio Lima mas, infelizmente, essa informao no estava disponvel. Estava na hora de voltar para a sua cidade natal, mas ainda queriam fazer mais uma viagem por Portugal. Foram a Braga, pois uma linda cidade, visitar a Citnia de Briteiros e comer papas de sarrabulho e rojes.

Como gostavam de saber sobre rios foram ao vale do rio Douro e ficaram a saber que media 850 km, a sua nascente na Serra de Urbion e a foz na cidade do Porto (Oceano Atlntico). Tambm foram visitar o Pao Episcopal de Braga onde se encontra um jardim dedicado a Santa Barbara. A guia ofereceu-lhes um lanche no pao. Este estava recheado de pudim abade de priscos, fidalguinhos de Braga e toucinho do cu. De seguida foram dar um passeio e, quando olharam, viram que j eram vinte horas, a hora do jantar. Ento decidiram ir comer arroz de pato moda de Braga. Depois de tantos mistrios, a viagem por Portugal acabou. Ana Filipa, Catarina U, Clara e Joana

Porto
Era uma vez o Senhor de Matosinhos, que morreu na festa de S. Joo porque bebeu muito vinho do Porto. At que, Almeida Garrett foi festa de S.Gonalo e viu que l se podia comer uma deliciosa francesinha com azeitonas por cima.No Porto, Valongo foi Torre dos Clrigos mas, para isso, teve que passar pela ponte D.Luis onde encontrou Susana que ia ver o Teatro Nacional de S.Joo. Depois de sarem do Teatro foram ver o Palcio da Bolsa. S. Joo foi com S. Gonalo vera S Catedral do Porto e depois beberam um vinho do Porto, mas acompanhado com uma deliciosa francesinha com molho. Susana comeu bacalhau Gomes S e caldo verde.Foram de metro at estao de So Bento. Muito contentes foram ver a Torre dos Clrigos e adoraram o monumento. Passado algum tempo, Susana e Valongo quiseram descobrir mais sobre o Porto. Para isso decidiram andar de carro eltrico e no famoso metro. No fim da viagem comeram as boas tripas moda do Porto. Ao fim de algum tempo,eles comearam a achar o Porto um local onde realmente podiam viver e passar muito tempo da sua vida. No dia seguinte, j tinham feito a mala e alugado uma casa. Eles decidiram descobrir mais sobre Portugal e foram at muitas cidades, mas nunca vo esquecer esta grande aventura na cidade do Porto. uma cidade muito bonita!

Valongo e Susana decidiram visitar Leiria para conhecerem alguns dos belos monumentos. Um dos monumentos que visitaram foi o Castelo de bidos. Perto desse Castelo,estavam a celebrar a festa da Semana Santa. Depois de uma grande festa decidiram ir a um restaurante comer uma bela carne de porco. Estavam com a barriga cheia, mas decidiram ir festejar o Festival Anual de Msica, muito conhecido em Leiria. No fim, encontraram D. Gonalo e ficaram muito contentes com essa honra. Depois foram com D. Gonalo viajar para Braga porque o seu objetivo era conquistar terras portuguesas. Quando chegaram l, foram ver um teatro onde era representada a lenda do Galo de Barcelos. Depois,para recordar tempos antigos, foram visitar a Citnia de Briteiros. Para acabar bem o dia foram comer Bacalhau Gomes de S. No restaurante puderam assistir ao festejo da Pscoa, pois estavam em tempo disso. No dia seguinte, comeram ao pequeno almoo Pudim abade de Priscos. Foram andar no famoso Elevador do Bom Jesus e procurar a receita do maravilhoso arroz de pato moda de Braga.

Da parte da tarde, foram missa para visitar o altar de Nossa Senhora do Sameiro, onde rezaram muito. Depois foram ao cinema ver O Artista e divertiram-se imenso. No fim, foram assistir ao teatro sobre as festividades em honra da nossa Senhora da Agonia. Quando chegaram a casa, viram um programa sobre Viana do Castelo e decidiram visitar aquela cidade. Chegados a Viana do Castelo, Susana foi comprar um traje feminino que levava muito ouro sobre o peito. Terminadas as compras, foram jantar ao restaurante A Coca cujo nome serve para homenagear o combate entre S. Jorge e o Drago (A Coca). No dia seguinte, foram almoar uma bela lagosta. Depois, para se divertirem, foram andar de pnei. Mas enganaram-se no caminho e foram parar a uma gruta misteriosa ... Susana e Valongo ficaram preocupados porque ouviram rudos estranhos e sombras esquisitas. Ainda bem que eles tinham uma lanterna e, com ela, viram uma sada. Quando chegaram, viram um senhor que lhes disse que foram por um atalho para Mirandela. Mas aquele senhor, afinal, era um diabo! Tinha a cauda afiada como uma espada, um tridente de fogo e uns cornos no estilo zigzag. Era o diabo da lenda do Abreiro. Foram a correr para outra gruta porque no queriam ser comidos pelo diabo assustador e foram parar a Bragana.

Como estavam com muita fome foram comer um folar, e depois dormiram l. No dia seguinte, encontraram um atalho para o Porto e regressaram. J no Porto, foram para sua casa e receberam um telefonema dos primos de Susana que lhe disseram: Ol Susana, so os anos da av. Queres vir at Lisboa? - Onde que a festa? - perguntou Susana. - em casa dela. - respondeu a prima. - Ok. - respondeu Susana. Na viagem pararam um pouco e a viagem demorou mais um bocado. Na cidade de Lisboa estava muito trnsito e ainda demoraram mais tempo. Chegaram e a festa foi muito divertida. A av adorou a comemorao do seu 68 aniversrio. Dormiram na casa da av e voltaram no dia seguinte. Depois de conhecerem Portugal, foram diretos para o Porto. Francisco F., Francisco M. e Francisco J.

S-ar putea să vă placă și