Sunteți pe pagina 1din 4

Fora de sustentao.

Comearemos este tpico definindo o que fora de sustentao, no caso da aerodinmica que o foco do trabalho, sustentao uma componente normal ou perpendicular ao vento relativo. Podemos observar que o avio (por exemplo) com toda a sua massa e tamanho consegue ganhar velocidade e voar, a velocidade obviamente vm dos motores e turbinas, mas o que faz com que o avio saia do cho a chamada fora de sustentao, essa fora age no avio aerodinamicamente desenhado (provocar propositalmente) para que ele possa vencer a fora da gravidade. Veja na figura abaixo como essa fora age.

A curvatura da asa do avio faz com que o ar acelere ou diminua sua presso sobre a poro superior da asa. Essa diferena de presso gera a fora de sustentao do avio. Tal fato pode ser deduzido pela equao de Bernoulli. A diferena de presso entre as faces do aeroflio resulta numa fora para cima ou de sustentao, que, por analogia com as expresses apresentadas para a fora de arrasto, poder ser calculada por:

Onde: Fs = fora de sustentao produzida; Cs = coeficiente de sustentao; = a densidade do ar (1.225 kg/m no nvel do mar); v0 = velocidade de vo; A = rea da asa.

ngulo de ataque. Dependendo do ngulo de ataque (), a sustentao (S) assumir diversos valores conforme o tipo de perfil. Conforme veremos: Quando o ngulo de ataque positivo, a sustentao tambm ser positiva, qualquer que seja o tipo de perfil. A sustentao positiva quando ela dirigida do intradorso para o extradorso.

O ngulo de ataque nulo quando o vento relativo sopra na mesma direo da corda do aeroflio. A sustentao poder ser nula ou positiva, dependendo do tipo de perfil, conforme mostra a figura abaixo,

Existe um ngulo de ataque no qual a asa no produz sustentao. Esse ngulo chama-se ngulo de Ataque de Sustentao Nula (S0). O ngulo de sustentao nula sempre igual a zero nos perfis simtricos e negativo nos perfis assimtricos.

Quando o ngulo de ataque menor que o ngulo de sustentao nula, a sustentao do aeroflio torna-se negativa. A sustentao negativa usada em acrobacia area, principalmente para vo invertido.

Quando o ngulo de ataque aumentado, a sustentao tambm aumenta, at atingir um certo valor mximo, o qual atingido no instante em que um turbilhamento est preste a se iniciar no extradorso. Isso ocorre quando o perfil atinge o ngulo critico (tambm denominado ngulo de estrol ou ngulo de sustentao mxima ou ngulo de perda). Ultrapassado esse ngulo crtico, os filetes de ar no conseguem mais acompanhar a curvatura do extradorso, e comea a se formar um turbilhamento, diminuindo bruscamente a sustentao e aumentando rapidamente o arrasto.

http://www.nautica.com.br/colunas/viewcoluna.php?id=70

http://www.alunosonline.com.br/fisica/forca-sustentacao-um-aviao.html

http://www.dumont-aeronews.com.br/aprenda/Como%20um%20Aviao%20Voa.pdf

S-ar putea să vă placă și