Sunteți pe pagina 1din 16

A probidade e a improbidade administrativa

INTRODUO

Lei 8.429/92. O que vem a ser a probidade na Administrao Improbidade administrativa = imoralidade administrativa qualificada Nem todo ato que causa leso ao errio pode ser considerado ato de improbidade administrativa O cerne da improbidade a desonestidade. ela o ncleo central do ato de improbidade administrativa.

OS MALEFCIOS DA IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA


Depauperao do patrimnio pblico; Comprometimento da eficincia de atuao dos Poderes do Estado; Gerao de falsos conceitos de administrao, de agente pblico e de impunidade; Enriquecimento ilcito de autoridades mprobas; Inverso de prioridades pblicas pelo trfico de influncia; Aumento da dvida pblica

CONCEITUAO
Improbidade administrativa espcie do gnero imoralidade administrativa, qualificada pela desonestidade de conduta do agente pblico, mediante a qual este:
a)enriquece

ilicitamente a si ou a outrem;

b) causa dano ao errio; c) viola os princpios bsicos da Administrao Pblica.

SUJEITOS ATIVOS DOS ATOS DE IMPROBIDADE

Agentes pblicos, que podem ser:


Agentes

polticos; Agentes autnomos; Servidores pblicos; Magistrados; Particulares em colaborao com o Poder Pblico.

Terceiros intermediadores beneficiam do ato

que

se

MODALIDADES DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA


1. 2. 3.

Atos de improbidade que causam enriquecimento ilcito (art. 9). Atos de improbidade que causam dano ao errio (art. 10). Atos de improbidade que violam os princpios da administrao pblica (art. 11).

ELEMENTOS DO ENRIQUECIMENTO ILCITO


Recebimento de vantagem econmica indevida por agente pblico, acarretando ou no dano ao errio pblico. Obteno de vantagem patrimonial decorrente de comportamento ilegal. Cincia da ilicitude. Conexo entre o exerccio da funo pblica abusiva e o enriquecimento ilcito.

CONDUTAS VEDADAS

Recebimento de dinheiro, bens, vantagens econmicas, presentes etc. de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido pela ao do agente pblico. Uso em obra ou servio particular de pessoal e de bens de entidades pblicas. Enriquecimento sem causa. Apropriar ou usar bens ou valores pblicos no interesse particular.

CONSEQNCIAS DO ENRIQUECIMENTO ILCITO


Perda dos valores ou bens acrescidos ao seu patrimnio, podendo atingir os herdeiros at a fora da herana. Ressarcimento integral do dano, quando houver. Perda da funo pblica.

CONSEQNCIAS DO ENRIQUECIMENTO ILCITO


Suspenso dos direitos polticos de oito a dez anos. Pagamento de multa civil de at trs vezes o valor do acrscimo patrimonial. Proibio de contratar ou receber benefcios fiscais do Poder Pblico por at 10 anos.

O PREJUZO AO ERRIO

A desonestidade do agente causar leso ao errio em ao dolosa ou culposa, ensejando perda patrimonial, desvio, apropriao ou dilapidao dos bens ou haveres do ente pblico.

PENALIDADES PARA A LESO AO ERRIO


ressarcimento

integral do dano; perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio, se concorrer esta circunstncia; perda da funo pblica; suspenso dos direitos polticos de cinco a oito anos; pagamento de multa civil de at duas vezes o valor do dano; proibio de contratar com o Poder Pblico pelo prazo de cinco anos.

A IMPROBIDADE E OS PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA

Princpios protegidos: honestidade, imparcialidade, legalidade, lealdade s instituies. Condutas vedadas, dentre outras:

Desvio de finalidade. Omisso de ato de ofcio. Violao de sigilo funcional. Frustrao de concurso pblico.

SANCIONAMENTO

ressarcimento integral do dano, se houver. perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de trs a cinco anos. pagamento de multa civil de at cem vezes o valor da remunerao percebida pelo agente. proibio de contratar com o Poder Pblico pelo prazo de trs anos.

OS CASOS J ANALISADOS PELA JURISPRUDNCIA

REsp 713537 / GO. Contratao de servidores alm do quadro de funcionrios com diviso dos valores dos cargos. REsp 287728SP. Dispensa indevida de procedimento de licitao. Perda dos direitos polticos. REsp 213.994-0/MG. A lei alcana o administrador desonesto, no o inbil, despreparado, incompetente e desastrado.

OS CASOS J ANALISADOS PELA JURISPRUDNCIA

REsp 410414 / SP. Emprstimos bancrios por antecipao de receita. Necessidade de licitao prvia e autorizao legislativa.

S-ar putea să vă placă și