Sunteți pe pagina 1din 60

DOENA DE PARKINSON E ACUPUNTURA

Dra. Liza Nardez Ba Vista

SNDROMES PARKINSONIANAS

SNDROMES PARKINSONIANAS
SNDROMES PARKINSONIANAS: elas tm pelo menos 2 dos seguintes sinais cardinais: - Tremor em repouso - Rigidez muscular - Bradicinesia - Alterao nos reflexos posturais

SNDROMES PARKINSONIANAS
Outras manifestaes: Diminuio do volume da voz (hipofonia) Diminuio da mmica facial (hipomimia) Disfagia Sialorria Seborria Hiperidrose Marcha com pequenos passos arrastando os calcanhares

SNDROMES PARKINSONIANAS
Principais causas: - Doena de Parkinson - Exposio a drogas bloqueadoras dopaminrgicas (antipisicticos, metoclopramida, reserpina) - Exposio a flunarizina e a cinarizina - Exposio a toxinas (mangans, dissulfeto de carbono)

SNDROMES PARKINSONIANAS
Traumatismo craniano Multiinfartos cerebrais Hidrocefalia de presso normal Encefalite (Doena de Creutzfeldt-Jacob) Doenas degenerativas do tipo Parkinsonplus (Paralisia Supranuclear Progressiva, Atrofia de Mltiplos Sistemas)

SNDROMES PARKINSONIANAS
- Doenas degenerativas do SNC com demncia predominando no quadro (Degenerao corticobasal, Doena por corpos de
Lewy, Doena de Alzheimer, Complexo Parkinsondemncia-esclerose lateral amiotrfica)

- Doenas heredodegenerativas do SNC ( Doena de Wilson, Doena de Hallervorden-Spatz,


Forma juvenil da doena de Huntington, Degenerao plido-piramidal)

SNDROMES PARKINSONIANAS
- Distrbios metablicos (Degenerao
hepatocerebral, Hipoparatiroidismo com calcificaes dos ncleos da base)

DOENA DE PARKINSON

DOENA DE PARKINSON E ACUPUNTURA - A Doena de Parkinson a principal causa de sndrome parkinsoniana e conhecida tambm como parkinsonismo idioptico. - Mais comum manifestaes iniciais aos 5060 anos de idade. Ocorre em todos os grupos tnicos. Distribui-se igualmente em ambos os sexos. Tem prevalncia de 1 a 2 por 1.000 na populao geral e 2 em 100 entre pessoas acima de 65 anos (Harrison).

DOENA DE PARKINSON E ACUPUNTURA - Os exames de neuroimagem so inespecficos e no h marcador biolgico para o diagnstico da doena em vida. - Mesmo em servios especializados em atendimento de pacientes com distrbios do movimento, cerca de 25 % dos pacientes com diagnstico clnico da doena tm outros diagnsticos no exame anatomopatolgico post-mortem (Atualizao
Teraputica).

DOENA DE PARKINSON E ACUPUNTURA - Ocorre perda de clulas nervosas na parte compacta pigmentada da substncia negra, no locus ceruleus do mesencfalo, no globo plido e no putmen. - Observam-se granulaes de incluso intraneuronais eosinoflicas (corpsculos de Lewy) nos ncleos da base, tronco enceflico, medula espinhal e gnglios simpticos.

DOPAMINA : uma catecolamina


formada no corpo pela descarboxilao da dopa (aminocido);um produto intermedirio na sntese de norepinefrina, e atua como neurotransmissor no sistema nervoso central. Tambm produzida perifericamente e atua sobre receptores perifricos.

DOENA DE PARKINSON E ACUPUNTURA - Os sintomas motores se devem deficincia de dopamina que resulta em reduo da excitao talmica do crtex motor. Tambm ocorre declneo da norepinefrina. - A etiologia da doena desconhecida. Possivelmente ocorre suscetibilidade gentica.

DOENA DE PARKINSON E ACUPUNTURA -Sintomas peculiares: > dermatite seborrica > desautonomia (hipotenso ortosttica, constipao intestinal, impotncia sexual) > reflexo glabelar inesgotvel > depresso psquica ( dos pacientes)

Tratamento Farmacolgico

DOENA DE PARKINSON E ACUPUNTURA - Tratamento farmacolgico sintomtico: > levodopa > anticolinrgicos (prociclidina, triexifenidil) > amantadina > agonistas da dopamina (bromocriptina, pergolida) > inibidores seletivos da catecol-Ometiltrasferase (tolcapona, entacapona)

DOENA DE PARKINSON E ACUPUNTURA - Tratamento cirrgico - Tratamento neuroprotetor (selegilina, tocoferol) - Medidas gerais

ACUPUNTURA

DOENA DE PARKINSON E ACUPUNTURA

DOENA DE PARKINSON E ACUPUNTURA - Etiologia pela MTC: 1) Excesso de trabalho e de atividade sexual 2) Alimentao 3) Estresse emocional

DOENA DE PARKINSON E ACUPUNTURA Vento do Fgado O tremor sempre devido falta de nutrio dos Meridianos e tendes pelos fluidos e pelo Sangue.

DOENA DE PARKINSON E ACUPUNTURA

- Tratamento geral para extinguir o vento:

VB20

IG11

Xiaochanxue

Ponto Controle do Tremor 1,5 tsun abaixo de C3

TA5

VB34

F3

DOENA DE PARKINSON E ACUPUNTURA

Pontos locais sobre o membro afetado pelo tremor:

Braos

IG11

IG10

TA5

IG4

Pernas

E31

VB31

E36

VB34

E41

VB40

Acupuntura Escalpiana

rea de Coria

Yamamoto
Ponto C: 5
cm lateralmente linha mediana, no ngulo entre a implantao frontal e a temporal dos cabelos

Yamamoto
Ponto D:
na regio temporal a +/2cm da hlice da orelha e a 1 cm acima do arco zigomtico D1

D
D6

Yamamoto
Pontos cerebrais: crebro (1cm da
linha mdia),

cerebelo (1cm do ponto crebro) e gnglios da base (na linha mdia).

Yamamoto
Palpao cervical Pontos Y Pontos pares cranianos

DOENA DE PARKINSON E ACUPUNTURA

Principais padres de desarmonia:

Deficincia de Qi e Xue

Deficincia de Qi e Xue
Uma mulher de 51 anos sofria de Doena de Parkinson h 2 anos. O problema principal se constitua de tremor na cabea. Algumas vezes sentia que o tremor se iniciava na parte inferior das costas, percorrendo toda espinha at atingir a cabea. Tambm sentia-se cansada com facilidade, a viso eventualmente era borrada. Utilizava drogas anticolinrgicas, que produziam efeitos colaterais, tais como, boca seca e viso em tnel. Era muito tensa e com enorme senso de responsabilidade. A lngua era plida e fina e o pulso instvel.

Deficincia de Qi e Xue
Diagnstico: Deficincia de Qi e Sangue do Fgado gerando Vento do Fgado. Tratamento: > E36, BP6 > C7, C5 > F3, VG16

Mucosidade-Calor agitando o Vento

Mucosidade-Calor agitando o Vento


Um homem de 53 anos de idade sofria h 1 ano de doena de Parkinson. Os primeiros sintomas que se apresentaram foram falta de concentrao, apatia, fadiga, tontura, pouco sono e nusea. Na poca foi-lhe prescrito Valium. Alguns meses mais tarde, sua caligrafia tornara-se progressivamente menor e desenvolvera tremor na mo esquerda ao segurar objetos. Apresentava ainda rigidez no pescoo e dificuldade em andar. Relata como se estivesse andando na gua. A boca era seca e, algumas vezes, a viso era borrada. Apresentava expresso facial fixa. A lngua era vermelha, com revestimento amarelo e pegajoso com uma fissura na rea do Corao. O pulso era escorregadio.

Mucosidade-Calor agitando o Vento


Diagnstico: Mucosidade-Calor combinada com o Vento do Fgado Tratamento: > IG11, VB20, Xiaochanxue, TA5, F3 > F8 > E40, BP6 > acupuntura escalpiana > Wen Dan Tang

Deficincia do Yin do Fgado e do Rim

Deficincia do Yin do Fgado e do Rim


Um homem de 48 anos de idade sofria h 3 anos de Doena de Parkinson. Seus principais sintomas eram tremor na mo esquerda e viso borrada. Apresentava ainda dificuldade em andar e expresso facial fixa. A lngua era vermelha, com revestimento sem raiz. O pulso era flutuante e vazio.

Deficincia do Yin do Fgado e do Rim


Diagnstico: Deficincia de Yin do Fgado associada ao Vento do Fgado Tratamento: > IG11, Xiaochanxue, TA5, VB20, IG10 > F8, BP6, R3 > F3 > fitoterapia

Fitoterapia

Xiao Chan Wan : extingue o Vento do Fgado P de Ling Jiao: 2 a 3 g ao dia (decoco)

Bibliografia
Harrison; Medicina Interna; 15 edio; 2002. Atualizao Teraputica; 21 edio ; 2003. Dicionrio Mdico Ilustrado Dorland; 28 edio; 1999. Maciocia G. ; A Prtica da Medicina Chinesa; 1996.

FIM OBRIGADA!

lizanbv@ig.com.br

S-ar putea să vă placă și