Sunteți pe pagina 1din 1

www.edp.

pt

Com a misso de contribuir para a qualidade de vida das pessoas e do ambiente que a rodeia, a EDP espelha atravs da sua marca o optimismo e o dinamismo social que visa promover, no presente e no futuro.
Valores da Marca
A EDP uma marca dinmica e com personalidade, fortemente orientada para a qualidade, simplicidade, honestidade e excelncia do seu servio. Fala em nome de uma empresa com provas dadas, sendo naturalmente associada a valores de segurana, solidez e credibilidade. A sustentabilidade sem dvida uma componente fundamental do ADN da marca, traduzindo uma tica prpria, perante o ambiente, a economia e a sociedade com quem interage. A marca EDP tem percorrido um longo caminho, no sentido de se tornar cada vez mais prxima, inovadora e entusiasta, e de assim estreitar mais ainda os laos afectivos com o consumidor. fotovoltaica e microelica, atravs de parceiros seleccionados. A oferta do mercado liberalizado de Baixa Tenso Normal (BTN) , por sua vez, traduzida na marca edp5D que disponibiliza um portfolio adaptado ao perfil do cliente - um produto residencial, um produto para o segmento de pequenos negcios e, para os clientes com preocupaes ambientais, um produto de fomento s energias renovveis. Tm como denominador comum um tarifrio atractivo, um seguro de assistncia tcnica gratuito, uma linha de atendimento exclusivo e um servio de acompanhamento ps-venda de excelncia.

Mercado
A EDP uma empresa do sector energtico verticalmente integrada com uma posio de liderana na Pennsula Ibrica. Em Portugal, o maior produtor de energia com 9.901MWs de capacidade instalada, distribuidor de 50.102 GWh de energia e comercializador, contando com 6.1 milhes de clientes, sendo que 3% j se encontram actualmente no mercado liberalizado BTN. escala ibrica, a terceira maior empresa elctrica. No sector das energias renovveis, a EDP , atravs da EDP Renovveis, a quarta maior empresa do mundo neste sector, com operaes em Portugal, Espanha, Frana, Blgica, Polnia, Romnia, EUA e Brasil, tendo no final de 2008, 5.052MWs instalados. O Grupo actua tambm na rea do gs na Pennsula Ibrica, ao longo da cadeia de valor, atravs da EDP Gs em Portugal e da Naturgas Energia em Espanha. o segundo maior operador de distribuio de gs natural, com 11% de quota de mercado, correspondendo aproximadamente a um total de 890 mil pontos de abastecimento. No Brasil, atravs da EDP Energias do Brasil, a empresa possui cerca de 2.5 milhes de clientes, repartidos por duas distribuidoras (Escelsa e Bandeirante) e detm 1.697 MW de potncia em operao.

onde est presente. Tambm a publicidade da EDP tem vindo a seguir um fio condutor coerente em torno das temticas da sustentabilidade, energias renovveis e eficincia energtica, apropriando-se de um discurso credvel, transparente e mobilizador. A primeira campanha publicitria multi-meios de 2008 foi a do lanamento da nova marca EDP Renovveis, posicionando-a como uma empresa global, slida, verde e inovadora. Pretendia-se, numa primeira fase, consciencializar os Portugueses para a importncia das energias renovveis enquanto negcio do futuro e numa segunda etapa promover a OPS das aces da nova empresa do Grupo EDP . Tambm a campanha Visionrios marcou presena na TV, cinema, rdio, imprensa, internet e edifcios EDP surgindo , como uma evoluo natural da mensagem da campanha de 2007 O futuro do planeta est nas nossas mos. Visionrios foi um passo em frente, homenageando as pessoas que j tm uma parte activa no consumo eficiente da energia, que j arriscam e utilizam os recursos naturais da terra de forma inovadora e inteligente. Dois prmios mereceram especial destaque atravs de anncios de imprensa -

Certificao do Centro Corporativo da EDP pela Lloyds RQA de acordo com a norma ISO 14001: 2004 e a entrada da EDP no Dow Jones Sustainability Indexes World e STOXX 2008-2009. Seguindo a mesma lgica da EDP prestar contas da sua actividade, a campanha de imprensa de Biodiversidade 2009 d a conhecer todos os projectos em que empresa est envolvida nesta matria, tida como um dos vectores fundamentais da sua gesto. Quanto oferta comercial do mercado liberalizado, a campanha euvivonoutradimensao.pt teve como objectivo aumentar a notoriedade da marca edp5D e despertar a curiosidade do target sobre as vantagens da oferta, atravs de canais privilegiados, nomeadamente a internet. No que diz respeito ao mercado regulado, a par das campanhas de climatizao para o Outono/Inverno e apelo adeso factura electrnica, esteve no ar a campanha MyEnergy, apresentando ao consumidor particular as diversas oportunidades de este produzir energia limpa a partir da sua prpria casa.

Factos que desconhece


De olhos postos no futuro, a EDP produziu e implementou em Lisboa 6 postos de abastecimento de veculos elctricos, no mbito da Semana Europeia da Mobilidade. Wattdrive a identidade que d a cara a este novo servio, inspirada em valores como a agilidade, a ecologia e a corrente elctrica e assumindo formas futuristas atravs dos respectivos prticos de sinalizao. A EDP lanou o Prmio Inovao EDP Richard Branson, um concurso para jovens entre o 18 e 35 anos para promover a inovao e o empreendedorismo na rea do "Clean Tech". O prmio de 50.000, depositados numa conta de uma instituio bancria, destinados exclusivamente constituio de uma empresa que vise implementar o projecto vencedor. A EDP associou-se ao maior evento de arquitectura e design portugus, a ExperimentaDesign. A Marca esteve j presente na aco de pr-lanamento da Bienal09 com uma interveno artstica exposta na LX Factory, em Lisboa. A EDP esteve presente nas telenovelas da TVI Morangos com Acar e Olhos nos Olhos ao longo de 2007 e 2008, no mbito do programa ECO, promovendo comportamentos de ecincia energtica no dia-a-dia.

Vantagens Competitivas
A par de uma srie de prmios em matria de sustentabilidade e negcio, a EDP tem sido frequentemente reconhecida nas reas da comunicao e da publicidade. Em 2008, foi distinguida como Melhor Anunciante de Design do Ano no 10 Festival do Clube de Criativos de Portugal, tendo recebido ainda duas menes honrosas pelo filme Mundos. Paulo Campos Costa, Director de Marca e Comunicao da EDP foi eleito "Comunicador do Ano" pela Associao Portuguesa de Comunicao de Empresas. Tambm a campanha de publicidade Ciclo da Vida, no mbito da OPS da EDP

Produtos e Desenvolvimentos Futuros


A EDP continua a lanar e a promover servios que acrescentam comodidade aos clientes e respeito pelo ambiente. No primeiro ano completo de existncia, a Factura Electrnica EDP atingiu 140.000 adeses. A EDP manteve a sua aposta na divulgao da Eficincia Energtica atravs do Programa ECO. Em 2008 foram levadas a cabo diversas iniciativas: conselhos eficientes na TV, rdio e imprensa; distribuio de 200.000 lmpadas economizadoras em bairros sociais e histricos; oferta de 100.000 multitomadas na compra de electrodomsticos de linha castanha; um subsdio de 40 por equipamento na compra de 7.500 arcas frigorficas muito eficientes; o passatempo Ideias Eficientes, no site ECO, que registou 194 ideias e teve 71.000 visitantes. Quanto oferta de microgerao MyEnergy, esta inclui hoje, a par de sistemas solares trmicos, solues de microproduo

Renovveis, mereceu o trofu de prata na 4 Edio dos Prmios Eficcia. J em 2009, a EDP foi galardoada pela Impresa Publishing com o Prmio Maiores Anunciantes. A EDP uma marca cujo valor registou um crescimento total de 47% em relao a 2005, atingindo os actuais 616 000 000.

2008
Programa ECO; Campanha de promoo da OPS da EDP Renovveis Ciclo da Vida; Campanha "euvivonoutradimensao.pt"; Campanha institucional Visionrios; Lanamento do Watt Drive para abastecimento de veculos elctricos; Campanha MyEnergy com introduo de 2 novas tecnologias (solar fotovoltaico e microelico); Campanha de Factura Electrnica.

Comunicao
Comunicar de forma integrada um objectivo estratgico do grupo EDP Como tal, largos . passos tm sido dados no sentido de uniformizar o seu portfolio de marcas. A EDP hoje uma marca global com uma linguagem, estilo e cdigo de valores transversais s diferentes reas de negcio e geografias

2009
Concluso da implementao da nova arquitectura de marca EDP .

26

27

S-ar putea să vă placă și