Sunteți pe pagina 1din 1

X8 Pequenas e Mdias Empresas

%HermesFileInfo:X-8:20120425:

QUARTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2012

O ESTADO DE S. PAULO

ESTADO

PME
MARCOS ARCOVERDE/AE

Unio. Cadu (direita) ao lado de Pedro e Monique, que o ajudam a organizar evento no Rio de Janeiro

Perfil
Como funciona a dinmica de cada um desses grupos

Oooos Incubados
O grupo se rene toda sexta-feira no Cietec, em So Paulo. No happy hour, o empreendedor expe sua dvida, problema ou conta uma experincias para ser discutida com os demais empresrios que tambm participam do encontro.

Geeks On Beer
Encontro bimestral em

um bar no Rio de Janeiro, onde empreendedores se renem para falar sobre negcios e fazer contatos com investidores. O slogan do grupo Networking sem moderao.

Campinas Startups
Para se associar, o

Happy hour: o novo local de ajuda ao empresrio


Donos de pequenas empresas organizam-se em grupos para debater os erros e acertos que costumam cometer
Ligia Aguilhar

interessado precisa pagar taxa de R$ 500 e ainda a mensalidade de R$ 50. Os participantes dividem-se em grupos de interesses semelhantes e a partir da realizam reunies todas as semanas.

Um grupo de empreendedores transformou o happy hour em uma produtiva reunio de negcios. Suas empresas esto no Centro de Inovao, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec) e eles renem-se semanalmente em uma pequena sala no terceiroandardoprdio da incubadora. No lugar de relatrios, portfliosecartes devisita,carregampacotesdepetiscos,salgadinhos e bebidas. Durante o encontro, assuntos corriqueiros so substitudo pelas angstias, sucessos e fracassos de cada um. H pouco mais de um ano, os empreendedores criaram o Oooos Incubados (assim mesmo, com quatro os), grupo que nasceu com o objetivo de tornar frequente a troca de ideias e experincias antes restritas aos corredores da incubadora.

Apesar de cada empresrio ser de um segmento, descobrimos que nossos problemas so os mesmos. Quando conversamos,dividimosangstiaseesclarecemos dvidas, diz Winston Quirino, fundador da Agrofficio, uma das empresas incubadas. A iniciativa do grupo segue uma tendncia cada vez mais comum entre empreendedores. Eles se organizam em grupos informais para criar uma espcie de rede colaborativa de aprendizado e ampliao de contatos. Participam das reunies no Cietec, por exemplo, entre oito e dez empresrios. No encontro, eles tm a chance de expor problemas, compartilhar experincias e at mesmo lanar dvidas para debater com os parceiros. Inexperiente na administraodenegcios,aempreendedora Noeli Pereira, fundadora da Analytics,conseguiu tomar decises estratgicas importantes com ajuda do grupo. Para aprender a prospectar clientes, por exemplo, a empresria acompanhou alguns de seus colegas durante algumas importantes reunies de negcios.

Antes eu no tinha com quem conversar sobre o assunto. Hoje, no os considero concorrentes, mas amigos, analisa. Os encontros tambm rendem parcerias entre as empresas e indicaesdeprestadoresdeservios e fornecedores. So poucos os empresrios que se comunicam como a gente porque muitos tm medo de falar sobre sua empresa e ter alguma ideia roubada, diz Paulo Vieira, da Ningo. Na verdade, a falta desse tipo de comunicao os faz perder muito, garante. Grupo semelhante criado h dois anos em Campinas, no interiordeSo Paulo,chamou aateno do professor da Singularity University, Vivek Wadhwa, que esteve no Brasil recentemente. Emartigono jornalnorte-americano Washington Post, ele mostrou-seimpressionado comaAssociao Campinas Startups e disse que via nas empresas desse grupo uma chance de sucesso maior do que a mdia. A Associao foi criada aps encontros espordicos e happy hours entre empreendedores das incubadoras da regio.

Atividade. Acima, a reunio dos incubados do Cietec; ao lado, o grupo Geeks On Beer

FOTOS JF DIORIO E MARCOS ARCOVERDE/AE

Empreender uma atividade muito solitria. Diante dessa carncia, nos reunimos para criar um ambiente de confiana, explica o atual presidente do grupo, Igor Santiago. A dinmica da Associao to organizada que eles criaram grupos especficos, que se renem de acordo com interesses em comum. H espao para quembuscainvestimento,trabalha no mercado de mobile e no de B2B. A principal proposta criar uma dinmica que permita atodos validarsuas ideias ehipteses com outros empreendedo-

res e, assim, gerar um ciclo de melhoria contnua dos negcios, analisa Santiago. OempreendedorCadudeCastro Alves prova de que a unio, de fato, faz a fora. Ele conta que noconseguiumarcarumencontro oficial com investidores do Vale do Silcio que visitavam o Rio de Janeiro. Por isso, combinou com uma centena de empreendedores: o grupo enviaria uma saudao via twitter a um dos organizadores da comitiva. Assim que eles desembarcaram no Brasil, mandamos uma mensagemde boas vindasdizen-

do que aguardvamos o grupo noite em um bar da Lapa (bairro bomiodoRio de Janeiro),conta Cadu Castro Alves. A estratgia deu certo. A comitiva foiao barindicado pelos empreendedores e os fez perceber que era vivel organizar outros eventos semelhantes. Assim, nasceu o Geeks On Beer, encontro bimestral que promove o relacionamento entre empresrioseinvestidores.Temsidoenriquecedor. Vrias empresas receberam investimentos e h casos at de participantes que se tornaram scios.

S-ar putea să vă placă și