Sunteți pe pagina 1din 6

Normas Especficas do PPG Interunidades Ecologia CENA/USP (Proposta aprovada pela CPGI-EA em reunio de 25.11.

2011)

Aplicada ESALQ-

I COMPOSIO DA COMISSO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) Por se tratar de Programa nico, a CCP do Programa Interunidades Ecologia Aplicada ser a prpria CPG. II CRITRIOS DE SELEO Os documentos para inscrio, o nmero de vagas disponveis, a relao de orientadores, a nota de cada item avaliado, a mdia final de aprovao, os temas e a bibliografia indicados para o processo seletivo, constaro em edital especfico, a ser divulgado no site: http://www.esalq.usp.br/pg/insc91.htm. Os critrios de seleo adotados compreendem: 1. Curso de Mestrado a) Aceite prvio do orientador credenciado na rea de concentrao pretendida. b) Proficincia em lngua inglesa eliminatria (mdia para aprovao 60%). c) Anlise do Curriculum Vitae (CV) na plataforma Lattes, considerando-se a produo cientfica em veculos arbitrados e indexados, bolsas de Iniciao Cientfica de agncias de fomento, participao em eventos cientficos com apresentao de trabalhos como autor principal e eventual experincia profissional na rea (Peso total: 10%). d) Anlise do histrico escolar da graduao (Peso total: 10%). e) Avaliao do projeto de pesquisa, incluindo a entrevista (no eliminatria). O projeto dever ser elaborado no formato determinado pelo PPGI-EA, divulgado no site: http://www.esalq.usp.br/pg/insc91.htm (Peso total: 40%). f) Desempenho em prova escrita sobre o contedo das linhas de pesquisa do Programa (Peso total: 40%). g) A mdia mnima de aprovao ser de 7,0 (sete ou 70%).

2. Cursos de Doutorado e Doutorado Direto a) Aceite prvio do orientador credenciado na rea de concentrao pretendida. b) Proficincia em lngua inglesa eliminatria (mdia para aprovao 70%). c) Anlise do Curriculum Vitae (CV) na plataforma Lattes, considerando-se a produo cientfica em veculos arbitrados e indexados, bolsas de Mestrado e Iniciao Cientfica de agncias de fomento, participao em eventos cientficos com apresentao de trabalhos como autor principal e eventual experincia profissional na rea. (Peso total: 20%). d) Anlise do histrico escolar do mestrado, e a pertinncia das disciplinas cursadas (Peso total: 10%). e) Avaliao do projeto de pesquisa, incluindo a entrevista (no eliminatria). O projeto dever ser elaborado no formato determinado pelo PPGI-EA, divulgado no site: http://www.esalq.usp.br/pg/insc91.htm (Peso total: 40%). f) Desempenho em prova escrita sobre o contedo de um entre 10 (dez) pontos previamente determinados, relativos ao contedo das linhas de pesquisa do Programa (Peso total: 30%). g) A mdia mnima de aprovao ser de 80%. 1

Observaes: 1. Cada orientador poder aceitar no mximo 3 candidatos por processo seletivo, somados os candidatos de mestrado e doutorado. 2. Os candidatos estrangeiros so submetidos aos mesmos critrios de seleo, com a incluso de comprovao de proficincia em lngua portuguesa na inscrio. III PRAZOS No h prazo mnimo para concluso dos cursos. Os prazos mximos de concluso, compreendendo o depsito da dissertao/tese, so de 33 (trinta e trs) meses para o Mestrado, 48 (quarenta e oito) meses para o Doutorado e 60 (sessenta) meses para o Doutorado Direto. IV CRDITOS MNIMOS Para a concluso de seus programas de ps-graduao os alunos devero cumprir o seguinte nmero mnimo de crditos: a) Mestrado: 96 (noventa e seis) crditos, sendo 32 (trinta e dois) crditos em disciplinas e 64 (sessenta e quatro) da dissertao. b) Doutorado: 160 (cento e sessenta) crditos, sendo 32 (trinta e dois) crditos em disciplinas e 128 (cento e vinte e oito) da tese. c) Doutorado Direto: 192 (cento e noventa e dois) crditos, sendo 64 (sessenta e quatro) crditos em disciplinas e 128 (cento e vinte e oito) da tese. Os crditos especiais no podero ultrapassar 25% do total de crditos mnimos exigidos em disciplinas, e sero computados no total de crditos mnimos exigidos em disciplinas nos cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto. V LNGUA ESTRANGEIRA A proficincia na lngua inglesa ser exigida no processo seletivo para os candidatos aos cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto. O candidato estrangeiro dever comprovar tambm a proficincia em lngua portuguesa na inscrio. A proficincia em lngua inglesa consiste de aprovao em exame de anlise e compreenso de textos para o Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto, sendo a nota mnima para aprovao de 6,0 (seis) no Mestrado, e de 7,0 (sete) no Doutorado e Doutorado Direto. Podero ser aceitos exames externos, com a seguinte pontuao mnima: - Test of English as Foreign Language TOEFL: Paperbased-Test, maior ou igual a 550 (quinhentos e cinquenta) pontos; - Computer-based-Test CBT, maior ou igual a 213 (duzentos e treze) pontos; - Internet-based-Test IBT, maior ou igual a 80 (oitenta) pontos; - International English Language Testing Service IELTS: maior ou igual a 7.0 (sete); - Certificate in Advanced English CAE ou Certificate of Proficiency in English CPE (University of Cambridge); Test of English for International Communication TOEIC (maior ou igual a 605 pontos). A validade dos referidos exames deve ser de 2 (dois) anos.

Esto dispensados do Exame de Proficincia em Lngua Inglesa os candidatos que tenham estudado ou estagiado por um perodo superior a 12 (doze) meses em pas onde o idioma seja de uso corrente. Nesse caso, os candidatos devem apresentar documento comprobatrio, no ato de inscrio para o processo seletivo. VI DISCIPLINAS As propostas de credenciamento de disciplinas sero analisadas levando-se em conta a importncia e coerncia com as linhas de pesquisa do Programa e a competncia do(s) ministrantes. No recredenciamento, sero tambm consideradas a atualizao do contexto do Programa, regularidade de oferecimento e as alteraes da nova proposta. VII CANCELAMENTO DE TURMAS DE DISCIPLINAS O cancelamento de turmas de disciplinas em razo de no haver o nmero mnimo de alunos, solicitado pelo(s) responsvel(is) antes do incio das aulas, ser deliberado de imediato pela CPG. O pedido de cancelamento de turmas de disciplinas por outros motivos, devidamente justificado pelo(s) responsvel(is), em prazo mximo de at 5 (cinco) dias aps o incio da disciplina, ser deliberado pela CPG no prazo mximo de at 7 (sete) dias aps o recebimento da solicitao. VIII EXAME DE QUALIFICAO (EQ) 1. O exame de qualificao obrigatrio para os alunos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto. 2. O aluno pode se inscrever no exame de qualificao aps integralizar 16 (dezesseis) crditos em disciplinas nos cursos de Mestrado e Doutorado e 32 (trinta e dois) crditos em disciplinas no Doutorado Direto. 3. O aluno deve se inscrever para o exame de qualificao no prazo de at 18 (dezoito) meses no curso de Mestrado, at 24 (vinte e quatro) meses no curso de Doutorado e at 30 (trinta) meses no curso de Doutorado Direto, a partir do incio da contagem de prazo para o depsito da dissertao ou tese. 4. O primeiro exame deve ser realizado no prazo mximo de at 120 (cento e vinte) dias, contados a partir da data de inscrio. No caso de reprovao, o segundo exame deve ser realizado no prazo mximo de at 120 (cento e vinte) dias, contados a partir da data de realizao do primeiro exame. 5. O objetivo especfico do exame de qualificao avaliar a base de conhecimento do aluno para o desenvolvimento de sua pesquisa. 6. O exame de qualificao constituir de arguio oral para avaliar a maturidade cientfica do aluno e sobre os conceitos tratados em seu relatrio de desenvolvimento da dissertao ou tese, entregue no ato da inscrio no exame de qualificao, bem como das disciplinas por ele cursadas. 7. O aluno receber um de dois conceitos: aprovado ou reprovado a ser determinado pela maioria simples da banca examinadora.

IX PASSAGEM DE MESTRADO PARA DOUTORADO DIRETO Os critrios de transferncia de curso na mesma rea de concentrao do Mestrado para Doutorado Direto compreendem: a) anlise da justificativa circunstanciada do aluno; anlise do histrico escolar (integralizao de 50% dos crditos exigidos em disciplinas para o doutorado direto, obteno de conceito A em pelo menos dois teros dos crditos exigidos em disciplinas no mestrado, nenhum conceito C e nenhuma reprovao); anlise do plano de pesquisa de doutorado e do Curriculum Vitae (CV) na Plataforma Lattes; b) anlise da justificativa circunstanciada do orientador, fundamentada no mrito e na originalidade do trabalho de pesquisa, no desempenho acadmico, na proficincia em lngua estrangeira e na maturidade cientfica do candidato; c) verificao do prazo limite para a apresentao da solicitao de at 18 (dezoito) meses aps o incio da contagem de prazo para depsito da dissertao do aluno no Mestrado. X DESEMPENHO ACADMICO E CIENTFICO INSATISFATRIOS Alm do disposto no Regimento de Ps-Graduao da USP, o aluno ser desligado do curso por desempenho acadmico e cientfico insatisfatrios em pelo menos uma das seguintes situaes: a) no apresentar o Relatrio Anual de Atividades em dois anos; b) no obter a aprovao do Relatrio Anual de Atividades em dois anos consecutivos. A anlise baseada na avaliao do progresso das atividades previstas e cumprimento do cronograma estabelecido no Plano de Pesquisa pelo aluno e no parecer circunstanciado do orientador justificando os aspectos relacionados improdutividade do aluno e/ou no cumprimento de cronograma por dedicao insuficiente. XI ORIENTADORES E CO-ORIENTADORES 1. O nmero mximo de alunos por orientador 10 (dez). Adicionalmente, o orientador poder co-orientar at 3 (trs) alunos. 2. O credenciamento de orientadores ser vlido pelo prazo mximo de 4 (quatro) anos, podendo ser renovado por igual perodo. O credenciamento de orientadores externos USP e o de Tcnicos de Nvel Superior da USP ser especfico. 3. Produo cientfica exigida a produo cientfica relevante de pelo menos 3 (trs) publicaes em veculos arbitrados e indexados, nos ltimos 3 (trs) anos, compatvel com linha de pesquisa do Programa, ou equivalentes como captulos de livros, livros e produo artstica a critrio da CPG. De forma complementar aos artigos publicados em peridicos cientficos, a CPG poder considerar a obteno de patentes e resultados de inovao tecnolgica. 4. Projetos de Pesquisa No mestrado, coordenao e/ou colaborao do docente em projetos de pesquisa aprovados por agncia de fomento, nos ltimos 3 (trs) anos. No doutorado, coordenao do docente em projetos de pesquisa aprovados por agncia de fomento, nos ltimos 3 (trs) anos, podendo ser aceita a coordenao de subprojetos, em casos de projetos temticos ou equivalentes. 5. Docncia na ps-graduao Ter disciplina credenciada no Programa, exceto para o credenciamento especfico e co-orientao.

6. Co-orientao exigida a produo cientfica relevante de pelo menos 3 (trs) publicaes em veculos arbitrados e indexados, nos ltimos 3 (trs) anos, compatvel com linha de pesquisa do Programa, ou equivalentes como captulos de livros, livros e produo artstica a critrio da CPG, e justificativa de sua contribuio para o programa de psgraduao. 7. Credenciamento de orientadores externos USP e de tcnicos de nvel superior da USP exigida a produo cientfica relevante de pelo menos 3 (trs) publicaes em veculos arbitrados e indexados, nos ltimos 3 (trs) anos, compatvel com linha de pesquisa do Programa, ou equivalentes como captulos de livros, livros e produo artstica a critrio da CPG, e justificativa de sua contribuio para o programa de psgraduao. 8. Os orientadores especficos podero orientar no mximo dois alunos simultaneamente, exceto os tcnicos de nvel superior da USP cuja orientao especfica e/ou co-orientao est limitada a um aluno, salvo em casos excepcionais. 9. Recredenciamento de orientadores Alm de atender aos critrios mnimos exigidos no credenciamento, sero considerados os seguintes quesitos: nmero de alunos titulados; tempo de titulao dos orientados; nmero de alunos egressos sem titulao (evaso); existncia de produo cientfica, artstica ou tecnolgica derivadas das dissertaes ou teses orientadas e disciplinas de ps-graduao ministradas e participao na conduo do Programa. 10. Critrios adicionais No credenciamento especfico de docente aposentado da USP para orientar e coorientar ser exigido o Termo de Adeso e de Permisso de Uso. XII PROCEDIMENTOS PARA DEPSITO DA DISSERTAO/TESE 1. O aluno de Mestrado deve entregar no Servio de Ps-Graduao 07 (sete) exemplares da dissertao (impresso frente-e-verso). 2. O aluno de Doutorado deve entregar no Servio de Ps-Graduao 09 (nove) exemplares da tese (impresso frente-e-verso). 3. Apresentar ofcio do orientador autorizando o depsito e assegurando que a dissertao/tese foi elaborada em conformidade com as Normas para Elaborao de Dissertaes e Teses da ESALQ. XIII NOMENCLATURA DO TTULO O aluno receber o ttulo de Mestre/Doutor em Cincias, Programa: Ecologia Aplicada.

XIV OUTRAS NORMAS 1. Declarao de Cincia das Normas e Regulamento do Programa: ser obtida do aluno em formulrio especfico na primeira matrcula. 2. Plano de Pesquisa: o aluno deve depositar o plano de pesquisa de acordo com o modelo disponvel no site (www.esalq.usp.br/pg), no prazo de at 6 (seis) meses no Mestrado e no Doutorado, a contar da data da primeira matrcula no curso. 3. Relatrio Anual de Atividades: o aluno deve entregar o Relatrio Anual de Atividades, de acordo com o modelo disponvel no site (www.esalq.usp.br/pg), nos prazos de at 31 de janeiro ou 31 de julho. 4. Crditos Especiais: a solicitao dever respeitar o nmero mximo de crditos por item, de acordo com o que se segue: a) Participao em congresso cientfico com apresentao de trabalho completo publicado nos Anais (ou similares), pertinente ao projeto de dissertao ou tese, e do qual o interessado primeiro autor (at 2 crditos); b) Artigos publicados, como primeiro autor, em peridico de circulao nacional (3 crditos) ou internacional (6 crditos) com corpo editorial prprio, e pertinente ao projeto de dissertao ou tese do ps-graduando; c) Captulo de livro, de reconhecido mrito na rea, como primeiro autor, pertinente ao projeto de dissertao ou tese do ps-graduando (at 3 crditos); d) Captulo em manual tecnolgico reconhecido por rgos oficiais da esfera Estadual ou Federal, como primeiro autor, pertinente ao projeto de dissertao ou tese do psgraduando (at 2 crditos); e) Participao no Programa de Aperfeioamento de Ensino (PAE) (at 4 crditos). 5. Comit de Acompanhamento: a) Alm do orientador, os alunos de mestrado e de doutorado devem contar com um comit de acompanhamento composto por mais dois doutores, sendo pelo menos um deles de rea disciplinar distinta do orientador. b) O Comit de Acompanhamento deve ser proposto pelo orientador CPG no prazo mximo de seis meses aps a primeira matrcula. c) O Comit de Acompanhamento deve reunir-se com o aluno ao menos uma vez ao ano durante a sua permanncia no PPG. O resultado desta reunio anual deve ser relatado no Relatrio Anual de Atividades RAAD, que o aluno deve apresentar Comisso de Ps-Graduao para aprovao. d) O Comit de Acompanhamento tem como funo garantir a interdisciplinaridade da pesquisa. CNR CA CC 16/12/2011

S-ar putea să vă placă și