Sunteți pe pagina 1din 3

Escola Municipal Raul Saraiva Ribeiro Direo: Maria Jos Silva Pinto Vice direo: Mximo Camargos Matos

Pedagogas: ( 3 ciclo ) Maria de Lourdes de Deus ( 4 ciclo ) Elizlia Maria Henrique de Oliveira

Professora Rosimeire Pascoal

Contedo: Ensino Religioso

Data: ___ / ___ / ____

Aluno(a): ___________________________________________________________ Turma: ___________

QUESTES: Leia o texto abaixo e responda ao que se pede nas questes 1 e 2 AUTODOMNIO O valor do auto-domnio nos amadurece porque nos exercita no senhorio de ns mesmos, nos libera do desnimo e das oscilaes de humor dos quem vivem voluntariosamente e vamos aos poucos sendo capazes de, no importando as circunstncias e as provaes da vida, fazer o que efetivamente achamos certo. O autodomnio tambm nos torna mais discretos e nos ajuda a evitar a murmurao, a fofoca, e a crtica toda vez que encontramos algo diferente do nosso modo de pensar, atitude arrogante essa geralmente decorrente de instintos primitivos que no se dominam. O auto-domnio tambm nos ajuda a aproveitar melhor o tempo, a fazer mais pelo nosso desenvolvimento e a ter mais cuidado com o que fazemos. Devemos analisar que situao nos tiram do srio e mudar nossas disposies de modo positivo Uma excelente maneira de exercitar o auto-domnio nessas comodidades e manias pessoais que acabam restringindo nosso modo de ser: comer uma guloseima no meio da manh ou como compensao para aborrecimentos e tdios, perder tempo com atividades e desculpas para adiar o que tem que fazer, ficar na cama mais do que o devido por comodidade ou preguia, etc. A qualidade do auto-domnio nos faz reagir com serenidade na adversidade e de forma mais compreensiva e paciente na vida em sociedade.

1. No autodomnio: a) Domnio sobre si mesmo. b) Autocontrole. c) Equilbrio. d Dominar os outros. 2. De acordo com o texto, o autodomnio nos torna pessoas mais maduras por que: a) Faz com que no tenhamos o domnio sobre ns mesmos. b) Nos faz reagir com serenidade, compreenso e pacincia. c) Nos enche de manias pessoais. d) Nos torna um barco ao sabor dos ventos. 3. Independentemente de crena, de raa, de sexo, de posio social, de condio econmico-financeira, de cultura, e at mesmo de idade, em verdade, todo ser humano merece respeito. Lamentavelmente, nem sempre tem sido assim, uma vez que continuam a prevalecer em nosso meio, o orgulho e o egosmo, sem dvida alguma as duas maiores chagas da Humanidade. Pensamos ser indispensvel que cada um enxergue no prximo um irmo e faa a ele o que gostaria que ele lhe fizesse, respeitando-o sempre, quaisquer que sejam as circunstncias, os fatos e a situao. Com base nesta afirmao, todas as afirmativas abaixo esto corretas, exceto:

a) Todos merecem respeito, independente das circunstncias, do fato ou da situao. b) S devemos ter respeito onde no h orgulho nem egosmo. c) indispensvel ter autorespeito e fazer ao prximo o que gostaria que ele lhe fizesse. d) O respeito independe de crena, raa, sexo, posio social ou condio financeira. 4. So atitudes que garantem ao ser humano mais qualidade de vida e integridade, exceto: a) tica e honestidade b) Verdade e justia c) Auto-estima e paz d) Amor e egosmo 5. Sobre valor, todas as afirmaes abaixo esto corretas, exceto: a) Os valores so coisas ou simples ideias que adquirimos e conceitos que traduzem as nossas preferncias. b) os valores so critrios segundo os quais valorizamos ou desvalorizamos as coisas c) Os valores so as razes que justificam ou motivam as nossas aes, tornando-as preferveis a outras. d) Nem todos possumos os mesmos valores, nem valorizamos as coisas da mesma forma.

6. Todas as alternativas explicam a importncia dos valores humanos, exceto:

a) Os valores promovem a verdadeira prosperidade do homem, da nao e do mundo b) O resgate dos valores humanos o nosso grande desafio, mas o ser humano tem reservas inesgotveis de transformao. c) Os valores humanos aliceram o carter e refletem-se na conduta como uma conquista espiritual da personalidade. d) No dinamismo histrico, os valores permaneceram sofrem mudanas como herana familiar em cada um de ns.

7. A constatao da ineficcia das coisas materiais, da fama e do poder econmico como portadores de felicidade, trouxe tona a auto-indagao e a necessidade de mudanas. Pouco a pouco percebemos que a felicidade uma conquista da alma e, portanto independe de circunstncias ou satisfao de desejos. Explique com suas palavras a afirmao acima:

8. Leia a tirinha :

Agora, faa um comentrio respondendo aos questionamentos levantados e justifique sua resposta:

Boa Prova!

S-ar putea să vă placă și