Sunteți pe pagina 1din 25

REBECA ROSSATI

SEM TTULO

SUMAR/SP ANHANGUERA EDUCACIONAL 2011

SEM TTULO

REBECA ROSSATI

Trabalho de Concluso de Curso TCC, apresentado ao Curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera Educacional de Sumar, como requisito para obteno do grau em Pedagogia com Habilitao em Magistrio da Educao Infantil a 4 srie do Ensino Fundamental, orientado pelo professor Jlio Della Corte.

SUMAR-SP ANHANGUERA EDUCACIONAL

2011

SEM TTULO

REBECA ROSSATI

Avaliado por:

____________________________ Prof. Jlio Della Corte Data: ___/__/__

SUMAR/SP ANHANGUERA EDUCACIONAL 2011

Dedicatria:
Dedico este trabalho a algum que eu dedico todos os dias da minha vida, ao Meu Deus Poderoso, Eterno e Supremo, pois sem o seu cuidado eu no conseguiria ter chegado aonde cheguei, dedico tambm a minha mame que Deus me deu e to cedo recolheu, pois o exemplo que ela me deixou que me fez ser quem sou, que me fez acreditar na vida e no amor, foi atravs da vida e do esforo dela que eu estou aonde estou, O Meu Muito Obrigada!

Agradecimento
Agradeo a Deus pela oportunidade concebida a mim, pela capacidade que me deste para chegar at esta etapa final, no poderia deixar de agradecer tambm a minha famlia que um presente de Deus em minha vida e que sempre me apoiaram e me incentivaram em minhas decises e conquistas, portanto est vitria tambm um pouco deles.

Algumas pessoas vem as coisas como so, E perguntam: Por qu? Eu sonho com coisas que nunca existiram e pergunto: Por que no?
Bernard Shaw

RESUMO
Este trabalho, pretende organizar um pequeno guia para futuros professores sobre como podem ser suas posturas em sala de aula, baseado em algumas pesquisas com educadores renomados, o presente trabalho vem com o intuito de pontuar condutas que levaram professores ao xito em sala de aula, e para dar aos novos educadores um nova perspectiva a sua aula, pois so condutas simples que podem mudar o rumo da mesma. Ele tambm foi organizado especialmente para que, educadores saibam se situar na sala, que posturas podem adotar frente a situaes de conflitos em sala de aula, buscando exemplos de professores que os prprios alunos elegem como os melhores, pois suas aulas tem sentido e significado para seus alunos, e principalmente seguindo as dicas de clebres pensadores como Paulo Freire, Serrano Freire e Philippe Perrounoud que tentei buscar o que eles dizem sobre o ensino e a aprendizagem e a influncia positiva e negativa que o professor pode ter em sala de aula. Estas so algumas das finalidades deste trabalho, que ele venha auxiliar e inovar as condutas de muitos professores, sendo dada uma nfase especial na crena de que sim, somos humanos, somos sonhadores e iremos juntos lutar por uma educao que visa atender e amar a todos. Boa leitura.

SUMRIO
Introduo

Captulo I
O primeiro Passo... Desinteresse?
Escola-Famlia-Professores e Alunos;

Em Sala de Aula O que mito e o que verdade?

Captulo II
A questo da desmotivao dos alunos X A motivao dos Professores; Bons Mtodos, Bons Professores; O Perfil do Professor Ideal A Carreira Docente Vocao ou falta de Opo?

Captulo III
Desafios Profissinais Minha Experincia

INTRODUO
Este trabalho visa pesquisar como prticas educativas bem estruturadas e elaboradas podem contribuir para melhores resultados em sala de aula, e dentro desde contexto que vamos observar condutas que merecem nosso respeito e nossa admirao, pois ser um professor competente e comprometido com seu trabalho ir proporcionar aos seus alunos oportunidades de explorarem melhor os contedos. A educao est sendo demasiadamente deixada para ltimo plano e isso no pode afetar nossas condutas e posturas, pois todos ns sabemos a valorizao que temos e a que queremos, portanto ser profissional na carreira docente significa exercer nossa profisso com tica, responsabilidade, e o que eu acho que primordial: INOVAO. Transformar dia aps dia o ambiente ao qual estamos inseridos uma das muitas misses do professor, saber onde est e aonde se pretende chegar o primeiro ponto de partida que deve ser seguido, a inovao pelo qual me refiro aquela que busca aprimorar cada vez mais sua conduta, lapidando e deixando ser lapidado, talvez os saberes at sejam os mesmos, mais a maneira pelo qual eu proponho este saber sempre deve ser diferenciada, saber socorrer seus alunos, saber am-los, elogi-los e sempre que preciso fazer-los refletir sobre seus atos inapropriados tambm faz parte do currculo do professor, portanto este trabalho vai falar sobre vida e vida amor e o amor aos nossos educandos e aos seus saberes nos levar a dar uma verdadeira aula de sucesso.

JUSTIFICATIVA de suma importncia fazermos comparaes plausveis sobre os tipos de profissionais existem np mercado e o tipo de educao que queremos ter, para tanto necessrio um estudo aprofundado e um apuradmento dos fatos, dados e nmeros existentes e dispnveis ns, sendo assim conhecer bons exemplos e sua eficcia poder fazer com que mudemos muitas de nossas atitudes para melhor. Assim, poderemos procurar na teoria solues de quem j viveu na prticas as situaes que iremos enfrentar, por isso to importncia conhecer as receitas antes de

comear a algo, noes de como agir e porque agir, de como falar e de quando devemos ouvir so alguns conhecimentos que teremos depois de l-lo.

CAPTULO I
O QUE OS FAZ DIFERENTES?
O professor educador que acredita em uma educao que capaz de transformar, inovar e incentivar mentes para atuarem de maneira competente na prtica social, aquele que age e procura viver em constante atualizao profissional, pois ele deve fazer o melhor, e muitas vezes, no o faz, porque o desconhece. Todos ns j fomos marcados pela prtica e a criatividade de alguns professores que agora vo se refletir em nossa vida profissional, pois souberam conquistar nossa ateno e admirao, porm precisamos descobrir passo- a -passo como se constri o sucesso de uma aula. Se partirmos do princpio de que, em alguns casos o sucesso est ligado as nossas atitudes, ento nossas atitudes devem ser bem objetivadas sem se esquecer de que, tanto professor quanto aluno esto em busca de algo, porm muitos deles se esquecem de que necessrio construir juntamente com os conhecimentos didticos aqueles que verdadeiramente venham satisfazer os desejos de seus alunos, pois no s chegar em sala, despejar o conhecimento e pensar: Pronto, misso cumprida, o conhecimento deve acontecer de maneira espontnea, o professor apenas ser o responsvel por construir slidas pontes que conduzem ao saber, afinal este o nosso propsito, por meio do conhecimento, construir caminhos que levem aprendizagem Proporcionar um ambiente que seja agradvel aos alunos tarefa do professor, ele quem deve conhecer bem sua turma para saber quais so as melhores estratgias para motivar cada um, o professor inovador deve criar o seu ambiente, tendo seu prprio estilo, sendo pontual, sendo tico e o mais justo possvel em sua conduta e para fazer isso acontecer no necessrio gritar ou ficar fazendo imposies, apenas necessrio fora de vontade. Para nos ajudar a entender como podemos ser o professor citado a cima vamos analisar a postura de um professor chamado Rogrio Chaparim que professor de matemtica e foi eleito por seus alunos como o melhor professor

da escola onde ele ministra suas aulas, ele foi entrevistado pela revista poca de 26/04/2010 e contou alguns dos seus segredos e estratgias utilizados em sala de aula. Vejamos: Traar metas ambiciosas com a turma; Envolver alunos e famlias, a ponto de traar com os pais planos de incentivo individualizados para as crianas; Planejar com cuidado as aulas; Dar aulas com eficincia, aproveitando cada minuto e cada oportunidade; Aumentar a eficincia sempre; Seguir as indicaes deste clebre educador no me parece tarefa fcil, at porque, uma das maiores dificuldades encontradas pelo professor a falta de interesse dos alunos, portanto assumir uma prtica que saia do absolutismo da autoridade e entre em um relacionamento amigvel e aberto tambm uma tarefa que exige estudos a respeito.

DESINTERESSE?
Essa palavra to usada dentro do contexto escolar quanto palavra alunos, pois todos ns sabemos que o desinteresse est presente em grande parte das nossas vidas e por diversos motivos, pois sendo seres sociais que somos, estamos sujeitos a diversos acontecimentos na famlia como, por exemplo, a criana ou o adolescente que desde cedo tem que ajudar os pais no sustento da casa, ou aqueles que moram em um lugar afastado da cidade, causando muitas vezes a evaso escolar, o que gera um forte impacto na sociedade hoje, porque os futuros professores, mdicos, contadores, administradores e etc...simplesmente no querem ir a escola porque realmente perderam o interesse por aprender, tudo se tornou mais interessante do que a escola, afinal, na escola ele tem que cumprir regras,seguir uma carga horria, e so avaliados constantemente. Porm se todos seguissem o conselho de Freire, Serrano em seu livro Seja o Professor que voc gostaria de Ter descobririam que:
O professor precisa buscar novas formas de tornar a sua aula atraente, interessante e prazerosa. O mundo ficou mais rpido e colorido; o aluno gosta de ir para o colgio (muitos chegam bem antes da hora e s querem sair bem depois, embora nem sempre gostem das aulas), enquanto muitas salas... so exatamente iguais durante quase o ano todo.

Olhando nesta perspectiva podemos perceber que a postura do professor pode contribuir e muito, para uma aprendizagem significativa e prazerosa e que um educador que criativo e inovador ganha a ateno e a considerao de seus alunos, fazendo com que tudo o que relacionado ao desinteresse fique de fora da sala de aula, porque os professores devem deixar claro que o espao escolar feito para que os alunos apresentem seus principais interesses e que o professor possa

trabalhar em cima dos mesmos, pois se a aula verdadeiramente pode ser colorida e cheia de vida necessrio que alguns conceitos sejam revistos, necessrio respeitar o ritmo de cada um, mas mostrando que eles so capazes de ir alm, e ter a certeza sempre de que o amor quem o principal responsvel por despertar e estimular a criatividade, porque quando amamos o que fazemos, certamente o fazemos com mais intensidade, em um processo onde todos aqueles que passam por nossas vidas so contagiados, e ao traar metas ambiciosas tambm estamos dando espao para que, os alunos tragam conhecimentos para a sala de aula de maneira que tudo o que no tem haver com o conhecimento fique de fora da sala de aula. Sabemos, no entanto que para um professor tomar conscincia de como ele deve agir dentro do contexto escolar necessrio que ele conhea profundamente todos os envolvidos neste processo, que so:

ESCOLA-FAMLIA-PROFESSORES E ALUNOS;
A escola, diga-se de passagem, a segunda casa do aluno, porque l tambm nos imposto limites, regras e tambm devemos dar satisfao de nossas atitudes para a escola tambm, cabe a escola ento, criar novas estratgias, afinal, s conseguimos mudar algo quando o conhecemos e persistimos no cumprimento da nossa misso. Podemos at dizer que, a escola assumiu papel de famlia na vida de muitos educandos, e a famlia adotou posturas de correo da escola. J os professores alm de estarem harmoniosamente envolvidos com a escola e a famlia devem assumir a postura de pesquisadores, pois cada aula deve ter sua meta bem traada e estabelecida para que no caia na rotina e que os alunos j saibam o que vai acontecer sem precisarem necessariamente ir a escola e que entendam que os professores no esto ali apenas porque precisaram escolher uma profisso e dependem de um salrio para pagar as contas no final do ms, mais que eles esto ali no apenas para ajudar o aluno a se dar bem na vida mais para mostrar-lhe o quo divertido , aprender uma coisa nova dia aps dia, at o final de seus dias. EM SALA DE AULA O QUE MITO E O QUE VERDADE?

No livro Seja o Professor que voc gostaria de Ter de Freire, Serrano (pg. 69) ele afirma que pesquisam apontam que o rendimento do aluno poder aumentar em 25% se ele estiver relaxado no incio da aula, ser? Como j dito anteriormente o desinteresse por parte de nossos alunos infelizmente acaba contagiando alguns professores, ento necessrio sim que o professor conhea e domine estratgias e tenha ferramentas para alcanar seus objetivos, porque a vida extra-curricular de nossos alunos podem afetar suas aprendizagens, como conflitos familiares, a separao dos pais e inmeras outras razes que prejudicam seu desenvolvimento, e neste momento que o educador deve agir, podemos usar alguns macetes como levar um CD de relaxamento e um pequenos aparelho de som, falar um pouco com os alunos sobre as ondas cerebrais e a importncia da harmonizao das nossas energias, falar de coisas simples do dia-a-dia, falar sobre a desarmonia nas famlias que podem ser minimizados com simples exerccios, Talvez tudo isso parea banal, porm o professor deve saber conduzir o processo pelo qual o aluno aprende, e essas simples atitudes do professor antes de iniciar a aula torna o clima mais agradvel, cria uma maior participao dos alunos, maior comprometimento, cumplicidade, concentrao e respeito pelo professor. necessrio estar atento as mudanas e em pleno sculo XXI o professor deve saber escolher o que vai usar em sala, pois as opes so inmeras como rdio,computador, televisores...e etc, para tanto preciso que ele seja capaz de relacionar-se com a qualidade formal em meio a tantas mquinas modernas, o professor aquele tipo de profissional que deve estar disposto s coisas novas de uma sociedade que est em constante transformao. Portanto, saber aonde se quer chegar o primeiro passo para uma aula de sucesso, fazer um planejamento para definir o quer alcanar naquela aula, saber escolher e utilizar os meios tecnolgicos que esto as disposio do professor, so alguns passos para nos habituarmos com metas bem objetivas

CAPTULO II
A QUESTO DA DESMOTIVAO DOS ALUNOS X A MOTIVAO DOS PROFESSORES!

Ser que como educadores j paramos para refletir sobre a desmotivao de nossos alunos? , porque alm de lidar com o desinteresse pelo desinteresse, no podemos nos esquecer da desmotivao que motiva os nossos alunos a no irem ou a no pretarem ateno na aula.Afinal,ser que no bem mais fcil cham-los de indisciplinados, que no tem responsabilidade? Ou ser que a sala de aula que precisa ser mais convidativa, mais prazerosa, mais envolvente? Um estudo feito por Lemov, Doug nos Estados Unidos publicado em 04/2011 cujo nome : Teach like a Champion que na traduo significa: Ensinar como um Campeo ele conta alguns segredos dos professores eleitos pela turma como os melhores, e eles afirmam que, algumas atitudes simples podem fazer toda a diferena em sala de aula e que podem mudar o rumo da aula e proporcionar mais ateno e satisfao aos educandos. Pois a desmotivao dos alunos confrontada dia aps dia pela motivao dos professores algo que em breve contagiar os alunos tambm, pois um professor que persiste no aluno por mais que ele se mostre desinteressado,

uma hora acabar ganhando a confiana e considerao deste aluno, que passar a motivar-se com as aulas de um professor motivado. Vemos ento alguns segredos de professores que os alunos sentem prazer em assistir suas aulas. So elas:

OLHO NO PROFESSOR: Enquanto o professor explica todos os olhos devem estar voltados para ele, assim o professor pode olhar nos olhos de cada um deles, pois est provado que muitos alunos no aprendem porque no escutam as orientaes do professor. - Se menos de 100% dos alunos no obedecer ao professor, o desempenho da classe estar comprometido.

CERTO S SE ESTIVER 100% CERTO Continuar perguntando a mesma coisa para o aluno at que ele d uma resposta 100% certa. O que acaba acontecendo na maioria das classes algo parecido com o descrito neste dilogo: -Como era a convivncia entre as famlias de Romeu e Julieta? Pergunta a professora. -Eles no se gostavam responde um aluno. -Certo. Eles no se gostavam e disputavam terras havia anos, acrescenta a professora, que ainda d parabns ao aluno pela resposta que ele no deu. Ao no apontar para o aluno que a resposta dele poderia ser mais completa, a professora passa a mensagem de que ele pode estar certo at quando no est- e obviamente, isso no vai funcionar em uma prova ou no vestibular. A dica ter pacincia e insistir na pergunta, at chegar ao 100% certo.Um excelente professor sairia assim dessa situao: Foi um bom comeo, mas dizer apenas que eles no gostavam realmente revela qual era a relao entre as famlias?. Dessa forma, ele deixa claro que no aceita nada menos do que uma resposta completamente

correta, sem deixar de demonstrar confiana na capacidade de seus alunos.

PARA FISGAR O ALUNO: Apresentar um novo tpico da matria de um jeito diferente, como por exemplo: Antes de ensinar o conceito de frase completa, o professor pode pedir aos alunos que formem uma frase com cinco palavras dadas por ele, depois de poucos minutos, eles percebem que impossvel executar a tarefa porque no havia entre as palavras o sujeito da frase, ou seja, a surpresa do problema sem soluo manteve os alunos atentos ao resto da aula, isso mostra que, necessrio que o professor segure as respostas para que o aluno possa ter o prazer de encontr-la apenas com a ferramentas que o professor lhe proporcionou.

CIRCULAO PELA SALA: Enquanto explica a matria ou como resolver um exerccio, o professor deve circular pela sala e durante a caminhada aproveitar para fazer perguntas individuais, corrigir ou elogiar um caderno, assim o aluno saber que nesta aula o professor estar atento a cada movimento e dvida que outrora podero surgir e que, um momento que ele sabe que se ele se esforar acabar ganhando um elogio do professor.

O JEITO CERTO DE FAZER PERGUNTAS: O professor deve escolher em ordem aleatria quem vai dar a resposta, chamando o aluno pelo nome ou apenas apontando para ele, essa uma forma de mant-los atentos, pois a qualquer hora podem ser chamados, se isso ocorrer todos os dias os alunos passaro a esperar por isso e, no mdio prazo, mudaro seu comportamento, pois o fato de darem uma resposta errada por no estarem prestando ateno as aulas e por ser envergonhado por seus colegas faz com que os alunos no queiram mantenham os olhos fixos na explicao do professor.

A HORA CERTA DE ELOGIAR: O elogio s deve vir quando o aluno fizer mais do que o que lhe foi pedido. Os bons professores fazem uma distino precisa entre o que o aluno aprendeu dentro das expectativas e quanto ele as superou. A banalizao do elogio tem um efeito destrutivo em longo prazo.

O LADO POSITIVO DA BRONCA: Usar frases positivas na hora de chamar a ateno do aluno, faz uma tremenda diferena, dizer por favor, eu preciso que voc olhe para frente. Pessoas se motivam muito mais por fatores positivos do que negativos. Isso ajuda o professor a ganhar a confiana do aluno, o que fundamental para o aprendizado.

Estas

so

algumas

tcnicas

observadas

pelo

educador

Lemov,Doug que parecem atitudes simples mais que fazem toda a diferena em sala de aula, pois o bom professor aquele que consegue reunir: competncia, criatividade , dinamismo e principalmente tica em sua prtica educativa, o professor deve analisar seu trabalho criticamente, buscando inovar para melhorar, questionando sua didtica em sala de aula, algumas perguntas podem ser feitas para que, se saiba situar o professor para saber aonde ele est e para onde ele quer ir, situando o professor naquilo em que ele deve mudar e aperfeioar, algumas destas perguntas so: - Em toda a sua prtica educativa, e analisando a teoria at ento adquirida, o que voc exerceu ou deixou de exercer com seus alunos? -Em que suas aulas de hoje so diferentes de suas aulas do ano passado, por exemplo?

Pois lidar com a tecnologia dos dias atuais e o fato de sabermos que os nossos alunos chegam at ns com uma bagagem muito maior do que ns podemos imaginar o professor que no se

atualiza e procurar adentrar no universo da criana acabar por ficar em defasagem, mais se ele realmente aquele que procurar refletir sobre sua ao em sala de aula e que procurar verdadeiramente mudar ano aps ano, ms aps ms e dia aps dia ele saber que est cumprindo seus deveres como ser humano e profissional tico. E que atravs das experincias de professores que j esto atuando e conquistando a admirao e a considerao de seus alunos que ns temos de nos espelhar sem nos esquecer de que as teorias pelo qual fomos despertados a ler e a conhecer na rea da educao, nos d respaldo para dizer que inovao e transformao so as palavras chave de uma educao de qualidade, e um professor que busca aperfeioar sua conduta e sua didtica usando meios e pesquisando, ser capaz de envolver os alunos em seus contedos e em suas aprendizagens. E neste raciocnio que, no livro 10 competncias para ensinar do autor Perrenoud, Philippe ele afirma:
As estratgias dos professores podem desenvolver-se em um duplo registro: -Criar, intensificar e diversificar o desejo de aprender; -Do desejo de saber deciso de aprender, o caminho tortuoso. Mesmo os alunos mais convencidos da vantagem que teriam em saber matemtica ou geografia podem desabar diante do trabalho requerido para pr esse projeto em andamento. O inferno do fracasso escolar est cheio de boas intenes.

BONS MTODOS, BONS PROFESSORES

Se aprender uma deciso do aluno, ensinar deve ser uma atitude do professor, porm como foi dito ainda acima qualquer aluno que saiba o quo bem um conhecimento novo pode ajudar e favorecer sua vida, pode descart-lo se souber o trabalho que isto lhe dar, ento j entramos novamente na questo de como esse conhecimento ser passado a este aluno, se a aula deve ser dinmica, prazerosa, onde todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem devem atuar de maneira significa, um professor educador que sabe que vai introduzir uma matria que a maioria da sala detesta (inclusive ele detestava

quando era criana) deve se preocupar com o planejamento desta aula para que no venha deixar seus alunos dispersarem e tirarem a credibilidade de um assunto que ele sabe que ser de suma importncia para sua vida extra curricular, ou seja, um ensino vazio e apenas conteudista verdadeiramente desanimador para qualquer estudante em qualquer idade, o professor motivador que instiga seus alunos e que segue todas as instrues de professores que so amados por seus alunos, aprender que, para adentrar uma sala de aula necessrio muito mais que conhecimentos didticos sobre a matria, necessrio dar sabor as aulas, o aluno deve sair dali com gostinho de quero mais, com vontade de pesquisar sobre tal assunto quando chegar em casa, e ele deve fazer isso no porque isto lhe foi imposto pelo professor, e sim porque ele realmente tomou a deciso de aprender. Sabemos que, um dos maiores desafios do Brasil a qualidade da educao, e analisar o papel do professor fundamental para desvendarmos muitos enigmas educacionais, pois os professores at comeam com aquele gs quando esto iludidos por uma teoria que ajuda, mais ao mesmo tempo decepciona muitos professores de primeira viagem, porm quando alunos e professores se deparam com a qualidade das instituies escolares e com um sistema que apenas quer beneficir-se, muitos deles acabam no tendo foras para lutar verdadeiramente, e a luta na verdade pela sua prpria motivao, o professor deve manter acesa a sua chama pela mudana.

O PERFIL DO PROFESSOR IDEAL

Com base no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais- Ansio Teixeira em A qualidade de um sistema educacional no pode exceder a qualidade de seus professores afirmou um gestor educacional em uma entrevista para o relatrio da consultoria McKinsey e Company que buscava analisar as prticas dos pases com os melhores sistemas educacionais, vejamos o que o estudo da OCDE diz sobre os fatores que compem o perfil de um bom professor:

1. Domina os contedos curriculares das disciplinas que leciona, o que inclui a compreenso de seus princpios e conceitos; 2. Conhece as caractersticas de desenvolvimento dos alunos, suas experincias e contexto em que vivem,e como esses fatores afetam sua aprendizagem. 3. Domina a didtica das disciplinas que ensina, incluindo diversas estratgias e atividades de ensino. 4. Domina o currculo ou as diretrizes curriculares das disciplinas que leciona. 5. Organiza os objetivos e contedos de maneira coerente com o currculo, os momentos de desenvolvimento dos alunos e seu nvel de aprendizagem. 6. Selecionar recursos de aprendizagem de acordo com os objetivos de aprendizagem e as caractersticas de seus alunos. 7. Seleciona estratgias de avaliao coerentes com os objetivos de aprendizagem, a disciplina que ensina e o currculo, permitindo com que todos os alunos demonstrem o que aprenderam . 8. Estabelece um clima favorvel para a aprendizagem. Baseado em relaes de respeito, equidade, confiana, cooperao e entusiasmo. 9. Manifesta altas expectativas em relao as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento de todos os seus alunos. 10. Estabelece e mantm normas de convivncia em sala de aula, de modo que os alunos aprendam a ter responsabilidade pela sua aprendizagem e a dos colegas. 11. Demonstra valores, atitudes e comportamentos positivos e promovem o desenvolvimento destes alunos. 12. Comunica-se efetivamente com os pais de alunos, atualizando-os e buscando estimular o seu comprometimento com o processo de ensino aprendizagem dos alunos. 13. Aplica estratgias de ensino desafiantes e coerentes com os objetivos de aprendizagem e com os diferentes nveis de aprendizado dos alunos. 14. Utiliza mtodos e procedimentos que promovem o desenvolvimento do pensamento e da busca independente do conhecimento. 15. Otimiza o tempo disponvel para o ensino, garantindo o mximo de aprendizagem de cada aluno durante toda a durao da aula. 16. Avalia e monitora o processo de compreenso e apropriao dos contedos por parte dos estudantes. 17. Busca aprimo0rar seu trabalho constantemente a partir de diversas prticas, tais como: a reflexo sistemtica de sua atuao, a autoavaliao em relao, e as recomendaes de supervisores, tutores e colegas.

18. Trabalha em equipe com os demais profissionais para tomar decises em relao construo e/ou implementao do currculo e de outras polticas escolares. 19. Possui informao atualizada sobre as responsabilidades de sua profisso, incluindo que as relativas aprendizagem e ao bem estar dos alunos. 20. Conhece o sistema educacional e as polticas vigentes. A CARREIRA DOCENTE - VOCAO OU FALTA DE OPO? Baseado nestas dicas podemos perceber que, o professor necessita de conhecimentos e habilidades especficos para o exerccio de sua profisso,mas, infelizmente hoje, a carreia docente no tem oferecido muitos atrativos a seus ingressantes, sendo uma profisso escolhida por candidatos que no tem condies financeiras de fazer uma que d mais dinheiro,porm o que se espera de um ser humano que escolheu a carreira docente, sendo ela por vocao ou por falta de opo de que venha jus a este ttulo que lhe ser imputado, pois a tica to estudada por ns nos adverte que, precisamos fazer o melhor que pudermos aonde e independentemente de onde estivermos, pois lidar com vidas requer muito mais de ns do que supnhamos, e se no estamos dispostos a pagar o preo e a lutar incessantemente para que a educao venha ser de fato a prtica transformadora da realidade, por favor, nos retiremos em nossa insignificncia. O professor deve aderir atitudes especficas para uma bom desempenho em sala de aula, podemos assim dizer que existe um perfil que se faz acerca do educador ideal segundo Freire, Paulo em seu livro Pedagogia da Autonomia (1996) e que distingue os saberes necessrios a docncia pois:
No h docncia sem discncia, ensinar exige rigorosidade metdica; pesquisa; respeito aos saberes dos educandos; criticidade; esttica e tica; corporeificao das palavras pelo exemplo; risco; aceitao do novo e rejeio a qualquer forma de discriminao. O reconhecimento e a assuno da identidade cultural; ensinar no transferir conhecimento ensinar exige conscincia do inacabamento; o reconhecimento de ser condicionado; respeito autonomia do educado; bom senso; humildade, tolerncia e luta em defesa dos direitos dos educadores; apreenso da realidade; alegria e esperana; a convico de que a mudana possvel; curiosidade; ensinar uma especificidade humana; ensinar exige segurana, competncia profissional e generosidade; comprometimento; compreender que a educao uma forma de interveno no mundo; liberdade e autoridade; tomada consciente de decises; saber escutar; reconhecer que a educao ideolgica; disponibilidade para o dilogo; querer bem aos educandos.

CAPTULO III DESAFIOS PROFISSIONAIS


Do ponto de vista de Paulo, segundo algumas obras publicadas pelo mesmo, mais usando como base de pesquisa central o livro Pedagogia da Autonomia podemos observar que o mesmo fala caractersticas que alguns professores devem ter para ensinar e proporcionar conhecimentos significativos, sociais e afetivos s crianas, jovens e adultos, o professor ideal seria aquele que, nunca para de se aprimorar como educador, que reconhece que o conhecimento pesquisado e que esta pesquisa precisa ser constante por parte do professor, pois antes de ensinar o professor deve saber que o saber pelo saber vazio e que por detrs destes conhecimentos necessrio uma reflexo para se pensar criticamente sobre esse saber. Lembrando que o professor que no l no estuda, no se atualiza no tem fora moral dentro da sala de ala pois ser profissional no misturar minha vida e meus problemas pessoais com a vida e problemas de meus alunos, ou seja a incompetncia do professor o desqualifica. Paulo Freire ainda em seu livro Pedagogia da Autonomia (pag.90) diz :
Outra qualidade indispensvel autoridade em liberdades a genorisidade. No h nada que mais inferiorize a tarefa formadora da autoridade do que a mesquinhez com que se comporte.

Segundo ele, um educador no pode ser arrogante, pois se ele for arrogante no ser generoso, e a relao professor-aluno deve ser justa, igualitria, humilde, e quanto mais pensamos a prtica educativa, vemos a responsabilidade que est em nossas mos, pois a luta diria e a persistncia deve ser a razo por querermos uma educao melhor, pois muitos desafios surgiro pelo caminho, passaremos por situaes em que nossos alunos agiro de m f para conosco, mas se seguirmos alguns conselhos de Freire descobriremos que a generosidade e a tica so duas aliadas inseparveis e que elas devem transparecer em nossas atitudes educadoras. E no devemos nos esquecer de que, a organizao de situaes de aprendizagens sobremaneira dispor de competncias profissionais necessrias para imaginar e criar outros tipos de situaes de aprendizagem, e que o professor deve planejar uma aula pensando sempre em um jeitinho de ampliar seus valores tambm, para que suas mentes estejam abertas para o novo, o

desconhecido, que eles possam pesquisar e achar aquilo que mais se identificam. Sendo assim Perronoud, Philippe em seu livro 10 novas competncias para ensinar (pag.26) diz que necessrio: Conhecer, para determinada disciplina, os contedos a serem ensinados e sua traduo em objetivos de aprendizagem. Trabalhar a partir das representaes dos alunos. Trabalhar a partir dos erros e dos obstculos aprendizagem. Construir e planejar dispositivos e seqncias didticas. Envolver os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento.

MINHA 1 EXPERIENCIA Em minha primeira experincia como educadora, peguei alunos( no vou dizer sala de aula) porque era uma clnica de recuperao de drogados, que tinham entre 11 18 anos, e preparar aulas para eles era como preparar aulas para um 1 ano do ensino fundamental, pois a droga j tinha corrodo em grande parte o seu crebro e eu me via, ento frente a um grande desafio, acredito que, se em minha primeira experincia eu tivesse conhecimento das idias e palavras de Paulo Freire eu teria demorado muito menos para acertar, pois eu tentava introduzir os contedos adequados ao nvel intelectual deles visando alfabetiz-los apenas, s que eu no conseguia mant-los atentos a minha aula pois este era um assunto que no os interessava, e apesar de eu saber a importncia que esses conhecimentos iam trazer para sua vida quando sassem daquele lugar. S que a medida em que fui adentrando o universo e a realidade daquele lugar, percebi que ensinar aqueles alunos iria exigir de mim muito mais que contedos bem elaborados e estruturados de uma realidade que no condizia com a realidade deles, pois eram alunos com realidades e contextos diferentes, mais todos estavam ali por um mesmo motivo: A dependncia qumica e tudo o que eles tinham visto at ento era trfego, roubo, cadeia e etc...e eu ingenuamente no sabia que estratgia usar para envolver meus alunos, e como diz Paulo Freire que ensinar exige respeito aos saberes dos educandos eu precisava entender que os saberes que eles tinham possudo at ento eram apenas estes...e eu precisa fazer algo, urgente! Foi ento que, depois de muita reflexo percebi que eu no podia trazer a eles contos de fadas quando o que eles tinham vivido at ento era um pesadelo, comecei ento a trazer textos e depoimentos

de ex-viciados em crack e cocana que conseguiram se curar e aproveitando esse engajamento encontrei uma oportunidade de falar coisas boas e possveis como sua possvel : RECUPERAO, e sem esquecer de trabalhar com eles interpretao de textos (com os depoimentos mesmo, e textos que falavam de como a droga poderia afetar a mente dos alunos) separao de slabas, pedia para que pesquisarem as palavras que eles no sabia o significado para trazermos para a prxima aula, filmes que mostravam a realidade para discutirmos algumas atitudes positivas e negativas dos personagens e etc. E foi com perseverana e esperana que eu como educadora comecei a aprender que, os conhecimentos didticos de nada tem significado para o meu aprendiz se o mesmo no for condizente com sua realidade. Foi a partir do respeito aos saberes de meus alunos e aprendendo a utilizar suas experincias de maneira produtiva em aula que, pude indagar e inovar a realidade cruel daqueles alunos, pois eu assumi o meu papel de educadora e mostrei a eles o seu papel social e inovador dentro daquele local, e que atravs dos textos trabalhados com eles, poderamos discutir sobre a realidade que eles viveram at ento mais que esta realidade ainda est em transformao e que ser atravs de atitudes que tomaremos hoje, que eles podero modificar e intervir em sua realidade e histria, e respeitar o que eles pensam mas mostrando-lhe um novo jeito de olhar o mundo que nos rodeia, atravs de noes de moralidade, do que certo ou errado, estes so algumas das muitas tarefas de um bom educador, utilizando de uma tica profissional que respeite e seja coerente em sua prtica.

S-ar putea să vă placă și