Sunteți pe pagina 1din 29

17/8/2008

Anatomia Humana

Professora Ms. Ldia Mara Aguiar Bezerra

INTRODUO
Anatomia - a cincia da estrutura do corpo Etimologia do grego anatom, ana (distributivo em partes) e tom (corte, ou temnein (cortar) = disseco, descrio, interpretao e avaliao de um ser e suas partes. 1. 2. 3. EstudaEstuda-se anatomia por meio de 3 importantes abordagens: Anatomia Sistmica Anatomia Regional Anatomia Clnica

17/8/2008

ANATOMIA SISTMICA
Estuda o corpo como uma srie de sistemas de rgos.

ANATOMIA REGIONAL (TOPOGRFICA)


Estudo sinttico, tridimensinal de territrios ou regies do corpo

17/8/2008

ANATOMIA CLNICA
Enfatiza aspectos da estrutura e da funo do corpo que so importantes nas cincias relacionadas sade. Incorpora as abordagens regional e sistmica.

17/8/2008

POSIO ANATMICA
De p, ereto. Membros pendentes naturalmente, adjacentes ao corpo. Olhar voltado para o horizonte. Palmas voltadas para frente, com dedos justapostos. Ps juntos e paralelos

PLANOS
So linhas reais ou imaginrias que dividem o segmento em duas hemipartes nas quais descrevem a linha ou rea de trajetria do movimento.

17/8/2008

PLANO SAGITAL

Plano Sagital Mediano- divide Medianoo corpo em metade direita e esquerda. Divide o corpo em 2 metades exatamente iguais. Planos sagitais - planos verticais que atravessam o corpo em paralelo com plano mediano.

PLANO FRONTAL OU CORONAL

Divide o corpo em parte anterior e posterior

17/8/2008

PLANO TRANSVERSAL

Divide o corpo em parte Superior e Inferior

TERMOS PARA MOVIMENTOS


Flexo - dobrar uma parte ou diminuir o ngulo entre as partes do corpo. Extenso - endireitar a parte ou aumentar o ngulo entre as partes do corpo. Abduo significa afastar parte do corpo do plano sagital mediano. Aduo significa aproximar parte do corpo do plano sagital medial.

17/8/2008

TERMOS PARA MOVIMENTO


Rotao - Mover uma parte do corpo ao redor de seu eixo. Circunduo movimentos citados anteriormente em conjunto. Supinao rotao lateral do antebrao e da mo. Pronao - rotao medial do antebrao e da mo.

TERMOS PARA MOVIMENTO


Inverso - significa virar a planta do p medialmente. Everso virar a planta do p lateralmente. Protuso significa mover a mandbula anteriormente. Retruso mover a mandbula posteriormente.

17/8/2008

TERMOS PARA MOVIMENTO


Oposio movimento pelo qual a polpa do 1 dedo (polegar) aproximada da polpa de outro dedo (pina). Reposio - descreve o movimento de retorno do 1 dedo na posio anatmica.

TERMOS PARA MOVIMENTO


Elevao - levanta ou desloca uma parte para cima. Depresso rebaixa ou desloca uma parte para baixo.

17/8/2008

SISTEMA ESQUELTICO

INTRODUO
Definio o conjunto de rgos que constitui o esqueleto. Funes: Servir de arcabouo e suporte para as partes moles do corpo. Permitir movimento do corpo e das suas partes. Proteger rgos vitais. Armazenar minerais. Hematopoiese. Auto reabsoro. Auto remodelamento.

Osso - uma forma rgida de tecido conjuntivo que compe a maior parte do esqueleto e o principal tecido de sustentao do corpo.

17/8/2008

Esqueleto Axial
Consiste nos ossos da cabea, pescoo e tronco (costelas e esterno).

Esqueleto Apendicular

10

17/8/2008

Existem 2 tipos de ossos: trabecular e cortical

11

17/8/2008

Existem 2 tipos de ossos: trabecular e cortical

Quanto ao Formato

Ossos curtos - formato cbico(ex: ossos do carpo e do tarso)

12

17/8/2008

Quanto ao Formato
Ossos Planos protegem rgo subjacentes e tecidos moles, proporcionam grandes reas de insero de msculos e ligamentos (ex: escpula)

Quanto ao Formato
Ossos irregulares vrias formas

Osso etimidal

Sacro

13

17/8/2008

Quanto ao Formato
Ossos Longos - formam o arcabouo do esqueleto apendicular, consistem de um longo tubo, aproximadamente, cilndrico. Possui cndilos, tubrculos ou tuberosidade e no seu interior uma cavidade medular (ex: mero, fmur, tbia).

Quanto ao Formato
Ossos sesamide - ossos que se desenvolvem no interior dos tendes (ex: patela, ossos da mo e p).

14

17/8/2008

Quanto ao Formato
Ossos pneumticos - so ossos ocos, com cavidades cheias de ar, apresentam pouco peso em relao ao seu volume. Ex: seio frontal, esfenoidal, maxilar e nasal.

Acidentes sseos
Surge em qualquer lugar onde haja insero de tendes, ligamento e fscias, onde haja artrias adjacentes ou penetrando nos ossos:

Captulo Cndilo Crista Epicndilo Fvea Forame Fossa Sulco Cabea Malolo

Incisura Protuberncia Espinha Processo espinhoso Trocanter Trclea Tubrculo Tuberosidade ou tber

15

17/8/2008

Esqueleto Axial

Professora Ms. Ldia Mara Aguiar Bezerra

ESQUELETO AXIAL (80 OSSOS)


CRNIO: 8 ossos craniais 14 ossos faciais Ossos associados com o crnio: 6 ossculos auditivos Osso hiide COLUNA VERTEBRAL 7 vrtebras cervicais 12 torcicas 5 lombares 5 sacrais CAIXA TORCICA 24 costelas Esterno

16

17/8/2008

CRNIO
O crnio protege: O crebro Entrada do sistema respiratrio Entrada para o sistema digestivo Contm: 8 ossos cranianos: Que formam a caixa craniana 14 ossos faciais: Protge e sustenta a entrada para o sistema respiratrio e digestrio.

17

17/8/2008

OSSOS CRANIANOS
Os ossos nicos: Osso frontal. Osso etimoidal Osso esfenoidal Osso occipital Pares de ossos: Osso parietal Osso temporal

Exterior do Crnio A parte superior do crnio chamada de cpula do crnio ou calvria. atravessada por trs suturas (articulaes que no permitem mobilidade): 1 - Sutura Coronal: entre os ossos frontal e parietais 2 - Sutura Sagital: entre os dois parietais (linha sagital mediana) 3 - Sutura Lambdide: entre os parietais e o occipital O ponto de encontro das suturas coronal e sagital chamado de BREGMA. O ponto de encontro das suturas sagital e lambdide chamada de LAMBDA.

18

17/8/2008

19

17/8/2008

Concha nasal superior

Ossos da Face
Lacrinal

Nasal Concha nasal Mdia. Lmina etmoidal Concha nasal inferior Vmer

Zigomtico

Maxilar

Processos alveolares (inferior e superior) mandbula

20

17/8/2008

Mandbula

Ossos da Coluna Vertebral

21

17/8/2008

GENERALIDADES
33 vrtebras
7 cervicais 12 torcicas 5 lombares 5 sacrais 3-4 coccgeas

Funes:
Proteger a medula espinhal e os nervos espinhais Sustentar o peso do corpo superior ao nvel da pelve Tem papel importante na postura e locomoo.

Anatomia Geral da Vrtebra

VISTA SUPERIOR

22

17/8/2008

VISTA LATERAL

VISTA LATERAL

23

17/8/2008

Caractersticas da Coluna Cervical


As vrtebras cervicais so menores Possui o forame transverso oval ou forame do processo transverso. Em C7 esses forames so menores ou inexistentes. Por eles passam as artrias vertebrais. Processos espinhosos bfidos (C3 C5)

C1 ou Atlas um osso em forma de anel e sustenta o crnio. Seus processos articulares articulam-se com os cndilos occipitais. O atlas no articulampossui processo espinhoso, nem corpo.

Tubrculo anterior Face articular superior Forame do processo transverso

Forame vertebral

Processo transverso

Tubrculo Posterior

24

17/8/2008

C2 ou Axis a mais forte vrtebra cervical. Possui duas superfcies planas de articulao onde gira o Atlas. Sua principal caracterstica um dente projetado para cima a partir do corpo. 1 Dente do xis 2 Face articular superior 3 Face articular inferior 4 - Forame do processo transverso 5 - Processo espinhoso
1 2 4 5

Caractersticas das Vrtebras Torcicas


Localizadas na parte superior do dorso e fornecem fixao para as costelas. Fveas costais superior (2) e inferior (6) no corpo da vrtebra (1) para articulao com as costelas Forame vertebral menor (2) Processo espinhoso (3) mais fino e oblquo Possui fvea costal do processo transverso (4).

1 2 3 4 5

25

17/8/2008

Caracterstica das Vrtebras Lombares


O corpo da vrtebra tem forma de rim Forame vertebral mais largo e triangular Processo espinhoso projetado horizontalmente Processo transverso longo

Caractersticas das Vrtebras Sacrais


O sacro formado por 5 vrtebras fundidas. Tem forma triangular. Est localizado entre os ossos do quadril Oferece resistncia e estabilidade pelve.
Corpo vertebral Asa Canal sacral

Face articular superior

Forames sacrais

Face auricular Hiato sacral

26

17/8/2008

Cornua Sacral hiatus

palpation

Transsacral (epidural) anasthesia

Caractersticas das Vrtebras Cocgeas


Pequeno osso triangular formado pela fuso de 4 vrtebras coccgeas rudimentares. Permite fixao de msculos como glteo mximo e squitibiais. squitibiais.

27

17/8/2008

ESTERNO
1

um osso chato, localizado na parte anterior do trax, composto de trs partes: o manbrio (1), o corpo (2) e processo xifide (3). O esterno serve para sustentao das costelas e da clavcula, formando a caixa torcica onde ficam protegidos os pulmes, corao e os grandes vasos.

COSTELAS
Fazem parte do esqueleto torcico. Protegem as vsceras e alguns rgo abdominais. So ossos planos e curvos. So leves e resilientes. 1 a 7 costelas verdadeiras (vertebrocostais). 8 a 9 costelas falsas (vertebrocondrais). 11 a 12 costelas flutuantes (vertebrais livres).

Colo Cabea

Corpo Tubrculo

28

17/8/2008

29

S-ar putea să vă placă și