Sunteți pe pagina 1din 4

O P RESBTERO

O PRESBTERO
I. DEFININDO O TERMO 1. A palavra presbtero, amplamente conhecida na literatura, a traduo literal do vocbulo grego PRESBYTEROS (Snior, no latim) que comparativo de superioridade de PRSBYS, velho ou ancio. 2. Conclui-se, assim, que preliminarmente, o presbtero, um homem moo, com mais idade do que o comum da congregao. Idade no sentido de vida mental, vida moral e vida espiritual, experincia, mais do que vida no tempo. 3. O presbtero personagem presente na histria sagrada desde as primeiras narrativas. Entrou na histria por todas as portas como magistrado, chefe, governador, cabea de famlia, cabea de tribo, condutor de massas, embaixador e at comandante militar. 4. O primeiro elemento chamado, entre o povo judeu escravo, para represent-lo o ancio o presbtero, ao qual Deus determinou a Moiss convocasse para gestes de libertao perante Fara (Ex 3:16,18). 5. Na ltima pgina da histria sagrada, isto , no cumprimento das profecias, vamos encontrar o presbtero (ancio), cercando o Rei Jesus, no trono (Ap 4.10,11; 5.5,8; 7.13,14). 6. O presbiterato um dos ministrios mais honrosos, entre todos os ministrios mencionados na Palavra de Deus, sendo conferido queles a quem Deus escolhe (Ex 24:1,9-11; Nm 11:16-17,24-25; At 20:28). II. O PRESBTERO NA HISTRIA 1. O depoimento da histria coloca o presbtero, desde os mais antigos tempos, como conselheiro de reis, prncipes e governadores. Sempre foi parte nos conselho e conclios. Vemo-lo associado aos apstolos e a igreja na sano dos decretos da Igreja (Nm 22:4; Sl 105:20,22; Ed 10:8; At 15:6 e 16:4). 2. Em Esparta, a famosa cidade grega, o governo era formado por um Senado composto de vinte e oito ancies (presbteros), cujo importncia assemelhava-se do Arepago ateniense, e que serviam ao mesmo tempo como legisladores, juzes, magistrados, administradores. 3. Hoje, como em qualquer poca da histria da Igreja, o papel do presbtero fundamental para o bom desenvolvimento dos negcios do Reino. A funo presbiteral era, e ainda , de grande respeito. O povo a honrava e acatavam as decises dos presbteros (At 16:4). 4. Saul, no desespero da sua precipitada deciso o que mais desejou foi merecer a honra do presbitrio israelita (1 Sm 15:30). 5. O mais sbio dos homens que reinou sobre Israel manteve, junto a si, na intimidade do trono, o presbitrio como seu conselheiro. A runa de Roboo foi ter desprezado os conselhos dos presbteros, que seu pai, o rei Salomo, tanto soubera honrar (1 Rs 12:68,13).

6. Entre os israelitas o ofcio de presbtero no foi uma criao acidental, mas estava no propsito de Deus. Desde o inicio Deus dignificou com honras, a pessoa do presbtero. Homens idosos eram escolhidos para o ofcio presbiteral. Melhor seria dizer: homens amadurecidos, porque importante sabermos que a idade no era a condio principal para o exerccio do presbitrio. 7. Todo presbtero deveria ser um homem de idade madura, mas nem todo homem velho poderia ser um presbtero. O presbtero um homem de cargo e ofcio e no meramente um velho (Sl 119:100; 1 Tm 3:6). 8. poca do cativeiro o profeta Jeremias enviou cartas aos do cativeiro, sendo elas endereadas primeiramente aos ancies (presbteros) israelitas (Jr 29:1). 9. Foi Leonardo Dober, Presbtero Geral da Igreja Morvia, na Alemanha, que em 1732 iniciou o moderno movimento missionrio no mundo. III. O OFCIO DE PRESBTERO 1. A funo do presbtero j existia na histria antiga. O cargo surgiu como uma real necessidade. o ancio, nome local de um oficial que mais tarde, luz da influncia grega, viria a chamar-se presbtero, que encontramos atuando: Em representao do povo israelita perante Fara (Ex 3:18; 5:15) Recebendo ordenao do prprio Deus (Nm 11:16,17) Integrando o Senado presidido por Moiss (Dt 27:1) Parlamentando (At 15:6) Deliberando (At 15:22,23) Superintendendo (At 20:28) Pastoreando (1 Pe 5:1,2)

2. O exerccio do cargo de presbtero ministrio, cumprimento de misso, desempenho de vocao (Hb 5.4). 3. O presbtero guia e governa, ele so necessrias as virtudes que determinem prudncia nos movimentos, coragem na tormenta e experincia que no admite improvisao (1Tm 3.2-7). 4. O presbtero precisa saber de onde veio e para onde vai, para bem conduzir a congregao a seu cargo. 5. Ministrando em Nome do Senhor, o presbtero concretiza o ideal cristo de servir. Os vendavais que o ofcio tem enfrentado sugerem ao presbtero uma vigilncia insone para no quebrar a linha mestra dos objetivos de Deus, que criou o cargo (At 20:28; 1 Pe 5:1-4; Jo 13:3-5,12-15). IV. VOCAO E CHAMADA 1. O presbitrio cargo para quem quer servir, no s uma honraria. Suas funes compreendem encargos difceis e acumulados, que exigem dedicao e trabalho constante e rduo.

2. A vocao presbiteral, hoje como no passado, continua sendo excelente (Ex 24:1-11; At 15:4; 1 Tm 3:1). 3. O Presbitrio representa para a Igreja, sua organizao e servio o que os ancies, o presbtero do antigo pacto, representava para Israel (Nm 11:16; Tt 1:5). 4. O presbtero antes de tudo um vocacionado ao servio do Reino de Deus, atuando no modelo do Seu Mestre e Senhor (Jo 13:15). V. O PRESBTERO HOJE 1. A Igreja, assim como a sociedade, necessita de referenciais. O presbtero, o homem escolhido por Deus, dever oferecer este referencial ao rebanho (1 Pe 5:1-3). 2. Dentre as muitas atribuies, deveres e exigncias do cargo de presbtero, podemos enumerar: a) O presbtero deve ser algum capaz de influenciar outras pessoas; b) Deve ser apto para ensinar; c) Irrepreensvel. 3. Aos presbteros da Igreja foram outorgados encargos especiais. Entre eles os relacionados aos dons de curar. So eles os mais autorizados a exercer oficialmente estes dons (Tg 5:14). VI. CONCLUSO 1. Quer seja no monte com o Senhor, no conclio em Jerusalm ou na superintendncia da igreja local a histria do presbtero um peso que o responsabiliza e estimula ante a responsabilidade da dignidade do cargo (Ex 24:9,10; At 15:6; At 20.28). 2. Alta a responsabilidade, pois o prprio Senhor nomeado por Daniel, como o Ancio de dias (Dn 7:9) 3. Tamanha honraria confere o cargo que os apstolos Pedro e Joo preferem apresenta-se com o ttulo de Presbtero do que com qualquer outro (1 Pe 5:1; 2 Jo 1; 3 Jo 1). 4. Finalmente no livro do Apocalipse encontramos o ancio (presbtero) diante do trono de Deus revestido de respeito e honra (Ap 4:4;14:3). PORTANTO O PRESBTERO : AMM. Robespierre Machado, tambm presbtero.
robespierremachado@gmail.com

O homem que ensina a palavra de Deus; Modelo e exemplo vivo para a Igreja de Jesus Cristo; Aquele que honra o Nome do Senhor que o constituiu para o Presbitrio.

S-ar putea să vă placă și