Sunteți pe pagina 1din 3

Boxe / Boxing (golpes de punho)

Golpes bsicos
Kizame Tsuki (Jab) - Soco em linha aplicado com a mo que est frente da base (geralmente a mo esquerda). Gyako Tsuki (Straight/Direto) - Soco em linha aplicado com a mo que est atrs da base (geralmente a mo direita). Mawashi Tsuki (Cross/Cruzado Alto) - Soco em gancho aplicado com ambas as mos na altura do rosto (tempora).

Ura Tsuki (High Up Hook/Gancho Ascendente) - Soco em gancho aplicado com ambas as mos na altura do maxilar (queixo). Kage Tsuki (Low Hook/Gancho Baixo) - Soco em gancho aplicado com ambas as mos na altura do corpo (Fgado, bao e estomago). Shita Tsuki (Uppercut/Corte Acima) - Soco em gancho aplicado com ambas as mos em forma ascendente em direo do queixo. Oi Tsuki (Swing/Balanado ou Voado) - Soco em gancho aplicado com ambas as mos por cima da guarda em direo da cabea. Ushiho Uraken Uchi (Spinning Backfist/Soco Giratrio) - Soco aplicado com as "costas das mos" em direo do rosto.

Gedan zuki ( ), ou otoshi zuki ( ), semelhante a age zuki, pero o punho vai em direo descendente. Dependendo so estilo praticado, o punho pode seguir ao alvo numa trajetria reta simples ou conjugada a um movimento semicircular.
? ?

Shita zuki ( ) um soco em forma de gancho, muito prximo ao upper cut do boxe, com o qual guarda muita semelhana
?

Yama zuki ( ) uma variao da forma direta awase zuki, mas executado com os golpes superior e inferior aplicado em semi-crculo. Alm de o lutador aplicar os golpes com os punhos, deve inexoravelmente usar do tanden, no escopo de potencializar a energia usada.[
?

Chutes / Kick (golpes de pernas)


Golpes bsicos
Oi Geri Mae geri Kekomi (chute frontal) - Aplicado geralmente na altura do tronco para manter a distncia do adversrio. Yoko geri Kekomi (chute lateral) - Aplicado geralmente na altura do tronco para manter a distancia do adversrio.

Mawashi geri Kekomi (chute circular) - Principal chute e o mais poderoso, aplicado com a tbia /canela (middle ou high kick) Uchiro geri (chute para trs) - Aplicado geralmente na altura do tronco (fgado) exige maior habilidade.

Mae Geri Fumikomi Yoko Geri Fumikomi Mawashi Geri Fumikomi (Low Kick)

Mae geri Keage (chute frontal) Yoko geri Keage (chute lateral) Mawashi geri Keage (chute circular) Gyako Mawashi Geri Ushiho Ura Mawashi Geri Kakato Geri

Tobi Geri Mae Tobi Geri (chute frontal) Yoko Tobi Geri (chute lateral) Mawashi Tobi Geri (chute circular) Ushiho Tobi Geri

Joelhadas (golpes de joelhos)


Golpes bsicos
Mae hiza geri (joelhada frontal) - Aplicado com a parte frontal do joelho. Mae Hiza Tobi Geri Mawashi hiza geri (joelhada circular) - Aplicado com a parte lateral do joelho. Gyako Mawashi Hiza Geri

Mae hiza geri ( ) a forma mais simples da tcnica, o percurso do membro uma linha reta para frente. A cintura entra frontalmente, isto , o tanden segue na mesma direo do golpe. Quando no utilizada como um golpe, a tcnica exatamente o intermdio das execues de outras tcnicas, como mae geri ou mawashi geri, a depender somente qual pontap ser finalizado.
?

Mae tobi hiza geri ( ) executado na forma frontal mas simultnea a um salto (em direo ao
?

oponente). uma maneira de estender o alcance do ataque. Mawashi hiza geri ( ) possui uma trajetria circular, o percurso do joelho desenhado no pela perna mas pelo movimento circular da cintura, quase como um mawashi geriinterrompido, s que mais amplo.
?

Gyaku mawashi hiza geri ( ) possui movimento inverso ao de mawashi, isto , um movimento em
?

abertura. Porm, toda a tcnica est localizada precipuamente no giro da cintura.

Cotoveladas (golpes de cotovelos)


Golpes bsicos
Mae Empi Uchi (cotovelada frontal) - Desferido de fora para dentro. Age Empi Uchi (cotovelada ascendente) - Desferido de baixo para cima. Otochi Empi Uchi (cotovelada descendente) - Desferido de cima para baixo. Uchiro Empi Uchi (cotovelada giratria) - Aplicado com giro.

Tate enpi uchi ( ), ou age enpi uchi ( ) executado em trajetria ascendente. O brao que ataca est com o punho cerrado rente ao corpo e prximo linha de cintura, em posio de hikite, e o cotovelo sobe em linha reta at o alvo.
? ?

Mawashi enpi uchi ( ) feito com o membro percorre uma trajetria circular at o alvo. A posio inicial do punho a mesma de Tate Empi Uchi.
?

Naname enpi uchi ( ) possui trajetria com movimento intermedirio entre age enpi uchi e mawashi enpi uchi, ou seja, o cotovelo segue uma trajetria ascendente em diagonal.
?

Ushiro mawashi enpi uchi ( ): o alvo encontra-se atrs do lutador e, ao executar o movimento, o pulso faz um meio giro em torno de si; em verdade, o punho sai de uma posio em p, ou tate.
?

Naname enpi uchi ( ) possui trajetria com movimento intermedirio entre age enpi uchi e mawashi enpi uchi, ou seja, o cotovelo segue uma trajetria ascendente em diagonal.
?

Ushiro enpi uchi ( ) xecutado para trs e at chega a se confundir com o movimento de hikite.
?

Bloqueios
Defesas bsicas
Kame uke - Contra soco e cotoveladas. Juji uke - Contra joelhadas. Sune uke - Contra chutes.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Kickboxing_japon%C3%AAs#Golpes_b.C3.A1sicos_3 http://pt.wikipedia.org/wiki/Carat%C3%AA#Arte_das_m.C3.A3os_oquinauenses http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:T%C3%A9cnicas_do_carat%C3%AA http://pt.wikipedia.org/wiki/Proje%C3%A7%C3%B5es_do_carat%C3%AA http://pt.wikipedia.org/wiki/Imobiliza%C3%A7%C3%B5es_do_carat%C3%AA http://pt.wikipedia.org/wiki/Defesas_do_carat%C3%AA http://pt.wikipedia.org/wiki/Bases_do_carat%C3%AA http://pt.wikipedia.org/wiki/Chutes_do_carat%C3%AA#Formas http://pt.wikipedia.org/wiki/Socos_do_carat%C3%AA#Ura_zuki http://pt.wikipedia.org/wiki/Pancadas_do_carat%C3%AA#Enpi_uchi

S-ar putea să vă placă și