Sunteți pe pagina 1din 21

SRIE ANTROPOLOGIA

121 A IDADE MDIA: UMA REFLEXO SOBRE O MITO DA JUVENTUDE NA CULTURA DE MASSA Letcia C.R. Vianna

Braslia 1992

A IDADE MDIA Uma reflexo sobre o mito da juventude na cultura de massa Letcia C.R. Vianna Em nossa sociedade (ocidental) existem quatro categorias etrias pelas quais os seres humanos passam ao longo da vida: infncia, juventude, maturidade e velhice. Tais categorias so conceitos genricos que abarcam uma diversidade de representaes e gradaes variveis no tempo, no espao e nos vrios domnios da vida social. Mas, no obstante as variaes, esta classificao simplificada compreende o que entendemos com processo vital, natural e inaltervel da condio humana. Na cultura de massa das sociedades integradas modernidade capitalista, juventude uma categoria privilegiada e aparece como mais que uma designao para uma categoria de idade. tambm uma palavra "mgica", que evoca um estado de esprito e fsico ideal, perseguido por uma massa de indivduos de vrias idades. Trata-se de uma identidade social comunicada e reconhecida na medida em que os indivduos consomem os signos-produtos da indstria da juventude. Nesse sentido, podemos definir juventude sob duas perspectivas: Obrigaes e integrao social dos indivduos: Juventude o perodo na vida do indivduo relacionado ao desenvolvimento psico-biolgico e o grau de responsabilidade; tido como fase de transio entre a no responsabilidade social (infncia) e a responsabilidade social plena. Toda pessoa passa pela juventude e ganha maturidade quando considerada um indivduo socialmente formado. E o contexto de cada trajetria define a especificidade de cada gerao. Juventude ento uma categoria etria que foi incorporada pela cultura de massa a partir do mito da "juventude rebelde/revolucionria". Necessidades existenciais das massas: Juventude um complexo de representaes na mdia, cujos signos e smbolos so manipulados no domnio do consumo e introjetados por cada pessoa, que lhes d um sentido especfico. A pessoa ser sempre jovem enquanto estiver existencialmente em formao, atenta dinmica do mercado e aberta para as inovaes e transformaes que se do no mundo. Juventude est associada a um padro de beleza e isso envolve um aumento progressivo de cuidados com o corpo, cuidados que, em geral, tendem a atenuar e dissimular a idade scio-biolgica e causar a impresso de vitalidade perene. Alm disso, envolve toda uma preocupao em seguir modas de vesturo e praticar certos tipos de atividades. Juventude, ento, significa uma "idade mdia", isto : uma categoria trans-etria, incorporada pela cultura de massa como mito da "eterna juventude", que refora o estigma da velhice em nossa sociedade. Ortega & Gasset, em um texto de 1929 sobre o advento da sociedade de massa (1959), coloca que h nas sociedades de massa o predomnio da juventude: "Nas geraes anteriores a juventude vivia preocupada com a madureza. Admirava os maiores, recebia deles as normas em arte, cincia, poltica, usos e regime de vida - esperava sua aprovao e temia seu enfado. A mudana operada neste ponto fantstica - hoje a juventude parece dona indiscutvel da 2

situao e todos os movimentos so saturados de domnio ... Hoje homens e mulheres maduros vivem sobressaltados, com a vaga impresso de que no tm o direito de existir" (:298). A discusso de Morin (1984) sobre cultura de massa, em certo ponto, converge para a mesma questo: Numa civilizao em transformao acelerada como a nossa o essencial no mais a experincia acumulada, mas a adeso ao movimento. A experincia dos velhos se torna lenga lenga desusada, anacronismo. A sabedoria dos velhos se transforma em disparate. No h mais sabedoria" (:147). Ortega y Gasset se mostra um pouco desolado com a concluso a que chega: As modas atuais esto pensadas para corpos jovens, e tragicmica a situao de pais e mes que se vem obrigados a imitar seus filhos na indumentria. Os que j andamos na curva descendente da vida vemo-nos na inaudita necessidade de ter que desandar um pouco o caminho percorrido, como se houvssemos errado, e fazer-nos de bom grado ou no, mais jovens do que somos. No se trata de fingir uma mocidade que se ausenta de nossa pessoa, mas o mdulo adotado pela vida objetiva o juvenil, e nos fora sua adoo. Como com o vestir, acontece com todo o resto: os usos, prazeres, costumes, modas, esto talhadas medida dos efebos. Eu no sei se este triunfo da juventude ser um fenmeno passageiro ou uma atitude profunda que a vida humana tomou e que chegar a qualificar toda uma poca. preciso que passe algum tempo para averiguar este prognstico (:294). Podemos observar que, nas citaes acima, especialmente a de Ortega y Gasset, h uma certa identificao entre categoria etria e trans-etria. Em certo ponto ele parece dizer que a categoria de idade que vai conquistando um poder cada vez maior na sociedade de massa, uma vez que impe seu estado de esprito, "sua barbrie ntima" (:158). Mas hoje, pensando o passado que era devir para o autor, podemos perceber que a questo no nada simples e, em ltima instncia, mais parece que a racionalidade do sistema de mercado absorveu a categoria de idade em sua lgica e a cultura de massa cada vez mais tem orientado o comportamento tpico de cada gerao, transformando as particularidades de cada realidade em repertrio que define a imagem da categoria trans-etria. Neste ensaio procuro pensar sobre como a categoria etria foi absorvida pela indstria cultural, e como constituiu-se, ento, o mito da "juventude rebelde/revolucionria", e como a velhice estigmatizada na cultura de massa com a constituio da "ideologia da eterna juventude". Minha proposio que a articulao destas duas dimenses do mito da juventude pode revelar alguns aspectos da moderna condio humana. Mas, antes de tratar estas questes, convm apontar os caminhos que, aqui, conduzem a uma reflexo antropolgica da cultura de massa.

ENCANTOS E DESENCANTOS NA CULTURA DE MASSA No domnio das cincias sociais a cultura de massa pode, em princpio, ser oservada sob dois focos de luz, duas perspectivas ideais aparentemente opostas, mas, no fundo, complementares. Trata-se do niilismo e do relativismo. A primeira perspectiva est mais prxima do que poderamos chama de sociologia da cultura, e a outra est mais prxima da antropologia (ver Carvalho, 1988). A perspectiva niilista uma perspectiva crtica negativa e introspectiva; uma viso "nostlgica" de um passado mtico pleno de valores absolutos, sagrados e transcendentes... um passado de civilizao que involuiu barbrie moderna. E, sob este prisma, o racionalismo tcnico cientfico levou o ocidente a percorrer uma trajetria inversa traada pela perspectiva evolucionista. A perspectiva niilista (moderna1) nos coloca diante de um mundo dividido em essncias e aparncias: um mundo moderno desequilibrado, degradado, desumanizado, desencantado pelo capitalismo. Neste mundo impera uma massa amorfa de indivduos solitrios e prepotentes, alienados e despersonalizados - meras mercadorias perdidas nos ambientes frios da tecno-burocracia. Para Adorno e Horkheimer (1985) o indivduo mero material estatstico, manipulvel, substituvel e classificvel - microscpico como um parafuso diludo na engrenagem da produo indstrial. incapaz de ouvir, incapaz de se expressar com autenticidade, incapaz de conceber o verdadeiramente novo; manipulado como um incapaz e completamente dominado por uma racionalidade tcnica que o transcende e padroniza. O todo totalitrio e a parte no se expressa, s responde a estmulos previsveis. No mundo desencantado o valor de troca impera sobre o valor de uso, o valor mercantil sobre o valor afetivo... Nesta barbrie moderna no se pode mais transcender as aparncias em direo s essncias. Estamos condenados ao simulacro produzido enquanto projeto, processo e mercadoria controlada pelos detentores dos meios de (re)produo tcnica (ou indstria cultural). Mas para este desencanto pode haver um encantamento, e o relativismo pode ser, aqui, entendido enquanto uma perspectiva radical, crtica, extrovertida e positiva (no positivista), sob a qual as oposies barbrie-civilizao, aparncia-essncia, simulacro-autntico, no fazem muito sentido. E assim podemos observar que as diferenas pessoais e culturais sobrevivem apesar da internacionalizao do capital e do racionalismo tcnico-cientfico. E as sociedades industriais de massa podem ser percebidas enquanto totalidades hiper-diferenciadas em classes, ethos e pessoas; onde cada uma motivada pelos especficos fatores de seus contextos a construir um sentido para suas existncias particulares, atravs de condutas orientadas por padres normativos(ticos) e ldicos(estticos) criados e estabelecidos coletivamente.
Ao niilismo da Escola de Frankfurt denomino de moderno na medida em que diferente do niilismo psmoderno, pensado por Vattimo (1987), por exemplo; diferente, pois Adorno, Horkheimer e Benjamin afirmam que ainda se pode resgatar a esperana de que o "esclarecimento" liberte a humanidade da dominao, da barbrie - e Vattimo, exegeta de Nietzsche, afirma ser o "niilismo consumado" nossa nica chance!
1

Desse modo, o capitalismo pode ser pensado enquanto um modo de vida social to criativo e lgico (ou ilgico) quanto, quem sabe, o totemismo australiano pensado por Durkheim (1974); o consumismo pode ser entendido como um fato social to extico e complexo como o potlach, como sugere Baudrillard (1981), quando o afirma como linguagem atravs da qual "toda sociedade comunica e fala" (:96). E a indstria cultural - mais precisamente a publicidade (que a sustenta) - tem um que de magia nos termos de Rocha (1985), na medida em que funciona como "operador totmico" que semantiza as mercadorias produzidas em massa, transformando-as em smbolos de status, signos de diferenciao pessoal, equacionando, assim, a contradio indivduo/massa. Desse modo, fundindo as luzes das perspectivas relativista e niilista, podemos observar a cultura de massa em toda a sua ambigidade, revelando-a enquanto um complexo e rico campo de investigao a partir do qual podemos refletir sobre alguns aspectos da moderna condio humana. Minha proposio compreender o niilismo nos termos do relativismo cultural, sem, contudo, construir uma espcie de relativismo "integrado" (em oposio ao niilismo "apocalptico" nos termos de Eco (1987) que dissolve as categorias civilizao e barbrie (to fundamentais na construo da identidade ocidental), descomprometido com a crtica misria humana nas sociedades capitalistas modernas - especialmente no "terceiro mundo", de onde parte este texto. Nesse sentido afirmo, como Benjamin (1986), que todo documento de civilizao tambm documento de barbrie - pelo menos quando se trata de "ocidente capitalista". Voltando, ento, questo do mito da juventude na cultura de massa, temos que a articulao entre categoria etria e categoria trans-etria se d ao nvel da contradio indivduo/massa; isto , a partir das relaes entre pessoa e mdia. A contradio em questo pode ser considerada como fundamental na cultura de massa das sociedades industriais capitalistas (ou, nos termos de Baudrillard, "sociedade de consumo"), uma vez que o indivduo impelido a consumir, de forma personalizada, mercadorias produzidas em massa. Ao mesmo tempo, vende sua fora de trabalho de forma personalizada ( sua vida), que ser consumida enquanto mercadoria reproduzida em massa. Podemos perceber que no domnio do consumo indivduo e massa aparecem em oposio, articulados como uma contradio cuja mediao so mercadorias. O valor de uso destas mercadorias transcendido por valor simblico, pois alm de teis so signos de diferenciao. Nesse sentido o consumo um sistema de comunicao e de permuta, um cdigo de signos continuamente emitidos, recebidos e inventados como linguagem. De acordo com Baudrillard: A circulao, a compra, a venda, a apropriao de bens e de objetos, signos diferenciados, constituem hoje a nossa linguagem e o nosso cdigo, por cujo intermdio toda a sociedade comunica e fala. Tal como uma linguagem, em relao qual as necessidades e os prazeres individuais no passam de efeitos da palavra (:96). Desse modo o consumo diferencia ajustando os consumidores a um cdigo que determina que todos so iguais perante os objetos enquanto valor de uso, mas no diante dos objetos enquanto signos de diferenciao, que so hierarquizados. Baudrillard coloca que as 5

desigualdades "reais" entre os seres humanos so abolidas e diferenciar-se constitui precisamente em adotar determinado modelo abstrato, e portanto, em renunciar assim a toda diferena real e a toda singularidade, a qual s pode ocorrer na relao concreta e conflitual com os outros e com o mundo (:101). Assim, contradio fundamental para a reproduo do sistema - ou seja, a contradio de classe e a lgica da desigualdade -- superpe-se a contradio indivduo/massa e a lgica da diferenciao. Diz Baudrillard: A soluo encontrada para a contradio social no a igualizao mas a diferenciao (:109). A vida (burguesa e proletria) ganha uma dimenso de "super- produo" quantitativa (diante da abundncia de certos bens de consumo), e uma dimenso de "hiper-realizao" qualitativa (diante da profuso de imagens e espetaculares veiculadas nos meios de comunicao de massa). Ento, os indivduos se esmeram em diferenciarem-se, em consumir traos de suas personalidades... em demonstrarem a prpria felicidade, juventude, sucesso... trata-se de uma lgica fetichista. "Assim - diz Baudrillard) - o consumo entendido enquanto linguagem, pode por si s, substituir-se a todas as ideologias e acabar por assumir a integrao de toda a sociedade, como acontecia com os rituais hierrquicos ou religiosos das sociedades primitivas (:109). O indivduo e a massa so conceitos genricos percebidos de maneira concreta na pessoa e na mdia respectivamente. Entendo o indivduo como um nico ser humano especialmente qualificado, e massa como a reunio de indivduos incontveis que se repetem em si mesmos. A pessoa percebida como a verso qualificada e diferenciada do indivduo, que compreende os papis desempenhados nos domnios do consumo, do parentesco, da diviso do trabalho, da nacionalidade, no domnio da cidadania... A mdia percebida enquanto representao do mundo nos meios de comunicao de massa, produzida como artefato a partir dos cdigos e da manipulao tcnica de cada meio de comunicao. Na mdia os acontecimentos se tornam consumveis depois de filtrados, retalhados e reelaborados por todo um sistema industrial de produo. As vrias mdias veiculam modelos de comportamento, estilos de vida, sensaes, emoes, vises de mundo, sistemas de classificao e hierarquia. Assim pessoa e mdia so puras representaes que se conjugam no cotidiano metropolitano em estilos, mensagens, produtos, classes, vises de mundo; imagens que se articulam enquanto repertrio de uma de uma linguagem comum, e s se fazem sentir (ganham sentido) se fundidas na subjetividade de cada um. A percepo da mdia e da pessoa rpida e constituda de imagens sugestivas: 6

a imagem na mdia (simulacro) hiper-real, pois embora real (palpvel como um artefato), impossvel de ser reproduzida no cotidiano das pessoas. D significado aos objetos-signos. Cria modelos. a imagem das pessoas o que mostrado de parte da identidade e personalidade de cada uma, quase imediatamente, atravs dos signos do consumo de massa. A imagem de cada uma singular.

A contradio indivduo/massa aparece ento como uma contradio existencial - a busca da integridade pela estetizao da existncia. Observaremos a seguir a constituio dos mitos da juventude rebelde/revolucionria e da eterna juventude. A INDSTRIA E O SONHO - O SACRIFCIO Contextualizando a questo, temos que no perodo ps-guerra a diviso internacional do trabalho est definida em funo da internacionalizao do capital acumulado nos pases "centrais" do sistema capitalista. A economia desses pases - sobretudo nos EUA - alcanou um significativo aumento de produtividade relacionada a um desenvolvimento e aperfeioamento tecnolgico. E o crescimento do capital excedente veio acompanhado pelo temor de que o colapso camuflado pela inflao permanente (Mandel 1982) e latente viesse tona sob a forma de crise catastrfica, nos moldes de 29. Os "racionais" economistas resolveram transplantar este capital, e traaram planos de desenvolvimento e projetos de exportao da modernidade para os pases "perifricos" no sistema, assegurando para os conglomerados multinacionais o retorno multiplicado do capital ali empregado. Pois bem, a partir dos anos 50 a tecnologia envolvida na indstria cultural proporcionou um certo grau de aperfeioamento, ampliao e diversificao de produtos que se tornariam cada vez mais essenciais para a dinmica de mercado e construo das identidades jovens. Nesse sentido, o processo de diversificao e especializao dos produtossignos que nessa poca foram destinados aos jovens est intrinsecamente relacionado expanso e consolidao de um mercado de produtos projetados para os consumidores daquela categoria etria. O "rock" foi um dos produtos-signos mais significativos, se considerarmos seu alcance atravs dos meios de comunicao de massa: cinema, rdio, TV, discos, fitas, imprensa... No cinema este estilo musical foi veiculado pela primeira vez no filme "Black board jungle". A msica "Rock Around the Clock" estava associada violncia e delinquncia estudantil. O tema no era novo - o jovem rebelde j havia sido encarnado por James Dean e Marlon Brando. "Rock" era a metfora de um sentimento novo, e o jovem comeava a se expressar enquanto categoria na sociedade de massa, e a romper com os laos que o estavam oprimindo. Representava-se uma ruptura com a famlia, com os mais velhos e tudo que representava o tradicional. O tempo se acelerava. As mdias legitimavam a revolta, a violncia, a barbrie juvenil - o termo "conflito de geraes" passou a ser largamente empregado. E assim 7

comeava-se a vender imagens de juventude s massas, e o jovem passava a se consumir nos produtos signos de juventude. Embora o "rock" americano e europeu, e os produtos relacionados ao "rock", comeassem a ser largamente consumidos no Brasil, as influncias deste tipo de msica na produo da msica jovem nacional no foi sentida imediatamente: aqui inventava-se um novo gnero musical, misturando as batidas do "samba" com as harmonias do "jazz". No era um "samba" feito no morro, mas nos apartamentos de uma crescente burguesia. A "bossa nova", composta por jovens sobretudo no Rio, veio a ser um tipo de msica e um estado de esprito diferente do "rock": intimista e intelectualizada, cantaria as coisas simples e belas da vida: o sol, o mar, o amor... E mesmo tendo penetrao em outros pases a "bossa nova" jamais foi consumida como o "rock", cujas influncias na msica brasileira comearam a ser sentidas na "msica de protesto", na "jovem guarda" e na "tropiclia". Com o golpe militar em 1964 as "msicas de protesto" se afirmaram sobre um pblico classe mdia restrito, que se auto denominava "vanguarda poltica". Tratava-se de um tipo de msica feita para "conscientizar o povo" a partir de elmentos tradicionais de msicas regionais. Em certa medida h uma relao com as "folk songs" dos EUA executadas por Dylan e Baez cantores de protesto norte-americanos. Ainda na dcada de 60, a "jovem guarda" largamente veiculada nos meios de comunicao, atingindo a massa. Desde o incio foi subjugada pelos intelectuais e se constituiu num grande filo mercadolgico. As marcas "ternurinha", "brasinha" e "tremendo" deram significado a milhares de bens de consumo. Em termos estticos as frmulas da "jovem guarda" eram quase as mesmas do "rock" internacional da poca, mas sem nenhuma perspectiva de aprofundamento nos questionamentos individuais, sociais, nacionais e musicais que o "rock" vinha desenvolvendo nos seus pases de origem (EUA e Inglaterra basicamente). especialmente com as pesquisas experimentais musicais do movimento "tropicalista" que o "rock" ganha substncia significativa em termos de produo nacional. Este movimento envolveu as artes fundamentando um discurso alegrico, cnico e debochado a partir de imagens fragmentadas. A idia no era mais a de revolucionar pela arte, mas revolucionar as concepes de arte brasileira, explorando as contradies nacionais entre a poltica e a esttica, o moderno e o arcaico, o monumental e o subdesenvolvido, o nacional e o estrangeiro, o til e o ftil (ver Chacon: 1982 e Krausche: 1983). Nos anos 60 o "rock" aparece interrelacionado com os movimentos de juventude que, em vrios pases integrados ao sistema capitalista, reagiam sociedade de consumo, aos heris brancos, ao machismo, colonialismo, imperialismo, destruio da natureza, famlia, massificao... enfim, a todas as expresses de violncia que legitimam as formas que o poder assume na sociedade ocidental. H neste perodo uma aproximao com a tradio pacifista oriental e, ao mesmo tempo, uma ao violenta desencadeada pela luta armada - inspirada na revoluo cubana. Em cada pas aconteceram manifestaes particulares, fundadas nas singularidades e especificidades que cada juventude representava. Mas, sem dvida nenhuma, de acordo com a transnacionalizao da cultura de massa, nos vrios pases verificou-se uma predisposio concreta em assumir o poder. E neste contexto o "rock" apareceu enquanto movimento que, paradoxalmente, conformava os jovens como consumidores de identidades jovens, ao mesmo tempo em que era signo de resistncia ao consumismo e ao projeto capitalista em geral. 8

A juventude - imagem ideal - se renovava e novos termos entravam para a comunicao-consumo. Alguns depoimentos contemporneos e isolados, mas tpicos das perspectivas individuais, podem mostrar os lados emocionais e afetivos de alguns famosos protagonistas do "movimento jovem" que acreditaram no poder de sua gerao: Transformar-se em sujeito, tornar-se um agente da histria, nesse sentido era uma aventura, sim. Por trs de algumas de nossas escolhas havia uma tentativa de resgatar nossa presena no mundo, nossa existncia. Naquela poca no existia nenhuma atividade cultural suficientemente ampla para a juventude. Vivamos num microcosmo, quase que clandestinos ignorados pela sociedade. A Itlia se caracteriza mais pela presena na histria do que no mundo. Foi para ns uma tentativa de resgatar essa ausncia, tamanho era o atraso cultural e poltico do pas. Ser o ator de transformaes histricas... esse desejo pode rapidamente colocar voc em face da violncia. Havia tambm a outra dimenso, da aventura, aquela mais lcida, uma espcie de brincadeira: esconder-se, eliminar o inimigo, sair noite sem ser visto. Este lado era muito forte... (Valrio Morucci - Itlia - cumprindo pena de priso perptua ex-membro das Brigadas Vermelhas; in Cohn-Bendit 1987: 154). Estvamos atrados pela idia de que nosso engajamento fsico iria fazer triunfar a justia. Estvamos convencidos, ingnua, mas sinceramente, de que amos tornar-nos heris. O que era fascinante era o ritual que envolvia essa tomada de deciso: tnhamos que romper completamente com o passado, deixar a famlia, a casa, mudar de nome. Era como no poema de Garcia Lorca: mi casa no es mi casa, mi nombre no es mi nombre. amos ingressar em uma sociedade secreta e encarregada de uma misso justa e herica - era isso que achvamos fascinante. (Fernando Gabeira Brasil - ex-guerrilheiro; in Cohn-Bendit (1987:110). Sem dvida nenhuma podemos perceber uma disposio concreta em assumir o poder. Em ambos os depoimentos podemos notar que h um componente ldico associado a um "sentido de histria" e uma necessidade de expresso e afirmao de novos valores. Como estes so os outros depoimentos contidos no livro Ns que Amvamos tanto a Revoluo de Daniel Cohn-Bendit (1987), no qual publica uma srie de entrevistas feitas com vrios exmilitantes espalhados pelo mundo. Um dos depoimentos do prprio Cohn-Bendit bastante ilustrativo de como as dimenses e produtos da indstria cultural se relacionam entre si e com um pblico transnacional, na estruturao dessas vontades individuais. Graas ao fulgurante desenvolvimento dos meios de comunicao, fomos a primeira gerao a vivenciar num turbilho de sons e imagens a presena fsica e cotidiana da totalidade do mundo. Um grupo de msica ingls, sado da periferia de Liverpool compunha canes que em breve empolgariam os jovens do mundo todo: as cenas da invao de Praga pelos tanques russos; Carlos e Smith, de punhos erguidos e luvas negras, no pdium dos jogos olmpicos do Mxico; o rosto de CHE Guevara... 9

Estas imagens provocaram reaes, indignaes, adeses entre os jovens de todas as nacionalidades. Isto sem falar do cinema, da moda, dos novos padres de comportamento e de consumo. Acredito que tivemos a chance de viver uma poca embriagante e angustiante. Muitos de ns ainda se pergunta o que nos levou a se revoltar e a lutar nos anos 60/70. Creio que era um profundo desejo de modificar o curso das prprias vidase participar da histria no centro dos acontcimentos. O amor pela vida, o sentido de histria, nisso residiu nosso desafio (Frana - D. Cohn-Bendit, 1987:10). Nos EUA Bob Dylan inspirado em Dylan Thomas (poeta beat) compe "folk rock" envolvido em um movimento mais amplo de contestao, que, baseado em Thoreau, Luther King e Ghandi, pregava a transformao social pela no violncia e desobedincia civil. O "rock" ingls ganhava mercado na Amrica com os Beatles (pacifistas) e os Rolling Stones (guerrilheiros). Vrios tipos de ideais foram criados e vrias tendncias de manifestaes ganharam as ruas dos EUA: "pacifistas negros" e "panteras negras", brancos agressivos ("weathermen") e brancos pacifistas ("hippies e yippies"), movimentos feministas... uns mais, outros menos violentos... Cada indivduo - uma conjuno singular de vrios tipos - estava mobilizado em intensidade varivel. Mas a contestao era objetiva e reitificada, na medida em que h o consumo de signos da contra-cultura. As motivaes aparentes so vrias. O depoimento a seguir ilustrativo da postura "yippie" norte-americana: Naquele tempo, tnhamos cabelos compridos, usvamos roupas hippies, andvamos descalos, fumvamos maconha, ouvamos rock e mandvamos tudo merda. A contestao era clara, tanto que a sociedade reagia brutalmente e mandava a polcia impedir-nos de viver como queramos. O movimento hippie no tinha nada de poltico. Os hippies no pretendiam modificar a ordem poltica do pas, queriam apenas ser deixados em paz. Ns, ao contrrio, quisemos transformar isso tudo, fundamos o movimento yippie, para politizar a contestao(...) (Abbie Hoffmann - EUA - in CohnBendit, 1987:24). No Brasil do incio da dcada de 60, durante o governo de Jango, a sociedade parecia estar envolvida num processo de reformas econmicas com traos nacionalistas, orientadas para o socialismo. O partido comunista exercia, ento, uma forte influncia sobre alguns segmentos da sociedade brasileira. Estudantes e intelectuais assumiam posies favorveis s mudanas estruturais na economia e cultura nacional. A juventude se mobilizava sobretudo atravs da UNE, ento uma entidade forte que estava relacionada a vrias das produes culturais da poca, como as dos Centros Populares de Culturas (CPC): peas teatrais, filmes, livros, jornais, msicas... O imperialismo econmico e cultural eram duramente questionados e, em sntese, considerado pernicioso integridade e desenvolvimento nacional. Com o golpe militar de 1964, as coisas mudaram. O Estado, de forma coercitiva, passa a ser o agente da "modernidade capitalista". H censura repressiva e seletiva nos meios de comunicao. A "mo de ferro" se intensificou sobretudo em 1968, quando, aps o AI 5, o 10

governo militar passou a perseguir e reprimir os indivduos que eram contra aquela ditadura. As organizaes de esquerda entraram para a ilegalidade, inclusive a UNE. Universidades so invadidas por tropas... livros so queimados... estudantes so mortos... A juventude assumiu um importante papel nos movimentos de contestao ordem. No pas, os intelectuais e a juventude de esquerda estavam engajados em uma discusso e prxis poltica que envolvia diversos setores da sociedade: articulava-se a guerrilha campesina no interior, tramava-se a guerrilha urbana, assaltos, sequestros... militava-se em partidos e organizaes clandestinas... fugia-se da polcia. Muitos jovens optaram pela ao violenta. O depoimento de Alfredo Sirks (sequestrador de dois embaixadores estrangeiros em troca de presos polticos) bastante interessante: A guerrilha foi um momento histrico no Brasil, um momento da histria da Amrica Latina. Foi um engajamento legtimo, mesmo se de um ponto de vista ttico e estratgico, acabou fracassando. Recuso nos comparar com os movimentos terroristas europeus; a luta armada contra uma ditadura, quando qualquer via democrtica est impedida uma coisa bem diferente de aes armadas ou atentados em regimes livremente eleitos. Isto posto, acho que a luta armada perigosa: ela conforma naqueles que a praticam um certo estilo de pensar, de viso poltica, de organizao e de ao, que conduz infalivemente a adotar uma atitude ditatorial quando se toma o poder. Mas insisto na diferena: a resistncia armada a um regime de fora militar fundamentalmente diferente dos atentados terroristas em pases democrticos (in CohnBendit: 124). Guardando as particularidades e especificidades de cada pas e de cada tendncia (ou estilo), O PODER JOVEM assumiu propores mundiais atravs dos meios de comunicao de massa. A intensidade deste estado de esprito variou de indivduo para indivduo. Uns militavam, outros no - ou melhor, a maioria militava consumindo, se expressando atravs da combinao de signos e smbolos da "contra cultura pop-psicodlica". Palavras de ordem como "faa amor, no faa guerra", "tudo possvel - a imaginao no poder", " proibido proibir", "nosso corpo nos pertence", "viva a comunicao, abaixo a telecomunicao", eram proclamadas em vrias lnguas. Era a luta de Eros contra Thanatos anunciava Marcuse - a luta da juventude contra uma sociedade que mergulhava na morte. Era o corpo contra a mquina - proclamavam os reichianos. Muitos botaram o p na estrada e muitos outros foram viver nas comunidades alternativas nos campos, montanhas e praias. Generalizou-se o uso de drogas capazes de levar os jovens a mundos nunca antes visitados. O "maio de 68" na Frana foi uma das maiores contestaes daquele pas. No s os jovens mas outros segmentos da sociedade aderiram ao movimento. Eleies foram conclamadas e a direita os derrotou. O festival de Woodstok nos EUA ficou na histria pelas suas propores de massa; a manifestao do silncio no Mxico - quando trezentas mil pessoas se calaram... e muitas outras manifestaes especficas aconteceram em vrios pases. Os Estados Nacionais reprimiram, prenderam, mataram os insurgentes. Ao mesmo tempo os meios de comunicao os divulgaram; as mdias os legitimavam; o mercado de produtos da 11

"contra-cultura" se alargou, se desdobrou; a comunicao atravs dos produtos-signos de juventude se enriqueceu de novos termos. Os acontecimentos foram muitos e especficos em cada lugar da "aldeia global". No entanto, tudo parece no ter passado de um sonho - um grave equvoco. O "poder jovem" foi derrubado e questionado enquanto poder concreto, passando para a dimenso mtica. Pelo lado individual da militncia, a represso aos insurgentes foi violenta e desencadeou uma auto-crtica em relao ao prprio potencial transformador: Dentro da nossa viso idealizada da luta revolucionria, pretendamos o herosmo, achvamos que podamos suportar a tortura sorrindo ironicamente para os nossos carrascos. Quando me confrontei com a realidade da tortura, percebi que a nica atitude a adotar era fazer tudo para dar a impresso de que se morria. a nica ttica. Pensvamos que aceitariamos a morte sem qualquer hesitao. No verdade, a gente hesita (Gabeira - in Cohn-Bendit, 1987:113). Um chofer de taxi me disse um dia: - Pr mim vocs so como cosmonautas, e eu admiro vocs pois assim como eles, vocs fazem coisas que nunca teria coragem de fazer, que sequer sonhei em fazer, como ir lua ou seqestrar um embaixador... mas era preciso que algum fizesse. - Foi a que compreendi nosso erro. Se estvamos to afastados da terra como cosmonautas, estvamos equivocados. Estvamos a cem mil lguas do homem da rua e de suas preocupaes. No passvamos de mais um espetculo (Gabeira - in CohnBendit, 1987:116). Pelo lado da massa houve um desgaste do novo - uma saturao de mercado. O pblico questionou seus dolos - os que morreram barbaramente e os que enriqueceram s custas do movimento. Os dolos se questionaram e questionaram tambm o pblico. Em 1970 Lennon declara na revista Rolling Stone: O sonho acabou. E eu no estou s falando dos Beatles. Falo dessa transa de gerao. Acabou e temos que encarar a realidade (Muggiati, 1983:106). Instaura-se, ento, um clima de conformismo e passividade. E a fora jovem se dissolveu na fora fsica dos atletas, e dos punks enraivecidos. Das reivindicaes da juventude passou-se s manifestaes dos homossexuais, mulheres, negros, punks, estudantes, artistas... Reivindicaes isoladas... A massa jovem se dissipa em seus lares, nas pistas de dana das discotecas - no h mais grandes acontecimentos coletivos. Inaugura-se a "era do eu" e h um redirecionamento do mercado de bens simblicos: punk, funk, pode cr, meia oito, dancer, mstico, atleta... so estilos ou possibilidades de imagem de juventude. Assim na dcada de 80 o que pudemos observar foi que o modelo para a prtica jovem no foi mais a de buscar alternativas ao sistema, e sim um modelo baseado na busca de possveis estratgias de insero no sistema. Discutiu-se a ps- modernidade, debateu-se a 12

apatia juvenil, temeu-se a AIDS... A barbrie j foi assumida, j foi combatida. Agora parece que h uma tentativa em super-la, transcend-la em profundidade, mergulhando cada vez mais nela (ver Vianna, 1988-A). No Brasil, talvez uma grande expresso desse "vazio" seja Cazuza, considerado revelao potica do rock nacional, que no final da dcada de 80, sabendo que em breve morreria de Aids, cantou: meu partido um corao partido e as iluses esto todas perdidas os meus sonhos foram todos vendidos to barato que eu nem acredito e aquele garoto que ia mudar o mundo assiste a tudo em cima do muro meus heris morreram de overdose meus inimigos esto no poder ideologia, eu quero uma pra viver... (IDEOLOGIA - 1988 - Polygram) Assim, o mito da "juventude rebelde/revolucionria" constituiu-se de um momento histrico transnacional com o desenvolvimento e consolidao de um mercado para os produtos-signo de juventude, e paradoxalmente foi formulado em funo da crtica sociedade de consumo. Nesse sentido, como bem coloca Baudrillard (1981:109), na sociedade de consumo No h revoluo possvel no plano dos cdigos - ou se h, do-se todos os dias e temos revolues da moda, inofensivas e fazendo abortar as outras.

O FANTASMA DE DRIAN - A ANGSTIA "The generation gap" no mais intransponvel. H lugar para todos, todas as tendncias, todas as idades. Afinal a massa trans-etariamente jovem... so vrios os tipos ideais veiculados nas mdias contemporneas que definem a imagem de juventude. As tendncias do passado so simplificadas em tipos compactos: o rebelde sem causa, o meia oito, o pode crer, o esotrico, o punk, o atleta, o ecolgico... estes so tipos ideais que no se realizam em estado puro. Existe uma enorme variedade e mobilidade entre um tipo e outro, de acordo com as peculiaridades de cada pessoa. So modelos referenciais e diferenciais que no correspondem necessariamente a todos os indivduos das geraes em questo. Estes tipos tradicionais se atualizaram sob os estilos "dark" e "clean", os quais se relacionam s idias de otimismo e pessimismo respectivamente, e a um certo niilismo combinado estratgias de 13

inserso no sistema. E a esta galeria de identidades jovens juntou-se o tipo que definiu a gerao dos anos oitenta: o "yuppie" - jovem executivo bem sucedido. So interessantes alguns fragmentos do depoimento de Jerry Rubin, ex-idealizador do movimento "yippie" junto com Abbie Hoffman, e que hoje - naturalmente mais velho, se diz o idealizador e prottipo do yuppie americano: Os yupiies so jovens, urbanos, e profissionais (yup = young urban profissional). So jovens, porque saudveis, urbanos porque vivem nas grandes cidades onde exercem cargos importantes, e profissionais por que ativos e competentes. O movimento rene os melhores da dcada de 60 e seus herdeiros... No combato mais o Estado, no vale mais a pena, este deixou de ser o combate adequado. Atualmente preciso que eu seja o Estado. No eu pessoalmente, bvio. Ns todos... O que voc acha que os operrios e os pobres desejam? Ser bem sucedidos. Eles almejam o sucesso, no a revoluo. Eles nem sequer pensam na revoluo. O que eles mais desejam dar certo na vida, assim como os demais. O que temos que fazer inventar uma filosofia do sucesso capaz de integrar democracia e idealismo... Estou engajado num combate para prolongar ao mximo meu tempo de vida. Tomo vitamina e sais minerais. No caf da manh como cereais, no almoo, saladas. No como carne ou outros alimentos que engordam. Cuido do meu corpo como se fosse uma revoluo. Como para me alimentar, no pelo prazer de comer. Para meu equilbrio geral, h os complementos naturais, umas quarenta ou cinqenta cpsulas por dia. Maxi Epi para me defender dos acidentes cardacos, Beta Caroteno para atrasar o envelhecimento celular. Outros que impedem o desenvolvimento de cncer ou que limpam o sangue de impurezas. Aqui voc tm o Ginseng, que aumenta minha energia e me prepara para o esforo fsico e mental. Alm dessas, tomo ainda vitaminas que me ajudam a dormir noite, e vitaminas do complexo B (Jerry Rubin in Cohn-Bendit, 1987:36 e 38). Temos, ento que na cultura de massa a juventude de todas as geraes passadas e "futuras" so apresentadas simultaneamente como possibilidades para a categoria trans-etria. O tempo histrico - o passar das geraes - abolido em detrimento de um tempo mtico onde a juventude eternamente imobilizada. O indivduo rebela-se contra a possibilidade de envelhecer. Mas se a velhice parte do processo vital, natural, inaltervel e potencialmente inevitvel a todos os seres humanos, por que estigmatizada? E se a velhice socialmente desvalorizada, por que que a cincia procura aumentar a expectativa de vida? Tal questo parece um contra senso, doloroso demais... Como explicar esse absurdo? Neste ensaio procuro equacionar o estigma da velhice na dimenso de uma ideologia. E, a partir do entendimento de alguns valores cultivados na cultura de massa, vou procurar a lgica que faz com que o inevitvel para o indivduo (a velhice) seja evitado na sociedade. Estou considerando, portanto, que os produtos da indstria cultural podem ser percebidos enquanto representaes de um mundo, e que a observao na cultura de massa pode ser to interessante e reveladora como um estudo em um grupo determinado de pessoas no cotidiano 14

urbano. Assim, bom deixar claro, ao abordar a cultura de massa no tenho inteno de negar as vrias dimenses culturais do fenmeno e as especificidades da cultura brasileira, e afirmar que a indstria cultural determina as relaes e representaes das pessoas no cotidiano. No nada disso. Parto do princpio de que, se o estgma do velho algo real e observvel em nossa sociedade, poder ser observado tambm na cultura de massa. Em 1988 fiz uma observao sistemtica sobre o assunto centrando minha ateno no Jornal do Brasil (JB), um jornal que segundo a revista Veja (12/10/88) era o 4 do pas em circulao, com tiragem de 30.000.000 exemplares no primeiro semestre daquele ano (Vianna, 1988 B). A imprensa um meio de comunicao de massa, o JB uma mdia, sntese de outras mdias: reportagens, publicidades, notcias, colunas, encartes, suplementos... O JB uma das mdias mais consumidas pelas camadas mdias2 brasileiras e manipulado por um pblico muito heterogneo, que consome o jornal de vrias maneiras e com diferentes propsitos. So muitos os possveis estilos de vida dos consumidores deste jornal, mas, grosso modo, os leitores tm algo em comum: a viso de mundo burguesa-carioca, correspondente linha editorial do jornal. Uma mdia, ento, pode ser considerada como uma viso de mundo (ou parte dele) nos meios de comunicao de massa. E assim contm alguns pressupostos que orientam uma maneira de ser na sociedade. Meu trnsito no JB foi limitado a uma de suas mdias: a Revista Domingo - suplemento semanal. Esta uma mdia dedicada ao lazer: colorida, com muitas imagens, textos "descontrados" e assuntos leves ligados aos hbitos e modas cariocas; muito diferente do jornal dirio. A Revista Domingo trata dos prazeres da vida... lugares e ambientes que valem a pena serem visitados, pessoas que valem a pena serem conhecidas... curiosidades da vida cotidiana carioca... Centrei minha ateno nas publicidades da revista e pude observar que ocupam parte considervel em termos de espao. A publicidade, como sabemos, uma instituio fundamental na cultural de massa, uma vez que sustenta financeiramente os meios de comunicao e, segundo Rocha (1985), funciona como um "operador totmico" na medida em que apresenta as mercadorias produzidas em srie - de maneira impessoal - como signos de diferenciao pessoal. Pude ento observar que o que tornava (e ainda torna) as mercadorias atraentes, o estilo de vida associado aos produtos anunciados na revista a juventude. A velhice desvalorizada, a infncia e a maturidade so dissolvidas e neutralizadas pela juventude. De acordo com Goffman (1975), estigma pode ser definido enquanto o que distancia uma pessoa dos padres socialmente esperados. O estigma se caracteriza pela falta de um atributo valorizado socialmente como normal; o que faz com que a pessoa que no o possua seja menos desejada, ou mesmo indesejada. A velhice, assim, parece incongruente com o padro de normalidade colocado por aquela mdia (e pela indstria cultural em geral). Isso pode significar, e tristemente em algumas situaes significa, que, ao envelhecer, o indviduo
A idia de camadas mdias, tal como formulada por Gilberto Velho (1973 e 1979), se mostra adequada neste contexto, na medida em que vai alm das diferenas de classe e d conta das descontinuidades percebidas em termos de viso de mundo e ethos.
2

15

est sujeito a cair em ostracismo, a ser visto como negao da ordem, "fisicamente antiesttico" (decadente) e "intelectualmente desprezvel" (esclerosado). Obviamente isto no explcito na cultura de massa, mas est implcito em funo da supervalorizao dos atributos relacionado juventude. Nas publicidades observadas a juventude aparece como padro de normalidade, e o estigma que recai sobre a velhice parte, em princpio, das evidncias corporais adquiridas pelo indivduo com o passar do tempo. Foi possvel observar tambm que nesta viso de mundo (reificada na revista) existe uma tendncia a aceitar a cincia enquanto modo privilegiado de explicar as coisas do mundo e uma ideologia que atribui cincia o poder de transformar as coisas do mundo - no caso perpetuar a juventude. Trata-se de uma ideologia, pois perenizar a juventude impossvel, isso bvio. As publicidades, em geral, dizem que a juventude imanente ao ser, mas a sabemos efmera por natureza. A cincia aparece para restaur-la, observ-la. Nesta ideologia cabe razo se impor natureza. Nesse sentido, um discurso "cientfico" legitima a juventude enquanto padro de normalidade, em funo do qual a velhice desvalorizada. Tal discurso estimula e retrata o que Goffman menciona como "predisposio vitimao": Um resultado da exposio da pessoa estigmatizada a servidores que vendem meios para corrigir a fala, para clarear a cor da pele(...) para restaurar a juventude (:119). Alm das evidncias corporais, importante considerar que, em se tratando de uma sociedade de consumo, o estigma que recai sobre os velhos pode partir tambm da no propriedade de determinados signos-produtos de juventude. E desse modo o indivduo pode recorrer compra e uso dessas mercadorias no sentido de afirmar uma identidade jovem. Pois, como foi mencionado antes, existe uma dimenso do consumo que ajustada ao processo de construo das identidades individuais e sociais. Temos ento que, atravs da supervalorizao da juventude enquanto categoria transetria, a cultura de massa veicula uma ideologia da "eterna juventude". Nela o valor atribuido ao conceito (imagem) da velhice negativo - algo que deve ser evitado - em relao juventude, valorada positivamente enquanto algo que deve ser cultivado. Trata-se de uma ideologia alienante e utpica, pois desvaloriza, nega, uma afirmao da "natureza" em funo de algo que sabemos ser falso - temos plena conscincia de que no seremos sempre jovens, apesar da juventude Eterna ser apresentada como possvel e real. Nas publicidades observadas a juventude apresentada ao consumidor potencial como parte da felicidade que deve ser conquistada a partir do consumo de certas mercadorias. Estas mdias tm uma fala autoritria, como se pudessem controlar o tempo em funo do tipo ideal etrio. A juventude veiculada como "paradigma existencial", independente da idade real do indivduo. Assim a imagem de juventude veiculada no se esgota na correspondncia exclusiva a uma determinada categoria etria, e aparece enquanto um "modelo tico-esttico" para qualquer indivduo consumidor. A juventude o padro de normalidade em funo do qual a velhice estigmatizada; e a oposio infncia-maturidade neutralizada e tanto crianas como adultos so apresentados enquanto variaes de juventude. 16

Mas se considerei a Eterna juventude enquanto uma ideologia que subsidia o estigma da velhice, cabe perguntar: a que "vazios" da viso de mundo da qual faz parte esta ideologia responde? Qual a realidade social que ela "dissimula"? A quais contradies da sociedade ela se relaciona? Por que, enfim, a juventude supervalorizada e a velhice desvalorizada na Revista Domingo, e na cultura de massa em geral? Ortega y Gasset nos fornece argumentos para a afirmao de que a Eterna juventude est relacionada as contradies existenciais tpicas da sociedade de massa. No livro j citado ele afirma que o "homem massa" como um "adolescente mimado". O autor coloca que a juventude um trao caracterstico da personalidade do "homem massa, do indivduo das sociedades de massa; pois este indivduo se comporta como um jovem. prepotente mas inseguro; quer ser livre mas extremamente dependente; um brbaro "produto da civilizao moderna, mais propriamente da democracia liberal, da industrializao e da racionalidade tcnica (...) e com a crescente diviso do trabalho e conseqente especializao, este brbaro no sbio nem ignorante, petulante" (: 158). Assim a juventude Eterna seria uma certa "disposio tica" compartilhada pelos indivduos, e seria tambm uma resposta e reforo a determinadas contradies existenciais destes indivduos na sociedade de consumo. Nesse sentido, a supervalorizao da juventude na cultura de massa poderia ser interpretada como difuso em massa desta tica que compatvel com a existncia na sociedade de consumo. Morin aponta outra direo de anlise, tambm muito coerente. Ele coloca que a supervalorizao da juventude responde contradio individualizao/massificao - da heterogeneidade e homogeneidade da massa. A juventude Eterna uma espcie de mediao no problema da produo em massa e o consumo personalizado. Segundo o autor, a nfase sobre a juventude mais um mecanismo - mais uma possibilidade que a sociedade industrial capitalista tem para garantir a produo e o consumo em larga escala. ", assim, uma forma de aliviar a tenso entre a homogeneidade do mercado e a liberdade de escolha. A juventude um tipo ideal que aglutina todas as categorias etrias em um s e monumental mercado consumidor de produtos jovens ou para conservar a juventude. E Morin coloca que este tipo ideal etrio faz com que as diferenas sociais reais (as categorias etrias) sejam amortecidas ou impedidas de se manifestarem. As crianas desejam crescer, os adultos e velhos desejam ser jovens. H ento o estigma da velhice em funo de um nico padro esttico que contm os ideais mximos da vida na sociedade de consumo: beleza e vitalidade. E as variaes a partir deste padro so vividas pelos indivduos (crianas, jovens, adultos e velhos) enquanto liberdade de escolha por esta ou aquela mercadoria, signo de diferenciao e smbolo de juventude. Nesse sentido, a juventude poderia ser considerada enquanto uma "disposio esttica", cultivada pelos consumidores e estimulada pela indstria cultural. Mas, se pararmos por aqui, a desvalorizao da velhice na Revista Domingo e na cultura de massa em geral ficar parcialmente (pois virtualmente) analisada. Vimos que a velhice desvalorizada em funo da juventude ser supervalorizada enquanto padro ticoesttico, o qual realizado de forma variada pelos indivduos consumidores potenciais. Mas isso no tudo. No podemos ficar presos "ideologia da eterna juventude", e assim negar todo o signficado da velhice. A velhice uma categoria etria liminar entre a vida e a morte. Desse modo, a "ideologia da eterna juventude" deve estar, de alguma forma, tambm 17

relacionada a uma certa maneira na qual a morte aparece na viso de mundo do pblico da revista. Nesta viso de mundo a cincia entendida enquanto o meio legtimo de explorao do mundo e de entendimento do mundo. Como sabemos, o racionalismo tcnico-cientfico afirma ser a morte o fim absoluto do corpo e da alma. No h nada aps a morte; no h deuses. O ser humano seu prprio deus e o sentido da vida s pode existir na vida. Nesse sentido, a supervalorizao da juventude na cultura de massa poderia ser interpretada enquanto uma parte e um esforo disposio geral da busca do prazer imediato, do hedonismo e narcisismo. E a desvalorizao da velhice poderia ser ententida como a negao da morte enquanto assunto digno de ateno. Por outro lado, uma vez que a cincia percebida enquanto remdio para todos os males, soluo para todos os problemas, poderamos ainda considerar a "ideologia da eterna juventude" enquanto um reflexo da tenso existente entre os limites da cincia diante da natureza; o reconhecimento da impotncia humana diante da morte. Pois a morte natural a todo organismo vivo, e tambm uma amargura para ns. A morte se impe como desafio cincia. A cincia promete e alardeia seu desempenho na busca da eternidade. A expectativa de vida tende a aumentar e pesquisas tm sido feitas para que os velhos se sintam mais jovens. Mas a morte um fato incontrolvel pela cincia. Desse modo a imagem da velhice uma imagem negativa, marginalizada na cultura de massa, pois relembra e atesta a impotncia do racionalismo tcnico-cientfico diante da inevitvel decadncia fsica e mental, diante da fatalidade e do silncio da morte. Na cultura de massa, ento, d-se a morte social da velhice e podemos encontrar os tipos ideais jovens-jovens e jovens-velhos. Crianas, jovens, adultos e velhos perseguem um ideal de existncia e consomem continuamente este ideal, que numa perspectiva niilista deixou de ser ideal na medida em que se coisificou em objeto de consumo. A juventude industrializada simula uma beleza e vitalidade e ao mesmo tempo camufla a fatalidade da morte. A indstria cultural, em geral, suprime o desconforto do destino - dissolve o passado e o futuro em um presente de intensidade feliz. O consumo ganha a dimenso de ritualizao da eterna juventude - da felicidade plena. O mito contado continuamente pelas imagens onipresentes nos meios de comunicao de massa. E pensando tudo isso e querendo entender a articulao entre o mito da "juventude rebelde/revolucionria" e o mito da "eterna juventude", lembro-me de Frazer, no Ramo Dourado (1979), no em sua dimenso evolucionista, mas no seu af de desvendar "o verdadeiro significado" dos elementos constituintes de um estranho costume: as regras de sucesso em Nemi. E ao final de sua viagem (ou delrio) em busca das explicaes, chega ao que chama de fundamental em toda a experincia humana, em toda a vida. Trata-se do ciclo vital; paradoxo do qual no se pode escapar: a vida se faz vida pela morte, que se faz morte pela vida, que se faz vida... O sacerdote deve morrer para que o Deus permanea vivo, para que o mundo esteja vivo. Seu corpo perecvel, seu Deus deve ser eterno... Antes que envelhea e leve seu Deus decrepitude e senilidade, ele, o sacerdote, deve morrer, deixando em seu lugar outro sacerdote, outro guardio do Deus, que dever se rebelar e desafi-lo para ento mat-lo. E na cultura de massa o indivduo cultuado como um semi-deus e sua forma ideal a 18

juventude. Este semi-deus deve mostrar poder (de consumo) e lutar (consumir) para permanecer sempre jovem; assim como o sacerdote em Nemi deveria lutar para manter O Ramo Dourado sempre preso ao carvalho. No entanto, O Ramo Dourado sempre ser arrancado e renascer do nada (nem do cu nem da terra). assim que se mantm a perenidade divina. Em nossa sociedade, "os anos dourados" so-nos arrebatados pelo suceder de geraes e se tornam histricos num contexto hedonista, narcisista... As pessoas perecem, morrem, mas o Deus moderno o indivduo consumidor - este ser abstrato no qual se encarna o esprito do capitalismo - que renasce em cada gerao. E pensando um pouco mais nos dias de hoje, em nosso pas, temos que o mercado consumidor infantil j se consolidou e tem se desenvolvido e ampliado de maneira significativa. H a multiplicao de produtos, mdias e dolos infantis. A "rainha dos baixinhos" est se transnacionalizando. As crianas de classe mdia, mimadas e prepotentes, exercem cada vez mais o poder de consumo (com o dinheiro dos pais). Por outro lado, as crianas de baixa renda esto se drogando, se armando, matando e morrendo numa espcie de guerrilha urbana nas metrpoles brasileiras. E se observarmos sob a perspectiva do indivduo/massa, do cidado comum, podemos perceber que ele parece estar cada vez mais alheio e descomprometido, como uma criana. De modo geral, a massa parece estar mais egosta e inconseqente em relao ao destino da sociedade brasileira; sem memria e sem perspectiva, reagindo ao imediato e deslumbrada com qualquer bobaginha veiculada nos meios de comunicao de massa. Pergunto-me com uma indignao semelhante de Ortega y Gasset, no princpio do sculo, se no estamos vivenciando uma involuo trans-etria?

19

BIBLIOGRAFIA ADORNO/HORKHEIMER. 1985. Dialtica do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar. BAUDRILLARD, Jean. 1981. A Sociedade de Consumo. Lisboa: Edies 70. BENJAMIN, Walter. 1989. Documentos de Cultura, Documentos de Brbarie. So Paulo. Cultrix. CARVALHO, J.J. 1988. "A Antropologia e o Niilismo Filosfico Contemporneo". Anurio Antropolgico/1986. Braslia: Ed. UnB/Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. COHN-BENDIT, Daniel. 1987. Ns que Amvamos Tanto a Revoluo. So Paulo: Brasiliense. CHACON, Paulo. 1982. O Que Rock. So Paulo: Brasiliense. DURKHEIM, Emile. 1974. Las Formas Elementales de la Vida Religiosa. Buenos Aires: Editorial Schapire. ECO, Humberto. 1987. Apocalpticos e Integrados. So Paulo: Perspectiva. FRAZER, J.G. 1979. La Rama Dorada: magia y religin. Mxico: Fondo de Cultura Econmica. GOFFMAN, Erving. 1975. Estigma: notas sobre a manipulao da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Zahar. KRAUSHE, V. 1988. Msica Popular Brasileira. So Paulo: Brasiliense. MANDEL, Ernest. 1984. O Capitalismo Tardio. So Paulo: Abril. MORIN, Edgar. 1984. Cultura de Massa no Sculo XX: o esprito do tempo-neurose. Rio de Janeiro: Forense. MUGGIATI, Roberto. 1983. Rock. O Grito e o Mito. Petrpolis: Vozes. ORTEGA Y GASSET, Jos. 1959. A Rebelio das Massas. Rio de Janeiro: Ed. Ibero Americana. ROCHA, Everardo G. 1985. Magia e Capitalismo: um estudo antropolgico da publicidade. So Paulo: Brasiliense. 20

VATTIMO, Gianni. 1987. O Fim da Modernidade: niilismo e hermenutica na cultura psmoderna. Lisboa: Presena. VELHO, Gilberto. 1973. A Utopia Urbana. Rio de Janeiro: Zahar. -----1975. Nobres e Anjos: um estudo de txico e hierarquia. Tese de Doutorado apresentada no Departamento de Antropologia da Universidade de So Paulo. VIANNA, Letcia C.R. 1988a. Imagens de Juventude. Dissertao de graduao apresentada no Departamento de Antropologia da Universidade de Braslia. -----1988b. "A Desvalorizao da Velhice". Ensaio apresentado banca do exame de seleo para o Mestrado em Antropologia na Universidade de Braslia.

21

S-ar putea să vă placă și