Sunteți pe pagina 1din 2

Artigo Cientfico

O projeto de escrita dever ser realizado em 4 (quatro) etapas: PESQUISA BIBLIOGRFICA O autor escolher um tema a ser pesquisado e buscar fontes de pesquisa na biblioteca para constituir uma documentao sobre o assunto. As fontes de pesquisa, prioritariamente, devero ser artigos e captulos de livros especializados da rea de formao. importante variar os autores, evitando pesquisar apenas um autor. PREPARAO DA DOCUMENTAO COM RESUMOS, FICHAMENTOS E ANOTAES O autor resumir e far o fichamento das fontes pesquisadas na biblioteca. ESBOO DO TEXTO E PRIMEIRA VERSO Utilizando a documentao constituda pelos resumos, fichamentos e notas, o autor preparar o esboo (plano) do artigo e redigir sua primeira verso, utilizando a documentao reunida em seus resumos e complementando com seus comentrios explicativos e crticos. REDAO DO TEXTO DEFINITIVO (digitado dentro das normas), com verificao e correo ortogrfica.

Estrutura do Artigo
RESUMO comum inserir, antes do texto principal, um breve resumo do assunto abordado no texto para que o leitor j se familiarize com seu tema. TEXTO Todo texto deve obedecer estrutura habitual que se organiza em 3 partes: - Introduo - Desenvolvimento - Concluso INTRODUO - Conter uma viso global do trabalho e da pesquisa realizada - Apresentando o tema do trabalho (de que se trata) - Os objetivos (a finalidade do trabalho e da pesquisa) - Sua justificativa (a importncia de uma tal pesquisa) e suas partes hbito no final da introduo, em seu ltimo pargrafo, explicitar as partes do trabalho, ou seja, dizer como ele ir se desenvolver aps a introduo. DESENVOLVIMENTO - Parte mais substancial do texto - Pode se desdobrar em vrios subtpicos ou at mesmo em captulos. - Reviso de Literatura, nome dado ao levantamento da literatura bsica sobre o assunto ou tema do trabalho, resumindo os resultados de estudos feitos por outros autores que consultou. Deve apresentar, de forma cronolgica, a evoluo do tema na literatura especializada, partindo dos autores mais antigos para os mais modernos. Se o trabalho necessitar tambm de uma parte de anlise de dados, ou seja, se no for trabalho apenas terico, tanto a parte de descrio de mtodos de coleta de dados, como a de descrio dos dados e a anlise dos mesmos fazem parte do desenvolvimento e devem ser separados em subtpicos. O desenvolvimento pode, portanto, comportar vrias partes: Reviso de literatura Descrio dos mtodos de coleta e de anlise de dados Descrio dos resultados Discusso e anlise dos resultados

CONCLUSO - Deve voltar um pouco ao tema inicial e s justificativas dadas na introduo. - Se houver hipteses levantadas na Introduo elas devem tambm ser retomadas na concluso, analisadas, discutidas e criticadas luz dos dados levantados e relatados no desenvolvimento.

A concluso dever, sobretudo, sintetizar os resultados j relatados no desenvolvimento e apreci-los racionalmente, avaliando a importncia dos dados obtidos ou dos estudos feitos, as conseqncias desses dados ou desses estudos para a cincia ou para uma rea especfica de estudos acadmicos, sua importncia prtica para as organizaes ou para a vida das pessoas etc. A concluso deve, alm de oferecer uma apreciao geral e racional sobre os estudos realizados no trabalho acadmico ou na pesquisa realizada, apresentar uma apreciao crtica e at pessoal do mesmo. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Ao final do artigo (ou trabalho acadmico), o autor deve fazer uma listagem alfabtica das publicaes efetivamente utilizadas e consultadas para a elaborao do trabalho. Deve-se optar pelas normas da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas). DVIDAS FREQUENTES As citaes no corpo do texto devem obedecer s normas da ABNT, ou forma (autor, ano, pgina), como no exemplo (PCHEUX, 1989, p.58) ou segundo Pcheux, 1989). Diferentes ttulos do mesmo autor publicados no mesmo ano devero ser diferenciados pelo acrscimo de uma letra aps a data. Exemplo: (Pcheux, 1989a), (Pcheux, 1989b). As tabelas, grficos, figuras e fotos devem ser numeradas consecutivamente, com algarismos arbicos e encabeadas pelo ttulo e apresentar legendas explicativas e a fonte. Se retirados da internet, tem de ser de domnio pblico. REFERNCIAS Ao final do artigo (ou trabalho acadmico), o aluno deve fazer uma listagem alfabtica das publicaes efetivamente utilizadas e consultadas para a elaborao do trabalho. Deve-se optar pelas normas da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas). SOBRENOME, Nome. Ttulo do livro. Cidade: Editora, data da publicao. EXEMPLOS

CASTRO, Cludio de Moura. Estrutura e apresentao de publicaes cientficas. So Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1978. CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia cientfica: para uso de estudantes universitrios. 2. ed. So Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1978. FERRAZ, Terezine Arantes. A informao na rea nuclear e a estrutura de trabalhos cientficos. Rio de Janeiro: IBBD, 1975. FRANA, Jnia Lessa et al. Manual para normalizao de publicaes tcnico-cientficas. 5. ed. rev. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cientfica. 3. ed. rev. e amp. So Paulo: Atlas, 1995.

ANEXO No final do trabalho, o aluno deve anexar os documentos comprobatrios ou complementares, tabelas, grficos, figuras e outros documentos que, no interior do texto principal, quebrariam a lgica da exposio. Se for necessrio, no interior do trabalho, o autor (a equipe) poder enviar o leitor para algum documento contido no anexo. (Ex.: Conforme ANEXO...).

S-ar putea să vă placă și