Sunteți pe pagina 1din 9

SIMULADO CONCURSO PARA ISAP- 2011 01- As colnias agrcolas, industriais ou similares/ Instituto Penal; destinam-se ao cumprimento das

penas em regime prisional:


a) b) c) d) e) Aberto Fechado Exclusivamente fechado Semi aberto Alternativo

05- Na Lei de Execuo Penal, o trabalho considerado:


a) b) c) d) e) Faculdade de todos Faculdade do Estado Faculdade do preso Direito e dever do preso Obrigao exclusiva do preso

02- So espcies de regimes prisionais:


a) Fechado, semi-aberto e aberto. b) Recluso, deteno e provisrio. c) Liberdade assistida, liberdade vigiada e semiliberdade. d) Privao de liberdade e restrio de direito. e) Priso simples, provisrio e recluso.

06- Segundo o direito vigente, a aplicao de castigos fsicos nos presos :


a) Admissvel nos casos de estrita necessidade para evitar movimentos contra a ordem e a discipina (rebelies b) Admissvel como sano disciplinar mxima, nos restritos casos de falta grave, apurada em regular procedimento administrativo e assegurada a ampla defesa e o contraditrio. c) Inadmissvel. d) Admissvel mediante expressa e especfica autorizao do juiz da execuco penal. e) Admissvel de forma proporcional e moderada, todavia sob estrita superviso mdica.

03- A remio pelo trabalho prisional concedida:


a) Ao preso que nunca praticou qualquer espcie de falta disciplinar. b) razo de trs dias trabalhados por dia de pena. c) razo de um dia trabalhado por trs dias de pena. d) Ao preso que nunca praticou falta disciplinar de natureza grave. e) Ao preso que nunca praticou faltas disciplinares mdias ou graves.

07- As medidas de executadas em face de:

segurana

so

04- Nos estabelecimentos prisionais, a classificao dos condenados compete:


a) Ao Conselho Disciplinar (CD) b) Ao Conselho de Poltica e Classificao Penitenciria (CPCP) c) Comisso Diretora de Classificao do Presdio (CDCP) d) Ao Conselho Penitencirio (CP) e) Comisso Tcnica de Classificao (CTC)

a) Inimputveis por razes mentais. b) Condenados a penas privativas de liberdade que coloquem em risco a segurana da sociedade. c) Infratores menores de 18 anos de idad d) Condenados a penas privativas de lber dade que ameacem fugir do estabelecimento prisional. e) Condenados a penas alternativas considerados perigosos.

08 - No um direito do preso:
a) Ser protegido contra sensacionalismo; b) Ter sigilo em sua correspondncia; c) Fugir; d) Participar da previdncia social; e) Entrevistar-se pessoal reservadamente com seu advogado. o

12 - Em relao Secretaria de Estado de Administrao Penitenciria Resoluo n 363/2010 - SEAP/RJ, assinale a opo correta:
a) A SEAP possui 04 (quatro) Subsecretarias Adjuntas, que possuem funes especficas na Administrao Penitenciria, so elas: de Unidades Prisionais, de Infraestrutura, de Tratamento Penitencirio e de Operaes Penitencirias. b) As Unidades Prisionais onde seus ISAP s e Diretores, esto diretamente subordinados ao Coordenador de Segurana daquela rea, e estes ao Subsecretrio Adjunto de Unidades Prisionais. c) A Coordenao de Servio Social, a Coordenao de Psicologia e a Coordenao de Gesto em Sade Penitenciria esto subordinadas Subsecretaria Adjunta de Infraestrutura d) A Subsecretaria Adjunta de Tratamento Penitencirio coordena as seguintes Superintendncias: de Informtica, de Engenharia, de Logstica e a Escola de Gesto Penitenciria. e) Os Grupamentos: de Interveno Ttica (GIT) e de Servio e Escolta (GSE); so independentes e autnomos; pois no organograma (estrutura organizacional), estes no esto subordinado a nenhuma Subsecretaria Adjunta.

09- Os princpios informadores da execuo penal incluem legalidade, proporcionalida- de, personalidade, .......
a) Anterioridade, observncia do acordado e humanidade. b) Individualizao da pena, anterioridade e anualidade. c) Generalidade, anterioridade e observncia do acordado. d) Individualizao da pena, isonomia e humanidade. e) Isonomia, humanidade e tratamento generalizado.

10 - Assinale o item CORRETO: Esto diretamente subordinado ao Secretrio de Estado de Administrao Penitenciria, exceto:
a) Comisso Parlamentar de Inqurito Administrativo b) Centro de Instruo Especializada c) Ouvidoria d) Subsecretaria Geral e) Assessoria de Comunicao Social

13- A participao do preso provisrio ou condenado em atividade religiosa: a) obrigatria ao preso evanglico, catlico ou esprita. b) obrigatrio ao preso evanglico. c) livre. d) facultativa ao preso maior de 60 anos. e) facultativa ao preso ex-seminarista e aos portadores de curso superior.

11 - A individualizao da execuo da pena exige uma classificao do condenado segundo:


a) Seus antecedentes, idade personalidade; b) Seus antecedentes e personalidade; c) Seus antecedentes, apenas; d) Sua personalidade e idade; e) Seus antecedentes e idade; e

14 - Nos termos da Lei 7210/84, INCORRETO afirmar que:


a) A repreenso constitui uma sano disciplinar; b) garantida a liberdade de contratar mdico de confiana pessoal do internado ou do submetido a tratamento ambulatorial, por seus familiares ou dependentes, a fim de orientar e acompanhar o tratamento; c) Comete falta grave o condenado pena privativa de liberdade que provocar, de forma negligente, acidente de trabalho; d) A assistncia material ao preso e ao internado consistir no fornecimento de alimentao, vesturio e instalaes higinicas; e) A classificao ser feita por comisso Tcnica de Classificao, que elaborar o programa individualizador e acompanhar a execuo das penas privativas de liberdade e restritivas de direitos, devendo propor, autoridade competente, as progresses e regresses dos regimes, bem como as converes.

d) sade e jurdica; e) Matria e sade.

17- A individualizao da execuo da pena exige uma classificao do condenado segundo:


A) Seus antecedentes, idade e personalidade; B) Seus antecedentes e personalidade; C) Seus antecedentes, apenas; D) Sua personalidade e idade; E) Seus antecedentes e idade;

18 - A execuo penal tem por objetivo efetivar:


a) A segregao social e definitiva do homem acusado de infrao penal; b) A reprimenda social por medida de segurana; c) A vingana privada; d) As disposies contidas no despacho condenatrio proferido pelo juzo da vara de execues penais; e) As disposies contidas na sentena ou na deciso judicial.

15 - A assistncia material ao preso, provisrio ou definitivo, consiste no fornecimento de:


a) Alimentao e transporte; b) Alimentao, auxlio recluso e instalao higinica; c) Vesturio, auxlio recluso e instalao higinica; d) Auxlio recluso, instalao higinica e vesturio; e) Alimentao, vesturio e instalao higinica.

19- Em se tratando de execuo de pena privativa de liberdade a Comisso tcnica de classificao e individualizao da pena, ser composta por:
a) Sob a direo do Diretor do estabelecimento penal, um psiclogo, um psiquiatra, um assistente social, dois chefes de servio; b) Dois chefes de servio e um Diretor; c) Um chefe de servio, um psiclogo e um psiquiatra, dirigidos pelo Diretor do estabelecimento penal; d) Um psiquiatra, dois psiclogos e um Diretor. e) Um psiclogo e um psiquiatra.

16 - A assistncia ao preso provisrio, condenado e ao egresso, compreende, exceto:


a) Religiosa e material; b) Educacional, material e social; c) Material, jurdica, educacional e religiosa;

20- Assinale a alternativa correta: a) A durao da pena privativa de liberdade pode ser indefinida no tempo, a critrio do juiz da execuo, desde que presente a periculosidade do condenado atestada por exame de sanidade mental; b) vedada, em carter absoluto, a pena de morte no pas, inexistindo qualquer possibilidade de aplicao da pena capital; c) Devem ser submetidos ao exame criminolgico, para fins de individualizao da pena, os condenados a cumprir pena nos regimes fechado, semiaberto e aberto; d) As penas devem ser cumpridas em estabelecimentos distintos conforme a idade, o sexo e a natureza do delito; e) A Comisso Tcnica de Classificao composta por, no mnimo, 03 chefes de servio, psiclogo, assistente social e psiquiatra; sendo presidida pelo Diretor do estabelecimento, tendo assento no rgo um representante dos presos.

E c t s c e

em regime fechado denomina-se penitenciria. e) Dentre as atribuies do Conselho Peni tencirio previstas na lei, incluem-se emisso de parecer em pedidos de indulto e comutao, salvo se o indulto for baseado no estado de sade do condenado.

Apostila de apoio ao aluno


22- Os patronatos so estabelecimentos destinados a: a) Prestar assistncia a albergados e egressos; b) Atualizao da situao jurdica; c) Prestar assistncia a apenados do regime semi-aberto; d) Prestar auxlio nas transferncias dos presos, das cadeias pblicas para as penitencirias; e) Elaborar programa de individualizao das penas.

SEAP- INSPETOR DE SEGURANA E ADMINISTRAO PENITENCIRIA.

23- Assinale a alternativa correta: a) Para obter o livramento condicional, alm dos requisitos subjetivos, o condenado por crime comum pena privativa de liberdade dever resgatar, caso ostente bons antecedentes e no seja reincidente em crime doloso, no mnimo 1/3 da pena, e, sendo reincidente, 2/3 da pena; b) No cabe livramento condicional tratando-se de condenado por crimes hediondos ou equiparados; c) A progresso de regime, para condenado por crime comum, depende do cumprimento de 1/6 da pena, se prim rio, ou 1/4, sendo reincidente o condenado, alm de bom comportamento carcerrio atestado pelo Diretor do estabelecimento; d) Os condenados por crimes hediondos e equiparados dependem, para usufruir da progresso prisional de regime, do cumprimento de 2/5 da pena privativa de liberdade, independentemente da primariedade; e) Todas as alternativas esto incorretas.

21- Assinale a alternativa incorreta:

a) A sada temporria de visita famlia cabvel para os condenados que cumprem pena no regime semi-aberto e, excepcionalmente, a critrio do juiz, ao condenado que cumpre pena no regime fechado cujo parente esteja com grave problema de sade; b) A remio de pena cabvel para os condenados que cumprem pena nos regimes fechado e semi-aberto; c) A atribuio para conceder as permisses de sada do Diretor do estabelecimento, enquanto que as sadas temporrias so de competncia do juiz da execuo; d) O estabelecimento penal destinado ao cumprimento de pena de recluso

EXERCCIOS (3 Parte)

PROF. WILSON

24 - Com vistas obteno da conquista do direito a remio, o condenado pena privativa de liberdade, no regime fechado e semi-aberto, estar obrigado ao trabalho na medida de suas aptides e capacidades, sendo a jornada normal de trabalho compreendida:
a) Entre 06 a 07 horas, com descansos somente nos domingos; b) Entre 06 a 08 horas, com descansos nos domingos e feriados; c) Entre 05 a 08 horas, com descansos nos sbados, domingos e feriados; d) Entre 05 a 08 horas, com descansos somente aos domingos; e) Em 08 horas dirias, folgando aos sbados e domingos.

27- So preceitos de tica do funcionrio pblico, de acordo com o Decreto n 40.013/06, art: 18.
a) Preservar a ordem usando, moderadamente, a violncia; b) Abandonar o posto imediatamente aps o trmino de seu horrio de servio, mesmo que seu substituto no tenha chegado. c) Desrespeitar a dignidade da pessoa humana; d) Jamais revelar tibieza ante o perigo e o abuso; e) Prestar auxlio, nos casos em que, somente, esteja em hora de servio, a fim de prevenir ou reprimir fugas, motins ou outras situaes de emergncia, quando solicitado por autoridade competente.

25- Incumbe ao Servio de Assistncia Social, exceto:


a) Acompanhar o resultado das permisses de sadas e das sadas temporrias; b) Conhecer os resultados dos diagnsticos e exames; c) O fornecimento de alimentao, vesturio e instalaes higinicas; d) Orientar e amparar, quando necessrio, a famlia do preso, do internado e da vtima; e) Promover no estabelecimento, pelos meios disponveis, a recreao.

28O funcionrio pblico pratica transgresso disciplinar, (de acordo com o art: 26, , do Decreto n40.013/06) quando; exceto:
a) Permutar o servio sem expressa autorizao de autoridade competente; b) Faltar com a assiduidade ou for impontual; c) Manter relaes de amizade, ou exibir-se em pblico, de forma habitual, com pessoas de m reputao, mesmo em razo de servio; d) Dar informaes inexatas, alterando ou desfigurando propositadamente as verdadeiras; e) Interpor ou traficar influncia alheia para solicitar ascenso, remoo, transferncia, promoo ou comissionamento.

26- Ao Conselho Nacional de Poltica Criminal e Penitenciria incumbe, nos mbitos federal ou estadual:
a) Fiscalizar a regularidade formal das guias de recolhimento e de internamento; b) Revogar as medidas de segurana; c) Expedir alvar de soltura; d) Aplicar aos casos julgados lei posterior que de qualquer modo favorea o condenado ou internado; e) Representar autoridade competente para a interdio, no todo ou

29 - Segundo a previso do Decreto n 8.897/1986, o ndice de aproveitamento, no conceito excepcional, dar-se :


a) Aps 06 (seis) meses de permanncia ininterrupta no conceito excelente; b) Aps 06 (seis) meses de permanncia ininterrupta no conceito timo; c) Aps 01 (um) ano de permanncia

em parte, penal.

de

estabelecimento

ininterrupta no conceito excelente; d) Aps 01 (um) ano de permanncia ininterrupta no conceito timo; e) Aps 01 (um) ano de permanncia ininterrupta no conceito muito bom.

35- dever comum ao condenado a pena privativa de liberdade e restritiva de direitos: a) Urbanidade e respeito no trato com os demais condenados; b) Inexecuo do trabalho, das tarefas e das ordens recebidas; c) Submisso sano disciplinar imposta; d) Conduta oposta aos movimentos coletivos de fuga; e) Higiene pessoal e asseio de cela ou afastamento; 36- De acordo com a Lei 7.210/84, incumbe ao Servio de Assistncia Social:
a) Acompanhar a limpeza das celas cotidianamente; b) Promover, no estabelecimento, pelos meios disponveis, a recreao; c) Fornecer alimentos aos assistidos; d) Cuidar da organizao dos trabalhos, sem acompanhar os resultados das permisses de sada; e) Assistir ao condenado, quando na constituio de um advogado. 37- Qual (is) documento (s) no pode (m) faltar no ingresso do apenado na SEAP: a) Ter boletim penitencirio e pronturio mdico; b) Ter o pronturio mdico e a guia de recolhimento; c) Mandado de priso e/ou guia de recolhimento; d) Parecer da CTC, ndice de comportamento; e) Parecer da CTC e exame mdico legal.
38- O condenado que cumpre pena poder remir-se, pelo trabalho, parte do tempo de execuo da pena. Sobre a remio correto afirmar: a) b) c) d) e) Beneficia somente o condenado em fechado ou semi-aberto; Beneficia somente o condenado em aberto; Beneficia somente o condenado em semi-aberto; No beneficia o condenado em fechado e aberto; No beneficia o condenado em fechado. regime regime regime regime regime

30A pena de suspenso no poder, de acordo com o Decreto n220 de 1975, exceder a:
a) b) c) d) e) 120 dias; 90 dias; 180 dias; 60 dias; 150 dias.

31 - A pena de demisso, segundo o Decreto n220 de 1975 (regulamentado pelo Decreto n2.479/79), ser aplicada no caso de:
a) Negligncia; b) Reincidncia em falta j punida com repreenso; c) Desdia no cumprimento de deveres; d) Falta de cumprimento de deveres; e) Insubordinao em servio.

32 - As Comisses Tcnicas de Classificao (CTCs) so, de acordo com o art: 2 do Decreto n8.897/86:
a) rgos autnomos de avaliao de produtos carcerrios; b) rgos independentes que fiscaliza o tratamento penitencirio, em relao ao condenado e internado; c) rgos complementares do Departamento do Sistema Penal (DESIPE); d) rgos no vinculados ao Departamento do Sistema Penal (DESIPE); e) Organizaes no governamentais.

33 - So destinatrios de execuo penal, assim, no obstante: a) O menor infrator; b) O liberado condicional durante o perodo de prova; c) O preso provisoriamente em flagrante; d) O condenado definitivo; e) O internado que cumpre medida de segurana.

43- So transgresses disciplinares classificadas, pela autoridade competente, de natureza leve e/ou tes preceitos de tica, pois so atribuies especficas d mdia:

39- O funcionrio manter observncia dos seguin-

a- Respeitar os direitos e deveres individuais; b- Proteger pessoas e bens; c- Prestar auxlio, ainda que esteja em hora de servio; d- Permitir que sentimentos pessoais possam Influir em suas decises; e- Exercer a funo com proibidade, discrio e exao, fazendo observar as leis e os regulamentos. 40- So preceitos ticos, segundo o Decreto N 40.013/06: a- A assiduidade e a impontualidade; b- No violar disposies permissivas previstas em lei e nos atos normativos; c- Obedecer s ordens superiores, exceto quan do manifestamente legal; d- Abandonar o posto em que deva ser substitudo, quando o substituto ligar informando ser vtima de acidente. e- Buscar o aprimoramento tcnico e a atualizao permanente. 41-So preceitos de tica do funcionrio, de acordo com o Decreto N 40.013/06, art. 18: a- Desrespeitar a dignidade da pessoa humana; b- Preservar a ordem usando, moderadamente, a violncia; c- Enfatizar a integrao e o desenvolvimento de trabalhos em equipe; d- Abandonar o posto imediatamente aps o trmino de seu horrio de servio, mesmo que seu substituto no tenha chegado. e- Preservar a ordem e a disciplina usando, moderadamente, e paulatinamente a violncia. 42- So direitos pessoais decorrentes do exercicio dos cargos definidos neste decreto: a- Carteira de identidade funcional; b- Percepo de salrio-mnimo; c- Assistncia mdica e odontolgica; d- Desempenho de cargos no correspondentes condio hierrquica; e- Percepo de auxlio-desemprego.

a- Violar o cdigo de tica; b- Insubordinar-se ou desrespeitar a superior hierrquico; c- Dar, ceder ou emprestar carteira de identidade funcional; d- Agir, no exerccio da funo, com displicncia, deslealdade ou negligncia; e- Maltratar preso ou internado, sob sua guarda 44- Segundo o Decreto n40.013/06, as transgresses disciplinares classificam-se em: abcdeApenas grave; Apenas, mdia e grave; Apenas, leve, mdia e grave; Apenas, gravssima, grave e mdia; Apenas, leve, grave e gravssima.

45- Segundo o Decreto 40.013/06, no Art: 21; denomina recompensas, como: Reconhecimento dos bons servios prestados, alm de outros meritrios praticados pelos integrantes do quadro funcional de ISAP; e classifica como recompensas: abcdeO elogio, as regalias e apreo; As regalias, o apreo e o louvor; O apreo e as regalias; O louvor e o elogio; As regalias e o louvor.

46- A Lei 4.583 de 25 de julho de 2005, cria e estrutura a categoria funcional de: a- Agentes Inspetores de Segurana Penitenciria; b- Inspetores de Administrao Penitenciria; c- Inspetores de Segurana Penitenciria; d- Inspetores de Segurana e Administrao Penitenciria; e- Agentes de Segurana e Administrao Penitenciria.
47- A categoria funcional de Inspetores de Segurana e Administrao Penitenciria a que se refere a Lei n4.583/05 e o Decreto n 40.013/06; composta por: a- Funes de provimento efetivo; b- Cargos de provimento efetivo; c- Funes de provimento comissionado; d- Cargos excepcionalmente comissionado e efetivo; e- Cargos de provimento comissionado.

48- A Resoluo n 363 de 22 de julho de 2010, altera a estrutura bsica da Secretaria de Estado de Administrao Penitenciria e Regulamenta o regimento interno, dentre os rgos abaixo, assinale aqueles que no fazem parte dessa nova estrutura: a- rgos de Assistncia Direta e Imediata ao Secretrio; b- rgo de Assistncia Direta Penitenciria; c- rgo de Correio; d- rgo Colegiado; e- rgo de Represso ao Interno; f- rgo de Inteligncia; g- Administrao de Fundos; h- Ente Desvinculado; i- rgos de Planejamento e Cooperao. 49abcdeA Unidade Materno-Infantil est subordinada : Subsecretaria Adjunta de Infraestrutura; Subsecretaria Geral; Subsecretaria Adjunta de Unidades Prisionais; Subsecretaria Adjunta de Tratamento Penitencirio; Coordenao de Educao e Cultura.

50- Compete a Secretaria de Estado de Administrao Penitenciria do Est ado do RJ; segundo a Resoluo n 363/2010: a- Verificar o cumprimento das normas e diretrizes fixadas para o sistema penitencirio, apurando atravs de sindicncias, as eventuais irregularidades que vier a constatar ou que lhe forem submetidas; b- Promover, em ato solene, a soltura dos sentenciados que obtiveram o livramento condicional; c- Manter o relacionamento administrativo com o Tribunal de Contas do Estado e atividades afins; d- Desenvolver, coordenar e acompanhar a poltica criminal e penitenciria do Estado do Rio de Janeiro, observando os objetivos da Lei de Execuo Penal; e- Desenvolver e Acompanhar os estudos de pesquisa de interesse da instituio. 51- tido como objetivo da SEAP, de acordo com a Resoluo n 363/2010: a- Desenvolver o relacionamento permanente e integrado com o Poder Judicirio, Ministrio Pblico, Defensoria Pblica e demais instituies afins, com o objetivo de melhor alcanar as metas impostas pela Poltica Criminal Penitenciria; b- Acompanhar a elaborao de relatrios de freqncia dos alunos do Curso de Formao Profissional; c- Desenvolver e proporcionar atualizao constante dos mtodos operacionais vigentes para aplicar na formao profissional dos ISAPS; d- Coordenar e Providenciar a reparao e recuperao das viaturas, utilizando servios de manuteno preventiva; e- Promover eventos educativos e culturais, com a finalidade de aprimorar e ampliar a insero ao ensino bsico, cultura de uma forma geral e tica. 52- Compete Subsecretaria Adjunta de Tratamento Penitencirio: a- Promover o tratamento penitencirio dos presos do Sistema Penitencirio, condenados e provisrios, estabelecendo a dignidade da pessoa humana; b- Promover a custdia dos presos condenados e provisrios do Sistema Penitencirio, coordenando e fiscalizando as atividades de segurana e de vigilncia das Unidades Prisionais; c- Supervisionar e Coordenar as apresentaes dos internos, assim como, fiscalizar as atividades dos Inspetores de Segurana e Administrao Penitenciria; d- Administrar a infraestrutura de servidores de servios de rede local da SEAP/RJ; e- Orientar, executar e controlar as questes relativas ao transporte dos presos da SEAP/RJ

Gabarito do Simulado do Concurso p/ ISAP-2011

123456789101112131415161718192021-

D A B E C C A C D B B B C C E E B E A D E

23-B 24-B 25-C 26-E 27-D 28-B 29-A 30-B 31-C 32-C 33-A 34-* 35-C 36-B 37- C 38- A 39- B 40-E 41- C 22-A

42-A 43-D 44- C 45- D 46- D 47- B 48-B,E,H,I 49-D 50-D 51-A 52-A

S-ar putea să vă placă și