Sunteți pe pagina 1din 8

Relatrio de normas de segurana e manipulao de reagentes no laboratrio.

Aluno: Caio Locatelli Carraco


Graduao de Qumica Licenciatura.

Introduo Laboratrios de qumica so lugares de trabalho que necessariamente no so perigosos desde que certas precaues sejam tomadas. Os principais acidentes acontecem em virtude da pressa na obteno de resultados. primordial ter responsabilidade, ateno e conhecimento do que est fazendo. Discusso O aluno deve aquirir, para uso individual nas aulas prticas, os seguintes itens: Um jaleco (guarda-p) longo de mangas compridas (preferencia por algodo) Um par de luvas (tipo lava louas) Um par de oculos do tipo panoramico, mesmo para os alunos que j utilizam oculos. REGRAS BSICAS DE SEGURANA EM LABORATRIOS A seguir esto relacionadas algumas normas bsicas de segurana que, se seguidas, minimizaro os riscos de acidentes. Medidas relativas conduta e atitude: No brinque durante o trabalho nem distraia seu colega com conversas desnecessrias. Concentre-se no que estiver fazendo. Nunca trabalhe sozinho no laboratrio. Informe sempre aos seus colegas quando est sendo efetuado um experimento perigoso. Esteja sempre consciente do que est fazendo. Use roupas adequadas para o trabalho que estiver realizando. O uso do guarda-p, de mangas longas e preferencialmente de algodo (fibras sintticas so altamente inflamveis), sempre fechado, indispensvel em qualquer situao. O ato de vesti-lo ou desvesti-lo sempre deve ser feito na entrada do laboratrio, distante portanto das bancadas. Sempre use sapatos fechados. Cabelos compridos devem estar sempre presos. De preferncia use calas compridas. Sempre que a ocasio pedir no dispense o uso de luvas, culos de segurana ou mscaras. De preferncia no use lentes de contato quando houver riscos de vapores ou respingos, pois estas podem reter partculas ou absorver vapores e gases causando irritao, descolorir ou ainda secar em ambientes com pouca umidade (as gelatinosas). Se utilizar culos de grau, estes devem ser cobertos com culos de segurana. Sempre oua cuidadosamente do seu professor as instrues para a execuo da prtica. Em caso de dvidas, procure dirimi-las antes do comeo da execuo da mesma. Comunique ao seu professor qualquer acidente ocorrido. Nunca coloque sobre a bancada de trabalho, objetos de uso pessoal e/ou estranhos ao trabalho. Bolsas e sacolas devem ser colocadas nas estantes prximas porta de

entrada do laboratrio. No fume no laboratrio em qualquer circunstncia. Nunca ingira qualquer coisa, alimentos ou bebidas, no laboratrio. No utilize vidrarias e materiais de laboratrio para o preparo de alimentos e/ou bebidas. Conhea o laboratrio em que trabalha e saiba usar os seus equipamentos de segurana. No manuseie qualquer aparelho, dispositivo ou substncias sem ter noo completa dos riscos e dos cuidados envolvidos neste manuseio. Siga as instrues do laboratrio para o descarte de substncias.

Medidas relativas aos mtodos de trabalho: Improvisaes so caminhos curtos para causar acidentes; use sempre material adequado e observe sempre o protocolo da aula. Antes de executar uma reao desconhecida, teste-a na menor escala possvel dentro da capela. Utilize provetas, pipetas e buretas com volume adequado quantidade de lquido que voc quer medir. Jamais pipete substncias txicas e/ou corrosivas com a boca; use pra de borracha ou bomba vcuo. Jamais utilize a mesma pipeta para a volumetria de lquidos diferentes. Nunca abra um frasco antes de ler o rtulo. Nunca abandone as tampas sobre a bancada de trabalho; quando ela pequena possvel mant-la com a prpria mo que segura a pipeta. Sempre recoloque as tampas nos frascos quando eles no estiverem sendo utilizados, para evitar a contaminao ou perdas por volatilizao. Nunca deixe de rotular de forma adequada os frascos com solues recm preparadas. Proteja os rtulos dos frascos de reagentes, evitando escorrer lquidos em sua superfcie. Neste sentido sempre aconselhvel segurar os frascos com a palma da mo sobre o rtulo. No teste produtos qumicos pelo odor ou sabor, a menos que a tcnica o pea especificamente. Nunca retorne reagentes para os seus frascos de origem. Adicione sempre cidos gua E NUNCA O CONTRRIO. Ao diluir ou dissolver um cido ou uma base, adicione-o lentamente sobre a gua com agitao. Se necessrio, use resfriamento. Sempre utilize a capela quando forem efetuadas evaporaes com solventes ou reaes que liberem gases txicos. No deixe aparelhagem alguma em funcionamento sem a superviso de algum.

Nunca deixe sem ateno qualquer operao em que haja aquecimento. Apague sempre os bicos de gs e lamparinas que no estiverem sendo utilizados. As lamparinas devem ser acesas com fsforo ou isqueiro, NUNCA uma com a outra. Sempre as mantenha distantes de inflamveis. No dirija a abertura de tubos de ensaio ou frascos em aquecimento contra si mesmo ou outrem. Nunca aquea bruscamente lquidos ou slidos. Ao submeter um lquido ebulio durante longo perodo, utilize pedras de ebulio, evitando o derramamento do lquido e possveis queimaduras. Nunca aquea qualquer sistema completamente fechado. Ao ligar qualquer aparelho, verifique se a tenso da rede corresponde indicada na etiqueta do aparelho. No manuseie equipamentos eltricos com as mos molhadas. Ao fazer vcuo, procure utilizar recipientes capazes de suportar a presso negativa (frascos de kitasato, por exemplo). No faa montagens instveis de aparelhos, tais como aquelas que utilizam livros, lpis ou caixas de fsforo como suportes. Utilize garras, anis e suportes apropriados para cada situao. Quando aparelhos forem montados com garras, essas no devem ser muito apertadas e, caso necessrio, pea ajuda para a sua colocao. Quando tubos de borracha forem conectados a aparelhos de vidro, primeiramente molha-se a borracha, sem se usar fora excessiva na operao. Sempre lubrifique os tubos de vidro, termmetros etc., antes de inseri-los nas rolhas. Todo o material deve ser lavado imediatamente aps o uso. No utilize solventes orgnicos para a limpeza, a no ser quando autorizado pelo seu professor. Lave os frascos de reagentes antes de descart-los. Lave sempre imediatamente os respingos de produto sobre a pele, qualquer que seja a sua natureza. As solues aquosas podem ser despejadas na pia com bastante gua corrente. Na falta, deixe ao lado da pia com etiqueta, indicando o contedo da soluo. Antes de deixar o laboratrio, lave a vidraria utilizada, limpe a bancada de trabalho e lave as mos criteriosamente. Ao retirar-se do laboratrio, verifique se todos os aparelhos esto desligados e se h torneiras de gua ou gs abertas. Em caso de acidentes, procure manter a calma. Desligue os aparelhos prximos, inicie o combate ao fogo se for o caso, isole os inflamveis. Para evit-los, trabalhe com cuidado mximo.

Rotulagem Simbolos de risco

Facilmente Inflamvel (F) Classificao: Determinados perxidos orgnicos; lquidos com pontos de inflamao inferior a 21oC, substncias slidas que so fceis de inflamar, de continuar queimando por si s; liberam substncias facilmente inflamveis por ao da umidade. Precauo: Evitar contato com o ar, a formao de misturas inflamveis gs-ar e manter afastadas de fontes de ignio.

Extremamente Inflamvel (F+) Classificao: Lquidos com ponto de inflamabilidade inferior a 0o C e o ponto mximo de ebulio 35oC; gases, misturas de gases (que esto presentes em forma lquida) que com o ar e a presso normal podem se inflamar facilmente. Precaues: Manter longe de chamas abertas e fontes de ignio.

Txicos (T) Classificao: So agentes qumicos que, ao serem introduzidos no organismo por inalao, absoro ou ingesto, podem causar efeitos graves e/ou mortais. Precauo: Evitar qualquer contato com o corpo humano e observar cuidados especiais com produtos cancergenos, teratognicos ou mutagnicos.

Muito Txico (T+) Classificao: A inalao, ingesto ou absoro atravs da pele, provoca danos sade na maior parte das vezes, muito graves ou mesmo a morte. Precauo: Evitar qualquer contato com o corpo humano e observar cuidados especiais com produtos cancergenos, teratognicos ou mutagnicos.

Corrosivo ( C ) Classificao: Estes produtos qumicos causam destruio de tecidos vivos e/ou materiais inertes. Precauo: No inalar os vapores e evitar o contato com a pele, os olhos e vesturio.

Oxidante (O) Classificao: So agentes que desprendem oxignio e favorecem a combusto. Podem inflamar substncias combustveis ou acelerar a propagao de incndio. Precauo: Evitar qualquer contato com substncias combustveis. Perigo de incndio. O incndio pode ser favorecido dificultando a sua extino.

Nocivo (Xn) Classificao: So agentes qumicos que por inalao, absoro ou ingesto, produzem efeitos de menor gravidade. Precauo: Evitar qualquer contato com o corpo humano, e observar cuidados especiais com produtos cancergenos, teratognicos ou mutagnicos.

Irritante (Xi) Classificao: Este smbolo indica substncias que podem desenvolver uma ao irritante sobre a pele, os olhos e o trato respiratrio. Precauo: No inalar os vapores e evitar o contato com a pele e os olhos.

Explosivo (E) Classificao: So agentes qumicos que pela ao de choque, percusso, frico, produzem centelhas ou calor suficiente para iniciar um processo destrutivo atravs de violenta liberao de energia. Precauo: Evitar atrito, choque, frico, formao de fasca e ao do calor.

Concluso: de extrema importncia ter cuidado e responsabilidade em manusear produtos quimicos no laboratrio, saber os riscos, e agir de acordo com as normas. O qumico no laboratrio deve, portanto adotar sempre uma atitude atenciosa, cuidadosa e metdica do que faz. Deve, particularmente, concentrar-se no trabalho que faz e no permitir qualquer distrao enquanto trabalha. Da mesma forma no deve distrair os demais enquanto desenvolvem trabalhos no laboratrios. Bibliografia: Souza, N.A. Qumica geral experimental seo orgnica, 41 pg. http://people.ufpr.br/~cid/farmacognosia_I/Apostila/seguranca.pdf http://pessoal.utfpr.edu.br/ebona/arquivos/Normas.pdf

S-ar putea să vă placă și