Sunteți pe pagina 1din 5

S ALAZARISMO

Em 1926 foi implantado em Portugal um regime de ditadura militar, movimento que teve por figura principal Salazar . Este tomou de imediato medidas em relao economia portuguesa (enquanto Ministro das Finanas), aumentando os impostos e reduzindo as despesas do Governo . Assim, eliminou o dfice financeiro, o que lhe valeu grande prestgio e influncia , chegando mesmo a retirar aos militares o poder de que dispunham at ao momento. Salazar tornou-se Presidente do Conselho de Ministros em 1932, e em 1933 terminou a Ditadura Militar e comeou oficialmente o Estado Novo. Uma vez frente do Governo, Salazar fez vigorar uma nova Constituio (a de 1933), que permitiu o fim da Ditadura Militar, e a qual tinha por principal mudana a dos poderes polticos: O poder executivo pertencia ao Presidente da Repblica e ao Governo nomeado por este; O poder legislativo pertencia Assembleia Nacional (eleita a cada quatro anos). Contudo, a ltima palavra relativamente s leis era dada pelo Presidente do Conselho, o que nos permite dizer que o Governo tambm interferia no Poder Legislativo. Apesar de na Constituio constar isso, os direitos dos cidados no eram respeitados e as eleies no eram livres , sendo manipuladas por todo o tipo de ilegalidades. A Assembleia Nacional, formada por deputados, tinha um poder muito limitado, e, apesar da hierarquia estabelecida pela Constituio, Salazar teve sempre um poder superior (e incontestado) ao do Presidente da Republica. Caractersticas do Salazarismo: 1. Regime conservador e autoritrio (pressupe intervencionismo estatal); ideologia assente nos valores de Deus, Ptria e Famlia (conservador); poder legislativo submetido ao Governo (autoritrio). 2. Anticomunismo / antidemocracia / antiliberalismo; 3. Corporativismo (o corporativismo retirou aos trabalhadores toda a capacidade reivindicativa);patres e operrios obrigados a entendimento permanente, de acordo com o Estatuto do Trabalho Nacional. 4. Represso ; ligada PIDE 5. Polcia Poltica (PIDE); 6. Censura; 7. Propaganda Poltica 8. Partido nico; 9. Educao da Juventude; 10. Culto do Chefe; 11. Proteccionismo (nacionalismo econmico objectivo: autarcia; proteco em relao a produtos estrangeiros); 12. Colonialismo /Imperialismo (Acto Colonial de 1930; Imprio Colonial Portugus tema de propaganda poltica);Portugal tem a obrigao de civilizar as colnias e estas de servirem de apoio ao desenvolvimento econmico da Metrpole.

O N OVO

MAPA

P OLTICO M UNDIAL

Os acordos de Ialta Ialta e Potsdam foram os nomes dados s conferncias entre os vencedores da 2 Guerra Mundial (sendo os principais: Inglaterra, EUA e URSS), nas quais se tomaram decises sobre o rumo da Europa no aps-guerra. Nestas conferncias (ano de 1945), o mapa poltico da Europa foi redefinido (significa que as fronteiras de alguns pases foram alteradas) e as trs grandes potncias decidiram procurar eliminar os ltimos vestgios do Nazismo e Fascismo, principalmente na Alemanha e ustria. Depois destas conferncias admitia-se que os pases de Leste ficavam sob influncia sovitica (socialista) e os restantes pases europeus na esfera de influncia ocidental (capitalista). Estes acordos tambm visavam combater a fome e a destruio sofrida na Europa e preservar a paz.

De modo a desnazificar a Alemanha e ustria estas foram divididas pelas potncias vencedoras, o mesmo acontecendo a Berlim.

O Julgamento de Nuremberga Em Nuremberga (1946), os criminosos de guerra nazis foram julgados e a maioria foi condenada morte. A maioria era importantes dirigentes nazis e maior parte dos julgados no mostrou qualquer arrependimento pelos seus crimes e prticas nazis. Situao poltica dos vencidos A Alemanha (o principal vencido) foi desmilitarizada (deixou de possuir soldados/armas) e o seu territrio foi ocupado por tropas aliadas (vencedores ocidentais). Dividiu-se a Alemanha em quatro zonas de administrao: uma foi entregue URSS, outra aos EUA, outra Frana e outra Inglaterra. (Mais tarde tambm Berlim seria dividida entre os mesmos quatro pases.) Procurou-se a desnazificao da Alemanha e da ustria (as ideias e princpios nazis forram erradicados e o Partido Nazi proibido). O Japo foi, semelhana da Alemanha, ocupada por tropas vencedoras e reorganizado pelos EUA. Tambm os criminosos de guerra japoneses foram julgados e procurou-se iniciar no pas um regime democrtico parlamentar. A criao de Israel Israel foi um novo Estado criado no Mdio Oriente depois do fim da 2 Guerra. Argumentando com as terrveis perseguies sofridas durante o conflito, por parte dos Nazis, os Judeus, que estavam espalhados pelo mundo, queriam criar um pas seu, uma terra prpria, no territrio que historicamente lhes pertencia: a Palestina. Estes conseguiram de facto, aprovao e ajuda dos EUA e fundaram o Estado de Israel, na Palestina, em 1948, embora as populaes rabes volta discordassem desta situao e tenham entrado, at actualidade, em conflito com Israel, por considerarem a formao repentina do novo estado uma invaso do seu territrio.

ONU
A ONU (Organizao das Naes Unidas) foi criada em 1946, inicialmente com 50 pases-membros. Os seus fundamentos e objectivos so: manter a paz; desenvolver a cooperao entre os pases; prevenir tenses e confrontos civis/internacionais; promover a igualdade e respeito pelos direitos dos povos. Sobre a sua organizao: a ONU tem uma estrutura de organizao simples, onde h uma Assembleia-geral (funo: analisa os principais problemas internacionais), na qual tomam parte todos os pases membros, e um conselho de Segurana, formado por cinco membros permanentes (sendo eles: EUA, Rssia, Inglaterra, Frana e China ), mais dez Estados, eleitos por 2 anos (funo: tomar decises acerca da manuteno da paz). O Secretrio-Geral estabelece a ligao entre os diferentes organismos da instituio e promove contactos a nvel internacional. Tem organismos especializados, como a FAO, OIT, OMS, UNESCO, UNICEF (podem consultar as informaes sobre estes na pg. 138, mas a stra disse que no ia falar neles). A ONU tem grande influncia na resoluo de divergncias e disputas; foi uma forma de criar uma aperfeioada SDN. A ONU fez aprovar, em 1948, a Declarao Universal dos Direitos Humanos, com o objectivo de promover a igualdade e respeito, em todos os povos do Mundo, e entre cada ser humano individualmente.

A C HINA

DE

M AO Z EDONG

Em 1945 terminou na China a ocupao japonesa que durou durante o perodo da Guerra, sendo esta seguida de uma violenta guerra civil, na qual se debatiam as foras nacionalistas, comandadas por Chang Kai-Chek, e as foras comunistas , chefiadas por Mao Zedong.

Desde 1927, os comunistas avanaram com a luta, apoiando-se principalmente nos camponeses, que constituam a grande maioria da populao e que at ento haviam estado sujeitos a um regime quase feudal. Finalmente, em 1949, a guerra terminou com a vitria de Mao Zedong e iniciou-se em Pequim a Republica Popular da China . Esta vitria comunista influenciou grandemente os pases em volta: muitos movimentos socialistas na sia ganharam impulso e a URSS tinha ento mais um grande aliado. DICA : Ler sobre a Longa Marcha na pgina 148, tenho um feeling que a stra vai referir isso.E a Revoluo Cultural

M UNDO B IPOLAR
A poltica de blocos O Mundo dividiu-se em dois blocos: um Capitalista, liderado pelos EUA, e outro Socialista, chefiado pela URSS. No bloco socialista, contavam-se a URSS, claro, a China e muitos pases do Leste europeu com influncias socialistas; praticamente todos os outros pases se encontravam no bloco capitalista. Cada um destes considerava o outro como uma grande ameaa e procurava evitar a expanso do inimigo. Iniciou-se mesmo um perodo de grande competio poltica, econmica e militar entre as super-potncias EUA e URSS. A poltica de conteno Tentativa (bem sucedida na maior parte dos casos) do presidente Truman e dos EUA de conter o avano dos partidos comunistas e do socialismo na Europa e Mundo. Na Europa, caracterizou-se com a ajuda financeira aos pases afectados pela Guerra, pois os partidos comunistas s ganhavam avano devido s dificuldades financeiras enfrentadas na Europa: auxlio econmico promoveria a recuperao financeira dos pases europeus e aumentaria a estabilidade poltica, dando aos partidos comunistas e s politicas socialistas menos espao para actuar. Plano Marshal/COMECON Da poltica de conteno nasceu o Plano Marshall : foi oferecida aos pases europeus ajuda financeira para a reconstruo da Europa (em troca os pases europeus deviam consumir produtos americanos. Apesar de aberto a toda a Europa, os pases sob influncia sovitica recusaram o Plano). Ao reedificar a Europa, voltava a haver um continente politicamente estvel que no permitiria o avano do socialismo e que, quanto maior poder de compra tivesse, mais beneficiaria o comrcio dos EUA, que ainda obteria a posio de credor em relao Europa. O COMECON foi uma espcie de reaco sovitica atitude tomada pelos EUA. A URSS, assim, tambm ofereceu ajuda poltica aos respectivos aliados, num Conselho de Ajuda Econmica Mtua, incentivando a cooperao entre os Estados Comunistas.

A G UERRA F RIA
Equilbrio do terror medida que o antagonismo e a oposio entre as duas super potncias aumentava, muitas vezes se pensou que se desencadearia um grande e devastador confronto armado, mas tal nunca sucedeu, pois os EUA e a URSS, sabendo das armas que cada um dispunha, nunca ousaram enfrentar-se directamente. Escalada militar Isto foi a base do equilbrio do terror: cada potncia procurava obter armas cada vez melhores e mais mortferas; quando um obtia novos armamentos, j o outro os possua ou vice-versa. Desta forma, as foras estavam sempre equilibradas, e os EUA e a URSS continuaram a procurar melhorar os seus arsenais.

NATO e Pacto de Varsvia Em 1949 os EUA fundaram a NATO (Organizao do Tratado do Atlntico Norte), em conjunto com os aliados europeus e o Canad. Esta era uma aliana e uma estrutura militar firme entre os pases do bloco capitalista. A resposta sovitica a isto foi o Pacto de Varsvia, assinado entre a Unio Sovitica e os seus aliados socialistas, e que era uma estrutura militar semelhante NATO. CIA e KGB A CIA e o KGB eram os servios secretos, respectivamente, dos EUA e da URSS. Estes procuravam manter-se a par dos avanos do antagonista e vigiava todos os suspeitos de colaborao com o regime inimigo. Na URSS a KGB deu mesmo origem a uma violenta represso, tornando-se impossvel, por exemplo, sair da Unio Sovitica. Nos EUA, iniciou-se uma campanha anticomunista (macarthismo) que perseguiu milhares de cidados americanos por suspeita de actividades ilcitas ou colaborao com a URSS. Bloqueio de Berlim (1948-9); Construo do Muro de Berlim (1961); Guerra do Vietname (196473) Coexistncia Pacfica A Crise de Cuba Em 1959, em Cuba, uma ilha s portas dos EUA, uma revoluo triunfou, com Fidel Castro como figura principal. Os Americanos reagiram com grande hostilidade, o que levou Cuba a procurar ajuda militar junto da URSS, que instalou na ilha uma base de msseis, em 1962. Imediatamente um ultimato foi enviado Unio Sovitica exigindo a remoo dos msseis. Parecia que se iria iniciar um confronto directo entre as duas super potncias, mas por fim a situao resolveu-se: a URSS retirou os msseis e os EUA comprometeram-se a no atacar Cuba. A Guerra da Coreia Entre 1950-1953, houve na Coreia um confronto entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. A Coreia do Norte, comunista, invadiu o territrio da Coreia do Sul, capitalista, originando um conflito civil. Seguindo a sua poltica de conteno, os EUA entraram na Guerra ao lado da Coreia do Sul e a China disps-se a apoiar a Coreia do Norte. Novamente, apenas o equilbrio do terror impediu o uso de armas nucleares nesta guerra. Por fim a paz foi assinada.

A NTICOLONIALISMO

E AUTODETERMINAO

Conceitos Anticolonialismo foi uma atitude tomada pela colnias da Europa na sia e em Africa, apoiada pelas super potncias, que tinha por objectivo iniciar o processo de descolonizao. As colnias desejavam a sua independncia, por considerarem que os pases europeus j no podiam deter mais controlo sobre elas e tinham que lhes conceder a autonomia. Autodeterminao era o conceito igualmente defendido por estes povos que definia que as colnias deveriam ser capazes de decidir por si o seu destino, por livre vontade do seu povo. Factores de estmulo - Participao desses pases na 2 Guerra Mundial, o que lhes conferiu, acima de tudo, reconhecimento, e que reforou a sua convico de que possuam tantos direitos quanto as potncias colonizadoras; - Aparecimento progressivo de burguesias e minorias intelectuais: pessoas que se sentiam preparadas para tomar o controlo do poder nos seus pases; - Apoio das super potncias EUA e URSS, que viam aqui oportunidades para alargarem as suas reas de influncia; ONU e princpio da autodeterminao: cada povo deve poder escolher livremente o seu destino.

O S P RIMEIROS

EXEMPLOS

As colnias asiticas Estas foram as primeiras a libertar-se da hegemonia dos colonizadores europeus. Aqui comearam as lutas pela independncia. Na ndia, o grande dirigente foi Gandhi, que defendia a no-violncia, e que incitava o povo a boicotar com firmeza as decises britnicas, de forma a pressionar a Inglaterra a conceder ndia a independncia, o que aconteceu em 1947. Na Indonsia e na Indochina a independncia foi conseguida atravs de luta de guerrilha. A Indochina libertou-se da Frana em 1947, aps nove anos de luta, num movimento de libertao conduzido por Ho Chi Minh. Este pas deu origem a dois estados: Vietname do Norte (comunista) e Vietname do Sul (capitalista). Estes foram exemplos que conduziriam libertao de praticamente todas as colnias do Mundo.

S-ar putea să vă placă și