Sunteți pe pagina 1din 39

PREFCIO A BELEZA SUJA Jos Carlos Barros Procurar um descentramento; um lugar de fora.

E procurar tambm cortar fios, ligaes, aproximaes. At o olhar poisar nos objectos e devolver apenas o que os objectos mostram superfcie do que parecem ser. Acontece que esta (espcie de) mquina fotogrfica tem uma memria por dentro: e quando a luz do flash ilumina os objectos, os eventos, ou antes mesmo do disparo, j as interrogaes (e o desconforto delas) acompanham esse impulso, esse movimento sem retorno em direco ao corao das coisas. Falo de uma poesia que parece decidir-se no territrio da sua prpria impossibilidade; num conflito permanente entre fico e realidade, entre concretude e fingimento, entre aceitao (desistncia) e interrogao; entre milagre, revelao e, por outro lado, afastamento e reconhecimento da insuficincia do poema no desgnio de mudar o mundo. Nem sempre os ttulos dos livros de poesia remetem para o seu universo temtico. Neste caso, no entanto (e no obstante a primeira sensao de desconcerto), o ttulo j o enunciado, o resumo, do projecto que move o autor nesta busca (ou deambulao) pelas margens, por um pequeno subrbio/ onde os carros no passam, por lugares onde os terramotos apanham pessoas que faziam amor e morriam de uma causa lenta e dolorosa e onde (em vo?) se espera a esperana/ de um prximo comeo. Polishop o nome de uma conhecida cadeia de venda de produtos milagrosos: cremes contra as rugas e a celulite (e as estrias), cintas vibrteis que resolvem os problemas das adiposidades abdominais, escadas de alumnio que ocupam apenas, num armrio, o espao de vinte centmetros, kits para desmontar variadores (seja l isso o que for), artefactos que picam a cebola sem o incmodo prosaico das lgrimas. O ttulo a acertada metfora deste universo de perdas, de desencontros, de impossibilidades (tambm de exaltaes), de encenaes e, simultaneamente, de procuras, de rasuras (intervalos, fronteiras) entre o que e o que poderia (deveria) ser. H, nestes versos, o incmodo que reverte de um olhar irnico, altivo, desarmado, livre, sobre as armadilhas do quotidiano, sobre o desconcerto das relaes humanas (sentimentos, moralidade), sobre a normalidade, assim interrogada, de supostos inquestionveis cdigos de conduta; sobre o logro das aparncias; um olhar (s vezes apenas fotogrfico, neutro) a trazer superfcie o lixo, a sujidade, as partes por unir, a incompletude, a impossibilidade de chegar a um lugar e de ocup-lo por inteiro; onde, por indiferena (por desistncia, por cansao), as pessoas sobrevivem quando algum morre. O ttulo do livro a metfora do mundo retratado nestes versos: a vida, o quotidiano, olhados de cima, de fora, como se tudo se desenvolvesse j num territrio de pechisbeque, de prometidos parasos a pilhas, de felicidade anunciada a prestaes. Os produtos da Polishop a iluso do mundo perfeito, a promessa da alegria, as virtudes do consumismo, os

consequentes rudos do anncio, da frase, da publicidade erigida a realidade concreta parecem ser tudo o que temos quando (como algures se dir neste livro) o tempo de montarmos o circo e fazermos de conta. E por isso, num outro poema, se fala do poltico que cola, nas paredes, os seus prprios cartazes, confrontando-se com o logro do que ele mesmo anuncia (como num produto que a Polishop venderia em horrio nobre para curar as varizes). Nem sempre os poemas deste livro, na sua aparente disperso temtica e formal, parecem fazer parte de um conjunto lgico, coerente, de peas que vo encaixando at mostrar o retrato inteiro que (por um momento) no adivinhvamos nas suas partes desligadas. Mas este um livro de poesia, mais que uma recolha de versos e poemas: essa aparente disperso (que nos ilude pelas inusitadas imagens, pelas incurses aparentemente exteriores ao poema, pelo salto que se revela ser contiguidade entre o poema lrico mais extenso e a conciso do aforismo, pelo encadear de reflexes sobre a arte potica ou a crua descrio dos estilhaos do quotidiano) revela-nos, aos poucos, um pano inteiro onde os diferentes (mltiplos) fios no cerziram mais que pedaos desatados. H algo (h muito), nestes versos, de surrealidade, de sobressaltada transfigurao das imagens, de re-leitura, de re-interpretao, de deflagrao s vezes sem um centro reconhecvel que possa acudir-nos. certo: porque a linguagem no se desliga nunca dos temas e do universo que procura servir: esse universo de perplexidade e desencanto onde j nem possvel regressar ao ponto de partida nem caminhar a partir de nenhum ponto. Porque nos perdemos no lixo das coisas, na beleza suja em que nos distramos e afastmos de ns mesmos, entre logro e fingimento, entre imagens (falsas) cujo sentido j nem chegamos a interrogar. Servida por um rigor que busca na palavra o sentido exacto e ltimo das coisas, esta poesia (a deste livro) confronta-nos com o mundo que vivemos tantas vezes sem exigirmos dele o que est por detrs (ou alm) do lodo e do imperceptvel milagre de um tempo anterior (antigo) em que era possvel acreditar: ramos to novos (), bebamos veneno para dormir. por a que esta poesia nos leva: pelo incmodo sobressalto; pela convico de que prefervel bebermos veneno para dormir, de que indispensvel amarmos o amor quando nasce, do que nos sujeitarmos impossibilidade de nos sentarmos a uma mesa do Majestic ou de soltar os ces dentro dos poemas de amor.

NOTA: em 28 de Maio de 2010 a obra Polishop, de Tiago Nen, foi apresentada por Jos Carlos Barros no Ptio de Letras, em Faro.

POLISHOP click, dormem em simultneo sobre as escarpas e sobre a sua beleza suja, interior ao sono, interior chuva, colocam as mos nos bolsos como se l estivesse parte de uma incompletude que os completasse, consolidam a solido inacessvel, sentem o vento processar o seu rigor irregular nos pulsos rasgados, ouvem msica petrificada, julgam que o ritmo e o movimento da cabea os podem apartar, e por isso se intitulam apenas de ouvintes de msica, click, nunca saberiam assinalar, por exemplo, nos negativos da presente sesso, os lugares ngremes das suas infncias que se consolam e flagelam entre si. sobre eles disparo como se atirasse a matar sobre as suas ideias transumantes em direco trovoada oca dos meus olhos brancos. click, o crepsculo carrega-nos, a confuso inicia-nos as fugas, todas as fugas, todas as horas que a bem ou a mal singram e quebram. quem me dera poder embriagar-lhes a sombra, desatar-lhes os ns da vida, poder v-los andar de novo, e ficar aqui para sempre, neste fim de tarde, compensando a minha completa falta de rosto com a tripulao dos meus dedos fingindo sobre a mquina fotogrfica.

METROPOLITANO [aos que sabem ouvir] no metropolitano do ouvido o ritmo da minha inconscincia: os subrbios do poema que so mais seguros, o desperdiar de sentimentos nas complicaes de uma velha identidade, um mtodo ludovico, o centro de uma cidade que anda sobre o seu congestionamento. [uma nova carruagem chega com destino ao brao esquerdo e a uma aco simples]. creio que ouvir pode ser falar com o ouvido, e falar com o ouvido pode ser devolver totalmente esse sentido. finalmente oio o grito de munch, encorpado, com textura de slex, eternamente velho num ventre de silncio, e no enterra quaisquer lamentos. [uma nova carruagem chega, sem destino]. fecho os meus olhos.

PERFDIA Incrvel como se ama qualquer animal recm-nascido. por isso, ainda que em vo, amamos o amor quando nasce, esse animal que em criana alimentamos, e que um dia nos comer o corao.

CORAES DE PLENILNIO
Querer-te o castanho doce dos figos sobre a mesa,/ as tmaras, a voz da grande Kolthoum vinda de uma / janela num cntico apaixonado ao Nilo

Victor Oliveira Mateus a entrada secreta breve como a abertura dos lbios meramente PALAVRA. a necessidade de uma necessidade gera a incompletude que produz o nctar no corao feminino de plenilnio. as folhas no ar conduzem borboletas inatmosfricas, o vento conduz o dio que a criao retm num fio de silncio atravessando a transparncia oculta da matria. a entrada da espera breve e emancipa um segredo que ainda se funde nas membranas de uma tentativa assertiva e ovpara de coerncia. esperar por ti esperar que o primeiro final da histria que ainda corre num s cateto te desiluda como um relgio que pra, um gato subitamente fusco, ou um verso mau do nosso poeta preferido.

MAJESTIC e no h uma s repetio que se cruza com uma primeira vez, e algum que deixa uma beleza em prol de outra, o desamor de um amor culpado, uma eternidade invertida, o cansao invisvel num homoponto. e no h uma dor que sobe aos dons, e um inverno rigoroso que o pudor do vero [e talvez da primavera], e os lquenes de uma cano por gestos. e no h coraes num frapp [, porm, lindo o majestic] sobre uma travessa de uvas passando nas ruas dos dedos que emparedam o sangue oculto mas lils sob o movimento dos astros da pele. e nenhum segredo desperdoa todo o tempo, e no retiramos as minas de tacto sobre o mapa da cidade, e nunca regressaremos aqui, antes dissolvemos agora o rasto do seu infinito. e diz oscar wilde que o inverno traz consigo a sabedoria, e eu ainda espero que vague uma mesa.

A DENSIDADE DOS SISTEMAS [aos perfeccionistas] o onde demasiado denso para o quando, o quando demasiado denso para o quem, o quem demasiado denso para o o qu, o o qu demasiado denso para o porqu. rejeitar as coisas que no tens acender o rastilho do tempo que resta, a densidade comparativa dos sistemas destru-los- um por um: primeiro o espao, depois o tempo, depois o facto consumado, depois as dvidas e finalmente as explicaes infundadas. - e ns? - ns acabaremos por subsistir no territrio da alma, sem densidade alguma.

MANUAL DE SOBREVIVNCIA [ensaio sobre celebridades] com as rugas escondidas de uma distncia esticada, o tero mudo, uma lngua fssil, a emoo mortfera. o seu fruto frgido, o seu todo tem as partes por unir. as alneas do seu ndice so duvidosas e a msica que lhe enche o quarto de vinil branco. o seu tempo no tem a densidade que o nome exige, apesar de ningum o saber. dos seus olhos saem porcelanas, o seu inverno subterrneo, a sua histria conta-se por carta. no seu exlio conheceu gente que traduziu goethe e hlderlin e lhes acrescentou versos por graa. os seus erros nunca couberam dentro de versos porque o seu corao sempre mudou com as novas grafias. nunca ningum colocou um dedo que fosse nas suas feridas porque sempre as soube esconder fora dos locais do rosto. o seu sigilo tem a durao do olhar, e este, sem distinguir planos, descontinua a discrio dos movimentos dos outros. o seu infinito oscila na memria inconsciente, a sua gua vaporizada com as sombras do corpo contra a luz quente. o seu alheamento um pequeno subrbio onde os carros no passam e o passado das pessoas que l vivem fica na grande cidade. a sua imaginao solitria, a sua razo sempre extirpou a matria fluida. as suas ptalas so autnomas em relao s flores, as suas cores envelhecem como se por esse facto deixassem de ser teis. a partir de certa altura a sua natureza torna-se sonora e inexprimvel, e as suas obsesses so indefesas e frgeis. rilke um dia escreve-lhe uma carta que veio devolvida e nela constava um poema escrito mo e pingos de suor nocturno. todos os seus princpios eram oficialmente os seus fins, e o silncio do pblico estranhamente o fazia notar ainda mais. at que ela morre, morre mais do que a lei da vida, e o seu abismo continua exuberante. apesar de ter vivido uma vida corrosiva, ela permanece como um prottipo, porque as pessoas no vem as pequenas coisas, porque as pessoas no se revem nos equilbrios, porque as pessoas parecem sobreviver quando algum morre, porque as pessoas apenas sabem ver ao longe.

O TERRAMOTO [a uma pessoa intemporal] querida joana, o terramoto apanhou pessoas que faziam amor, pessoas que morriam de uma causa lenta e dolorosa, pessoas que celebravam contratos com apertos de mo, pessoas com instrumentos na terra frtil, pessoas que faziam de conta, pessoas sem relgio. os que faziam amor perpetuaram-no, os que morriam viram a sua morte impedida por uma colectiva e mais bem aceite, os que celebravam contratos perderam as mos coladas, os que trabalhavam na terra frtil foram soterrados, os que faziam de conta procuraram cumprir uma promessa, os que no tinham relgio escaparam ao tempo. meu amor, sermos egostas tentar impedir que as coisas mudem, sermos intensos no respeitar causas e efeitos, espero-te no meu futuro, ainda que ele no seja o efeito directo de um presente que ainda treme muito.

SUBMERSO [a uma pessoa demasiado especial para ser compreensvel] sem desatar o n de cegueira ou deixar cair o pano, direi que a submerso chegou ao ponto de nos acharmos dois estranhos sem tacto num dos milhares de pontos.de.vista do fim, esperando a esperana de um prximo comeo.

AUNG SAN SUU KYI montemos o circo. faamos de conta. deixemos que o sonho acorde e confesse. sintamos todo o impacto de ver as palavras de pele tomarem forma e rdea de coisas lcidas presas no desejo de um pequeno erro. o nosso corao a nossa cabea, e para sermos felizes, ou temos sorte, ou somos brilhantes. somos romeu e julieta, refns perfeitos de todos os sonhos.

GESTAO / POEM IN PROGRESS a ecografia morfolgica est bem, as medidas esto certas, o poema est com um quilo e pouco e tem trinta e dois centmetros. daqui parece perfeito, sei que no tem hidrocefalia, nem lbio leporino, ou cataratas congnitas. eu vi-o mexer-se bem no fundo do seu pr-destino moral e todos os seus significados continuavam inteiramente livres, o seu autntico deliberado, e os seus acontecimentos espantosos impondo ao sonho as excepes que ele necessita para ser credvel. para a semana far-se- uma amniocentese, e se porventura o lquido estiver contaminado, sou capaz de tomar pirimetamina, sulfadiazina e cido folnico.

LICITAO
Pode um homem enriquecer a natureza com a sua incompletude? Manoel de Barros

no sei o que esconde o silncio nunca o entendi talvez sirva para leiloar sentimentos sim, deve ser exactamente isso que acontece e a licitao mais baixa sempre vence.

CONCEITO
No vazio leve das miragens, esconde-se, / nas vindimas da noite, / o corpo dormente da eternidade que rebenta Maria do Sameiro Barroso

para viveres, lembra-te, s precisas de um conceito. e depois sab-lo, sem contudo o decorar, e constatar que impossvel guard-lo, porque digamos que impossvel guardar o que deve ser maior, bem maior do que o que somos. isso a vida, podes ir, tudo o resto meramente cientfico e terico. um dia encontrar-te-s num tempo com o teu rosto velho, desaparecendo sobre todo o alimento do espao que ainda cresce.

COTOVELOS SOBRE A MESA invisveis luzes esto acesas. vejo o andr, o fundador, desintegrando as direces do tempo sujo passvel de ser reciclado em boa arte. o mrio, o de vasconcelos, enfia a rosto na cabea e engole as sombras disponveis dos alimentos citadinos mas rugosos. o antnio, o de maria e o de lisboa, sorri como aparece na capa de um livro pstumo (consultem-no) e cr retirar aos poucos o ar aos insectos que circulam. do outro lado o alexandre, o de o'neill, ergue-se em direco a uma das casas-de-banho de que o mundo, contiguamente, feito. mas vendo bem as coisas, talvez segundo um intervalo quadrangular, este meu trabalho do olhar dir apenas respeito ao meu poema. o que lhes interessar a eles que uma vez chegados ao surrealismo reflexo do seu pblico anonimato cada um escrever o seu.

HMEN DO TEMPO impossvel, e nesse impossvel uma forte sensao de possvel, os poetas que morrem dentro de aves, os sons que se ouvem no ar, transformaes de palavras, palavras de palavras. impossvel, e nesse impossvel uma ltima sensao de possibilidade, todo o tempo em simultneo suspenso, consumido o espao com a mesma aleatoriedade do sangue que narra.

03032007 no livro que me foi emprestado uma edio de poesia de novalis vinha uma nota muito tnue a lpis tremendo. dizia procuro o ltimo livro de ruy duarte [de] carvalho - de que nunca li coisa alguma e encontro este, que procurei h dias sem encontrar. vinha datado e escrito assim: 03032007. no vinha assinado, nem a caligrafia pertence a quem mo emprestou. e estes factos, lentamente suspensos na superfcie mvel da memria mais imediata, impuseram no mapa sem rios da minha leitura um sentido extremo de fico real.

UM POEMA COM FORMA ESTRANHA alargar [anota a] a imobilidade depois de ver a rapidez das sombras, uma [filma, filma isto] existncia no expressa mais verdadeira. s ele [tira a mquina da chuva] saberia como fazer passar o seu corpo por cima de si mesmo, por fora da msica, do [que msica esta?] karma, sobre as nuvens [um, dois e ters] fixas de cor profunda [ele o poeta dos ssimos, mas shiuuu] tudo o que lhe odeiam [ele tem trinta e nove de febre e toda a genialtica] tudo o que eles gostariam de ter, ele que sabe como resumir todo o silncio a s um comeo. [corta. repete]

JOHN UPDIKE morreu sem um critrio rigoroso. no se poder dizer que tenha sido a lei da vida ou a lei da morte ou uma derradeira e infinita composio da urgncia. hoje morreu-lhe o corpo, morreu porque assim disseram os mdicos, porque assim disse o seu pulso frgil como o equilbrio da terra, e porque agora o tempo que o respira. hoje morreu-lhe o corpo, repito em voz alta. e isso tudo o que, da perspectiva da nossa memria incompleta, precisamos de saber.

PARA O BEM E PARA O MAL [autobiografia] para o bem e para o mal / eu sou o tiago nen e nasci / dentro do meu corpo, muitos dias aps o meu nascimento. / no posso mais ser outro, estou preso / ao solo de mim mesmo, perdi as clarividncias que me pertenciam / quando eu prprio lhes era imensamente imperceptvel. / para o bem e para o mal / o meu apelido no comum, e morfolgica / e espiritualmente me remete bem l para o comeo, / ao trio das coisas novas e palpveis / com o relevo mbil do corao bem saliente. / para o bem e para o mal / uso uns culos ralph lauren com uma armao / castanho-escura e uma graduao de quatro, / repito, quatro dioptrias em cada olho. / porm, ainda h aqueles que me conhecem, ou conheceram, / sem culos, com os olhos profundos directamente sobre / as suas almas furtivas, e os seus olhos densamente / sobre os meus, onde as minhas lembranas de ontem so / impressas nos poemas de hoje. / para bem e para o mal / eu sou de facto o tiago nen, / posso prov-lo, posso exibir o meu / bilhete de identidade, submeter-me a anlises de sangue, / ou caminhar elegantemente sobre a rua. / e h quem ame e quem deteste, / quem ache simptico ou estpido, / ou ainda quem me condene por soltar os ces dentro dos poemas de amor. / na verdade, / e para o bem e para o mal, / eu sou tudo isso, / mas se tivesse de me definir ou redefinir, diria / apenas que sou aquele que agora resume a vida / numa gorda miservel, / espremvel como uma laranja / cujo sumo resultar muito azedo.

REFEIO COMPLETA talvez no queiras um amor absoluto, mas uma s refeio completa. podes comer-me as pernas, os braos, o fgado florentina, e os dedos dos ps al ajillo, ou talvez encontres o peixe que vive dentro do meu sangue. no verdade que assim morra, diz o livro que no podemos viver sem amor, e podemos morrer sem amor? o amor o momento, e o meu amor passivo, so as tuas hipocondrias nos meus rgos, os teus dentes exemplares nas minhas praas e a misteriosa velocidade s de imaginar o que digo com a convico e ordem com que o exijo. f-lo, f-lo, f-lo, f-lo. chegars cdea do meu corao de trs dias lentos. afinal, no precisas de um amor absoluto, mas de uma s refeio completa.

O SONHO e cobri o rosto sem preterir as cores

ESPAO & TEMPO os lugares esto vivos quando conduzem a outro tempo

MAPPUGGHJE partiram aqueles que precisam de regressar

MOTS-VALISE incrvel como so os olhos com sede os que deixam cair a gua.

KARMA e duvidamos dos instantes mas no de todo o tempo, dos versos mas no da poesia. se algum nos disser que o tempo parece uma cascata de cus acreditamos mais facilmente do que se algum disser que nos ama. e acreditamos nos poetas, e no naqueles loucos que dizem que uma pessoa se mata muitas vezes se tiver muitos corpos. e duvidamos de certas palavras mas no de todas as combinaes entre slabas. acreditamos na gerao do movimento mas no conseguimos sair do meio do caos. e acreditamos nos tiros que acabmos de ver partir mas no que estamos prestes a morrer.

O TRINGULO DE SANGUE
As palavras / no dizem o mundo / dizem o desejo / de dizer o mundo Lus Ene

no fiques lento perante o imvel, instala num tringulo de sangue uma pequena rua. deixa essa rua aoitar o sangue que corre parado no seu asfalto. no isoles os teus sentidos, no os atires como pedras. ningum suspeita se apenas viveres segundo o rigor da tua arte. s perpendicular s tuas fugas, corre e apaixona o mundo.

DOUBLE FANTASY
I just believe in me, Yoko and me, and that's reality. The dream is over, what can I say? The dream is over. John Lennon

deus uma distncia profunda sem corpos que a meam. a minha presena uma boca invulnervel matria. EU contra a minha fora e sade militares, eu desenhei uma ma no mapa-mndi e fechei os olhos com violncia com o propsito de a engolir. a minha mo operou o impossvel no sono ferico, nele clarificou as pontes destrudas entre os meus principais pensamentos e mais tarde haveria de se cruzar com um mark chapman de olhos vermelhos e o DOUBLE FANTASY debaixo do brao ouvindo a pestilncia que vinha do dakota. est uma noite espontnea e o paul goresh no registar nada que neste momento s pergunte. a noite, digamos, da cor da dana invisvel dos dentes mudando de posio quando a boca se fecha para ESCUTAR apenas. cinco tiros rasgam o ar e o sonho acaba. a noite perdeu o tnel por onde passava a sua fantasia.

SINFONIA DAS NUVENS eu acho que te amo, disse. como se o amor, o verdadeiro amor, admitisse algum tipo de dvida.

CIDADE SUBJECTIVA e depois existe uma cidade subjectiva (sem casas) e observa-se no ar um copo de whisky gigante, ouvem-se vizinhos furtivos sobre a sede rgida, e emagrecem as palavras que riscam a parede, descreve-se a memria cautelosamente e sazonam-se as vozes que vo escurecendo num buraco de energia. e faz-se silncio e no h luz na mo. [e o futebol no pra (um jogador v o segundo amarelo e volta para o geral subjectivo)] e por fim, uma ltima corrida tona de um semi-sono vivo, a solido de um golo. nasce ento o esquecimento de uma alegria (violoncesca) de noite, luzes e transpirao.

A HORA IMPLCITA [a uma pessoa que vive na direco da sua vontade, em horas implcitas] todos os acasos so subterfgios, por exemplo este silncio mais lento que a cabea que o absorve, fendendo em mim uma pgina em branco. [e chove] foi preciso transformar-me em chuva para que as minhas lgrimas adquirissem a velocidade que condissesse com a condio antolgica do meu estado. [e d-se uma transfuso de estaes do ano por detrs do branco da pgina] - um ajuste de contas circundante, um abrao cheio comove os nervos dos braos vazios. atravs de mim passa o meu corpo, eu vejo-o, a carne um gueto escuro, a sua sombra um centro falso sem gravidade, o equilbrio deu luz o intervalo que desliga a luz das palavras ntimas - espalho-me por cada sua raiz que me trouxe at aqui. [e comeo de novo, e alimento-me de mim mesmo] ainda confundo poesia com amor e um amor nato e frio com um sorriso radioactivo e dolente, [s os ecos das palavras absolvem] e um sorriso radioactivo e dolente com a certeza absoluta e magnfica das coisas que danam com submarinos no sangue [a morte ainda nos espera longe: dar uma vida poeticamente configurada uma morte lrica?] e no meio de tudo, [retomo], desse silncio mais lento que o corao que o absorve, a ideia de que um homem inteligente jamais colocaria as coisas do seu ponto de vista. [e limpamo-nos um no outro] e regressamos na fico da boleia do pensamento certeiro de algum que passa no momento em que nos ocorre que seria suficiente fazer uso do potencial pandmico deste amor para acabar com tudo e impedir o regresso e o progresso. [e a nossa lembrana conjunta, no tempo justo e diurno, a nica que ainda cresce no jardim da memria. e a chuva cessa, o sol espreguia, so seis em ponto, o frio de palavras inaudveis escuta por entre a respirao ofegante de um corpo que rasteja devagar at mim.]

FAZ DE CONTA [a uma mulher bonita] faz de conta: que a festa acabou, a felicidade continua, e ns ainda escolhemos o vocabulrio para nos cravarmos os dedos na pele mbil como o tempo que nos esquece sem fazer de conta, sem germinar ou colocar a nossa beleza conjunta na ambiguidade de uma boca maternal, sem umas mos que nos exonerem da linguagem indiscutvel, veneno azul, que nos aproxima os silncios que ho-de vir e as artes materiais dos frmacos.

CAMPANHA o candidato no deve preocupar-se com certas questes, so quinze dias terrveis, e isto no uma equipa de futebol. aqui no h artistas e ainda temos uma lacuna no terreno: no conhecemos nem a ti maria, nem o z bois, nem boa parte da populao de risco ao H1N1 e possivelmente resistente ao tamiflu. precisamos de mais gente, e o voluntariado est difcil nos dias de hoje. aqui todos tm opinies, [o mandatrio projecta-se dentro de si mesmo, por entre o silncio que antes lhe esculpiu as feies] h uma tcnica de comando e controlo, um yin e um yang, e temos uma auto-estima muito prodigiosa, fortemente disciplinados quanto delegao de competncias e dinmica de grupo. por isso no entendo como possvel passar-se noite de carro pelo concelho e ver-se o candidato a colar os cartazes.

TAXONOMIA a verdadeira taxonomia dos gneros remete-me para a obra de ilmar laaban, rumores claros ao arquivar o som. e eu escrevo, os vizinhos queixam-se da minha autonomia e independncia sonora, do modo como bato os ovos e concebo uma omelete de som e cassandra. algumas pessoas circulam em mim descalas com os ps na gua ndigo, preocupadas com a esttica de um discurso ilgico sobre os bunkers de uma identidade ocidental, pessoas experimentais que discutem a feminilidade em silncio, no entendendo nunca o papel da tecnologia na poesia, o seu mestrado sobre a memria contempornea dos meros corpos, e o elo perdido dos vanguardistas sem contextofobias porque os seus diplomas arderam noutros obstculos biogrficos. i must be free now i must be free now and should not hesitate i should go now but instead instead instead there's i mean h um sculo xxi por ensaiar e um futuro neo-determinista a colocar de costas para a minha performance pletrax. e eu bato, continuo a bater os ovos at ver uma gueixa a tocar shamisen e eu mato, e me uso comparativamente, doo-me como um revlver quente, e eu morro, e eu escrevo, e eu sinto.

POEMA DE BOAS-VINDAS AOS MOTARDS NA 28. CONCENTRAO INTERNACIONAL DE MOTOS CIDADE DE FARO vm em duas rodas, as vsceras sincronizadas com a mo direita, pensam que o futuro tudo o que se esquiva ao passado. desmentem verdades absolutas, instalam fantasias no lugar de medos, transgridem regras em prol de uma verdade indecisa, picoteiam suavidades como dvidas remotas, redefinem caminhos, nem sempre cientes do risco. a sua iluso redundante por opo, no precisam de falsificar a urgncia porque a sua gravidade se perde por si s. pulverizam a cidade de faro pelo vero, o seu barulho incendeia um prximo regresso, enquanto o seu amor vem em pequenos monoplios. e selam abraos de cerveja multicolor com os seus olhos invisveis, desaparecem to rpidos quo ubquos como um tiro de luz.

RAMOS TO NOVOS
Despertei com a tua ausncia to mal sintonizada como sempre, / Como sempre repleta de caf morno queimando os meus sonhos. Celia Lon

ramos to novos, explodamos por tudo e por nada, lembrvamo-nos de existir em cada pequena coisa, atendamos telefones pblicos, incendivamos o silncio com um grito, adorvamos que nos invejassem, bebamos veneno para dormir. a memria era costeira e mecnica, havia bzios em ns, o som perfeito, esculpido de uma cidade esvada, da tmida perspectiva do mar. e s o no saber nos marcava as horas, cada minuto desprendia os corpos mtuos, o repetido fim interrompido ia bebendo o resto do tempo.

PROTOCOLO kyoto, pulmes de ferro, picar o ponto a: delrios minsculos, seguir a linha dos pssaros, feridas dissemelhantes, ruas emparedadas no interior dos teus canais, aproximaes da inocncia, distncia entre sangues martimos, respirao hmida do beijo frondoso, culos de um gandhi-flipper ficcionado num olhar que ainda caminha, cintila numa cor oca de clarividncia irresponsvel, evidencia a rvore ntegra por cima do teu lbio fazendo o mar ciciar nos pulmes de ferro, na tua cabea livre, no teu suave azul solvel gotejando iseno, libertando substncia subtil e dctil das coisas meramente tnues, essas coisas, esse hbito volvel, esse protocolo fragilmente feroz, fictcio, nu, flora no interior do teu corpo ausente e frio.

TEORIA DO FIM [a Graciela Perosio] no sabemos o caminho de regresso / ao nosso comeo. talvez nos tenhamos perdido / no infinito catico da criao, o infinito no rosto que muda / noutro infinito que fica no sorriso que intui. / tirmos todo o silncio / das entranhas da terra para saber que a nossa estadia mtua / uma marioneta nos reflexos de um e de outro, /sendo que aqueles, os reflexos, esto condicionados pelos espritos, signos, ou pela maneira peculiar e inata / de se comer uma laranja azul [mas isto, claro, uma mera suposio]. no sabemos o caminho de regresso ao nosso comeo, / esta a questo. / talvez porque no seja o mesmo, o caminho, / talvez porque este no esteja exactamente no mesmo lugar e se tenha transformado num verso [num verso em linha recta], talvez porque o comeo esteja noutro lugar ou tenha havido dois que se cruzaram, enlearam e perturbaram, ou talvez porque o fim tenha simplesmente mudado de lugar. [e tudo isto, claro, so meras suposies]

EPLOGO Impressiona que um escritor to jovem produza primeiras obras to especiais. Talvez imperfeitas (como todas), mas, sem dvida, especiais. Recordemos que Tiago Miguel Serrano Pereira Nen (Tavira, Portugal, 1982) apenas havia publicado um livro em Portugal e poemas avulsos em revistas literrias de Espanha, Portugal e Mxico. E especifico: a obra que tem em mos o leitor versa sobre um dos temas poticos por excelncia: o homem situado dentro do espao e do tempo. O normal nos poetas jovens, talvez devido sua aprendizagem, que comecem com poemas onde o eu pessoal se confunde com o lrico e tratem temas menos substantivos como o amor passional. No entanto, Tiago aproxima-nos do espao/tempo sagrado por excelncia, os centros comerciais (ainda que virtuais). Talvez no sejam, na actualidade, estes centros, lugares que substituram os templos. L, cumprimos os nossos rituais de consumo enquanto o tempo se demora. O que o espao, para Tiago Nen? Ser um espao arbitrrio, caprichoso, ideal? Aventuro-me a responder que no, que o seu espao tem por objecto o mais cruel do real quando se aproxima do Aberto segundo a concepo de Rilke. Talvez no seja assim quando nos diz: desaparecendo / sobre todo o alimento/ do espao que ainda cresce. O poeta concebe o espao, como o faria Ana Hatherly, como um territrio-tempo que contm toda a luz do mundo, intervalo por onde desliza o pensamento imaginando imagens numa cosmoviso de sentimentos, paixes e arrebatamentos. Porque o poeta, ainda que duvide, nunca neutral com as palavras, e somente atravs de imagens entra em comunicao com o indizvel. Segundo Bachelard, a funo fenomenolgica da imagem potica a sublimao que opera mediante a mesma e que se expressa pela abertura de um estilo nico: captar a imagem do ser na mesma brevidade efmera de sua ontologia. No ser esse o preciso sentido do poema que inaugura o livro onde o autor se confessa coleccionador de imagens graas a uma cmara fotogrfica? Ainda que em ltima instncia nos confesse que a confuso inicia-nos as fugas // todas as horas que a bem ou a mal singram e quebram. / quem me dera poder embriagar-lhes a sombra, desatar-lhes os ns da vida. Uma parte do nosso universo luz, mas tal no significa que haja vida. Para o poeta do algarve Tiago Nen, um espao est vivo se conduzir a outro tempo, o que dizer o contrrio do que acontece nos centros comerciais: esses espaos que atrasam o tempo e para ele se iluminam com uma luz difusa, uma luz elctrica que no produz sombras. Mais do que templos os poetas nos fazem lembrar tmulos, mausolus ou velrios. E da o diablico e o numinoso, que quase o mesmo, destes espaos. Talvez estejamos dentro de um espao sem hmen, onde o tempo suspenso nos diz: est num no-lugar. Ainda que sorria por o estarmos a filmar para sua segurana, actue como se nada fosse, controle as suas emoes e no se esquea de passar pelo duty free Ante esta situao o poeta busca essa plenitude impossvel de conseguir. Talvez inspirando-se no poeta brasileiro Manoel de Barros, busca a sua incompletude atravs de um processo que consiste em desaprender: desaprender oito horas por dia ensina os princpios. Assim se nos revela outra parte essencial deste livro que nos fala da nsia de plenitude, da fome lato sensu, entendendo por fome essa falta espantosa do ser, esse vazio que tortura, essa aspirao, menos utpica plenitude que simples realidade (Amlie Nothomb). Num estilo febril, com quarenta de febre, omitindo maisculas em nomes prprios e depois de ponto final (e que falta faz, no somos to importantes quanto isso), o poeta trata de descobrir as zonas de espanto do espao, do amor, da comida, do tempo nos seus comeos e no seu fim, febril como a catica viagem de um anti-heri do nosso tempo, febril como uma m digesto que perdura demasiado tempo. Esperemos que Tiago Nen no demore muito a oferecer-nos novos poemas em prximos livros. Jack Landes Huelva, 30 Outubro de 2009

S-ar putea să vă placă și