Sunteți pe pagina 1din 2

Alm da Renda: A pobreza brasileira como insuficincia de desenvolvimento DE FRANCO, Augusto Milennium Instituto de Poltica, Braslia, 2000.

Texto construdo: i) a partir da contribuio do autor ao Relatrio Nacional Brasileiro Sesso Especial das Naes Unidas Copenhague + 5 e reproduzido, com apoio do PNUD, como insumo Agenda de Desenvolvimento Humano e Sustentvel para o Brasil documento preparatrio ao Encontro Ano 2000 do Frum Brasil Sculo XXI; e ii) a partir de trabalho do autor intitulado Por que precisamos de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentvel, publicado como separata da Revista Sculo XXI, do Instituto de Poltica, em maro de 2000, com apoio da UNESCO, tambm como insumo referida Agenda.

P. 17 - 24 - Por certo, uma conceituao de pobreza no poder se basear unicamente em critrios de renda, se quisermos levar em conta as relaes intrnsecas entre pobreza, vulnerabilidade e excluso social que caracterizam a complexa situao social brasileira. Se os pobres so aqueles que no atingiram um patamar mnimo de renda suficiente para a satisfao de todas as suas necessidades bsicas, os excludos sociais compem um contingente muito maior, formado por aqueles que no alcanaram tambm patamares mnimos de riqueza, conhecimento e poder. (p. 17) - Porm, do ponto de vista mais sistmico, do desenvolvimento social, interessa considerar no apenas a renda, mas as relaes desta varivel com outras variveis do desenvolvimento, como a riqueza, o conhecimento e o poder (empoderamento) das populaes. Portanto, os objetivos maiores da reduo das desigualdades sociais no podero ser atingidos apenas atravs do crescimento econmico e da distribuio da renda. At porque, se o PIB aumentar, a renda tender a permanecer concentrada enquanto a riqueza, o conhecimento e o poder no forem melhor distribudos. Em outras palavras, enquanto no se aumentar outros tipos de capitais que comeam a ser agora considerados nas equaes do desenvolvimento como o capital humano, o capital social e o capital empresarial no ser possvel por em curso processos de enfrentamento da pobreza que promovam, de modo sustentvel, o desenvolvimento social. (p. 18-19) - Nesse sentido, a chamada dvida social , fundamentalmente, um problema de desenvolvimento social sustentvel e no apenas de desenvolvimento econmico. Portanto, uma ao de combate pobreza que se baseie numa noo de pobreza definida exclusivamente por critrios econmicos de renda no parece ser a mais adequada. (p. 19) - Ademais, o desenvolvimento social sustentvel no exige, a rigor, aumento absoluto de riqueza latu sensu, como o contraposto da pobreza, mas aumento da qualidade de vida das populaes, o que, por sua vez, coloca em termos estratgicos gerais, o imperativo da reduo das vulnerabilidades e o fim das excluses sociais, ou seja, a integrao social dos excludos. (p. 19-20)

- Isso implica considerar as mltiplas dimenses da excluso enquanto fenmeno poltico, econmico, social, ambiental e cultural. Os excludos no apenas os que esto abaixo da linha da pobreza ou aqueles que esto excludos das polticas universalizadas ou do emprego. Os excludos abarcaram tambm aqueles que so vtimas do preconceito, da violncia, da discriminao, em razo da cor, opo sexual, gnero, idade, religio, desvantagem fsica, da no representao poltica, da sobrevivncia em reas degradadas et coetera. - Qualquer poltica redistributiva que no leve isso em conta no poder ser eficaz. Baixos ndices de distribuio de capital humano, de capital social e de capital empresarial significaro, sem qualquer dvida, baixos ndices de desenvolvimento social e, alm disso, de desenvolvimento econmico sustentvel, como veremos adiante. (p. 24)

S-ar putea să vă placă și