Sunteți pe pagina 1din 20

BOSI, Alfredo. Reflexes sobre a arte. So Paulo: tica, 1985.

Alfredo Bosi (So Paulo, 26 de agosto de 1936) um professor universitrio, crtico e historiador de literatura brasileira, e tambm imortal da Academia Brasileira de Letras.

O que se entende por arte


Provocar o sentimento do belo; Objeto (material); O receptor (o homem do seu tempo) percebe, sente, aprecia (efeito psicolgico); Possibilidade de consumo e fruio; Uso social; Representa a criatividade do ser humano. Os homens entram em relao com o universo e consigo mesmos.

3 vias da reflexo esttica:


O fazer; O conhecer; O exprimir.

Arte construo:
Arte transformar; Arte um fazer; Qualquer atividade humana, conduzida regulamente a um fim, pode ser artstica; Arte produo (trabalho)arranca o ser do no ser. Techn; Ars (latim) matriz de arte, raiz do verbo articular.

Platocriao (poiesis)- Passe do no ser ao ser da criao. Artesos so criadores ou poetas (poiets) (Banquete) Imprio Romano: artes liberales (homens livres) X artes serviles (ofcios, homens humildes) Potica do Barroco artificialidade da arte (dado por Deus X forjado pelos homens) Sc. XX Objeto artstico construdo (no mais natural, ser dado)

Madame, isto no uma mulher, uma tela.

Arte e jogo
Arte como jogo Kant em Crtica do Juzo: arte como atividade desinteressada, prazer esttico que anima o jogo da criao subjetivo (representaes). Baumgarten empregou o termo esttica pela 1 vez: ao artista dado combinar sensaes, imagens, representaes; ao filsofo cumpre articular conceitos (p.15)

Esttica Romntica Fantasia ou imaginao criadora. Homo Ludens (p.16)


Palavra de ordem : " preciso liberar a emoo". Em vez da serenidade, objetividade, ponderao, disciplina, temos a efuso violenta de efeitos e paixes, as dissonncias, a desarmonia em vez de harmonia. Tudo leva a um subjetivismo radical: mpeto irracional, selvagem, patolgico. Da a nfase no noturno e nas trevas: mrbido, doentio, demonaco.

A liberdade e as tcnicas:
Enthousiasms entusiasta: aquele que recebeu um deus dentro de si. O homem como medida de todas as coisas.

As convenes e os gneros:
Wassily Kandinsky: Todos os procedimentos so sagrados quando interiormente necessrios (Do espiritual na arte). (p.21)
Moscovo I, Kandinky, 1916, leo sobre tela

No limiar da forma:
(...) Que nossa imaginao aguce nossa inteligncia, e que nossa inteligncia assegure nossa imaginao; sem esta reciprocidade de ao, a investigao tem todas as probabilidade de ser quimrica (Pierre Boulez, A msica Hoje) p.22

Tcnica, maneira e maneirismo:


O uso leva ao costume; Uma forma artstica pode ganhar em expresso e em adaptabilidade.

Plato: conhecimento e analogia


Arte como mmeses (p.29);

Arte conhecimento
Saber para melhor sentir Leonardo da Vince e o olho da inteligncia

Cada poca qualificada, rica de contedos prprios, constituda de sistemas de significao, universos de valores que a distinguem de outras pocas. (p.44)

Arte e expresso
O corpo que baila busca incessantemente sair de si, encontrar-se com um ser- ou em um ser- que lhe d em plenitude aquela mesma vida que o aquece em move cada gesto (p.53).

A expresso e as fronteiras da identidade


Tendncia metamorfose; Apanhar a identidade profunda dos seres; A tragdia o momento em que se foram os limites e tocam-se os extremos. Rompemse os ligamentos dos ossos. O sangue esguicha. A pele murcha. Os membros incham ou estiolam-se. Sob as linhas do rosto desenha-se caveiras (p.66).

O homem ser barata, ser monstro, ser espectro, ser vampiro, ser anjo, ser demnio. A voz do homem preferir o grito ou o silncio mediao do discurso. O som musical descer ou subir at as fronteiras do rudo. A paisagem ser pesadelo e alucinao. A Histria, espera de um novo Gnesis, ser Apocalipse. (p.67)

S-ar putea să vă placă și