Sunteți pe pagina 1din 4

A Pratica Tergica Atravs da Prece Por Monte Cristo SI

Seteira numa fortaleza e nclito entre os msticos, a Teurgia e a magia foram alvo de vrios manuscritos e inmeras teses, entretanto vale a pena nos dedicarmos um pouco mais sobre estes assuntos to debatido e to estudado pelos estudantes Martinistas.

Papus em seu livro " Tratado elementar de magia prtica " Captulo IV, faz a mais simples de todas as definies:

"A magia, considerada como uma cincia de aplicao, limita quase unicamente sua ao ao desenvolvimento das relaes que existem entre o homem e a natureza. O estudo das relaes que existem entre o homem e o plano superior ou divino, em todas as suas modalidades, pertence Teurgia "

Para Martins de Pasqualy e os Elus-Cohen a teurgia era uma santa magia, seu principal objetivo era o de apresentar aos seus membros uma purificao mais prxima possvel da perfeio de seu corpo material, do envoltrio plstico e da alma, a fim de fazer desta composio trina um verdadeiro receptculo, digno das inspiraes do Arqutipo. Os iniciados acreditavam que desta forma, "purificados", poderiam entrar em contato com os seres anglicos, tradutores das vontades do Criador, e receber destes as diretrizes e ordens divinas, alm claro colocar a prova sua devoo.

No se tem notcias que os Elus-Cohen utilizassem em seus complexos rituais, instrumentos comuns a esta prtica: espadas , bastes , lanas , etc.. Ao contrario Pasqualy se utilizava basicamente do incensrio para seus trabalhos litrgicos, alm de crculos e palavras de poder e oraes, logicamente tudo isto na ocasio correta e oportuna, principalmente nos solstcios e equincios, como podemos verificar nas correspondncias trocadas entre ele e seu discpulo Jean Baptiste Willermoz.

Os salmos ocupavam neste contexto Elus Cohem, um lugar de destaque. Os salmos como todos ns sabemos e como conta a histria, foram escritos pelo Rei Davi. Todos os dias depois de suas funes, este Rei passava noite adentro em estudos e depois da meia noite, compunha seus cnticos, splicas e louvores at o amanhecer do dia; desta reverncia ao Criador surgiu esta obra sagrada.

Em cerimnias, o Elu-Cohen utilizava os sete primeiros salmos do Rei Davi , para as suas prosternaes , sempre direcionada a um ponto cardeal. O primeiro era recitado para o oriente, o segundo de frente para o Norte, o terceiro de frente para o Sul, o quinto e o stimo de frente para o oriente e finalmente o quarto e o sexto no centro do templo. Ritual bastante parecido ainda hoje praticado em algumas organizaes Martinistas modernas.

Especialmente, esta tcnica praticada por Pasqualy, se utilizava de um salmo em especial, o 118 que sempre foi particularmente utilizado para a manuteno de uma ligao transcendental com o Divino:

Dai graas ao Senhor, porque ele bom; porque a sua benignidade dura para sempre...Com fora me impeliste para me fazeres cair, mas o Senhor me ajudou. ... Senhor, ns te pedimos, envia-nos a prosperidade. Bendito aquele que vem em nome do Senhor; da casa do Senhor vos bendizemos. O Senhor Deus, e nos concede a luz; Tu s o meu Deus, e eu te darei graas; tu s o meu Deus, e eu te exaltarei. Dai graas ao Senhor, porque ele bom; porque a sua benignidade dura para sempre. a tua palavra.

Como vimos, a prece foi muito utilizado pelos Elu-Cohen do Universo, mas o que pensava a este respeito o Filsofo Desconhecido?

Saint-Martin explica : " A prece o verdadeiro alimento da alma, quando ela coloca principalmente em ao todas as suas faculdades ; tambm dela que ele retira suas maiores foras e toda evidncia da luz. O estado da alma na orao um combate em que ela se despoja de tudo que lhe seja estranho, para se renovar com toda pureza, claridade e sublimidade de sua natureza".

Saint-Martin declarava que a prece a chave fundamental da viagem mstica, da verdadeira iniciao. Esta prece que na verdade pode ser traduzida como uma meditao ou uma comunho silenciosa com o Criador. Pasqualy alimentava a idia que a prece deveria ser proferida, ou seja, que a prece deveria ser essencialmente vocal, falada ou cantada, j SaintMartin defendia dois procedimentos diferentes: a prece mental ou silenciosa tem uma fora protetora e atrativa com relao ao Bem, enquanto que a prece falada, cantada ou vocalizada acrescenta a essas qualidades o poder de vencer os inimigos ou as diversidades o que, logicamente a torna mais forte e superior.

Com esta breve introduo, acreditamos que todos os buscadores tenham formado em si uma concluso unnime no que concerne ao valor da prece e sua importncia no desenvolvimento do Homem de Aspirao e da teurgia cerimonial.

No demais portanto, afirmar que podemos chamar de atuao tergica uma tentativa bastante sria, planejada e racional de tentarmos agir no plano do Arqutipo sobre os fluxos mentais do Universo, e que um tipo elementar, de uma operao tergica aquilo que chamamos de prece ou orao. A prece no contem pedido particular, pois procura somente um lao com o Arqutipo a fim de poder receber Dele, Influxos Superiores.

Por conseguinte podemos abordar este assunto de forma prtica, h uma prece ensinada por Yeschou a seus discpulos que servir de modelo perfeito para aplicarmos de forma produtiva a Teurgia na forma de prece. O Pai nosso objeto deste artigo no deve ser encarado do ponto de vista meramente religioso, mas sim como um exerccio de aplicao e de meditao.

O Pai Nosso, tal como os mantras e os cantos gregorianos e hebraicos, tem uma eficincia maior quando recitados em uma lngua antiga, que a faz conservar suas caractersticas antigas atravs dos tempos alm claro da fora vibratria de suas palavras e letras. O Pai nosso, possui sua raiz mais antiga no hebraico e no latim, certamente encontraremos certa dificuldade em absorver seus ensinamentos nestas lnguas que para a maioria de ns incompreensvel, porm importante que compreendamos a extenso de seus benefcios quando corretamente utilizadas.

Para fins didtico e certamente esotrico, iremos dividir O Pai nosso em 10 partes ou emanaes do Amor Ativo.

1. Pai nosso que ests no cu (O Amor Ativo) esta invocao corresponde logicamente ao destino de nossas atenes, ou seja, a quem estamos dirigindo nosso trabalho e nossa ateno, que est no lugar mais alto do poder. 2. Santificado seja seu nome (o primeiro pedido), significa que seu nome dentre tantas interpretaes existentes deve ser santificado. Corresponde Sabedoria, ou o binrio do destino e da vontade. 3. Venha a ns o Teu Reino (o segundo pedido), significa que o solicitante anceia para que o seu mundo Incognoscvel possa um dia ter morada em seu corao. Corresponde a razo das coisas, ou ainda do equilbrio ou da neutralidade.

4. Que tua vontade seja feita no Cu (o terceiro pedido) , significa que aspiramos participar da grande Lei Universal, aquela que se aplica em cima . Corresponde Misericrdia, ou a condensao. 5. Como na Terra (o quarto pedido), significa que tambm aspiramos participar da grande Lei Universal aqui no estado material. Corresponde a conformidade da Lei material ou Severidade, revela ainda o incio do predomnio do princpio energtico. 6. O po nosso de cada dia dai-nos hoje - (o quinto pedido), o po a possibilidade de conhecer a vida atravs da forma, das experincias, das diversidades de cada momento. Corresponde Harmonia e Beleza, ou ainda do estabelecimento das polaridades. 7. E perdoa a nossa faltas - (sexto pedido) significa: "que seja aplicado em mim o princpio do perdo. Corresponde Vitria, ou a vitria do trs sobre o quatro, ou seja, da vitria do imaterial sobre o material. 8. Assim como ns perdoamos aos nossos devedores - (stimo pedido), significa: que possamos ter a mesma misericrdia recebida para com nossos semelhantes. Corresponde Glria ou Paz, ou a criao da lei das compensaes. 9. E no nos deixeis cair em tentao - (o oitavo pedido), significa: livrai-nos dos constantes movimentos pendulares entre as colunas das oposies. Corresponde Orientao ou da Forma equilibrada, da formao da matria. 10. Mas livrai-nos do mal -(o nono pedido), significa: livrai-nos, se possvel, do caminho do extremo, da floresta dos erros, do "homem da correnteza", do homem sem fora de vontade. Corresponde ao Fim ou ao Comeo, a reencarnao no estado mais denso da matria.

Podemos finalizar este artigo, com um conselho dado por Saint-Martin a respeito da prece:

"O segredo de nosso progresso consiste na orao, o segredo da prece na preparao, o segredo da preparao numa conduta pura, o segredo de uma conduta pura no temor a Deus, o segredo do temor a Deus em seu amor. Assim, o amor o princpio e o centro de todos os segredos.

S-ar putea să vă placă și