Sunteți pe pagina 1din 2

06/12/11

Carta Motor: Regulagem dos Far is

Carta Motor
CNH - Carteira Nacional de Habilitao. Tudo Sobre Carteira de Motorista, vistorias e tudo relacionado a veculos.

Regulagem dos Far is


Dirigir noite com facho de farol desregulado
Do Baga ai

uma infrao grave.

O condutor, alm de pagar uma multa de R$ 127,69, ganha cinco pontos na carteira de habilitao e ainda pode ter o veculo retido para regularizao.

Nossas inova es para carro hbrido so eficientes e sustentveis.


ie m e n .com /ca o -e co

Carros H bridos

Para evitar contratempos e dores de cabea, a Nino Faris empresa fabricante de produtos para iluminao automotiva para linhas leve, pesada e auxiliares , d dicas de como manter os faris do carro em dia e at mesmo como checar ou fazer a regulagem em casa. Segundo Lzaro Moraes, gerente de desenvolvimento da Nino Faris, o farol danificado fcil de ser detectado visualmente. Os defeitos mais comuns so lentes foscas devido areia ou ao vento, em veculos que trafegam principalmente em estradas, ou ainda por causa de produtos qumicos que costumam danificar lentes de plstico e no so recomendados em lavagens. Desplacamento ou fosqueamento da parte espelhada do refletor so ocasionadas em faris com infiltrao de gua, mas se a gua acumulada ou vapor sumirem, no h necessidade de troca do farol. Em caso de pequenas colises, mesmo se o farol no estiver visivelmente afetado, recomendada ateno ao facho de luz. Se o facho trepidar porque algo se soltou ou quebrou e, portanto, h necessidade de substituio dos faris.

Para checar a regulagem


O facho de referncia para a regulagem do farol sempre o facho baixo e, portanto, deve iluminar para baixo. Faris pouco desregulados somente podem ser notados quando iluminada uma parede ou algo frente. Para uma rpida verificao, o motorista pode colocar em prtica um pequeno truque: 1. noite, em uma pista plana, com o facho baixo aceso e no a lanterna ( noite, muitos acendem somente as luzes de posicionamento), repare no facho projetado em um veculo que est frente.

cartamotor.blogspot.com/2011/02/regulagem-dos-farois.html

1/2

06/12/11

Carta Motor: Regulagem dos Far is


2. O facho baixo define claramente uma linha horizontal do lado esquerdo e uma linha inclinada para cima do lado direito. Esta iluminao projetada na parte de baixo e sem iluminao na parte de cima. 3. Tanto o farol do lado esquerdo como o farol do lado direito iluminam da mesma forma, ou seja, com inclinao para cima do lado direito da pista, onde ficam o acostamento e as placas. 4. Observe primeiro as linhas horizontais, sendo que ambas devem estar alinhadas. Uma mais alta que a outra indica que o farol est desregulado. O correto que as duas linhas estejam projetadas levemente para baixo. 5. 5. Quando o veculo da frente andar, note se a linha do facho se desloca para baixo. Se subir ou manter-se alinhado torna-se necessrio regul-lo.

Como reg lar


1. Com o carro parado em um local plano e com os pneus calibrados, faa uma marca na parede com as medidas dos centros dos far is, esquerdo e direito, com a distncia exata at o solo. 2. Recue o veculo para trs o mximo possvel sem girar a direo. A distncia mnima de recuo de trs metros, mas a ideal de cinco metros. 3. Uma outra marca deve ser feita, descendo um centmetro da marca original para cada metro recuado. 4. Em duas folhas de papel sulfite, faa uma linha horizontal do centro para a esquerda e inclinada 15 graus para cima do centro para a direita. 5. Cole o papel de maneira que o vrtice da linha desenhada fique sobre a segunda marca deslocada para baixo. Estas so as referncias exatas para a regulagem do farol. 6. Acenda o facho baixo e localize os parafusos de regulagem. 7. Em cada farol existem sempre dois parafusos: um para a regulagem vertical e outro para a regulagem horizontal. Gire-os at que as linhas de projeo coincidam com as marcas.
f on e: h p://baga ai.com.b / oce-lemb a-de- eg la -o -f a oi -do-ca o.h ml

Marcadores: Regulagem dos Far is

Postagem mais recente


Pol tica de Privacidade

Incio

Postagem mais antiga

Modelo Watermark. Tecnologia do Blogger.

cartamotor.blogspot.com/2011/02/regulagem-dos-farois.html

2/2

S-ar putea să vă placă și