Sunteți pe pagina 1din 28

FORMAO VEGETAL BRASILEIRA

DOMNIOS MORFOCLIMTICOS Aziz Ab`Saber


Ip Amarelo

Fatores que influenciam na distribuio das formaes vegetais:


Clima
1. 2. 3. 4. Temperatura; Umidade; Massas de ar; Incidncia solar.

Solo; Altitude; Animais; Homem.

Garapuvu

DOMNIOS MORFOCLIMTICOS
Definidos atravs das caractersticas climticas, botnicas, pedolgicas, hidrolgicas e fitogeogrficas. Desta forma possvel delimitar seis regies de domnio morfoclimtico.
Lalis Purturata

DOMNIO AMAZNICO
Floresta Amaznica ou Floresta Latifoliada Equatorial. Localizao: Estados da regio Norte do Brasil alm de Mato Grosso e Maranho, abrangendo cerca de 60% do territrio nacional. Caractersticas: Relevo Plancies; Clima Equatorial quente e mido; Solo pobre (Rico em matria orgnica) Vegetao Floresta mida. a maior formao florestal do planeta, possuindo uma grande variedade de fisionomias vegetais, desde as florestas densas at os campos (cerca de 80 mil espcies) e animais ( cerca de 30 milhes de espcies a maioria insetos).
.

Florestas densas so representadas pelas florestas de terra firme, as florestas de vrzea, periodicamente alagadas, e as florestas de igaps, permanentemente inundadas e ocorrem por quase toda a Amaznia central.

Imagens da Floresta

Rio Amazonas

DOMNIO MARES DE MORRO


Floresta Tropical Atlntica / Mata Atlntica. Localizao:Sul do Brasil at o estado da Paraba - Litoral brasileiro. Caractersticas: Relevo Planalto Atlntico, morros arredondados, plancies litorneas. Clima Tropical mido; Vegetao Mata Atlntica, litornea. Formao vegetal exposta umidade das massas de ar ocenicas e bastante rica e variada (cedro, peroba, jacarand, jatob, jequitib, etc.). Importante! Desde o sculo XVI, com o processo de ocupao das terras brasileiras, essa floresta sofreu grandes intervenes.

MATA ATLNTICA

ONTEM HOJE Apenas 8% da rea original.

DOMNIO DAS ARAUCRIAS


Mata de Araucria (Pinheiro do Paran) / MataSubtropical. Localizao: Norte do Rio Grande do Sul at a poro sul do Estado de So Paulo. Clima - subtropical (inverno rigoroso); Relevo Planalto subtropical; Solo Frtil (terra roxa); Vegetao Mata aciculifoliada de araucrias.
Obs.: Embora predominem os pinheiros, essa floresta no homognea, existem vegetais associados como por ex: erva-mate, canelas, cedros, ips, etc.

Essa formao vegetal largamente explorada, pois o pinheiro fornece a madeira mole, que o pinho, de grande comercializao. Historicamente tambm foi alvo do desmatamento. No sculo XIX, imigrantes europeus comearam a utilizar as araucrias para construir casas e mveis. Ao longo de tempo o cultivo de vinhas, milho e trigo avanou sobre as reas florestadas. Atualmente restam apenas 0,22% da rea original da floresta, esses esto protegidos em Unidades de Conservao.

DOMNIO DO CERRADO
Cerrado (Savana). Localizao: Predomina em quase todo o Brasil Central, aparecendo em diversos estados . Relevo Planalto central e chapades sedimentares; Clima Tropical (vero chuvoso, inverno seco); Solo profundo, pobres e cidos; Vegetao arbustiva e herbcea (adaptadas a variao de umidade).

Sofre grande desmatamento que poder provocar, dentro de uns 20 anos, o seu desaparecimento. um problema complexo porque envolve questes econmicas, devido a boa parte da exportao brasileira ser feita por meio dos gros,como a soja e o milho e esses so cultivados no Cerrado.

DOMNIO DA CAATINGA
Localizao - poro nordeste (serto nordestino) do pas; Relevo Planaltos, chapadas e depresses; Clima - tropical semi-rido. Solo raso e pobre em matria orgnica, mas rico em sais minerais; Vegetao arbustiva, cactos. Muitas das espcies que integram a caatinga,so adaptadas ao calor e a ausncia de chuvas. Na poca das secas as plantas perdem suas folhas. As atividades econmicas vem alterando significativamente a paisagem natural da regio provocando machas de deserto (desertificao).

DOMNIO DAS PRADARIAS


Pradarias / Campos. Localizao: Abrange a regio conhecida como Campanha Gacha, no extremo sul do pas. Relevo Pampas, terras baixas com coxilhas; Clima subtropical; Vegetao Herbcea/ vegetao rasteira, rvores e arbustos so raros.

FAIXAS DE TRANSIO
Apresentam caractersticas de dois ou mais domnios: Agreste, Mata dos Cocais - Nordeste e Complexo do Pantanal regio de Mato Grosso e Mato Grosso do sul.

Atividade: escreva um texto reflexivo a respeito dos indgenas e a atual situao destes no Brasil. Para escrever o texto utilize como apoio: Seus conhecimentos; O debate na aula de hoje; O texto: Assim se prova que os ndios so
inferiores (segundo os conquistadores dos sculos XVI e XVII).

S-ar putea să vă placă și