Sunteți pe pagina 1din 7

Prefeitura Municipal de Cubati - PB Concurso Pblico 2007 http://www.asperhs.com.

br

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATI - PB CONCURSO PBLICO 2007


CR A

CIA

LIBE RDA D

JU

ST I

Grupo: 05 Cargo: 36 AGENTE DE VIGILNCIA AMBIENTAL


Nome do Candidato: Nmero do documento de identidade: Nmero de inscrio: Sala:

Voc recebeu do fiscal: Este caderno de Prova Objetiva: 1. Verifique se este caderno: - Corresponde a sua opo de cargo Contm 40 questes numeradas de 1 a 40. 2. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno; 3. No sero aceitas reclamaes posteriores; Para cada questo existe apenas UMA alternativa correta. Um Carto Resposta destinada s repostas das questes objetivas. 1. No Carto-Resposta, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos; 2. A marcao em mais de uma alternativa anula a questo, mesmo que uma das alternativas esteja correta. 3. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente. Exemplo: A B C E Ao receber o carto de resposta, obrigao do candidato: 1. Ler atentamente as instrues para a marcao das respostas; 2. Conferir seu nome e nmero de inscrio; 3. Assinar, no espao reservado, com caneta preta ou azul, o carto de respostas. 4. No DOBRE, no AMASSE nem MANCHE o Carto-Resposta. Ele somente poder ser substitudo caso esteja danificado na barra de reconhecimento para a leitura tica.

Calendrio de eventos:
. 06/01/08 . 07/01/08 . 08 e 09/01/08 . 21/01/08 . 22 e 23/01/08 . 30/01/08 Prova Objetiva Publicao dos gabaritos oficiais Recursos contra questes e gabaritos oficiais da prova objetiva, devero ser entregues na Secretaria de Administrao da Prefeitura Municipal de Cubati PB, a Comisso Geral do Concurso. Resultado Preliminar da prova objetiva. Recursos contra o resultado preliminar da prova objetiva e provas ttulos, devero ser entregues na Secretaria de Administrao da Prefeitura Municipal de Cubati PB, a Comisso Geral do Concurso. Publicao do Resultado Definitivo.

. A partir de 31/01/08 Homologao

Grupo 05 - Cargo 36 Agente de Vigilncia Ambiental

O M DE

Prova Objetiva

Leia atentamente as Instrues


5. Voc dever permanecer obrigatoriamente em sala por, no mnimo, quarenta e cinco minutos aps o inicio da prova e poder levar o seu caderno de prova somente depois de decorridos 2:40 (duas horas e quarenta minutos) do efetivo incio das provas. 6. O tempo disponvel para esta prova de 3:00 (trs) horas para responder as questes objetivas e preencher o carto-resposta. 7. Reserve 30 (Trinta) minutos finais para marcar seu carto resposta. 8. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no caderno de prova objetiva no sero considerados na avaliao. 9. Ao trmino da prova, os trs ltimos candidatos devero permanecer na sala, sendo somente liberados quando todos as tiverem concludo. 10. Ao terminar a prova, chame o fiscal de sala, lhe devolva o seu carto-resposta. Saia do prdio em silncio, pois no ser permitida a permanncia de nenhum candidato aps o trmino de sua prova, nem qualquer aglomerao nos corredores ou arredores do prdio de prova. Candidato ser excludo do concurso caso: 1. Ausentar-se da sala em que se realiza a prova levando consigo o caderno de prova objetiva, antes do prazo estabelecido, e o cartoresposta. 2. Se utilizar, durante a realizao da prova, mquinas e/ou relgios de calcular, bem como rdios gravadores, headphones telefones celulares ou fonte de consulta de qualquer espcie; ou se comunicado com qualquer outro candidato. 3. Deixar de assinar e preencher corretamente o campo do cartoresposta. 4. Faltar com o devido respeito ante a autoridade do fiscal de sala ou qualquer outro membro da aplicao do concurso.

www.asperhs.com.br
Pgina 1 de 7

Prefeitura Municipal de Cubati - PB Concurso Pblico 2007 http://www.asperhs.com.br


Portugus a) b) c) d) e) Minha alma A vista lo (em v-lo) anis sombrios me (em Deixavas-me)

Maria Augusta (*) Dantes o ondeado cabelo Deixavas-me sempre v-lo Em longos anis sombrios Nos ombros teus a chover. Pendia daqueles fios Minha alma de amores presa; E a vista, em volpia acesa, No se cansava de ver. Como que agora oprimido, To contrafeito e escondido, A nativa formosura No lhe deixas expandir? No vs que em teu rosto a alvura, Que os prprios lrios suplanta, Ri mais viva, mais encanta, Se o deixas solto cair. Por que as lindas madeixas, Desfeitas baixar no deixas, De aroma inefvel cheias Ao colo cndido e nu? Louquinha, que das cadeias, Com que os olhos cativas, Assim sem pena te privas! Criana ingnua que s tu!... Olha as rosas nas roseiras Como se miram faceiras Naquelas tranas viosas De que o estio as adornou: Se, pois, inveja nas rosas, Feiticeira linda, as passas, Por que desprezas as graas Com que Deus te avantajou? Primores do cu no tolhas: As madeixas mais no colhas! Seduo to graciosa No na queiras tu perder! Em moldura caprichosa Deixa a coma deslumbrante, Livre, airosa, flutuante Tuas faces envolver! Rui Barbosa Bahia - 1876 Do livro: "Obras completas de Rui Barbosa", prefcio de Amrico Jacobina, vol. 1, MEC, 1971, RJ __________ (*) Poema dedicado noiva de Rui Barbosa, no ano do casamento 01.Podemos afirmar, com segurana, que temos, na primeira estrofe do poema um objeto direto pleonstico. Mostre-o:

02.De acordo com o texto: a) b) c) d) e) Em longos anis sombrios no temos o mesmo que em forma de longos anis sombrios. Nos ombros teus a chover indica que os cabelos estavam presos. Conclumos que os cabelos de Maria Augusta esto sob forma de trana. Os lrios suplantam a alvura do rosto de Maria Augusta. As graas a que se refere o poeta no so as tranas de Maria Augusta.

03.Indique onde no encontramos sentido denotativo para os seguintes vocbulos: a) b) c) d) e) Volpia = desejo moderado Airoso = digno Primor = sem defeitos Estio = vero. Inefvel = indescritvel

04.Transpondo para a voz passiva a frase Teremos comprado algo mais. a forma verbal resultante : a) b) c) d) e) Ter de ser comprado Ter-se- sido comprado Teremos de comprar Ter sido comprado Tero sido comprados

05.Analise e indique a correta: a) b) c) d) e) Achamos presentes o mais belos possveis. Somos bastantes cuidadosos. No precisamos de pseudos-moralistas. Salvo enganos, estamos todos perdidos. Seguem em anexo diferentes os selos antigos.

06.Na expresso que se segue foram omitidos os acentos grficos, se houver.No me referi a sua irm mas a minha. De acordo com as regras de utilizao do acento indicativo da crase, indique a alternativa correta: a) Existe fuso obrigatria antes do primeiro pronome possessivo e facultada antes do segundo. Existe fuso facultada antes do primeiro pronome possessivo e facultada antes do segundo. Existe fuso obrigatria antes do primeiro pronome possessivo e obrigatria antes do segundo. Existe fuso facultada antes do primeiro pronome possessivo e obrigatria antes do segundo. No existe fuso antes do primeiro pronome possessivo nem antes do segundo.

b) c)

d) e)

07.De acordo com a norma culta vigente, indique a alternativa no escorreita: a) b) c) Na palavra manso encontramos 3 fonemas consonantais. Em Estvo a slaba tnica t. Substitu-lo est corretamente acentuada.

Grupo 05 - Cargo 36 Agente de Vigilncia Ambiental

Pgina 2 de 7

Prefeitura Municipal de Cubati - PB Concurso Pblico 2007 http://www.asperhs.com.br


d) e) Conduz-lo no est corretamente acentuada. Algoz est correta tanto na grafia quanto na acentuao.

A
80

12,92 cm

08.Indique o item incorreto: a) b) c) d) e) O plural de bem-te-vi bem-te-vis O plural de verde-rubi verde-rubi Ela linda, linda est no grau superlativo absoluto sinttico. Ele to feio que no pode mais est no grau superlativo absoluto analtico. Catequizar assim que se escreve.

D
19 cm

50 60

30

C
50 60 80 Seno 0,76 0,86 0,98 Co-seno 0,64 0,50 0,17

09.Em No supes a gratido de que se mostrou capaz. s no podemos concluir: a) b) c) d) e) Orao complexa Orao subordinada adjetiva restritiva = de que se mostrou capaz. Adjunto adnominal oracional de gratido = que se mostrou capaz. Verbo transitivo direto = supes. De que se mostrou capaz = predicado nominal.

a) 93,2 cm b) 101 cm c) 96,4 cm d) 160,6 cm e) 156 cm


2 14.A diferena entre as razes da equao 2x bx + 3 = 0, com b > 0 e valor mnimo igual a -25/8, :

10.Em A lembrana de Cilene alegrou-me. podemos depreender da passagem destacada que: a) b) c) d) e) Temos complemento nominal Temos adjunto adnominal Temos tanto complemento nominal como adjunto adnominal Podemos ter tanto complemento nominal quanto adjunto adnominal No podemos ter nem complemento nominal nem adjunto adnominal

a) Uma frao imprpria b) Uma frao aparente c) Uma frao prpria d) Um inteiro mltiplo de 3 e) Um inteiro mltiplo de 5 15.Uma quantia em dinheiro foi dividida da seguinte forma: 1 - foi retirado 1/6 do valor inicial; 2 - do que sobrou foi retirado 1/4; 3 - do restante foi retirado 2/5. Aps as trs retiradas o que restou foi:

Matemtica

11.A maior potncia de 6 que divide 25.200 : a) 1.296 b) 216 c) 36 d) 6 e) 1 12.Dividindo-se 62 em partes diretamente proporcionais a (2, 3, 5) e inversamente proporcionais a (1, 2, 3) encontrase as partes x, y e z. A expresso y + z x : a) 12 b) 14 c) 16 d) 18 e) 20 13.O quadriltero ABCD dividido em quatro tringulos retngulos conforme figura abaixo. Com base nos valores apresentados na tabela e que o ngulo B tem 80, o permetro desse quadriltero :

a) 18,33% b) 21,33% c) 32,70% d) 37,50% e) 39,12% 16.Um quadrado de lado a tem sua base aumentada em k unidades e sua altura diminuda em k unidades. Com isso a rea do retngulo construdo : a) Igual a rea do quadrado b) 2k maior que a rea do quadrado c) 2k menor que a rea do quadrado 2 d) k maior que a rea do quadrado 2 e) k menor que a rea do quadrado 17.O menor mltiplo comum entre o total de divisores de 360 e 240 : a) Igual ao MDC(240, 360) b) Um mltiplo de 240 c) Um mltiplo de 360 d) Igual ao MMC(240, 360) e) Um nmero primo 18.A expresso equivalente potncia (2) a) (21/3) : 2 2/3 b) (4 ) : 2 c) (41/3) : 2 2/3 1/3 d) (2 ) : 2 1/3 e) (4 ) : 22/3
-1/3

Grupo 05 - Cargo 36 Agente de Vigilncia Ambiental

Pgina 3 de 7

Prefeitura Municipal de Cubati - PB Concurso Pblico 2007 http://www.asperhs.com.br


19.Um hexgono regular e um tringulo eqiltero tm permetro igual a 24. A respeito de suas reas correto afirmar que: a) A rea do tringulo 3/2 da rea do hexgono; b) A rea do tringulo 2/3 da rea do hexgono; c) A rea do tringulo igual a rea do hexgono; d) A rea do tringulo 1/3 da rea do hexgono; e) A rea do tringulo 1/6 da rea do hexgono; 20.O suplemento do complemento de um ngulo pode ser expresso por: a) 180 - b) 90 - c) 180 + d) 90 + e) - 90 Est (esto) correta (s): a) b) c) d) e) Apenas a I. Apenas a I, II e III. Apenas a II, III. Apenas a III e IV. Todas esto corretas.

23.Com a Lei federal n. 6.902, de 27 de abril de 1981, Art. 7, 1 que fala que na rea reservada s Estaes Ecolgicas no ser proibido: a) Explorao de recursos naturais, exceto para fins experimentais, que no importem em prejuzo para a manuteno da biota nativa, ressalvado o disposto no 2 do art. 1. Porte e uso de armas de qualquer tipo. Presena de rebanho de animais silvestres e ameaados de extino. Porte e uso de instrumentos de corte de rvores. Porte e uso de redes de apanha de animais e outros artefatos de captura.

b) c) d) e)

Conhecimentos Especficos

21.Marque a alternativa incorreta de acordo com a Lei federal n. 4.771, de 15 de setembro de 1965 Art. 2 que diz: consideram-se de preservao permanente, pelo s efeito desta Lei, as florestas e demais formas de vegetao natural situadas. a) b) c) Ao longo dos rios ou de qualquer curso dgua desde o seu nvel mais alto em faixa Marginal. Ao redor das lagoas, lagos ou reservatrios dgua naturais ou artificiais. Nas nascentes, ainda que intermitentes e nos chamados olhos dgua, qualquer que seja a sua situao topogrfica, num raio mnimo de 50m (cinqenta metros) de largura. No considerado de preservao ao topo de morros, montes, montanhas e serras. Nas encostas ou partes destas, com declividade superior a 45, equivalente a 100% na linha de maior declive.

24.Matar, perseguir, caar, apanhar, utilizar espcimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratria, sem a devida permisso, licena ou autorizao da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: a) b) c) d) e) Pena - priso de seis a dez anos, e multa. Pena - deteno de dois anos, e multa. Pena - deteno de um a dois anos, e multa. Pena - deteno de um a seis meses, e multa. Pena - deteno de seis meses a um ano, e multa.

25.No um objetivo finalstico do IBAMA definido para o cumprimento de sua misso institucional: a) Ajudar nos processos de desenvolvimento geradores de significativo impacto ambiental, nos mbitos regional e nacional. Ordenar o uso dos recursos pesqueiros em guas sob domnio da Unio. Ordenar o uso dos recursos florestais nacionais. Executar o controle e a fiscalizao ambiental nos mbitos regional e nacional Promover a pesquisa, a difuso e o desenvolvimento tcnico-cientfico voltados para a gesto ambiental.

d) e)

b) c) d) e)

22.Julgue as afirmativas abaixo de acordo com a Lei federal n. 4.771, de 15 de setembro de 1965, Artigo 16 As florestas e outras formas de vegetao nativa, ressalvadas as situadas em rea de preservao permanente, assim como aquelas no sujeitas ao regime de utilizao limitada ou objeto de legislao especfica, so suscetveis de supresso, desde que sejam mantidas, a ttulo de reserva legal, no mnimo: I. Oitenta por cento, na propriedade rural situada em rea de floresta localizada na Amaznia legal. II. Trinta e cinco por cento, na propriedade rural situada em rea de cerrado localizada na Amaznia legal, sendo no mnimo vinte por cento na propriedade e quinze por cento na forma de compensao em outra rea, desde que esteja localizada na mesma microbacia, e seja averbada nos termos do 7 deste artigo. III. Vinte por cento, na propriedade rural situada em rea de floresta ou outras formas de vegetao nativa localizada nas demais regies do pas. IV. Cinqenta e cinco por cento, na propriedade rural em rea de campos gerais localizada em qualquer regio do pas.
Grupo 05 - Cargo 36 Agente de Vigilncia Ambiental

26.Marque V para afirmativa(s) verdadeira(s) e F para falsa(s): ( ) O IBAMA - um rgo executivo da PNMA, sob a forma de uma autarquia federal, foi criado pela Lei 7735/89, de 25 de janeiro de 1989. O IBAMA est vinculado ao Ministrio do Meio Ambiente - MMA sendo o responsvel pela execuo da Poltica Nacional do Meio Ambiente PNMA - e desenvolve diversas atividades para a preservao e conservao do patrimnio natural, exercendo o controle e a fiscalizao sobre o uso dos recursos naturais (gua, flora, fauna, solo, etc.). O IBAMA ainda responsvel pelos estudos ambientais e pela liberao das licenas ambientais, de empreendimentos a nvel nacional. O Licenciamento Ambiental um procedimento pelo qual o rgo ambiental competente, federal (IBAMA), estadual ou municipal, permite a

Pgina 4 de 7

Prefeitura Municipal de Cubati - PB Concurso Pblico 2007 http://www.asperhs.com.br


localizao, instalao, ampliao e operao de empreendimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais, e que possam ser consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradao ambiental. O IBAMA foi formado pela fuso de duas entidades brasileiras que trabalhavam na rea ambiental. c) d) Ser legalmente instituda para a proteo da natureza, com objetivos e limites definidos. Possuir um regime especfico de administrao, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteo. Ser legalmente instituda para a proteo da natureza, com objetivos e limites indefinidos ao qual se aplicam garantias inadequadas de proteo.

e)

A seqncia correta : a) b) c) d) e) VFVFV FVFVF VVVFF FVVVF VFFVV

30.Marque a alternativa incorreta sobre as reas de preservao permanente. a) So s espaos, de domnio privado, que limita constitucionalmente o direito de propriedade, que no leva em conta, a funo ambiental da propriedade. desnecessria a desapropriao da rea de preservao permanente, pois a mesma no inviabiliza totalmente o exerccio do direito de propriedade. As Constituies Estaduais protegem esses espaos por elas delineados, com a garantia de que somente mediante lei, eles podero ser alterados ou suprimidos. A Resoluo CONAMA 302 de 20/03/2002 estabeleceu que a APP tem a funo ambiental de preservar os recursos hdricos, a paisagem, a estabilidade geolgica, a biodiversidade, o fluxo gnico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem estar das populaes humanas. A APP constituda pela flora - florestas e demais formas de vegetao (Art. 2 caput e 3 caput do Cdigo Florestal) - fauna, solo, ar e guas.

b) 27.O Ministrio do Meio Ambiente foi criado em: a) b) c) d) e) 15 de janeiro de 1975 15 de maro de 1985 15 de maro de 1989 17 de maio de 1985 15 de junho de 1980 de conservao analise as

c)

d) 28.Sobre as Unidades afirmativas abaixo:

I. So espaos ambientais que tm importantes caractersticas no-naturais e so ilegalmente institudos pelo Poder Pblico com objetivos de conservao. II. Possuem limites definidos e existem sob um regime especial de administrao, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteo. Ou seja, so as reservas biolgicas, parques e estaes ecolgicas que ns conhecemos ou pelo menos j ouvimos falar. III. A criao dessas Unidades de Conservao a principal proposta para aumentar os efeitos da destruio dos ecossistemas no Brasil, pois so reas geogrficas destinadas preservao dos ecossistemas naturais. IV. A primeira UC brasileira foi o Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro, criado em 1937. V. Elas existem para manter a diversidade biolgica e os recursos genticos no pas. Protegem as espcies ameaadas de extino, preservam e restauram a diversidade de ecossistemas naturais e promovem a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. Est (esto) correta (s):

e)

31.Um tipo de unidade de conservao regido por legislao estadual especfica e integrante do Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza (SNUC). a) b) c) d) e) Fauna Parque nacional Mata atlntica Parque estadual Mata ciliar

32.Marque V para afirmativa(s) verdadeira(s) e F para falsa(s): ( ) A Educao ambiental um ramo da educao cujo objetivo a disseminao do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar sua preservao e utilizao sustentvel dos seus recursos. A Educao ambiental uma metodologia de anlise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido s grandes catstrofes naturais que tm assolado o mundo nas ltimas dcadas. No Brasil a Educao Ambiental assume uma perspectiva menos abrangente, restringindo seu olhar proteo e uso sustentvel de recursos naturais, mas incorporando fracamente a proposta de construo de sociedades sustentveis.

( a) b) c) d) e) Apenas a I. Apenas a II e III. Apenas a II, IV e V. Apenas a III, IV e V. Todas esto corretas.

29.As unidades de conservao constituem-se em uma categoria de rea protegida mais especfica e efetiva. Elas devem ter as seguintes caractersticas, exceto: a) b) Ser permanente. Ser um espao territorial que se destaca por possuir um conjunto "nico" ou representativo das caractersticas naturais consideradas como relevantes. Pgina 5 de 7

Grupo 05 - Cargo 36 Agente de Vigilncia Ambiental

Prefeitura Municipal de Cubati - PB Concurso Pblico 2007 http://www.asperhs.com.br


A seqncia correta : a) b) c) d) e) FVF VVF VFV FFV VVV a) b) c) d) e) So os organismos capazes de fazer fotossntese ou quimiossntese. So os organismos responsveis pela decomposio da matria orgnica. So as espcies herbvoras. So os animais que se alimentam dos herbvoros. So os grandes predadores.

33.Julgue as afirmativas abaixo: I. Ecologia o estudo das interaes dos seres vivos entre si e com o meio ambiente. II. A palavra Ecologia tem origem no grego oikos", que significa casa, e "logos", estudo, reflexo. Logo, por extenso seria o estudo da casa, ou de forma mais genrica, do lugar onde se vive. III. Foi o cientista alemo Ernst Haeckel, em 1969, quem primeiro usou este termo para designar a parte da biologia que estuda as relaes entre os seres vivos e o ambiente em que vivem alm da distribuio e abundncia dos seres vivos no planeta. IV. A ecologia divide-se em quatro ramos: Autoecologia, Demoecologia, subecologia e Sinecologia. V. Para os eclogos, o meio ambiente inclui no s os fatores abiticos como o clima e a geologia, mas tambm os seres vivos que habitam uma determinada comunidade ou bitopo. Est (esto) incorreta (s): a) b) c) d) e) Apenas a I est incorreta. Apenas a I e II esto incorretas. Apenas a III e IV esto incorretas. Apenas a IV e V esto incorretas. Todas esto incorretas.

36.A dimenso das queimadas na regio tropical tem provocado preocupao e polmica em mbito nacional e internacional. Elas esto em geral associadas ao desmatamento e a incndios florestais, no caso do Brasil, ocorrem quantas queimadas por ano em mdia. a) b) c) d) e) 20 mil por ano 50 mil por ano 100 mil por ano 200 mil por ano 300 mil por ano

37.Marque a alternativa incorreta sobre o ciclo de nutrientes. a) Os ciclos biogeoqumicos em florestas integram os diferentes processos globais de transferncia dos elementos qumicos que ocorrem na biosfera. Alguns desses elementos qumicos so reconhecidos como nutrientes e circulam na natureza por meio dos ciclos gasoso e geolgico. Os compartimentos e/ou sistemas inorgnico e ou orgnico so interligados nesses processos de movimentao. Um ecossistema basicamente um sistema processador de energia e regenerador de nutrientes que tem duas partes principais, uma bitipica e outra antibipica. No processo de nutrientes, ocorre a transferncia de nutrientes de um compartimento para outro envolvendo uma srie de processos dentro de um ou mais ciclos naturais. Os modelos conceituais que descrevem esses processos so complexos e, invariavelmente, envolvem trs sistemas fundamentais de movimentao nutrientes: planta, animal e solo.

b)

c)

d)

34.Marque a alternativa incorreta: a) O ecossistema deve ser analisado do particular para o geral, pois por menor que seja uma rea, ela pode e deve ser considerado um ecossitema. Ecossistemas o conjunto de relaes estabelecidas pelos elementos naturais (energia, ar, gua, solo, etc.) com os seres vivos, animais ou vegetais. Focaliza-se na inter-relao dos seres vivos e na complexidade e dinamismo entre os mesmos. importante a conservao dos ecossistemas, que em sua totalidade e reunindo todo ecossistema forma a biosfera, ento caso tenha uma alterao em um dos ecossistemas, haver uma alterao global. Para compreender melhor esse processo, basta observar, por exemplo, as interaes das plantas com o solo e a chuva, os animais herbvoros com os vegetais, os solos com os microrganismos, temperatura e umidade, os carnvoros com os herbvoros, e todo o dinamismo da cadeia alimentar. A alterao de um nico elemento no ecossistema no causa modificaes em todo o sistema onde ocorre perda do equilbrio existente. e)

b)

38.Sobre as queimadas marque V para a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e F para falsa(s): ( ) O Brasil um dos nicos pases do mundo a dispor de um sistema orbital de monitoramento de queimadas absolutamente operacional. Dezenas de mapas de localizao so gerados por semana, durante o inverno, e, neste trabalho, so apresentados dados quantitativos do monitoramento orbital das queimadas ocorridas na Amaznia. O impacto ambiental das queimadas preocupa a comunidade cientfica, ambientalistas e a sociedade em geral, pois elas afetam diretamente a fsica, a qumica e a biologia dos solos, alterando, ainda, a qualidade do ar em propores inimaginveis. Tambm interferem na vegetao, na biodiversidade e na sade humana. Indiretamente, as queimadas podem comprometer at a qualidade dos recursos hdricos de superfcie. Vrias pesquisas cientficas recentes esto ajudando a compreender a real dimenso deste impacto, em particular no caso da Amaznia.

c)

d)

e)

35.A base de um ecossistema so os produtores que so os:

Grupo 05 - Cargo 36 Agente de Vigilncia Ambiental

Pgina 6 de 7

Prefeitura Municipal de Cubati - PB Concurso Pblico 2007 http://www.asperhs.com.br


( ) Aproximadamente 50% delas ocorrem na Amaznia, principalmente no sul e sudeste da regio.

A seqncia correta : a) b) c) d) e) VVFF VVVF VFVF FVFV FFVF

39.Marque a alternativa correta: a) O termo reflorestamento tem sido utilizado para todo o tipo de implantao de florestas, porm correto falar em reflorestamento em uma rea que nunca foi coberta por floresta. O termo reflorestamento no se aplica apenas implantao de florestas em reas naturalmente florestais que, por ao antrpica ou natural ganharam suas caractersticas. Chama-se Florestamento a implantao de florestas em reas que eram florestadas naturalmente. Reflorestamento um ato de conscincia ambiental, mas tem de ser feito com cuidado, pois pode acabar saindo extremamente errado. Os plantios no podem ter finalidade econmica ou ecolgica.

b)

c)

d)

e)

40.Marque a alternativa incorreta sobre a reciclagem: a) No meio-ambiente a reciclagem pode aumentar a acumulao progressiva de lixo a produo de novos materiais, como por exemplo, o papel, que exigiria o corte de mais rvores; as emisses de gases como metano e gs carbnico; as agresses ao solo, ar e gua; entre outros tantos fatores negativos. No aspecto econmico a reciclagem contribui para a utilizao mais racional dos recursos naturais e a reposio daqueles recursos que so passveis de re-aproveitamento. No mbito social, a reciclagem no s proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, atravs das melhorias ambientais, como tambm tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres. No Brasil existem os carroceiros ou catadores de papel, que vivem da venda de sucatas, papis, latas de alumnio e outros materiais reciclveis deitados para o lixo. Tambm trabalham na coleta ou na classificao de materiais para a reciclagem. Tambm uma forma de ganhar dinheiro para as pessoas (em especial os que tm menos educao formal).

b)

c)

d)

e)

FIM DO CADERNO

Grupo 05 - Cargo 36 Agente de Vigilncia Ambiental

Pgina 7 de 7

S-ar putea să vă placă și