Sunteți pe pagina 1din 3

Bibliografia Sabin nasceu em 1906 na cidade de Biaystok, ento parte da Rssia (atualmente na Polnia), e imigrou em 1921 para os Estados

Unidos da Amrica com sua famlia. Sabin estudou medicina na Universidade de Nova Iorque e desenvolveu um intenso interesse em pesquisa, especialmente na rea de doenas infecciosas. Em 1931, completou o doutorado em medicina. Passou uma temporada trabalhando em Londres em 1934, como representante do Conselho Americano de Pesquisas. De volta aos Estados Unidos, tornou-se pesquisador do Instituto Rockfeller de Pesquisas Mdicas. Nesse instituto, demonstrou o crescimento do vrus da poliomielite em tecidos humanos. Sabin esteve vrias vezes no Brasil, acompanhando pessoalmente o combate poliomielite, tendo se casado em 1972 com a brasileira Helosa Sabin. Centenas de escolas, hospitais, clnicas e instituies brasileiras levam o seu nome. O cientista recebeu do governo brasileiro, em 1967, a Gr-Cruz do Mrito Nacional.

Carreira Em 1946 Sabin tornou-se o lder de Pesquisa Peditrica na Universidade de Cincinnati. Publicou mais de 350 estudos, que incluem trabalhos sobre pneumonia, encefalite, cncer e dengue; foi o primeiro a isolar o vrus da dengue: o tipo I na rea do mediterrneo, durante a Segunda Guerra Mundial, e o tipo II na regio do Pacfico. Com a ameaa da plio crescendo, aps a Segunda Guerra Mundial, ele e outros pesquisadores, notadamente Jonas Salk em Pittsburgh, iniciaram a busca por uma vacina para prevenir ou amenizar a doena. A vacina de Salk, desenvolvida com vrus "inativado ou morto", foi testada e liberada para o uso em 1955. Ela era eficaz na preveno da maioria das complicaes da plio, mas no prevenia a infeco inicial de acontecer. A inovao de Sabin aconteceu cerca de cinco anos depois, quando o Servio Pblico de Sade dos Estados Unidos apoiou sua vacina com vrus "vivo" para a plio em 1961. Seu produto, preparado com o vrus atenuado da plio, poderia ser tomada oralmente, e prevenia a contrao da molstia. Esta a vacina que eliminou efetivamente a plio em quase todo o mundo (exceto em alguns pases na frica e sia) Sabin renunciou aos direitos de patente da vacina que criou, facilitando a difuso da mesma e permitindo que crianas de todo o mundo fossem imunizadas contra a poliomielite, que mais conhecida como paralisia infantil no Brasil.

Albert Sabin morreu de ataque cardaco, aos 86 anos, em sua casa em Washington, em 1993. No mesmo ano, foi fundado naquela cidade o Instituto Sabin de Vacinas, a fim de dar prosseguimento s pesquisas sobre vacinas e perpetuar o legado construdo por ele.

A poliomielite uma doena causada por um enterovrus, denominado poliovrus (sorotipos 1, 2 e 3). mais comum em crianas ("paralisia infantil"), mas tambm ocorre em adultos. A transmisso do poliovrus "selvagem" pode se dar de pessoa a pessoa atravs de contato fecal-oral, o que crtico em situaes onde as condies sanitrias e de higiene so inadequadas. Crianas de baixa idade, ainda sem hbitos de higiene desenvolvidos, esto particularmente sob risco. O poliovrus tambm pode ser disseminado por contaminao fecal de gua e alimentos.

S-ar putea să vă placă și