Sunteți pe pagina 1din 2

PUGNA

Busquei algum que pugnasse contra mim em favor desta terra

INQUISIO - DESFAZENDO O PRECONCEITO ANTICATLICO


A inquisio em seu mundo, de Joo B. Gonzaga, Ed. Saraiva, 1993. Disponvel em: <http://www.saopiov.org/2009/08/inquisicao-em-seu-mundo-profjoao_16.html> La Vera Storia dell Inquisizione, Rino Camilleri , Ed. Piemme. Para entender a Inquisio, de Felipe Aquino, Ed. Clofas. Em defesa da Santa Inquisio, Dr. Roman Konik.. Cf: <www.escritoscatolicos.blostpot.com/inquisio> Atas do simpsio sobre A Inquisio, organizado por Agostino Borromeu, outubro de 1998,Roma.

Instituio e necessidade
Martrio de So Pedro de Verona, inquisidor

uem nunca se deparou com a calorosa argumentao" (acusao) de que "a Igreja matou milhares de pessoas" na Inquisio? Ou mesmo, com um fervoroso professor em sala de aula normalmente de algum ramo marxista, ateu, agnstico, manico, protestante, ou, seja l o que for, adepto de qualquer ideologia contrria ao catolicismo julgando e declarando, sem maiores detalhes, que a Igreja fora cruel com pobres hereges mandando-os para a fogueira s por serem de livre pensamento!? Ser que, alm dos preconceitos devido a ideologia, estes argumentadores leram algum livro srio sobre a Inquisio?

A Inquisio foi instituda pelo papa Gregrio XI no ano de 1231 para combater o catarismo, seita de origem gnstica que defendia a tese de que a mulher, por permitir a perpetuao da humanidade, atravs da gerao, era um ser nocivo. Os ctaros eram contra a procriao e contra o matrimnio, consideravam possessas as mulheres grvidas. Defendiam tambm o suicdio por inanio e destruam propriedades. At mesmo um autor protestante, inimigo da Inquisio, o americano Lea, considera que a Igreja, combatendo os ctaros, salvou a humanidade do domnio deles e da grande confuso. Percebe-se ento que, naquela ocasio, o termo heresia possua tambm uma conotao social, ou seja, no era um mero pensar diferente, implicava uma desordem na sociedade medieval. O estado era o maior interessado em combater estes desmandos. Infelizmente, usaram da Inquisio como pretexto para obter certa dominao sobre os indivduos e seus bens. Por causa desse mau uso da instituio consequentemente houvera injustias, o que de se lastimar tal interferncia laica. A inquisio veio equilibrar a sociedade e na maioria dos casos serviu para livrar muitos que eram acusados injustamente de heresia pelo poder civil, ou, mesmo conter e impedir a populao de fazer justia com as prprias mos contra aqueles que lhes eram intolerveis. Para Gustav Henningsen (La inquisicin y lasbrujas), por exemplo, a caa s bruxas se iniciou, ao contrrio do que comumente se pensa, nos tribunais civis nos Alpes e na Crocia, motivadamente por crenas populares, e no pela Inquisio da igreja. O que comprovado claramente com uma vasta documentao. A inquisio podia haver causado um holocausto de bruxas nos pases catlicos do Mediterrneo, mas a histria demonstra algo muito diferente, a Inquisio foi aqui a salvao de milhares de pessoas acusadas de um crime impossvel. (p. 594).

Faamos algumas consideraes importantes sobre a Inquisio. Muitas questes so omitidas quanto a este assunto, ou mesmo ignoradas. O fato que, normalmente, as pessoas possuem um conhecimento superficial sobre a Igreja. Veremos que ns, catlicos, muito longe de envergonharmos perante a histria da Inquisio, devemos sim, nos orgulharmos pelo Tribunal do Santo Ofcio, sumamente importante em seu tempo. Graas a ele desenvolvemos uma base de processo inquisitrio (investigatrio) e de julgamento mais justo e moderado que o da antiguidade. O Santo Ofcio evitou injustias feitas pelo Estado ainda que usado pelo mesmo. Tambm, evitou o caos na civilizao medieval em muitas ocasies onde a sociedade sofria por causa de grupos anrquicos. Levemos em conta tambm que, os dados reais de procedimentos e penas mximas em seis sculos de inquisio no se comparam em numero de condenaes (que nem sequer tiveram julgamento) de algumas semanas de Revoluo Francesa ou alguns dias de genocdio em pases comunistas, fatos estes to omitidos nas aulas de histria. Indicaremos a seguir boas fontes para desmitificar a muitos com relao ao assunto:

BOLETIM - SOCIEDADE DA SANTSSIMA VIRGEM MARIA N I ANO mmxii

Sobre a tortura
A tortura era o mtodo normalmente aplicado por vrios pases e exrcitos, e permitido por cdigos legais at o sculo passado. Embora, sempre lembrado que se seguira tal procedimento tambm na Inquisio, foi a Igreja a primeira a no aceitar a confisso sob tortura como prova de culpa. Na Inquisio, ao contrrio do que se fazia em todas as partes, a tortura s podia ser aplicada uma vez, sem derramamento de sangue, s com a aprovao do Bispo e com a assistncia de um mdico. Os papas sempre preveniram os inquisidores de que eles eram pastores e no torturadores nem carrascos. A visar converso e no a punio do acusado, a inquisio era o nico tribunal do mundo que comeava dando um prazo para que o ru confessasse o delito a fim de obter o perdo. Em uma poca em que o uso da tortura era geral nos tribunais penais europeus, a Inquisio espanhola [tida como a mais rigorosa] seguiu uma poltica de benignidade e circunspeo que a deixa em lugar favorvel se se compara com qualquer outra instituio. A tortura era emprega somente como ltimo recurso e se aplicava em pouqussimos casos. (Henry Kamen, La Inquisicin Espaola: una revisin histrica. Barcelona: Crtica, 2004).

Alguns nmeros sobre as condenaes


Segundo Rino Camilliere, a principal cidade medieval centro da heresia ctara que atormentou catlicos por mais de 200 anos com saques, assassinatos, destruio de igrejas e conventos houvera em um sculo 1% de sentenas de pena de morte (pg. 36 de seu livro). Para Borromeu, a Inquisio na Espanha que era dirigida pelos Reis celebrou entre 1540 e 1700, 44.674 juzos. Os acusados condenados morte foram 1,8%, desses, muitos eram substitudos por bonecos queimados de maneira simblica, procedimento comum na idade mdia. Percebemos que tudo isso est muito longe do que as propagandas anticatlicas, feitas por alguns professores, lanam por a. O nmero proporcionalmente pequeno de execues constitui um argumento eficaz contra a leyenda negra de um tribunal sedento de sangue. (Henry Kamen, La Inquisicin Espaola: una revisin histrica. Barcelona: Crtica, 2004, p. 197).

Gregrio XI, o Papa que instituiu a Inquisio

Visite nossos blogs:


www.sociedadeapostolado.blogspot.com www.escritoscatolicos.blogspot.com

Concluso
Mesmo havendo alguns erros, comuns em todo tribunal, aqueles no tiraram a legitimidade e utilidade da Inquisio. Lembremos que ocorrera tambm a Inquisio Protestante (contra anabatistas e bruxas). Chegaram, inclusive a perseguir e matar vrios religiosos catlicos. Houveram grandes santos entre os inquisidores, a exemplo de S. Domingos de Gusmo. Santos que morreram na Inquisio, a exemplo de santa Joana DArc, grande herona catlica da Frana. Podemos concluir que o maior erro atualmente o preconceito que muitos promovem ao falar da Inquisio para censurar moralmente a Igreja Catlica sem ao menos ler um livro srio sobre o assunto. Na raiz disso esto posies ideolgicas malss julgando acontecimentos fora de seu contexto histrico. Felizmente, no faltam historiadores contemporneos para desmentir as calnias e desfazer a lenda negra da inquisio.

Ajude-nos a evangelizar:

Banco do Brasil Agncia: 3209-3 Titular: Joo Soares Oliveira Jnior Conta Poupana 10025537-X Nmero de variao: 1

S-ar putea să vă placă și