Sunteți pe pagina 1din 4

A Revoluo Agrcola e o arranque da Revoluo Industrial Nos sculos XVII e XVIII, verificaram-se grandes transformaes na agricultura, que justificaram

a designao de Revoluo Agrcola. . A nobreza rural foi autorizada pelo Parlamento a anexar os baldios contguos s suas propriedades a fim de as tornar mais rentveis. . Os nobres adquiriram parcelas de terra dos pequenos proprietrios que estavam arruinados, construindo assim grandes quintas que mandaram vedar para criar gado. Estas grandes propriedades chamam-se Enclosures. . A drenagem de pntanos, as novas tcnicas agrcolas e os novos mtodos de cultivo (rotao quadrienal das culturas), o enriquecimento dos solos; a seleco de animais para produo. AUMENTO DE PRODUTIVIDADE Este aumento de produtividade, deve-se a um novo mtodo, a rotao quadrienal das culturas, que substitui o afolhamento trienal. Com a rotao quadrienal, dispensa-se o pousio, concilia-se na mesma terra o cultivo dos cereais com o das pastagens ou forragens, para a criao de gado. CRESCIMENTO DEMOGRFICO O aumento da produtividade causou uma melhor alimentao, as fomes cclicas caractersticas do Antigo Regime e que provocavam mortandades, tendem a desaparecer, sobretudo a infantil. Este fenmeno aliado manuteno de uma natalidade elevada, teve como consequncias: . Um saldo fisiolgico positivo . Aumento da durao mdia de vida . Crescimento e rejuvenescimento da populao No sculo XVIII, a populao europeia cresceu 70%, passando de 120 para 200 milhes, passou haver mais procura e isso estimulou a economia. Por outro lado, as transformaes verificadas na agricultura, dispensaram mo-de-obra dos campos, dando origem a um xodo rural, as pessoas saem do campo para a cidade e tambm para as colnias, aumentando o fluxo de emigrao. A revoluo industrial em Inglaterra Foi a Inglaterra o pas que saiu na frente no processo de Revoluo Industrial do sculo XVIII. Este fato pode ser explicado por diversos factores. A Inglaterra possua grandes reservas de carvo mineral em seu subsolo, ou seja, a principal fonte de energia para movimentar as mquinas e as locomotivas vapo. Alm da fonte de energia, os ingleses possuam grandes reservas de minrio de ferro, a principal matria-prima utilizada neste perodo. A mo-de-obra disponvel em abundncia (desde a Lei dos cercamentos de Terras ), tambm favoreceu a Inglaterra, pois havia uma massa de trabalhadores procurando emprego nas cidades inglesas do sculo XVIII. A burguesia inglesa tinha capital suficiente para financiar as fbricas, comprar matria-prima e mquinas e contratar empregados. O mercado consumidor ingls tambm pode ser destacado como importante factor que contribuiu para o pioneirismo ingls.

Entre os finais do sculo XVIII e meados do sculo XIX, a indstria inglesa desenvolveu-se principalmente em dois sectores: txtil e o da metarlugia. Avanos da Tecnologia O sculo XVIII foi marcado pelo grande salto tecnolgico nos transportes e mquinas. As mquinas vapor, principalmente os gigantes teares, revolucionou o modo de produzir. Se por um lado a mquina substituiu o homem, gerando milhares de desempregados, por outro baixou o preo de mercadorias e acelerou o ritmo de produo.

Locomotiva: importante avano nos meios de transporte Na rea de transportes, podemos destacar a inveno das locomotivas a vapor e os comboios v vapor. Com estes meios de transportes, foi possvel transportar mais mercadorias e pessoas, num tempo mais curto e com custos mais baixos. Todos estes progressos tcnicos provocaram muitas alteraes no regime de produo. A manufactura foi substituda pela maquinofactura. As oficinas foram substitudas pelas fbricas e o arteso pelo operrio.

Perguntas importantes O que significa revoluo agrcola? Qual a importncia dos enclosures para o processo de transformao da agricultura? Quais foram as principais tcnicas agrcolas desenvolvidas na poca? Quais as consequncias demogrficas positivas, resultantes dos progressos verificados na alimentao? Quais as consequncias da revoluo demogrfica positivas, resultantes dos progressos verificados na alimentao? Quais as consequncias da revoluo demogrfica na segunda metade do sculo XVIII? Quais os condicionalismos e factores da prioridade inglesa na revoluo industrial Quais os sectores de arranque da Revoluo Industrial? Qual a importncia da mquina a vapor? O que significa revoluo industrial? Onde se localizavam as fbricas e que novos problemas estas trouxeram para a Europa?

1- O que significa revoluo agrcola? A revoluo agrcola consistiu num conjunto de transformaes muito significativas e profundas, na agricultura inglesa, no sculo XVIII. 2- Qual a importncia das enclosures para o pro cesso de transformao As enclosures (campos vedados) contriburam para a preservao dos pastos e rentabilidade das exploraes agro-pecurias. Nelas foi possvel introduzir novas tcnicas, fazer experincias agrcolas de grande sucesso, nomeadamente ao nvel da solos e do aperfeioamento de raas animais e utilizar a primeira maquinaria agrcola. da agricultura? para uma maior culturas e novas produtividade dos

3Quais foram as principais tcnicas agrcolas desenvolvi das na poca? Resumidamente, podemos referir o afolhamento quadrienal que reduz substancialmente o pousio; o apuramento (seleco) de raas de animais e de sementes; o aperfeioamento/ inveno de alfaias e mquinas; a introduo de novas culturas (milho e batata) e a fertilizao de terras com estrume e outros correctivos. 4- Quais as consequncias demogrficas positi vas, resultantes dos progressos verificados na alimentao? As consequncias positivas foram: a diminuio das fomes e das epidemias e a forte reduo das taxas de mortalidade especialmente infantil. Globalmente, houve uma melhoria da qualidade de vida das pessoas e um aumento demogrfico (da populao). 5- Quais as consequncias da revoluo demo grfica na segunda metade do sculo XVIII? As consequncias foram mltiplas. Deu-se um re juvenescimento da populao; um considervel aumento da esperana de vida das pessoas; um forte crescimento urbano, um forte xodo rural e o aumento da mo-de-obra. Com o aumento da populao cresce o consumo e os mercados alargam-se. 6- Quais os condicionalismos ou factores da prio ridade inglesa na revoluo industrial? Os condicionalismos foram polticos e sociais (regime parlamentar liberal; burguesia e nobre za muito empreendedoras); demogrficos (mo-de-obra disponvel); econmicos (abun dncia de capitais e vastos mercados, externo e interno); geogrficos (existncia de boas vias de comunicao); naturais (abundncia de matrias -primas: carvo, ferro e l; e tcnicos (numerosos inventos tais como a mquina a vapor, tear mecnico, etc.). 7- Quais os sectores de arranque da Revoluo Industrial? Os sectores de arranque foram a indstria txtil e a indstria metalrgica

8- Qual a importncia da mquina a vapor? A mquina a vapor contribuiu para acelerar o trabalho e aumentar a produo. A mquina a vapor veio pr as outras mquinas a trabalhar a alta velocidade. 9- O que significa revoluo industrial? Revoluo industrial significa um conjunto de transformaes tcnicas operadas na indstria, que alteraram o tradicional modo de produo: da manufactura passou-se maquinofactura 10- Onde se localizavam as fbricas e que novos problemas estas trouxeram para a Europa? Inicialmente as fbricas localizavam-se junto das matrias-primas (campos, minas), das vias de co municao (portos, rios, canais,..) e dos cursos de gua. Mais tarde, com o desenvolvimento das vias de comunicao e a utilizao da mquina a vapor, passaram a concentrar-se mais nas cidades. O aumento do nmero de fbricas trouxe grandes problemas pois as cidades no tinham condies para receber com dignidade tantos operrios que viviam miseravelmente. A poluio atmosfrica e das guas de rios e ribeiras aumentou enormemente.

S-ar putea să vă placă și