Sunteți pe pagina 1din 4

Notcias em primeira mo!!!!!!

Macaco alvo de notcia. Leia silenciosamente o que foi publicado na seo cotidiano, do jornal Folha de So Paulo.
Cotidiano Tera-feira, 11de agosto de 2007 Folha de So Paulo.

Somente no ms de julho, 18 ocorrncias de mordidas foram registradas por parte dos freqentadores da Mata do Ip. Com as mordidas, as pessoas podem contrair raiva e precisam tomar soro antirrbico. Na cidade, o estoque do medicamento j se esgotou e a prefeitura teve de buscar soro em outros municpios.

Vcios
Alm disso, h relatos de visitantes que do bebidas alcolicas ao macaco, segundo a assessoria da prefeitura. Os vcios ensinados pelos visitantes levam Chico a revirar latas de lixo em busca de comida; dia desses, foi flagrado comendo saplio. O macaco tumultua ainda o trabalho na Secretaria Municipal da Sade, vizinha do parque. Pega e danifica objetos. Portas e janelas precisam fuar fechadas durante o expediente. Na audincia, Cairo Oliveira, 8 anos, que visita o parque todos os dias com ambientalistas, leu um texto, escrito por ele mesmo, sobre o colega Chico. Na redao, o garoto disse saber que o macaco-prego no tinha pai e nem me e, por isso, sempre dava conselhos para ele, como o de cuidar da alimentao; Cairo no deixava o amigo comer doce porque temia v-lo com crie.
Disponvel em:<www1.folha.uol .com.br/fsp/cotidiano/ff/11082000805.htm>

1.Acusado de furto, macaco ser julgado em Minas


Terminou em impasse a audincia publica promovida ontem pela secretaria publica do Meio Ambiente de Uberaba (MG) que decidiria o futuro de um amigo morador do parque Mata do Ip. Ele acusado de promover invases de vizinhana, em prdio pblico, furtar e destruir objetos e documentos e de atacar visitantes. Na reunio que debateria a situao de Chico, macaco-prego que vive no parque h cinco anos com sua irm, Chico, a nica deciso foi que a soluo s poderia ser tomada na presena de um bilogo especialista na espcie daquele macaco. Uma outra reunio foi convocada para segunda-feira. Trs possibilidades sero estudadas: o fechamento provisrio da Mata do Ip para construo de uma rea separada com tela, onde Chico ficaria longe dos visitantes; captur-lo e coloc-lo na natureza; ou recolocao em outro parque. Ser levado em conta se o deslocamento para a mata natural poderia ressaltar em problemas para o macaco ou se ele conseguiria conviver com outros animais da mesma espcie. Participaram da audincia mais de 60 pessoas, entre elas o secretrio do Meio Ambiente, Ricardo Lima, integrantes da ONG Geasu (Grupo de Estudos de Animais Selvagens de Uberaba) e o promotor de justia Emmanuel Carapunaria. Foi Carapunaria quem argumentou aos presentes que a continuidade de Chico no parque causaria transtornos. Segundo ele, o comportamento agressivo do animal decorre da prpria relao com as pessoas: ao receber alimento, o macaco responde com mordidas, o que assusta as crianas, gera reaes nos pais, que agridem oanimal. Chico, por sua vez, responde com novas agresses.

Responda as questes em seu caderno. 01. Sobre a audincia publica promovida pela Secretaria do Meio Ambiente de Uberaba, responda as questes: a) Por que ela foi realizada? b) Quantas pessoas participam da audincia? c) Qual a sua opinio sobre a realizao dessa audincia? 02. Do que o macaco-prego Chico acusado? 03. Como Chico reage ao receber alimentos das pessoas? 04. Qual a preocupao da prefeitura? 05. No primeiro pargrafo encontramos a afirmao que a audincia terminou em impasse. O que isso significa? (a) foi resolvida facilmente a situao de Chico. (b) problema de Chico com os visitantes. (c) no foi resolvida to facilmente a situao de Chico. (d) o prefeito decidiu punir Chico. 06. Quais foram as possibilidades estudadas para resolver a situao do macaco-prego? 07. Ser levado em conta se o deslocamento para a mata natural poderia ressaltar em problemas para o macaco... A frase em destaque significa se: (a) ele morreria em outro ambiente. (b) ele conseguiria conviver com outros animais da mesma espcie. (c) ele gostaria do local escolhido. (d) ele fugiria do local e voltaria para o parque do Ip.

08. Atravs das mordidas do macaco o que as pessoas modem contrarem? Que medida pode ser feita, caso algum seja mordido pelo macaco? 09. Os vcios ensinados pelos visitantes.... A palavra em negrito nos indica que o macaco: (a) contraiu o vicio da bebida alcolica. (b) revira a casa dele a procura de alimentos. (c) revira latas de lixo em busca de alimento. (d) contraiu uma doena e quase morreu. 10. Por que a palavra julgado manchete, parece entre aspas? em destaque na

(a) para ficar mais bonito. (b) porque algum est falando algo. (c) para indicar a expresso e chamar ateno do leitor. (d) porque julgamos os animais eles vo presos. 11. Qual foi a inteno de Cairo de Oliveira, um menino de oito anos, ao participar da audincia? O que prova sua inteno? 12. Voc acha que a manchete desperta a curiosidade do leitor? Por qu?

Atividade em dupla
Leia as manchetes e observe como elas so escritas. Depois escolha um com seu/a colega e elabore uma notcia quentssima.

_________________________________________________ _______________________________________________ _________________________________________________ _______________________________________________ _________________________________________________ _______________________________________________ _________________________________________________ _______________________________________________ _________________________________________________ _______________________________________________ _________________________________________________ _______________________________________________ _________________________________________________ _______________________________________________ _________________________________________________ _______________________________________________ _________________________________________________ _______________________________________________ _________________________________________________ _______________________________________________ _________________________________________________ _______________________________________________

Nmero de espcies ameaadas cresce outra vez Gavio se finge de morto e salva a vida do dono Ambiente: sai da nova lista de espcies em risco Extino: casal de araras-azuis volta ao Brasil Baleia achada viva, encalhada em areia do rio Tapajs, no PA

____________________________________________________

O drible da vaca
Aps escapar de um matadouro na cidade de Campo Washington, nos EUA (Estados Unidos), uma vaca driblou

C) Com quem aconteceu o fato? R: ________________________________________________ D) Onde este fato ocorreu?

policiais e bombeiros durante 11 dias. S foi pega porque R: ________________________________________________ montou-se um estbulo numa praa e outras vacas foram E) Em sua opinio, por que a vaca teria fugido do matadouro? ali colocadas para servirem de isca. Foram necessrios dois tiros de tranqilizantes pra imobiliz-la. A vaca fugitiva R: ________________________________________________

venceu: ganhou simbolicamente as chaves da cidade e no ________________________________________________ F) Como a vaca foi capturada? ser mais abatida.
Revista Isto , n 1.692. So Paulo. Editora Trs. 6/3/2002

R: ________________________________________________ _________________________________________________ G) Em que dia o fato foi noticiado?

A) Em uma notcia, at pequena como esta, necessita de


algumas informaes que no pode faltar, como:

Nome do jornal, cidade, data, ms e ano; Manchete (negrito e em destaque a fonte a letra grande); R: Inicia s vezes nem sempre relatando a cidade que _________________________________________________ ocorreu a notcia; Fato relatado; Como aconteceu; Quem participou; Entrevistados; Existe um problema ou no; Houve soluo ou haver soluo para o problema que foi lanado.

B) Qual o fato relatado pela notcia?


R: __________________________________________________

S-ar putea să vă placă și