Sunteți pe pagina 1din 62

Direito do Trabalho II

1. REMUNERAO 1.1 Conceito e viso geral Remunerao gnero da qual decorrem outras espcies: a) Salrio parte fixa ajustada; b) Remunerao tudo aquilo que o empregado recebe. O que compreende a remunerao? Vejamos o que diz o artigo 457 1o. da CLT:

Art. 457 - Compreendem-se na remunerao do empregado, para todos os efeitos legais, alm do salrio devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestao do servio, as gorjetas que receber. 1 - Integram o salrio no s a importncia fixa estipulada, como tambm as comisses, percentagens, gratificaes ajustadas, dirias para viagens e abonos pagos pelo empregador.

A gratificao, a bonificao, os adicionais de viagem, norturno e insalubridade, integram a remunerao. O salrio deve ser pago em dinherio, moeda nacional. Mas pode ser feito em conta bancria. 1.2 Caractersticas do salrio So caractersticas do salrio: a) Carter sinalagmtico o empregador paga e o empregado presta o servio (relao bilateral atributiva de obrigaes); b) Carter alimentar tem o salrio o objetivo de manter a sobrevivncia do trabalhador e famlia. O salrio no pode ser penhorado, exceto nos casos de penso alimentcia; c) Carter forfetrio o nus da atividade empresarial do empregador. Se teve lucro ou prejuzo o empregado no tem nada com isso e deve receber o salrio; d) Proporcionalidade o salrio deve ser proporcional ao esforo desprendido; e) Irredutibilidade O salrio no pode ser reduzido, salvo se conveno e acordo coletivo de determinada categoria. Mas isso s vlido para aqueles casos em que se procura evitar prejuzos maiores (art. 7o, VI da CF); f) Salrio sem trabalho frias, licena maternidade, licena mdica, etc; mesmo nestes casos o empregado continua a disposio do empregador e por isso recebe salrio. g) Natureza composta o salrio pode ser composto para outros benefcios, podendo ser salrio in natura (que no pode ser superior a 50% do valor em dinheiro).

Direito do Trabalho II
1.3 Formas de estipulao e pagamento do salrio O salrio pode ser: a) por tempo (art. 459 CLT) horista, diarista, semanal, mensal.

Art. 459 - O pagamento do salrio, qualquer que seja a modalidade do trabalho, no deve ser estipulado por perodo superior a 1 (um) ms, salvo no que concerne a comisses, percentagens e gratificaes. 1 - Quando o pagamento houver sido estipulado por ms, dever ser efetuado, o mais tardar, at o quinto dia til do ms subsequente ao vencido.

b) por unidade a pessoa remunerada pelo que ela produzir. Ex: pessoa contratada para fazer gravatas, receber pelas gravatas que produzir. c) por tarefa pouco utilizada no Brasil, um misto do trabalho por unidade e do trabalho por tempo. d) por prmio ou participao nos lucros a gratificao pelo desempenho do profissional, uma repartio dos lucros da empresa, etc. O problema de tudo isso qual a empresa que vai abrir os seus lucros para os empregados? 1.3.1 Salrio mnimo Salrio mnimo aquele estipulado por lei e que tem aquelas funes do artigo 7o. da CF. 1.3.2 Piso salarial aquele estipulado por categoria, que versa sobre a dignidade do trabalhador. estipulado por acordo coletivo, conveno, sentena normativa, etc. 1.4 A proibio do Truck System Troca de salrio por mercadoria que empregador oferece. O empregado tem o direito de comprar onde ele quiser. O empregador no pode restringir que o empregado compre s com ele (art. 462 2o 3o CLT)
Art. 462 - Ao empregador vedado efetuar qualquer desconto nos salrios do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositvos de lei ou de contrato coletivo. 1 - Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto ser lcito, desde de que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrncia de dolo do empregado. 2 - vedado empresa que mantiver armazm para venda de mercadorias aos empregados ou servios destinados a proporcionar-lhes prestaes in natura exercer qualquer coao ou induzimento no sentido de que os empregados se utilizem do armazm ou dos servios.

Direito do Trabalho II
1.5 Salrio complessivo

O empregado no pode estipular salrio global (excluindo horas extras, adicionais, etc). Deve haver uma discriminao detalhado dos salrios. 1.6 Espcies de remunerao a) Salrio fixo no pode ser inferior ao salrio mnimo o salrio pr-determinado, que nunca muda; b) Salrio base ou complexo salarial o mesmo que salrio fixo; c) Comisses aquele que recebe comisses. O comissionante pode ser puro (recebe somente percentual de vendas e mais nada) e pode ser misto (recebe o salrio mnimo mais o percentual de vendas).;
Art. 466 - O pagamento de comisses e percentagens s exigvel depois de ultimada a transao a que se referem. 1 - Nas transaes realizadas por prestaes sucessivas, exigvel o pagamento das percentagens e comisses que lhes disserem respeito proporcionalmente respectiva liquidao. 2 - A cessao das relaes de trabalho no prejudica a percepo das comisses e percentagens devidas na forma estabelecida por este artigo.

A lei 32.207/57 dispes sobre as comisses. Algumas consideraes devem ser feitas acerca das comisses: I) II) III) IV) V) garantidora do salrio mnimo o empregado nunca recebe menos que o salrio mnimo; A recusa das vendas s pode ser feita at 10 dias, se no Estado e at 90 dias se fora do Estado; Se houver devoluo da mercadoria com defeito o comissionado no afetado pela devoluo; Se o comprador for insolvente a empresa no tem obrigao de pagar comisso. Mas h o que se pode chamar zona de exclusividade, que a comisso devida para quem tem esta zona de exclusividade; No tocante s horas extras, os enunciados 56 e 340 do TST so claros:
ENUNCIADO NO 56 - BALCONISTA - REVISTO PELO ENUNCIADO N 340 O balconista que recebe comisso tem direito ao adicional de 20% pelo trabalho em horas extras, calculado sobre o valor das comisses referentes a essas horas. ENUNCIADO NO 340 - COMISSIONISTA. HORAS EXTRAS - REVISO DO ENUNCIADO N 56 O empregado, sujeito a controle de horrio, remunerado base de comisses, tem direito ao adicional de, no mnimo 50% (cinqenta por cento) pelo trabalho em horas extras, calculado sobre o valor das comisses a elas referentes.

VI)

Com relao ao repouso semanal remunerado, dia o enunciado 27 do TST:

Direito do Trabalho II
ENUNCIADO NO 27 - COMISSIONISTA

devida a remunerao do repouso semanal e dos dias feriados ao empregado comissionista, ainda que pracista.

1.7 Adicionais Os adicionais integram o salrio. Qual a inteno do legislador quando criou os adicionais? No era para que as pessoas ficassem ricas, mas para que o empregador ficasse to onerado que abrisse novas frentes de trabalho para outros empregados. Os adicionais servem para dar garantias aos empregados. So adicionais: a) hora extra o mnimo de 50% do salrio, de acordo com enunciado 291 do TST:
ENUNCIADO NO 291 - HORAS EXTRAS - REVISO DO ENUNCIADO N 76 A supresso, pelo empregador, do servio suplementar prestado com habitualidade, durante pelo menos um ano, assegura ao empregado o direito indenizao correspondente ao valor de um ms das horas suprimidas para cada ano ou frao igual ou superior a seis meses de prestao de servio acima da jornada normal. O clculo observar a mdia das horas suplementares efetivamente trabalhadas nos ltimos doze meses, multiplicada pelo valor da hora extra do dia da supresso.

b) adicional noturno a partir das 22 horas pago adicional noturno de 20% do salrio. S que a partir das 22 horas, at as 5 horas da manh, a hora contada quebrada. A hora de 52 minutos e 30 segundos (art.73 1o. da CLT). Para o agrcola, considerado das 21 at as 5 horas, o pecuarista das 20 at as 4 horas. Mas o trabalhador normal das 22 at as 5 horas (art. 73 CLT):
Art. 73 - Salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalho noturno ter remunerao superior do diurno e, para esse efeito, sua remunerao ter um acrscimo de 20% (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna. 1 - A hora do trabalho noturno ser computada como de 52 (cinqenta e dois) minutos e 30 (trinta) segundos. 2 - Considera-se noturno, para os efeitos deste artigo, o trabalho executado entre as 22 (vinte e duas) horas de um dia e as 5 (cinco) horas do dia seguinte. 3 - O acrscimo a que se refere o presente artigo, em se tratando de empresas que no mantm, pela natureza de suas atividades, trabalho noturno habitual, ser feito tendo em vista os quantitativos pagos por trabalhos diurnos de natureza semelhante. Em relao s empresas cujo trabalho noturno decorra da natureza de suas atividades, o aumento ser calculado sobre o salrio mnimo geral vigente na regio, no sendo devido quando exceder desse limite, j acrescido da percentagem. 4 - Nos horrios mistos, assim entendidos os que abrangem perodos diurnos e noturnos, aplica-se s horas de trabalho noturno o disposto neste artigo e seus pargrafos. 5 - s prorrogaes do trabalho noturno aplica-se o disposto neste Captulo.

c) adicional de insalubridade o grau de insalubridade pode ser mnimo, mdio ou grave. Os percentuais de adicional podem variar de 10% a 40% sobre o salrio mnimo. Esses

Direito do Trabalho II

percentuais so apurados atravs de percias no local. (Ex: local onde o organismo estar sendo sacrificado por estar exposto em um ambiente hostil, penoso). Normalmente quem faz a percia um Engenheiro do Trabalho ou Mdico do Trabalho, contratado pela empresa e fiscalizado pela DRT (Delegacia Regional do Trabalho). O artigo 192 da CLT fala sobre o adicional de insalubridade:
Art. 192 - O exerccio de trabalho em condies insalubres, acima dos limites de tolerncia estabelecidos pelo Ministrio do Trabalho, assegura a percepo de adicional respectivamente de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento) do salrio mnimo da regio, segundo se classifiquem nos graus mximo, mdio e mnimo.

d) adicional de periculosidade o adicional de periculosidade de 30% sobre o salrio base do empregado. O adicional de periculosidade s vale para inflamveis, explosivos e eltricos. Mas no pode ser acumulado adicional de periculosidade com adicional de insalubridade e o trabalhado pode optar por um deles. Ex: homem que trabalha numa pedreira (barulho) com explosivos (periculosidade). O artigo 193 da CLT assim enuncia:
Art. 193 - So consideradas atividades ou operaes perigosas, na forma da regulamentao aprovada pelo Ministrio do Trabalho, aquelas que, por sua natureza ou mtodos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamveis ou explosivos em condies de risco acentuado. 1 - O trabalho em condies de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salrio sem os acrscimos resultantes de gratificaes, prmios ou participaes nos lucros da empresa. 2 - O empregado poder optar pelo adicional de insalubridade que porventura lhe seja devido.

Vejamos o que diz o enunciado 191 do TST:


ENUNCIADO NO 191 - ADICIONAL. PERICULOSIDADE. INCIDNCIA O adicional de periculosidade incide, apenas, sobre o salrio bsico, e no sobre este acrescido de outros adicionais.

Mas nem sempre o empregado recebe adicional de periculosidade. Ele deve estar exposto!!!! e) adicional de transferncia existe a transferncia definitiva e a provisria. Quando a transferncia definitiva o empregado no recebe nada, mas quando provisria, recebe adicional de 25 % sobre o salrio base. Vejamos o que diz o artigo 469 da CLT:
Art. 469 - Ao empregador vedado transferir o empregado, sem a sua anuncia, para localidade diversa da que resultar do contrato, no se considerando transferncia a que no acarretar necessariamente a mudana do seu domiclio . 1 - No esto compreendidos na proibio deste artigo os empregados que exeram cargos de confiana e aqueles cujos contratos tenham como condio, implcita ou explcita, a transferncia, quando esta decorra de real necessidade de servio. 2 - licita a transferncia quando ocorrer extino do estabelecimento em que trabalhar o empregado. 3 - Em caso de necessidade de servio o empregador poder transferir o empregado para localidade diversa da que resultar do contrato, no obstante as restries do artigo anterior, mas, nesse caso, ficar obrigado a um pagamento suplementar, nunca inferior a 25% (vinte e cinco por cento) dos salrios que o empregado percebia naquela localidade, enquanto durar essa situao.

Direito do Trabalho II
1.8 Gratificao 1.8.1 Conceito e objetivos

Gratificao aquilo que se d de graa. Da a origem do 13o. salrio (no comeo era um costume e depois foi incorporado pelo legislador)
Art. 457 - Compreendem-se na remunerao do empregado, para todos os efeitos legais, alm do salrio devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestao do servio, as gorjetas que receber. 1 - Integram o salrio no s a importncia fixa estipulada, como tambm as comisses, percentagens, gratificaes ajustadas, dirias para viagens e abonos pagos pelo empregador.

Os objetivos da gratificao so: a) finalidade retributiva o empregador bonzinho d uma gratificao, retribuindo o trabalho do empregado; b) finalidade premial maneira de recompensar as pessoas por xitos nos trabalhos; c) estmulo dado como estmulo para que o empregado fique envolvido com a empresa. 1.8.2 Critrio da habitualidade O critrio da habitualidade pode ser visto sob trs enfoques: a) TEMPO refere-se ao hbito com que a gratificao paga. A gratificao no pode ser individualizada. Ex: durante 3 anos o empregado deu cesta de natal, no 4o ano ele seria obrigado a dar outra cesta e ser obrigada a dar por entendimento do juiz. Algumas empresas pagam o 14o. salrio mas sem habitualidade, para fugir das sanes; A habitualidade acaba integrando o salrio. b) VALOR o valor deve ser um ato isolado, para no caracterizar a habitualidade; c) EXTENSO DOS BENEFCIOS estender os benefcios aos outros com habitualidade gera a obrigao de pagar a gratificao. 1.9 Prmio Vejamos o que diz o artigo 458 sobre o prmio.
Art. 458 - Alm do pagamento em dinheiro, compreende-se no salrio, para todos os efeitos legais, a alimentao, habitao, vesturio ou outras prestaes in natura que a empresa, por fora do contrato ou do costume, fornecer habitualmente am empregado. Em caso algum ser permitido o pagamento com bebidas alcolicas ou drogas nocivas. 1 - Os valores atribudos s prestaes in natura devero ser justos e razoveis, no podendo exceder, em cada caso, os dos percentuais das parcelas componentes do salrio mnimo (arts. 81 e 82). 2 - No sero considerados como salrio, para os efeitos previstos neste artigo, os vesturios, equipamentos e outros acessrios fornecidos ao empregado e utilizados no local de trabalho, para a prestao dos respectivos servios.

Direito do Trabalho II

3 - A habitao e a alimentao fornecidas como salrio-utilidade devero atender aos fins a que se destinam e no podero exceder, respectivamente, a 25% (vinte e cinco por cento) e 20% (vinte por cento) do salrio-contratual. 4 - Tratando-se de habitao coletiva, o valor do salrio-utilidade a ela correspondente ser obtido mediante a diviso do justo valor da habitao pelo nmero de co-habitantes, vedada, em qualquer hiptese, a utilizao da mesma unidade residencial por mais de uma famlia./

No considerado salrio diversas utilidades conseguidas pelo empregado, tais como: a) vesturio; b) equipamentos e outros acessrios; c) pagamentos relativos educao em estabelecimento de ensino prprio ou de terceiro (compreendido matrculas, mensalidades, anuidade, livros e material didtico, etc); d) transporte para o trabalho e retorno; e) assistncia mdica, hospitalar, odontolgica, prestada diariamente mediante seguro sade; f) seguro de vida e acidentes pessoais, bem como de previdncia privada Mas o que o prmio? Prmio depende mais do esfoo pessoal do empregado do que do empregador (Ex: aquele funcionrio que trabalha h anos na empresa sem faltar um nico dia, etc). O prmio mais individualizado. um estmulo. Tambm se assemelha gratificao, mas no gratificao, pois est generalizada, enquanto que o prmio individualizado. O prmio no participao nos lucros. O prmio no gratificao pois esta depende de fatores externos. O prmio no comisso, pois esta fruto do trabalho. Se houver uma habitualidade nas premiaes, estas sero incorporadas ao salrio. O prmio no pode ser a nica forma de remunerao e deve sempre vir especificado no recibo, olerite, etc. 1.10 13o Salrio Prevista na Lei 4.090. O 13o salrio ou gratificao natalina uma gratificao de fim de ano. O 13o. salrio pode ser pago em 2 (duas) vezes, desde que o empregado diga at janeiro que o quer receber nas frias e em dezembro. O empregado que solicita o parcelamento. Mas como se calcula o 13o ? At o dia 15 do ms conta o ms (o ms da contratao). Se aps o dia 15 conta o ms seguinte. Com relao gorjeta, vejamos o que diz o artigo 457 3o da CLT:

Direito do Trabalho II

3 - Considera-se gorjeta no s a importncia espontaneamente dada pelo cliente ao empregado, como tambm aquela que for cobrada pela empresa ao cliente, como adicional nas contas, a qualquer ttulo, e destinada distribuio aos empregados.

Sobre dirias e ajuda de custo vejamos o que diz o art. 457 2o da CLT:
2 - No se incluem nos salrios as ajudas de custo, assim como as dirias para viagem que no excedam de 50% (cinqenta por cento) do salrio percebido pelo empregado.

1.11 Representao um adicional pago para grandes empresrios executivos. No h dispositivo legal, mas vem no contrato de trabalho. 1.12 Salrio in natura Quando saber que o salrio in natura: a) se fornecido para o trabalho no salrio in natura, ex: capacete e material de equipamentos; b) se fornecido pelo trabalho salrio in natura, ex: notebook fornecido pela empresa. Hoje uniforme no mais salrio in natura. Trabalhador rural, para receber salrio in natura tem que ter, no momento da contratao, autorizado (pode ser verbal essa autorizao). Vejamos o que diz o artigo 506 da CLT.
Art. 506 - No contrato de trabalho agrcola lcito o acordo que estabelecer a remunerao in natura, contanto que seja de produtos obtidos pela explorao do negcio e no exceda de 1/3 (um tero) do salrio total do empregado.

A Lei 5.889/73 dispe sobre o trabalhador rural. 1.13 Salrio famlia Tem natureza salarial e no carter salarial. pago por filho (adotivo, legtimo ou incapaz com deficincia). um adiantamento feito pelo empregador (por que na verdade quem paga o INSS) 1.14 Vale transporte Lei 7.418/85 e Decreto 95.247/87. No tem natureza salarial, no integra salrio e no considerado para clculo de nada. O empregado tem desconto de 6% de seu salrio base. um subsdio compatvel com o salrio ou com a quantidade. O empregado que recebe transporte gratuito no tem que pagar transporte.

Direito do Trabalho II
1.15 Salrio maternidade

Licena gestante que vai correr pelo INSS. A licena dura 120 dias. Neste perodo a gestante recebe o salrio integral que recebia antes da licena. A empregada domstica tem direito licena gestante. 1.16 Programa de alimentao do trabalhador (PAT) Permite a deduo do imposto de renda quando a empresa fornece comida na empresa ou vale-refeio. O alimento pode integrar o salrio. Pode ser por empresa terceirizada ou por vale alimentao. Lei 6.321/16. Decreto 5/91 e 349/76. Enunciado 241 do TST.
ENUNCIADO NO 241 - SALRIO-UTILIDADE. ALIMENTAO O vale para refeio, fornecido por fora do contrato de trabalho, tem carter salarial, integrando a remunerao do empregado, para todos os efeitos legais. Referncia: CLT, art. 458 Art. 458 - Alm do pagamento em dinheiro, compreende-se no salrio, para todos os efeitos legais, a alimentao, habitao, vesturio ou outras prestaes in natura que a empresa, por fora do contrato ou do costume, fornecer habitualmente am empregado. Em caso algum ser permitido o pagamento com bebidas alcolicas ou drogas nocivas.

1.17 Proteo ao salrio a) irredutibilidade e inalterabilidade Art. 503 (inconstitucional) Lei 4.923, art 2o. reduo 25% por 3 meses Art 7o, VI CF Art 483 CLT
Art. 483 - O empregado poder considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenizao quando: a) forem exigidos servios superiores s suas foras, defesos por lei, contrrios aos bons costumes, ou alheios ao contrato; b) for tratado pelo empregador ou por seus superiores hierrquicos com rigor excessivo; c) correr perigo manifesto de mal considervel; d) no cumprir o empregador as obrigaes do contrato; e) praticar o empregador ou seus prepostos, contra ele ou pessoas de sua famlia, ato lesivo da honra e boa fama; f) o empregador ou seus prepostos ofenderem-no fisicamente, salvo em caso de legtima defesa, prpria ou de outrem; g) o empregador reduzir o seu trabalho, sendo este por pea ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a importncia dos salrios. 1 - O empregado poder suspender a prestao dos servios ou rescindir o contrato, quando tiver de desempenhar obrigaes legais, incompatveis com a continuao do servio. 2 - No caso de morte do empregador constitudo em empresa individual, facultado ao empregado rescindir o contrato de trabalho.

Direito do Trabalho II

3 - Nas hipteses das letras d e g, poder o empregado pleitear a resciso de seu contrato de trabalho e o pagamento das respectivas indenizaes, permanecendo ou no no servio at final deciso do processo.

1 0

b) Integralidade Art 462 CLT e enunciado 342 TST. Dolo ou previso em CCT, ACT ou contrato de trabalho. Netas situaes apenas cabe reduo de salrio.
Art. 462 - Ao empregador vedado efetuar qualquer desconto nos salrios do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositvos de lei ou de contrato coletivo. 1 - Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto ser lcito, desde de que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrncia de dolo do empregado. 2 - vedado empresa que mantiver armazm para venda de mercadorias aos empregados ou servios destinados a proporcionar-lhes prestaes in natura exercer qualquer coao ou induzimento no sentido de que os empregados se utilizem do armazm ou dos servios. 3 - Sempre que no for possvel o acesso dos empregados a armazns ou servios no mantidos pela empresa, lcito autoridade competente determinar a adoo de medidas adequadas, visando a que as mercadorias sejam vendidas e os servios prestados a preos razoveis, sem intuito de lucro e sempre em benefcios dos empregados. 4 - Observado o disposto neste Captulo, vedado s empresas limitar, por qualquer forma, a liberdade dos empregados de dispor do seu salrio.

c) Intangibilidade Art 649 IV, CPC (aqui a nica hiptese de penhora de salrio) Art 449 CLT
Art. 449 - Os direitos oriundos da existncia do contrato de trabalho subsistiro em caso de falncia, concordata ou dissoluo da empresa. 1 - Na falncia, constituiro crditos privilegiados a totalidade dos salrios devidos ao empregado e a totalidade das indenizaes a que tiver direito. 2 - Havendo concordata na falncia, ser facultado aos contratantes tornar sem efeito a resciso do contrato de trabalho e conseqente indenizao, desde que o empregador pague, no mnimo, a metade dos salrios que seriam devidos ao empregado durante o interregno.

O crdito trabalhista privilegiado ou super-privilegiado? Hoje considera-se superprivilegiado. As questes referente insolvncia esto previstos nos arts. 467, 463 e 464 da CLT. Com relao a impenhorabilidade do salrio, o art. 649, IV do CPC estabelece a exceo, quando se trata de execuo de ao de alimentos. Com relao ao salrio complessivo, o enunciado 91 do TST, assim diz:
ENUNCIADO NO 91 - SALRIO COMPLESSIVO

Direito do Trabalho II

Nula a clusula contratual que fixa determinada importncia ou percentagem para atender englobadamente vrios direitos legais ou contratuais do trabalhador.

1 1

As formas de proteo ao salrio contra o empregado, esto previstas no art 449, (crdito trabalhista privilegiado). 1.18 Isonomia e equiparao salarial Art 7o., XXX CF Art 461 CLT Art 5o. CLT
Art. 461 - Sendo idntica a funo, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponder igual salrio, sem distino de sexo, nacionalidade ou idade. 1 - Trabalho de igual valor, para os fins deste Captulo, ser o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeio tcnica, entre pessoas cuja diferena de tempo de servio no for superior a 2 (dois) anos. 2 - Os dispositivos deste artigo no prevalecero quando o empregador tiver pessoal organizado em quadro de carreira, hiptese em que as promoes devero obedecer aos critrios de antigidade e merecimento. 3 - No caso do pargrafo anterior, as promoes devero ser feitas alternadamente por merecimento e por antingidade, dentro de cada categoria profissional. 4 - O trabalhador readaptado em nova funo por motivo de deficincia fsica ou mental atestada pelo rgo competente da Previdncia Social no servir de paradigma para fins de equiparao salarial.

No tocante isonomia, alguns requisitos podem ser empregados para estabelecer, entre dois empregados, a garantia de que recebero o mesmo salrio: a) funo idntica (mesma perfeio tcnica) b) trabalho para o mesmo empregador (grupo econmico no h equiparao) c) na mesma localidade d) com diferena de tempo de funo no superior a 2 anos. e) Inexistncia de regulamento da empresa (quadro de carreira) No tocante substituio do empregado, o enunciado 159 do TST assim diz:
ENUNCIADO NO 159 - SUBSTITUIO Enquanto perdurar a substituio que no tenha carter meramente eventual, o empregado substituto far jus ao salrio contratual do substitudo. Ex-prejulgado n 36.

Em caso de carter no eventual, como frias de 30 dias, doenas, seria possvel a substituio. Muito embora hajam grandes divergncias jurisprudenciais. No tocante a sucesso, o gerente, por exemplo, se mandado embora e o subgerente assume, no seria casos de equiparao salarial. Nos casos de sucesso no prevaleceria a equiparao salarial. 1.19 A durao do trabalho

Direito do Trabalho II
Art 4o CLT

1 2

Art. 4 - Considera-se como de servio efetivo o perodo em que o empregado esteja disposio do empregador, aguardando ou executando ordens, salvo disposio especial expressamente consignada. Pargrafo nico - Computar-se-o, na contagem de tempo de servio, para efeito de indenizao e estabilidade, os perodos em que o empregado estiver afastado do trabalho prestando servio militar ... (vetado) ... e por motivo de acidente do trabalho.

A encclica Rerum novarum, de 1391, dizia que no devia o trabalho prolongar-se por mais tempo do que as foras permitem. Essa era a viso da Igreja Catlica. Pelo Tratado de Versalhes (1919) a jornada deveria ser de 8 horas, Com a criao da OIT (Organizao Internacional do Trabalho), houve a promulgao da conveno no.1, pela conferncia de Washington. No Brasil, com a Constituio de 1988, houve uma manuteno das 8 horas dirias, 44 horas semanais. 1.20 Jornada de Trabalho A jornada de trabalho, diria, de 8 horas. A jornada de trabalho semanal de 44 horas. Previso legal: art 7o, XII da CF. 1.20.1 Sobreaviso Os casos de sobreaviso esto previstos no art 244, 2o. da CLT.
Art. 244 - As estradas de ferro podero ter empregados extranumerrio de sobreaviso e de prontido, para executarem servios imprevistos ou para substituies de outros empregados que faltem escala organizada. 1 - Considera-se "extranumerrio" o empregado no efetivo, candidato efetivao, que se apresentar normalmente ao servio, embora s trabalhe quando for necessrio. O extranumerrio s receber os dias de trabalho efetivo. 2 - Considera-se de "sobreaviso" o empregado efetivo, que permanecer em sua prpria casa, aguardando a qualquer momento o chamado para o servio. Cada escala de "sobreaviso" ser, no mximo, de 24 (vinte e quatro) horas. As horas de "sobreaviso", para todos os efeitos, sero contadas razo de 1/3 (um tero) do salrio normal. 3 - Considera-se de "prontido" o empregado que ficar nas dependncias da Estrada, aguardando ordens. A escala de prontido ser, no mximo, de 12 (doze) horas. As horas de prontido sero, para todos os efeitos, contadas razo de 2/3 (dois teros) do salrio-hora normal. 4 - Quando, no estabelecimento ou dependncia em que se achar o empregado, houver facilidade de alimentao, as 12 (doze) horas de prontido, a que se refere o pargrafo anterior, podero ser contnuas. Quando no existir essa facilidade, depois de 6 (seis) horas de prontido, haver sempre um intervalo de 1 (uma) hora para cada refeio, que no ser, nesse caso, computada como de servio.

Direito do Trabalho II

a situao em que o empregado fica disposio do empregador. Ex: pessoas que trabalham com computador. O celular, quando dado pela empresa, conta como sobreavisto. Mas h algumas divergncias, pois diz-se que s se conta o sobreaviso se o empregado atender o telefone. 1.20.2 Jornadas especiais Em algumas profisses, as jornadas acabam sendo especiais. Diz o art. 58 da CLT:
Art. 58 - A durao normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, no exceder de 8 (oito) horas dirias, desde que no seja fixado expressamente outro limite.

1 3

So excees jornada de trabalho de 8 horas: a) Aeronautas (11 a 20 horas); b) Telegrafistas, bancrios, engenheiros, qumicos, agrnomos (6 horas); c) Msicos, jornalistas (5 horas) d) Mdicos, dentistas, advogados (4 horas) 1.20.3 Trabalho extraordinrio a) mediante acordo (art. 59 da CLT)
Art. 59 - A durao normal do trabalho poder ser acrescida de horas suplementares, em nmero no excedente de 2 (duas), mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho. 1 - Do acordo ou do contrato coletivo de trabalho dever constar, obrigatoriamente, a importncia da remunerao da hora suplementar, que ser, pelo menos, 50% (cinqenta por cento) superior da hora normal. 2 - Poder ser dispensado o acrscimo de salrio se, por fora de acordo ou conveno coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuio em outro dia, de maneira que no exceda, no perodo mximo de um ano, soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o Iimite mximo de dez horas dirias. 3 - Na hiptese de resciso do contrato de trabalho sem que tenha havido a compensao integral da jornada extraordinria, na forma do pargrafo anterior, far o trabalhador jus ao pagamento das horas extras no compensadas, calculadas sobre o valor da remunerao na data da resciso.

4 - Os empregados sob o regime de tempo parcial no podero prestar horas extras. Esse acordo deve ser sempre escrito. O limite deve ser de 2 horas por dia. E, em vez de trabalhar no Sbado (acordo de compensao) resolver fazer hora-extra, tudo anulado e todas as horas passam a ser consideradas horas-extras, ou seja, todas aquelas horas a mais durante a semana, passam a ser consideradas como horas-extras.. Nos dias de semana no pode ultrapassar 10 horas.

b) compensao de horrio (art. 59 2o CLT)

Direito do Trabalho II

1 4

2 - Poder ser dispensado o acrscimo de salrio se, por fora de acordo ou conveno coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuio em outro dia, de maneira que no exceda, no perodo mximo de um ano, soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o Iimite mximo de dez horas dirias.

Se houver compensao para no trabalhar no sbado, e se isso acontecer, computar-se- horas extras nos dias compensados na semana. Diz o enunciado 85 do TST:
ENUNCIADO NO 85 - COMPENSAO DE HORRIO O no atendimento das exigncias legais, para adoo do regime de compensao de horrio semanal, no implica a repetio do pagamento das horas excedentes, sendo devido, apenas, o adicional respectivo.

Diz o art. 7o. XIV da CF: c) Servios inadiveis


Art. 61 - Ocorrendo necessidade imperiosa, poder a durao do trabalho exceder do limite legal ou convencionado, seja para fazer face a motivo de fora maior, seja para atender realizao ou concluso de servios inadiveis ou cuja inexecuo possa acarretar prejuzo manifesto. 1 - O excesso, nos casos deste artigo, poder ser exigido independentemente de acordo ou contrato coletivo e dever ser comunicado, dentro de 10 (dez) dias, autoridade competente em matria de trabalho, ou, antes desse prazo, justificado no momento da fiscalizao sem prejuzo dessa comunicao. 2 - Nos casos de excesso de horrio por motivo de fora maior, a remunerao da hora excedente no ser inferior da hora normal. Nos demais casos de excesso previstos neste artigo, a remunerao ser, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) superior da hora normal, e o trabalho no poder exceder de 12 (doze) horas, desde que a lei no fixe expressamente outro limite. 3 - Sempre que ocorrer interrupo do trabalho, resultante de causas acidentais, ou de fora maior, que determinem a impossibilidade de sua realizao, a durao do trabalho poder ser prorrogada pelo tempo necessrio at o mximo de 2 (duas) horas, durante o nmero de dias indispensveis recuperao do tempo perdido, desde que no exceda de 10 (dez) horas dirias, em perodo no superior a 45 (quarenta e cinco) dias por ano, sujeita essa recuperao prvia autorizao da autoridade competente.

H tambm uma previso legal no art 7o. , XVI, da CF: d) fora maior Art. 501 e 61 da CLT. Se no fizer falta disciplinar. Se houver acordo de horas-extras por escrito com um de servio inadivel, no pode ultrapassar o limite de 4 horas. e) recuperao de horas.

Direito do Trabalho II
Art. 61 3 da CLT (citado anteriormente). Deve haver expressa autorizao da DRT.

1 5

3 - Sempre que ocorrer interrupo do trabalho, resultante de causas acidentais, ou de fora maior, que determinem a impossibilidade de sua realizao, a durao do trabalho poder ser prorrogada pelo tempo necessrio at o mximo de 2 (duas) horas, durante o nmero de dias indispensveis recuperao do tempo perdido, desde que no exceda de 10 (dez) horas dirias, em perodo no superior a 45 (quarenta e cinco) dias por ano, sujeita essa recuperao prvia autorizao da autoridade competente.

f) enunciado 88 do TST
ENUNCIADO NO 88 - JORNADA DE TRABALHO. INTERVALO ENTRE TURNOS CANCELADO PELA RES. 42/1995 DJ 17.02.1995 - Lei8923/94 O desrespeito ao intervalo mnimo entre dois turnos de trabalho, sem importar em excesso na jornada efetivamente trabalhada, no d direito a qualquer ressarcimento ao obreiro, por tratar-se apenas de infrao sujeita a penalidade administrativa (art. 71 da CLT).

g) enunciado 291 do TST


ENUNCIADO NO 291 HORAS EXTRAS - REVISO DO ENUNCIADO N 76

A supresso, pelo empregador, do servio suplementar prestado com habitualidade, durante pelo menos um ano, assegura ao empregado o direito indenizao correspondente ao valor de um ms das horas suprimidas para cada ano ou frao igual ou superior a seis meses de prestao de servio acima da jornada normal. O clculo observar a mdia das horas suplementares efetivamente trabalhadas nos ltimos doze meses, multiplicada pelo valor da hora extra do dia da supresso. Referncia: CF, art. 7, inc. XIII - CLT, arts. 8, 58, 59 e 61 - Lei n 5811/72, art. 9

h) Art. 62 da CLT
Art. 62 - No so abrangidos pelo regime previsto neste captulo: I - os empregados que exercem atividade externa incompatvel com a fixao de horrio de trabalho, devendo tal condio ser anotada na Carteira de Trabalho e Previdncia Social e no registro de empregados; II - os gerentes, assim considerados os exercentes de cargos de gesto, aos quais se equiparam, para efeito do disposto neste artigo, os diretores e chefes de departamento ou filial. Pargrafo nico - O regime previsto neste captulo ser aplicvel aos empregados mencionados no inciso II deste artigo, quando o salrio do cargo de confiana, compreendendo a gratificao de funo, se houver, for inferior ao valor do respectivo salrio efetivo acrescido de 40% (quarenta por cento).

No tem direito a horas extras:

Direito do Trabalho II
I) II) servios externos gerentes

1 6

i) Art. 384 e 413 nico da CLT


Art. 384 - Em caso de prorrogao do horrio normal, ser obrigatrio um descanso de 15 (quinze) minutos no mnimo, antes do incio do perodo extraordinrio do trabalho. (...) Art. 413 - vedado prorrogar a durao normal diria do trabalho do menor, salvo: I - at mais 2 (duas) horas, independentemente de acrscimo salarial, mediante conveno ou acordo coletivo nos termos do Ttulo VI desta Consolidao, desde que o excesso de horas em um dia seja compensado pela diminuio em outro, de modo a ser observado o limite mximo de 48 (quarenta e oito) horas semanais ou outro inferior legalmente fixado; Il - excepcionalmente, por motivo de fora maior, at o mximo de 12 (doze) horas, com acrscimo salarial de pelo menos 50% (cinqenta por cento) sobre a hora normal e desde que o trabalho do menor seja imprescindvel ao funcionamento do estabelecimento. Pargrafo nico - Aplica-se prorrogao do trabalho do menor o disposto no art. 375, no pargrafo nico

j) Art. 404 CLT Art. 404 - Ao menor de 18 (dezoito) anos vedado o trabalho noturno, considerado este o que for executado no perodo compreendido entre as 22 (vinte e duas) e as 5 (cinco) horas. 1.20.4 Horas in itinere o tempo em que o empregado leva da casa ao trabalho e vice-versa. Segundo o enunciado 90 do TST:
ENUNCIADO NO 90 - TEMPO DE SERVIO - COM ALTERAO DADA PELA RA 80/1978 DJ 10.11.1978 O tempo despendido pelo empregado, em conduo fornecida pelo empregador, at o local de trabalho de difcil acesso, ou no servido por transporte regular pblico, e para o seu retorno, computvel na jornada de trabalho. (Redao original - RA 69/1978 DJ 26-09-1978)

a) Conduo fornecida pelo empregador; b) Local de difcil acesso ou no sendo de transporte pblico regular. No se caracteriza horas in itinere se o nibus no coincidir com o horrio de entrada e sada do trabalhador. 1.20.5 Trabalho em prontido Ex: empregado ferrovirio quando fica na estrada disposio do empregador. 2/3 da hora normal.

Direito do Trabalho II
Escala de 12 horas. Motorista de nibus descansando na empresa.

1 7

Sobrejornada fica em casa. 1/3 da hora normal. Escala de 24 horas. Para aqueles que trabalham com bina ou celular, desde que use para o trabalho. Zelador depende de cada caso. 1.20.6 Intervalos (perodos de descanso) a) intervalo obrigatrio (11 horas entre uma jornada e outra art. 66 CLT) - interjornada b) na mesma jornada (art.71 da CLT) entrajornada superior a 6 horas intervalo de 1 a 2 horas superior a 4 horas intervalo de 15 minutos Pode haver supresso dos intervalos desde que haja conveno. Casos especiais: para a os empregos de datilografia e digitao, o intervalo de 10 minutos, para cada 90 minutos de trabalho. Os intervalos no so remunerados (art. 71 2o da CLT)
Art. 71 - Em qualquer trabalho contnuo, cuja durao exceda de 6 (seis) horas, obrigatria a concesso de um intervalo para repouso ou alimentao, o qual ser, no mnimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrrio, no poder exceder de 2 (duas) horas. 1 - No excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, ser, entretanto, obrigatrio um intervalo de 15 (quinze) minutos quando a durao ultrapassar 4 (quatro) horas. 2 - Os intervalos de descanso no sero computados na durao do trabalho. 3 - O limite mnimo de 1 (uma) hora para repouso ou refeio poder ser reduzido por ato do Ministro do Trabalho quando, ouvida a Secretaria de Segurana e Higiene do Trabalho, se verificar que o estabelecimento atende integralmente s exigncias concernentes organizao dos refeitrios e quando os respectivos empregados no estiverem sob regime de trabalho prorrogado a horas suplementares .

no concesso (art. 71 4o)


4 - Quando o intervalo para repouso e alimentao, previsto neste artigo, no for concedido pelo empregador, este ficar obrigado a remunerar o perodo correspondente com um acrscimo de no mnimo 50% (cinqenta por cento) sobre o valor da remunerao da hora normal de trabalho.

1.20.7 Trabalho noturno O trabalho noturno, em regra, vai das 22 horas da noite s 5 horas da manh. Mas, em alguns casos, o trabalho noturno modifica:

Direito do Trabalho II
para o rurcula da lavoura, o trabalho noturno das 21 s 5 horas para o rurcula da pecuria, o trabalho noturno das 20 s 4 horas

1 8

Para os casos de trabalho noturno, a hora de 5230 (art.73 CLT):


Art. 73 - Salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalho noturno ter remunerao superior do diurno e, para esse efeito, sua remunerao ter um acrscimo de 20% (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna. 1 - A hora do trabalho noturno ser computada como de 52 (cinqenta e dois) minutos e 30 (trinta) segundos. 2 - Considera-se noturno, para os efeitos deste artigo, o trabalho executado entre as 22 (vinte e duas) horas de um dia e as 5 (cinco) horas do dia seguinte. 3 - O acrscimo a que se refere o presente artigo, em se tratando de empresas que no mantm, pela natureza de suas atividades, trabalho noturno habitual, ser feito tendo em vista os quantitativos pagos por trabalhos diurnos de natureza semelhante. Em relao s empresas cujo trabalho noturno decorra da natureza de suas atividades, o aumento ser calculado sobre o salrio mnimo geral vigente na regio, no sendo devido quando exceder desse limite, j acrescido da percentagem. 4 - Nos horrios mistos, assim entendidos os que abrangem perodos diurnos e noturnos, aplica-se s horas de trabalho noturno o disposto neste artigo e seus pargrafos. 5 - s prorrogaes do trabalho noturno aplica-se o disposto neste Captulo.

Mas h uma proibio legal, no art. 404:


Art. 404 - Ao menor de 18 (dezoito) anos vedado o trabalho noturno, considerado este o que for executado no perodo compreendido entre as 22 (vinte e duas) e as 5 (cinco) horas.

1.20.8 DSR (Descanso Semanal Remunerado) ou RSR Lei 605/49, prev descanso de 24 horas. a) Domingo trabalhado (dobro) Dec. 27.048/49 art. 6o 3o - Smula 146 do TST. b) Horas extras incidem no RSR. 1.20.9 Frias (art. 129 CLT)
Art. 129 - Todo empregado ter direito anualmente ao gozo de um perodo de frias, sem prejuzo da remunerao.

a) perodos: aquisitivo 12 meses (ou seja, a cada dois meses o trabalhador tem direito a frias). concessivo dentro dos 12 meses subseqentes (ultrapassado os 12 meses). Se passar o perodo concessivo e se no for concedido as frias, dever pagar as frias em dobro (indenizar). b) dobro (art. 137 CLT)

Direito do Trabalho II

1 9

Art. 137 - Sempre que as frias forem concedidas aps o prazo de que trata o art. 134, o empregador pagar em dobro a respectiva remunerao. 1 - Vencido o mencionado prazo sem que o empregador tenha concedido as frias, o empregado poder ajuizar reclamao pedindo a fixao, por sentena, da poca de gozo das mesmas. 2 - A sentena dominar pena diria de 5% (cinco por cento) do salrio mnimo da regio, devida ao empregado at que seja cumprida. 3 - Cpia da deciso judicial transitada em julgado ser remetida ao rgo local do Ministrio do Trabalho, para fins de aplicao da multa de carter administrativo.

c) direito de coincidncia (art 136 CLT) estudantes mesma famlia


Art. 136 - A poca da concesso das frias ser a que melhor consulte os interesses do empregador. 1 - Os membros de uma famlia, que trabalharem no mesmo estabelecimento ou empresa, tero direito a gozar frias no mesmo perodo, se assim o desejarem e se disto no resultar prejuzo para o servio. 2 - O empregado estudante, menor de 18 (dezoito) anos, ter direito a fazer coincidir suas frias com as frias escolares.

d) aviso de frias (art. 135 CLT)


Art. 135 - A concesso das frias ser participada, por escrito, ao empregado, com antecedncia de, no mnimo, 30 (trinta) dias. Dessa participao o interessado dar recibo. 1 - O empregado no poder entrar no gozo das frias sem que apresente ao empregador sua Carteira de Trabalho e Previdncia Social, para que nela seja anotada a respectiva concesso. 2 - A concesso das frias ser, igualmente, anotada no livro ou nas fichas de registro dos empregados.

e) frias fracionadas (art. 134, 1o. CLT)


Art. 134 - As frias sero concedidas por ato do empregador, em um s perodo, nos 12 (doze) meses subseqentes data em que o empregado tiver adquirido o direito. 1 - Somente em casos excepcionais sero as frias concedidas em 2 (dois) perodos, um dos quais no poder ser inferior a 10 (dez) dias corridos. 2 - Aos menores de 18 (dezoito) anos e aos maiores de 50 (cinqenta) anos de idade, as frias sero sempre concedidas de uma s vez.

f) durao (art. 130 CLT)


Art. 130 - Aps cada perodo de 12 (doze) meses de vigncia do contrato de trabalho, o empregado ter direito a frias, na seguinte proporo: I - 30 (trinta) dias corridos, quando no houver faltado ao servio mais de 5 (cinco) vezes;

Direito do Trabalho II

II - 24 (vinte e quatro) dias corridos, quando houver tido de 6 (seis) a 14 (quatorze) faltas; lIl - 18 (dezoito) dias corridos, quando houver tido de 15 (quinze) a 23 (vinte e trs) faltas; IV - 12 (doze) dias corridos, quando houver tido de 24 (vinte e quatro) a 32 (trinta e duas) faltas. 1 - vedado descontar, do perodo de frias, as faltas do empregado ao servio. 2 - O perodo das frias ser computado, para todos os efeitos, como tempo de servio. Art. 130-A - Na modalidade do regime de tempo parcial, aps cada perodo de doze meses de vigncia do contrato de trabalho, o empregado ter direito a frias, na seguinte proporo: I - dezoito dias, para a durao do trabalho semanal superior a vinte duas horas, at vinte e cinco horas; II - dezesseis dias, para a durao do trabalho semanal superior a vinte horas, at vinte e duas horas; III - quatorze dias, para a durao do trabalho semanal superior a quinze horas, at vinte horas; IV - doze dias, para a durao do trabalho semanal superior a dez horas, at quinze horas; V - dez dias, para a durao do trabalho semanal superior a cinco horas, at dez horas; VI - oito dias, para a durao do trabalho semanal igual ou inferior a cinco horas. Pargrafo nico - O empregado contratado sob o regime de tempo parcial que tiver mais de sete faltas injustificadas ao longo do perodo aquisitivo ter o seu perodo de frias reduzido metade.

2 0

Mais que 32 faltas no tem direito a frias. g) perda do direito (art. 133 CLT)
Art. 133 - No ter direito a frias o empregado que, no curso do perodo aquisitivo: I - deixar o emprego e no for readmitido dentro de 60 (sessenta) dias subseqentes sua sada; Il - permanecer em gozo de licena, com percepo de salrios, por mais de 30 (trinta) dias; lIl - deixar de trabalhar, com percepo do salrio, por mais de 30 (trinta) dias, em virtude de paralisao parcial ou total dos servios da empresa; e IV - tiver percebido da Previdncia Social prestaes de acidente de trabalho ou de auxlio-doena por mais de 6 (seis) meses, embora descontnuos. 1 - A interrupo da prestao de servios dever ser anotada na Carteira de Trabalho e Previdncia Social. 2 - Iniciar-se- o decurso de novo perodo aquisitivo quando o empregado, aps o implemento de qualquer das condies previstas neste artigo, retornar ao servio. 3 - Para os fins previstos no inciso lIl deste artigo a empresa comunicar ao rgo local do Ministrio do Trabalho, com antecedncia mnima de 15 (quinze) dias, as datas de incio e fim da paralisao total ou parcial dos servios da empresa, e, em igual prazo, comunicar, nos mesmos termos, ao sindicato representativo da categoria profissional, bem como afixar aviso nos respectivos locais de trabalho.

h) remunerao (art. 142 CLT)

Direito do Trabalho II

Art. 142 - O empregado perceber, durante as frias, a remunerao que lhe for devida na data da sua concesso. 1 - Quando o salrio for pago por hora com jornadas variveis, apurar-se- a mdia do perodo aquisitivo, aplicando-se o valor do salrio na data da concesso das frias. 2 - Quando o salrio for pago por tarefa tomar-se- por base a media da produo no perodo aquisitivo do direito a frias, aplicando-se o valor da remunerao da tarefa na data da concesso das frias. 3 - Quando o salrio for pago por percentagem, comisso ou viagem, apurar-se- a mdia percebida pelo empregado nos 12 (doze) meses que precederem concesso das frias. 4 - A parte do salrio paga em utilidades ser computada de acordo com a anotao na Carteira de Trabalho e Previdncia Social. 5 - Os adicionais por trabalho extraordinrio, noturno, insalubre ou perigoso sero computados no salrio que servir de base ao clculo da remunerao das frias. 6 - Se, no momento das frias, o empregado no estiver percebendo o mesmo adicional do perodo aquisitivo, ou quando o valor deste no tiver sido uniforme ser computada a mdia duodecimal recebida naquele perodo, aps a atualizao das importncias pagas, mediante incidncia dos percentuais dos reajustamentos salariais supervenientes.

2 1

i) clculo de frias Inclui-se horas-extras, adicional noturno, insalubridade/periculosidade. j) abono pecunirio (art. 143 CLT)
Art. 143 - facultado ao empregado converter 1/3 (um tero) do perodo de frias a que tiver direito em abono pecunirio, no valor da remunerao que lhe seria devida nos dias correspondentes. 1 - O abono de frias dever ser requerido at 15 (quinze) dias antes do trmino do perodo aquisitivo. 2 - Tratando-se de frias coletivas, a converso a que se refere este artigo dever ser objeto de acordo coletivo entre o empregador e o sindicato representativo da respectiva categoria profissional, independendo de requerimento individual a concesso do abono. 3 - O disposto neste artigo no se aplica aos empregados sob o regime de tempo parcial.

l) utilidades O salrio in natura tem utilidade durante as frias. No integra o clculo. O empregado pode vender at 10 dias de suas frias m) prescrio Dois anos a partir do perodo concessivo (um ano adquirindo o direito e um ano para conceder o direito). n) frias proporcionais

Direito do Trabalho II

Se inferior a 15 dias no conta o ms. Deve Ter mais de um ano de casa e no ser demitido por justa causa. O enunciado 171 do TST diz:
ENUNCIADO NO 171 FRIAS PROPORCIONAIS. CONTRATO DE TRABALHO. EXTINO

2 2

Salvo na hiptese de dispensa do empregado por justa causa, a extino do contrato de trabalho, com mais de um ano, sujeita o empregador ao pagamento da remunerao das frias proporcionais, ainda que incompleto o perodo aquisitivo de doze meses (art. 142, pargrafo nico, combinado com o art. 132 da CLT). Ex-prejulgado n 51. Referncia: CLT, art. 142, pargrafo nico, combinado com o art. 132

Pedido de demisso, segundo o enunciado 261 do TST:


ENUNCIADO NO 261 - FRIAS PROPORCIONAIS. PEDIDO DE DEMISSO. CONTRATO VIGENTE H MENOS DE UM ano O empregado que, espontaneamente, pede demisso, antes de completar doze meses de servio, no tem direito a frias proporcionais. Referncia: CLT, arts. 130 e 147

Contrato por prazo determinado frao de 1/12 contada por perodo inferior a 15 dias. Em caso de falncia e concordata, as frias tm natureza salarial. Art. 148 CLT:
Art. 148 - A remunerao das frias, ainda quando devida aps a cessao do contrato de trabalho, ter natureza salarial, para os efeitos do art. 449. (...) Art. 449 - Os direitos oriundos da existncia do contrato de trabalho subsistiro em caso de falncia, concordata ou dissoluo da empresa. 1 - Na falncia, constituiro crditos privilegiados a totalidade dos salrios devidos ao empregado e a totalidade das indenizaes a que tiver direito. 2 - Havendo concordata na falncia, ser facultado aos contratantes tornar sem efeito a resciso do contrato de trabalho e conseqente indenizao, desde que o empregador pague, no mnimo, a metade dos salrios que seriam devidos ao empregado durante o interregno. Art. 146 - Na cessao do contrato de trabalho, qualquer que seja a sua causa, ser devida ao empregado a remunerao simples ou em dobro, conforme o caso, correspondente ao perodo de frias cujo direito tenha adquirido. Pargrafo nico - Na cessao do contrato de trabalho, aps 12 (doze) meses de servio, o empregado, desde que no haja sido demitido por justa causa, ter direito remunerao relativa ao perodo incompleto de frias, de acordo com o art. 130, na proporo de 1/12 (um doze avos) por ms de servio ou frao superior a 14 (quatorze) dias.

o) frias coletivas (art. 139 CLT)


Art. 139 - Podero ser concedidas frias coletivas a todos os empregados de uma empresa ou de determinados estabelecimentos ou setores da empresa. 1 - As frias podero ser gozadas em 2 (dois) perodos anuais desde que nenhum deles seja inferior a 10 (dez) dias corridos.

Direito do Trabalho II

2 - Para os fins previstos neste artigo, o empregador comunicar ao rgo local do Ministrio do Trabalho, com a antecedncia mnima de 15 (quinze) dias, as datas de incio e fim das frias, precisando quais os estabelecimentos ou setores abrangidos pela medida. 3 - Em igual prazo, o empregador enviar cpia da aludida comunicao aos sindicatos representativos da respectiva categoria profissional, e providenciar a afixao de aviso nos locais de trabalho. Art. 136 - A poca da concesso das frias ser a que melhor consulte os interesses do empregador. 1 - Os membros de uma famlia, que trabalharem no mesmo estabelecimento ou empresa, tero direito a gozar frias no mesmo perodo, se assim o desejarem e se disto no resultar prejuzo para o servio. 2 - O empregado estudante, menor de 18 (dezoito) anos, ter direito a fazer coincidir suas frias com as frias escolares.

2 3

A DRT deve ser avisada com 15 dias de antecedncia e tambm o Sindicato dos Trabalhadores. Geralmente as frias coletivas so no fim do ano ou em poca em que cai o faturamento da empresa. Sempre quem decide o empregador, que fixa um aviso das frias. Para empregado estudante, se no coincidirem com as frias escolares, ser considerado licena remunerada e depois pode tirar frias novamente, junto com as escolares.
Art. 140 - Os empregados contratados h menos de 12 (doze) meses gozaro, na Boportunidade, frias proporcionais, iniciando-se, ento, novo perodo aquisitivo.

1.20.10 Contrato por tempo parcial


Art. 58 - A durao normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, no exceder de 8 (oito) horas dirias, desde que no seja fixado expressamente outro limite. Art. 58-A - Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja durao no exceda a vinte e cinco horas semanais. 1 - O salrio a ser pago aos empregados sob o regime de tempo parcial ser proporcional sua jornada, em relao aos empregados que cumprem, nas mesmas funes, tempo integral. 2 - Para os atuais empregados, a adoo do regime de tempo parcial ser feita mediante opo manifestada perante a empresa, na forma prevista em instrumento decorrente de negociao coletiva. Art. 130-A - Na modalidade do regime de tempo parcial, aps cada perodo de doze meses de vigncia do contrato de trabalho, o empregado ter direito a frias, na seguinte proporo: I - dezoito dias, para a durao do trabalho semanal superior a vinte duas horas, at vinte e cinco horas;

Direito do Trabalho II

II - dezesseis dias, para a durao do trabalho semanal superior a vinte horas, at vinte e duas horas; III - quatorze dias, para a durao do trabalho semanal superior a quinze horas, at vinte horas; IV - doze dias, para a durao do trabalho semanal superior a dez horas, at quinze horas; V - dez dias, para a durao do trabalho semanal superior a cinco horas, at dez horas; VI - oito dias, para a durao do trabalho semanal igual ou inferior a cinco horas. Pargrafo nico - O empregado contratado sob o regime de tempo parcial que tiver mais de sete faltas injustificadas ao longo do perodo aquisitivo ter o seu perodo de frias reduzido metade.

2 4

possvel transformar um contrato por tempo integral para parcial, mas preciso anuncia do sindicato. Contrato por tempo parcial no pode ser superior a 25 horas semanais. um contrato para estudantes, mulheres e outros que no podem trabalhar o dia todo. 1.20.11 Banco de Horas uma maneira de compensar as horas. Atravs de um esquema onde o empregado vai compensando, semanalmente, as suas horas de trabalho. So exigncias para o banco de horas: a) acordo escrito; b) homologado pelo sindicato; c) limite de 10 horas dirias. O banco de horas vale por um ano. Efeitos do acordo descumprido: recebe por hora-extra e ainda ganha o bnus ( o bnus das horas compensadas). . Com relao s faltas ao servio como forma de compensao, se no tiver expressa, elas no podem ser descontadas. 1.20.12 Resciso contratual e horas no compensadas
Art. 59 - A durao normal do trabalho poder ser acrescida de horas suplementares, em nmero no excedente de 2 (duas), mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho. 1 - Do acordo ou do contrato coletivo de trabalho dever constar, obrigatoriamente, a importncia da remunerao da hora suplementar, que ser, pelo menos, 50% (cinqenta por cento) superior da hora normal. 2 - Poder ser dispensado o acrscimo de salrio se, por fora de acordo ou conveno coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuio em outro dia, de maneira que no exceda, no perodo mximo de um ano, soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o Iimite mximo de dez horas dirias.

Direito do Trabalho II

3 - Na hiptese de resciso do contrato de trabalho sem que tenha havido a compensao integral da jornada extraordinria, na forma do pargrafo anterior, far o trabalhador jus ao pagamento das horas extras no compensadas, calculadas sobre o valor da remunerao na data da resciso. 4 - Os empregados sob o regime de tempo parcial no podero prestar horas extras.

2 5

1.20.13 Turnos ininterruptos de revezamento


Art. 71 - Em qualquer trabalho contnuo, cuja durao exceda de 6 (seis) horas, obrigatria a concesso de um intervalo para repouso ou alimentao, o qual ser, no mnimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrrio, no poder exceder de 2 (duas) horas. 1 - No excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, ser, entretanto, obrigatrio um intervalo de 15 (quinze) minutos quando a durao ultrapassar 4 (quatro) horas. 2 - Os intervalos de descanso no sero computados na durao do trabalho. 3 - O limite mnimo de 1 (uma) hora para repouso ou refeio poder ser reduzido por ato do Ministro do Trabalho quando, ouvida a Secretaria de Segurana e Higiene do Trabalho, se verificar que o estabelecimento atende integralmente s exigncias concernentes organizao dos refeitrios e quando os respectivos empregados no estiverem sob regime de trabalho prorrogado a horas suplementares. 4 - Quando o intervalo para repouso e alimentao, previsto neste artigo, no for concedido pelo empregador, este ficar obrigado a remunerar o perodo correspondente com um acrscimo de no mnimo 50% (cinqenta por cento) sobre o valor da remunerao da hora normal de trabalho.

Veja o que diz o enunciado 360 TST:


ENUNCIADO NO 360 - TURNOS ININTERRUPTOS DE REVEZAMENTO. INTERVALOS INTRAJORNADA E SEMANAL. "A interrupo do trabalho destinada a repouso e alimentao, dentro de cada turno, ou o intervalo para repouso semanal, no descaracteriza o turno de revezamento com jornada de 6 horas previsto no art. 7, inciso XIV, da Constituio da Repblica de 1988".

Trabalho em escala e rodzio. Se houver intervalo, no descaracteriza o revezamento , com direito ao adicional noturno e hora reduzida. 2. EXTINO DO CONTRATO DE TRABALHO1 2.1 Aspecto geral Os contratos se extinguem por um ato que lhe pe fim. Este fato pode ser normal ou anormal. O modo normal de extino do contrato sua execuo. Quando alcanou o seu objetivo ( pelo termo ou pelo alcance dos fins propostos). A extino anormal (dissoluo) quando o fato que deu fim ao contrato no estava previsto. Portanto, a extino do contrato de trabalho sem prazo ser sempre anormal. Assim, as causas dessa extino (dissoluo) so: resilio; resoluo; revogao; resciso e fora maior.
1

A partir deste captulo, comea um misto de aula da professora rica e de apostila do semestre passado. de se observar que a matria parece estar mais completa, sem superficialidades.

Direito do Trabalho II
2.2 Formas de extino anormal do contrato (prazo indeterminado)

2 6

1. RESILIO forma de extino do contrato antes da expirao do seu termo ou de obtidos seus fins normais, pela manifestao de vontade das partes (mtuo acordo, caracterstica da resilio igual ao distrato do art. 1093 CC). H duas maneiras: unilateral e bilateral. a) Unilateral um dos dois resolve dar fim ao contrato. Quando parte do empregador (direito potestativo) diz-se despedida ou dispensa. Quando parte do empregado, diz-se demisso. b) Bilateral tambm conhecida como distrato (ambos resolvem finalizar o contrato). Nesta forma tem que ser observada a relao de dependncia do empregado no contexto geral (se foi coagido ou se concordou livremente em por fim ao contrato). A resilio produz efeitos ex nunc. 2. RESOLUO a extino por inexecuo faltosa do contrato por um dos contratantes. Envolve a justa causa. Tambm h resoluo quando um contrato subordinado a uma condio resolutiva. O empregado estvel somente poder ser despedido judicialmente. Nestes casos, normalmente, o empregador alega falta grave. O fato de o contrato no ter sido cumprido poder ensejar o seu fim, mas, no necessariamente por justa causa. A resoluo produz efeitos ex nunc. 3. RESCISO - a extino do contrato por nulidade (tecnicamente falando). Entretanto, se usa como sinnimo de extino na rea trabalhista, sem problema nenhum. 4. REVOGAO um modo de dissoluo prpria dos contratos a ttulo gratuito. Excepcionalmente a lei pode conceder esse direito em relao a um contrato oneroso, como ocorre no mandato. 5. FORA MAIOR (art. 501 CLT) o acontecimento inevitvel, devastador, imprevisto para o qual, o empregador no concorreu direta ou indiretamente. Nestes casos, o contrato fica inviabilizado ou, impossibilitado de ser executado. Neste caso se enquadra o caso do art. 486 da CLT (facto do prncipe). No direito do trabalho h indenizao por fora maior (as indenizaes so pagas pela metade). Isto um contra-senso, pois, em regra no h indenizao por fora maior no direito brasileiro. No caso do risco do empreendimento, no se aplica o disposto no art. 486 (facto do prncipe). Ex: posto de gasolina de beira de estrada. Se esta for duplicada o movimento do posto cair pela dificuldade de acesso dos veculos da pista contrria. Isso considerado risco do empreendimento. O facto do prncipe um exemplo nico de interveno de terceiros no direito do trabalho. No momento que este declarado, o empregador sai da relao jurdica e entra em seu lugar, a entidade estatal responsvel. Isto desloca a competncia.

Direito do Trabalho II
2.3 Outras formas de extino do contrato de trabalho

2 7

1. morte do empregado; 2. morte do empregador somente em algumas hipteses isso acontece (nas grandes empresas, normalmente no h resciso do contrato) o art. 483, 2o da CLT, faculta ao empregado extinguir ou no o contrato. 3. aposentadoria art. 453 CLT. Extingue naturalmente o contrato. Surge um problema quando o empregado se aposenta e continua trabalhando na empresa. Neste caso, o mesmo contrato ou um contrato novo? A controvrsia surge em funo do FGTS. Uns entendem que deve ser pago sobre o total do tempo trabalhado (mesmo aps a aposentadoria); outros entendem que s devido o depsito relativo ao tempo trabalhado aps a aposentadoria (opinio do professor). Quando o empregado se aposenta, ele retira o FGTS que foi depositado por todos os empregadores, no decorrer da sua vida profissional. Quando o empregado dispensado sem justa causa, a multa paga sobre o valor do depsito daquele contrato em questo, no sobre a totalidade do depsito do fundo. 3. TRABALHO NOTURNO Justifica-se o princpio constitucional da remunerao maior par o trabalho noturno, porque este mais penoso para o organismo. A lei ordena o pagamento de adicionais salariais de 20% a partir das 22 horas e at s 5 horas ou prorrogaes. Menores de 18 anos esto proibidos de fazerem este horrio. Mulheres somente em casos especiais enumerados na lei (art. 411, 413 CLT e art. 7o , XIII, CF). A durao da hora noturna reduzida (52 minutos e 30 segundos). Para o trabalhador rural a jornada noturna ser entre 21 horas e 5 horas na lavoura e entre 20 horas e 4 horas na pecuria (lei n. 5.889/73). 4. CLCULO PARA SE CHEGAR AO DIVISOR DO VALOR DA HORA Jornada semanal (44 horas) dividido pelo nmero de dias teis da semana (6), multiplicados por 30 dias (para poder remunerar todos os dias do ms, inclusive os no trabalhados). O divisor ser 220 neste caso. Para quem trabalha 40 horas por semana o divisor ser 200. 5. FERIADOS ( Lei n. 9093/95) So feriados aqueles estabelecidos em lei. Temos os feriados civis e os religiosos, de acordo com a lei supra citada. So feriados civis : 01/01, 21/04, 01/05, 07/07, 12/10, 15/11, 25/12. Obs: O carnaval, por lei, no considerado feriado. Corpus Christi s ser feriado se o municpio instituir por lei. 6. FRIAS ANUAIS ( arts. 129 CLT e ss)

Direito do Trabalho II

A idia de frias anuais no sentido de proporcionar ao empregado uma recuperao das foras gastas durante o trabalho prestado. Tambm proporcionar ao empregado um tempo maior para integrao social, familiar e lazer. As frias no significam prmio de assiduidade. Por isso, no se pode descontar das frias do empregado eventuais faltas ao trabalho. No h base legal para isso. O art. 130 CLT estabelece uma tabela para as frias. A durao das frias vo diminuindo de acordo com a quantidade de faltas, mas segundo o professor Dirceu, no se trata de deduzir as faltas dos dias de frias. O fundamento das frias a reposio de foras do empregado. O direito s frias acontece aps o perodo aquisitivo (12 meses de trabalho). O primeiro dia de trabalho significa o primeiro dia do perodo aquisitivo das frias. Todos os empregados tm direito a 30 dias de frias, com o exceo do empregado domstico que tm direito a 20 dias. Quem faltar mais de 30 dias durante o ano perde o direito s frias (art. 133 CLT); O art. 131 indica quais as faltas que no sero consideradas. Quem trabalha na modalidade do regime de tempo parcial (art. 130 A) ter frias diferenciadas. Na opinio do professor h uma inconstitucionalidade aqui, pois o empregado foi contratado para prestar determinado servio que pode ser efetuado em 25 , 22 ou 44 horas e portanto deveria ter direito, tambm, aos 30 dias de frias. O art. 134 CLT trata da concesso das frias. A partir do 1o dia depois de completado o perodo aquisitivo, comea o perodo de concesso. Neste perodo, o empregador escolher a poca que conceder frias ao empregado, mas ter que ser dentro desse perodo de concesso. O menor estudante ter direito a coincidir suas frias com as frias escolares. Se o empregador no conceder frias aps o prazo do art. 134, pagar em dobro a respectiva remunerao (art. 137 e ). O empregado poder ajuizar reclamao pedindo a fixao das frias por sentena. Isso muito difcil de acontecer, pois o empregado teme pela perda do emprego. Ex: o perodo de concesso vai de 01/01 a 30/12 de determinado ano. Se o empregador concede 30 dias de frias ao empregado a partir do dia 15/12 do referido ano, 15 dias sero gozados aps o perodo aquisitivo. Estes, ento, sero pagos em dobro. Na verdade, se passou o prazo de concesso, o empregador pagar em dobro as frias, concedendo-as ou no. O art. 138 deixa entender que a lei permite que o empregado preste servios a outro empregador durante as frias. O art. 142 trata da remunerao das frias. As frias tm que ser pagas como se o empregado estivesse trabalhando. A CF/88 trouxe um tero a mais do que o salrio normal (art. 7 o , XVII). A partir da, no h hiptese de se pagar frias sem o tero a mais (mesmo que sejam proporcionais, deve ser calculado o tero).

2 8

Direito do Trabalho II

O art. 143 estabeleceu a converso de 1/3 das frias em pecnia (abono pecunirio). Em vez de gozar 30 dias, o empregado goza 20 dias e pode vender 10 dias. Neste caso, o empregado recebe os 30 dias de frias mais 1/3 desse valor, correspondente aos 10 dias que vendeu. Se o empregado requerer dentro do prazo previsto no 1o , o empregador no poder negar a venda dos 10 dias. O 1/3 de frias calculado sempre sobre o valor integral das frias. O art. 134, 1o fala que as frias no podero ser menores que 10 dias corridos. Isto se refere queles casos do art. 130 A onde as frias so no mximo de 18 dias (se dividir por dois d menos que 10 dias. No pode). As frias coletivas (arts 139 141). Podem ser divididas em dois perodos anuais, a critrio do empregador, desde que no sejam inferiores a 10 dias. No caso da venda de 1/3 das frias, vai depender da participao da entidade sindical (acordo coletivo). No caso daqueles que no tm direito s frias, porque no trabalharam 12 meses ainda, se a empresa fechar e conceder frias coletivas, aqueles que ainda no tm direito tambm recebero frias. No final das frias comear a contar um novo perodo aquisitivo para todos os empregados. Dos arts 146 a 148 - efeitos da extino do contrato. As frias vencidas sempre sero devidas ao empregado, no importando o motivo da extino do contrato. Quando se trata das frias proporcionais antes de completar 1 ano de trabalho (1/12 por ms), o empregado s receber se for despedido sem justa causa. J se o empregado se desliga por iniciativa prpria ou se demitido por justa causa no receber as frias proporcionais. Depois de 1 ano de trabalho, o empregado tem direito s frias proporcionais, ainda que pea para sair. As frias proporcionais nunca sero pagas se o empregado for demitido por justa causa. 6. RESOLUO POR INADIMPLEMENTO DAS OBRIGAES DO CONTRATO 6.1 Justa causa No direito do trabalho, o inadimplemento capaz de provocar a resoluo do contrato deve assumir a figura da justa causa, ou seja, de um motivo que torne indesejvel o prosseguimento da relao.

2 9

Evaristo de Moraes Filho define justa causa como todo o ato doloso ou culposamente grave, que faa desaparecer a confiana e boa-f existentes entre as partes, tornando, assim, impossvel o prosseguimento da relao. O problema do conceito est na palavra impossvel. Na verdade o que torna impossvel o prosseguimento de um contrato a fora maior, porque a justa causa pode ser, tacitamente, perdoada. A justa causa torna, isto sim, indesejvel o prosseguimento do contrato. 6.2 Justa causa x Falta grave

Direito do Trabalho II

3 0

No procede a distino entre justa causa e falta grave, esta peculiar resilio do contrato estvel. A justa causa, por definio, falta grave. O artigo 493 CLT, fala que a falta ser grave desde que verificadas as condies do aludido artigo. Para o professor a justa causa decorre da gravidade do falta. 6.3 Elementos Fundamentais da Justa Causa a) Causalidade deve haver entre a falta e a soluo uma relao de causa e efeito, pelo que a justa causa deve ser concretamente especificada, no podendo mais tarde ser substituda por outra, ainda que, objetivamente, capaz de justificar a resoluo do contrato. A referncia , aqui, em relao ao fato alegado e no ao enquadramento jurdico do fato. O fato alegado no poder mudar, mesmo enquadrado de forma errada juridicamente. b) Imediatidade ou atualidade da falta a justa causa deve ser atual. Uma falta conhecida e no punida entende-se perdoada. Entretanto, no prprio interesse do empregado, no h como negar ao empregador o direito de refletir antes de tomar qualquer deciso, mesmo porque, a falta deve ser apreciada em concreto. Uma falta antiga mas ignorada torna-se atual assim que venha a ser conhecida. c) Proporcionalidade entre a falta e a punio somente a falta grave justifica a resoluo do contrato. O empregador tem a faculdade de impor penas disciplinares ao empregado antes de adotar a medida extrema da resoluo do contrato. Por isso, tem que haver proporcionalidade entre a punio e a falta. Entretanto, se a falta vier a ser punida com uma sano disciplinar menos rigorosa, ter o empregador esgotado o seu direito de punir. d) Tipicidade no h justa causa que no esteja prevista em lei. Por isso, necessrio que se enquadre nos dispositivos 482 e 483 da CLT. Alm desses dois dispositivos, h normas esparsas que tratam do tema na CLT. Excetuados os casos em que a sentena criminal se impe jurisdio civil, a absolvio do empregado no crime no impedir que o mesmo fato seja considerado pelo juiz do trabalho falta capaz de justificar a resoluo do contrato. Revela notar que a prova tida como precria para efeito penal no tem influncia no juzo trabalhista, salvo no sentido de ser aceita como caracterizadora da justa causa. 7. RESOLUO DO CONTRATO PELO EMPREGADOR ATOS FALTOSOS DO EMPREGADO a pena mxima que o empregador pode impor ao empregado. Da resulta a exigncia da gravidade da falta. Dessa natureza disciplinar da resoluo contratual decorre uma classificao dos atos faltosos do empregado. Do contrato de trabalho derivam para o empregado as obrigaes fundamentais de obedincia, diligncia e fidelidade. A violao de uma dessas obrigaes pode levar a resoluo por justa causa do contrato. a) Ato de improbidade um ato desonesto do empregado que visa prejuzo ao empregador ou a cliente do empregador, em benefcio do prprio empregado. (art. 482 A). H duas correntes: a dos que adotam um critrio subjetivo, acentuando o aspecto da violao de um dever moral, e a dos que se inclinam por um critrio objetivo, conceituando a improbidade como a violao de um dever legal. Entretanto, Dlio Maranho, entende que no se deve separar os valores morais e jurdicos, pois exemplifica ele, o conceito de boa-f moral e jurdico, e o contrato, cujo objeto ofende a moral, juridicamente nulo.

Direito do Trabalho II

3 1

b) Incontinncia de conduta ou mau procedimento - a incontinncia de conduta se revela pelo fato de levar o empregado uma vida irregular, incompatvel com a sua condio e com o cargo que exerce, fazendo-o perder a confiana do empregador. O mau procedimento est em todo o ato que revela quebra do princpio de que os contratos dever ser executados de boa-f. c) Negociao habitual - quando constituir ato de concorrncia ao empregador ou for prejudicial ao servio. A lei exige que se trate de negociao habitual. Um ato espordico no constituir falta grave. Outro requisito necessrio para a configurao do ato faltoso que no haja permisso (tcita ou expressa) do empregador. A concorrncia que se traduz na negociao habitual no se confunde, necessariamente, com o crime de concorrncia desleal de que trata o art. 178 do cdigo de propriedade industrial. A falta, na negociao habitual, tem a ver com a obrigao de fidelidade do empregado para com o empregador (caso da concorrncia). Quando a negociao prejudica o servio, o empregado falta com o dever de diligncia, que est relacionado ao rendimento quantitativo e qualitativo que o empregador pode, legitimamente, esperar da prestao. d) Condenao Criminal do Empregado no a condenao, em si mesma, que justifica a resoluo contratual, mas a impossibilidade de execuo do contrato, que dessa condenao decorre. Da, por que, tendo havido suspenso condicional da pena, deixa de configurar-se a justa causa. Se o ato criminoso incompatibiliza o prosseguimento do contrato, pela perda de confiana que acarreta, o caso ser de falta consistente em ato de improbidade. e) Desdia no desempenho das respectivas funes a falta de diligncia por parte do empregado. Uma das obrigaes do empregado dar, no cumprimento de sua prestao, o rendimento quantitativo e qualitativo que o empregador pode, normalmente, esperar de uma execuo de boa-f. A desdia a violao dessa obrigao. Desdia negligncia e esta pressupe a culpa do empregado. Portanto, a incompetncia, a imprudncia e a negligncia caracterizam-se como desdia ( sempre culposa). f) Embriaguez habitual ou em servio o que a lei considera justa causa a embriaguez e no o hbito de beber. O empregado que pelo fato de ter ingerido bebida alcolica se apresentar no trabalho em elevado grau de embriaguez, que seja capaz de perturbar o exato cumprimento de sua prestao, estar incorrendo em falta grave, ainda que isso ocorra uma nica vez(deve ser levado em conta os antecedentes do empregado. Este pode ser timo empregado, mas ter sofrido um desgosto ntimo). A embriaguez fora do servio constitui uma forma especial de incontinncia de conduta que poder levar o empregado a perder a confiana do empregador. g) Violao de segredo da empresa a obrigao de fidelidade impe o sigilo do empregado a respeito dos segredos da empresa. A lei diz violar e no revelar. Dessa forma, pode haver violao sem revelao, quando o empregado, praticando ato de concorrncia desleal, usa, em proveito prprio o segredo da empresa. Exceo: 1. se o segredo envolver ilegalidade, abuso, m-f ou fraude, capaz de prejudicar terceiros, deixa de ser segredo; 2. tambm no ser falta do empregado, quando a revelaodo segredo for exigida por autoridade pblica competente.

Direito do Trabalho II

h) Ato de indisciplina ou de insubordinao - aqui h uma violao da obrigao especfica de obedincia. Uma, em relao s normas de ordem geral, que regulam a execuo do trabalho na empresa; outra, em relao a uma ordem especial dirigida a determinado empregado. Se a ordem do empregador for ilegal ou abusiva, cessa o dever de obedincia do empregado. Tambm no caso de ordem que lhe possa acarretar srio risco, o empregado poder se negar a cumpri-la. i) Abandono de emprego o empregado obriga-se a uma prestao continuada de trabalho. configura-se o abandono pela ausncia reiterada ao servio, sem justo motivo, e sem permisso do empregador; ou pela ausncia justificada, mas sem a comunicao ao empregador dos motivos que a justificam. A jurisprudncia fixou como abandono de emprego 30 dias de ausncia. O decurso dos trinta dias faz presumir a inteno do empregado de abandonar o emprego, portanto, deve ser uma falta voluntria (elemento essencial). A permisso do empregador, que afasta, tambm, a figura faltosa, pode ser expressa ou tcita: questo que depende de prova, cujo nus cabe ao empregado. j) Ato lesivo da honra e boa fama ou ofensas fsicas praticados no servio, contra qualquer pessoa so atos que violam a obrigao geral de conduta do empregado, e que, uma vez praticados no servio, tm repercusso imediata no contrato de trabalho, desde que, como evidente, perturbam a normal execuo do trabalho. O ato lesivo da honra e boa fama, no caso, coincide com a correspondente figura criminal. No havendo, pois, injria, difamao ou calnia, no haver falta. k) Ato lesivo da honra e boa fama ou ofensas fsicas contra empregador e superiores hierrquicos trata-se, aqui, de violao de obrigaes especficas do contrato, e que, por sua gravidade, se verifica ainda que praticada fora do servio. O empregado tem, por fora do contrato, a obrigao de fidelidade. Dessa forma, no h necessidade do dolo para a resciso contratual, basta a culpa. Por isso, se o empregado d publicidade desnecessria, por exemplo, a alguma irregularidade da empresa, estar violando a obrigao de fidelidade, embora no esteja cometendo nenhum crime. Estar praticando ato lesivo boa fama do empregador. A retratao isenta o querelado da pena nos casos de calnia ou difamao, mas no isentar o empregado das conseqncias da falta contratual praticada. l) Prtica constante de jogos de azar importa em quebra da obrigao geral de conduta do empregado com reflexo no contrato. O jogador no inspira confiana e sem esta no h contrato de trabalho. Desde que haja desrespeitado uma ordem do empregador, a prtica de jogo de azar constituir indisciplina, mesmo fora das horas de trabalho, bastando que se verifique no ambiente de trabalho. Segundo o professor Dirceu, este dispositivo no tem sentido nos dias atuais. Desde que o jogo no atrapalhe o trabalho, no da conta do empregador. m) Falta contumaz de pagamento de dvidas legalmente exigveis, sendo empregado bancrio (art. 508 da CLT) a conduo irregular do empregado fora do trabalho, repercute, aqui, de modo especial no contrato, em funo da natureza do servio ( lidar com dinheiro). n) Greve (art. 5o CF) A CF ampliou o direito de greve. Todavia, os abusos cometidos durante a greve sujeitam os grevistas a sanes de ordem trabalhista, civil ou penal, isolada ou concomitantemente, conforme a natureza da leso que tenham produzido a

3 2

Direito do Trabalho II

direito de outrem. O mau uso desse direito pelo empregado, poder ensejar que o ato praticado seja, na esfera trabalhista, enquadrado como justa causa. A greve um fato coletivo. A punio individual no pode ser indiscriminada, nem se pode exigir do empregado, como indivduo, um comportamento contrrio a seus interesses como integrante de sua classe ou categoria. Se a greve ilegal, respondero por isso, individualmente,os empregados que a incentivaram ou promoveram ou, ainda, que do movimento participaram ativamente. Smula 316 STF A simples adeso greve no constitui falta grave. 8. RESOLUO DO CONTRATO PELO EMPREGADO ATOS FALTOSOS DO EMPREGADOR Art. 483 entender a palavra rescindido como findo. Os elementos fundamentais da justa causa (causalidade, imediatidade, tipicidade e proporcionalidade) usados nos casos do empregado, tambm so aplicados ao empregador, quando este for o causador da justa causa. Enquanto a resoluo do contrato pelo empregador funciona como uma penalidade mxima ao empregado, este para dar por findo o contrato por atos faltosos do empregador ter, necessariamente, que ingressar em juzo. Enquanto espera o pronunciamento da justia, o empregado, se possvel, dever continuar trabalhando, para no caso de ter deciso contrria, no ser enquadrado em justa causa por ausncia do trabalho. Conforme o art. 483 CLT, o empregado pode por fim ao contrato por justa causa do empregador quando: a) Forem exigidos servios superiores as suas foras. Ex: proibir o empregado de emitir nota fiscal das vendas que fizer contrrio lei. Quando o empregado contratado, para uma atividade especfica. Fora disso o empregado poder dar por finda a relao de trabalho. OBS: quando se trata da extino por culpa do empregador, o empregado ajuza a ao. O efeito, se for acolhido, ser o mesmo de uma despedida injusta. b) For tratado pelo empregador ou por seus superiores hierrquicos com rigor excessivo; c) Correr perigo - deve-se levar em conta o risco de imediatividade do mal e que este mal seja considervel (concomitantemente);

3 3

d) O empregador no cumpre as obrigaes do contrato. Dependendo da situao no se acolhe a justa causa porque houve tolerncia do empregado com a desobrigao. e) Ofensa fsica. Esta dever ser somente contra o empregado. O professor acha que deve ser estendido famlia, por se tratar de pessoa prxima. f) Reduo do trabalho que afete o salrio. Descuido do legislador. J mencionado na letra d descumprimento de obrigao do contrato. A reduo do salrio no pode. S seria admitida se reduzisse a produo em funo da situao econmica.

Direito do Trabalho II

Dependendo da natureza da falta imputada ao empregador, a permanncia do empregado no servio poder ser incompatvel com a prpria falta alegada ou servir de elemento para que o juiz avalie sua gravidade. A questo foi regulada pela lei n. 4.825/65, segundo a qual, nas hipteses das letras D e G do art. 483 CLT que dizem que o empregado poder permanecer no emprego enquanto pleiteia a resciso do contrato. Segundo o prof. Isso muito raro.(enunciados 13 e 31 do TST) O 1o se refere obrigaes legais. Ex: servio militar. Neste caso, o empregado pode dar por finda a relao de emprego. Valente Simi diz que os atos faltosos do empregador surgem da violao de trs direitos fundamentais do empregado: o direito ao respeito sua pessoa fsica e moral, compreendendo nesta ltima o decoro e o prestgio; tutela das condies essenciais do contrato; e, a observncia pelo empregador das obrigaes que constituem a contraprestao da prestao do trabalho. A falta do empregador, para justificar a resoluo do contrato deve ser grave. Esta gravidade deve ser avaliada em abstrato, embora atendo-se s circunstncias do fato. A justa causa, seja dada pelo empregado ou pelo empregador, deve revestir-se de gravidade. O direito no pode usar de dois pesos e duas medidas: o requisito da gravidade da falta o mesmo, seja qual for o contratante que a pratique. 9. EFEITOS DO PEDIDO DE DISSOLUO DO CONTRATO POR JUSTA CAUSA a) a sentena pode confirmar a justa causa; b) a sentena no confirma a justa causa. 10. REJEIO DO PEDIDO Se o empregado pede a resciso por culpa indireta do empregador e o juiz no acata, o que acontece? a) Se o empregado no foi trabalhar, pode ser que o empregador pea a resoluo da contrato por justa causa do empregado; b) O empregado pede para rescindir o contrato. o mais lgico que pode acontecer. c) Pode haver reconveno. O empregado pede a justa causa; o juiz nega; o empregador, ento, reconvm pedindo para que o empregado pague o aviso prvio. Se o empregado alega, para dissolver o contrato, justa causa do empregador. Este ao receber a citao demite o empregado sem justa causa. O que acontece? Neste caso o empregador dever pagar todas as indenizaes ao empregado ( aviso prvio, FGTS com multa de 40%, 13o salrio, frias). So as mesmas que pagaria se viesse perder a questo em juzo. Isso ocorrendo, h uma perda do objeto, exceto, se o empregado pleitear, tambm, indenizao por dano moral. 11. EXTINO DO CONTRATO POR CULPA RECPROCA O art. 484 CLT, fala da culpa recproca no ato que determinou a resciso do contrato. (Ver enunciado 14). Neste caso o empregado no ter direito ao aviso prvio, frias proporcionais e a gratificao natalina do ano em curso.

3 4

Direito do Trabalho II

3 5

A multa aplicada ao empregador referente ao FGTS ser reduzida pela metade. (ser de 20% e no 40%). Ou seja, os dois tero uma punio. 12. ESTABILIDADE NO EMPREGO 12.1 Estabilidade - Conceito A estabilidade uma permanncia mais energicamente assegurada, porquanto, com ela, o trabalhador se encontra mais solidamente incorporado empresa. O empregado estvel aquele que tem o direito de no ser despedido, salvo se tiver causa relevante expressa em lei. Alguns autores falam em: a) Estabilidade econmica a que visa preservar a subsistncia do empregado e no do emprego. Ex: FGTS; seguro desemprego; b) Estabilidade Jurdica - est preocupada com a manuteno do emprego. No se pode confundir estabilidade com efetividade. O empregado efetivo ou permanente aquele que no foi admitido em carter transitrio, ou que no est submetido ao perodo de prova. Contudo o empregado efetivo no precisamente o empregado com estabilidade. O empregado efetivo pode ser despedido. Contra a despedida arbitrria o empregado conta com o art. 7, I da CF e o art. 10, I ADCT/CF88 (prev a multa de 40% do FGTS). A estabilidade que o empregado alcanava com o decurso do tempo foi abolida pela CF/88. O que existe que algumas empresas prevem em seus contratos, ainda, a estabilidade definitiva ( s admitindo a despedida por justa causa). A estabilidade provisria ainda existe. No se trata de garantia de emprego. So s um tipo de estabilidade. 12.2 Histrico Fora do mbito dos funcionrios pblicos, a primeira categoria profissional a gozar desse direito no Brasil foi a dos ferrovirios.( Lei n. 4.682 de 24 de janeiro de 1923). Essa lei visou a criao de caixas de Aposentadoria e Penses junto s empresas ferrovirias. Mais tarde (1926) esse regime foi estendido s empresas de navegao martima ou fluvial e s de explorao dos portos. Mais tarde , ainda (1930), o sistema foi aperfeioado e estendido s empresas de servios de transportes urbanos, luz ,fora, telefone, telgrafo, portos, guas e esgotos. Com a criao dos grandes Institutos de Previdncia Social, continuaram as respectivas leis a dispor sobre a estabilidade no emprego: a) 1934 bancrios; b) 1935 (lei geral do trabalho 62 de 5 junho de 1935). Esta lei estendeu o direito de estabilidade , aps um decnio de servio efetivo, a todos os empregados que ainda no possuam tal garantia, excetuando-se os trabalhadores rurais e domsticos.

Direito do Trabalho II

c) 1943 com a aprovao da CLT (dec. 5.452/43), foi uniformizada a legislao pertinente a estabilidade no emprego (arts. 492 e seguintes); d) 1937 estabilidade no emprego ganhou hierarquia constitucional; e) 1946 a CF /46 manteve a estabilidade no emprego; f) Lei 4.214/63 estendeu o direito de estabilidade aos empregados de empresas dedicadas a atividades agroeconmicas. g) Lei n. 5.107 de 13.9.66, alterada pelo Decreto-lei n. 20 de 14.9.66, instituiu o regime do FGTS; h) CF/1967 tornou alternativa a estabilidade no emprego ou o regime de garantia de tempo de servio (art. 165, XIII); o empregado podia optar pelo regime do FGTS ou da estabilidade decenal. Trata-se de dois regimes paralelos, em que a opo por um afasta a aplicao do outro, e que , no entender da Constituio e da lei, equivalem-se sob o prisma social e jurdico. O TST adotou a smula n. 98, acentuando que a equivalncia jurdica e no econmica. Portanto, no entender do TST, so indevidos quaisquer valores de reposio de diferenas. i) CF/1988 aboliu o regime da estabilidade decenal. A nica proteo do empregado contra demisso , a partir de ento, ficou sendo a multa de 40% do FGTS. 12.3 Teoria da Nulidade da Despedida arbitrria A implantao do FGTS trouxe algumas vantagens individuais para o trabalhador, o qual no perde o direito aos depsitos feitos em seu nome, qualquer que seja a forma de cessao do contrato de trabalho. Contudo sob o prisma coletivo ou social, criou alguns problemas, seja porque no motiva a integrao do trabalhador na empresa, seja porque no dificulta a despedida de trabalhadores idosos, seja porque facilita a despedida injustificada do trabalhador, incrementando, com isso, a rotatividade da mo-de-obra e desestimulando o empresrio em investir na reciclagem dos seus empregados. Por isso, com o objetivo de refrear essa rotatividade, foi tentada a adoo, em carter geral, da teoria da nulidade da despedida arbitrria (art. 165 CLT), entendendo-se como tal, a que no se fundar em motivo disciplinar, tcnico, econmico ou financeiro. O direito brasileiro no adotou essa teoria. A Constituio de 1988, no seu art. 7, I, alude despedida arbitrria, mas prescreve, como conseqncia jurdica, a indenizao e no a reintegrao.

3 6

12.4 Despedida do empregado estvel definitivo Tratando-se de empregado contratado por prazo determinado, a resciso ser vlida ainda que no motivada pelo trabalhador, cumprindo apenas empresa pagar-lhe, como indenizao, metade dos salrios que seriam devidos at o trmino contratual (art. 479 CLT). J o empregado estvel, ainda que de carter especial e condicionada, a sua despedida s ser lcita mediante prvia autorizao da Justia do Trabalho (salvo na hiptese excepcional de extino da empresa, do estabelecimento ou do servio). Caso contrrio, dever ser reintegrado na empresa, com a conseqnte sobrevivncia da relao de emprego.( art. 494 e 652,b,CLT). OBS: pedido de demisso do empregado estvel ver art. 500 CLT.

Direito do Trabalho II
12.5 Despedida do empregado com estabilidade provisria

3 7

A Norma legal que trata desse tipo de estabilidade dir se precisa ou no de inqurito para apurao de falta grave. Se o empregado registrar reclamao na justia do Trabalho, ao empregador caber comprovar o justo motivo, sob pena de ter de reintegrar o trabalhador (art. 165, nico, CLT). No caso dirigente sindical (art. 543, 3 CLT) necessrio tal inqurito. Nos demais casos de estabilidade provisria, a regra de que no precisa de inqurito de falta grave (nem para a empregada grvida nem para o membro de CIPA). 12.6 Reintegrao x Readmisso A reintegrao no se confunde com a readmisso. No primeiro caso o empregado retorna ao servio, com ressarcimento do perodo de inexecuo contratual, como se a relao de emprego no tivesse sofrido soluo de continuidade; no segundo caso o empregado novamente admitido, sem que possa computar o tempo de inexecuo contratual como de servio, nem perceber os salrios relativos a esse perodo. Para que a reintegrao se concretize, com todos os seus efeitos jurdicos, pouco importa que o trabalhador haja obtido outro emprego durante o seu afastamento ou que a empresa tenha sofrido alterao na sua propriedade. OBS: No caso da empregada gestante no h direito a reintegrao. Ela receber os salrios referentes aos 5 meses de estabilidade legal aps o parto. 12.7 Renncia ao Direito de Estabilidade Um dos princpios fundamentais do direito do trabalho o da irrenunciabilidade de direitos. Entretanto, a Lei n. 5.107/66 imps a renncia ao direito de estabilidade que poca existia, como decorrncia da opo do empregado pelo regime jurdico do FGTS (art. 1 a 16). Atualmente, o trabalhador tem o direito de denunciar o contrato, ainda que estvel, mediante aviso prvio ao empregador. Nesta hiptese, a lei apenas procura tutelar os interesses do empregado, condicionando a validade da renncia assistncia referida no art. 500 da CLT. A renncia ou transao envolvendo a estabilidade, ainda que homologadas pela junta ou juzo em ato de jurisdio graciosa, podem ser anuladas, por meio de ao prpria, na justia do trabalho (art. 486 CPC), uma vez que se comprove ter sido sua vontade viciada por erro substancial, simulao ou coao. Extinguindo-se o contrato de trabalho, ainda que por solicitao do empregado estvel, sem observncia do art. 500, ser nula a resciso, pelo que cumprir a empresa reintegrar o trabalhador, desde que este requeira retorno ao emprego antes de prescrito seu direito. 12.8 Despedida obstativa (art. 120 CC) Quando da impossibilidade de se alcanar determinada condio por culpa de algum, reputase a condio satisfeita. Portanto, se considerava estvel o empregado que era despedido antes de completar os 10 anos. Se diz obstativo, porque visa impedir que o empregado alcance os 10 anos e adquira a condio de estvel.(o empregador demitia antes dos 10 anos de servio).

Direito do Trabalho II
OBS: O empregado no pode ser demitido nos 24 meses anteriores aposentadoria. 13. FGTS 13.1 Sistema optativo

3 8

A Lei n. 5.107, de 13.9.66, alterada pelo Dec.-lei n. 20 de 14.9.66 criou o Fundo de Garantia do Tempo de Servio, instituindo, em carter optativo, novo sistema de indenizao, nova disciplina legal relativa ao tempo de servio do empregado. O FGTS, institudo pela Lei 5.107, passa a reger-se pela Lei 8.036, de 11 de maio de 1990. O sistema do FGTS exclua a estabilidade. Por ser optativo, continuaram, paralelamente as normas do sistema do fundo e da estabilidade. Saliente-se, no entanto, que em relao a todos os empregados (optantes ou no), ficava o empregador obrigado ao depsito (8% sobre a remunerao do ms anterior) para a formao do fundo. Embora, os empregados tivessem de escolher entre os dois sistemas, alguns autores entendiam que no havia incompatibilidade entre eles, podendo o empregado estvel , tambm, ser integrante do sistema do fundo.( Seminrio do Direito do Trabalho promovido pela Comisso de Legislao Social da Cmara dos Deputados - Braslia - 27 a 30 de nov de 1972). 13.2 Conceito Conjunto de contas e valores que tem por finalidade assegurar a compensao do tempo de servio prestado pelo trabalhador e propiciar recursos ao SFH. 13.3 Renncia estabilidade O empregado, ao optar pelo FGTS, renunciava estabilidade ou possibilidade de vir a obtla. Ao empregado estvel na data da entrada em vigor da Lei n.5.107/66, permitiu-se renunciar estabilidade, sendo empregado optante ou no, com a assistncia prevista no art. 500 da CLT, mediante acordo pelo qual lhe fosse paga indenizao nunca inferior a 60% da prevista na lei, com cessao do contrato e levantamento do depsito.(ver enunciado 54 TST).

13.4 FGTS e a CF/88 A CF/88 aboliu a estabilidade decenal. Esta foi mantida apenas em carter residual, para os que j a possuam, em respeito ao direito adquirido. Outro avano foi a ampliao do sistema para abrigar, definitivamente, o trabalhador rural, o qual, foi equiparado ao trabalhador urbano (art. 7, caput e inciso III CF/88). 13.5 Legislao A Lei 7.839/89 revogou todas as normas vigentes a respeito da matria, a comear pela prpria Lei n. 5.107/66 e, redisps integralmente sobre o FGTS. Ocorre que essa lei, nica norma legislativa a regular o sistema do Fundo, foi em seguida revogada pela Lei n. 8.036/90.

Direito do Trabalho II

A principal falha estrutural do sistema residia na dificuldade de administrao das contas espalhadas pela rede bancria do pas. A centralizao das contas na CEF, deu mais consistncia ao sistema propiciando ao empregado o conhecimento real sobre a posio de sua conta vinculada. 13.6 Caracterstica do sistema Individualmente o FGTS um crdito trabalhista que resulta da poupana forada do trabalhador, com o objetivo de socorr-lo, conforme a causa determinante da cessao contratual. Coletivamente aplicam-se os recursos do FGTS par financiar obras de saneamento bsico e infra-estrutura, construo de habitaes populares. Essa aplicao vinculada com uma poltica pblica de emprego, contribui para a alavancagem do nvel de emprego. Decorre da, a gravidade do descumprimento da obrigao de depsito. No s afeta individualmente o trabalhador, mas todo aquele que labuta em busca de ocupao. Por isso, o no depsito afronta a lei, ensejando condenao criminal aos administradores de empresas com pena de deteno de 1 ms a 1 ano. 13.7 Administrao do fundo Incumbe ao Conselho Curador, rgo mximo do sistema, estabelecer as normas gerais e o planejamento do Fundo, para nortear a ao do gestor da aplicao dos recursos do FGTS, o Ministrio do Planejamento e Oramento e do agente operador, a CEF. 13.8 Aplicao do fundo atravs do retorno da aplicao de recursos e da arrecadao de multas, que o sistema desempenha sua funo social, no campo de saneamento bsico, infra-estrutura urbana e da habitao popular e aufere os rendimentos necessrios : a) remunerao das contas vinculadas dos trabalhadores, com correo monetria e juros; b) cobertura dos custos incorridos pelo Fundo; e c) formao de reserva tcnica para o atendimento de gastos eventuais no previstos. Caso esses rendimentos no sejam obtidos ou o principal restitudo, a CEF se responsabilizar, j que dela o risco do crdito. Os recursos do Fundo so aplicados diretamente pela CEF, pelos rgos do SFH e pelos agentes financeiros credenciados pelo BACEN, de acordo com os programas aprovados pelo Conselho Curador. 13.10 Natureza Jurdica ao fundo Alguns diziam ser de natureza indenizatria; outros diziam ser de natureza salarial; tributria. O que prevaleceu, entretanto, foi a natureza previdenciria (enunciado 95 TST). H equivalncia jurdica e no econmica entre os regimes do FGTS e o da Estabilidade previsto na CLT. (enunciado 98 TST)

3 9

Direito do Trabalho II
13.11 Excludos do FGTS

4 0

Na origem da lei 5.107/66 trs categorias ficavam de fora: os funcionrios pblicos; o trabalhador rural e o empregado domstico. Com a CF/88 o trabalhador rural passou a integrar o FGTS. O empregado domstico poder integrar o fundo se o empregador concordar. J o funcionrio pblico permanece sem direito ao FGTS. Os Diretores de S. A . que no so empregados podem ser equiparados a empregados para poderem recolher o Fundo. 13.12 Hipteses de saque do FGTS So aquelas do art. 20 da lei 8.036/90. Os depsitos liberados para saque do empregado so aqueles decorrentes do emprego, do qual foi demitido. Quando o empregado pede demisso, no poder sacar os depsitos do FGTS. No caso da culpa recproca ou fora maior (inciso I art. 20), a multa ser reduzida, ou seja, ser de 20%. Quando o empregado se aposenta, poder retirar a totalidade do saldo do FGTS. Nos casos de doenas crnicas como cncer e AIDS, tambm possvel sacar o FGTS. MATRIA PARA A SEGUNDA AVALIAO 14. CONTRATOS ESPECIAIS 14.1 Trabalho rural 14.1.1 Conceito e viso geral Lei 5.889, de 8 de junho de 1973 ; Decreto 73.626/74; Estatuto do Trabalhador Rural 4.214/63; e art. 7o CF/88. Antes mesmo do advento do Estatuto do Trabalhador Rural, a CLT j lhes estendia as disposies dos arts. 76, 129 nico e 505. Alm de reconhecer o limite de 8 horas, tinham os rurais o direito ao repouso semanal remunerado e a remunerao dos domingos e feriados ( lei 605/1949) O conceito de trabalhador rural est no art. 2 da lei 5.889/73 : toda a pessoa fsica que, em propriedade rural ou prdio rstico, presta servios de natureza no eventual a empregador rural, sob a dependncia deste e mediante salrio. O conceito de empregador rural est no art. 3o da lei 5.889/73. Esse artigo veio ampliar o conceito de atividade rural : ...em carter permanente ou temporrio, diretamente ou atravs de prepostos e com o auxlio de empregados. 14.1.2 Objeto do trabalho rural

Direito do Trabalho II

4 1

As atividades agrcolas, pastoris ou na indstria rural so as que constituem o objeto de quem o trabalho prestado. As relaes do trabalho rural so reguladas pela lei acima e no que no colidirem, pela CLT. A seguir, alguns pontos importantes: a) Bia-Fria corresponde ao trabalhador rural eventual. Se assemelha ao trabalhador eventual urbano. No considerado empregado. Entretanto, ao contrrio do que acontece com o eventual urbano, o trabalhador rural eventual (bia-fria), tem os mesmos direitos dos empregados rurais (art. 17 da lei); b) Trabalho Noturno rural - previsto no art. 7 da lei. Importante frisar que o adicional, aqui de 25% sobre a remunerao normal ( nico, art. 7). No trabalho urbano, o adicional noturno de 20%. Com relao ao tempo de durao da hora noturna rural, a lei no menciona. Ento, entende-se que de 60 minutos. A hora noturna urbana de 52, 30s. Considerando-se os adicionais pagos nas duas situaes, melhor a do trabalhador rural. c) Aviso prvio - Deve ser de 30 dias no mnimo. No trabalho urbano h uma reduo de 2 horas dirias ou 7 dias no ms para o empregado procurar novo emprego. Para o trabalhador rural, o art. 15 da lei estabelece 1 dia por semana para o empregado procurar outro trabalho. Se o empregador quiser adotar o dispositivo mais benfico da CLT (7 dias), poder sem problemas. d) Salrio famlia estendido ao trabalhador rural com a CF/88. (Enunciados 227 e 344 TST); e) Safrista art. 14 da lei. No tem data exata para terminar o contrato em razo da sazonalidade da safra. O empregado, enquanto safrista, somente poder desempenhar atividades relativas safra, no podendo ser desviado para outras atividades da propriedade. O art. 14 da lei, estabelece o direito a indenizao por tempo de servio de 1/12 ao trmino da safra. O professor Dirceu entende que este dispositivo foi revogado porque incompatvel com a atual legislao, a qual, estabelece o FGTS para todos os trabalhadores, inclusive o rural. f) Art. 9. 5 - quebrou o princpio da composio salarial. Afasta a natureza salarial da moradia. (deve ser celebrado contrato escrito, com testemunhas e notificao ao sindicato). g) Prescrio de acordo com a emenda Constitucional n. 28 de 25 de maio de 2000, esto equiparados o trabalhador rural e o trabalhador urbano , em relao ao art. 7, XXIX da CF/88, ou seja, tm prazo prescricional de 5 anos para interpor ao, at o limite de dois anos aps a extino do contrato. Disso decorrem algumas consideraes: 1 - Pode a Emenda Constitucional afetar alguns direitos fundamentais? H controvrsias. Muitos suspeitam de inconstitucionalidade; 2 Como se aplica essa nova norma aos contratos em vigor e aos extintos? Uma corrente diz que os contratos em vigor at mai/2000 tm direito adquirido prescrio que vigorava antes da EC. Uma segunda corrente acha que no deve se discutir esse direito. A nova prescrio se aplicaria imediatamente. Uma terceira corrente entende

Direito do Trabalho II

que no se aplicaria nada dessa nova norma at o ano de 2005. A partir da, todos os contratos teriam prescrio de 5 anos. Os contratos extintos antes da E.C. no seriam alcanados por esta nova norma. h) Intervalos para repouso a inteno no impedir o fracionamento. Dependendo dos usos e costumes da regio, poder haver um intervalo pela manh e outro tarde (art. 5 da lei 5.889/73). O intervalo intra jornadas no considerado jornada de trabalho. 14.1.3 Consideraes finais Convm ressaltar que os descontos no salrio da moradia proporcional para cada salrio. E grandes fazendas devem proporcionar o ensino gratuito aos filhos dos empregados rurais (e at mesmo para estes se for o caso). Menores de 16 anos devem ter pelo menos um salrio mnimo. 14.2 Trabalho domstico 14.2.1 Conceito e viso geral Lei. 5859/72 Dec. 71.885/73 O Conceito de empregado domstico est no art. 1 da lei. Neste artigo esto os requisitos essenciais que caracterizam o empregado domstico. Se faltar algum deles, o empregado no ser domstico. Art.1 Ao empregado domstico, assim considerado aquele que presta servios de natureza continua e de finalidade no lucrativa pessoa ou famlia, no mbito residencial destas, aplica-se o disposto nesta lei O empregador do domstico, em hiptese alguma poder ser pessoa jurdica. Ele ser sempre pessoa fsica. O trabalho domstico no pode originar lucro. Deve ser um trabalho em mbito familiar (para a famlia). No meio rural, em atividade rural que no origine lucro ou renda, tambm poder haver o empregado domstico. O trabalho domstico poder ser exercido por: motorista, piloto de avio, cozinheiro, jardineiro, etc., desde que no se afaste dos requisitos acima elencados. possvel a aplicao do contrato de experincia ao empregado domstico. O trabalhador rural que no vise lucro domstico. O empregado domstico no tem adicional noturno, horas extras e pausa intrajornada. 14.2.2 Vnculo empregatcio No caso da diarista domstica h controvrsias quanto existncia ou no de vnculo de emprego. Parte da doutrina entende que para haver o vnculo, a domstica deveria trabalhar diariamente e no somente algumas vezes por semana. Alguns doutrinadores dizem que h

4 2

Direito do Trabalho II

um contrato verbal de trabalho; h habitualidade, pois, toda tera ou toda quinta-feira a diarista trabalha; h , ento, uma rotina. O que varia a freqncia. Entretanto, no h lei regulando isso. Na Alemanha apenas um dia de trabalho por semana j suficiente para criar o vnculo. Na Argentina, at 3 dias por semana no cria vnculo. Em ambos os pases acima h lei dispondo a respeito. 14.2.3 Repouso semanal da diarista Se a empregada trabalhar 1 dia por semana ganhando R$30,00 por dia teremos: 30 : 6 (dias da semana) = R$5,00 este ser o valor referente ao repouso semanal. Se a empregada trabalhar dois dias por semana teremos: 30 + 30 = 60 : 6 = R$10,00. Este ser o valor referente ao repouso semanal. 14.2.4 Trabalho duplo Se o domstico, alm das suas atribuies normais fizer outro trabalho, como por exemplo, limpar a casa e tambm ajudar no bar (anexo casa), a idia dominante que vale o melhor contrato para o empregado. Uma corrente menor sustenta a tese da proporcionalidade. 14.2.5 Proteo constitucional importante para o domstico - art 7, nico da Constituio Federal. a) HORAS EXTRAS A lei no estendeu ao domstico o benefcio das horas extras. O que se aplica para os domsticos o que est expressamente dito na lei. No h ampliao de direitos. b) DOMSTICO E O FGTS facultado ao empregador pagar ao empregado domstico o FGTS . Entretanto, aps comear a pagar, no poder mais desistir.( art. 3-A da lei 5859/72). c) DOMSTICO E A ESTABILIDADE A empregada domstica no tem direito estabilidade, quando grvida. Somente faz jus licena maternidade de 120 dias. d) FRIAS DO DOMSTICO O art. 3 da lei fala de 20 dias teis de frias. Na poca da elaborao da lei do domstico todos os empregados tinham direito 20 dias teis de frias. Em 77, com a reforma da CLT, houve um esquecimento legal em relao aos domsticos. Hoje, na prtica, os domsticos gozam 30 dias de frias. e) REPRESENTAO EM JUZO Deve ser o prprio empregador. Entretanto, qualquer membro da famlia poder representar o empregado em juzo.
RESUMO Os direitos assegurados ao empregado domstico so: a) Salrio maternidade; b) Licena paternidade; c) Jornada de Trabalho; d) Aviso Prvio; e) Repouso semanal remunerado.

4 3

Direito do Trabalho II
14.2.6 Gratificaes e adicionais

4 4

O empregado domstico ter direito a adicional de insalubridade e adicional de transferncia. Se a transferncia for temporria, as despesas com o adicional agregam 25% do salrio. S que neste caso o empregado domstico no pode morar com a famlia (empregador), pois caso contrrio tratar-se- de transferncia definitiva, na qual no incide adicional de transferncia. 14.2.7 Disposies finais O adicional de insalubridade pode ser imposto pelo juiz no caso de doentes na famlia. No h disposio para o empregado domstico na lei. Mas h um posicionamento que diz que a prescrio para o empregado domstico de 5 anos. O trabalhador que fizer o empregado domstico trabalhar 10 horas no aviso prvio no ter sano pois no h previso legal. 14.3 Contratos Bancrios 14.3.1 Conceito e viso geral Arts. 224 e seguintes CLT. Caput do art. 224 com redao dada pela Lei n. 7.430, de 17.12.85, vigente a partir de 01.01.1987. O art. 224 e 226 CLT fala da jornada de 6 horas. A jornada reduzida era em funo do estresse que decorria do fato de trabalhar com grandes somas de dinheiro. Hoje no mais assim, porm a jornada de 6 horas dirias permanece. O bancrio trabalha cinco dias por semana. No trabalha aos sbados (dia til). Entretanto, as convenes coletivas de trabalho negociam s horas extras tambm em relao ao sbado e no somente sobre o domingo. 14.3.2 Cargo de confiana x horas extras O art. 224 2o dispe respeito dos cargos de confiana. Para ter o cargo de confiana, h necessidade de dois requisitos concomitantes: a) Requisito objetivo a funo deve ser gratificada. Pelo menos 1/3 do salrio, conforme estabelece o prprio artigo; b) Requisito subjetivo diz respeito s funes exercidas, ou seja, o empregado deve exercer atividades de destaque entre seus pares; de maior importncia em relao aos demais. O art. 62 da CLT estabelece que quem tem cargo de confiana no faz jus s horas extras. Para os bancrios se aplica a lei especfica por ser mais benfica (art. 224, 2o). O enunciado

Direito do Trabalho II

287 TST enquadra no art. 62 apenas aqueles diretores que esto acima dos gerentes de agncias. Portanto, partir da 8 hora de trabalho, os gerentes de bancos fazem jus, sim, s horas extras. OBS: A idia da gratificao remunerar a 7 e a 8 hora trabalhadas pelo gerente. Por isso, o entendimento dos tribunais, baseados na orientao 15 TST, de que o empregado ter direito diferena da gratificao e no s horas extras, quando um dos requisitos do art. 224, 2o no se fizer presente (objetivo ou subjetivo). A durao da jornada de 6 horas foi estendida aos empregados das financeiras. O enunciado 199 TST considera nulos os acordos de prorrogao de jornada de trabalho. Assim, somente sero admitidas horas extras para os bancrios em situaes excepcionais, no se admitindo a habitualidade das horas extras (art. 225 CLT). O art. 226 CLT inclui os empregados bancrios encarregados de limpeza, telefonistas de mesa, etc. no regime da jornada de 6 horas dirias. Este dispositivo levou os bancos contratao de empresas para desempenhar funes como vigia e vigilantes, os quais, de acordo com os Enunciados 59 e 257 TST, respectivamente, no se beneficiam da jornada de 6 horas. 14.4 Contrato dos professores 14.4.1 Conceito e viso geral Arts. 317 CLT e seguintes Essas normas se aplicam aos professores dos estabelecimentos particulares de ensino. Em tese, todos os professores so empregados. Deve haver contrato de trabalho. A relao jurdica se forma entre professor e escola. Portanto, h vnculo empregatcio (em tese). A remunerao do professor se d pelo nmero de horas/aula na semana (art. 320). O artigo 318 estabelece os limites mximos de aulas por dia. O intervalo entre as aulas no descaracteriza a continuidade de que fala este artigo. No sero consecutivas as aulas que tiverem uma janela entre elas. A remunerao se calcula da seguinte forma: R= N de aulas na semana X 4,5 = remunerao mensal. ( o nmero 4,5 no tem ligao com repouso remunerado, alegado por alguns, pois, o repouso calculado sobre 1/6 da remunerao mensal). 14.4.2 Reduo da remunerao Somente poder haver reduo da remunerao do professor se alguma turma for extinta em funo da falta de alunos ou algo semelhante. Portanto, a simples variao do nmero de aulas (a menor) no importar em reduo salarial. Por outro lado, se aumentar o nmero de aulas contratadas o estabelecimento dever , findo cada ms, efetuar o pagamento correspondente (art. 321 CLT). As frias escolares no afetam a remunerao do professor(art. 322 CLT).

4 5

Direito do Trabalho II

Se for demitido em dezembro (incio das frias escolares) o professor ter assegurada sua remunerao at o reincio das aulas (art. 322, 3o CLT). 14.5 Contrato de digitador 14.5.1 Conceito e viso geral No h regulamentao especfica para esta profisso. Aplica-se, por analogia, o art. 72 da CLT, equiparando-os aos trabalhadores da mecanografia, conforme estabelece o Enunciado 346 TST. Embora haja uma orientao tcnica que diz que os 10 minutos em 90 minutos so insuficientes para a recuperao do trabalhador, o que estabelece a lei. Esses 10 minutos de pausa no sero deduzidos da durao normal da jornada de trabalho. Alguns fazem analogia com a telefonista pleiteando uma jornada de 6 horas para o digitador. Entretanto, se nada dispor a conveno coletiva, a jornada ser de 8 horas dirias. 14.6 Outros contratos especiais Elencamos a seguir, numa tabela ilustrativa, outras formas de contratos de trabalhos especiais com os respectivos dispositivos e leis que os regulam: Contratos Especiais Professor Engenheiro Bancrio Empregado aprendiz Aeronauta Aerovirio Mdicos Fisioterapeutas Artistas e Tcnicos de Espetculos de Diverso Msico Advogado 14.7 Disposies finais Os Tribunais tem entendido que a diarista, no momento em que h continuidade e grau de subordinao, passaria a ser considerada uma empregada domstica. O empregado que trabalha em chcara e stio domstico e no trabalhador rural, porque a casa do stio e da chcara a extenso do lar. Dispositivos na CLT Art. 317 a 324 Art. 325 Art. 224 e Smulas: 55, 133, 238, 233, 234, 237,232, 239, 124 Art. 7o., XXXIII da CF e art. 128 da CLT Lei 7.183/84 Lei 3.999/61 Lei 8.856/94 Lei 4.944/66; Lei 6.533/78 e Dec. 82.385/78 Lei 3.857/60 Lei 8.906/94 (art. 18 a 21) Legislao Complementar Lei 4.950-A; Lei 5.194/66; Lei 6.494/77

4 6

Direito do Trabalho II
15. PROTEO AO TRABALHO DA MULHER E DO ADOLESCENTE 15.1 Viso geral

4 7

Durante a revoluo Industrial a mulher foi extremamente explorada. No havia limites. Enquanto tivesse foras deveria trabalhar. Da comearam a surgir as normas que restringiriam todos esses abusos. Atualmente a tendncia outra. O prof. Amauri M. Nascimento chama de direito promocional aquele que visa incentivar a mulher a participar do mercado de trabalho. A CF/88 em seu art. 5o, I fala de igualdade de direitos e obrigaes. J o art. 7o, XX, da mesma Carta Magna fala em incentivos especficos e proteo do mercado de trabalho da mulher. Essa reserva de mercado a doutrina chama de discriminao positiva. Os fundamentos norteadores da proteo da mulher no trabalho, decorrem de 2 (dois) fatores: a) Fator fisiolgico a mulher tem estrutura fsica mais fraca, ela amamenta, tem filhos, no pode carregar muito peso etc. b) Fator social proteo a entidade familiar. A mulher no pode trabalhar com menos de 14 anos e a partir dos 18 anos pode trabalhar sem a outorga do responsvel. A partir do momento que a CF/88 estabeleceu a igualdade em ser art. 5 o, I, revogou as normas da CLT, relativas ao tema. Tambm a Lei 7.855/89 revogou diversos dispositivos de proteo ao trabalho da mulher. Entretanto, algumas normas da CLT ainda esto em vigor. So elas: a) art. 372 CLT - este a regra geral; b) art. 373 A, VI veda a revista ntima nas empregadas. Contrrio sensu, para o homem seria permitida a revista ( no pode revistar o homem tambm, mas no tem lei regulando especificamente isso). c) Art. 376 - Foi revogado, em decorrncia da lei 10.244/2001, pois contraria a CF; d) Art. 381, 382, 383 repetem as normas da CLT que se aplicam a todos. No tm razo de existir. Se eqivalem aos arts. 73, 66 e 71 CLT, respectivamente. e) Art. 384 contrrio CF/88. o que ainda se discute so os 15 minutos. f) Arts. 385 e 386 (perodo de descanso) no h motivos para distines. Todos devem ter folga semanal, homens e mulheres. g) Art. 389 igual, tanto para os homens como para as mulheres; h) Art. 390 esse sim importante. Quando se fala em igualdade, deve se observar as mesmas condies. Aqui se refere fora fsica, quesito que desfavorece a mulher, em regra, quando comparada ao homem. Trata-se das condies especiais de trabalho da mulher i) Art. 391 segundo alguns doutrinadores um dispositivo intil. 15.2 Normas importantes

Direito do Trabalho II

Art. 10, II, b, ADCT-CF/88 assegura estabilidade para a gestante desde a confirmao da gravidez at 5 meses aps o parto (exceo para a domstica). Pela Lei 7.8885/89, vrios artigos da CLT fora revogados. Dentre eles aqueles que falavam que a mulher precisava da outorga marital para trabalhar. Previso para o contrato de trabalho e o salrio da mulher esto previstos nos artigos 377 e 461 da CLT. A lei 10.244/2001 revogou o disposto no artigo 376 da CLT. Segundo a conveno 136/71, a mulher grvida e em fase de amamentamento no pode trabalhar exposta ao benzeno. 15.3 Confirmao da gravidez Significa dizer do ato da concepo e no a confirmao ao empregador. Se o empregador no sabe da gravidez e vem a demitir a empregada? No dever ser responsabilizado. Entretanto se aps tomar conhecimento do fato, dentro do espao de tempo em que a empregada deveria estar protegida pela lei e, no reintegr-la, ser responsabilizado e condenado pagar todos os encargos do perodo. O empregador tem responsabilidade objetiva. Se sabe da gravidez logo aps demitir, dever reintegrar a empregada. Os artigos 391; 392 4o, I; 468; 394; 400; 395;396; conjuntamente com os enunciados 142 e 260 do TST, bem como o art. 7o VXII da CF, tratam das limitaes e da proteo da maternidade. 15.4 Me adotiva No tem proteo legal pela CLT. O fato de o filho ser adotivo no afasta a necessidade da presena da me. Analogicamente tm-se aplicado a lei do servidor pblico federal (Lei 8.112). Em suma, a proteo mulher, hoje, se resume questo da fora fsica e a maternidade. 15.5 Consideraes finais sobre o trabalho da mulher No Direito do trabalho, a mulher que adota no tem os mesmos direitos que a gestante. O salrio maternidade corresponde ao ltimo salrio percebido. H corrente da doutrina que diz que se o empregador no for avisado da gravidez no lhe caber, ento, o dever de indenizar. Mas h corrente doutrinria que entende que o conhecimento da gravidez , por parte do empregador, gera o dever de indenizar. muito comum nas audincias de conciliao, os advogados dos empregadores proporem o contrato de trabalho aos empregados em lide. Ocorre, todavia, diante do grande embalo emocional, que os empregados acabam rejeitando e perdendo com isso a estabilidade, sem receber sequer os direitos do salrio maternidade e outros direitos como frias, FGTS, etc. Isso muito comum nos contratos de experincia.

4 8

Direito do Trabalho II
Quando a gestante pede penso, ela tem que expressamente abrir mo da estabilidade.

4 9

A gestante, durante a licena maternidade, pode ser demitida por justa causa. Ex: me que, em licena maternidade comete o infanticdio. Este crime uma das causas ensejadoras da justa causa. 15.6 Trabalho do menor 15.6.1 OIT Organizao Internacional do Trabalho e o Menor A OIT estabeleceu algumas convenes sobre o trabalho do menor. A seguir citamos os dispositivos correspondentes h algumas das mais importantes convenes: a) b) c) d) e) Trabalho noturno (menor de 16 anos) C. 96; Trabalhos proibidos - C. 40, 13, 21, 127, 136 e Recomendao 48; Frias (18 dias teis) C. 132; Jornada de trabalho no pode dificultar o acesso escola; Idade mnima de 15 anos.

15.6.2 O Brasil e o Menor No Brasil, temos as seguintes regras referentes ao trabalho do menor: a) b) c) d) e) Idade Mnima de 16 anos - art. 7o. XXXIII da CF; Trabalho noturno proibido para menor de 18 anos, de acordo com o artigo 404 da CLT; Trabalhos proibidos esto previstos no artigo 7o. XXXIII da CF; Frias de 30 dias esto previstas no artigo 130 da CLT e 136 2o. da CLT; Jornada de trabalho, deve se adequar ao artigo 63 da ECA (Estatuto d a Criana e do Adolescente)

A EC 20 de 1998, modificou a redao do art. 402 da CLT, proibindo o trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito anos e qualquer trabalho a menores de 16 anos, salvo na condio de aprendiz, a partir de quatorze anos. (acrescentou ao art. 7o , XXXIII da CF/88 a expresso: a partir dos quatorze anos). Essa mudana, na opinio de alguns doutrinadores, deixou muitos menores na ilegalidade, pois, a grande maioria deles trabalha para ajudar no sustento da famlia e no porque querem trabalhar. o art. 404 CLT probe o trabalho noturno, inclusive para o menor rural; art. 404, 3o , a cassino proibido no Brasil para todos, no somente para o menor; art. 404, 3o, b est tecnicamente errado. Neste caso a norma quis preservar a integridade fsica do menor. No deveria estar neste pargrafo que fala da moral. Art. 405, 5, da CLT trabalho penoso (67, II do ECA) probe a criana de carregar peso superior a 20 ou 25 quilos, conforme se trate de trabalho contnuo ou eventual. Art. 406 , a e b o trabalho do menor s pode ser executado com autorizao judicial (caso dos menores atores da Globo). Nos outros casos presume-se que esteja autorizado a trabalhar por seus responsveis legais, pois possui Carteira de Trabalho e Previdncia Social.

Direito do Trabalho II
-

Art. 408 na realidade no se trata de faculdade, mas de obrigao do responsvel extinguir o contrato do menor quando o servio possa provocar prejuzos de ordem fsica ou moral. art. 67, III do ECA vedado trabalho em locais prejudiciais sua formao ou seu desenvolvimento fsico, psquico, moral ou social. Art. 439 o menor poder firmar recibos de pagamento de salrio, mas rescindir o contrato de trabalho s com assistncia de seu responsvel legal.

5 0

15.7 Durao do trabalho do menor A durao do trabalho do menor rege-se pelas normas gerais da CLT, com as restries estabelecidas no art. 412. permitida a prorrogao do trabalho do menor de 18 anos, at duas horas, mediante acordo ou conveno coletiva, para no trabalhar nos sbados. H necessidade de exame mdico. Ocorrendo essa hiptese, devero ser observadas as seguintes exigncias: 1. pagamento de adicional de 50%; 2. concesso do intervalo de 15 minutos antes da prorrogao do trabalho; 3. possuir o atestado mdico autorizando a prestar servio extra, o que tambm deve constar de sua carteira de trabalho; 4. comunicao ao Ministrio do Trabalho, no prazo de 48 horas, da prestao de servio extraordinrio. O menor pode trabalhar em horrio-compensao (aumento do trabalho at duas horas em alguns dias da semana com supresso ou diminuio de trabalho aos sbados), devendo o acordo ser celebrado com o sindicado dos empregados. O menor precisa de atestado mdico para trabalhar nesse regime e na carteira deve ser consignado esse atestado. No caso de horrio-compensao no h pagamento de adicional. 15.8 Frias do menor O menor no pode ter suas frias fracionadas. O menor estudante tem direito a fazer coincidir suas frias com as frias escolares. 15.9 Penalidades Arts. 434, 436, 437 CLT. 16. SEGURANA E HIGIENE DO TRABALHO 16.1 Localizao do tema Arts. 154 e seguintes CLT. 16.2 Acidente de trabalho Conceito: aquele que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa ou pelo exerccio do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando

Direito do Trabalho II

leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte ou perda ou reduo, permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho (Lei 8.213/91). No da competncia do Direito do Trabalho. Compete Justia comum. A segurana tem a finalidade de evitar ou reduzir os riscos do trabalho. Estuda medidas preventivas visando eliminar os agentes nocivos sade do trabalhador. Visa amparar o trabalhador, de modo mais eficiente , contra os riscos de sua atividade de produo, continuadamente ameaada pelo progressivo aumento dos perigos decorrentes dos novos maquinismos e aparelhamentos e da utilizao das foras motrizes cada vez mais estimuladas para o maior aproveitamento do seu poder. A medicina do Trabalho estuda as medidas curativas. 16.3 Dispositivos legais referentes segurana e medicina do trabalho As normas gerais esto na CLT arts. 154 e seguintes, na CF/88 art. 7o, XXII e XXIII e principalmente na Lei 6.514/77. Esta lei estabeleceu um programa nacional de preveno de acidentes que basicamente alterou a CLT. O Ministrio do Trabalho, tem competncia para estabelecer as disposies complementares s normas legais bsicas, aperfeioando-as e complementando-as por meio de Normas Regulamentadoras (art. 200 CLT). A legislao brasileira suficientemente boa. A fraca fiscalizao e a pouca educao das pessoas no uso dos equipamentos de segurana, formao profissional inadequada, jornadas de trabalho com horas extraordinrias, alimentao imprpria, prestao de servios insalubres, entre outros, que dificulta sua melhor aplicao. Os artigos 157 e 158 CLT estabelecem as obrigaes tanto dos empregados como dos empregadores. A recusa ao uso de equipamentos de segurana pelo empregado gera demisso por justa causa ( art. 158 nico). A lei impe aos empregadores a obrigao de fornecer gratuitamente equipamentos de proteo individual, tais como culos, capacetes, luvas, mscaras , etc. (art. 166 CLT). O art. 162 determina a manuteno de tcnico especializado, desde que a empresa tenha mais de 100 empregados. Os art. 1060 e 161 CLT fala de inspeo prvia nas dependncias da empresa. 16.4 CIPA CIPA significa Comisso Interna de Preveno de Acidentes. Tem por finalidade: a) acompanhar as atividades da empresa e instruir os empregados e empregadores em situaes de risco; b) sugerir medidas que restrinjam os riscos de acidentes. As CIPA variam de acordo com o porte da empresa e da atividade que empreendem. So formadas pelos empregados e pelos empregadores. Os empregadores so indicados; os empregados so eleitos para compor a CIPA. Os eleitos par compor a CIPA so estveis de

5 1

Direito do Trabalho II

acordo com o art. 10, a, ADCT CF/88 e art. 165 CLT, desde o registro da candidatura at 1 ano aps o mandato. O Enunciado 339 TST estende ao suplente o mesmo direito do titular da CIPA. obrigatrio nas empresas com mais de 20 empregados e vm disciplinado nos artigos 163, 164 da CLT. Compe a presidncia da CIPA os representantes do empregador (titulares e suplentes). Compe a vice-presidncia da CIPA os representantes dos empregados (titulares e suplentes). 16.5 Insalubridade e periculosidade Os arts,. 189 e 190 CLT dispe a respeito. 16.6 Insalubridade quando o empregado sofre a agresso de agentes fsicos ou qumicos acima dos nveis de tolerncia fixados pelo Ministrio do Trabalho, em razo da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposio aos seus efeitos (critrio quantitativo); ou ainda, de agentes biolgicos e alguns agentes qumicos relacionados pelo mesmo rgo (critrio qualitativo). A lei determina que deve existir percia para se fixar a insalubridade. Quando a lei ou a conveno diz que a atividade perigosa no h necessidade de percia. A lei dos eletricitrios j dispe sobre a periculosidade da atividade ( Lei. 7369/85). Nestes casos, porque ocorre a condio habitual do risco, a indenizao de insalubridade deve ser integral, no importando que o risco acontea somente 1 hora durante toda a jornada de trabalho. ( o decreto fala em proporo mas a Lei nada dispe, portanto a indenizao deve ser integral). O art. 192 estabelece os graus da insalubridade; mximo, mdio ou mnimo e os percentuais incidentes. Alguns doutrinadores acham que os percentuais de que fala o art. 192 devem incidir sobre a remunerao e no sobre o salrio mnimo, fundamentado no art. 7o, inciso.. . Entende ainda, que a CF/88 quis desvincular qualquer indexao ao salrio mnimo. O TST entende que o art. 192 se mantm (clculo sobre o salrio mnimo). O art. 194 CLT diz que o direito do trabalhador ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessar com a eliminao do risco sua sade. Aqui h uma reduo de salrio permitida, pois no h mais ao gravosa contra sade. A sade mais importante que o salrio. O adicional de periculosidade fixo ( 30% sobre a remunerao do empregado). Discute-se se abrange todas a parcelas da remunerao. O art. 7o, XXII prev os riscos inerentes ao trabalho, porm, no h lei que estabelea o pagamento dos adicionais. J o adicional de insalubridade divide-se em graus (mximo, mdio e mnimo art. 192 CLT). Havendo periculosidade e insalubridade, concomitantemente, o empregado receber somente o que for maior (normalmente a periculosidade art. 193, 2o, CLT). 17. NOES DE DIREITO SINDICAL

5 2

Direito do Trabalho II
17.1 Conceito e viso geral

5 3

Na opinio de alguns doutrinadores, melhor seria dizer Direito Coletivo do Trabalho. O Direito Coletivo do trabalho a parte do direito do trabalho que estuda as organizaes sindicais, negociaes coletivas e conflitos coletivos de trabalho. A referncia ao direito sindical decorre da obrigatoriedade da presena do sindicato. O direito Individual trata dos empregados e dos empregadores. O direito Coletivo formula princpios e normas que mantm o direito do trabalho e soluciona conflitos entre capital e trabalho. Completa o direito individual porque este se baseia nele tambm. Dentre as funes mais importantes dos sindicatos, convm ressaltar as seguintes: a) representao (art. 514 a da CLT); b) negocial (art. 7o. XXVI da CF); c) econmica (art. 564 da CLT); d) poltica (art. 521 da CLT); e) assistencial (art. 514, 592, 13 da CLT) 17.2 Natureza jurdica do sindicato Muitos sustentam que uma entidade de Direito Pblico porque ele tem a preocupao de defender o interesse coletivo, embora defenda somente o interesse da comunidade a que est afeto. Tambm, essa idia surgiu por causa da ingerncia do Estado na organizao sindical. Entretanto, por se tratar dos interesses de parte da comunidade, o sindicato , obviamente, parte do Direito Privado. A partir da CF/88 diminuiu sensivelmente a ingerncia do Estado nos sindicatos. Assim, a autonomia sindical foi explicitamente assegurada no inciso I do art. 8 CF/88. 17.3 O poder do sindicato Os sindicatos atuam em duas frentes: 1. Na defesa do interesse individual do associado do sindicato . Isso decorre da prpria vontade das pessoas e da condio de ser associado do sindicato; 2. Buscam estabelecer direitos que dizem respeito aos interesses coletivos do categoria. Decorrem de lei. No importa quem so as pessoas, o sindicato defendo o interesse de todos. 17.4 Liberdade da formao sindical O caput do art 8 CF/88 indica plena liberdade sindical. preciso que se observe a liberdade sindical sob 3 aspectos fundamentais. a) Sindicalizao livre ou liberdade sindical individual - art. 8, V, CF/88 - refere-se a liberdade sindical, onde a pessoa escolhe se se filia ou no no sindicato e em qual sindicato. Entretanto os sindicatos incluem clusulas: - Clusula de excluso de ingresso - refere-se ao fato de ningum poder ser admitido se no for associado do sindicato;

Direito do Trabalho II
-

Clusula de Excluso por separao - o empregado que deixar o sindicato perde o emprego; Clusula de reao empresarial - os empresrios no admitem o empregado se for sindicalizado.

5 4

Essas clusulas so formas de tentar burlar a liberdade sindical. so ilegais face ao inciso V do art. 8 da CF/88. b) Autonomia sindical - artigo 8, I, CF/88 - esta norma impede qualquer tipo de restrio ou ingerncia do Estado sobre o sindicato. H liberdade de organizao interna e de funcionamento da associao sindical. A faculdade de constituir federaes e confederaes ou de filiar-se s j existentes, visando sempre aos fins que fundamentam sua instituio. c) Pluralidade ou Unicidade sindical ou liberdade coletiva - art. 8, II, CF/88 - refere-se a possibilidade de haver somente um sindicato para cada categoria profissional. Entretanto, os empresrios ou trabalhadores, vinculados a uma atividade comum, tem o direito de constituir o sindicato de sua escolha, com a estruturao que lhes convier. A CF/88 na verdade restringiu a liberdade sindical, impondo a unicidade da representao sindical. A unicidade sindical, na verdade, impede o crescimento do sindicato, devendo, por isso, acabar. Na maioria dos pases civilizados no h unicidade sindical. Na opinio do prof. o empregado deve ter o direito de escolher em qual dos sindicatos vai se filiar. Deve haver opo de escolha. A variedade dos sindicatos, ao contrrio do que alguns falam, funciona muito bem nos EUA. 17.5 Negociao coletiva Essas negociaes so convnios que estabelecem condies de trabalho aplicveis a uma categoria de empregados de determinada empresa. As normas aqui acordadas passam a vigorar no contrato. 17.5.1 natureza jurdica da conveno coletiva No so leis porque no atingem a todos os cidados, e tambm no um contrato convencional, pois, no cria situaes jurdicas individuais. Para Segadas Vianna a conveno coletiva seria de natureza extracontratual e de Lei delegada. Extracontratual porque a conveno ato individual, de alcance jurdico individual e ato subjetivo. Lei delegada porque o convnio pode ampliar os benefcios da lei, a qual, somente cria condies mnimas para o contrato. Evaristo de Moraes Filho fala em corpo de contrato e alma de lei. Para alguns doutrinadores trata-se de um contrato "Sui Gnereis". 17.5.2 Princpios da negociao coletiva A negociao coletiva possui determinados princpios que lhe so imanentes. Embora quase sempre no escritos, estes postulados ticos ou normas de conduta das partes permeiam, de fato, o processo necogial e imprimem-lhe, a cada exerccio, um contedo pedaggico que progressivamente o aperfeioa. So eles: princpio da boa-f ( inerente aos atos jurdicos em

Direito do Trabalho II

geral), princpio do direito de informao (o sindicato deve conhecer as reais condies da empresa e a capacidade desta de assumir determinados pleitos), princpio da razoabilidade (pleitos que tenham condies de serem atendidos), princpio da paz social (trgua assumida pelas partes ao assinarem o instrumento normativo). 17.5.3 Conveno e acordo coletivos A Conveno Coletiva ocorre entre os sindicatos dos empresrios e o sindicato dos empregados (art. 611 2 CLT). A Conveno mais ampla que o acordo. O acordo Coletivo acontece entre a Empresa e o sindicato dos empregados (art 613 e 614 CLT). O acordo mais restrito quanto a sua aplicao. Somente os empregados daquela empresa sero alcanados pelo acordo. O acordo leva em conta s condies especficas da empresa. O art. 620 CLT, dispe que quando as condies estabelecidas na conveno forem mais favorveis, prevalecero sobre os acordos. O professor discorda dessa norma. Enumera duas teorias: a) Teoria da Acumulao - por essa teoria se extrai as clusulas mais vantajosas das normas vigentes e se aplica ao empregado. Ex: normas de conveno coletiva e normas de acordo. Extrai-se as melhores dos dois acordos e aplica-se ao empregado. Neste caso, h um risco muito grande para o empregador, pois poder acontecer o caso de o empregado trabalhar pouco e ganhar mais. b) Teoria do Conglobamento - seria a sada para a teoria da acumulao. Aqui, analisa-se globalmente os dispositivos, considerando-se o sistema vigente, e ento, aplica-se o mais benfico. Esta uma teoria em crescimento. 17.5.4 Negociao coletiva A Lei dispe o mnimo necessrio para se realizar o contrato de trabalho. Todo o resto deve ser estabelecido por acordo ou conveno. Entretanto, no Brasil, o juiz do trabalho pode criar normas. Isto decorre do chamado poder normativo do juiz. O art. 617 CLT permite negociao direta do empregado com o empregador, desde que o empregado comunique o sindicato e este no tome providncia nenhuma. O art. 8 da CF/88 diz que na pode haver negociao coletiva sem sindicato. No caso do art. 617 CLT deve se observar se o sindicato no se manifestou. Se isso ocorrer, os empregados estaro legitimados para agir diretamente com a empresa. 17.5.5 Categoria profissional x categoria econmica A categoria profissional refere-se aos trabalhadores com interesses comuns em razo da atividade que exercem. J a categoria econmica defende os interesses do empregador. A categoria econmica est prevista no artigo 511, 1o. da CLT. As categorias econmicas pode ser idnticas, similares ou conexas. A chamada categoria diferenciada est prevista no artigo 511, 3o. da CLT. 17. 5.6 Acordos e convenes coletivas conflitos coletivos

5 5

Direito do Trabalho II
17.5.6.1 Conceito

5 6

A negociao coletiva de trabalho pode ser singelamente definida como o processo democrtico e de autocomposio de interesses pelos prprios atores sociais, objetivando a fixao de condies de trabalho aplicveis a uma coletividade de empregados de determinada empresa ou de toda uma categoria econmica e a regulao das relaes entre as entidades estipulantes. 17.5.6.2 Caractersticas Duas regras so fundamentais para que se compreenda qual o espao e como, dentro dele, a negociao coletiva de trabalho evolui: a) quanto mais rgida a organizao sindical, mais tormentosa a negociao coletiva. O modelo sindical brasileiro de inspirao mussoliniana, bastante inflexvel, na medida em que imposta a unicidade sindical, representao por categorias, vinculao ao sindicato pelo simples fato de pertencer a uma categoria, no por manifestao de vontade. b) Quanto mais fortes e representativos so os sindicatos, menor a necessidade de interveno legislativa. A medida que o sindicato consegue resolver os problemas de seus filiados, a lei passa a desempenhar um papel secundrio na satisfao daqueles anseios.

17.6.5.3 O papel do Estado O Estado tem funo supletiva (segundo o princpio da subsidiariedade), s devendo centralizar e desempenhar aqueles papis que no possam ser assumidos diretamente pelos cidados ou pelos corpos sociais intermdios (sindicatos, empresas e outras instituies que se interpem entre os cidados e o Estado). Isto para que haja uma ampla e saudvel descentralizao capaz de dar respostas e solues mais justas e mais racionais s demandas. 17.6.5.4 Conflitos coletivos de trabalho So os litgios envolvendo empregados e empregadores. Eles podem ser individuais ou coletivos. O conflito surge ou por criao de uma nova condio de trabalho ou por j existir uma norma de trabalho que desagrade aos trabalhadores. O conflito individual no se distingue pelo nmero de pessoas que esto discutindo o tema, mas sim pelo interesse concreto de indivduos determinados, posto em discusso. J o conflito coletivo diz respeito a assuntos de interesse geral dos trabalhadores. Interesses abstratos de grupo ou de categoria. H indeterminao dos indivduos a quem possam interessar. Ex: quando um sindicato, em nome da categoria, suscita um dissdio para obter aumento de salrio. 17.6.5.5 Natureza jurdica do conflito

Direito do Trabalho II

5 7

O conflito coletivo pode ser jurdico ou econmico. Ser jurdico quando visa interpretar uma norma j existente (no importando a origem ou natureza da norma). Ser econmico quando a origem do conflito a criao de uma norma ou condio de trabalho. Neste caso, o que se busca uma nova norma ou condio de trabalho. Apesar do nome (econmico) no precisa necessariamente tratar de questo salarial. Pode se referir a equipamento de segurana, por exemplo. 17.6.5.6 Poder normativo do Juiz Quem cria a norma, em se tratando de conflito coletivo, ser o juiz que ir julgar a ao coletiva. Esta previso est no art. 114 2o CF/88. Segundo alguns doutrinadores, trata-se de uma anomalia. Na opinio deles, essa uma das causas porque o direito do trabalho no cresce no Brasil. Normalmente o poder normativo do juiz usado para resolver questes de natureza econmica. Hoje j h uma restrio dos tribunais ao poder normativo do juiz. 18 GREVE 18.1 Visualizao do tema e conceito Lei 7783/89 (regulamenta a previso da CF/88) S acontece greve com a paralisao do trabalho. A greve no um conflito coletivo. um instrumento usado para terminar com um conflito. um movimento para se alcanar um objetivo. um meio, no um fim. O direito de greve uma das formas de auto defesa do trabalhador. Entretanto, h que se observar os requisitos impostos pela lei 7783/89. controvertido o conceito de greve. La Cueva a define como um exerccio da faculdade legal das maiorias operrias para suspender os trabalhos nas empresas, com prvia observncia das formalidades legais, para obter equilbrio dos direitos ou interesses coletivos de trabalhadores e patres. Muitas vezes o movimento justo , mas ilegal por no preencher os requisitos legais. 18.2 Efeitos da greve O primeiro efeito a suspenso do contrato de trabalho; suspenso do salrio (quem faz greve fica sem salrio nos dias em que no trabalhou). Normalmente, no final do movimento, as empresas concordam em pagar os dias parados. Tambm, em caso de sentena, esta poder determinar o pagamento dos salrios dos dias parados. No poder haver demisso nem contratao no perodo da greve. Enquanto permanecer a greve, no haver justa causa (exceto em casos de abusos). Poder haver justa causa, se o tribunal determinar a greve ilegal e o retorno ao trabalho e os empregados desobedecerem. Neste caso o movimento grevista ser abusivo.

Direito do Trabalho II
18.3 Lockout Art. 17 da lei 7783/89.

5 8

uma deliberao tomada pelo empregador na defesa de interesses econmicos. No se confunde com a greve. O lockout sempre abuso do poder empresarial. Ou tem por finalidade impedir o cumprimento de uma deciso da justia do Trabalho, ou de fazer presso sobre o governo, para atendimento de reivindicaes econmicas. A nossa lei no permite o lockout. 19. DIREITO ADMINISTRATIVO DO TRABALHO 19.1 Visualizao do tema e conceito Art. 626 CLT (multas, fiscalizao) Refere-se ao papel do Estado relativo poltica administrativa de fiscalizao. O estado vai orientar ou verificar o cumprimento das normas. Caso o agente estatal verifique desobservncia das normas, ter competncia para lavrar multa contra o empregador. Quanto fiscalizao, a dificuldade de insuficincia de material humano (art. 21, XXIV, CF/88). Compete ao Ministrio do Trabalho a autuao, fiscalizao e multa: arts. 626, 477 1 o e 500 CLT. O fiscal tem obrigao de lavrar o auto de infrao se constatar alguma irregularidade na empresa (art. 628 CLT). Constitui crime dificultar a ao de fiscalizao do fiscal do Ministrio do trabalho. 19.2 Critrio de dupla visita Art. 627 CLT. Esse dispositivo permite orientar o empresrio sobre a irregularidade ( talvez o empresrio desconhea lei nova ou coisa do gnero). Numa segunda visita, se o empresrio persistir na irregularidade ser autuado. Dessas autuaes cabe defesa, obviamente. Somente o Ministrio Pblico do Trabalho pode intentar ao para anular clusula de conveno coletiva ( ao anulatria). Ao agente do ministrio do Trabalho permitido fiscalizar a conveno, sem no entanto, discutir a clusula (portaria 865 M.Trabalho). 20. DISCRIMINAO NO DIREITO DO TRABALHO A palavra discriminar trs a idia de separar. A proibio constitucional discriminao tem como base o art. 5o CF/88. A CF diz que todos so iguais , podendo haver distino quando expresso na prpria constituio. Aps a CF/88 vrias normas foram revogadas. Os arts. 352/354 CLT foram revogados. O art. 384 CLT, embora no revogado, est em desacordo com a CF/88 ( os 15 minutos no podem ser somente para as mulheres).

Direito do Trabalho II

5 9

Discriminao positiva o nome que se d a reserva de mercado imposta pela lei 8213/91. O art. 7o XXXI CF/88, probe a discriminao contra o portador de deficincia. Quem tem o trabalho igual, em princpio deve receber o mesmo valor pelo trabalho (entendimento do prof.) A discriminao um fato em nosso meio, haja vista, as normas para coib-la. Por isso, toda a norma que pretende a igualdade de algum porque j a considera discriminada. A Lei 9029/95 foi formulada para proibir condutas discriminatrias. Entretanto, ainda pouco usada. A lei fala de demisses por motivos de cor, idade, religio, etc. O art. 4o da lei 9029/95 fala que se a despedida decorreu de algum aspecto do art 1o o empregado ser readmitido. O termo correto seria reintegrado. (reintegrado volta como se no tivesse sado. Readmitido retorna como em uma nova contratao). Um dos maiores problemas para a aplicao dessa lei, a prova. muito difcil provar que algum foi demitido por discriminao de qualquer tipo. fundamentado nesta lei (9029/95) que os portadores de AIDS e tambm de outras doenas crnicas so reintegrados ao trabalho, quando demitidos por tais motivos. A nica forma de discriminao aceita a que a CF/88 prev. 21. INDENIZAO POR DANO MORAL 21.1 Viso geral e conceito Para o direito do trabalho o que importa a pessoa. Por isso, o dano moral aquele sofrido pelo empregado. O dano moral no tem vinculao com o patrimnio. Discute-se se o dano moral se aplica ao direito do trabalho. O art. 483 CLT, para alguns autores, seria um exemplo de aplicao do dano moral. Segundo alguns doutrinadores professor, na CLT no h previso para o dano moral, portanto, estariam equivocados aqueles que pleiteiam indenizao por dano moral baseados no art. 483. 21.2 Previso legal O dano moral est previsto na CF/88, art. 5o, V e X. O art. 159 CC a base para a indenizao. A CLT omissa, por isso, se aplica subsidiariamente o disposto no direito civil. O que torna isso possvel o art. 8o, nico da CLT. Obviamente se aplica tambm a norma constitucional. 21.3 Competncia Art. 114 CF/88 A Justia do Trabalho competente par decidir essa matria, desde que a ofensa moral decorra das relaes de trabalho.

Direito do Trabalho II

Obs: as condenaes no direito do trabalho so, em regra, menores que na justia comum. Da , muitos empregadores preferirem compor suas lides com os empregados naquela justia. Existe o dano moral trabalhista? Para haver dano moral , este deve decorrer das relaes de trabalho. O efeito do ato praticado em funo da relao de emprego interfere na vida da pessoa, provocando o dano moral. A revista da sada da f Se assim no for, o professor entende que no h dano moral trabalhista. 21.4 Valor da indenizao O dano moral muito subjetivo. O juiz no quantifica, mas arbitra um valor. No pode haver vinculao da indenizao com o salrio do empregado. Ningum deve ser indenizado a mais s porque ganha mais e vice versa. Com relao ao tempo de servio at possvel fazer uma relao, pois quem trabalhou mais tempo naquela situao constrangedora, certamente foi ofendido por maior tempo e em conseqncia mereceria uma indenizao correspondente. 22 PRESCRIO NO DIREITO DO TRABALHO 22.1 Conceito e viso geral O art. 7o , XXIX CF/88, dispe sobre dois prazos. Fala em 2 anos e 5 anos. (ambos so prazos prescricionais). O art. 7o, XXIX, diz que o empregado tem at dois anos, a partir da extino do contrato, para entrar com a ao. H duas correntes: a) Alguns doutrinadores ajuizada a ao dentro do prazo de dois anos, o empregado tem o direito de discutir os ltimos cinco anos do contrato. b) Posio predominante (TST)- conta os 5 anos a partir da data do ajuizamento da ao. Quanto mais o empregado demorar para ajuizar a ao, menos tempo do contrato ele poder discutir. Todos os prazos da CLT so prescricionais. So elementos da prescrio: a) existncia de uma ao; b) inrcia do titular; c) continuidade da inrcia; d) ausncia de causa impeditiva, suspensiva ou interruptiva. As causas impeditivas esto previstas no artigo 440 da CLT e compreende a incapacidade absoluta (art. 169, I do CC). As causas suspensivas esto previstas no artigo 625-G da CLT e corresponde ao servio prestado nas foras armadas ou quando tratar-se de guerra (art. 169, II e II do CC). As causas interruptivas esto previstas no artigo 172 do CC. E tratando-se de causas interruptivas, comea a correr um novo prazo. No existe para o direito do trabalho as causas interruptivas.

6 0

Direito do Trabalho II
22.3 Emenda Constitucional 28 de Maio de 2000

6 1

At esta data havia diferena entre o trabalhador rural e o trabalhador urbano. Antes da EC 28, o trabalhador rural deveria observar os dois anos aps a cessao do contrato para ajuizar a ao, mas poderia discutir todo o tempo do contrato. J o trabalhador urbano deveria observar, tambm, os 2 anos mas s poderia discutir os ltimos 5 anos do contrato. A EC 28 equiparou o trabalhador rural ao trabalhador urbano. 22.4 Prescrio intercorrente As smulas STF 327 e smula 114 TST, admitem a prescrio intercorrente no direito do trabalho. Esse tipo de prescrio ocorre no curso da ao, em decorrncia da inrcia da parte (art.884 CLT a prescrio que se menciona neste artigo a do direito de executar a prpria sentena, obviamente posterior, intercorrente). OBS: a prescrio no pode ser declarada de ofcio pelo juiz. A parte deve alegar. 22.5 Aviso prvio indenizado Diz a lei que o aviso prvio integra-se ao tempo de servio para qualquer efeito. Esse dispositivo deve ser interpretado. Segundo alguns doutrinadores, s pode ter conotao pecuniria. No deve integrar-se ao tempo dado pelo art 7o ,XXIX da CF, seno o empregado tera dois anos e 30 dias para ajuizar a ao (esse o entendimento do professor). Entretanto, alguns entendem que o empregado poderia usar os 30 dias do aviso para ajuizar a ao.ex: o contrato cessou em 05/06/2001 o empregado teria at 05/07/2003 ara ajuizar a ao (embutido no prazo os 30 dias do aviso). 22.6 Prescrio na sentena normativa A sentena normativa, que fixada em dissdio coletivo, pode estabelecer uma condio nova de trabalho, a qual, no precisa transitar em julgado para ser executada. Entretanto, o prazo prescricional para ajuizar ao, conta somente partir do trnsito em julgado da deciso (o prazo de 2 anos art. 7o, XXIX CF). 22.7 Converso do regime jurdico O empregado era regido pela CLT e passa a ser estatutrio. Nesse momento se extingue o contrato. A prescrio, tambm, de 2 anos, a partir desse momento. 22.8 Prescrio do FGTS O FGTS de natureza previdenciria, por isso, a prescrio trintenria (30 anos lei 8036/90, art. 23, 6). O art. 7o, XXIX, CF diz que se deve ajuizar a ao em 2 anos, aps a extino do contrato. Ento conclui-se que aps ajuizada a ao, o empregado tem 30 anos para discutir a respeito dos depsitos do FGTS, feitos pelo empregador. Dois exemplos:

Direito do Trabalho II

a) 20 anos de contrato. O empregado ganha o salrio mais uma parcela. O empregador recolheu o FGTS somente sobre o salrio. Dever pagar sobre os dois o percentual do FGTS, durante os 20 anos. b) Se o empregador prometeu pagar uma gratificao alm do salrio, mas no pagou. O empregado ajuza uma ao e ganha. Vai receber a gratificao prometida somente dos ltimos 5 anos. O FGTS s incidir sobre essa gratificao paga, dos ltimos 5 anos. No incidir sobre o tempo restante do contrato, pois, s poder haver FGTS sobre o que foi pago de fato. 22.9 Recurso ordinrio S se declara prescrio se a parte alegar ( normalmente na defesa). Se a parte esqueceu possvel alegar em recurso ordinrio? Na instncia ordinria possvel argir prescrio. Isso possvel at o recurso ordinrio. Enunciado 153 TST. 22.10 Interrupo da Prescrio O simples ajuizamento da ao interrompe a prescrio (ainda que arquivada). Diz-se arquivada quando o empregado no comparece. Enunciado 268 TST. A partir do momento que for arquivada a ao, o prazo recomea a contar do zero.

6 2

22.11 Trabalhador rural A EC 28 unificou o prazo. Discute-se se a EC 28 poderia alterar o prazo, uma vez que gera dvidas se o disposto no art. 7o, XXIX, CF/88 refere-se ou no aos direitos individuais elencados no art. 60, IV, da CF (clusulas ptreas). Na opinio de alguns doutrinadores no h inconstitucionalidade, pois o art. 7o est no captulo II (dos direitos sociais) e no no captulo I (dos direitos e deveres individuais e coletivos), dois quais, o art. 60 se refere. A prescrio, portanto, no um direito individual. 22.12 Aplicao da Emenda Constitucional 28 Aplica-se para todos os contratos firmados aps 25/05/2000, data da entrada e vigor da emenda supra. Os demais contratos j em andamento ou extintos tm direito adquirido a serem julgados de acordo com a legislao anterior a emenda. No h, ainda, posio majoritria a respeito do tema. 22.13 Empregado domstico Embora s se aplique ao empregado domstico o que est expresso em lei, no caso da prescrio da ao trabalhista aplicado categoria o disposto no art. 7, XXIX, como em todos os contratos trabalhistas.

S-ar putea să vă placă și