Sunteți pe pagina 1din 8

Construes em Terra, no Mundo e em Aveiro

A natureza oferece ao Homem as matrias-primas que necessita para sobreviver e o tipo de construo que este edifica obedece sempre ao clima e aos materiais locais, disponveis. As primeiras habitaes em terra surgiram na sia Menor, durante o perodo da pr-histria1. A sedentarizao do homem e o desenvolvimento da tcnica fizeram surgir as primeiras casas vernculas, cujas dataes nos remetem para a regio da Mesopotmia e para o antigo Egito. Civilizaes, como a dos sumrios, assrios, babilnios e egpcios construram as primeiras habitaes, com tijolos de junco e barro. As tribos pr-colombianas utilizaram a arquitetura, em terra, tal como os Astecas, que ergueram a pirmide do Deus Sol, com toneladas de terra batida. A muralha da China erigida inicialmente com paliadas de madeira e barro constituiu hoje, uma das mais antigas construes, em taipa. No Brasil, so muitas as construes em adobe, pau a pique2 e em taipa de pilo3. A taipa, de base tecnolgica, muito utilizada atualmente na Austrlia e em certas regies dos Estados Unidos, confere s edificaes, muita eficincia e resistncia. As construes em taipa de pilo so as mais resistentes. A tcnica utilizada consiste numa estrutura que depois de devidamente preenchida com barro, o pilo compacta, fiada a fiada deixando sucessivamente, a argamassa a secar. Quanto mais comprimida a parede estiver, mais durvel, resistente e impermevel . Presentemente, algumas empresas especializadas utilizam piles pneumticos ou eltricos para o efeito. Habitualmente, este tipo de construes apresentam paredes e tetos de largura considervel, protegendo-as das variaes de temperatura. As pequenas janelas, a pintura em tons claros e o cho empedrado, conferem-lhes iluminao e frescura aos interiores. A habitao verncula, em taipa, continua no entanto, a utilizar a cobertura em palha, porque estas construes, no suportam o peso de um telhado cermico. Este patrimnio arquitetural, que inspirou pintores e cativou fotgrafos em todo o mundo, constitui a temtica de muitos postais, preservando costumes, tradies e modos de vida. As condies polticas, econmicas e sociais definem o contexto em que se inserem as construes. Presentemente, um tero da populao mundial vive em edificaes deste gnero, no, na sua maioria, por motivos ecolgicos, mas devido aos parcos recursos econmicos que dispem, determinante, desta forma transitria, rstica e inacabada de habitao. Nos pases desenvolvidos, face aos novos materiais em vigor, a terra ainda vista como um material inferior. Com a misso de diminuir o efeito
Perodo que antecedeu o aparecimento da escrita e o uso de metais. O mesmo que taipa de mo. Tcnica simples de construo, exportada pelos portugueses para o Brasil e ainda em voga no meio rural deste pas, sobretudo no nordeste e Serto Central. A tcnica consiste em enterrar no cho, a uma profundidade de 30 cm, uma estrutura, em ripas de madeira ou bambu, qual aplicada por trs vezes, o processo de barreamento, sendo que, a segunda aplicao ocorre 3 a 4 semanas depois da primeira, e consiste em cobrir com uma esptula todas as trincas e em deixar a parede lisa. O ltimo preenchimento realiza-se um ms depois, do segundo, e consiste tambm na aplicao de uma mistura hmida de barro e cal e em alisar, mais uma vez, as paredes com as mos. O barreamento, preenche uma tela constituda por ripas presas entre si, vertical e horizontalmente, com quadrculas de aproximadamente 10 cm. As telas so fixas aos pilares do canto e do centro e s vigas e estas apoiadas nas calhas. O alicerce da habitao apresenta-se em pedra ou concreto. 3 Tcnica de origem rabe que consiste em levantar paredes de barro, comprimido com golpes de pilo, entre placas de madeira.
2 1

estufa, so j, no entanto, muitos os especialistas que tm vindo a estimular este tipo de arquitetura, que est ligada a um consumo energtico, praticamente nulo, quer na extrao das matrias-primas, quer nas demolies. Arquitetos e construtores, trabalham, atualmente, este tipo de material, segundo nveis exigidos de conforto e luxo, requisitos, dos nossos dias. A ideia consiste em associar tradies construtivas, com formas arquiteturais atuais, a um baixo consumo energtico. A arquitetura em terra pertence ao futuro como sempre pertenceu ao passado. A expresso adobe deriva etimologicamente, do termo egpcio thobe, e do rabe attob, que significa tijolo cru. Este tijolo, atualmente denominado de BTC tijolo de terra comprimida, um material de grande eficincia energtica e fora muito utilizado, na edificao de habitaes, muros, fossas e canalizaes at meados do sculo XX4. Na arquitetura popular portuguesa, durante todo o sculo XIX e princpios do sculo XX, as habitaes apresentavam-se, na sua maioria, em alvenaria de pedra, adobe ou taipa. No concelho de Aveiro, zona de formao geolgica, essencialmente, arenosa e argilosa, desenvolve-se uma importante indstria do adobe. O incio da produo do adobe de areia e cal remonta a meados do sculo XIX, perodo em que foram abolidas as Ordens Religiosas, o que permitiu libertar os espaos e concretizar-se a explorao privada dos areais.

Durante dcadas, geraes de esgueirenses dedicaram-se extrao de areias que eram utilizadas na constituio da argamassa que servia para o fabrico do adobe e para o revestimento de muros e paredes. O esgueirense, consequentemente, no seu esforo laboral alterou a topografia local, deixando fossos ainda hoje notrios e que permitem identificar e localizar extintos areais como, o do Bairro do Caio, Viso e Pinhal da Barra, sitos, na atual freguesia de Santa Joana e os da Quinta do Areal, de Mataduos, da Bela-Vista e do Cabo Lus, na freguesia de Esgueira, cuja toponmia local, teima em preservar a memria. As areias utilizadas no fabrico dos adobes eram extradas nos locais de produo. O areal era composto por quatro setores distintos: 1 - O local de extrao das areias que obrigava remoo da camada superior de terra, com a picareta ou o aluvio; 2 O amassador, local onde se misturava a areia5, com gua e cal churra6. Stio onde se fazia o canteiro ou masseiro7 de argamassa, com cerca de 50 a 60 cm de altura, quantidade necessria ao fabrico de 4 a 5 adobes. No amassador, os operrios afetos amassavam diariamente toneladas de argamassa e queimavam a cal necessria, ao fabrico dos adobes; 3 O coxo, onde mulheres de idade avanada, jovens e crianas de ambos os sexos trabalhavam no transporte da argamassa do masseiro para as formas ou moldes.

A Hygiene d`Aveiro / Dissertao Inaugural apresentada Escola Medico-Cirurgica do Porto, Porto, 1904, pgs. 64 e 66. 5 Existem dois tipos de areia, a gorda, que a areia que requer menos cal e mais gua e o areo, que uma areia mais grossa, que necessita de pouca gua e mais cal. 6 O mesmo que cal parda. 7 O mesmo que amassador.

4 O tendal8, que era o lugar, onde trabalhavam tendedeiras e adobeiros, isto , todos aqueles que aplicavam as formas. A forma era uma caixa de madeira, desprovida de fundo, com duas asas ou manpulos, forrada a chapa metlica, para facilitar a no aderncia da argamassa. No tendal, os adobes ficavam expostos ao sol at endurecerem; depois empilhavam-se e contavam-se e davam-se-lhe escoamento.

Nas eiras trabalhavam muitos operrios, muitos deles viviam perto do local de fabrico. Na Quinta do Areal em Esgueira, o proprietrio do areal construiu o bairro dos Areais, tambm conhecido por bairro do Manuel Duarte, com o propsito de albergar os seus prprios funcionrios e ainda hoje l vivem tendedeiras, desse antigo areal. Nas acomodaes da Quinta viveu ainda o feitor e a respetiva famlia. Este desenvolvia dupla funo, era o responsvel pelo areal e simultaneamente o carreiro, desse mesmo areal. Nos areais ou saibreiras, existia a diviso de trabalho, mas se fosse necessrio, todos desenvolviam as mais diversas tarefas, trabalhava-se de julho a setembro, de manh noite, at a massa acabar. Os homens munidos com picaretas e ps de bico de ferro e enxadas dilaceravam a crosta de terra, para extrair a areia, que depois era levada para o masseiro, por um burro ou um carro de mo de madeira. Depois de espalhada a areia na eira colocavam a cal churra, por cima, formando o canteiro. Eram duas ps de areia, para uma de cal, bem queimada e peneirada, para que a liga fosse resistente e durvel. A cal era a gordura que ligava as molculas da massa. areia e cal juntavam-lhe a gua. O canteiro era regado com uma dorna de gua e se esta no fosse suficiente era de novo regado, com um regador de gua, at se conseguir obter, a argamassa, consistente, que daria lugar ao adobe. As dimenses dos canteiros ou tendais dependiam da quantidade de adobes a produzir, no dia. A argamassa depois de pronta era transportada cabea com o coxo9, carro de mo de madeira ou burro para o masseiro para tender10. As mulheres que trabalhavam nos areais, muitas delas, provenientes do Minho11, transportavam de uma s vez, no coxo, argamassa consistente, suficiente, para o fabrico de dois adobes de muro ou 4 mendes. No cho da eira12 aplanado, aplicavam-se as formas de madeira, de dimenses diversas, consoante o tipo de tijolo a produzir13. O adobe apresentava um comprimento, duas vezes maior, que a largura. Fabricava-se adobe de parede, para as paredes-mestras das habitaes, com as cotas 40x32x13cm; adobe de cunha14, com as mesmas cotas do adobe de parede, para emparedar poos; adobe de para a construo de muros de vedao, com as cotas 40x24x13 cm e ainda o adobe mendo, com as cotas 40x16x13 cm, que se destinava construo, das paredes internas das habitaes.

O mesmo que eira.


Espcie de caixa em madeira, com um manpulo e trs bordos, por onde deslizava a massa para a forma.

9
10 11

O mesmo que aplicar o molde ou forma argamassa. Testemunho de Georgina Gonalves dos Santos, de 84 anos, natural de Esgueira, outrora tendedeira do areal de Manuel Duarte, ano de 2007. 12 O mesmo que tendal ou barreiro. 13 Testemunho de Manuel de Oliveira Silva, 85 anos, natural de Requeixo, antigo fabricante de adobes, ano 2007. 14 O mesmo que curvo.

Depois de produzidos os adobes, e se estes se destinavam a venda, enquanto estavam verdes, o operrio mais experiente apunha-lhe o carimbo, isto , a marca de fabricante, com um fundo de garrafa, arame forte ou um bocado de madeira, algo, que gravasse as iniciais da firma. Os adobes de areia e cal, podiam ser de boa ou m qualidade, em conformidade, com a quantidade de pedra existente na areia utilizada no fabrico dos mesmos, por isso, encontramos dispersos na paisagem, muros de adobes com muita pedra, outros em que os adobes so praticamente, s de areia fina e cal. O preo final do adobe, junto do consumidor, refletia a qualidade da produo. Os adobes fabricados nos nossos areais tinham por destino, as construes locais bem como, as de S. Jacinto, Murtosa, Torreira, Estarreja e Ovar. O escoamento, em Esgueira, fazia-se por via fluvial, atravs da Ribeira, local bastante movimentado, sobretudo por carreiros que ali descarregavam o adobe e pelos barqueiros, que descarregavam o junco e o molio e carregavam o adobe. poca eram carreiros em Esgueira o Z Moleiro, o Joaquim Sarrazina (que era tio do Z Moleiro), o Ti Jos Agostinho, que morava junto linha de caminho de ferro e o Ti Armando Quei, que vivia em frente, ao Bernardino da Cal, que era o pai das padeiras15. Na dcada de 60 terminou o fabrico do adobe. As areias que ainda restavam foram aplicadas na construo e no reboco de habitaes. Em 1980 extinguiu-se o ltimo areal de Esgueira. A freguesia de Esgueira possui ainda, atualmente, na sua toponmia, a Rua dos Areais; a Rua do Areal; o Bairro dos Areais; a Escola dos Areais e uma marcha musicada intitulada Esgueira dos Salgueirais, Esgueira dos Areais, marcha cantada nas Festas da Cidade de Aveiro, em 1952, e ainda trauteada por muitos idosos.16 No nosso concelho foram proprietrios de areais e fabricantes de adobes, o Sr. Manuel Duarte, cujo areal se situava esquerda da passagem de nvel de Esgueira, e cuja casa, dispe na fachada principal, um painel de azulejos, datado de 1929, alusivo s vivncias no areal; o Sr. Artur Correia, irmo de Joo Correia e proprietrio do Pinhal da Barra, areal que se situava direita da referida passagem de nvel, ocupando a rea da atual urbanizao e a Rua dos Areais; o Sr. Antnio Joaquim Pinho cujo areal se situava na Rua S. Bartolomeu e se prolongava at Quinta do Areal17; o Sr. Lus Pinho cujo areal era explorado, por Bernardino da Silva Madaleno, tambm conhecido por Bernardino da Cal, saibreira18 que se localizava na Rua do Cabo Lus e se estendia at Rua do Sol; o Sr. Lus Martins, cujo areal tambm se situava entre a Rua do Sol e o Cabo Lus; o Sr. Jos Crisanto cujo areal se situava na rea compreendida entre a Rua 13 de maio, a urbanizao Bela Vista e a A25 e o Sr. Joo Correia cujo areal ia da Rua do Viso, at Rua do Caio, passando pela atual Rua Vasco da Gama. Na Rua do Viso, ainda se encontra implantada uma casa devoluta, em adobe, que outrora servia de apoio logstico
Testemunho de Artur Leite, de 75 anos, residente na Rua do Viso, na freguesia de Santa Joana, ano de 2007. 16 Pesquisa efetuada em 1982, por Aurora Maria Fonseca Ferreira Leite. 17 Quinta outrora propriedade de Francisco Pinho, e que data da morte deste, fora dividida pelos seus dois genros, Manuel Duarte e Carlos Branco. A diviso desta propriedade, ainda hoje visvel, tambm efetuada, por um muro de adobe. 18 Areal extinto em 1980.
15

aos areais, do Sr. Manuel Correia e do Sr. Joo Correia. ainda de salientar, na rea, o areal do Sr. Armando Barrega sito, entre a Rua Vasco da Gama e a Rua do Caio, saibreira extinta, em finais da dcada de 50, princpios da dcada de 60; o areal do Sr. Joaquim Dias Branco, situado na Rua do Caio estendendo-se Rua Diogo Co; o barreiro do Caixas em Mataduos; o areal do lugar de Ribeirinho, na Costa das Arribas19, em Eixo; o do lugar da Torre20, em Cacia; o barreiro do Sr. Laranjeira, em Requeixo; o do Sr. Gil Cravano, no Carregal; o do Sr. Carlos Sobral, na Taipa; o do lugar da Queimada, na Cova da Areia e na Areosa, em Eirol, e o da Gndara, em Oliveirinha, no local, onde presentemente, se encontra o atual campo de futebol.

O adobe de lama ou lodo, antecedente do de areia era produzido junto aos rios, porque a gua era necessria para amassar a argila e o material limo-argiloso21 s l existe. No nosso concelho, extraa-se material limo-argiloso, enxada, na Pateira de Requeixo, e em Cacia. O clima ameno, era a condio necessria, para os tijolos de barro secarem e para a ambincia interna das habitaes em terra, no se tornarem insalubres. O procedimento para o fabrico de adobes limo-argilosos e de zorro, ou terra preta, era idntico, consistia no processo de escolha e corte do lodo ou terra com algumas razezitas que viessem mistura; em transport-los forquilha, para o barreiro; em molhar esse material com a dorna, cabaos ou regadores de lato e em pisar de seguida, misturando terra ou ao lodo, junco, palha de arroz ou trigo, aditivos, que segundo os trabalhadores, eram responsveis pela estabilizao e consistncia da massa. A mistura destes ingredientes era efetuada com os ps, ou com as patas das vacas marinhoas. A este processo, seguia-se o nivelamento do tendal e a aplicao do molde22, terra ou ao lodo. A forma devia ficar bem preenchida, inclusivamente os cantos. O chao23, a colher da cal ou tender e a enxada, tal como, nos adobes de areia e cal e nos de zorro vermelho, ajudavam no preenchimento, na compactao e no alisamento da massa. De seguida, o adobe era devidamente desenformado e, deixado a secar, durante aproximadamente um ms. Perodo durante o qual os adobes iam sendo consecutivamente virados e colocados de forma lateral ou vertical, atravs de um processo de manuseamento cauteloso, para poderem secar de forma homognea. Depois de secos, os adobes eram empilhados de forma lateral e contados por carreiras e, posteriormente saam, para os locais de destino, em carros de vacas, sob a direo de carreiros ou eram armazenados, em local seco.

As causas da decadncia da indstria artesanal de fabrico do adobe so vrias, entre elas destacam-se, o aparecimento do tijolo de barro, produzido em srie, nas fbricas de cermica que comeavam a florescer na regio, em princpios do sculo XX; o esgotamento dos jazigos de areia e a fuga de mo de obra, para a indstria cermica, em busca de melhores salrios.

19

Testemunho de Georgina Gonalves dos Santos, 84 anos, natural de Esgueira, ex-tendedeira do areal de Manuel Duarte, ano de 2007. 20 Vd. Cacia e o Baixo-Vouga / Apontamentos Histricos e Etnogrficos, de Bartolomeu Conde, C.M.A., Vol. II, pag. 10. 21 Formao geolgica, com milhares de anos, que s existe em zonas hmidas. 22 O mesmo que forma. 23 Pau de madeira, redondo, numa das extremidades, que servia para prensar argamassa ou lodo.

Em suma, as construes em terra refletem no geral, a situao socioeconmica e cultural de um povo. Revela o poder, o gosto, as influncias arquitetnicas, as crenas e a identidade individual e coletiva desse mesmo povo. A vantagem deste tipo de construes, que o material utilizado pode voltar imediatamente sua condio anterior, isto , terra, sem gerar resduos, nem contaminar o ambiente e envolver grandes dispndios energticos, basta para isso, humedecer e pisar. Em Aveiro produziu-se quatro tipos de adobes: os limo-argilosos, na zona de Requeixo, Eixo, Eirol e Cacia; os de zorro vermelho, com arenito ou grs vermelho e cal churra24, em Eirol; os de areia amarela, com cal churra, em Esgueira, Eirol e Requeixo e os adobes de terra gorda, preta, conhecida por zorro, que era uma terra extrada a 50 cm de profundidade, qual se misturava, junco, palha de arroz ou de trigo, nas freguesias de Requeixo, Eixo, Eirol e Cacia. Na cidade, so muitas as construes em adobe, algumas de elevado valor patrimonial como, a Penso Ferro e a Casa Major Mrio Belmonte Pessoa, atual Museu Arte Nova. Na zona limtrofe da cidade, na vasta rea rural so muitas as habitaes, os muros, os poos de gua, as igrejas e os armazns, em adobe de areia e cal churra. Em Requeixo e Eirol muitas das construes so tambm em adobes limo-argilosos25 ou em taipa. A casa, onde se encontra instalado o plo museolgico de Sant`Ana de Requeixo e a casa da Quinta da Costa em Requeixo so exemplares de construes em terra. A toponmia dos lugares reporta-nos ainda ao ancestral mtodo construtivo, tal como, a do lugar da Taipa, que nos permite inferir, que ter sido um local, onde a taipa ter proliferado.

Processo de Extrao da Cal

A cal churra utilizada no fabrico de adobe era oriunda da zona, da Malaposta e de Cantanhede, nomeadamente dos lugares da Pvoa da Lomba, Pontena, Cadima, Pena, Portunhos, Cordinha, Fornos, Azambujal, Coves, Outil e Souzelas. O processo de extrao da cal consiste na colocao de plvora com rastilho, nas pedreiras, em brechas abertas broca e depois em fazer eclodir os veios de pedra calcria. As pedras calcrias so partidas maceta. Trabalho outrora manual e, presentemente executado por mquinas, conduzido por algum experiente, at porque algumas dessas pedras so especiais, so as denominadas armadeiraso26.

Forno

O forno tradicional de cal, com cerca de 6 metros de altura, erigido em adobe de barro. Constitudo por uma boca, em forma de bico, com 2 metros de altura e armadeiras com cerca de 3 metros, de comprido, por 4 a 5 metros de largura, na base, o forno apresentaO mesmo que cal parda. Cal proveniente dos fornos de Cantanhede. Argamassa constituda por terra argilosa e palha. Material recolhido junto Pateira de Requeixo. 26 Pedras utilizadas para armar o forno de cal e formar a abbada. Testemunho de Arnaldo da Silva Barreto, atual fabricante de cal fina, em Cantanhede.
25 24

se revestido por argamassa de areia fina, barro e cal, o que lhe impede a sada de calor e, ladeado por areia e entulho. A queima da pedra de cal faz-se no forno previamente abastecido na abbada, com lenha. Durante as trs primeiras horas, o forno consome aproximadamente, quatro toneladas de madeira, por 200 toneladas de pedra de cal. Nas horas seguintes em vez de madeira consome serrim. O forno coze a pedra, durante toda a noite. Da parte da manh, quando o forneiro chega, tempera a pedra com lenha fina ou serradura seca, mantendo o lume aceso, at a pedra ficar bem cozida, demorando, mais umas duas ou trs horas. Por vezes, e em funo da quantidade de cal que necessria queimar, o forneiro, passa dois dias e meio e duas noites consecutivamente a atirar serradura para o forno, com a p de ferro e a mexer a cinza em brasa, com um pinheiro fino e comprido. Depois de queimada a cal, esta fica um a dois dias a arrefecer e s depois que vendida a m3 cbico e levada aos clientes. Noutros tempos, fabricava-se dois tipos de cal, a cal churra e a fina. A cal churra era a pedra de cal, de pior qualidade, mais escura do que a cal fina e serviu essencialmente, para o fabrico de adobes e para desinfetar campos, enquanto que a cal fina, mais onerosa tinha e tem por destino caiar, rebocar e estucar casas. Presentemente, j s se fabrica cal fina, com pedra que provm de Ftima. Em Cantanhede temos ainda dois fornos, a laborar, de cal fina, forrados a tijolo refratrio, com cerca de 5 m de dimetro. Os forneiros trabalham por turnos, cerca de 4 horas, por jornada.

Como se queimava a cal, no areal? A queima da cal era realizada pelo queimador de cal, na eira, um ou dois dias antes do fabrico dos adobes. Na eira do barreiro, o queimador fazia um buraco no cho e colocava l dentro, a cal em pedra, j previamente cozida, no forno, e com os regadores de lato ou ferro chuviscavam a cal, para ela arrebentar e se transformar em p.

Aplicao do Adobe

O processo de construo em terra inicia-se com a feitura do alicerce cuja profundidade ronda os 40 a 60 cm e a largura os 30 cm. Com argamassa semelhante utilizada no fabrico do adobe e sobre ela, duas a trs fiadas de adobes de areia e cal churra atingiam o nvel do cho. medida que se ia construindo a parede de adobe, esta diminua de largura, at dimenso de um adobe. A aplicao do adobe fazia-se em contrafiada, isto , com tijolos travados, ou seja, meio adobe, sobre meio adobe27. Em Eirol e Requeixo muitos dos alicerces so tambm construdos com pedra vermelha de Eirol ou seixos de campos agricultados ou de pinhais e as paredes erigidas, com adobes de terra gorda28 ou com material limo-argiloso29. Tcnica de Emalhetar

27 28

Testemunho de Mrio da Costa Santos, 54 anos, natural de Carcavelos, Eirol, ano de 2007. O mesmo que zorro ou terra preta. 29 Testemunho de Manuel de Oliveira Silva, 85 anos, natural de Requeixo, ano de 2007.

O processo de emalhetar, consiste no preenchimento dos entremeios, dos adobes, com uma argamassa idntica utilizada no fabrico dos mesmos. Por vezes, argamassa, ainda se misturavam materiais como, seixos de grandes ou pequenas dimenses, pedra vermelha de Eirol, pedaos de tijolos de burro, fragmentos de formas de po de acar e pedra vulcnica, de lastro. O objetivo primordial era que as paredes ou canalizaes oferecessem a maior resistncia possvel s intempries. Nos adobes limo-argilosos ou nos de terra, a tcnica consistia em colocar nos entremeios, argamassa constituda por material limo-argiloso e ainda dois seixos grandes.

Tcnica de Rebocar Rebocar um processo que implica atirar areia traada parede, com a colher da cal, e em sarrafar30 com uma rgua de madeira e em passar a talocha31. argamassa utilizada no reboco, d-se o nome de areia traada. Esta argamassa apresenta uma composio idntica utilizada no fabrico do adobe de areia e cal churra32.

Museu da Cidade de Aveiro, Margarida Ribeiro [tcnica superior]

30

O mesmo que alisar. Retngulo de madeira provido de manpulo, numa das faces, que serve para estender e alisar argamassa. 32 Testemunho de Manuel de Oliveira Silva, 85 anos, natural de Requeixo, ano de 2007
31

S-ar putea să vă placă și