Sunteți pe pagina 1din 3

APOSTILA ED. FSICA - 1 ANO E.

M SEDENTARISMO
O que o sedentarismo? O sedentarismo definido como a falta ou a grande diminuio da atividade fsica. Na realidade, o conceito no associado necessariamente falta de uma atividade esportiva. Do ponto de vista da Medicina Moderna, o sedentrio o indivduo que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais. Segundo um trabalho realizado com ex-alunos da Universidade de Harvard, o gasto calrico semanal define se o indivduo sedentrio ou ativo. Para deixar de fazer parte do grupo dos sedentrios o indivduo precisa gastar no mnimo 2.200 calorias por semana em atividades fsicas. Quais so as conseqncias do sedentarismo? A vida sedentria provoca literalmente o desuso dos sistemas funcionais. O aparelho locomotor e os demais rgos e sistemas solicitados durante as diferentes formas de atividade fsica entram em um processo de regresso funcional, caracterizando, no caso dos msculos esquelticos, um fenmeno associado atrofia das fibras musculares, perda da flexibilidade articular, alm do comprometimento funcional de vrios rgos. Quais as doenas associadas vida sedentria? O sedentarismo a principal causa do aumento da incidncia de vrias doenas. Hipertenso arterial, diabetes, obesidade, ansiedade, aumento do colesterol, infarto do miocrdio so alguns dos exemplos das doenas s quais o indivduo sedentrio se expe. O sedentarismo considerado o principal fator de risco para a morte sbita, estando na maioria das vezes associado direta ou indiretamente s causas ou ao agravamento da grande maioria das doenas. Como deixar de ser sedentrio? Para atingir o mnimo de atividade fsica semanal, existem vrias propostas que podem ser adotadas de acordo com as possibilidades ou convenincias de cada um:

Praticar atividades esportivas como andar, correr, pedalar, nadar, fazer ginstica, exerccios com pesos ou jogar bola uma proposta vlida para evitar o sedentarismo e importante para melhorar a qualidade de vida. Recomenda-se a realizao de exerccios fsicos de intensidade moderada durante 40 a 60 minutos de 3 a 5 vezes por semana; Exercer as atividades fsicas necessrias vida cotidiana de maneira consciente.

Quais so as alternativas s atividades fsicas esportivas? A vida nos grandes centros urbanos com a sua automatizao progressiva, alm de induzir o indivduo a gastar menos energia, geralmente impe grandes dificuldades para ele encontrar tempo e locais disponveis para a prtica das atividades fsicas espontneas. A prpria falta de segurana urbana acaba sendo um obstculo para quem

pretende fazer atividades fsicas. Diante dessas limitaes, tornar-se ativo pode ser uma tarefa mais difcil, porm no de todo impossvel. As alternativas disponveis muitas vezes esto ao alcance do cidado porm passam desapercebidas. Aumentar o gasto calrico semanal pode se tornar possvel, simplesmente reagindo aos confortos da vida moderna. Subir 2 ou 3 andares de escada ao chegar em casa ou no trabalho, dispensar o interfone e o controle remoto, estacionar o automvel intencionalmente num local mais distante, dispensar a escada rolante no shopping-center, so algumas alternativas que podem compor uma mudana de hbitos. Segundo trabalhos cientficos recentes, praticar atividades fsicas por um perodo mnimo de 30 minutos diariamente, contnuos ou acumulados, a dose suficiente para prevenir doenas e melhorar a qualidade de vida. Quais so as contra-indicaes para fazer exerccios? A liberao plena para a prtica de atividades fsicas, particularmente as atividades competitivas e de maior intensidade, deve partir do mdico. Nesses casos, um exame mdico e eventualmente um teste ergomtrico podem e devem ser recomendados. Indivduos portadores de hipertenso, diabetes, coronariopatias, doenas vasculares etc. devem ser adequadamente avaliados pelo clnico no somente quanto liberao para a prtica de exerccios, como tambm quanto indicao do exerccio adequado como parte do tratamento da doena. Quando se trata de praticar exerccios moderados como a caminhada, raramente existir uma contra-indicao mdica, com exceo de casos de limitao funcional grave. Quais so as recomendaes bsicas para fazer exerccios com segurana? A principal recomendao seguir o bom senso e praticar exerccios como um hbito de vida e no como quem toma um remdio amargo. A principal orientao fazer exerccios com prazer, sentindo bem-estar antes, durante e principalmente depois da atividade fsica. Qualquer desconforto sentido durante ou depois de exerccios deve ser adequadamente avaliado por um profissional da especialidade. O exerccio no precisa e no deve ser exaustivo se o propsito for a sade. Praticando exerccios com maior segurana e efetividade:

Usar roupas adequadas: A funo da roupa durante o exerccio proporcionar proteo e conforto trmico. Agasalhos que provocam aumento excessivo da sudorese devem ser evitados porque provocam desconforto e desidratao, no exercendo nenhum efeito positivo sobre a perda de peso. Hidratar-se adequadamente: Deve-se ingerir lquidos antes, durante e depois de exerccios. A perda excessiva de lquidos e a desidratao constituem a principal causa de mal-estar durante o exerccio. Sentir bem-estar: Escolha a modalidade e sobretudo a intensidade de exerccio que traga prazer e boa tolerncia. Ao fazer exerccios prolongados ajuste a intensidade que permita sua comunicao verbal sem que a respirao ofegante prejudique sua fala. Esta uma forma prtica de ajustar uma intensidade adequada. Consulte seu mdico: Qualquer dvida ou desconforto procure orientaoprofissional. Realizar uma avaliao fsica para elaborao de um

programa de treinamento ser uma atitude de grande utilidade prtica. No se deixe levar por propagandas muitas vezes enganosas prometendo resultados milagrosos com outros recursos recomendados para substituir os benefcios do exerccio ativo. A atividade fsica regular e realizada com prazer um recurso insubstituvel na promoo de sade e qualidade de vida. Autor - Professor: Alessandro Ap. Cordeiro.

S-ar putea să vă placă și