Sunteți pe pagina 1din 5

RESTAURANDO A VISO

SEMANA 5

Semanas Anteriores: A Igreja em clulas A clula Relacionando-se com o Pai Relacionando-se com os outros por meio da Cruz

ENCONTRANDO A SUA PRESENA VIVA


Objetivo deste estudo nos ensinar a respeito do valor do louvor e a necessidade de experimentar Jesus de forma dinmica numa clula! Durante as primeiras duas semanas falamos sobre a Igreja em clulas e a clula, em particular. Nas duas semanas seguintes examinamos a questo dos relacionamentos. Quero que comecemos a olhar para estes dois assuntos de modo entrelaado. _____________________________________________
O RELACIONAMENTO DE DEUS CONOSCO

Como Deus se expressa para a sua igreja Isaas 57.15 Deus Altssimo Transcendente Acima Sublime Eterno Rei Soberano O Deus Conosco Imanente No nosso meio Encarnado Dentro Habitando Amigo Morando dentro A igreja normalmente um ambiente de grupo Pequeno. Propsitos de orao:
Liliane e Jean : Oportunidades de emprego. Rodrigo (sobrinho da Ctia): Libertao das drogas. Adima (me do pastor Silvio) Enfermidade

O contexto da igreja normalmente um ambiente De grupo grande.

__________________________________ Provavelmente no louvor do Culto congregacional vamos experimentar o Senhor de maneira bem diferente do que na intimidade silenciosa do nosso grupo pequeno. Porm, nos dois ambientes e mesmo sozinhos com o Senhor, entendemos que: ADORAO UMA ____________________. Respondemos a Deus em adorao pelo que Ele para ns em nosso _________________________com Ele. Respondemos tambm por aquilo que ele tem feio em nossa vida. Ns o vemos e o ouvimos e por isso o louvamos. Nossa resposta na reunio corporativa, onde chegamos para celebrar Suas vitrias e Seu poder como o seu corpo, geralmente um tempo de ____________________.

Na clula, investimos a maior parte do tempo utilizando diferentes expresses de amor em cnticos de _____________________. Abreviamos adorao como: Atribuir dignidade ou valor. Muitas pessoas usam os termos Louvor e adorao quase como sinnimos. No queremos discutir a respeito de semntica(1). Sem dar tanta nfase s palavras, vamos estudar as diferenas, para que possamos entrar com mais propriedade nos dois tipos de louvor.
DEFINIO DE LOUVOR

(1) S.f. Cincia que estuda a significao das palavras de uma lngua; estudo das mudanas que, no espao e no tempo, sofre o significado das palavras.

Elogio Expresso individual ou coletiva de reconhecimento das qualidades de uma pessoa. Est associada a gratido! algo que dirigimos a Deus, ou que expressamos aos outros a respeito de Deus. normalmente dinmico, vocal e at mesmo com volume mais alto. Se preocupa com quem Deus e com o que Ele tem feito. uma aclamao vibrante, acompanhada de cnticos, exclamaes, proclamao, danas, instrumentos musicais e outras formas externas. tambm uma arma de Batalha Espiritual (2 Crnicas 20.20-28).

DEFINIOD DE ADORAO

Contemplao de Deus na beleza de Sua santidade. Significa atribuir dignidade ou valor, ou seja, reconhecer que Ele digno. uma conversa entre Deus e o homem, um dilogo que deveria fluir constantemente na vida crist. dar a Deus, especialmente do fundo do nosso ser. o resultado da comunho de amor entre o Criador e o home em resposta ao amor de Deus. a expresso de amor do nosso corao, de honra e glria a Deus com uma atitude de reconhecimento de Sua supremacia e senhorio. Significa sentir no corao. a capacidade de magnificar a Deus com todo o nosso ser: corpo, alma e esprito. O corao da adorao um derramamento sem barreiras do nosso ntimo diante do Senhor Jesus, em devoo apaixonada. comunho com Deus, que somente pode ser experimentado por aqueles que O amam.

Adorao normalmente ntima, incluindo comunho companheirismo. __________________________________________


LOUVOR E ADORAO EM POUCAS PALAVRAS

Louvor

Adorao

Celebrao Contemplao e reflexo alto Calmo e tranquilo Batalha espiritual Admirao O que Ele fez Quem Ele Recebendo bnos Dando honra Comando de Deus Nossa prontido Vemos os Seus feitos Conhec-lo Alegria Santidade e humildade Gratido Eu Te amo ______________________________________________ H vrias maneiras bblicas para expressar com nosso corpo o que estamos sentindo em nosso corao. A palavra de Deus nos fala de todas as posturas como formas aceitveis de louvor: Sorriso Com cnticos Jbilo Cabea baixa Cabea erguida Face no cho Palmas Mos erguidas De joelhos Com danas etc. No importa o quanto expressamos nosso louvor em pblico, no podemos esquecer que nosso louvor comea em __________. O louvor comea com seu relacionamento com Deus. Como voc responde a Deus quando est com ele em secreto? Voc tem liberdade para louvar a Deus em famlia? As duas experincias em casa esto diretamente relacionadas com a familiaridade com a qual voc estar louvando a Deus na frente dos outros numa clula ou na congregao. O que experimentamos no nosso Quarto de Escuta(Estudo 3) o que traremos para a clula...
ADORAO NA CLULA

NO
Entretenimento Barulho

MANIFESTAO DA SUA PRESENA

Muitas pessoas gostam do louvor celebrativo com o volume de muitas vozes e a banda tocando aos domingos. Elas no tem receio de louvar, gritar, levantar as mos ou coisas semelhantes! Mas na intimidade tranquila de uma clula, onde Deus vivenciado mais de perto, elas se sentem desconfortveis. Talvez porque as suas vozes podem ser ouvidas. Talvez porque sentem os seus coraes expostos. Outros gostam de louvar no grupo pequeno com alguns cnticos mais suaves ao Senhor, mas um louvor mais dinmico parece-lhes algo fora de controle e muito louco para o seu gosto. Nenhuma das formas est errada! Ambas so, de fato, bblicas. Ambas trazem alegria ao corao de Deus. Deus est expandindo em cada um de ns uma apreciao por vrios estilos de louvor na igreja em clulas. Formas diferentes so apropriadas em tempos distintos, mas juntos somos capazes de experimentar o louvor ao Senhor de forma mais profunda do que experimentamos at ento. O que fundamental para o louvor nas clulas que cada um de ns, cada pessoa e no somente o lder de louvor da clula, venha preparado para louvar ao Senhor. O louvor na clula no cantar rotineiramente trs cnticos porque este o tempo para isso, antes de prosseguirmos com a reunio! No louvor, seja na congregao ou na clula, um tempo deve ser separado para que vocs possam expressar o amor e adorao que est em seus coraes sem que algum tenha que dizer: Cantem essas palavras ou Cantem essas frases. Vocs podem cantar qualquer melodia ou harmonia. O importante que vocs tenham a oportunidade de apresentar seus coraes diante do trono de Deus, em louvor ____________ para Ele. H um outro aspecto do louvor na clula para o qual gostaria de chamar a sua ateno. a ceia do Senhor. O que a ceia do Senhor tem significado para voc nas suas experincias passadas?
MUDANAS OCORRIDAS QUANDO A IGREJA ABRIU MO DO GRUPO PEQUENO:

A ceia passou de uma refeio simblica para um ritual. O discipulado passou de aprendizado para treinamento. Adorao passou de participao para observao. Os dons passaram de edificar para impressionar. A comunho passou de profunda para superficial. A membresia passou de produtora para consumidora. O poder passou de Deus para habilidades humanas.

Tarefa para a semana: Telefone para algum do Grupo depois de ter orado por ele.

Semana 6 UMA FAMLIA COMPARTILHANDO SEM MEDO

FOLHA DE TRABALHO EM GRUPO 1 - Combine as diferentes posturas de louvor e adorao com estes versculos. possvel repetir uma postura: xodo 15.20 2 Samuel 6.13-14 2 Crnicas 29.30 Esdras 9.5 Neemias 8.2-3 Salmo 28.2 Salmo 47.1 Salmo 89.1 Salmo 95.1 Salmo 98.4-6 Salmo 105.2 Salmo 123.1 Salmo 126.2 Salmo 134.2 Salmo 149.3 Apocalipse 11.16-17

A. Sorriso B. Jbilo C. Atitude solene D. Palmas E. De joelhos F. Com cnticos G. Cabea baixa H. Face no cho I. Mos erguidas J. Danas

__________________________________________

Prximo domingo Semana 6

UMA FAMLIA COMPARTILHANDO SEM MEDO

S-ar putea să vă placă și