Sunteți pe pagina 1din 6

1

Pergunta 1
0.2 em 0.2 pontos
Muito tem sido investido na agropecuria para a criao de animais com processo de ganho de peso mais rpido e mais rpida preparao para o abate. Alm disto, espcies vegetais so tratadas geneticamente para poderem gerar colheitas em diferentes estaes do ano. Estes exemplos podem ser associados a processos criativos ligados :

Resposta Resposta Selecionada: Resposta Correta: Feedback da resposta: c.


Inovao em pesquisa e desenvolvimento.

c.
Inovao em pesquisa e desenvolvimento.

A alternativa correta : Inovao em pesquisa e desenvolvimento. O grande trabalho de biogentica um excelente exemplo de processo criativo, onde produtos j amplamente aceitos e consumidos podem ser oferecidos em maior quantidade e com mais frequncia, graas inovao em pesquisa e desenvolvimento.

Pergunta 2
0 em 0.2 pontos
O plano de negcio o melhor instrumento para traar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes que o empreendedor deve assumir. Desenvolver o seu plano um sinal de maturidade e planejamento. Dos aspectos essenciais para a criao de novos negcios, o plano de negcios, ao demonstrar antecipadamente a necessidade de capital, tecnologia aplicada, recursos humanos etc., associada expectativa de ganho, evidencia principalmente que o empreendedor tem:

Resposta Resposta Selecionada: Resposta Correta: c.


Capacidade de sempre criar algo novo referente atividade proposta.

a.
Noo dos recursos necessrios e conhecimento das caractersticas do negcio.

Feedback da resposta:

A alternativa correta : Noo dos recursos necessrios e conhecimento das caractersticas do negcio. O plano de negcios, ao apresentar claramente o que o empreendedor necessita para comear o negcio e nele ter sucesso, evidencia o conhecimento de causa que base para que uma iniciativa seja bem conduzida. Por outro lado, tambm demonstra que sem estes recursos o negcio sequer consegue sair do papel. Isto no evidencia claramente uma motivao diferenciada, embora seja esperado que ela exista; nem criatividade diferenciada, embora sem ela seja difcil garantir a competitividade necessria continuidade dos negcios. Por fim, no texto no h referncia feita a polticas pblicas de apoio aos novos negcios (mesmo que se possa eventualmente perceber sua existncia) ou certeza de se encontrar recursos disponveis, no momento em que eles so necessrios. As questes a seguir buscam a identificao do tipo de criatividade mais adequado para cada cenrio descrito. Identifique a situao-problema descrita e defina como a criatividade pode ser empregada melhor para atender ao que se pede ou expe.

Pergunta 3
0.2 em 0.2 pontos
O exemplo vem de alm mar. Lisboa, 10 Jun (Lusa) - As Santas Casas da Misericrdia de Vila Verde, em Braga, e Arganil, em Coimbra, so dois exemplos de empreendedorismo e inovao a apresentar no Congresso da Unio das Misericrdias Portuguesas (UMP), que se inicia quinta-feira no Funchal. Vila Verde e Arganil so exemplos de empreendedorismo e inovao. O caso de Vila Verde considerado uma prova de que as Misericrdias podem ser grandes geradoras de emprego na rea social, enquanto Arganil uma das Santas Casas que aderiu a um projeto de inovao tecnolgica no

apoio aos idosos. A Santa Casa da Misericrdia de Vila Verde arrancou h dez anos com 54 trabalhadores e hoje tem 307 funcionrios e mais 90 trabalhadores com prestao de servio, num contnuo crescimento de atividade e de emprego, referiu Lusa o provedor Bento Morais. Fonte: http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Vila-Verde-e-Arganil-sao-exemplos-de-empreendedorismo-einovacao.rtp&article=225798&visual=3&layout=10&tm=8. O caso citado evidencia que mesmo que haja alguma caracterstica essencial viso empreendedora, o sucesso no est garantido. Das caractersticas que mais dizem respeito ao cliente da instituio, aquela que evidentemente no garante a sobrevivncia do tipo de instituio considerado :

Resposta Resposta Selecionada: Resposta Correta: Feedback da resposta: d.


A necessidade do produto ou servio.

d.
A necessidade do produto ou servio.

Aspectos ligados inovao, motivao e criatividade dizem respeito ao empreendedor, no ao cliente. E a existncia de recursos ajuda no sucesso de iniciativas empreendedoras. A caracterstica que sobra a necessidade do produto ou servio que, mesmo existente, no lhe garante a continuidade de oferecimento. Isto uma realidade tambm do lado de c do Atlntico, onde tantas Casas de Misericrdia fecham as portas, devido a outros fatores que no a falta de clientes.

Pergunta 4
0 em 0.2 pontos relativamente bem conhecido o fato de que enquanto os americanos se aplicaram sobre o problema de escrever no espao, nas primeiras viagens espaciais, desenvolvendo uma caneta especial para o ambiente sem gravidade, os soviticos simplesmente usaram o lpis para tal finalidade. Esta soluo sovitica destaca um aspecto essencial para a soluo de novos negcios, a saber: Resposta Resposta Selecionada: Resposta Correta: Feedback da resposta: e.

Criatividade
d.
Conhecimento A alternativa correta : Conhecimento. A corrida espacial, entre a antiga Unio Sovitica e U.S.A. , foi desigual no quesito investimento financeiro. Enquanto os americanos investiram pesado na criao de novas tecnologias, os chamados russos, com pouco recurso financeiro disponvel, optavam por considerar o conhecido, quando possvel. Assim, a resposta a questo que visa a ptica URSS, utilizar o conhecido recorrer ao "Conhecimento"

Pergunta 5
0.2 em 0.2 pontos
A criao da rede de lojas Poderoso Timo, cuja franquia pertence ao clube e o seu lucro refora o caixa, segue a onda de iniciativas que os times de futebol tm para buscarem uma melhor fixao e explorao da marca do clube junto aos clientes e torcedores, obtendo mais recursos de financiamento para a entidade. Esta iniciativa criativa gera formas alternativas para busca de:

Resposta Resposta Selecionada: Resposta Correta: Feedback da resposta: d.


Novos tipos de financiamento para a entidade desportiva.

d.
Novos tipos de financiamento para a entidade desportiva.

A alternativa correta : Novos tipos de financiamento para a entidade desportiva. O uso de material esportivo como fonte de renda pelos times de futebol j no novidade. Mas a criao de franquias aumenta e flexibiliza as formas de financiamento de diversas iniciativas dos clubes, o que inclui a contratao de novos atletas, a reforma e ampliao de instalaes e a quitao de eventuais dvidas existentes.

Walt Disney (1901-1966) criou um imprio de lazer, o que levou vrias dcadas para ser realizado. Chegou a produzir 497 filmes de curta metragem, 21 filmes de animao, 56 filmes de longa metragem, 7 episdios de "A vida como ela ", 330 horas do Mickey Mouse Club, entre outros diversos trabalhos. Trouxe tambm inovaes tcnicas e empresariais para a animao e o cinema em geral. A conjugao de trs caractersticas fez do empreendedor Disney um exemplo de sucesso: sonhar, criticar e realizar. Sem dvida, o resultado de diversos fatores pessoais e externos. O que no pode ser considerado Fator Pessoal de um empreendedor?

Resposta Resposta Selecionada: Resposta Correta: c.


Oportunidades existentes.

c.
Oportunidades existentes.

A alternativa correta : Oportunidades existentes Feedback da resposta: Os fatores externos que influenciam o empreendedor independem de suas caractersticas pessoais, embora seu aproveitamento dependa do empenho de cada um. J os fatores pessoais so intrnsecos ao empreendedor e, dentre eles, no se pode citar as oportunidades existentes, cuja existncia funo de circunstncias absolutamente fora de controle daquele que busca um novo negcio.

Pergunta 2
0 em 0.2 pontos
A identificao de cada etapa do ciclo de vida do produto (CVP) - Desenvolvimento, Crescimento, Maturidade, Declnio - relevante para o planejamento estratgico de cada empresa, pois atravs da identificao do ciclo de seus produtos a empresa dever posicionar-se em relao tecnologia empregada no produto, concorrncia e investimentos empregados no segmento, s estratgias de venda e propaganda utilizadas, as tendncias de preos praticados pelo mercado, os canais de distribuio disponveis e as possveis margens de lucro a serem obtidas. A Maturidade se caracteriza pelo fim do crescimento. Desta forma, pode-se dizer que o estudo e identificao do ciclo de vida do produto possuem validade como instrumento de previso j que a durao de cada estgio varivel de acordo com o produto, o ambiente e o mercado consumidor. Dentro deste modelo (CVP), a etapa caracterizada pela inverso das tendncias de crescimento das vendas :

Resposta Resposta Selecionada: Resposta Correta: Feedback da resposta: e.


Declnio

c.
Maturidade

O perodo caracterizado pela inverso das tendncias de crescimento a maturidade. Destaque-se que no faz parte do modelo do ciclo uma etapa (perodo) denominada estagnao.

Pergunta 3
0 em 0.2 pontos
O ciclo de vida do produto uma forma estruturada de se estabelecer um entendimento crtico sobre o que se espera ou se pode esperar de uma iniciativa empreendedora.Dentro deste ciclo h um perodo que se caracteriza por uma tendncia de massificao do produto ou servio e uma melhoria substancial da rentabilidade das empresas. um perodo tambm caracterizado por uma grande volatilidade competitiva com muitas empresas a entrarem e a sarem do mercado. A aposta estratgica a colocao da nfase na qualidade, na reduo de custos, nos canais de distribuio e no lanamento de novas verses do produto para conquista de quotas de mercado com crescimento cada vez mais amplo. Neste caso, estamos falando do:

Resposta Resposta Selecionada: Resposta Correta: Feedback da c.


Maturidade

b.
Crescimento

O perodo caracterizado pela expanso da lucratividade, com forte efervescncia do

resposta:

mercado o do crescimento. Destaque-se que no faz parte do modelo do ciclo uma etapa (perodo) denominada estagnao.

Pergunta 4
0.2 em 0.2 pontos
Um volume significativo de pequenos empreendedores arrisca todo o dinheiro que recebe de suas rescises trabalhistas, incluindo o FGTS, e muitas vezes uma parte do patrimnio, sem qualquer estudo ou avaliao mais cuidadosa dos negcios que esto iniciando. O empreendedor, mesmo de uma pequena loja, ter custos para abrir e para fechar, e no sero poucos, consumindo boa parte de suas economias. Folha da Regio Araatuba, 14 de janeiro de 2008. sabido que de cada trs empresas formadas, duas fechavam suas portas em at cinco anos, sobretudo pela falta de planejamento das pequenas e micro empresas. Entre os fatores sob controle dos empreendedores, que justificam tais resultados est a:

Resposta Resposta Selecionada: Resposta Correta: Feedback da resposta: d.


Falta de planejamento gerencial.

d.
Falta de planejamento gerencial.

A alternativa correta : Falta de planejamento gerencial. Apenas o planejamento gerencial e as polticas de gesto esto sob controle dos empreendedores. E a falta de planejamento, ou o planejamento mal feito, que interfere negativamente no sucesso das organizaes.

Pergunta 5
0.2 em 0.2 pontos
At 2005, apenas 2,9% das empresas brasileiras tinham 30 anos de atuao ou mais. Ainda em 2005, surgiram 792 mil novos negcios no Brasil, mas foram extintos 544 mil. Por outro lado, o nmero das microempresas na economia brasileira considervel. As empresas com at quatro pessoas representam 83% do total. Quando somadas aos negcios com nmero de funcionrios entre cinco e 19, esse percentual aumenta para 96,9% Revista Ensino Superior maro de 2008. O Empreendedorismo estimulado ou impulsionado por fatores positivos e negativos. No caso do Empreendedorismo de Necessidade - ligado necessidade de sobrevivncia da pessoa, este estmulo NO se caracteriza e justifica por:

Resposta Resposta Selecionada: Resposta Correta: c.


Surgimento de alguma nova necessidade por servios ou produtos, no mercado.

c.
Surgimento de alguma nova necessidade por servios ou produtos, no mercado.

A alternativa correta : Surgimento de alguma nova demanda por servios ou Feedback da resposta: produtos, no mercado.

O Empreendedorismo de Necessidade caracterizado por uma questo de sobrevivncia da pessoa que teve suas condies de sustento alteradas por alguma eventualidade. Neste caso, o surgimento de uma nova demanda no mercado um fator positivo, no ligado a uma piora das condies gerais de sustento da pessoa. Da ser esta a alternativa correta.

Entender da forma a mais aprofundada possvel, seu Produto ou Servio importantssimo ao empreendedor de sucesso, tais como necessidade, percebido, atributo e desejo. Algumas palavras acabam por se apresentar como vitais a esse pleno entendimento. Qual palavra abaixo, pode ser irrelevante no entendimento do que seria o Produto? (Vide material complementar). Resposta Resposta Selecionada: Resposta Correta: Feedback da resposta: b. Produto Percebido; d. Caractersticas do Produto;

Resposta correta: Caractersticas. Como se pode denotar na definio aceita e enunciada, no Material Complementar Empreendedorismo 3, todas as palavras exceto Caractersticas nele verificado. Tudo porque caracterstica definidor de Objeto e no de Produto, uma vez que ao definir a cada caracterstica uma forma ou condio, transformando-a em atributo. 0 em 0.2 pontos

Pergunta 2

Bangs (1998), cita diferentes razes para o insucesso dos empreendimentos. Uma diretamente ligada a da no potencializao de utilizao, do principal recurso tangvel (o tempo para ganhar experincia) que se possa ter. Qual das razes abaixo estamos abordando? Resposta Resposta Selecionada: Resposta Correta: Feedback da resposta: e. Expanso inexplicada. a. Falta de experincia;

Resposta correta: Falta de experincia. Sabemos que por princpio o principal recurso tangvel o Tempo. E, entre as possveis razes explicitadas, a nica, diretamente veiculada e dependente do tempo a Falta de Experincia. 0.2 em 0.2 pontos

Pergunta 3

De acordo com Bangs (1998) existem vrios aspectos chave que devem ser focados num bom plano de negcio. Eles devem focar essencialmente: Resposta Resposta Selecionada: Resposta Correta: Feedback da resposta: c. Em que negcio estamos, o que se vende e qual o seu mercado; c. Em que negcio estamos, o que se vende e qual o seu mercado; De acordo com Bangs, os aspectos chave que devem ser focados so: em que negcio estamos, o que se vende e qual o seu mercado. 0.2 em 0.2 pontos Grande parte das atividades empresariais requer investimento de diferentes grandezas dentro do planejamento financeiro. O incio de um empreendimento, de forma igual seno superior a quaisquer outras atividades, requer uma clara definio das necessidades de investimento. No Plano de Negcios que parte deve tratar das questes das necessidades financeiras? Resposta Resposta Selecionada: Resposta Correta: e. Plano Financeiro. e.

Pergunta 4

Plano Financeiro. Feedback da resposta: Resposta correta: Plano Financeiro. Embora em diferentes momentos possamos citar diferentes valores, tais como apresentar um histrico do faturamento na Descrio da Empresa ou Evoluo de Vendas em Marketing e Vendas, no Plano Financeiro que se deve explicitar os investimentos necessrios a proposta do Plano de Negcio na verso apresentada. 0.2 em 0.2 pontos A rede de supermercados Assai, voltada antes ao atacado e tambm ao varejo, redirecionou sua posio fixando-se no objetivo de atender especialmente os pequenos comerciantes, bares, restaurantes, padarias e mercadinhos. Com isso seus resultados foram bem melhores que no modelo anterior. Isso demonstra que a empresa: Resposta Resposta Selecionada: Resposta Correta: Feedback da resposta: e. Repensou seu pblico alvo; e. Repensou seu pblico alvo; A rede Assai repensou seu pblico alvo, antes atendendo ao atacado e tambm ao varejo e atualmente focando o atacado do pequeno comerciante.

Pergunta 5

S-ar putea să vă placă și