Sunteți pe pagina 1din 16

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

CRNICAS DE UM EVANGELISTA
2 Edio Eletrnica 21/02/2010

Reproduo com autorizao do autor

PASTOR MURILO MENDES MACIEL (autor)

Apresentao
Crnicas de Um Evangelista uma obra teolgica que marcou o registro do inicio de um trabalho teolgico em Julho de 1996, tendo alcanado um pblico diversificado atingindo a populao independente da classe social e poder aquisitivo. Tendo a apresentao da obra impressa em 1998 pelo Dr. Ronaldo Aparecido Laposta. Agora tenho o prazer de edita-la eletronicamente pela segunda vez agora com a sua capa como o impresso, para disponibilizar-la aos amantes da teologia. Uma linguagem simples, culta e profunda que o levar em crnicas abenoadas que renovaram as suas foras, fazendo Jesus mais perto a todos os momentos. (o autor)

Agradecimentos
Neste momento grandioso em que DEUS, o Pai Eterno, inspirou-me pelo Seu misericordioso e amoroso poder manifesto pelo ESPRITO SANTO em minha vida, venho agradecer por estes dom e graa maravilhosos de escrever estas crnicas para voc, amigo, desfrutar das bnos e refrigrios vindos do Seio de Abrao para toda a humanidade. Primeiramente, agradeo tambm a DEUS, o DEUS VIVO, que transformou minha vida, capacitando, inspirando e instruindo-me com o Seu Esprito atravs de Sua Santa e Bendita Palavra, a Palavra de DEUS, para produzir esta obra para sua meditao. Agradeo tambm a JESUS, chamado CRISTO, o Filho do DEUS VIVO, que retirou-me do lamaal do pecado, dando Seu amor e Sua luz para brilhar nas trevas, levando assim a Verdade, a Palavra transformadora de DEUS a voc, amigo amado, e a todos os homens que esto sobre a face da Terra. Agradeo tambm ao ESPRITO SANTO, que na Era da GRAA de CRISTO, est agitando as guas espirituais da IGREJA CRIST, propagando desta forma por intermdio de seus vasos eleitos o EVANGELHO de CRISTO. Agradeo a todos que tenham cooperado, direta ou indiretamente, nesta obra, em especial, minha dedicada esposa, familiares e irmos em Cristo. Agradeo ainda aos nossos patrocinadores, que possibilitaram a concretizao da presente obra e dedico esta literatura a algum especial que necessita destas palavras, necessita de alimento espiritual, para que

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

verdadeiramente possa ser cristo. Este Livro dedicado a voc Leitor amigo. DEUS O ABNOE. Amm. Amm. (o autor)

Introduo
A Paz e o amor de DEUS estejam com voc, amigo e Leitor amado! Em um pas como o nosso, emergente do subdesenvolvimento, onde injustias mil deparam-se conosco a cada momento, pobreza, fome, desemprego, medo, pnico e angstias fazem parte de nossa sociedade e nosso dia-a-dia. Em resposta a todo este estado de coisas em que se encontra a nossa sociedade chegada a Palavra de DEUS a voc, amigo amado, caro Leitor, na forma destas crnicas que espelham a grandeza e a maravilha da obra de CRISTO para voc. Atravs delas o ESPRITO SANTO fala de bno, vitria e esperana, da importncia de ser CRISTO, da maravilha de conhecer a CRISTO, da Felicidade Transbordante que habita em cada corao e mente sinceros para com o DEUS VIVO, o Criador dos Cus e da Terra, e de todos os planetas de nosso conhecido Sistema Solar. Terra Ele concede ser povoada pelos seres humanos, feitos imagem e semelhana de DEUS, sendo feitos almas viventes pelo sopro de vida, sopro este que lhes concedeu flego de vida para viverem em harmonia com Seu Criador para todo sempre. Amm. Amm. Nota: As crnicas aqui mencionadas, com exceo do captulo IX, foram desenvolvidas a partir de textos j publicados nos jornais locais (Jornal de Botucatu, Dirio da Serra e Jornal Painel). (o autor)

CAPTULO 1 JESUS O CAMINHO


Eu seu o caminho, a Verdade e a Vida, ningum vai ao Pai seno por mim. (So Joo 14.6) Que o caminhar divino esteja com voc, amigo amado! A vida do ser humano, vivente sobre a Terra, proporciona a cada pessoa por um motivo ou outro um vazio interior imenso, um vasto deserto dentro de todos que vivem distanciados do DEUS VIVO, um amoroso e misericordioso Senhor que derrama Suas bnos e a Sua Graa sobre todos e para todos.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Muitas vezes perguntamos a ns mesmos: que caminho seguir? Que rumo tomarmos em nossas decises, muitas delas importantssimas para o futuro de nossas vidas e de nossos familiares. As questes vo fluindo aos poucos se entristecendo, a felicidade parece estar se esvaindo de nossas vidas. Em meio a toda essa situao que surge o sentimento de solido, sem possuirmos a quem recorrer. A cada porta que se bate no h resposta, a cada conforto que se busca no se acha consolo. E, assim, persiste o homem nesta busca interior, que todos os seres humanos uma vez em suas vidas empreenderam na nsia de encontrar alguma, coisa que o satisfaa, algo que o guie ou ainda algum que o conduza em segurana durante todo o seu caminhar sobre a face desta Terra repleta de angstia e desespero. Neste mundo que se isola a cada dia mais e mais, afastando o ser humano de uma convivncia social sadia e confortante, muitos padecem desses males, males que aos poucos corroem a mente e o corpo de cada indivduo. Existe uma boa explicao para todo este estado em que se encontra a humanidade: o mundo est no maligno, imprio de Satans, o inimigo de todas as almas do Universo que, se sozinhas, acham-se indefesas, vulnerveis a suas iluses e suas astutas ciladas, que nos cercam a cada instante de nossas vidas. Tem-se a impresso de que tudo est perdido, mas esta impresso v, ilusria, como todas as outras ciladas astutas que nos so colocadas frente do inimigo de nossas almas. Para dissipar todas as trevas de nosso caminho e trazernos uma luz pura e santa, renovadora de foras, que consegue dar-nos vitalidade e nimo espiritual. Esta luz gloriosa, que emanada diretamente do trono de DEUS, chega at todos ns atravs do Sacrifcio vicrio de CRISTO, o Cordeiro de DEUS que tira o pecado do mundo, um CRISTO vivo, ressurreto, real e poderoso no somente em palavras, mas atuante para com cada um que se chega humildemente a Seus ps, reconhecendo JESUS como nico e suficiente Salvador de suas almas e o nico capaz de garantir uma vida eterna no porvir, vida maravilhosa, preparada para cada homem ou mulher que esteja firme com o MESTRE AMADO, o libertador de nossas almas, durante o caminhar dirio de nossas vidas, para, procedendo desta forma, sermos merecedores de entrarmos na Nova Jerusalm pelas portas, onde ali ento desfrutaremos de um refrigrio pleno proporcionado por DEUS. Que as bnos do ETERNO DEUS repousem sobre todos os que estejam sobre esta vitria triunfante, alicerados e firmes com CRISTO JESUS. Amm. Amm.

CAPTULO 2 A MARAVILHOSA GRAA DE CRISTO


dizer-me: a minha graa te basta, ... (II Corntios 12.9)

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Que a Paz do DEUS VIVO, o Criador dos Cus e da Terra, esteja com voc, amigo amado! Maravilhas mil caem sobre ns, como as gotas de orvalho que se formam durante a noite, como o resplendor das estrelas avistadas pelos homens, mulheres e crianas, que inmeras vezes em suas vidas contemplam esta no singela mas grandiosa manifestao da obra das potentes mos de JAHVEH-JIR, o Senhor da Providncia, o Criador de todo o Universo, composto de tantas galxias e constelaes, que se transpe alm das estrelas, onde o homem, mesmo com sua alta tecnologia, no pode atingir, porm, apenas contemplar a sua vastido e reconhecer em sua majestade a grandeza do DEUS VIVO. A grandeza do Senhor no fica expressa apenas na obra criadora que se encontra a nossa volta, por toda a vastido do nosso planeta, a Terra, porque o Criador derramou a Sua graa desde a fundao do mundo sobre toda qualidade de temperamento humano! Uma graa maravilhosa, a qual nunca apresentou distino de raa entre os homens, divergncia entre credos, sim; realmente esta graa, com que ns nascemos convivendo, muitas, vezes no a percebemos ou at nem temos conhecimento de sua existncia. a graa chamada e comumente conhecida por graa comum, aquela que proporciona o descanso para a lavoura, o calor para aquecer-nos do frio, a chuva para regar a plantao, os pastos verdejantes que alimentam os rebanhos, os gados donde vem a carne tambm para nos suster. Vemos, que desde a Criao da humanidade, o DEUS ETERNO, o Mantenedor do Universo, tem procedido da mesma forma. Mesmo com o passar do tempo, o DEUS VERDADEIRO, tendo oniscincia e onipotncia, sempre teve conhecimento da dureza do corao humano, da dificuldade do homem em manter-se em retido, seguindo sua vida em fidelidade. Devido a essa natureza, a maldade se multiplicou sobre a Terra, e Satans, a antiga serpente, ento persuadiu ainda mais a mente humana, distanciada de Seu Criador. DEUS, o Pai misericordioso, no exterminou totalmente a raa humana que fizera com tanto amor e carinho. Mesmo com imensa dor no corao, por realizar tamanho sacrifcio, o Senhor envia a esta Terra a Graa de CRISTO (Graa que veio a este mundo regando a terra de Jerusalm com sangue justo), o nico Justo, que caminhou sobre a terra operando milagres e prodgios para aproximar dEle cada vida que desconhece ou ignora Sua misericrdia, manifesta pelo Seu poder e derramada pela sua Graa, a GRAA DE CRISTO. neste tempo que estamos vivendo hoje, sob a GRAA DE CRISTO, a qual concede a todos os homens a maravilha de conhecerem a CRISTO JESUS e viverem fielmente, segundo Seus ensinamentos, santos e benditos. Assim, todos que estiverem nesta Graa maravilhosa podero entrar pela Porta, ou, quando repousar no Senhor, aguardar no Seio de Abrao. Agora, animemo-nos, pois se estamos na GRAA DE CRISTO possumos tranqilidade para seguir a vida em passos firmes, com nimo e esperana de um porvir glorioso. DEUS o abenoe. Amm.Amm.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

CAPTULO 3 TEMPO DE VIVER


...h tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou... (Eclesiastes 3.2) Que a ampulheta divina esteja com voc, amigo amado! H um tempo para tudo sobre a face da vastido compreendida pelo nosso planeta Terra, que destinado pelo grande e eterno soberano, o Senhor dos Exrcitos. O Senhor de quem falamos tardio na Sua ira e justia, concedendo um espao de tempo mais do que necessrio para que a humanidade tome conhecimento de Sua real existncia, e Seu poder infinito e eterno. Esta existncia manifesta pelas obras poderosas que norteiam o tempo e o espao, obras em que raramente o homem _ que vive agitado, com sua vida turbulenta, em ritmo acelerado _ repara: dos luminares celestes, criados pelo grande Arquiteto do Universo. Por exemplo: O maravilhoso DEUS ETERNO, quando fundou o Universo, criou um luzeiro maior, para que este governasse o dia _ este o nosso querido e apreciado Sol. Criou ainda, para governar a imensido do nosso cu durante as noites, um luminar menor _ esta a nossa amada Lua, que tanto inspira poetas e apaixonados at o dia de hoje. O ser humano espelhasse nessas maravilhas que mostram a todos o poderio e a autoridade de DEUS sobre todos os seres criados no Universo. Tantos, os anjos, seres celestiais, criados para servir e adorar somente a DEUS, como os homens, criaturas humanas, criadas imagem e semelhana dAquele que as formou, do p da terra, assoprou em suas narinas o flego de vida, tornando-as almas viventes... Criou inventos fabulosos com o intuito de marcar o seu tempo, orientando e regrando a cada ato da vida humana, durante todo o perodo de sua vida, concedido benevolentemente pelo DEUS VIVO, o DEUS de justia, puderam de todo o Universo. Os inventos humanos puderam agilizar as aes humanas, mas no, substituir totalmente o tempo terrestre determinado pelo glorioso Criador. Tambm determinado por DEUS o tempo espiritual, no importando para o Pai Amado o estado em que a alma humana se encontre. Almas iludidas pelos prazeres oferecidos nesta vida, prazeres vos que persistem em destruir a integridade e a razo de cada pessoa que esteja em busca de uma vida real, uma vida abundante. Uma vida em abundancia de paz, amparo e esperana o que encontramos no tempo de nascer. Nascer para CRISTO, conhecendo o Seu exemplo e seguindo os Seus passos santos, que deixaram pegadas eternas, as quais abalam poderosamente os coraes sedentos de gua viva. Saciando nossa sede com gua que jorra infinitamente para a vida, somos abenoados por DEUS, livrando-nos do tempo de morrer espiritualmente, reservando-nos a Graa abenoada de descansarmos nos braos ternos do Senhor.Ento, os filhos de DEUS, herdaro a sua prometida glria eterna junto do Senhor dos Exrcitos. Amm.Amm.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

CAPTULO 4 UM PRESENTE PARA O PAI


...Pai nosso que ests no cu, santificado seja o teu nome, venha o teu reino, faa-se a tua vontade assim na terra como no cu. (So Mateus 6.9-10) O amor de DEUS esteja com voc, amigo amado! Que amor poderoso podemos sentir, forte, sincero, eterno, que vem dos pais aos filhos e deveria ser recproco dentro de uma famlia unida e reunida no amor verdadeiro manifesto, do seio familiar para toda a humanidade. Amor, amor ao pai que nos gerou materialmente, que nasce instintivamente desde que deixamos o ventre materno, ao comearmos a conhecer o mundo que nos rodeia, aquele que est nossa volta, passamos a fazer parte do mesmo. Que maravilhoso, lembrarmos todos os anos, durante todo um dia, dos momentos gratificantes e felizes que desfrutamos como nosso pai, o chefe de nossa famlia, que com o passar dos anos vamos aprendendo a am-lo e honr-lo mais e mais, a cada dia de nossas vidas. bom ter pai para abraar, para retribuir todo um sacrifcio feito em prol de nosso crescimento e desenvolvimento, nos amparando e velando a cada instante de nossas vidas, para que sejamos bem sucedidos em nossos intentos e protegidos de todos os males. Sabemos que a experincia dos antigos nos afirma sobre o comportamento dos filhos para com os pais, que nem sempre o desejvel. Muitos discutem com seus pais, desobedecendo aos que DEUS designou, no apenas como formadores, mas tambm, orientadores, chegando a extremos na discusso, gerando desse atrito a agresso fsica, moral e at mesmo psicolgica. No. No desse modo que se trata um pai, nem que se agrada a DEUS, mas sim amando e honrando dignamente primeiro a DEUS sobre todas as coisas e a nossos pais para que se prolonguem os nossos dias durante nossa existncia sobre a face da Terra. AMOR E HONRA devemos render ao Senhor dos Cus e da Terra, que est assentado no trono de DEUS. Que maneira melhor seria darmos nesse momento precioso de meditao um presente para o PAI, o PAI CELESTE, O Fundador de toda vastido do Universo. Que presente deseja DEUS de cada vida, seja homem, mulher ou criana? Ouro, prata, pedras preciosas, dinheiro vontade? No. Nada disso satisfaz nem agrada o corao de DEUS. JAHVEH-SHALOM, o Senhor da Paz, o Amor derramado a todos os homens, deseja uma entrega total do corao, sinceridade de propsito para que o ESPRITO SANTO possa transformar totalmente a vida do CRISTO para que este habite feliz com seu PAI na segurana da Sua Glria Eterna. Amm. Amm.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

CAPTULO 5 A QUEDA DA MURALHA DE JERIC


...E o muro caiu abaixo, e o povo subiu cidade, cada qual em frente de si, e tomaram a cidade. (Josu 6.20) A vitria do DEUS VIVO esteja com voc, amigo amado! O vento espiritual que sopra aonde quer, cruzou mares, transps montes e percorreu caminhos. Mares bravios e turbulentos foram acalmados, montes imensos que a princpio pareciam intransponveis foram superados, caminhos tortuosos, esburacados, com obstculos a frente e um horizonte parecendo to distante foram aplainados e aperfeioados. Ento, o horizonte j no parece mais to distante, pois as dificuldades so reduzidas e a jornada torna-se proveitosa, convertendo a pena em alegria e refrigrio. Aps o ESPRITO SANTO, o Vento espiritual da parte do SENHOR ter percorrido e vencido todos esses impedimentos, chega agora at voc, amigo amado, falando de vitria e esperana. Jeric era uma cidade fortificada, respeitada pelas cidades de sua vizinhana e povos que a rodeavam. Possua sua fortificao uma imensa muralha que dimensionava aproximadamente cem metros de altura por trinta metros de espessura. Como costume antigo das cidades fortificadas a dimenso da muralha de Jeric no merecia desprezo por parte da populao que sobre ela mantinha suas casas, ruas e comrcio. Toda essa rotina costumeira era quebrada nas pocas de batalha, ocasio em que todos uniam-se para proteger seu territrio, resistindo e finalmente derrotando seu inimigo. Ento, aos poucos, todos voltavam a sua rotina costumeira. Mas algo estava para acontecer, o DEUS DE ISRAEL, JAHVEH-NISSI (o Senhor Minha Bandeira), trazia a frente Seu estandarte e marchava juntamente com o Seu povo, e estando a frente de Israel, providenciava seu livramento. Desde quando partiram do Egito, JAHVEH, o SENHOR, caminhava com Seu povo concedendo vitrias, maravilhas e livramentos necessrios que Suas palavras e promessas surtissem efeito e tivessem a plenitude de seu cumprimento. Chegando prximo a regio de Jeric, ficam os guerreiros israelitas atemorizados frente imponente e imensa muralha, intransponvel, a princpio, como os montes, quando se os avista ao longe. Mas uma fora real, uma fortaleza estava com Josu e os israelitas que vinham marchando desde o Egito. E todos os israelitas obedeceram fielmente as instrues dadas pelo Senhor Eterno dadas a Josu, filho de Num, servo do DEUS ALTSSIMO, varo valoroso que, certo da vitria maravilhosa que seria e foi realizada pelo Senhor dos Exrcitos, o DEUS TODO-PODEROSO, ordenou pela vontade de Seu DEUS que fossem tocadas as trombetas. Sete trombetas de chifres de carneiros, tocadas as sete vezes e, ao ltimo toque, gritaram todos com grande grito e a obra de livramento foi perfeita, pois a muralha de Jeric ruiu e veio ao cho, a, ento, o DEUS VERDADEIRO, retirava a pedra do caminho de Seu povo escolhido; o obstculo assustador fora derribado, colocado ao cho em runas para o caminho estar livre para a passagem de Israel. Que livramento

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

perfeito e maravilhoso nos relata o grande ELSHADAI, o TODO-PODEROSO, Aquele que ampara e sustenta aquele que ama. Semelhante a este livramento que hoje oferecido a voc vitria sobre suas dificuldades, enfermidades ou dvidas que surjam em sua mente. Essa vitria perfeita, capaz de, como a muralha veio ao cho, derribar tudo o que impede sua paz e felicidade, somente na Pessoa de CRISTO JESUS e Seu nome poderoso. nesse nome abenoado que obtemos a vitria diria para nossas vidas, vidas crists fortalecidas no poder de DEUS. Poder transformador que abre nossa viso e nos aproxima do horizonte eterno, reservado na Nova Jerusalm, a Cidade do Grande Rei, onde todos que perseverarem no Caminho de CRISTO herdaro a coroa da vida, vivendo e louvando eternamente ao Senhor da Vida, uma abundante vida, sem sofrimentos e angstia, dores ou morte. Esta a vida que aguarda voc, meu amigo, se estiver firme com CRISTO. Amm.Amm.

CAPTULO 6 DE ONDE ME VIR O SOCORRO?


Elevo os olhos para os montes: de onde me vir o socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez os cus e a terra. (Salmos 121.1) O socorro de CRISTO esteja com voc, amigo amado! Como no passado remoto, ainda hoje a humanidade busca socorro, refgio do pnico e do terror demonstrado pela nossa sociedade selvagem, que devora-nos a cada instante. Uma populao perdida e desorientada frente monstruosa selva de pedra. Arranha-cus, edifcios, metrs e os coletivos fazem parte da vida agitada das grandes, mdias ou so conhecidos das pequenas cidades interioranas de nossa nao. O Ungido de DEUS, o Filho do DEUS, VIVO, admoesta todos os homens em Sua Palavra Eterna, a Escritura Sagrada de JAHVEH, o Senhor, sobre os montes descritos pelo salmista, inspirado pela divina providncia do Eterno, o Pai Amado que est nos cus, assentado no seu Santo Trono, para que o temor de DEUS fosse tomado como advertncia adorao ilusria dos dolos, os baalins, que estavam situados nos montes, no culto aos demnios. Estes montes ilusrios so contrastados com JAHVEHJIR, o Senhor da Providncia, o DEUS de Israel e Seu monte santo, o Monte de Sio, que no se abala. A abominao se apresenta atraente, cativando os olhos do fraco ser humano que, desamparado, rende-se seduo demonaca dos dolos, demnios, agentes inquos de Satans, o diabo. Na atualidade, vivida diariamente em nosso cotidiano, a busca da humanidade continua, mas os dolos dos montes hoje se apresentam de uma forma diferente. Mascarados pelo progresso tecnolgico, muitas vezes chegam at os lares indefesos por meio dos televisores, com programaes violentas e perniciosas que, aos poucos, vo moldando a juventude, que cresce iludida e desamparada,

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

devido sua cegueira espiritual e seu afastamento da presena transformadora do Misericordioso DEUS VIVO, o Senhor da Bno e da presena de vitria, que so encontradas no Monte de Sio, o Monte Santo, em que o descendente de David, o Messias de Israel, reinar um dia poderosamente. Hoje, Esse Rei dos Reis, poderoso Senhor, no vem julgar nem condenar, mas, sim, salvar (vidas), almas e transformar vidas mortas em vidas santificadas pelo sangue de CRISTO, vidas eternas que habitaro na Cidade Santa. por esse motivo e certeza, que podemos, se formos CRISTOS AUTNTICOS, gozar j nesta vida esperana, paz e vitria no nome majestoso do Messias de Israel, JESUS NAZARENO, o Salvador das almas distanciadas de DEUS. Anime-se, amigo, pois CRISTO quem nos fortalece a cada dia, enquanto estivermos firmados na Rocha Eleita. Amm.Amm.

CAPTULO 7 A COMPAIXO DE JESUS PARA COM A MULTIDO


...E Jesus, saindo, viu uma grande multido e teve compaixo deles. (So Marcos 6.34) Que a graa de CRISTO esteja com voc, amigo amado! Ns nos embrenhamos no ntimo do ser de nosso amado e eterno Redentor, para no apenas conhecermos um pouco mais de Sua Histria e Seu testemunho de Vida, capaz de mudar o mais cruel dos homens, enchendo seu corao de bondade e misericrdia. Misericrdia e caridade so movidas pelo sentimento mais profundo e sincero de compaixo. As Sagradas Letras, o Livro por Excelncia, escrituras santas, inspiradas pelo nico DEUS VERDADEIRO, o Senhor dos Exrcitos, o Todo-Poderoso, que vive e reina eternamente, recebero uma ateno especial do Pai, da parte do Senhor, o PAI CELESTE, rico em poder e graa, quando tocando com o Seu dedo em duas placas de pedra gravou ali Seu estatuto e testemunho para que o homem reconhecesse o seu pecado e conduzisse seu caminho reta e dignamente, segundo a vontade do Senhor e a comunho do seu DEUS em seu cotidiano. No podendo ater-se s Leis concedidas pelo DEUS VIVO, o ser humano vaga como um barco deriva, sem possuir algum que o conduza pela sua rota no turbulento e tempestuoso mar desta vida temporal. Mar bravio, cheio de surpresas e intempries destruidoras que, a qualquer instante, podem vir na direo do indefeso barquinho com o intuito de afund-lo; est sua volta fazendo dessa ameaa uma constante em seu percurso rduo e temeroso. Um rebanho que no tem pastor, vagando em busca de quem o conduza pelas campinas, pelos vales e at mesmo florestas verdejantes. este o alvo da compaixo de CRISTO, demonstrada e manifesta pelo MESTRE AMADO, o Senhor da Vida, o Rei dos Reis, o nico Senhor que pode apascentar o perdido e desorientado rebanho, que se encontra merc de lobos famintos que salivam seus lbios quando contemplam o rebanho

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

desprotegido, sem direo, totalmente sua disposio, uma presa fcil para um astuto caador que, espreita em uma tocaia espera o exato momento de seu, ataque fulminante. Acalme-se, ovelha amiga, esse ataque desta vez no pode ser to certeiro como os anteriores. Desta vez, meu querido amigo, voc j est a par das astutas ciladas do diabo, empregadas pelo adversrio de nossas vidas, e saiba desde agora que JESUS, chamado CRISTO, o ungido do DEUS VIVO, no est morto, no est mais em um madeiro, cravado em uma cruz. No permanece crucificado em nossos dias, nem o deve estar nos momentos de nossas vidas. No, voc no poder ach-lo em uma sepultura, nem muito menos estampado em retratos, em camisetas ou qualquer tipo de propaganda, comercial ou no. Mas, sim, encontrar o MESTRE AMADO, a Senhor da Vida, o Bom Pastor, que um dia deu Sua vida por todas as ovelhas desgarradas, que vagavam errantes sobre a face desta Terra, como ovelhas que no tinham pastor. Eu e voc, amigo, fazemos parte desse rebanho, porque CRISTO JESUS padeceu, foi morto mas ressurgiu do Hades para a glria de DEUS e para a vida de toda alma que o aceita em seu corao e permite que o ESPIRITO DE DEUS transforme sua vida de densas trevas em luz, converta sua vida de espinhos em uma vida de jardins floridos, mude radicalmente o seu ser de um semblante derrotado para um semblante vitorioso onde os lrios reinam majestosamente. este tipo de vida que DEUS deseja para voc, caro Leitor. Que DEUS o abenoe e o torne um CRISTO VALOROSO, que com uma vida nova batalha pelo Evangelho de CRISTO, manejando poderosamente a Espada da Verdade, como um dos valentes do Rei David, valorosos guerreiros nas batalhas. Sim, amado, seja tambm um valente nas mos potentes de DEUS. Amm. Amm.

CAPTULO 8 MOISS O GRANDE LIBERTADOR


E aconteceu naquele mesmo dia que o Senhor tirou os filhos de Israel da terra do Egito (xodo 12.51) A paz que liberta esteja com voc, amigo amado! Ela pode parecer at mesmo algo estranho, alguma coisa surpreendente, at mesmo chegando a ser comovente e intrigante aos mseros olhos mortais, que a cada instante contemplam e vislumbram a magnificente e estupenda Obra realizada pelo DEUS VIVO, o Senhor da Vida e da morte. Ele um Senhor poderoso nas batalhas espirituais ou temporais, um DEUS desconhecido aos mpios, que, a bem mais de mil e quinhentos anos, ignoravam a verdade e a existncia de Um ser superior, mais que um ser supremo, mas um ser eterno. Denominavam desta forma_como DEUS desconhecido_quele que,

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

mesmo no O conhecendo, temiam por Sua existncia. Sim, amigo, amado, o DEUS ETERNO, DEUS dos cristos hoje em dia, por muitos permanece sendo o DEUS DESCONHECIDO. Desconhecido ou no, JAHVEH, o Senhor, foi o nico responsvel pela eleio, formao e nomeao de um varo valoroso para conduzir o povo do DEUS ETERNO, o Criador dos cus e da Terra, o formador da vida espiritual e material, conhecida ou no (vida no conhecida? Sim, amigo! No podemos afirmar categoricamente e tambm no podemos desacreditar nessa existncia, pois, DEUS criou todo o Universo e a Cincia avana com conquistas e novas descobertas). Demonstrando grande misericrdia e compaixo, o Senhor da Vida Eterna, o Senhor da Vida Abundante, resgatou das guas do rio Nilo um beb hebreu que encantou a princesa do Egito, a qual o adotou como seu querido filho, chamandoo de Moiss (quer dizer: tirado das guas). Moiss, o prncipe egpcio, foi crescendo em estatura e conhecimento, sendo instrudo em todas as cincias conhecidas da civilizao na poca dominante, a qual formava o jovem. Tambm, como era considerado filho da filha de Fara, possua formao militar. Sendo o Egito atacado pela Etipia, quem comanda as foras egpcias que expulsam os guerreiros etopes? Sim, amigo, Moiss, o general egpcio, quem comanda as foras vitoriosas. Veja, ento, amigo, o tamanho do amor de DEUS para com aquele povo. Esse Moiss, que descobre sua origem hebraica e conhece a DEUS, JAHVEH, o Senhor, o DEUS de Israel, recebe do Senhor mandado de livrar Israel do Egito. , amado, desta mesma forma DEUS, o PAI, ama ainda hoje cada alma perdida, cada vida que busca fugir da escravido do pecado, buscando fugir das garras de Satans. Para ns, hoje, como JAHVEH-JIR, o Senhor da Providncia, DEUS proveu o livramento para o povo de Israel; o PAI AMADO prov o Seu FILHO para o nosso Livramento. Que maravilha, amado! Sim, isso mesmo, JESUS, chamado CRISTO, vem a todo instante nos trazer uma novidade de vida. Ento, amigo, de mos dadas vamos viver no Senhor e viver marchando juntos rumo morada eterna! Animemo-nos, meu irmo, pois JESUS, com o PAI, nos espera na Sua glria. Amm. Amm.

CAPTULO 9 NEEMIAS OMBRO A OMBRO PARA RESTAURAR JERUSALM


...vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalm... (Neemias 2.17) A restaurao divina esteja em sua vida, amigo amado!

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

A Paz que constri, reedifica, restaura o abatido, a paz que aproxima todos os homens do trono do ALTSSIMO, o Senhor de Israel, nico Senhor, trazendo tranqilidade e conforto ao seu dia-a-dia. Por mais um instante o Senhor concede a mim e a voc, caro Leitor, a graa excelente que jorra do trono de DEUS, a graa espargida por EMANUEL a todos os viventes, formados do p da terra, semelhana do Criador Eterno, o Imperador de todo o Universo. Sim, meu amigo, meu irmo, DEUS ainda permanece falando conosco. Atravs da histria de Seu povo escolhido, o povo de Israel, a nao israelita, do testemunho de f dos inmeros vasos de DEUS que lutaram em prol do Evangelho de CRISTO. Falamos agora, recordando o passado de Israel, em que o Senhor dos Exrcitos dirigia Seu olhar de misericrdia a um povo que, mesmo liberto do Egito, conduzido pelo deserto, preservado da destruio total, ainda assim permanecia com seu corao endurecido, seu semblante abatido, sem foras para resistir ao inimigo de nossas almas, sem nimo para resistir s naes inimigas e opressoras. Abatidos, com o muro de Jerusalm fendido e, tendo suas portas incendiadas, os israelitas, mesmo em um estado de calamidade extrema, no abrangente apenas a parte material de um ps-exlio, mas principalmente a parte espiritual do povo de DEUS, o povo que DEUS escolhera. E elegera desde Abrao. Posso crer que ficaram felizes quando souberam da notcia de que o rei Artaxerxes havia nomeado seu copeiro como governador, dando-lhe ordem e autoridade (mesmo existindo oposio) para reedificar o muro de Jerusalm. Esse homem de DEUS conhecido tambm hoje em dia como um dos profetas menores e seu nome Neemias, profeta do DEUS dos Cus, o Senhor dos Exrcitos, o DEUS VIVO, que cumpre Suas promessas, livramentos e Sua justia. Sim, meu caro amigo, Esdras j estava ali, lutando para resgatar os israelitas para DEUS, atravs da leitura e meditao da Lei e dos Profetas, da aplicao dessa Lei como ordem formal e de que todos estivessem unnimes em adorao ao DESU VIVO. Ento chegado Neemias e as bnos do Senhor comeam a se completar, operando grande vitria e maravilha. Pois, em pouco tempo, o muro e as portas de Jerusalm j estavam reedificados. Novamente, aos poucos, tornavam a existir, no sobre a areia que o vento espalha, no sobre runas que se desmoronam, meu feliz amigo, mas, sim, sobre Rocha Slida a vida foi levantada. Aleluia! Louvemos ao Senhor, amigo e Leitor amado, pois essa vida que surgiu no muro de Jerusalm agora arde em nossos coraes, incendeia nossas vidas como uma chama que no se extingue e com uma luz que no se apaga, querido irmo. Sim, JESUS, que constri nossas vidas plenamente, a cada amanhecer, a cada despontar de um novo dia que surge no horizonte, JESUS renova nossa f, JESUS nos d confiana na Sua Palavra, a BBLIA SAGRADA. Sim, JESUS, JESUS, JESUS, sempre este nome deve estar conosco. Fiquemos com JESUS, pois no Seu nome poderoso somos co-herdeiros do reino e merecedores da Cidade Santa, a morada do DEUS dos Cus, onde est o trio do Senhor. Amm. Amm.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

CONCLUSO
Glria, glria, glria seja dada ao DEUS ETERNO, o Senhor dos Senhores, Rei dos Reis. ESPRITO de poder e maravilhas mil, o Consolador que opera milagres no meio do Povo Santo, um povo lavado e remido no Sangue de CRISTO. Sim, amigo, foi uma grande satisfao percorrer com voc por estas pginas, partilhando as maravilhas e exortaes da parte do MESTRE AMADO, o qual sacia nossa sede e mata nossa fome espirituais. Nunca, por mais difcil que parea a batalha, se desanime ou desespere. Mas lembre-se: Algum ressuscitou por mim e por voc, amado. Lembre-se sempre: JESUS, JESUS, JESUS. DEUS o abenoe. Murilo Mendes Maciel

VOCABULRIO
(geralmente, palavras, ttulos, ou expresses pouco conhecidas) DEUS: nome do Deus dos cristos, no importando a igreja, instituio terrestre que pertena quele que cr em Jesus Cristo e segue Seus ensinamentos. DEUS VIVO: Criador dos Cus e da Terra, Senhor, Eterno Deus, Deus Eterno, mantenedor do Universo, Deus verdadeiro, Pai Misericordioso, Senhor dos Exrcitos, Arquiteto do Universo, Deus de Justia, Norteador de todo Universo, Pai Amado, PAI, Pai Celeste, Fundador de toda a vastido do Universo, Senhor Eterno, Deus Altssimo, Deus Todo-Poderoso, Senhor da Vida, Eterno, Senhor da Providencia, Deus de Israel, Senhor da Bno, Todo-Poderoso, Deus dos cristos, Deus Desconhecido, Deus dos Cus: nomes de Deus. JAHVEH: Senhor. JAHVEH-JIR: Senhor da Providencia, o Senhor prover, no monte do Senhor se prover. JAHVEH-SHALOM: Senhor da Paz, o Senhor Paz. JAHVEH-NISSI: o Senhor minha bandeira. El-SHADAI: derivao da palavra hebraica shad; El: Todo-Poderoso, SHADAI: Aquele que agasalha, Aquele que ampara ou, ainda, Aquele que sustenta (como ua me a seus filhos recm-nascidos, como uma galinha a seus pintainhos). TRONO DE DEUS: trio do Senhor, Seio de Abrao, Santo Trono, morada eterna, Sua glria, Cidade Santa, morada do Deus dos Cus, Nova Jerusalm: nomes que retratam a habitao, esplendor e glria de Deus, tambm referindo-se ao Paraso, e o local de residncia dos cristos verdadeiros no porvir, onde habitaro com Cristo e louvaro eternamente a face de Deus.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

JESUS: o mesmo que EMANUEL, Deus Conosco, da palavra grega para o nome de Josu (hebraico). FILHO DO DEUS VIVO: Messias de Israel, Cordeiro de Deus, Cristo Jesus, Cristo, Senhor da Vida, Ungido de Deus, descendente de David, Rei dos Reis, poderoso Senhor, Majestoso Messias de Israel, Jesus Nazareno, Salvador das almas, Rocha Eleita, Mestre Amado, nico Senhor, Rocha Slida, Sangue de Cristo: nomes de Jesus, chamado Cristo. JOSU: do hebraico, libertador. MESSIAS: do hebraico, ungido, enviado, escolhido. CRISTO: ungido, da palavra grega para o nome Messias. MOISS: tirado das guas (do hebraico). NEEMIAS: copeiro do rei Artaxerxes, profeta do Senhor. ESDRAS: quer dizer ajuda; escriba restaurador do Templo de Jerusalm. ABRAO: quer dizer pai de uma multido, Pai da F, patriarca de Israel. ANJOS: criaturas celestiais feitas por Deus para louvar, bendizer e servir a Ele e aos homens. ESPIRITO SANTO: quer dizer Consolador, flego de vida, poder de Deus, Esprito de Deus, Esprito de Poder: a presena de Deus manifesta sobre a face da Terra e todo o Universo, conhecido ou no, Aquele que proporciona a graa comum e a Graa de Cristo, que consola o aflito e o oprimido, que transforma vidas, convertendo-as verdadeira e totalmente, ainda: a plenitude das guas espirituais, onde Jesus, agitando-as, opera com Seu poder. VIDA ETERNA: todo o sempre, Nova Jerusalm, refrigrio pleno, vitria triunfante, porvir glorioso, vida real, vida abundante, vida em abundncia, Vida, glria eterna, habite feliz com seu Pai, horizonte eterno, Cidade do grande Rei, Cidade santa, jardins floridos, lrios seriam majestosamente, morada eterna, Reino, morada do Deus dos Cus: nomes que nos falam de uma nova vida, ocasionada pelo Senhor Jesus, quando Ele passa a morar no corao humano, a, ento, tem incio uma vida que vai alm da morte, por toda a eternidade, na presena de Deus em louvor e adorao. SATANS: antiga serpente, diabo, maligno, imprio de Satans, inimigo de nossas almas, inimigo de todas as almas do Universo, adversrio de nossas vidas: nomes de um anjo perverso chamado anteriormente Lcifer e seus anjos seguidores, hoje conhecidos como Satans e seus demnios.

BIOGRAFIA
MURILO MENDES MACIEL: Consagrado ao Pastorado pela Igreja Missionria Glria de Deus, em 11 de fevereiro de 2001; Filiado ao Conselho Nacional de Pastores do Brasil CNPB; Filado a Ordem Federal de Telogos do Brasil OTIB;

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Filadlfia FATEFI, em 25 de Julho de 2007; CARTA PATENTE OTIB, em 13 de Novembro de 2008; VOTOS DE CONGRATULAES pela Cmara Municipal de Botucatu em19 de Abril de 1999; VOTOS DE CONGRATULAES pela Cmara Municipal de Botucatu em 13 de Agosto de 2007; CRONICAS DE UM EVANGELISTA 1.Edio Impressa 1998; CRONICAS DE UM EVANGELISTA 1.Edio Eletrnica 2008; PGINAS DE VIRTUDE 1.Edio Impressa 1999.

CRNICAS DE UM EVANGELISTA ...por volta do ano VI, antes de Cristo, nasce o Messias, libertador prometido a Israel, que, para surpresa de muitos, vem humildemente. E fala com simplicidade, ensinando as maravilhas de seu Pai. Seguindo a simplicidade de suas Palavras e o objetivo de seu Evangelho que esta obra chega at voc, amigo! (o autor)

Contato: MURILO MENDES MACIEL


PASTOR CNPB N16.622 TELOGO OTIB N44

e-mail: macielmurilo@bol.com.br

S-ar putea să vă placă și