Sunteți pe pagina 1din 25

Supremo Tribunal Federal

Dirio da Justia de 02/06/2006 03/11/2005 TRIBUNAL PLENO AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 1.950-3 SO PAULO RELATOR REQUERENTE ADVOGADO REQUERIDO REQUERIDA ADVOGADO(A/S) ADVOGADO(A/S) : MIN. EROS GRAU : CONFEDERAO NACIONAL DO COMRCIO CNC : JOS EDUARDO RANGEL DE ALCKMIN : GOVERNADOR DO ESTADO DE SO PAULO : ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SO PAULO : YURI CARAJELESCOV : DIANA COELHO BARBOSA

EMENTA: AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. LEI N. 7.844/92, DO ESTADO DE SO PAULO. MEIA ENTRADA ASSEGURADA AOS ESTUDANTES REGULARMENTE MATRICULADOS EM ESTABELECIMENTOS DE ENSINO. INGRESSO EM CASAS DE DIVERSO, ESPORTE, CULTURA E LAZER. COMPETNCIA CONCORRENTE ENTRE A UNIO, ESTADOS-MEMBROS E O DISTRITO FEDERAL PARA LEGISLAR SOBRE DIREITO ECONMICO. CONSTITUCIONALIDADE. LIVRE INICIATIVA E ORDEM ECONMICA. MERCADO. INTERVENO DO ESTADO NA ECONOMIA. ARTIGOS 1, 3, 170, 205, 208, 215 e 217, 3, DA CONSTITUIO DO BRASIL. 1. certo que a ordem econmica na Constituio de 1.988 define opo por um sistema no qual joga um papel primordial a livre iniciativa. Essa circunstncia no legitima, no entanto, a assertiva de que o Estado s intervir na economia em situaes excepcionais. 2. Mais do que simples instrumento de governo, a nossa Constituio enuncia diretrizes, programas e fins a serem realizados pelo Estado e pela sociedade. Postula um plano de ao global normativo para o Estado e para a sociedade, informado pelos preceitos veiculados pelos seus artigos 1, 3 e 170. 3. A livre iniciativa expresso de liberdade titulada no apenas pela empresa, mas tambm pelo trabalho. Por isso a Constituio, ao contempl-la, cogita tambm da iniciativa do Estado; no a privilegia, portanto, como bem pertinente apenas empresa. 4. Se de um lado a Constituio assegura a livre iniciativa, de outro determina ao Estado a adoo de todas as providncias tendentes a garantir o efetivo exerccio do direito educao, cultura e ao desporto [artigos 23, inciso V, 205, 208, 215 e 217 3, da Constituio]. Na composio entre esses princpios e regras h de ser preservado o interesse da coletividade, interesse pblico primrio. 5. O direito ao acesso cultura, ao esporte e ao lazer, so meios de complementar a formao dos estudantes. 6. Ao direta de inconstitucionalidade julgada improcedente.

Supremo Tribunal Federal


ADI 1.950 / SP

A C R D O Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Ministros do Supremo Tribunal Federal, em Sesso Plenria, sob a Presidncia do Ministro Nelson Jobim, na conformidade da ata do julgamento e das notas taquigrficas, por maioria de votos, julgar improcedente a ao, nos termos do voto do relator. Braslia, 03 de novembro de 2005.

EROS GRAU

RELATOR

Supremo Tribunal Federal


03/11/2005 TRIBUNAL PLENO AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 1.950-3 SO PAULO RELATOR REQUERENTE ADVOGADO REQUERIDO REQUERIDA ADVOGADO(A/S) ADVOGADO(A/S) : MIN. EROS GRAU : CONFEDERAO NACIONAL DO COMRCIO CNC : JOS EDUARDO RANGEL DE ALCKMIN : GOVERNADOR DO ESTADO DE SO PAULO : ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SO PAULO : YURI CARAJELESCOV : DIANA COELHO BARBOSA

R E L A T R I O

O SENHOR MINISTRO EROS GRAU: A Confederao Nacional do Comrcio CNC ajuizou ao direta, com pedido de medida cautelar, na qual pleiteia a declarao de inconstitucionalidade do artigo 1 da Lei n. 7.844/92, do Estado de So Paulo.

2.

O preceito impugnado tem o seguinte teor:


Art. 1 - Fica assegurado aos estudantes regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino de primeiro, segundo e terceiro graus, existentes no Estado de So Paulo, o pagamento de meia-entrada do valor efetivamente cobrado para o ingresso em casas de diverso, de espetculos teatrais, musicais e circenses, em casas de exibio cinematogrfica, praas esportivas e similares das reas de esporte, cultura e lazer do Estado de So Paulo, na conformidade da presente lei.

3.

A requerente sustenta que o preceito impugnado colide com

os artigos 1701 e 1742 da Constituio do Brasil, porque institui

Art. 170. A ordem econmica, fundada na valorizao do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social, observados os seguintes princpios: I - soberania nacional; II - propriedade privada;

Supremo Tribunal Federal


ADI 1.950 / SP indevida interveno do Estado-membro no domnio econmico. Sustenta que h, tambm, no caso, inconstitucionalidade formal. Afirma que a interveno na economia somente cabvel, em termos excepcionais, Unio. 4. A Assemblia Legislativa rebate a alegao de

inconstitucionalidade formal, ressaltando que, nos termos do artigo 24, inciso I, da CB/88, os Estados-membros detm competncia concorrente para legislar sobre direito econmico, que configuraria, no caso em exame, competncia legislativa plena, visto que a lei na qual se insere o dispositivo impugnado regulamenta campo no explorado por lei federal. Destaca que a estipulao de meia-entrada no significa fixao de preos. Aduz, por fim, que o objetivo da

III - funo social da propriedade; IV - livre concorrncia; V - defesa do consumidor; VI - defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e servios e de seus processos de elaborao e prestao; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003) VII - reduo das desigualdades regionais e sociais; VIII - busca do pleno emprego; IX - tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constitudas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administrao no Pas. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 6, de 1995) Pargrafo nico. assegurado a todos o livre exerccio de qualquer atividade econmica, independentemente de autorizao de rgos pblicos, salvo nos casos previstos em lei.
2

Art. 174. Como agente normativo e regulador da atividade econmica, o Estado exercer, na forma da lei, as funes de fiscalizao, incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor pblico e indicativo para o setor privado. 1 - A lei estabelecer as diretrizes e bases do planejamento do desenvolvimento nacional equilibrado, o qual incorporar e compatibilizar os planos nacionais e regionais de desenvolvimento. 2 - A lei apoiar e estimular o cooperativismo e outras formas de associativismo. 3 - O Estado favorecer a organizao da atividade garimpeira em cooperativas, levando em conta a proteo do meio ambiente e a promoo econmico-social dos garimpeiros. 4 - As cooperativas a que se refere o pargrafo anterior tero prioridade na autorizao ou concesso para pesquisa e lavra dos recursos e jazidas de minerais garimpveis, nas reas onde estejam atuando, e naquelas fixadas de acordo com o art. 21, XXV, na forma da lei.

Supremo Tribunal Federal


ADI 1.950 / SP lei atacada facultar e fomentar o acesso cultura aos estudantes [fls. 28/50].

5.

O Governador do Estado de So Paulo sustenta a existncia

de conformidade entre o preceito hostilizado e os artigos 23, inciso V3, e 24, incisos I, IX e XV4, da Constituio do Brasil. Alega que a lei paulista no contraria a liberdade de empresa dos promotores de eventos, eis que encontra sua base na diretriz que emerge dos artigos 2055, 208, inciso V6, 2157 e 217, 38, da Constituio [53/65].

6.

A medida liminar foi indeferida, por ausncia de

periculum in mora, j que o lapso temporal decorrido entre o incio

Art. 23 competncia comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios: ............ V proporcionar os meios de acesso cultura, educao e cincia. Art. 24 Compete Unio, aos Estados e ao Distrito concorrentemente sobre; I direito tributrio, financeiro, econmico e urbanstico; ............. IX educao, cultura, ensino e desporto; ............. XV proteo infncia e juventude; Federal legislar

Art. 205. A educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. Art. 208. O dever do Estado com a educao ser efetivado mediante a garantia de: .................. V - acesso aos nveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criao artstica, segundo a capacidade de cada um; Art. 215. O Estado garantir a todos o pleno exerccio dos direitos culturais e acesso s fontes da cultura nacional, e apoiar e incentivar a valorizao e a difuso das manifestaes culturais. Art. 217. dever do Estado fomentar prticas desportivas formais e no-formais, como direito de cada um, observados: ................. 3 - O Poder Pblico incentivar o lazer, como forma de promoo social.

Supremo Tribunal Federal


ADI 1.950 / SP da vigncia da lei questionada e o ajuizamento da ao direita superior a seis anos [fls. 92/101].

7.

O Advogado-Geral da Unio pugnou pela improcedncia do

pleito, aduzindo que o preceito atacado formal e materialmente compatvel com os preceitos constitucionais [fls. 106/113].

8.

O Procurador-Geral da Repblica opinou pela improcedncia

do pedido de declarao de inconstitucionalidade, destacando que os Estados-membros detm competncia legislativa para editar normas que assegurem aos estudantes o direito ao pagamento de meia-entrada em espetculos culturais, esportivos e de lazer. Acrescentou que, ante os termos do artigo 1, da Medida Provisria n. 2.208/019, normas sobre descontos concedidos a estudantes so, em princpio, de carter especfico.

o relatrio, do qual devero ser extradas cpias para envio aos Senhores Ministros [RISTF, artigo 172].

Art. 1 A qualificao da situao jurdica de estudante, para efeito de obteno de eventuais descontos concedidos sobre o valor efetivamente cobrado para o ingresso em estabelecimentos de diverso e eventos culturais, esportivos e de lazer, ser feita pela exibio de documento de identificao estudantil expedido pelos correspondentes estabelecimentos de ensino ou pela associao ou agremiao estudantil a que pertena, inclusive pelos que j sejam utilizados, vedada a exclusividade de qualquer deles.

Supremo Tribunal Federal


03/11/2005 TRIBUNAL PLENO AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 1.950-3 SO PAULO V O T O

O SENHOR MINISTRO Eros Grau (Relator): Trata-se de ao direta na qual a Confederao Nacional do Comrcio CNC questiona a constitucionalidade da Lei n. 7.844/92, do Estado de So Paulo, que assegura aos estudantes o direito ao pagamento de meia-entrada em espetculos esportivos, culturais e de lazer.

2.

Afasto desde logo a alegao de inconstitucionalidade

formal. Bem ao contrrio do que sustenta a requerente, no apenas a Unio pode atuar sobre o domnio econmico, isto , na linguagem corrente, intervir na economia. No somente a Unio, mas tambm os Estados-membros e o Distrito Federal, nos termos do disposto no artigo 24, inciso I, da Constituio do Brasil1, detm competncia concorrente para legislar sobre direito econmico. Tambm podem faz-lo os Municpios, que, alm de disporem normas de ordem pblica que alcanam o exerccio da atividade econmica2, legislam sobre assuntos de interesse local, a abrangidos os atinentes sua economia, na forma do artigo 30, inciso I, da CB/883.

3.

Inexistindo lei federal regulando a matria, o Estado-

membro editou a lei atacada no exerccio de competncia legislativa

Art. 24. Compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: I - direito tributrio, financeiro, penitencirio, econmico e urbanstico;

Vide meu A Ordem Econmica na Constituio de 1988, 9 ed., Malheiros, So Paulo, 2004, p. 268. Art. 30. Compete aos Municpios: I - legislar sobre assuntos de interesse local;

Supremo Tribunal Federal


ADI 1.950 / SP plena, nos termos do disposto no artigo 24, 3, da Constituio do Brasil.

4.

No vislumbro, tambm no campo material, qualquer

inconstitucionalidade.

5.

certo que a ordem econmica na Constituio de 1.988

define opo por um sistema, o sistema capitalista, no qual joga um papel primordial a livre iniciativa. Essa circunstncia no legitima, no entanto, a assertiva de que o Estado s intervir na economia em situaes excepcionais. Muito ao contrrio.

6.

A ordem econmica ou Constituio econmica pode ser

definida, enquanto parcela da ordem jurdica, mundo do dever ser, como o sistema de normas que define, institucionalmente, determinado modo de produo econmica. A ordem econmica diretiva contemplada na Constituio de 1.988 prope a transformao do mundo do ser. Diz o seu artigo 170 que a ordem econmica [mundo do ser] dever estar fundada na valorizao do trabalho e na livre iniciativa e dever ter por fim assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social, observados determinados princpios. Constituio diretiva. Mais do que simples instrumento de governo, a nossa Constituio enuncia diretrizes, programas e fins a serem realizados pelo Estado e pela sociedade. Postula um plano de ao global normativo para o Estado e para a sociedade, informado pelos preceitos veiculados pelos seus artigos 1, 3 e 170. Os fundamentos e os fins definidos em seus artigos 1 e 3 so os fundamentos e os fins da sociedade brasileira.

Supremo Tribunal Federal


ADI 1.950 / SP 7. AVELS necessrio considerarmos, de outra banda, como anota NUNES4, que a interveno do Estado na vida econmica

consubstancia um redutor de riscos tanto para os indivduos quanto para as empresas, identificando-se, em termos econmicos, com um princpio de segurana: A interveno do Estado no poder

entender-se, com efeito, como uma limitao ou um desvio imposto aos prprios objectivos das empresas (particularmente das grandes

empresas), mas antes como uma diminuio de riscos e uma garantia de segurana maior na prossecuo dos fins ltimos da acumulao

capitalista. Vale dizer: a chamada interveno do Estado no domnio econmico no apenas adequada, mas indispensvel consolidao e preservao do sistema capitalista de mercado. No adversa

lgica do sistema, que em verdade no a dispensa como elemento da sua prpria essncia.

8. Dizendo-o

Assim de

porque mais

mercado os

uma

instituio so

jurdica.

modo

preciso:

mercados

instituies

jurdicas. A exposio de NATALINO IRTI5 incisiva: o mercado no uma instituio espontnea, natural no um locus naturalis mas uma instituio que nasce graas a determinadas reformas

institucionais, operando com fundamento em normas jurdicas que o regulam, o limitam, o conformam; um locus artificialis. O fato que, a deixarmos a economia de mercado desenvolver-se de acordo com as suas prprias leis, ela criaria grandes e permanentes males. Por mais paradoxal que parea dizia KARL POLANYI6 no eram apenas os seres humanos e os recursos naturais que tinham que ser protegidos contra os efeitos devastadores de um mercado auto-regulvel, mas tambm a prpria organizao da produo capitalista. O mercado,
4

D o c a p it a l is m o e d o so ci a l is m o, A t l n tid a Ed i tor a , p g . 1 25. 5 Lordine giuridico del mercato. 3a ed., Roma, Laterza, 1998.

C o imb r a ,

1 .97 2 ,

Supremo Tribunal Federal


ADI 1.950 / SP anota ainda IRTI7, uma ordem, no sentido de regularidade e

previsibilidade de comportamentos, cujo funcionamento pressupe a obedincia, pelos agentes que nele atuam, de determinadas condutas. Essa uniformidade de condutas que permite a cada as um desses a agentes serem

desenvolver

clculos

iro

informar

decises

assumidas, de parte deles, no dinamismo do mercado. Ora, como o mercado movido por interesses egosticos a busca do maior lucro possvel e a sua relao tpica a relao de intercmbio, a expectativa daquela regularidade de comportamentos que o constitui como uma ordem. E essa regularidade, que se pode assegurar somente na medida em que critrios subjetivos sejam substitudos por padres objetivos de conduta --- padres definidos no direito posto pelo Estado --- implica sempre a superao do individualismo prprio ao atuar dos agentes do mercado.

9.

A liberdade, de outra parte, como observei em outra

ocasio8, consagrada, no plano da Constituio de 1.988, principiologicamente, como fundamento da Repblica Federativa do Brasil e como fundamento da ordem econmica. Ao princpio d concreo, a prpria Constituio, nas regras (normas) inscritas, v.g., no seu art. 5 incisos II, VI, IX, XIII, XIV, XV, XVI, XVII, XX e 206, II.

10.

V-se para logo, destarte, que se no pode reduzir a

livre iniciativa, qual consagrada no artigo 1, IV, do texto constitucional, meramente feio que assume como liberdade econmica ou liberdade de iniciativa econmica.

A grande transformao As origens da nossa poca. Trad. portuguesa de Fanny Wrobel, 2a ed., Rio de Janeiro, Campus, 2000, pgs. 161 e 163. 7 Ob. cit., pg. 5. 8 A ordem econmica na Constituio de 1988, cit., pgs. 186 e ss.

Supremo Tribunal Federal


ADI 1.950 / SP 11. Dir-se-, contudo, que o princpio, enquanto fundamento

da ordem econmica, a tanto se reduz. Aqui tambm, no entanto, isso no ocorre. Ou dizendo-o de modo preciso : livre iniciativa no se resume, a, a princpio bsico do liberalismo econmico ou a liberdade de desenvolvimento da empresa apenas liberdade nica do comrcio, pois. Em outros termos: no se pode visualizar no princpio to-somente uma afirmao do capitalismo.

12.

O contedo da livre iniciativa bem mais amplo do que

esse cujo perfil acabo de debuxar.

13.

Ela expresso de liberdade titulada no apenas pela

empresa, mas tambm pelo trabalho. Por isso a Constituio, ao contempl-la, cogita tambm da iniciativa do Estado; no a privilegia, portanto, como bem pertinente apenas empresa.

14.

Da porque, de um lado, o artigo 1, IV, do texto

constitucional enuncia como fundamento da Repblica Federativa do Brasil o valor social e no as virtualidades individuais da livre iniciativa; de outro, o seu art. 170, caput, coloca lado a lado trabalho humano e livre iniciativa, curando porm no sentido de que o primeiro seja valorizado.

15.

Os preceitos atinentes ordem econmica contidos em

nossa Constituio no podem ser interpretados isoladamente, destacados da totalidade que o texto constitucional . Disse-o j esta Corte, no exame da ADI n. 319 QO, relator o Ministro MOREIRA ALVES, afirmando o poder do Estado de, por via legislativa, regular a poltica de preos de bens e servios. Dever de faz-lo, diria eu.

Supremo Tribunal Federal


ADI 1.950 / SP Funo, dever-poder9 de dar concreo s normas-objetivo10 veiculadas pelos artigos 3o e 170 da Constituio.

16.

No caso, se de um lado a Constituio assegura a livre

iniciativa, de outro determina ao Estado a adoo de todas as providncias tendentes a garantir o efetivo exerccio do direito educao, cultura e ao desporto [artigos 23, inciso V, 205, 208, 215 e 217 3, da Constituio]. Ora, na composio entre esses

princpios e regras h de ser preservado o interesse da coletividade, interesse pblico primrio. A superao da oposio entre os desgnios de lucro e de acumulao de riqueza da empresa e o direito ao acesso cultura, ao esporte e ao lazer, como meio de complementar a formao dos estudantes, no apresenta maiores dificuldades.

Ante o exposto, julgo improcedente o pedido formulado nesta ao direta.

Sobre a funo como dever-poder, vide EROS ROBERTO GRAU e PAULA FORGIONI, O Estado, a empresa e o contrato, Malheiros Editores, So Paulo, 2.005, pgs. 118119. 10 Vide meus A ordem econmica na Constituio de 1.988, cit, pgs. 150-151 e Ensaio e discurso sobre a interpretao/aplicao do direito, 3a edio, Malheiros Editores, Sao Paulo, 2.005, pgs. 128-132.

Supremo Tribunal Federal


03/11/2005 TRIBUNAL PLENO AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 1.950-3 SO PAULO

O SENHOR MINISTRO MARCO AURLIO Senhor Presidente, o caso de abrangncia maior, envolve o entretenimento. O preceito da Lei estadual n 7.844/92 dispe:

Art. 1. Fica assegurado aos estudantes regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino de primeiro, segundo e terceiro graus, existentes no Estado de So Paulo, o pagamento de meia-entrada do valor efetivamente cobrado para o ingresso em casas de diverso, de espetculos teatrais, musicais e circenses, em casas de exibio cinematogrfica, praas esportivas e similares das reas de esporte, cultura e lazer do Estado de So Paulo, na conformidade da presente lei.

E o faz quanto a todo e qualquer estudante da escola pblica ou da privada -, do primeiro ao terceiro grau. Indaga-se: tem-se a competncia do Estado para legislar a respeito? Acredito que sim, presentes a regra mencionada da tribuna e a do artigo 24, inciso I, da Carta Federal. Essa forma de dispor, entretanto, com interferncia de fundo na livre iniciativa, sem uma contrapartida, cumprimentando o Estado - e a premissa esta com chapu alheio, consentnea com a Constituio Federal? A meu ver, no, por pecar at mesmo no tratamento de desiguais de forma igual, sem distinguir aquele que tem recursos do que no tem para efetuar o pagamento. A norma conflita com fundamento da Repblica, que a livre iniciativa. Ela

Supremo Tribunal Federal


ADI 1.950 / SP contrasta com preceito expresso no Diploma Bsico, ao revelar o artigo 174 que:

Art. 174. Como agente normativo e regulador da atividade econmica, o Estado exercer, na forma da lei, as funes de fiscalizao, incentivo incentivo atividade econmica! e planejamento, sendo este - o planejamento e no a gratuidade, muito embora a gratuidade de forma parcial determinante para o setor pblico e indicativo para o setor privado.

No vejo como se estabelecer, e de forma linear, o que apontei como gratuidade parcial, a meia-entrada para ingresso em espetculos diversificados. No vejo como se fixar esse nus, que acaba sendo suportado, ante a transferncia, pela sociedade, tendo em conta a majorao da entrada para aqueles que no gozam do benefcio, mediante uma norma, repito, no razovel, porque nela no se contm a contrapartida, ou seja, uma compensao havendo uma desvantagem significativa - da perda por aqueles que se lanam no mercado, na vida comercial, e precisam fugir morte civil nessa mesma vida comercial, que a falncia. Senhor Presidente, o Estado no atua sequer no campo em que deveria atuar, o campo do ensino fundamental, obrigatoriedade do Estado. Peo vnia queles que entendem de maneira diversa para concluir que o preceito conflita e, sob o meu olhar, a mais no poder, com a Constituio Federal. Julgo procedente o pedido.

Supremo Tribunal Federal


03/11/2005 TRIBUNAL PLENO AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 1.950-3 SO PAULO O SR. MINISTRO CARLOS BRITTO Senhor Presidente, os bens e valores culturais, em regra, esto franqueados explorao econmica, iniciativa privada. Mas so bens que se pem, ao mesmo tempo, como dignos de proteo estatal, seja do ngulo da sua produo, seja do ngulo da sua divulgao. Isso est expresso no art. 215 da Magna Carta, a sinalizar, para mim, que esses bens e valores culturais, mesmo economicamente explorados, tm de cumprir uma funo social mais forte. Ressai do voto do eminente Ministro Eros Grau a compreenso, a ilao de que a funo social da propriedade e olhem bem, de propriedade de bens e valores culturais - um dos princpios regentes de toda atividade econmica art. 170, inciso III, CF. O SENHOR MINISTRO NELSON JOBIM (PRESIDENTE) Ministro, vamos falar claro, no h problema nenhum, porque isso tudo descontado em relao aos que pagam inteira. Quer dizer, o clculo da inteira todo ele rateado, ento no h problema. Ningum est pagando nada, uma socializao dos menores. O SR. MINISTRO CARLOS BRITTO Eu chegarei l. De outra parte, como sabemos que os estudantes so crianas e adolescentes, so jovens, via de regra, o art. 227, cabea, da Constituio, torna dever da famlia, da sociedade e do

Supremo Tribunal Federal


ADI 1.950 / SP Estado assegurar aos adolescentes, s crianas, com absoluta prioridade vejam que expresso radical da Constituio -, o direito, entre outras coisas, ao lazer e cultura. E j que Vossa Excelncia lembrou, a questo do custo resolvida por um jogo de mercado que se sabe, por antecipao, estar nesse subsdio cruzado. O prprio empresrio se defende daquilo que lhe exigido, em termos de reduo de preos para os estudantes, aumentando o valor dos ingressos de suas casas de espetculo quase tudo aqui se refere a casas de espetculo. Finalmente, esse tipo de incentivo serve no s divulgao da cultura, em si, que um dever do Estado, como tambm ao acesso de estudantes aos bens culturais. Por isso, encontro na Constituio, de acordo com o voto do eminente Relator, fundamentos para a sanidade jurdica da lei posta em xeque. Claro, com todas as vnias devidas ao Ministro Marco Aurlio, que to bem exps o seu ponto de vista contrrio.

Supremo Tribunal Federal


03/11/2005 TRIBUNAL PLENO AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 1.950-3 SO PAULO

VOTO

SENHOR

MINISTRO

CEZAR

PELUSO

Senhor

Presidente,

tambm peo vnia aos eminentes Ministros Relator e Carlos Britto para acompanhar a divergncia, acrescentando outros fundamentos. Na verdade, essa norma est interferindo em contratos, est tabelando prestaes de contratos. Para um universo determinado de contraentes, verdade, mas est tabelando, ao prescrever que um universo tal de contraentes paga a metade do valor dos contratos. Isso, a meu ver, com o devido respeito, ofende o art. 22, I. E encontro grande dificuldade para ajustar essa norma ao art. 23, V, ao dizer que compete ao Estado:

V proporcionar os meios de acesso cultura, educao ...

Primeiro, o Estado no est proporcionando nada, est obrigando o particular a proporcionar. Segundo, se o argumento fosse verdadeiro, o Estado poderia baixar norma que estatua que menor de doze anos paga dez por cento da mensalidade escolar e outras anlogas. Alis, o Ministro Eros Grau foi Relator da ADI n 1.007,

Supremo Tribunal Federal


ADI 1.950 / SP na qual o Plenrio no admitiu sequer fosse mudada a data de pagamento de contrato de mensalidade escolar!

O SENHOR MINISTRO CARLOS BRITTO A meu ver, a situao era outra.

O SENHOR MINISTRO CEZAR PELUSO Neste caso, estamos admitindo teoricamente que o Estado pode tabelar o valor de prestao de contratos.

O SENHOR MINISTRO EROS GRAU (RELATOR): No tabelamento.

O SENHOR MINISTRO CEZAR PELUSO E no entra, a meu ver, sequer no art. 24 legislar sobre educao, cultura, ensino e

desporto -, porque no cumpre a condio do 3. No h nenhuma particularidade no Estado de So Paulo pela qual estudantes teriam alguma condio especialssima ou singularssima que justificasse essa exceo. Sinto no ser muito simptica a minha posio, mas, com o devido respeito, o que entendo convir no caso para a soluo da espcie. Julgo procedente a ao.

Supremo Tribunal Federal


ADI 1.950 / SP O SENHOR MINISTRO EROS GRAU (RELATOR); Vossa Excelncia me permite um esclarecimento?

O SENHOR MINISTRO CEZAR PELUSO Pois no, com o maior prazer.

O SR. MINISTRO EROS GRAU (RELATOR): S para esclarecer que a ADI n 1.007 tratava de matria de Direito Civil. A situao era inteiramente diferente.

O SENHOR MINISTRO CEZAR PELUSO Mas que contratos so esses, Ministro?

O SENHOR MINISTRO EROS GRAU (RELATOR): Estou simplesmente mostrando que no h incoerncia.

Supremo Tribunal Federal


03/11/2005 TRIBUNAL PLENO AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 1.950-3 SO PAULO RELATOR REQUERENTE ADVOGADO REQUERIDO REQUERIDA ADVOGADO(A/S) ADVOGADO(A/S) : MIN. EROS GRAU : CONFEDERAO NACIONAL DO COMRCIO CNC : JOS EDUARDO RANGEL DE ALCKMIN : GOVERNADOR DO ESTADO DE SO PAULO : ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SO PAULO : YURI CARAJELESCOV : DIANA COELHO BARBOSA

EXPLICAO

O SENHOR MINISTRO EROS GRAU (RELATOR): S para esclarecer: a ADI n. 1.007 tratava de matria de Direito Civil. A situao inteiramente diferente.

O SENHOR MINISTRO CEZAR PELUSO Que contratos so esses, Ministro?

O SENHOR MINISTRO EROS GRAU (RELATOR): Se Vossa Excelncia me permitir, estou simplesmente mostrando que no h incoerncia no vcio formal.

Supremo Tribunal Federal


03/11/2005 TRIBUNAL PLENO AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 1.950-3 SO PAULO RELATOR REQUERENTE ADVOGADO REQUERIDO REQUERIDA ADVOGADO(A/S) ADVOGADO(A/S) : MIN. EROS GRAU : CONFEDERAO NACIONAL DO COMRCIO CNC : JOS EDUARDO RANGEL DE ALCKMIN : GOVERNADOR DO ESTADO DE SO PAULO : ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SO PAULO : YURI CARAJELESCOV : DIANA COELHO BARBOSA

O SENHOR MINISTRO MARCO AURLIO Presidente, evoluo para julgar, tambm, improcedente pelo vcio formal, tendo em conta o voto que proferi no caso citado pelo ministro Cezar Peluso.

Supremo Tribunal Federal


03/11/2005 TRIBUNAL PLENO AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 1.950-3 SO PAULO

V O T O

O complemento o

SENHOR meu

MINISTRO raciocnio

CARLOS

BRITTO que

Senhor os bens

Presidente, e valores

lembrando

culturais mereceram da Constituio um tratamento em apartado, e evidentemente para valorizar uns e outros - exatamente a Seo II do Ttulo que versa sobre a ordem social. O artigo 215, cabea, da Constituio Federal dispe:

Art. 215 O Estado garantir a todos o pleno exerccio dos direitos culturais e acesso s fontes da cultura nacional, e apoiar e incentivar a valorizao e a difuso das manifestaes culturais. O Estado, aqui, pessoa jurdica de Direito Pblico de estatura Federal: Estado, Unio, Distrito Federal e Municpio. E mais: h uma regra especfica - 3 do artigo 216 cujo teor este:

Art.216 .................................. A lei de qualquer um dos entes federativos estabelecer incentivos para a produo e o conhecimento de bens e valores culturais. Isso coerente com aquela competncia material concorrente de propiciar o acesso educao e cultura.

O SENHOR MINISTRO CEZAR PELUSO O Estado faria melhor, se concedesse incentivo fiscal para as empresas que admitissem meia entrada.

Supremo Tribunal Federal


ADI 1.950 / SP

O SENHOR MINISTRO GILMAR MENDES Essa pode ser uma das formas, mas no a nica.

O SENHOR MINISTRO CARLOS BRITTO No a nica, mas pode ser. Eu lembraria que h certos direitos subjetivos que nascem

condicionando os interesses da sociedade, mas h direitos subjetivos que nascem condicionados pelos interesses da sociedade. Parece-me que os bens e valores culturais se inscrevem nesta categoria: de direito subjetivo, sim, porm condicionados permanentemente pelos interesses da sociedade.

O SENHOR MINISTRO MARCO AURLIO Por que somente os estudantes, sem distinguir os que podem dos que no podem custear?

O SENHOR MINISTRO CARLOS BRITTO para antecipar o convvio das pessoas com os bens e valores culturais.

O SENHOR MINISTRO CEZAR PELUSO Por que s esses jovens?

O SENHOR MINISTRO EROS GRAU (RELATOR): Faz parte da cultura brasileira.

O SENHOR MINISTRO CARLOS BRITTO Faz parte da cultura brasileira, sem dvida nenhuma.

SENHOR

MINISTRO

SEPLVEDA

PERTENCE

Se

uma

interveno econmica de direito consuetudinrio, no Brasil, essa.

O SENHOR MINISTRO CEZAR PELUSO Sem dvida. Quando eu era criana, j pagava meia entrada em circo.

Supremo Tribunal Federal


03/11/2005 TRIBUNAL PLENO AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 1.950-3 SO PAULO

V O T O

O SENHOR MINISTRO SEPLVEDA PERTENCE Senhor Presidente, tambm peo vnia para no descobrir essa inconstitucionalidade em uma interveno na economia das empresas de diverso pblica to consuetudinria no Brasil, como a da meia-entrada estudantil.

Nc.

Supremo Tribunal Federal


TRIBUNAL PLENO

EXTRATO DE ATA
AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 1.950-3 SO PAULO RELATOR REQUERENTE ADVOGADO REQUERIDO REQUERIDA ADVOGADO(A/S) ADVOGADO(A/S) : MIN. EROS GRAU : CONFEDERAO NACIONAL DO COMRCIO CNC : JOS EDUARDO RANGEL DE ALCKMIN : GOVERNADOR DO ESTADO DE SO PAULO : ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SO PAULO : YURI CARAJELESCOV : DIANA COELHO BARBOSA

Deciso: O Tribunal, por maioria, julgou improcedente a ao, nos termos do voto do relator, vencidos os Senhores Ministros Marco Aurlio e Cezar Peluso. Votou o Presidente, Ministro Nelson Jobim. Ausente, justificadamente, o Senhor Ministro Carlos Velloso. Falou pelo requerido, Governador do Estado de So Paulo, o Dr. Marcos Ribeiro de Barros, Procurador do Estado. Plenrio, 03.11.2005.

Presidncia do Presentes sesso os Senhores de Mello, Marco Aurlio, Ellen Carlos Britto, Joaquim Barbosa

Senhor Ministro Nelson Jobim. Ministros Seplveda Pertence, Celso Gracie, Gilmar Mendes, Cezar Peluso, e Eros Grau.

Ausente, justificadamente, o Senhor Ministro Carlos Velloso. Procurador-Geral da Repblica, Dr. Antnio Fernando Barros e Silva de Souza.

Luiz Tomimatsu Secretrio

S-ar putea să vă placă și