Sunteți pe pagina 1din 7

3Ficha formativa Geografia C 2011/2012 I Responde s questes de escolha mltipla: 1.

Chama-se deslocao de pessoas da Alemanha para o Japo por motivos empresariais a)Migrantes. b)Turistas. c)Emigrantes. d)Executivos.

2. A Fundao Champallimaud em Lisboa atrai cientistas para trabalhar na rea da sade (cancro) em Portugal. Esta centrpetao implica para ns a) Um xodo urbano. b) Um xodo rural. c) Um ganho de crebros. d) Uma fuga de crebros.

3. A maioria dos trabalhadores ilegais que chegam Europa so a) Altamente qualificados. b) Pouco qualificados. c) Para adquirir qualificaes. d) Forados a uma especializao.

4. Denomina-se ao sujeito que foge a uma guerra, perseguio tnica ou religiosa a) Refugiado. b) Deslocado Ambiental. c) Emigrante. d) Imigrante.

5. O imigrante argelino que em Frana foi obrigado a aprender a cultura do pas que o recebeu, anulando a sua identidade cultural foi alvo de a) Transculturalidade. b) Multiculturalidade. c) Monoculturalidade. d) Relativismo Cultural

6.O Turismo importante em Dominicana ou Jamaica porque... a)Promove a entrada de divisas. b) Promove a lngua inglesa. c) No gera postos de trabalho. d) Impossibilita a criao de servios.

pases

como Cuba,

Repblica

7. Os investigadores que procuram conhecer a actividade dos vulces no Havai, a vida dos corais na Austrlia, os fsseis ou a vida selvagem no Rift Valley ou na Plancie do Serengheti (Qunia e Tanznia) praticam um turismo a) Massificado. b) Histrico-cultural. c) Urbano. d) Aventureiro.

8. Os pases europeus e a China ocupam uma posio de destaque na a)Exportao de matrias-primas. b)Exportao de produtos agrcolas e minerais. c)Importao de tecnologias. d)Importao de alimentos.

9.Chama-se desigualdade comercial de preos praticada desenvolvidos e PVD a) Degradao dos custos. b) Degradao das trocas. c) Termos de troca.

entre pases

d) Deteriorao dos termos de troca.

10. um produto da globalizao financeira a) O carto da GALP. b) O carto de multibanco. c) O Eurocrdito. d) O mercado imobilirio.

11. Duas manifestaes da globalizao financeira so a) Os termos de troca e os emprstimos bancrios locais. b) O movimento de capitais e as trocas mercantis. c) Os fluxos de capital/mercadoria e a APD. d) As balanas comerciais deficitrias.

12 Uma offshore exige a) Impostos elevados. b) Confidencialidade. c) Taxas de juro baixas. d) Spreads elevados.

13.O Laboratrio Ibrico tecnologia surgiu na

de Nanotecnologia vai

nascer

em Braga e

esta

a) 1 Fase da Revoluo Tecnolgica. b) 2 Fase da Revoluo Industrial. c) Na ltima fase da Revoluo Tecnolgica. d) Na 4 Fase da Revoluo Cientfica.

14. Chama-se conjuno da Informtica com as Telecomunicaes a) Telemtica. b) Telemetria. c) Ciberntica.

d) Multimdia.

15. A ETN portuguesa PT vai criar na Covilh um Data Center que permitir a) Adquirir mo-de-obra barata. b) Obter benefcios fiscais. c) Ganhos significativos no armazenamento e troca de informaes. d) Deslocalizar de trabalhadores. 16. O ndice de Oportunidade Digital (IOD) tem em conta a) A utilizao, a infraestrutura e a oportunidade. b) A Casa Inteligente. c) O uso, o tipo de rede e a falta de acesso. d) Apenas a sustentabilidade do servio.

17.O Egipto, pas em convulso, importante para Portugal, pois pelo canal do Suez passam toneladas de ouro negro. Este importante produto passou a dominar a economia mundial a partir da a) 2 Etapa da Revoluo Industrial. b) 1 Etapa da Revoluo Industrial. c) 3 Etapa da Revoluo Industrial. d) Regulao da UIT (Unio Internacional das Telecomunicaes).

18. um exemplo do informacionalismo a a) Biotecnologia. b) Broadband (Banda larga). c) Mecatrnica. d) Dial Speed (Rede telefnica). 19. Das localidades que se seguem uma delas no cidade global a) Bombaim. b) Sidney. c) Zurique. d) Amareleja.

20. Um mercado financeiro transacciona a) Dinheiro corrente. b) Activos de longo prazo. c) Activos de curto prazo. d) Ouro. II

1.Identifica um povo sem terra. 2. Explica os motivos para a sua auto-determinao. 3.Expe as consequncias de um nacionalismo exarcebado. 4. Explicita como o fundamentalismo pode conduzir ao fundamentalismo. 5.Justifica o diferendo entre Israel e a Palestina. 6.Enumera os conflitos de mbito ambiental. III 1. Repara no grfico sobre a chegada do n de imigrantes ao concelho de Lisboa em 2010:

1.1. Identifica o tipo de trabalho praticado por estes imigrantes. 1.2. Explica trs causas justificativas desta migrao internacional. 2.A Cisco uma ETN americana que investe em Portugal (Paos de Ferreira). O IDE deste gigante electrnico traz vantagens para Portugal. (Observa o grfico para saber a sua posio nas Amricas) Aponta quatro dessas vantagens.

3. Faz parte da era digital a rede sem fios, os satlites, a TV Cabo, a Web 2.0 e os sistemas de automao. 3.1. Enumera duas vantagens e duas desvantagens da era digital. 3.2. Explica o uso crescente das redes sociais como o Facebook, o Twitterou o Linkedl. 4.O Ecoturismo uma forma diferente Concordas? Justifica a tua resposta. de se fazer turismo.

5. Repara na Balana Comercial do Brasil com a China, EUA e a Argentina.

5.1.Indica o(s) pas(es) com o(s) qual(is) o Brasil tem um saldo com superavit. 5.2. Justifica as implicaes de uma Balana Comercial positiva.

S-ar putea să vă placă și