Sunteți pe pagina 1din 9

Ponto Missionrio Anglicano Santo Estevo Mrtir

Diocese Anglicana do Recife Comunho Anglicana


Ofcio Litrgico segundo o LOC Livro de Orao Comum

4 domingo da Pscoa 29 de abril de 2012

Preldio Convite Adorao Oficiante: Estamos reunidos, como famlia de Deus, na presena de nosso Pai, para Lhe oferecer louvor e aes de graas, escutar e acolher a sua santa Palavra, apresentar-Lhe as carncias do mundo, implorar-Lhe o perdo dos nossos pecados e pedir a sua graa, a fim de que, mediante seu Filho, Jesus Cristo, nos entreguemos ao seu servio. Saudao Trinitria, voto e sentenas prprias Oficiante: Em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. Povo: Amm! Oficiante: Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vir o socorro? (Sl. 121:1) Povo: O nosso socorro est em o nome do Senhor, criador dos cus e da terra. (Sl. 124:8) Oficiante: Aleluia! Cristo ressuscitou! Povo: Verdadeiramente, o Senhor ressuscitou. Aleluia! Oficiante: Bendito o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericrdia, nos regenerou para uma viva esperana, mediante a ressurreio de Jesus Cristo. (1 Pe 1:3) Povo: Graas a Deus que nos d a vitria por intermdio de Cristo Jesus! (1 Co 15.57) Coleta por pureza e Doxologia Oficiante: Oremos: Deus Todo-Poderoso, para quem todos os coraes esto abertos, todos os desejos conhecidos e para quem nada est em segredo; purifica os pensamentos de nossos coraes pela inspirao de teu Santo Esprito, para que possamos te amar perfeitamente, e dignamente engrandecer teu nome. Por Cristo Jesus, Nosso Senhor. Povo: Amm.

Doxologia: NC 18 Deus dos Antigos 1. Deus dos antigos, cuja forte mo Rege e sustm os astros na amplido! soberano, excelso Criador, Com gratido cantamos teu louvor! 2. Desde o passado foste nossa luz, Sol que at hoje com fulgor reluz! S nosso esteio, Guia e Proteo, Tua Palavra, lei e direo. 3. Da guerra atroz, do crime e assolao, Dos tempos maus de um mundo em confuso, Seja teu brao o nosso defensor, Pois confiamos sempre em ti, Senhor! 4. Teu povo, Deus, assiste em seu labor, No testemunho do teu grande amor. As nossas vidas vem fortalecer Para o teu nome sempre engrandecer. Amm.

Ritos Penitenciais O Sumrio da Lei

(chamada confisso)

Oficiante: Ouvi o que diz Nosso Senhor Jesus Cristo: Amars o Senhor teu Deus de todo o teu corao, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, : Amars o teu prximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Convite Confisso Ministro: Amados irmos, as Escrituras nos recomendam reconhecermos e confessarmos nossos pecados e ofensas e que ns no deveramos escond-los diante do Todo-poderoso Deus, nosso Pai Celestial, mas humildemente confessar, tendo um corao penitente e obediente a fim de que possamos obter perdo por sua imensa misericrdia e bondade. E que devemos, em todo o tempo, humildemente reconhecer os nossos pecados diante do Senhor. Devemos fazer isso, principalmente, quando nos congregamos e nos encontramos para a ao de graas pelos grandes benefcios que recebemos de suas mos, para orar, ouvir sua santa palavra e aprender todas as coisas necessrias para o bem do nosso corpo e alma. Portanto, eu oro e peo ao Senhor, como muitos que esto aqui presentes, que me

acompanhem com puro corao e com voz humilde at o trono da graa, dizendo depois de mim: (Momento de Silncio: oraes individuais) (Orao audvel) Todos: Todo-poderoso e amantssimo Pai, ns erramos e nos desviamos como ovelhas perdidas. Seguimos excessivamente os desejos e inclinaes de nosso corao. Ns transgredimos tuas santas leis. Fizemos coisas que no devamos fazer e no fizemos o que devamos ter feito. No h nenhum bem em ns. Mas Tu, Deus, tem misericrdia de ns, miserveis pecadores. S prximo daqueles que confessam seus pecados. Restaura, Senhor, aqueles que esto arrependidos, de acordo com tuas promessas aos homens atravs de Jesus Cristo, nosso Salvador. E concede, Pai misericordioso, por Ele, que andemos uma vida santa, reta e sbria daqui por diante, para a Glria de teu nome. Amm. Responso: Kyrie Eleison Tem piedade de ns, Senhor! Tem piedade de ns, Jesus! Tem piedade de ns, Senhor! Absolvio O oficiante: Senhor, suplicamos que escutes compassivo as nossas oraes e perdoes a todos os que a ti confessam os seus pecados, para que aqueles que so acusados por suas conscincias sejam absolvidos por teu perdo. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Esprito Santo, um s Deus agora e sempre. Amm. (De p) Invitatrio (Sl 51.15) (da liturgia luterana)

Oficiante: Senhor, abre os nossos lbios. Todos: E a nossa boca proclamar o teu louvor. Oficiante: Adoremos o Senhor. Todos: Bendigamos a Deus. Oficiante: Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo. Todos: Como era no princpio, agora e ser sempre, por todos os sculos. Amm.

Hino de Louvor: Ele exaltado Ele exaltado, o Rei exaltado nos cus: Eu o louvarei! Ele exaltado, pra sempre exaltado: Seu nome louvarei! Ele o Senhor: Sua verdade vai sempre reinar. Terra e cus glorifiquem seu santo nome: Ele exaltado, o Rei exaltado nos cus. (2x) (Sentados) Coleta (orao) do Dia

(Twila Paris, trad. Ademar de Campos)

Ministro: O Senhor esteja convosco. Povo: Seja tambm contigo. Ministro: Deus, cujo Filho Jesus o Bom Pastor do teu povo; concede que, quando ouvirmos Sua voz, reconheamos Aquele que nos chama, cada um pelo nome, e O sigamos para onde nos conduz; O qual vive e reina contigo e com o Esprito Santo, um s Deus, agora e sempre. Amm. Liturgia da Palavra Leitura dos Atos dos Apstolos (At 4:5-12) No dia seguinte, reuniram-se em Jerusalm as autoridades, os ancios e os escribas 6 com o sumo sacerdote Ans, Caifs, Joo, Alexandre e todos os que eram da linhagem do sumo sacerdote; 7 e, pondo-os perante eles, os arguiram: Com que poder ou em nome de quem fizestes isto? 8 Ento, Pedro, cheio do Esprito Santo, lhes disse: Autoridades do povo e ancios, 9 visto que hoje somos interrogados a propsito do benefcio feito a um homem enfermo e do modo por que foi curado, 10 tomai conhecimento, vs todos e todo o povo de Israel, de que, em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vs crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, em seu nome que este est curado perante vs. 11 Este Jesus pedra rejeitada por vs, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. 12 E no h salvao em nenhum outro; porque abaixo do cu no existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.
5

Leitor: Palavra do Senhor. Povo: Graas a Deus.

Salmo Responsorial: Salmo 23 1. O meu Pastor o Senhor De nada precisarei Nas verdes pastagens me faz pousar Pra as guas tranqilas vou 2. Restaura minha alma o meu Pastor Nos justos caminhos seus Ele me conduz, porque Seu amor Est sobre o Nome Seu 3. Ainda que perto da morte andar Nenhum mal eu temerei Porque meu Pastor comigo est Consolo e cajado d 4. E mesa bem farta me d o Pastor vista do opressor E minha cabea leo j pe A taa transborda-me 6. Bondade e misericrdia vo Seguir-me pra sempre ento Habitarei com o Senhor Para todo sempre, amm!

(do Scottish Psalter, 1650)

Leitura da Epstola (1 Jo 3:16-24) Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por ns; e devemos dar nossa vida pelos irmos. 17 Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmo padecer necessidade, e fechar-lhe o seu corao, como pode permanecer nele o amor de Deus? 18 Filhinhos, no amemos de palavra, nem de lngua, mas de fato e de verdade. 19 E nisto conheceremos que somos da verdade, bem como, perante ele, tranquilizaremos o nosso corao; 20 pois, se o nosso corao nos acusar, certamente, Deus maior do que o nosso
16

corao e conhece todas as coisas. 21 Amados, se o corao no nos acusar, temos confiana diante de Deus; 22 e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe agradvel. 23 Ora, o seu mandamento este: que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou. 24 E aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus, nele. E nisto conhecemos que ele permanece em ns, pelo Esprito que nos deu. Leitor: Palavra do Senhor. Povo: Graas a Deus. (De p) Aclamao do Evangelho: Aleluia Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia! 1. Jesus Cristo veio servir, Cristo veio dar sua vida. Aleluia... 2. Jesus Cristo veio salvar, Viva Cristo, Cristo viva! Aleluia... Leitura do Evangelho Ministro: Proclamao do Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o relato de Joo, captulo 10, versos de 11 a 18. Eu sou o bom pastor. O bom pastor d a vida pelas ovelhas. 12 O mercenrio, que no pastor, a quem no pertencem as ovelhas, v vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; ento, o lobo as arrebata e dispersa. 13 O mercenrio foge, porque mercenrio e no tem cuidado com as ovelhas. 14 Eu sou o bom pastor; conheo as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, 15 assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheo o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. 16 Ainda tenho outras ovelhas, no deste aprisco; a mim me convm conduzi-las; elas ouviro a minha voz; ento, haver um rebanho e um pastor. 17 Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. 18 Ningum a tira de mim; pelo contrrio, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e tambm para reav-la. Este mandato recebi de meu Pai.
11

(Hinrio Litrgico CNBB)

Ministro: Este o Evangelho do Senhor! Povo: Louvores a Cristo, nosso Senhor.

Sermo Confisso de f: Credo Niceno-constatinopolitano Oficiante: Em resposta Palavra de Deus que foi proclamada, confessemos ao Senhor a f que ele mesmo nos d, nas palavras do Credo Niceno. Creio em um s Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Cu e da Terra, De todas as coisas visveis e invisveis. Creio em um s Senhor, Jesus Cristo, Filho Unignito de Deus, nascido do Pai antes de todos os sculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, no criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por ns, homens, e para nossa salvao desceu dos Cus. E encarnou pelo Esprito Santo, no seio da Virgem Maria. e se fez homem. Tambm por ns foi crucificado sob Pncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos Cus, onde est sentado direita do Pai. De novo h de vir em sua glria para julgar os vivos e os mortos; e o seu Reino no ter fim. Creio no Esprito Santo, Senhor que d a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas.

Creio na Igreja una, santa, catlica e apostlica. Professo um s batismo para a remisso dos pecados. E espero a ressurreio dos mortos e vida do mundo que h de vir. Amm.

Grande Litania da Paz

(Adaptado da Liturgia de So Joo Crisstomo sec. IV)

Oficiante: Em paz, oremos ao Senhor. Todos: Senhor, tende piedade de ns! Pela paz que vem do alto e pela salvao das nossas almas, oremos ao Senhor. Senhor, tende piedade de ns! Pela paz do mundo inteiro, pela estabilidade das santas Igrejas de Deus e pela unio de todos, oremos ao Senhor. Senhor, tende piedade de ns! Por este local de culto e por aqueles que nele entram com f, piedade e temor a Deus, oremos ao Senhor. Senhor, tende piedade de ns! Pelo arcebispo de Canturia Rowan Williams, pelo nosso bispo interino Dom Evilsio Tenrio, pelos rumos da Diocese do Recife, por todos os presbteros, pelo diaconato em Cristo, por todo o clero e pelo povo, oremos ao Senhor. Senhor, tende piedade de ns! Pelo nosso pas e pelos que o governam, e em particular pela presidente Dilma Roussef e pelos seus ministros e assessores, oremos ao Senhor. Senhor, tende piedade de ns! Por esta nossa cidade, por todas as cidades e bairros e pelos fiis que nelas residem, oremos ao Senhor. Senhor, tende piedade de ns! Pela vinda de um tempo favorvel, pela abundncia dos frutos da terra e por dias de paz, oremos ao Senhor. Senhor, tende piedade de ns! Pelos que andam e trabalham no mar ou nos ares, pelos viajantes, pelos doentes, pelos aflitos, pelos que esto detidos, por todos os que sofrem e pela salvao de todos, oremos ao Senhor.

Senhor, tende piedade de ns! Para que sejamos libertos de todas as aflies, da clera, do perigo e da necessidade, oremos ao Senhor. Senhor, tende piedade de ns! Socorre-nos, salva-nos, tem piedade de ns e protege-nos, Senhor, com a Tua graa. Senhor, tende piedade de ns! [...] Oficiante: Celebrando este culto juntamente com a Bem-aventurada Virgem Maria, Me de Deus e com todos os santos, recomendemo-nos mutuamente, uns aos outros, e toda a nossa vida, a Cristo nosso Deus! Todos: A Ti, Senhor! Despedida (do LOC da Igreja Lusitana)

Oficiante: Agora vo na paz de Cristo e sejam fortes e corajosos no testemunho do Evangelho, anunciando a todos a vinda do Senhor, que , que era e que h de vir. Povo: Maranata! Ora, vem, Senhor Jesus!

S-ar putea să vă placă și