Sunteți pe pagina 1din 15

Uma viso geral sobre Inteligncia Artificial (IA)

O termo inteligncia artificial nasceu em 1956 no famoso encontro de Dartmouth. Dentre os presentes a este encontro incluam-se Allen Newell, Herbert Simon, Marvin Minsky, Oliver Selfridge e John McCarthy. No final dos anos 50 e i ncio dos anos 60, os cientistas Newell, Simon, e J. C. Shaw introduziram o processamento simblico. Ao invs de construir sistemas baseados em nmeros, eles tentaram construir sistemas que manipulassem smbolos. A abordagem era poderosa e foi fundamental para muitos trabalhos posteriores. Desde ento, as diferentes correntes de pensamento em IA tm estudado formas de estabelecer comportamentos inteligentes nas mquinas. Portanto, o grande desafio das pesquisas em IA, desde a sua criao, pode ser sintetizado com a indagao feita por Minsky em seu livro Semantic Information Processing, h quase trinta anos : Como fazer as mquinas compreenderem as coisas ? [MINS KY 68]. Assim, embora a rea de IA seja estudada academicamente desde os anos 50, s recentemente tem gerado um interesse crescente por causa do surgimento de aplicaes comerciais prticas. Um dos fatores decisivo para o sucesso desta transio, da academia para a indstria, so os enormes avanos tecnolgicos dos equipamentos computacionais ocorridos nas ltimas duas dcadas. Um sistema IA no capaz somente de armazenamento e manipulao de dados, mas tambm da aquisio, representao e manipulao de conhecimento. Esta manipulao inclua a capacidade de deduzir ou inferir novos conhecimentos - novas relaes sobre fatos e conceitos - a partir do conhecimento existente e utilizar mtodos de representao e manipulao para resolver problemas complexos que so freqentemente no-quantitativos por natureza. Uma das idias mais teis que emergiram das pesquisas em IA, que fatos e regras - conhecimento declarativo podem ser representados separadamente dos algoritmos de deciso conhecimento procedimental . Isto teve um efeito profundo tanto na maneira dos cientistas abordarem os problemas, quanto nas tcnicas de engenharia utilizadas para produzir sistemas inteligentes. Adotando um procedimento particular - mquina de inferncia - o desenvolvimento de um sistema IA reduzido obteno e codificao de regras e fatos que sejam suficientes para um determinado domnio do problema. Este processo de codificao chamado de engenharia do conhecimento. Portanto, as questes principais a serem contornadas pelo projetista de um sistema IA so: aquisio, representao e manipulao de conhecimento e, geralmente, uma estratgia de controle ou mquina de inferncia que determina os itens de conhecimento a serem acessados, as dedues a serem feitas, e a ordem dos passos a serem usados. A figura 1 retrata estas questes, mostrando a interrelao entre os componentes de um sistema clssico de IA [SCHUTZER 87].

Figura 1- Uma viso conceitual dos sistemas de Inteligncia Artificial.

O primeiro programa especialista baseado em conhecimento foi escrito em 1967. Chamado DENDRAL [BUCHANAN 78], ele podia predizer as estruturas de compostos qumicos desconhecidos baseado em anlises de rotinas. Posteriormente, sistemas especialistas baseados em regras mais sofisticados foram desenvolvidos, notavelmente o programa MYCIN [SHORTLIFFE 76]. Ele utiliza regras derivadas do domnio mdico para raciocinar (deduzir) a partir de uma lista de sintomas de alguma doena em particular. Muitos pesquisadores hoje acreditam que IA uma tecnologia chave para o software do futuro. As pesquisas em IA esto relacionadas com reas de aplicao que envolvem o raciocnio humano, tentando imit-lo e realizando inferncias. Estas reas de aplicao que geralmente so includas nas definies de IA incluem, entre outras [SAVORY 88] :

Sistemas Especialistas ou Sistemas Baseados em Conhecimento. Sistemas Inteligentes/Aprendizagem. Compreenso/Traduo de Linguagem Natural Compreenso/Gerao de voz Anlise de imagem e cena em tempo real Programao Automtica.

Portanto, pode-se afirmar que o campo de IA tem como objetivo, o contnuo aumento da inteligncia do computador, pesquisando, para isto, tambm os fenmenos da inteligncia natural. Para este fim, IA definida aqui como sendo uma coleo de tcnicas suportadas por computador emulando algumas capacidades dos seres humanos. Esta coleo inclui [SAVORY 88] :

Resoluo de problemas Compreenso de Linguagem Natural Viso e Robtica Sistemas Especialistas e Aquisio de Conhecimento Metodologias de Representao de Conhecimento

A esperana de grandes descobertas futuras em IA depende de vrios fatores, tal como o crescimento do nmero de cientistas envolvidos nas pesquisas e avanos principalmente nas reas da cincia da computao (incluindo processamento paralelo) e da cincia cognitiva.

Sistemas Especialistas
Sistemas especialistas, uma aplicao da inteligncia artificial, so programas de computador planejados para adquirir e disponibilizar o conhecimento operacional de um especialista humano. So tradicionalmente vistos como sistemas de suporte deciso, pois so capazes de tomar decises como especialistas em diversas reas. Sua estrutura reflete a maneira como o especialista humano arranja e faz inferncia sobre o seu conhecimento. Os sistemas especialistas so diferentes das aplicaes tpicas por causa de sua arquitetura. Um dos princpios fundamentais no projeto de sistemas especialistas a separao do conhecimento de domnio (por exemplo, medicina ou geologia) dos programas que raciocinam com este conhecimento [BUCHANAN 89]. Portanto, existe uma distinta diviso entre o componente de conhecimento do sistema e o componente de raciocnio ou mquina de inferncia. A mquina de inferncia bem generalizada e usualmente poder trabalhar com diferentes conjuntos de conhecimento [PEPER 91]. O componente de conhecimento e o componente de raciocnio so as chaves de qualquer sistema que reflita inteligncia. Portanto, a nica maneira destes sistemas apresentarem um comportamento inteligente atravs de mecanismos formais para a representao do conhecimento e a utilizao de tcnicas de inferncia. O sistema especialista mais freqentemente citado o MYCIN, desenvolvido por uma equipe de mdicos e especialistas em IA na Universidade de Stanford. O MYCIN contm o conhecimento dos mais destacados especialistas no campo de doenas infecciosas. Foi projetado para auxiliar no diagnstico e tratamento de meningite (inflamao das membranas que envolvem o crebro e a medula espinhal) e bacteriemia (infeco bacteriana no sangue). O MYCIN utiliza o tipo de raciocnio backward chaining. Dando-se um conjunto de sintomas para diagnstico, o MYCIN utiliza seus conhecimentos para conduzir s concluses e ento recomendar o apropriado tratamento. O MYCIN foi um pioneiro entre os sistemas especialistas e representa um esforo de aproximadamente 50 homens/ano. Muito deste esforo est embutido em sua base de conhecimento. Estrutura de um Sistema Especialista

Um modelo bsico da arquitetura dos sistemas especialistas pode ser apresentado como na figura 3, com trs componentes bsicos: a base de conhecimento, a mquina de inferncia, e a interface com usurio.

Figura 3 - Estrutura convencional de um Sistema Especialista A Base de Conhecimento

A marca principal de um sistema especialista o uso do conhecimento especfico de seu domnio de aplicao atravs de um programa de raciocnio relativamente simples. Neste sentido, o termo base de conhecimento utilizado para significar a coleo de conhecimento do domnio, ou seja, as informaes, nvel de especialista, necessrias para resolver problemas de um domnio especfico. Portanto, este conhecimento precisa ser organizado de uma maneira adequada para que a mquina de inferncia consiga trat-lo convenientemente. O conhecimento em um sistema especialista consiste de fatos e heursticas. Os fatos constituem as informaes que estaro sempre disponveis para serem compartilhadas e atualizadas pelo especialista do domnio. As heursticas so regras prticas que caracterizam o nvel de tomada de deciso do especialista em um domnio. Portanto, uma base de conhecimento pode ser vista como um conjunto de regras, cada qual podendo ser validada independentemente de estrutura de controle. Um dos problemas mais srios, e ao mesmo tempo muito comum, encontrado na implementao de sistemas especialistas, que usualmente parece impossvel fornecer um conhecimento completo sobre o qual o sistema vai operar. Portanto, o nvel de desempenho de um sistema especialista est relacionado ao tamanho e a qualidade de sua base de conhecimento.
A Mquina de Inferncia

Segundo Minsky, ... o conhecimento til somente quando podemos explor-lo para ajudar a alcanarmos nossos objetivos. [MINSKY 86]. Nos sistemas especialistas, a mquina de inferncia cumpre este papel,

representando o meio pelo qual o conhecimento manipulado, utilizandose das informaes armazenadas na base de conhecimento, para resolver problemas. Para isto, deve haver uma linguagem ou um formato especifico no qual o conhecimento possa ser expresso para permitir o raciocnio e inferncia. Mtodos de inferncia so necessrios para fazer uso apropriado e eficiente dos itens em uma base de conhecimento para alcanar alguns propsitos tal como o diagnstico de doenas. A mquina de inferncia, de certo modo, tenta imitar os tipos de pensamento que o especialista humano emprega quando resolve um problema, ou seja, ele pode comear com uma concluso e procurar uma evidncia que a comprove, ou pode iniciar com uma evidncia para chegar a uma concluso. Em sistemas especialistas, estes dois mtodos so chamados de backward chaining e forward chaining respectivamente. Nem todos os sistemas utilizam a mesma abordagem para a representao do seu conhecimento, portanto, a mquina de inferncia deve ser projetada para trabalhar com a representao de conhecimento especfica utilizada.
A Interface com o Usurio

A interface com o usurio visa facilitar a comunicao entre o sistema especialista e o usurio. Permite a interao com o sistema atravs da entrada de fatos e dados e atravs da sada em forma de perguntas, concluses e explicaes. Muitos princpios baseados nas teorias cognitivas tm sido propostos para projetos de interface, como resultado de pesquisas na rea de interao homem-mquina. Uma das consideraes principais no projeto de qualquer interface homem-mquina deve ser a facilidade de uso, reduzindo ao mximo a carga cognitiva sobre o usurio. Sistemas Especialistas Sob o Ponto de Vista Educacional Do ponto de vista educacional, a maioria dos sistemas especialistas tem pouca utilidade direta, porque no foram projetados para ensinar. Isto pode ser explicado principalmente com relao a [TROLLIP 91< /A>] :

ausncia de qualquer estratgia educacional. incapacidade de comparar o que o estudante conhece com o conhecimento do especialista. incapacidade de determinar o que fazer quando o conhecimento do estudante difere do conhecimento do especialista.

Entretanto, a estrutura do sistema especialista serve perfeitamente para ser adaptada para a construo de sistemas tutoriais, proporcionando um grande potencial para a criao de novos ambientes educacionais. O sistema GUIDON [CLANCEY 87a], por exemplo, um sistema tutorial

especialista para o ensino de diagnstico de doenas infecciosas do sangue, que foi desenvolvido a partir da base de conhecimento j formada do MYCIN, ou seja, um sistema especialista adaptado ao ensino. A partir do sistema GUIDON vrias lies importantes puderam ser aprendidas, pois este sistema mostrou-se inadequado principalmente por causa da representao de conhecimento baseada nas regras originais do MYCIN. O GUIDON ajudou a demonstrar a necessidade de uma base cognitiva para o componente contendo o conhecimento especialista. Portanto, um sistema tutorial no necessita somente do conhecimento de seu domnio, mas tambm da perspectiva sobre este conhecimento que permita transmiti-lo ao estudante adequadamente [RICKEL 89]. Uma caracterstica importante nos sistemas especialistas a separao do conhecimento dos mtodos gerais que so usados para manipular este conhecimento. Esta caracterstica relevante se a aplicao voltada ao ensino, uma vez que cada domnio (rea de aplicao) tem sua prpria terminologia, relaes e procedimentos. Se os aspectos relacionados ao domnio podem ser formulados independentemente, ento o desenvolvimento completo de um sistema de ensino pode ser bastante simplificado [KEMP 92]. Os sistemas CAI tradicionais, embutem sua pedagogia dentro do contedo da lio. Isto , tcnicas educacionais bem especficas so selecionadas e talhadas para um particular contedo da lio. O resulta do imediato disto que estas lies proporcionam uma adaptao limitada para as necessidades de cada estudante. Por outro lado, um professor vendo as dificuldades de um aluno, pode tomar inmeras atitudes para ajud-lo, fazendo analogias, propondo leituras adicionais, ou simplesmente dando um tempo ao aluno. esta versatilidade humana que a tecnologia dos sistemas especialistas, atravs de algumas tcnicas de IA, tenta imitar [TROLLIP 91]. Consideraes Finais sobre os Sistemas Especialistas Nos tempos atuais, as organizaes tm no conhecimento acumulado de seu quadro de pessoal, um patrimnio muito importante para seus empreendimentos futuros e para sua prpria sobrevivncia face s constantes concorrncias de mercado. Processos como downsizing, reengenharia e aposentadorias prematuras tm sido utilizados constantemente pelas grandes instituies, comprometendo a memria institucional da empresa [LIEBOWITZ 95]. Funcionrios experientes aposentam-se ou deixam as organizaes, resultando em uma perda incalculvel. O conhecimento de vrios anos de experincia e treinamentos destes indivduos sero perdidos, a menos que haja uma maneira de captar e preservar estas experincias dentro da empresa. A tecnologia dos sistemas especialistas ideal para atingir estes propsitos. Os processos e experincias funcionais da organizao podem ser

documentados atravs do uso de sistemas especialistas. A tecnologia do conhecimento poder ser utilizada para capitalizar o conhecimento como um produto estratgico para as corporaes. As pesquisas em sistemas especialistas tm ainda um longo caminho a percorrer, particularmente avanando o estado da arte em aprendizagem de mquina, programao automatizada, e padronizao. Mesmo assim, vrias organizaes j esto fazendo grandes economias e esto obtendo muitos benefcios na utilizao desta tecnologia.

Os Sistemas Tutoriais Inteligentes - STIs


Os STIs so programas de computador com propsitos educacionais e que incorporam tcnicas de IA, geralmente utilizando-se da tecnologia dos sistemas especialistas. Os STIs derivam dos programas CAI e oferecem vantagens sobre estes, porque podem simular o processo do pensamento humano, dentro de um determinado domnio, para auxiliar em estratgias nas solues de problemas ou nas tomadas de decises [FOWLER 91]. Sistemas CAI mais sofisticados podem apresentar algumas capacidades autnomas, como por exemplo, gerar exerccios ou adaptar o nvel de dificuldade ao desempenho do estudante. Por outro lado, os modelos produzidos por IA tm potencial para representarem um grande meio de comunicao de conhecimento, porque apresentam uma capacidade dinmica de modelagem cognitiva, facilitando as decises educacionais medida que o estudante utiliza o sistema. Dentro desta perspectiva, o processo de aprendizagem pode ser concebido como o mapeamento do conhecimento do tema a ser ensinado - usualmente aquele possudo pelo professor - para a estrutura de conhecimento do estudante [ JONASSEN 93a]. Nas pesquisas em qualquer tipo de sistema educacional envolvendo princpios de IA, a abordagem um pouco diferente daquela da engenharia de conhecimento na qual os especialistas devem representar, em um determinado domnio, suas estratgias de decises na forma de programas. Ao invs disto, o propsito principal captar o conhecimento necessrio que permita aos especialistas compor uma interao educacional. Em vez das decises resultarem de algum conhecimento, o prprio conhecimento que explicitamente representado de modo que possa ser utilizado. Portanto, tambm responsabilidade dos programas, compor interaes educacionais dinamicamente. Segundo Jonassen, um STI deve passar em trs testes antes de ser considerado inteligente [JONASSEN 93a]: 1. O contedo do tema ou especialidade deve ser codificada de modo que o sistema possa acessar as informaes, fazer inferncias ou resolver problemas. 2. O sistema deve ser capaz de avaliar a aquisio deste conhecimento pelo estudante.

3. As estratgias tutoriais devem ser projetadas para reduzir a discrepncia entre o conhecimento do especialista e o conhecimento do estudante. Estrutura de um Sistema Tutorial Inteligente Os STIs tm sido desenvolvidos de vrias formas estruturais diferentes. Wenger sugere que a funo principal de um STI agir como um veculo de comunicao [WEN GER 87]. Alguns outros trabalhos mais recentes reforam este ponto dando nfase sobre comunicao. Portanto, independente do paradigma utilizado, o propsito fundamental de todo STI comunicar o conhecimento e/ou habilidades para o estudante resolver problemas dentro de um determinado domnio. As funes operacionais bsicas so determinadas por quatro componentes principais ou modelos, quais sejam:

modelo do especialista - ou conhecimento do domnio. o objeto da comunicao. modelo do estudante - o receptor neste processo da comunicao de conhecimento. modelo pedaggico - Representa os mtodos e tcnicas didticas utilizadas no processo da comunicao de conhecimento. modelo da interface com o estudante - a forma como a comunicao ser realizada com o meio externo ao sistema.

O desenvolvimento de um STI requer a aplicao integrada de todos esses quatro modelos, cujas inter-relaes podem ser compreendidas de acordo com a figura 4. A modelagem da cognio humana, a representao do conhecimento do especialista, e o sistema de interface inteligente do usurio constituem somente um subconjunto das capacidades funcionais requeridas no processo de ensino/aprendizagem, pois so nicas e muito mais complexas do que aquelas apresentadas em outros sistemas inteligentes.

Figura 4 - Estrutura bsica de um Sistema Tutorial Inteligente

O desenvolvimento de um STI requer, portanto, uma abordagem sistemtica para integrar os vrios tipos de especialidades dentro de um nico sistema [PARK 88]. Durante uma sesso educacional, o sistema monitora a performance do estudante e tenta apurar o conhecimento que o estudante detm. Este processo de diagnstico realizado pela comparao do estado de conhecimento atual do estudante com o conhecimento contido no modelo do especialista. Os resultados desta comparao so passados para o modelo pedaggico, onde as decises so tomadas sobre qual, quando, e como a informao ser transmitida atravs da interface do sistema com o estudante.
O Modelo do Especialista

O modelo do especialista fundamentalmente uma base de conhecimento, contendo informaes de um determinado domnio, que organizada de alguma maneira para representar o conhecimento de um especialista ou professor. , geralmente, considerado o componente central de qualquer STI. Em essncia, este modelo incorpora a maior parte da inteligncia do sistema na forma do conhecimento necessrio para solucionar problemas do domnio [PARK 88]. Esta base de conhecimento contm os elementos para que o estudante aprenda o conhecimento do domnio e os procedimentos necessrios para que ele possa utiliz-los na resoluo dos problemas em uma determinada rea deste domnio. Para isto, este conhecimento deve ser mapeado em smbolos para que o computador possa armazen-lo e manipul-lo durante as interaes com o estudante [OREY 93]. Na transio de CAI para STI, o conhecimento do domnio foi o primeiro aspecto da experincia do professor a ser explicitamente representado

nos sistemas. Nos sistemas CAI, o conhecimento a ser transmitido estava contido em blocos d e apresentao embutidos no sistema sendo apresentados aos estudantes sob determinadas condies [WENGER 87]. Assim, o modelo do especialista desempenha dupla funo:

Age como uma fonte para o conhecimento a ser apresentado. Isto inclui tanto a gerao de explicaes e respostas aos estudantes, como tambm tarefas e questes. Serve como um padro para as avaliaes de desempenho do estudante. Para esta funo, deve ser capaz de gerar solues para problemas no mesmo contexto que o estudante realiza, para que as respectivas respost as possam ser comparadas.

Vrias abordagens para modelar o especialista e representar seu conhecimento tm sido exploradas nas pesquisas em STIs. A aquisio do conhecimento necessrio para este modelo pode ser a principal tarefa no desenvolvimento do sistema, requerendo muitas horas de colaborao entre o projetista e o especialista ou professor. Um modelo do especialista bem projetado facilitar a comunicao do conhecimento entre o professor e o estudante. Entretanto, quanto maior esta capacidade, maior ser a complexidade do sistema, e isto, na maioria das vezes, pode no ser necessrio para uma instruo eficaz. Pode ser suficiente representar este conhecimento para um conjunto reduzido de problemas a serem usados com propsitos educacionais, simplificando o desenvolvimento do modelo. O grande desafio para cada novo STI fornecer uma rica representao do seu domnio, suficiente para suportar o nvel desejado de compreenso e, portanto, proporcionar flexibilidade no ensino. A estrutura e interrelao do conhecimento necessrias para um sistema tutorial so muito maiores do que aquelas necessrias aos tpicos sistemas especialistas. Alm disso, a forma na qual este conhecimento armazenado crucial para a capacidade do sistema em utiliz-lo. Nenhuma forma geral parece adequada para representar o conhecimento, mas tipos diferentes de raciocnio e de conhecimento, requerem diferentes representaes para um uso eficiente e eficaz [RICKEL 89]. Portanto, a escolha da representao de conhecimento em um sistema tutorial depende do tipo de conhecimento a ser armazenado e da utilizao pretendida. Alguns mtodos de IA utilizados para representar o conhecimento do domnio, inclui o desenvolvimento de redes semnticas, a aplicao de regras de produo, representaes procedimentais, e a construo de frames e scripts. Vrias tcnicas empregadas por projetistas educacionais para identificar e organizar contedos podem tambm ser utilizadas para adquirir o conhecimento necessrio para o modelo do especialista, assim como vrias tcnicas usadas pelos engenheiros de conhecimento podem ser teis para projetos educacionais mais tradicionais. A linha mestra ento, que o comportamento inteligente - e portanto, a capacidade tutorial - requer um conhecimento rico e suficientemente

estruturado de modo a facilitar os tipos desejados de raciocnio e as capacidades cognitivas envolvidas no processo de ensino e aprendizagem.
O Modelo do Estudante

A chave para um ensino personalizado e inteligente em um sistema tutorial , sem dvida, o conhecimento que o sistema deve ter de seu prprio usurio. A dimenso mais significativa de um STI sua capacidade para modelar o conhecimento do estudante [JONASSEN 93a]. A caracterstica principal deste modelo deve contemplar todos os aspectos do conhecimento e do comportamento do estudante que tragam conseqncias para o seu desempenho e aprendizagem. Entretanto, a construo de um modelo como este uma tarefa bastante complexa para um sistema computadorizado. Os canais de comunicao em um computador podem parecer bastante restritos quando comparados com a capacidade das pessoas em combinar informaes em uma grande variedade de meios, como por exemplo o tom de voz ou expresses faciais. Mesmo que para obter decises pedaggicas razoveis no se tenha a necessidade de construir um modelo completo do estudante ao longo de todas as suas dimenses, a construo de um modelo parcial que fornea somen te as informaes necessrias , ainda hoje, um desafio para os sistemas computacionais. Este modelo deve ser dinmico, contendo o conhecimento e as capacidades do estudante, seu comportamento de aprendizagem passado, os mtodos de apresentao aos quais ele responde melhor e sua rea de interesse dentro do domnio. Munido destas informaes, o sistema pode atingir um nvel desejvel e um mtodo de apresentao adequado, adaptando a instruo competncia e habilidade de cada estudante. O processo de formao e atualizao do modelo do estudante pela anlise dos dados disponveis do sistema freqentemente chamado de diagnstico. Se por um lado o diagnstico puramente inferencial - e que exclui o estudante - uma tarefa bastante difcil, por outro lado a abordagem puramente interativa sofre pelo fato de que as pessoas nem sempre conseguem explicar seus prprios processos mentais e muitas vezes ficam total mente confusas.
O Modelo Pedaggico

Um professor tem diversas maneiras de expor um assunto, tornando-o compreensvel e interessante. A comunicao de um corpo de conhecimento para uma pessoa no segue simplesmente um protocolo de transferncia de informao como acontece, por exemplo, entre dois computadores. Ela guiada por estratgias e tcnicas que so

selecionadas e combinadas dinamicamente em reao s atitudes e necessidades dos estudantes. Portanto, a tarefa do modelo pedaggico bastante complexa. Este modelo contm o conhecimento necessrio para tomar decises sobre quais tticas de ensino deve empregar dentre aquelas disponveis no sistema. As deci ses e aes deste modelo so altamente dependentes dos resultados do processo de diagnstico. O modelo pedaggico diagnostica as necessidades de aprendizagem do estudante com base nas informaes do modelo do estudante e na soluo do professor contida no modelo do especialista. Em geral, as decises so sobre qual informao apresentar ao estudante, quando e como apresent-la. As representaes explcitas do conhecimento pedaggico proporcionam o potencial necessrio para que o sistema consiga adaptar e melhorar suas estratgias e, tambm, para seus componentes poderem ser reutilizados em outros domnios. A adaptao da instruo implica em uma escolha didtica, que pode ser global ou local. Escolhas no nvel global determinam a seqncia dos episdios educacionais e, por exemplo, decises sobre o nmero de repeties a serem utilizadas. Escolhas no nvel local envolvem decises sobre quando uma interveno necessria, se o estudante deve ou no ser interrompido em sua atividade, e o que pode e deve ser feito ou apresentado em algum determinado momento. Isto inclui orientao no desempenho das atividades, explicaes dos fenmenos e processos, e decises sobre quais informaes sero oferecidas para reparar as deficincias dos estudantes [WENGER 87]. Existem diversas abordagens pedaggicas empregadas em STIs, mas a maioria dos sistemas atuais tendem a implementar somente uma estratgia pedaggica. Por isso, estes sistemas no possuem um rico repertrio de estratgias d e ensino a serem selecionadas. Esta deficincia existe, em parte, porque a maioria das pesquisas concentramse nos problemas de representao de conhecimento e diagnsticos, ao invs dos processos pedaggicos envolvidos no at o de ensinar. Outra considerao que, em geral, as estratgias pedaggicas so dependentes do contexto geral do ambiente de aprendizagem embutido no sistema. A escolha deste ambiente de ensino ditado pela natureza do contedo a ser ensinado, pelo conhecimento e experincia do estudante, e pelas hipteses sobre aprendizagem inerentes teoria bsica sobre a qual o sistema est baseado. As decises pedaggicas so tomadas no contexto de um ambiente educacional que determina o grau de controle sobre a atividade e sobre a interao possudos respectivamente pelo sistema tutorial e pelo estudante [WENGER 87]. Todas estas decises so sutis. A ordem e maneira na qual os tpicos so tratados podem produzir experincias de aprendizagem diferentes. Em uma orientao tutorial, algumas vezes &# 233; mais eficaz deixar o estudante pesquisar vontade ao invs de

interromp-lo, enquanto outras vezes, esta liberdade pode deix-lo desorientado. Portanto, um processo de aprendizagem depende de uma grande variedade de fatores e o sistema tutorial deve cuidar para no destruir a motivao pessoal do estudante ou o seu senso de descobrimento. Este processo pedaggico requer gr ande versatilidade.
Modelo da Interface com o Estudante

Na engenharia de software, a interface do usurio tem sido a primeira preocupao dos projetistas quando esto discutindo a criao de uma nova aplicao pois, como afirmam Hix e Hartson, Para os usurios, a interface o prprio sistema. [HIX 93]. Muitos princpios baseados nas teorias cognitivas tm sido propostos para projetos de interface, como resultado de pesquisas na rea da interao homem-mquina. Entretanto, a meta da maioria destas pesquisas , de um modo ou de outro, proporcionar ao usurio um alto grau de eficincia e eficcia com relao a utilizao do sistema. O usurio no deve ter que se adaptar interface do sistema, ao contrrio, a interface deve ser projetada para que seja intuitiva e natural para ele aprender a utiliz-la. Com relao aos sistemas tutoriais, enquanto o modelo pedaggico decide o momento e o contedo das aes didticas, o modelo de interface cuida de sua forma final. responsvel pelo fluxo de comunica;o de entrada e sada, proporcionando a comunicao em ambas as direes e realizando a traduo entre a representao interna do sistema e a linguagem de interface de maneira compreensvel ao estudante. Mas, a interface no tem somente uma importncia para a entrada e sada da informao, ela tambm complementa dados importantes sobre o processo da aprendizagem. Dependendo do domnio, estes dados podem ser utilizados para monitorar este processo. Apesar da interface operar em estreita cooperao com ambos os modelos, tanto diagnstico quanto didtico, suas decises so de natureza distinta, requerendo um tipo diferente de conhecimento. Assim, til identificar a interface como um componente distinto. Sua importncia prtica pode ser compreendida em dois nveis :

Uma vez decidida a forma na qual o sistema apresentar um determinado tpico, a interface tem o poder de determinar o grau de compreenso desta apresentao junto aos estudantes. Por causa do grande progresso da pesquisa em tecnologias grficas, novas ferramentas para a construo e prototipao de interfaces podem direcionar todo o projeto do sistema.

Um outro aspecto relacionado com interfaces, e tradicionalmente relacionado com as pesquisas em IA, o processamento da linguagem natural. Este ramo de pesquisa ainda um grande obstculo a ser

vencido e, em seu estgio atual, limita as possibilidades de uma comunicao totalmente amigvel com os computadores. importante salientar que em uma interao com o STI, o estudante no ir somente aprender o contedo das lies, mas tambm ter que aprender como utilizar o sistema, portanto, a facilidade de uso deve ser uma das consideraes principais no projeto destas interfaces. Uma interface consistente, ajudar a reduzir a carga cognitiva sobre o estudante [SHNEIDERMAN 92]. Consideraes Finais sobre os Sistemas Tutoriais Inteligentes Mais de uma dcada passou desde o lanamento dos primeiros prottipos de STIs. Alguns exemplos de projetos de maior sucesso consumiram anos de dedicao de vrias pessoas e pode-se dizer que pou cos projetos saram dos laboratrios de pesquisa. Esta no uma viso pessimista, pois ensinar uma tarefa difcil e o fato de projetar um STI requer uma grande compreenso das vrias dimenses envolvida s no processo. Verificando os sistemas CAI comercialmente disponveis hoje, conclui-se que poucos exibem at mesmo as mais simples caractersticas inteligentes. No entanto, quatro milhes de computadores nas escolas pblicas americanas so usados predominantemente pelos sistemas CAI [KAPLAN 95]. Por isso, o desenvolvimento de STIs tem sido dirigido pela necessidade de superar as deficincias apresentadas pelos sistemas CAI com relao, principalmente, esttica da instruo, ao fraco contedo do domnio, e curta reteno, que tendem a reduzir o processo a uma simples transferncia de informaes [KAPLAN 95]. Uma razo para a complexidade e o alto custo dos STIs que o desenvolvimento destes sistemas no trata somente da resoluo de um problema. Ao contrrio, os STIs englobam vrio s problemas inerentes ao campo de IA. Por exemplo, a descrio de qual informao apresentar em um ponto particular da instruo, um problema complexo de planejamento. Portanto, existem ainda vrios problemas relacionados ao desenvolvimento destes sistemas. Um deles a falta de um paradigma estabelecido para descrever o processo de aquisio de conhecimento. Vrias teorias foram desenvolvidas, mas nenhuma tem sido aceita como um modelo apropriado de cognio. Outro problema, a incapacidade de um sistema em gerar um raciocnio pedaggico inteiramente autnomo, o que possibilitaria ao sistema tomar decises que no tivessem sido antecipadas pelos especialistas. Assim, os projetos so baseados em modelos que podem ou no representar o processo de aquisio de conhecimento. Estas consideraes significam que a iniciativa necessita voltar-se para questes profundas sobre a natureza do conhecimento, a comunicao, a aprendizagem e a compreenso. Atualmente, vrios desenvolvedores e empresrios tm objetivos comercialmente mais viveis, alm das escolas, para o desenvolvimento e aplicaes dos STIs, como por

exemplo, em treinamentos militares e treinamentos corporativos, onde so gastos bilhes de d&# 243;lares anualmente.

S-ar putea să vă placă și