Sunteți pe pagina 1din 12

A Histria da Inspeo de Equipamentos

Jos Antonio Pereira Chainho

NDICE Assunto 1 Introduo 2 Revoluo industrial: a gestao. 3 Incio do sculo XX: o nascimento 4 No Brasil: a tropicalizao 5 Evoluo 6 Regulamentao 7 Bibliografia Sus hijos, ya no podemos, olvidar nuestro passado. Tenemos muchas heridas, y sueos postergados. Nada nos regalaran, hemos pagado muy caro. Quien se equivoca y no aprende, vuelve estar equivocado. Violeta Parra Pgina 2 2 3 6 9 11 12

Histria da Inspeo de Equipamentos

1 INTRODUO Este trabalho foi elaborado para ser apresentado no I Encontro Tcnico do Colgio Integral em So Mateus do Sul Paran em 26/11/2011. Acreditamos que a perspectiva histrica proporciona uma viso mais clara do papel da inspeo de equipamentos nas organizaes, de suas tendncias, oferecendo subsdios para decises estratgicas que a afeta.

2 REVOLUO INDUSTRIAL A GESTAO A necessidade e o nascimento da Inspeo de Equipamentos foi um dos inmeros desdobramentos da Revoluo Industrial. Durante este perodo, que se estendeu desde a segunda metade do sculo XVIII at o final do sculo XIX, ocorreram profundas mudanas econmicas e sociais, decorrentes da implantao de novas tecnologias de produo que substituram a trao animal e o artesanato. Marcam esta poca de enormes saltos tecngicos, o desenvolvimento de caldeiras, das mquinas a vapor, da siderurgia, usinagem dos metais, equipamentos para indstria txtil, transporte ferrovirio e naval a vapor.

Figura 1 Primeira mquina a vapor (James Watt) Estas mudanas iniciaram por volta de 1770 na Inglaterra, que j possua grandes reservas de carvo, estradas e navegao desenvolvidas. Somente aps cerca de meio sculo que a Revoluo Industrial se propagou pelo restante da Europa e para os Estados Unidos. Entre outras transformaes sociais importantes, estas mudanas fizeram surgir duas novas classes: a dos empresrios (capitalistas) e dos trabalhadores (burguesia), sem que fossem abandonadas as antigas prticas trabalhistas. As condies de trabalho eram pssimas, com jornadas de at 15h, muita insegurana, explorao de menores e remunerao abaixo do mnimo necessrio para subsistncia. Foi uma poca de enormes conflitos capital-trabalho com profundas perdas de ambas as partes. Em 1833 foi fundado na Inglaterra o primeiro sindicato (trade union) de trabalhadores, um dos marcos do nascimento do direito trabalhista, regulamentado hoje no Brasil parcialmente pela lei 6514 que por sua vez se desdobra na Norma Regulamentadora no. 13 (Caldeiras e Vasos de Presso) do M.T.E, to familiar para todos que atuam na rea de inspeo. Os equipamentos no eram submetidos a condies muito crticas (7kgf.cm2 e 400oC) mas mesmo assim registraram-se graves acidentes nos Estados Unidos na segunda fase da Revoluo Industrial.Por exemplo: no ano de 1880 ocorreram 170 exploses de caldeiras causando 259 mortes em 1887 ocorreram 198 exploses de caldeias causando 652 mortes
Chainho

2/12

Histria da Inspeo de Equipamentos

abril 1865: exploso de quatro caldeiras do navio Sultana em Memphis causando a morte de 1700 passageiros janeiro de 1865: exploso da caldeira do navio Steamer Eclipse que provocou a morte de 29 soldados do batalho de artilharia de Indiana; No incio da Revoluo Industrial os acidentes eram agravados pelo fato das caldeiras serem do tipo flamotubular. A ruptura do casco liberava grande quantidade de energia intensificando os danos decorrentes da exploso. Esta enorme insegurana chegou a ameaar a prosperidade que os avanos tecnolgicos vinham proporcionando e a Revoluo Industrial s sobreviveu graas a duas realizaes: projeto e produo das caldeiras aquatubulares com menor potencial de danos em caso de acidentes; utilizao de vlvula de segurana, que havia sido inventada em 1680 por Denis Papin.

Fig 2 - Trevithick Boiler (flamotubular) - 1804

Fig 3 - Uma das primeiras caldeiras aquatubulares - 1877

2 INCIO DO SCULO XX O NASCIMENTO O final do sculo XIX e o incio do Sculo XX foi um perodo de grande prosperidade que se alastrou pela Frana, Alemanha, Itlia, Blgica, Japo e particularmente nos Estados Unidos que haviam sido unificados ao final da Guerra Civil (1865). O grande crescimento econmico e os preparativos para Primeira Guerra Mundial aumentaram muito a demanda por produtos qumicos em geral, particularmente os derivados de petrleo. Foi necessrio desenvolver processos produtivos mais eficientes e de maior capacidade que impuseram aos equipamentos condies cada vez mais severas, tanto do ponto de vista fsico (presso
Chainho

3/12

Histria da Inspeo de Equipamentos

e temperatura) quanto qumico (corrosividade). Como as tecnologias de projeto, fabricao e materiais no acompanharam este desenvolvimento aumentaram muito, nesta poca, falhas e acidentes provocados por ms condies fsicas de equipamentos, particularmente de caldeiras. No portal da Associao Norte-americana de Engenheiros Mecnicos (ASME) asme.org encontramos dados interessantes: no perodo de 1870 a 1910 ocorreram nos Estados Unidos 10.000 exploses de caldeiras (mdia de 250/ano). Nos anos seguintes foram registradas de 1300 a 1400 exploses anualmente. nesta mesma poca acidentes provocados por caldeiras causavam a morte de 50.000 pessoas e feriam outros 2 milhes anualmente. Como comum em situaes de grande comoo social como esta, ficaram evidentes, para toda a sociedade daquela poca, duas grandes necessidades: regulamentar o projeto e a fabricao de equipamentos pressurizados, particularmente de caldeiras; capacitar tcnicos para controlar a qualidade e a deteriorao destes equipamentos. Um marco histrico da mencionada regulamentao foi a criao do primeiro cdigo estadual norte-americano de projeto e fabricao de caldeiras em 1908. Esta iniciativa pioneira foi tomada em decorrncia de acidente que ocorrera numa fabrica de calados localizada na cidade de Brockton estado de Massachussets, USA em maro 1905. A caldeira que explodiu atravessou o teto de dois andares e foi pousar numa residncia prxima.

Figura 4 Final da trajetria de uma caldeira

Figura 5 Groover Co. Shoe Factory Brockton, Ma antes do acidente


Chainho

4/12

Histria da Inspeo de Equipamentos

Figura 6 Groover Co. Shoe Factory aps o acidente 58 pessoas morreram e 117 ficaram feridas neste acidente. Em seguida Ohio (1910), outros nove estados e 19 regies metropolitanas publicaram seus prprios cdigos o que gerou enormes dificuldades devidas falta de padronizao. Em 1911 a Associao Norte-americana de Engenheiros Mecnicos (ASME), fundado em 1880, criou uma comisso com a incumbncia de unificar todos estes documentos, misso que foi cumprida com sucesso. Em 1914, em memorvel reunio, foi aprovada a Seo I do seu largamente reconhecido Boiler and Pressure Vessels Code (Cdigo de Caldeiras e Vasos de Presso) que regulamenta (no por acaso) o projeto e construo de Caldeiras.

1914

Figura 7 Reunio na qual foi aprovada a Seo I do Cdigo ASME (114 pginas) A de segunda necessidade mencionada anteriormente (capacitao de profissionais para controlar a qualidade e a deteriorao de caldeiras e vasos) foi atendida com a fundao, em 1919 da Comisso Nacional de Inspetores de Caldeiras e Vasos de Presso, National Board. Esta comisso era composta de representantes de todos os estados americanos e conta hoje tambm com a participao das provncias do Canad e do Mxico. Naquela poca, apesar da unificao dos cdigos de projeto, caldeiras cuja fabricao era contratada por determinada empresa, s podia ser aprovada por inspetor do mesmo estado, o que causava naturais dificuldades. A misso inicial do National Board foi de capacitar e certificar pessoal para inspeo de caldeiras promovendo a uniformidade de critrios e menor necessidade de deslocamentos. Desde ento o National Board passou a promover treinamento, certificao de pessoal, manter um cadastro das caldeiras e vasos de presso insChainho

5/12

Histria da Inspeo de Equipamentos

talados nos Estados Unidos e Canad, homologar dispositivos de segurana e a publicar de seu tradicional Cdigo de Inspeo de Caldeiras e Vasos de Presso. Estes dois importantssimos fatos histricos (publicao da seo I do cdigo ASME e fundao do National Board) certamente simbolizam o nascimento da Inspeo de Equipamentos. O grfico mostrado na figura 8 mostra o forte impacto destes dois acontecimentos na ocorrncia de exploses de caldeiras, a despeito do aumento da criticidade de suas condies operacionais (linha azul) e da quantidade de equipamentos instalados.

Figura 8 Impacto da seo I do cdigo ASME e da fundao do National Board

3 NO BRASIL A TROPICALIZAO Em 1950 foi inaugurada no Brasil sua primeira grande refinaria de petrleo em Mataripe Bahia, a Refinaria Landulfo Alves (RLAM). Em 1954 entrou em operao a Refinaria Presidente Bernardes de Cubaro (RPBC). As duas eram responsveis pelo suprimento de quase todo o mercado brasileiro de derivados de petrleo cabendo a maior parte (~80%) RPBC. Depois de quatro anos de operao ocorreu um grande acidente na refinaria de Cubato, que provocou a morte de trs pessoas, causou enormes danos s instalaes, chegando a comprometer o suprimento do mercado. O monoplio estatal do petrleo passou a ser mais questionado, abalando at sobrevivncia da Petrobrs que havia sido criada ha apenas 4 anos. A causa foi a corroso de um pequeno trecho (~60cm) de tubulao de 6 que havia sido confeccionado em ao carbono em lugar do material especificado no projeto: ao liga 5%Cr 0,5%Mo, perfeitamente adequado para as condies s quais seria submetido. A tubulao operava com nafta, um hidrocarboneto leve e voltil, a aproximadamente 500oC e 20kgf/cm2 de presso. Aps quatro anos de operao o tal trecho encontrava-se com espessura muito reduzida chegando a perfurar em algum ponto. Trs pessoas foram designadas para verificar o que estava acontecendo. Logo aps a retirada do isolamento trmico do local onde havia sido observado vazamento, a linha sofreu ruptura brusca que provocou incndio de grandes propores e enormes danos.

Chainho

6/12

Histria da Inspeo de Equipamentos

Figura 9 Situao da linha de entrada de carga da torre fracionadora no instante do acidente

Figura 10 Cenas do acidente mostrando a enorme diferena de resistncia corroso dos dois materiais.

Figura 11 Destruio provocada pelo acidente O impacto deste acidente foi muito grande no s pelo seu aspecto trgico, mas tambm por representar uma ameaa sobrevivncia da Petrobrs. A partir de ento o papel da Inspeo de Equipamentos passou a ser mais bem compreendido e foram alocados recursos necessrios para uma atuao mais efetiva. Sob a gerncia de Abary Peniche, o rgo de Inspeo de Cubato se desenvolveu muito e serviu de modlo para a RLAM, para os setores de transporte, prospeco e produo de petrleo, bem como para as demais reChainho

7/12

Histria da Inspeo de Equipamentos

finarias que foram construdas desde ento. Na dcada de 1980 a Petrobrs passou a investir no setor petroqumico, que tambm absorveu esta tecnologia e assim se disseminou por todo o pas. Estes acontecimentos sem dvida marcaram o nascimento da Inspeo de Equipamentos no setor industrial brasileiro caracterizando Cubato como sua manjedoura. O acidente sofrido pelo piloto Ayrton Senna em maio de 1994 foi causado pela fratura de uma extenso da coluna de direo de seu carro. Esta modificao foi feita atravs da soldagem de um prolongamento, mostrado na figura 13, que possua um entalhe severo qual deu origem a uma trinca de fadiga. Esta descontinuidade se propagou durante diversas corridas at atingir dimenses crticas no Grande Prmio de mola, provocando sua fratura final brusca. O Aytron perdeu o controle do seu Williams na entrada da curva Tamburello, se chocou com um muro o que causou sua morte. Este fato mostra, no s a importncia da inspeo de equipamentos no setor de transportes como tambm a necessidade de um rigoroso controle de modificaes de projeto e de reparos.

Figura 12 Destroos do carro do Senna

Figura 13 Ilustrao da causa do acidente Paralelamente ao desenvolvimento da Inspeo na rea industrial tambm surgiu a atividade de inspeo de equipamentos e veculos destinados ao transporte de produtos perigosos. Nos Estados Unidos existe extensa regulamentao compulsria publicada pelo Ministrio dos Transportes (Department of Transportation - DOT). Na Europa existem normas semelhantes (ADR) publicadas pela ONU - Economic Commission for Europe Inland Transport Committee. No Brasil a inspeo de equipamentos e veculos destinados ao transporte
Chainho

8/12

Histria da Inspeo de Equipamentos

de produtos perigosos objeto da lei federal 5966/73 que se desdobra em cerca de 30 Regulamentos Tcnicos da Qualidade (RTQs) publicados pelo Inmetro. Esta perspectiva histrica deixa muito clara a verdadeira razo de existncia da Inspeo de Equipamentos: a necessidade, econmica e principalmente social, de SEGURANA. Para satisfazer esta necessidade absolutamente indispensvel a atuao de uma equipe tecnicamente preparada para controlar as condies fsicas dos equipamentos pressurizados.

4 EVOLUO Nos primrdios a inspeo de equipamentos utilizava tcnicas muito primitivas que iam pouco alm da inspeo visual e teste de martelo. Com o surgimento do National Board a tecnologia de inspeo se desenvolveu e comeou a se consolidar na forma de prticas recomendadas, normas e procedimentos. A inspeo deixou de apenas a fiscalizar o cumprimento dos cdigos de projeto passando a exercer tambm o controle de deteriorao dos equipamentos, rea de ao que mais a caracteriza atualmente. Aps a primeira Guerra Mundial (1914-18) houve uma forte expanso da indstria automobilstica, aumentando ainda mais a demanda por derivados de petrleo. Foram desenvolvidos, neste perodo, processos de craqueamento que transformam resduos oleosos pesados em derivados leves, de maior valor agregado. Nesta mesma poca foram descobertas novas reservas de petrleo com maiores teores de impurezas corrosivas o que tornou ainda mais necessrio o controle dos danos aos quais os equipamentos eram submetidos em servio. Foi necessrio o desenvolvimento de novos materiais, aperfeioamento de projeto e das tcnicas de fabricao dos equipamentos. Os equipamentos passaram a ser submetidos a condies cada vez mais severas gerando novos desafios para a inspeo de equipamentos. Foram sendo introduzidas tcnicas de inspeo menos primitivas, como por exemplo, o uso de calibres pina, calibre de inspetor (inspector gage), micrometros de profundidade e lquido penetrante.

Figura 14 Inspector gage usado para medir espessura atravs de furos feitos propositalmente no casco dos equipamentos At ento os conhecimentos e a experincia necessrios para a execuo da inspeo de equipamentos eram transmitidos verbalmente. Somente no final da dcada de 1930 o Instituto Norte-americano do Petrleo (American Petroleum Institute API) sentiu a necessidade de consolidar e registrar as tcnicas e os procedimentos de inspeo utilizados naquela poca. Em maio de 1940 foi criada a Subcomisso de Supervisores de Inspeo de Refinarias com a incumbncia de aprimorar procedimentos de inspeo e dissemin-los por todo o setor industrial atravs de prticas recomendadas. Assim foi iniciada a elaborao das consagradas Guias de Inspeo de Equipamentos do API (API Guide for Inspection of Refinery Equipment) que ao longo do tempo se tranformaram em Normas (Standards) com enorme reconhecimento internacional. Durante a 2 guerra mundial (1939-45) este trabalho foi paralisado sendo retomado pelo API por solicitao dos militares. Terminada a guerra retornou para a esfera civil. Em maio de 1940 o Instituto Brasileiro do Petrleo tambm criou a sua Subcomisso de Supervisores de Inspeo de Equipamentos, que, a partir da dcada de 1960, passou a tropicalizar as guias do API, com base na experincia brasileira. Notveis pioneiros como:
Chainho

9/12

Histria da Inspeo de Equipamentos

Albary E. Peniche, Maurcio Latg, Aldo Dutra, Pedro da Cunha Carvalho, Hans Westphalen, Haroldo Garrastazu, Guilherme Catramb, Jos Barbato e outros (que me perdoem a omisso), participaram desta empreitada.

Figura 15 Subcomisso de Inspeo de Equipamento do IBP reunida no Rio em foto de setembro de 1964 Em agosto 1961 foi realizado no Rio de Janeiro o Primeiro Seminrio do IBP, cujo tema foi corroso. Em meados da dcada de 1960 a Subcomisso de Supervisores se desligou da Comisso de Destilao ganhando o Status de Comisso de Inspeo de Equipamentos. Em seguida promoveu Na Refinaria de Duque de Caxias, RJ o primeiro seminrio de inspeo de equipamentos. Desde ento estes Seminrio tem sido realizados periodicamente. Neles germinaram e floresceram outras instituies como a ABRACO (Associao Brasileira de Corroso) em 1968, ABENDI (Associao Brasileira de Ensaios no Destrutivos) e FBTS (Fundao Brasileira de Tecnolgia de Sodagem), que se associaram ao IBP na promoo do desenvolvimento da atividade de inspeo no Brasil e na America Latina. Durante a segunda guerra mundial ocorreram grandes avanos tecnolgicos de em tempos de paz exigiram muito mais tempo. Logo que estes desenvolvimentos foram liberados para aplicaes civis serviram de base para criao de novas ferramentas de inspeo. Surgiram ento as tcnicas eletromagnticas, radiogrficas, endoscopia e alguns primitivos aparelhos ultra-snicos que proporcionaram grande avano para a tecnologia de inspeo, que tem se acelerado desde ento. Progressos feitos nas reas de informtica, mdica, eletrnica, aerospacial e nuclear tem encontrado poderosas aplicaes na Inspeo. Pesquisas desenvolvidas em universidades, centros de pesquisa e institutos tcnicos nas reas de materiais, mecnica da fratura, anlise de tenses, fadiga e fluncia tambm tem se revelado excelentes oportunidades de crescimento para a atividade de inspeo. A revoluo pela Qualidade e o clamor social por mais segurana e cuidados com o meio ambiente, esto exigindo da Inspeo muito esforo nas reas treinamento e certificao de pessoal, elaborao e qualificao de procedimentos, calibrao de aparelhos e instrumentos bem como no controle de documentos e rastreabilidade dos registros. Desenvolveu-se no Brasil um poderoso mercado de servios de inspeo que oferece no mais apenas mo de obra, mas tcnicas muito avanadas como Emisso Acstica, TOFT, Phased Array, ondas guiadas, IRIS, radiografia digital, BScan, bem como softwares especializados na programao e registro de inspeo. Chegamos neste ponto a uma parte de nossa histria que dever ser contada pelos nossos descendentes.

Chainho

10/12

Histria da Inspeo de Equipamentos

4 REGULAMENTAO A regulamentao de inspeo de caldeiras e vasos de presso foi iniciada no Brasil por um profissional dedicado e muito experiente em inspeo de caldeiras, Julio Rabin que trabalhava principalmente com caldeiras de pequeno porte instaladas em pequenas indstrias, hotis, hospitais, etc. Preocupado com freqentes acidentes, dirigiu-se ao Departamento Nacional de Higiene e Segurana do Trabalho (DNHST) e conseguiu que fosse publicada em 1970, no auge da ditadura militar, a Portaria 20 DNHST, que teve o mrito de tornar obrigatria a inspeo anual de caldeiras em todo territrio nacional. Entretanto como esta norma foi elaborada sem a participao da comunidade que atuava na rea de inspeo de Equipamentos, ficou muito distante da nossa realidade com pequena possibilidade de ser aplicada (no saiu da gaveta). Em 1977 foi publicada a Lei Ordinria 6514 que introduz alteraes na CLT no que se refere a segurana e medicina do trabalho, incluindo dois artigos que tornam obrigatria a inspeo de caldeiras, fornos e recipientes pressurizados. Este documento se desdobrou, no ano seguinte, em 28 Normas Regulamentadoras (entre as quais a NR 13 e NR 14) que foram publicadas por meio da Portaria GM 3214/1978. Esta primeira edio da NR 13 foi feita com base na portaria 20 e tratava apenas de caldeiras. A primeira reviso da NR 13 publicada em 1984 (Portaria SSMT 02/1984) aumentou seu campo de aplicao passando a abranger tambm vasos de presso. Estas mudanas no foram suficientes para colocar a NR 13 efetivamente em prtica. Em funo de acidentes provocados por equipamentos pressurizados em diversas instalaes o Ministrio do Trabalho formou um Grupo de Trabalho Tripartite com participao de representantes dos Trabalhadores, das Empresas e do Governo. Foi atribuda a este grupo a incumbncia de fazer nova reviso na NR 13, com objetivo de permitir que a mesma pudesse ser efetivamente praticada. O trabalho desta vez foi conduzido de forma muito participativa o que tornou a norma muito mais adequada a nossa realidade e favoreceu sua implementao. Finalmente em 2008 foi publicada por meio da Portaria SIT 57/2008 uma nova reviso da NR 13 que apenas corrige impropriedades de linguagem, introduzindo mudanas de contedo pouco relevantes. Nesta poca (dcada de 1980) os rgos de inspeo de equipamentos e as pessoas que neles atuavam sentiam-se como animais ameaados de extino por uma onda de modismos administrativos que vieram no bojo do neoliberalismo. O principal objetivo, nem sempre revelado, era uma cega e drstica diminuio de custos atravs principalmente da reduo de pessoal. Eram projetos de reestruturao organizacional que buscavam reduzir ao mnimo o efetivo prprio mantendo apenas as pessoas diretamente ligadas s atividades fim da empresa. Surgiram neste perodo muitos planos de afastamento voluntrio, organizao do trabalho em clulas de produo ou miniplantas, terceirizao, sem falar na reengenharia, a mais cruel de suas faces. A inspeo de equipamentos foi vista como uma das atividades que oferecia melhores oportunidades de reduo de pessoal. Muitos dos antigos setores de inspeo (SEIEQs) foram enxugados, fragmentados ou tiveram seu status reduzido. Como uma reao natural de preservao, no apenas de seus empregos, mas tambm principalmente dos ideais que a Inspeo de Equipamentos representa, a comisso encarregada da reviso de 1994, incluiu nela o Anexo II que trata de Servios Prprios de Inspeo de Equipamentos (SPIE). Empresas que decidam manter em suas estruturas organizacionais rgos de Inspeo estruturados de acordo com as diretrizes bsicas contidas no referido anexo, podem praticar intervalos de inspeo superiores aos usuais, desde que se submetam a um processo de certificao. A operacionalizao da Certificao foi atribuda ao Inmetro pela prpria NR 13. Um forte incentivo a manuteno dos antigos SEIEQs cujo trabalho evitou tantas perdas no s para as empresas, mas tambm para toda sociedade. No ano de 2001 o Instituto Brasileiro do Petrleo se submeteu a um processo de acreditao (credenciamento) e foi aprovado pelo Inmetro para implementar o processo de CerChainho

11/12

Histria da Inspeo de Equipamentos

tificao de SPIE em nome do governo brasileiro. Neste mesmo ano foi publicada pelo Inmetro a Portaria 16 que detalha os requisitos bsicos para certificao de SPIE contidos no anexo, servindo como um documento base para orientar as auditorias de certificao. Em 2009 esta portaria foi revisada tendo se desdobrado na Portarias 349 e 351/2009.

Figura 16 Os primrdios da certificao de SPIE Desde que foi implantada a certificao de SPIE tem proporcionado os seguintes benefcios: o papel da Inspeo de Equipamento ficou mais claro para toda a estrutura organizacional das empresas; o sistema de gesto preconizado pela certificao de SPIE tem se mostrado muito eficaz e produtivo; a Inspeo de Equipamentos e os profissionais que nela atuam tm se valorizado muito; a confiabilidade, e a segurana melhoraram e os prmios de seguros diminuram; a rentabilidade lquida das empresas aumentou em decorrncia do aumento do fator operacional. Neste mesmo ano de 2011 o Brasil acatou a Conveno 174 da Organizao Internacional do Trabalho, aprovada em julho de 1993, e que trata da preveno de Acidentes Ampliados. Estes so ocorrncias sbitas envolvendo substncias perigosas que podem colocar em grave perigo os trabalhadores da prpria empresa, indivduos da populao (que no participam daquela atividade econmica) e o meio ambiente. Foi formado um Grupo de Trabalho que est identificando as mudanas na legislao brasileira para o seu enquadramento na Conveno 174. muito provvel que estes estudos venham a introduzir fortes mudanas na NR 13, NR14, NR Tub, SPIE, etc. 5 - BIBLIOGRAFIA 5.1 Guia no. 1 do Instituto Brasileiro de Petrleo Finalidades, atribuies e organizao da Inspeo de Equipamentos Pedro da Cunha Carvalho 1962I 5.2 Guide for Inspection of Refinery Equipment, Chapter I, Introduction American Petroleum Institute - 1976 5.3 Os primrdios da Comisso de Inspeo de Equpamentos portal do IBP: ibp.org.br. 5.4 The origins of ASMEs Boiler and Pressure vessels code portal do ASME: asme.org 5.5 Steam its generation and use 40a edio Babcock&Wilcox 5.6 130 years and counting portal do ASME asme.org 5.7 1905 Boiler Explosion site da cidade de Brockton, Massachussets: Plymouthcolony.net/brockton 5.8 Pressure vessels Inspection Safety Code The Institute of Petroleum London - 1993 5.9 Boletim do IBP No 19 1964

Chainho

12/12

S-ar putea să vă placă și