Sunteți pe pagina 1din 3

A MATEMTICA DO MILAGRE Mateus 14.13-21 Propsito Geral: Consagratrio. Tema Especfico: O milagre da multiplicao.

Frase de Efeito: APLIQUE EM SUA VIDA A MATEMTICA DO MILAGRE. Pergunta de Ligao: - Como podemos fazer isso? Observando as OPERAES DA MATEMTICA DO MILAGRE relatadas neste texto: PRIMEIRA OPERAO DA MATEMTICA DO MILAGRE: DIMINUIR A HIPOCRISIA (at acabar com ela) - vs 15. Tema do Meio: Hipocrisia. Explicao: Os discpulos no estavam preocupados com a multido, como pode parecer primeira vista. Lendo o contexto imediatamente anterior, vemos que Joo Batista havia sido morto pelo rei. Os discpulos estavam, naturalmente, assustados e com medo que algo ruim tambm acontesse a eles e a Jesus. Apesar do seu discurso to piedoso, eles, na verdade, queriam apenas se livrar daquela gente, pois uma multido com fome sempre um grande problema e um tumulto facilmente poderia se desencadear com eles no centro das atenes, e com grandes chances de serem responsabilizados pelo desastre. Em outras palavras, eles estavam sendo hipcritas. Mas Jesus no "engoliu" sua farsa ("A multido no precisa ir embora" - disse-lhes o Mestre), pois o Nosso Senhor no far milagres enquanto houver hipocrisia em nossos lbios e em nossos coraes. Ilustrao: Um jovem vivia se negando obra de Deus, alegando para o seu pastor que no tinha tempo, pois trabalhava de dia e estudava noite. Mas sua mscara caiu no dia em que ele arranjou uma namorada. A partir daquele momento ele arranjava tempo de sobra para namorar, todos os dias e aos finais de semana. Fundamentao: Isaas 29.13: "Este povo... com os seus lbios me honra, mas o seu corao se afasta para longe de mim..." Opinio Contrria: _____________________________________________ Ponto-Cruz: _____________________________________________ Glorificao: _____________________________________________ Aplicao: Hipcrita aquele pecador que antigamente fazia tanto pelo pecado e agora faz to pouco por Jesus: - Antes, ele andava a distncia que fosse para satisfazer seus desejos. Agora acha que a igreja longe. - Enfrentava qualquer tempo. Agora qualquer chuvinha o faz faltar aos cultos. - Gastava grande parte do seu salrio para sustentar seus vcios. Agora acha o dzimo pesado. - Gastava horas com bares, festas, jogos etc. Agora acha que um culto de 2 horas inadimissvel. - Dava tudo de si para as coisas do mundo. Agora nega seu tempo, recursos e talentos para Jesus. Apelo do Meio: _____________________________________________

SEGUNDA OPERAO DA MATEMTICA DO MILAGRE: SOMAR RESPONSABILIDADE - vs 16. Tema do Meio: Responsabilidade Explicao: Jesus foi bem enftico: "Dai-lhe vs de comer". O problema da fome das multides NOSSO! nossa responsabilidade. Jesus no far nenhum milagre de multiplicao enquanto no assumirmos a nossa responsabilidade. Ele vai multiplicar, mas no para mim, para eu satisfazer meus desejos e caprichos, mas para que NS tenhamos condies de dar conta das nossas responsabilidades. Ilustrao: _____________________________________________ Fundamentao: Mateus 10. Opinio Contrria: _____________________________________________ Ponto-Cruz: _____________________________________________ Glorificao: _____________________________________________ Aplicao: O problema dos jovens no problema do pastor, PROBLEMA NOSSO. O problema das crianas no problema do governo, PROBLEMA NOSSO, etc. Apelo do Meio: _____________________________________________

TERCEIRA OPERAO DA MATEMTICA DO MILAGRE: DIVIDIR OS RECURSOS - vs 17-19. Tema do Meio: Dedicao. Explicao: Antes de ver a multiplicao, os discpulos tiveram que colocar seus escassos recursos nas mos de Jesus e v-lo partindo (dividindo) o po. Antes de vermos o milagre da multiplicao em nossas vidas, temos que fazer o mesmo. Temos que colocar todos os nossos recursos em suas mos e deix-lo dividir vontade. Ilustrao: _____________________________________________ Fundamentao: Mateus 16.25: "Quem perder a sua vida por amor de mim, ach-la-". Opinio Contrria: _____________________________________________ Ponto-Cruz: _____________________________________________ Glorificao: _____________________________________________ Aplicao: Provavelmente Jesus vai ordenar que voc divida seu tempo, bens e talentos, antes de multiplic-los. Apelo do Meio: _____________________________________________

QUARTA OPERAO DA MATEMTICA DO MILAGRE: MULTIPLICAR - vs 20-21. Esta operao da Matemtica do Milagre no o homem quem faz. Jesus. Aleluia! Quando o homem, de todo o seu corao e sem reservas, faz as trs primeiras Operaes, Jesus, sem pestanejar, faz a ltima: A to esperada e maravilhosa multiplicao! No vai faltar, nem para voc nem para ningum. Os escassos recursos dos discpulos era insuficientes at para eles mesmos, mas, nas mos de Jesus, eles se multiplicaram e todo mundo se fartou e ainda sobraram 12 cestos.

CONCLUSO - Diminua a hipocrisia (at acabar com ela). - Some as responsabilidade (o problema nosso). - Divida seus escassos recursos (tempo, bens e talentos). E creia nesta palavra: No vai faltar, nem para voc nem para ningum ao seu redor, pois Jesus vai multiplicar. DESAFIO DA IGREJA TEXTO: Mateus, 14.13-21 TEMA: Um grande desafio para as igrejas de hoje 1. 2. Precisamos conhecer quem so os que precisam conhecer a graa do pai. Estar perto ou longe no faz diferena. Se no conhecem a graa esto perdidos.

3. A guisa de reflexo, poderemos nos lembrar dos dois filhos, na parbola conhecida como do "Filho Prdigo". Quem conhecia a graa? Um filho perto, porem legalista, orgulhoso e odioso. Outro filho longe, imoral, anarquista, irresponsvel. 4. A campanha da JMM/2011 destaca a os povos no-alcanados.

4.1. O grande desafio dos mulumanos; a religio que mais cresce no mundo. Alcan-los um grande desafio para a igreja de Jesus. 5. H muitos conceitos errados e muitos preconceitos e medo. Isto gera uma grande barreira para podermos evangeliz-los.

6. Mas se a igreja no lhes falar, eles seguiro em frente com seus conceitos e f, marginalizados da graa do Pai. A concluso disto a perdio eterna. I - Precisamos conhecer aqueles que precisam da graa do Pai 1. 2. Sabemos pela Bblia que nem todo caminho leva a Deus e que nem todo que diz Senhor, Senhor faz parte do povo de Deus. H muita gente enganada, caminhando para o inferno por no conhecer a GRAA do Pai.

3. Porque precisamos evangelizar os mulumanos se Eles adoram Al. Al o mesmo Deus dos cristos? Vemos o entendimento do Isl sobre Al: 3.1. Al um Deus impessoal. Ele est muito distante, fora do alcance do ser humano, no se relaciona com o ser humano. 3.2. Al no um Deus de amor. A palavra amor no aparece nenhuma vez no Alcoro. 3.3. Al no concede Graa e perdo. Os adoradores no tm que se arrepender. Se quebrarmos alguma regra, temos de pagar por isso. Outro no pode pagar por ns. 3.4. Al no d a vida eterna, a pessoa que conquista pelas obras e prtica dos princpios do islamismo. 4. Outras crenas como : Hindustas, budistas, espritas, messinicos e at cristos que vivem perto ou longe do Pai, mas que ainda no conhecem a sua Graa. Precisamos conhec-los. II - Precisamos olhar com compaixo aqueles que precisam da graa do Pai 1. 2. Jesus chegou a um lugar onde uma grande multido estava esperando por suas bnos. Eles estavam carentes da graa do Pai. Vejamos dois princpios no texto que nos ajudaro como compartilhar a graa do Pai aos perdidos.

2.1. Compaixo - Compaixo nos impulsiona a ao concreta. Se a igreja olhar para os perdidos com pena, nada mudar. Devemos olhar com o olhar de Deus, v.14.

2.2. Jesus chegou e teve grande compaixo. Jesus os viu como ovelhas aflitas e exaustas e sem pastor, [Mt.9.36]. Ovelha sem pastor se perde, se alimenta mau e sofre sede, (Sl. 23). 3. Em Apocalipse, Jesus exorta a igreja a amar, pois todas as suas obras sem amor era imprestvel. No existe compaixo sem amor. III - Precisamos depender da ao do Espirito Santo para compreender a graa do Pai, 1. Precisamos assumir a responsabilidade. A igreja no pode ser passiva, mas no mnimo reativa. O Esprito Santo nos faz reativo. O amor de cristo nos move, gera reao em ns. 2. A primeira reao dos discpulos foi carnal. Eles pensaram em se ver livres do problema, v.15. Mandar a multido e dispersar era um conselho razovel do ponto de vista humano. 3. Uma coisa a igreja precisa compreender, que sua misso espiritual. E sua misso impossvel sem f, v.16. Jesus sabia que era impossvel pra eles fazer humanamente. 4. Evangelizar pessoas que pouco ou nada conhecem de Jesus, tarefa impossvel, hunamente falando.

5. Os discpulos queriam fugir, assim como a igreja tem tentado fugir, mergulhando na sua impotncia financeira e de conhecimento. 6. Deus tem trazido muitos mulumanos, budistas, espritas, umbandistas, catlicos, evanglicos triunfalistas, etc. para perto de ns. Eles precisam da graa do Pai. IV - Precisamos assumir a responsabilidade de compartilhar a graa do Pai 1. A igreja como os discpulos de Jesus precisa ser sensata para apresenta a Deus o que tem v.17. Era o que tinham ali, cinco pes. 2. 3. A rdua tarefa de alimentar a multido era dos discpulos, mas tarefa de abenoar era de Jesus, v.19. Temos apenas a Bblia. O alimento que vai ser compartilhado dever ser pela graa de Deus.

3.1. Vejamos que diz em Atos, 19.11 - E Deus pelas mos de Paulo fazia maravilhas extraordinrias. 3.2. No era Paulo quem fazia os milagres, mas Deus por seu intermdio. A igreja faz pela ao de Deus. 3.3. A ao sobrenatural do Esprito Santo. 4. Houve sobra de po depois da multido se fartar. A sobra foi ajuntada em cestos. O quem sobrado em nossas igrejas? Estudos, mensagens, pregadores, professores, evangelistas, testemunhos, etc. enquanto isso outros esto perecendo sem a graa do Pai. PIBFOZ, 27. 03.11- Adaptado pelo Pr. Romildo

S-ar putea să vă placă și