Sunteți pe pagina 1din 12

A deficincia e vrios tipos existentes

Qual o significado da palavra deficincia? Segundo a Organizao Mundial de Sade, deficincia o substantivo atribudo a toda a perda ou anormalidade de uma estrutura ou funo psicolgica, fisiolgica ou anatmica. Refere-se, portanto, biologia do ser humano.

Quem pode ser considerado deficiente? A expresso pessoa com deficincia pode ser atribuda a pessoas portadoras de qualquer tipo(s) de deficincia. Porm, em termos legais, esta mesma expresso aplicada de um modo mais restrito e refere-se a pessoas que se encontram sob o amparo de determinada legislao. designado deficiente todo aquele que tem um ou mais problemas de funcionamento ou falta de parte anatmica, embargando com isto dificuldades a vrios nveis: de locomoo, percepo, pensamento ou relao social. At bem recentemente, o termo deficiente era vulgarmente aplicado a pessoas portadoras de deficincia(s). Porm, esta expresso embarga consigo uma forte carga negativa depreciativa da pessoa, pelo que foi, ao longo dos anos, cada vez mais rejeitada pelos especialistas da rea e, em especial, pelos prprios portadores. Actualmente, a palavra considerada como inadequada e estimuladora do preconceito a respeito do valor integral da pessoa. Deste modo, a substitui-la surge a expresso: pessoa especial.

Quais os vrios tipos de deficincia? A pessoa especial pode ser portadora de deficincia nica ou de deficincia mltipla (associao de uma ou mais deficincias). As vrias deficincias podem agrupar-se em quatro conjuntos distintos, sendo eles: Deficincia visual Deficincia motora Deficincia mental Deficincia auditiva

Deficincia Mental
Inteligncia... Definio de inteligncia: capacidade para aprender, capacidade para pensar abstractamente, capacidade de adaptao a novas situaes e conjunto de processos como memria, categorizao, aprendizagem e soluo de problemas, capacidade lingustica ou de comunicao, conhecimento social(Sainz e Mayor).

Deficincia Mental Conceito: Deficincia mental a designao que caracteriza os problemas que ocorrem no crebro e levam a um baixo rendimento, mas que no afectam outras regies ou reas cerebrais.

Quem pode ser considerado deficiente mental? Deficiente mental so todas as pessoas que tenham um QI abaixo de 70 e cujos sintomas tenham aparecido antes dos dezoito anos considera-se que tm deficincia mental. Paula Romana. Segundo a vertente pedaggica, o deficiente mental ser o indivduo que tem uma maior ou menor dificuldade em seguir o processo regular de aprendizagem e que por isso tem necessidades educativas especiais, ou seja, necessita de apoios e adaptaes curriculares que lhe permitam seguir o processo regular de ensino.

Graus de deficincia mental Embora existam diferentes correntes para determinar o grau de deficincia mental, so as tcnicas psicomtricas que mais se impem, utilizando o QI para a classificao desse grau. O conceito de QI foi introduzido por Stern e o resultado da multiplicao por cem do quociente obtido pela diviso da IM (idade mental) pela IC (idade cronolgica).Segundo a OMS, a deficincia divide-se: - Profunda: Grandes problemas sensorio-motores e de comunicao,bem como de comunicao com o meio; So dependentes dos outros em quase todas as funes e actividades, pois os seus handicaps fsicos e intelectuais so gravssimos; Excepcionalmente tero autonomia para se deslocar e responder a treinos simples de auto-ajuda. - Grave/severa: Necessitam de proteco e ajuda, pois o seu nvel de autonomia muito pobre; Apresentam muitos problemas psicomotores; A sua linguagem verbal muito deficitria comunicao primria; Podem ser treinados em algumas actividades de vida diria bsicas e em aprendizagens pr-tecnolgicas simples; - Moderado/mdia: So capazes de adquirir hbitos de autonomia pessoal e social;

Podem aprender a comunicar pela linguagem oral, mas apresentam dificuldades na expresso e compreenso oral; Apresentam um desenvolvimento motor aceitvel e tm possibilidade para adquirir alguns conhecimentos pr-tecnolgicos bsicos que lhes permitam realizar algum trabalho; Dificilmente chegam a dominar as tcnicas de leitura, escrita e clculo; - Leve/ligeira: So educveis; Podem chegar a realizar tarefas mais complexas; A sua aprendizagem mais lenta, mas podem permanecer em classes comuns embora precisem de um acompanhamento especial; Podem desenvolver aprendizagens sociais e de comunicao e tm capacidade para se adaptar e integrar no mundo laboral; Apresentam atraso mnimo nas reas perceptivas e motoras; Geralmente no apresentam problemas de adaptao ao ambiente familiar e social.

Etiologia/Causas e factores de risco importante alertar que, muitas vezes, apesar da utilizao de recursos sofisticados na realizao do diagnstico, no se chega a definir com clareza a causa de deficincia mental. Factores Genticos Estes factores actuam antes da gestao; a origem da deficincia est j determinada pelos genes ou herana gentica. So factores ou causas de tipo endgeno (actuam no interior do prprio ser). Existem dois tipos de causas genticas: Geneopatias alteraes genticas que produzem metabolopatias ou alteraes de metabolismo; Cromossomopatias que so sndromes devidos a anomalias ou alteraes nos cromossomas. Factores Extrnsecos Factores extrnsecos so factores pr-natais, isto , que actuam antes do nascimento do ser. Podemos, ento, constatar os seguintes problemas: Desnutrio materna; M assistncia gestante; Doenas infecciosas; Intoxicaes; Perturbaes psiqucas; Infeces;

Fetopatias; (actuam a partir do 3 ms de gestao) Embriopatias (actuam durante os 3 primeiros meses de gestao) Genticos. etc

Factores Perinatais e neonatais Factores Perinatais ou Neonatais so aqueles que actuam durante o nascimento ou no recm-nascido. Neste caso, podemos constatar os seguintes problemas: Metabolopatias; Infeces; Incompatibilidade RH entre me e recm nascido. M assistncia e traumas de parto; Hipxia ou anxia; Prematuridade e baixo peso; Ictercia grave do recm nascido (incompatibilidade RH/ABO). Factores Ps-Natais Factores ps-natais so factores que actuam aps o parto. Observamos, assim, os seguintes problemas: Desnutrio, desidratao grave, carncia de estimulao global: Infeces; convulses; Anoxia (paragem cardaca, asfixia) Intoxicaes exgenas (envenenamento); Acidentes; Infestaes. Interveno Pedagcica No desenvolvimento de um indivduo deficiente mental, deparamo-nos com vrias dificuldades, sendo elas: Psicomotoras; Sensoriais; Nas relaes sociais; De autonomia; De linguagem. No momento de planificar qualquer interveno educativa, devemos pensar nessas dificuldades e, consoante as possibilidades e limitaes de cada indivduo, estabelecer o programa mais adaptado. Alm de conhecer o estado geral do seu desenvolvimento e as dificuldades especficas

apresentadas, deveremos atender tambm s capacidades de aprendizagem de cada um, para evitar que os objectivos educativos no sejam nem demasiado exigentes, a ponto de o aluno no poder atingi-los, nem to simples, que no favoream ao mximo o desenvolvimento das suas potencialidades. Em primeiro lugar, a criana deficiente tem dificuldade em estruturar as suas experincias. A aquisio de capacidades perceptivo-motoras no ter a mesma significao que tm para a maioria dos indivduos da sociedade a que pertencem. difcil comunicar com estas crianas porque, por um lado, teremos de entrar no seu mundo de objectos e representaes e, por outro, no mundo das pessoas normais existe um campo de experincias que esto fora do alcance da criana deficiente. Esta dificuldade para estabelecer comunicao faz com que o tipo de educao que lhes damos, deva basear-se numa srie de estratgias que permitam educar a percepo, motricidade e linguagem e que consistiro no treino da capacidade para efectuar as diferenciaes e as estruturaes necessrias para que as aprendizagens escolares possam revestir-se de significado para a criana e possam chegar a ser objectos, ou seja, possam fazer parte no apenas do seu meio ambiente mas tambm do seu prprio meio. A criana deficiente mental no possui determinados meios para poder afirmar-se como pessoa e, por conseguinte, est sujeita a no ser respeitada e a ser tratada, por vezes, como um objecto. Para isso, contribui uma srie de factores que passaremos a referir: os pais no devem deixar que a criana no faa nada, pois isso prejudica o desenvolvimento da sua autonomia pessoal; outro aspecto em que preciso ajudar o deficiente mental na integrao do seu esquema corporal, pois se no conseguir compreender os termos que simbolizam as relaes espaciais, no poder compreender os sistemas convencionais que regulam a vida social e viver margem desta e muitas ocasies. A atitude perante o deficiente mental deve ser sempre de aceitao da sua pessoa tal como ; esta atitude deveria ser adoptada por toda a sociedade, mas muito especialmente por pais e educadores.

A educao A educao em casa O perodo educativo, em que as crianas esto permanentemente em contacto com os pais ou em creches ou amas, corresponde s primeiras etapas da sua vida, da maior importncia no seu desenvolvimento. importante que estes recebam apoio e orientaes necessrias sobre as possibilidades de desenvolvimento da criana, para que assim, possam favorec-las desde o princpio: o meio ambiente tem uma enorme influncia na aprendizagem, atravs da estimulao directa ou indirecta que dada criana; os primeiros anos da infncia so o perodo mais favorvel para a estimulao, visto corresponderem fase da vida em que o desenvolvimento psicofsico mais acelerado; tudo o que a educao pode oferecer criana nestas idades requer menor esforo educativo do que nas idades posteriores.

A educao precoce dever fomentar todos os aspectos do desenvolvimento, como: Motricidade; Percepo; Linguagem; Socializao; Afectividade.

A Educao Pr-escolar Antes da integrao da pessoa deficiente mental na escola, necessrio ter em conta os seguintes parmetros: Actuao pedaggica orientada: Estimulao e motivao para a aprendizagem e para actividades relacionais; Educao sensoriomotora e psicomotora; Treino de autonomia e hbitos de higiene; Educao rtmica; Iniciao comunicao social; Educao verbal elementar. A Educao na Escola A educao no perodo escolar deve investir no desenvolvimento de todas as potencialidades da criana deficiente, com o objectivo de a preparar para enfrentar sozinha o mundo em que tem de viver. Neste sentido, devem ser favorecidas todas as actividades que a ajudem a adquirir as capacidades necessrias para se desenvolver como ser humano: Sociabilizao; Independncia; Destreza; Domnio do corpo; Capacidade perceptiva; Capacidade de representao mental; Linguagem: Afectividade

Educao Inclusiva / Especial


O que a educao inclusiva? A educao inclusiva uma aco educacional humanstica, democrtica, amorosa mas no piedosa, que percebe o sujeito em sua singularidade e que tem como objectivos o crescimento, a satisfao pessoal e a insero social de todos.

O conceito de educao inclusiva surgiu a partir de 1994, com a Declarao de Salamanca. A ideia que as crianas com necessidades educativas especiais sejam includas em escolas de ensino regular. O objectivo da incluso demonstra uma evoluo da cultura ocidental, defendendo que nenhuma criana deve ser separada das outras por apresentar alguma espcie de deficincia. Do ponto de vista pedaggico esta integrao assume a vantagem de existir interaco entre crianas, procurando um desenvolvimento conjunto. No entanto, por vezes, surge uma imensa dificuldade por parte das escolas em conseguirem integrar as crianas com necessidades especiais devido necessidade de criar as condies adequadas. Com a Declarao de Salamanca surgiu o termo necessidades educativas especiais, que veio substituir o termo criana especial, termo anteriormente utilizado para designar uma criana com deficincia. Porm, este novo termo no se refere apenas s pessoas com deficincia, este engloba todas e quaisquer necessidades consideradas diferentes e que necessitem de algum tipo de abordagem especfica por parte de instituies. Num mundo cheio de incertezas, o Homem est sempre a procura da sua identidade e, por vezes, chega mesmo a procurar integrar-se na sociedade que o rodeia, pois fica um pouco perdido. A educao inclusiva apoia os deficientes numa educao especial.A Educao Especial o ramo da Educao, que se ocupa do atendimento e da educao de pessoas deficientes, ou seja, de pessoas com necessidades educativas especiais. A Educao Especial uma educao organizada para atender especifica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais. Algumas escolas dedicam-se apenas a um tipo de necessidade, enquanto que outras se dedicam a vrios. O ensino especial mais frequente em instituies destinadas a acolher deficientes, isto tem sido alvo de criticas, por no promoverem o convvio entre as crianas especiais e as restantes crianas. No entanto, necessrio admitir que a escola regular nem sempre consegue oferecer uma resposta capaz de atender as diversas necessidades destas crianas. A Educao Especial lida com fenmenos de ensino e aprendizagem diferentes do Educao regular, so vrios os profissionais que podem/devem trabalhar na educao especial, como por exemplo o Educador fsico, Professor, Psiclogo, Fisioterapeuta, Terapeuta ocupacional Como podemos concluir, uma escola direccionada para a educao especial conta com materiais, equipamentos e professores especializados. O sistema regular de ensino precisa adaptar-se, caso deseje ser inclusivo. Hoje, j se conhecem mais escolas a adaptarem-se e a tornarem-se inclusivas. A criana com necessidades educativas especiais ou a sua famlia j pode optar mais facilmente sobre onde pretende leccionar o aluno. Para que o ensino especial nas escolas regulares seja de qualidade e consiga atender s diferenas individuais de cada criana, necessrio uma <b<="" b=""> A tecnologia e o desenvolvimento da Informtica veio abrir um novo mundo de possibilidades comunicativas e de acesso informao, sendo estas um auxlio a crianas

portadoras de necessidades especiais pois permitem facilitar todo o processo educacional que visa a formao integral de cada aluno especial. A tecnologia deve ser encarada como um elemento cognitivo capaz de facilitar a estrutura de um trabalho, pois facilita as descobertas, garantindo, assim, condies propcias para a construo do conhecimento. So inmeras as vantagens que o uso das tecnologias podem trazer no que diz respeito ao ensino de crianas especiais, estas permitem: Alargar horizontes levando o mundo para dentro da sala de aula; Aprender fazendo; Melhorar capacidades intelectuais tais como a criatividade e a eficcia; Que um professor ensine simultaneamente em vrios locais; Vrios ritmos de aprendizagem na mesma turma; Motivar o aluno a aprender continuamente, pois utiliza um meio com que ele se identifica; Proporcionar ao aluno os conhecimentos tecnolgicos necessrios para ocupar o seu lugar no mundo do trabalho; Aliviar a carga administrativa do professor, deixando mais tempo livre para dedicar ao ensino e ajuda a nvel individual; Estabelecer a ponte entre a comunidade e a sala de aula. Assim, o uso da tecnologia pode despertar em crianas especiais o interesse e a motivao pela descoberta do conhecimento. A deficincia deve ser encarada no como uma impossibilidade mas como uma fora, onde o uso das tecnologias pode desempenhar um papel significativo.

Ser o ensino regular a melhor opo para uma criana com necessidades educativas especiais? O Suporte Emocional Em primeiro lugar, deve reconhecer-se que o contacto e o convvio, formal e informal, entre os diversos alunos, com e sem deficincias, um meio para que os comportamentos, tpicos de cada um e/ou de cada deficincia se normalizem. uma oportunidade para a construo de relaes afectivas, que podem vir a revelar-se, ao longo dos anos, como um suporte emocional fundamental na construo da personalidade dos alunos com deficincia. Faz com que ganhem foras para superar modificaes sociais, geralmente mais autnomas e diversificadas. Por sua vez os alunos ditos normais podero desenvolver uma maior capacidade da aceitao da diferena. Suporte Social e instruo Num envolvimento normal, as pessoas com deficincia podem ter um suporte social e/ ou um suporte instruidor. A convivncia com colegas, o apoio destes nas actividades da

escola contribui para um suporte social. O suporte instruidor deriva da aprendizagem cooperativa, da aprendizagem por imitao, etc. Estes suportes so bastante importantes no desenvolvimento dos alunos com deficincia mental acentuada. No entanto, especialistas concluem que no se tm valorizado suficientemente o papel que as redes de suporte social podem fazer com estas crianas, bem como com as suas famlias. O apoio de especialistas pode ir reduzindo as distncias entre crianas normais e crianas com deficincia, os professores de apoio que trabalham fora da sala de aula, com pequenos grupos de alunos, podem passar a dar apoio dentro dela. Este caminho implica a organizao do trabalho interagindo, solidariamente, os dois professores (normal e de ensino especial) assim, podem definir e construir a melhor forma de trabalharem. Algumas pessoas entendem que o apoio na sala de aula pode ter algumas consequncias negativas nas aprendizagens, como por exemplo, uma quebra de ateno por parte do aluno durante a realizao de uma tarefa, situaes de discriminao, etc. No entanto, o objectivo fundamental criar melhores condies de aprendizagem para todos os alunos, a presena de outros recursos na sala de aula, no caso um segundo professor, pode constituir uma ajuda importante. O aluno com necessidades especiais necessitar sempre de apoio extra aula, o apoio na sala de aula importante mas no o suficiente, este deve ser alargado a outros espaos/ambientes.

Cooperao e Organizao da Sala de Aula Uma boa organizao na sala de aula exige a presena de regras claras, quer no que respeita ao comportamento, como na forma de execuo das tarefas e actividades de aprendizagem. No entanto, todo esse processo de organizao e funcionamento deve passar pelo respeito mtuo, pela aceitao e compreenso das necessidades do outro, por um processo aberto e dinmico de negociao onde o aluno se sente responsvel e participante. Incluso e suporte social s familias A implementao da incluso escolar no deve ignorar o funcionamento das famlias com crianas deficientes. O facto de crianas com necessidades educativas especiais frequentarem uma escola regular uma fonte geradora de stress. Stress Familiar e a escola a escolherem Como j referimos anteriormente as famlias de pessoas com necessidades educativas especiais, embora consideradas competentes e capazes de responder s necessidades dos seus filhos, so particularmente vulnerveis ao stress. Assim, a deficincia influencia as relaes familiares a vrios nveis tais como a ruptura matrimonial, os desentendimentos entre pais e filhos, a qualidade da relao entre irmos, o aumento das dificuldades econmicas, num maior isolamento, etc. Mudar a escola tornando-a mais receptiva diferena (mais inclusiva) difcil, se esta no

se ajustar s expectativas e necessidades das famlias e dos alunos ser um factor/fonte considervel de stress e violncia para o aluno e para a famlia. O aumento do stress familiar, motivado pela deciso da criana com deficincia frequentar uma escola regular, parece resultar de vrios factores, tais como: Do confronto dirio com a diferena entre os seus filhos e as crianas ditas normais; Do sentimento de discriminao; Das dificuldades encontradas na adaptao social e escolar dos seus filhos; Do receio da integrao levar perda de outros servios prestados criana e famlia; Do receio de colocarem os seus filhos num envolvimento que consideram no preparado para os receber e onde estaro menos protegidos. A diversidade de apoios sociais, formais e informais, parecem reduzir o stress familiar. Uma investigao mostrou que as famlias que apresentam menos stress so as que recebem ajudas a vrios nveis. Os parentes e amigos podem desempenhar um papel fundamental no alargamento das relaes sociais das famlias com crianas deficientes. Tambm os profissionais so um apoio importante com que as famlias devero contar, apesar da histria de relaes entre pais e profissionais nem sempre tenha sido positiva.

Incluso Social
Incluir quer dizer fazer parte, inserir, introduzir. Incluso o acto ou efeito de incluir. Assim, a incluso social das pessoas com deficincias significa torn-las participantes da vida social, econmica e poltica, assegurando o respeito aos seus direitos no mbito da Sociedade, do Estado e do Poder Pblico. A incluso um processo que acontece gradualmente, com avanos e retrocessos isto porque os seres humanos so de natureza complexa e com heranas antigas, tm preconceitos e diversas maneiras de entender o mundo. Assim sendo, torna-se difcil terminar com a excluso e mesmo existindo leis contra a mesma, no so leis que vo mudar, de um dia para o outro, a mentalidade da sociedade assim como o seu preconceito. As sociedades antepassadas no aceitavam a deficincia, provocando uma excluso quase total das pessoas portadoras desta. As famlias chegavam mesmo a escond-las da convivncia com outros, isolando-as do mundo. Felizmente, o mundo desenvolveu levando a uma maior aceitao da deficincia devido ao aparecimento de novos pensamentos e mentalidades. Estas transformaes aconteceram, em grande maioria, no final do sculo XIX e comeo do sculo XX na Revoluo Industrial, com o aparecimento do interesse pela educao nos pases desenvolvidos. Esse interesse provocou o incio do atendimento aos deficientes, bem como o aparecimento da educao especial destinada a um movimento de incluso escolar e social. Assim a sociedade aprendeu a ser mais inclusiva, compreensiva e solidria com a

deficincia. Hoje, as crianas com deficincia frequentam a escola, saem a rua, brincam, vivem como uma criana dita normal. No entanto, ainda temos um longo caminho a percorrer para que todas as pessoas se sintam integradas e apoiadas por todo o mundo. Vrios pases j criaram leis que protegem os deficientes e que os incluem na sociedade. Um deficiente deve ser considerado um cidado, isto , um indivduo que pode gozar dos seus direitos civis, polticos, econmicos e sociais de uma sociedade assim como deve cumprir os seus deveres para com esta. Um cidado deve ter dignidade, ter honra e ser respeitado por qualquer outro, ou seja, todos os deficientes tm direito a ser respeitados pois tambm so cidados. Alguns dos objectivos de vrios pases so: Promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao; Construir uma sociedade livre, justa e solidria; Erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais; A expresso bem de todos indica que os direitos e deveres da sociedade pressupem que todos so iguais perante a lei. No entanto, as pessoas com deficincia possuem necessidades diferentes o que as tornam especiais. Desta forma, importante existir direitos especficos para as pessoas portadoras de deficincia, direitos que compensem, na medida do possvel, as limitaes e/ou impossibilidades a que esto sujeitas. Existem muitas leis, no entanto, as atitudes de rejeio criam barreiras sociais e fsicas que dificultam o processo de integrao. Isto deve-se ao facto da sociedade possuir um modelo de Homem, ou seja, cada pessoa elege um padro e todos os que fujam a ele so olhados de m forma. Um bom exemplo disto so os deficientes que, por vezes, tambm so olhados na rua como algo diferente, talvez por fugir ao modelo de Homem estabelecido por cada um. A dificuldade de ultrapassar este modelo de Homem acontece por certas pessoas considerarem outras menos inteligentes (como pode acontecer com os deficientes mentais, por exemplo). Como sabemos, e como j foi referido, so inmeros os obstculos existentes para os deficientes, sendo a incluso escolar uma das grandes barreiras no nosso pas. Uma escola para todos e para cada um um grande objectivo a cumprir para a incluso. Uma escola que acolhe as diferenas, que colabora, que convive ser um bom princpio para combater a excluso social. Dividir a escola em termos de alunos normais e alunos deficientes no certamente um princpio inclusivo e o objectivo pretendido. O caminho para termos uma sociedade includa ser, provavelmente, aprofundar a Educao Inclusiva apoiando todos os alunos com dificuldades, dando-lhes uma educao de qualidade num ambiente comunitrio e diverso.

S-ar putea să vă placă și