Sunteți pe pagina 1din 43

OS FUNDAMENTOS DA EDUCAO PARA O SCULO XXI A UNESCO United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization.

Sigla de Organizao das Naes Unidas para a Educao, Cincia e Cultura. percebendo a dimenso internacional da crise da educao, daria incio a um esforo sistemtico para obter no apenas uma viso panormica da crise, como tambm para encontrar alternativas com vistas reduo do dficit educacional, sobretudo nos pases pobres ou em desenvolvimento.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

O RELATRIO FAURE Nessa direo, uma das primeiras iniciativas da UNESCO foi a elaborao do Relatrio coordenado por Edgar Faure, em 1972, considerado um marco importante na histria do pensamento educacional da Organizao. Como bem salientou Faure na carta de apresentao do relatrio ao DiretorGeral da UNESCO, quatro postulados orientaram sua elaborao.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

1. A existncia de uma comunidade internacional que, sob a diversidade de naes e de culturas, das opes polticas e dos nveis de desenvolvimento deve buscar solidariedade e a unidade de aspiraes; 2. A crena numa democracia concebida como o direito de cada ser humano se realizar plenamente e de participar na edificao de seu prprio futuro; 3. O desenvolvimento que deve ter por objetivo a expanso integral das pessoas em toda a riqueza e a complexidade de suas expresses e compromissos; 4. Uma educao formadora das pessoas, cujo advento se torna mais necessrio medida que coaes sempre mais duras separam e fragmentam cada ser. Trata-se ento de no mais adquirir, de maneira exata, conhecimentos definitivos, mas de preparar para elaborar ao longo de toda a vida, um saber em constante evoluo e de aprender a ser.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

Por outro lado, sublinha Henri Janne: A educao, nesta perspectiva, constituir amanh um conjunto coordenado, cujos setores sero estruturalmente integrados; ser universalizada e contnua; do ponto de vista de pessoas, total e criativa: por conseqncia, individualizada e autodirigida. Ser o suporte e o animador da cultura, tanto como o motor do promoo profissional. esta a revoluo cultural do nosso tempo.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

Com base nos eixos norteadores anteriormente citados, o Relatrio Faure estabeleceu alguns princpios de poltica educacional que, pela atualidade que possuem, torna-se oportuno destac-los: Todo indivduo deve ter a possibilidade de aprender por toda a vida; Prolongar a educao por todas as idades mediante a ampliao e diversificao da oferta, aproveitando todos os tipos de instituies existentes, educacionais ou no; Permitir a cada um escolher seu caminho mais livremente optando por mtodos covencionais ou pelas diversas formas da autodidaxia; O sistema educativo dever ser global e aberto para facilitar a mobilidade vertical e horizontal dos alunos;

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

A educao pr-escolar essencial poltica educativa e cultural; O conceito de ensino geral dever ser alargado de maneira a englobar efetivamente o domnio dos conhecimentos socioeconmicos, tcnicos e prticos de ordem geral; No que diz respeito preparao para o trabalho, a educao deve formar no apenas para um ofcio, como tambm preparar os jovens para se adaptarem a trabalhos diferentes medida que evoluem as formas de produo. Em outras palavras, a educao dever facilitar a reconverso profissional;

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

A responsabilidade pela formao tcnica dever ser partilhada pelas escolas, empresas e educao extra-escolar; promover a diversificao das estruturas e dos contedos do ensino superior; A alfabetizao dever ser apenas uma etapa da educao de adultos; A nova tica da educao valoriza a autodidaxia, especialmente a assistida, de forma a fazer do indivduo senhor e autor de sua educao; Efeito acelerador das novas tecnologias educativas constitui a primeira condio para a realizao da maior parte das inovaes;

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

Tomar medidas nos planos legislativo, profissional, sindical e social a fim de reduzir ou abolir as distines hierrquicas entre as vrias categorias de professores (professores do primrio, secundrio, universitrio etc.) Cabe ao ensino adaptar-se aos alunos e no o aluno sujeitar-se s regras pr-estabelecidas; Os alunos, jovens e adultos, devem poder exercer responsabilidades como sujeitos no s da sua prpria educao, mas de toda atividade educativa, no seu conjunto.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

Do Relatrio Faure ao Relatrio Delors muita coisa mudou no panorama da educao mundial. Foi enorme o progresso obtido na expanso de matrculas, e os novos mtodos pedaggicos se generalizaram nos diversos graus do ensino de muitos pases. Todavia, apesar desse progresso, a geografia da ignorncia a que se referia Edgar Faure no prembulo de seu Relatrio, continuava a vitimar boa parte da populao mundial

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

Os pilares do conhecimento foram caracterizados pelo Relatrio Delors do seguinte forma: Aprender a Conhecer este tipo de aprendizagem objetiva sobretudo o domnio dos instrumentos do conhecimento. Como o conhecimento mltiplo e evolui em ritmo incessante, torna-se cada vez mais intil tentar conhecer tudo. Alm disso, os tempos presentes demandam uma cultura geral, cuja aquisio poder ser facilitada pela apropriao de uma metodologia do aprender.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

10

Aprender a Fazer Aprender a Conhecer e Aprender a Fazer so, em larga medida, indissociveis. O aprender a fazer est mais ligado educao do trabalho, o aprender a fazer no pode continuar a ter o mesmo significado de preparar uma determinada pessoa para uma tarefa especfica. O avano tecnolgico est modificando as qualificaes. As tarefas puramente fsicas esto sendo gradualmente substitudas por tarefas de produo mais intelectuais, mais mentais, como o comando de mquinas, por exemplo. medida que as mquinas se tornam mais inteligentes o trabalho se desmaterializa. Alm da competncia tcnica e profissional, a disposio para o trabalho em equipe, o gosto pelo risco e a capacidade de tomar iniciativas constituem fatores importantes no mundo do trabalho. Acrescente-se que a criao do futuro exige uma polivalncia, para o qu, o desenvolvimento da capacidade de aprender vital.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

11

Aprender a Viver Juntos trata-se de um dos maiores desafios da educao para o sculo XXI. Como diz o Relatrio Delors, a histria humana sempre foi conflituosa. H, no entanto, elementos novos que acentuam o perigo e deixa vista o extraordinrio potencial de autodestruio criado pela humanidade no decorrer do sculo XX. Ser possvel conceber uma educao capaz de evitar os conflitos, ou de os resolver de maneira pacfica, desenvolvendo o conhecimento dos outros, das suas culturas, da sua espiritualidade? Observe-se o quadro atual da violncia na escola. Como combat-lo?

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

12

A tarefa rdua, diz o Relatrio, porque os seres humanos tm tendncia para sobrevalorizar as suas qualidades e as do grupo a que pertencem e a alimentar preconceitos desfavorveis em relao aos outros. Da mesma forma, o clima de elevada competio que se apoderou dos pases agrava a tenso entre os mais favorecidos e os pobres. A prpria educao para a competitividade tem contribudo para aumentar esse clima de tenso, devido m interpretao da idia de emulao. Para reduzir o risco, a educao deve utilizar duas vias complementares a descoberta progressiva do outro e o seu reconhecimento e a participao em projetos comuns (educao para a solidariedade).

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

13

Aprender a Ser o Relatrio Delors no apenas reafirma uma das principais linhas e princpios do Relatrio Faure, como amplia a importncia desse postulado. Todo ser humano deve ser preparado para a autonomia intelectual e para uma viso crtica da vida, de modo a poder formular seus prprios juzos de valor, desenvolver a capacidade de discernimento e como agir em diferentes circunstncias da vida.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

14

A educao precisa fornecer a todos, foras e referncias intelectuais que lhes permitam conhecer o mundo que os rodeia e agirem como atores responsveis e justos. Para tanto, imprescindvel uma concepo de desenvolvimento humano que tenha por objetivo a realizao plena das pessoas, do nascimento at a morte, definindo-se como um processo dialtico que comea pelo conhecimento de si mesmo para se abrir, em seguida, a relao com o outro. Nesse sentido, a educao antes de mais nada, uma viagem interior, cujas etapas correspondem s da maturao contnua da personalidade. urgente que essa concepo de educao seja trabalhada por todos, pela escola, pela famlia e pela sociedade civil que juntos se disponham a explorar e descobrir as ricas potencialidades que se escondem em todas as pessoas.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

15

OS SETE SABERES DE EDGAR MORIN Indiscutivelmente a parte do Relatrio Delors que mais ateno tem chamado a que se dedica s aprendizagens fundamentais denominadas de Pilares da Educao. A partir de sua divulgao, inmeros debates e discusses pblicas em todo o mundo tm sido feitos, encontrando de modo geral consenso e, por que no dizer, um grande entusiasmo. Pode-se mesmo afirmar que h hoje uma discusso mundial em torno dos novos alicerces sobre os quais dever ser construda a nova educao para o prximo milnio.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

16

1.As Cegueiras do Conhecimento: o erro e a iluso impressionante que a educao que visa transmitir conhecimentos seja cega quanto ao que o conhecimento humano, seus dispositivos, enfermidades, dificuldades, tendncias ao erro e iluso e no se preocupar em fazer conhecer o que conhecer. O conhecimento do conhecimento fundamental para enfrentar a tendncia ao erro e iluso. O conhecimento no pode ser considerado uma ferramenta ready made. preciso conhecer as disposies tanto psquicas quanto culturais que conduzem ao erro e iluso.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

17

2. Princpios do Conhecimento Pertinente a atual supremacia do conhecimento fragmentado impede operar o vnculo entre as partes e a totalidade. O conhecimento precisa apreender os problemas globais e fundamentais para neles inserir os conhecimentos parciais e locais. Assim, necessrio ensinar os mtodos que permitam estabelecer as relaes mtuas e as influncias recprocas entre as partes e o todo em um mundo complexo.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

18

3. Ensinar a Condio Humana o ser humano a um s tempo fsico, biolgico, psquico, cultural, social e histrico. Essa unidade complexa tratada pela educao de forma desintegrada por intermdio das disciplinas. A educao deve fazer com que cada um tome conhecimento de sua identidade comum a todos os outros humanos. Assim, a condio humana deveria ser o objeto essencial de todo o ensino. preciso reunir os conhecimentos dispersos nas cincias da natureza, nas cincias humanas, na literatura e na filosofia para se obter uma viso integrada da condio humana.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

19

4. Ensinar a Identidade Terreno o destino planetrio do gnero humano outra realidade-chave ignorada pela educao. preciso ensinar a histria da era planetria, que se inicia com o estabelecimento da comunicao entre todos os continentes no sculo XVI, e mostrar como todas as partes do mundo se tornaram solidrias, sem, contudo, ocultar as opresses e a dominao que devastaram a humanidade e que ainda no desapareceram. Ser preciso indicar o complexo de crise planetria que marca o sculo XX mostrando que todos os seres humanos partilham de um destino comum.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

20

5. Enfrentar as Incertezas a educao deveria incluir o ensino das incertezas que surgiram nas cincias fsicas, nas cincias da evoluo biolgica e nas cincias histricas. Seria necessrio ensinar princpios de estratgia que permitissem enfrentar os imprevistos, o inesperado e a incerteza. O abandono das concepes deterministas da histria humana que acreditavam poder predizer nosso futuro e o estudo dos grandes acontecimentos e desastres do nosso sculo devem incitar os educadores e preparar as mentes para esperar o inesperado, para enfrent-lo.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

21

6. Ensinar a Compreenso a educao para a compreenso est ausente do ensino. O planeta necessita em todos os sentidos da compreenso recproca. O ensino e a aprendizagem da compreenso pedem a reforma das mentalidades. Esta deve ser a obra para a educao do futuro. Da deriva a necessidade de estudar a incompreenso a partir de suas razes, suas modalidades e seus efeitos, como por exemplo, as causas do racismo, da xenofobia, do desprezo. O ensino da compreenso ser a base para o desenvolvimento de uma cultura de paz.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

22

7. A tica do Gnero Humano a educao deve conduzir a antropotica, levando em conta o carter ternrio da condio humana, que ser ao mesmo tempo indivduo/sociedade/espcie. A tica indivduo/ espcie necessita do controle mtuo da sociedade pelo indivduo e do indivduo pela sociedade, ou seja, a democracia. Esse tipo de viso educativa conduz cidadania terrestre. Todavia, a tica no pode ser ensinada por intermdio de lies morais. Seu ensino deve abarcar o desenvolvimento conjunto das autonomias individuais, das participaes comunitrias e da conscincia de pertencer espcie humana

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

23

A educao deve permitir e ajudar o desenvolvimento da conscincia de nossa Terra-Ptria devido ao prprio destino comum de todos ns. Os pilares do conhecimento propostos pelo Relatrio Jacques Delors, que incorporam alguns dos princpios fundamentais do Relatrio Edgar Faure, somados aos saberes pensados por Edgar Morin, fornecem bases slidas para a construo de uma nova educao paro o prximo sculo, sem a qual dificilmente conseguiremos atingir os nossos ideais de paz e solidariedade humana.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

24

CDIGO DA MODERNIDADE Bernardo Toro http://www.centrorefeducacional.pro.br/moderni.htm Transcrevemos os Cdigos da Modernidade que so, segundo o educador colombiano Bernardo Toro, as capacidades e competncias mnimas para a participao produtiva no sculo XXI. So eles: 1. Domnio da leitura e da escrita Para se viver e trabalhar na sociedade altamente urbanizada e tecnificada do sculo XXI ser necessrio um domnio cada vez maior da leitura e da escrita. As crianas e adolescentes tero de saber comunicar-se usando palavras, nmeros e imagens. Por isso, os melhores professores, as melhores salas de aula e os melhores recursos tcnicos devem ser destinados s primeiras sries do ensino fundamental. Saber ler e escrever j no um simples problema de alfabetizao, um autntico problema de sobrevivncia. Todas as crianas devem aprender a ler e a escrever com desenvoltura nas primeiras sries do ensino fundamental, para poderem participar ativa e produtivamente da vida social.
26/11/2010 Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito 25

2 . Capacidade de fazer clculos e de resolver problemas Na vida diria e no trabalho fundamental saber calcular e resolver problemas. Calcular fazer contas. Resolver problemas tomar decises fundamentadas em todos os domnios da existncia humana. Na vida social necessrio dar soluo positiva aos problemas e s crises. Uma soluo positiva quando produz o bem de todos. Na sala de aula, no ptio, na direo da escola possvel aprender a viver democraticamente e positivamente, solucionando as dificuldades de modo construtivo e respeitando os direitos humanos.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

26

3. Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situaes Na sociedade moderna fundamental a capacidade de descrever, analisar e comparar, para que a pessoa possa expor o prprio pensamento oralmente ou por escrito. No possvel participar ativamente da vida da sociedade global, se no somos capazes de manejar smbolos, signos, dados, cdigos e outras formas de expresso lingstica. Para serem produtivos na escola, no trabalho e na vida com um todos, os alunos devero aprender a expressar-se com preciso por escrito.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

27

4. Capacidade de compreender e atuar em seu entorno social A construo de uma sociedade democrtica e produtiva requer que as criana e jovens recebam informaes e formao que lhes permitam atuar como cidados. Exercer a cidadania significa: Ser uma pessoa capaz de converter problemas em oportunidades. A construo de uma sociedade democrtica e produtiva requer que as criana e jovens recebam informaes e formao que lhes permitam atuar como cidados. Exercer a cidadania significa: Ser capaz de organizar-se para defender seus interesses e solucionar problemas, atravs do dilogo e da negociao respeitando as regras, leis e normas estabelecidas. Criar unidade de propsitos partir da diversidade e da diferena, sem jamais confundir unidade com uniformidade. Atuar para fazer do Brasil um estado social de direito, isto , trabalhar para fazer possveis, para todos, os direitos humanos.
Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito 28

26/11/2010

5. Receber criticamente os meios de comunicao Um receptor crtico dos meios de comunicao (cinema, televiso, rdios, jornais, revistas) algum que no se deixa manipular como pessoa, como consumidor, como cidado. Aprender a entender os meios de comunicao nos permite us-los para nos comunicarmos distncia, para obtermos educao bsica e profissional, articularmo-nos em nvel planetrio e para conhecermos outros modelos de convivncia e produtividade. Os meios de comunicao no so passatempos. Eles produzem e reproduzem novos saberes, ticas e estilos de vida. Ignor-los viver de costas para o esprito do tempo em que nos foi dado viver. Todas as crianas adolescentes e educadores devem aprender a interagir com as diversas linguagens expressivas dos meios de comunicao para que possam criar formas novas de pensar, sentir e atuar no convvio democrtico.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

29

6. Capacidade para localizar, acessar e usar melhor a informao acumulada Num futuro bem prximo, ser possvel ingressar no mercado de trabalho sem saber localizar dados, pessoas, experincias e, principalmente, sem saber como usar essa informao para resolver problemas. Ser necessrio consultar rotineiramente bibliotecas, hemerotecas, videotecas, centros de informao e documentao, museus, publicaes especializadas e redes eletrnicas. Descrever, sistematizar e difundir conhecimentos ser fundamental. Todas as crianas e adolescentes devem, portanto, aprender a manejar a informao.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

30

7. Capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo Saber associar-se, saber trabalhar e produzir em equipe, saber coordenar, so saberes estratgicos para a produtividade e fundamentais para a democracia. A capacidade de trabalhar, planejar e decidir em grupo se forma cotidianamente atravs de um modelo de ensino-aprendizagem autnomo e cooperativo (Educao Personalizada em Grupo). Por esse mtodo, a criana aprende a organizar grupos de trabalho, negociar com seus colegas para selecionar metas de aprendizagem, selecionar estratgias e mtodos para alcan-las, obter informaes necessrias para solucionar problemas, definir nveis de desempenho desejados e expor e defender seus trabalhos. Na Educao Personalizada em Grupo, com apoio de roteiros de estudo tecnicamente elaborados a capacidade de decidir, planejar e trabalhar em grupo vai se formando medida em que se permite criana e ao adolescente ir habituando-se a construir o conhecimento. Ao chegar Universidade certamente ele ser um estudante ativo,independente. Nestas pedagogias auto-ativas e cooperativas, o professor um orientador e um motivador para a aprendizagem.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

31

A Conferncia Regional Preparatria de Havana A Conferncia Preparatria de Havana tem especial interesse para esta exposio porque ela foi convocada para discutir tendncias e perspectivas para o ensino superior na Amrica Latina e no Caribe. Pode-se afirmar que dela participou a parte mais densa dos especialistas em educao superior da regio. Por sua vez, a Declarao sobre a Educao Superior na Amrica Latina e no Caribe, pautando-se pelas concluses do Informe Final, configura-se como um compromisso moderno que destaca a importncia da qualidade, da avaliao permanente e da gesto gil e flexvel. Sublinha igualmente a importncia da educao continuada ao longo da vida e defende a renovao dos mtodos pedaggicos com o objetivo de formar graduados que aprendam a empreender, de forma que sejam capazes de gerar seus prprios empregos. Como conseqncia da Resoluo adotada pela 27 Conferncia Geral, os primeiros estudos foram realizados e, em 1995, a UNESCO publica o documento de orientao intitulado Poltica de Mudana e Desenvolvimento no Ensino Superior.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

32

Poltica de Mudana e Desenvolvimento no Ensino Superior O documento de orientao foi preparado com o objetivo, entre outros, de favorecer o debate nos vrios Estados-membros da Organizao com vistas realizao da Conferncia Mundial. Comeou por identificar trs grandes tendncias principais do ensino superior comuns aos sistemas educacionais: 1. a extraordinria expanso quantitativa, via de regra acompanhada por desigualdades continuadas de acesso entre pases e regies; 2. diversificao de estruturas institucionais, programas e formas de estudo; 3. dificuldades financeiras.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

33

A Sntese Final A Declarao de Paris Os subsdios reunidos pelas diferentes conferncias preparatrias regionais e outros eventos paralelos convergiram para a grande Conferncia Mundial sobre o Ensino Superior, realizada em Paris em outubro de 1998, que contou com a expressiva participao de mais de 4000 pessoas, 180 pases e 120 Ministros. A Conferncia de Paris pode ser vista como o resultado da grande mobilizao de uma dcada, condio que lhe confere grande credibilidade. Em matria de educao superior, a Conferncia de Paris no tem precedentes em termos de mobilizao e magnitude.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

34

Um dos principais papis reservados educao consiste, antes de mais nada, em dotar a humanidade da capacidade de dominar o seu prprio desenvolvimento. Ela deve, de fato, fazer com que cada um tome o seu destino nas mos e contribua para o progresso da sociedade em que vive, baseando o desenvolvimento na participao responsvel dos indivduos e as comunidades. Assim, considerando o prprio inacabamento do ser humano, o principal objetivo da educao o constante desenvolvimento humano: cabe-lhe a misso permanente de contribuir para o aperfeioamento das pessoas numa dimenso tica e solidria.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

35

O resultado final da Conferncia foi a Declarao Mundial sobre a Educao Superior no Sculo XXI, cujos pontos principais passaremos a sintetizar. A educao superior tem a misso e o dever de: Educar, formar e realizar pesquisas com estrita observncia de garantir alta qualidade. Dever oferecer uma ampla gama de ofertas e opes e assegurar a educao permanente, como tambm difundir conhecimentos e contribuir para a preservao e difuso das culturas nacionais, regionais, internacionais e histricas, num contexto de pluralismo, diversidade cultural, consolidao dos direitos humanos e desenvolvimento de uma cultura de paz. Submeter todas as suas atividades s exigncias da tica e do rigor cientfico e intelectual.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

36

Assegurar a igualdade de acesso com base no Artigo 26 ( 1 da Declarao ) Universal dos Direitos Humanos que enfatiza o mrito e combate discriminao. Eliminar da educao superior todos os esteretipos com base no gnero, que muitas vezes impedem a plena participao das mulheres. Promover o avano do conhecimento por meio da pesquisa, que constitui uma funo essencial de todos os sistemas de educao superior. A inovao, a interdisciplinaridade e a transdiscipinaridade devem ser fomentadas e reforadas pela poltica de incentivo pesquisa.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

37

Cuidar da relevncia da educao superior, que deve ser avaliada em termos do ajuste entre o que a sociedade espera das instituies e o que estas realizam. Essa avaliao dever levar em conta padres ticos, imparcialidade poltica, capacidade crtica e melhor articulao com os problemas da sociedade e do mundo do trabalho. Ampliar a contribuio da educao superior para o desenvolvimento do sistema educacional como um todo, especialmente por meio da melhoria da formao do pessoal docente.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

38

Fortalecer a cooperao com o mundo do trabalho e analisar e prevenir as necessidades da sociedade. O desenvolvimento de habilidades empresariais e o senso de iniciativas devem tornar-se preocupao permanente da educao superior, visando facilitar a empregabilidade dos formandos. Diversificar e ampliar a igualdade de oportunidades. A diversificao de modelos, de mtodos e critrios de recrutamento essencial para responder s tendncias internacionais de massificao da demanda. Introduzir inovaes que permitam o desenvolvimento de uma nova viso e um novo paradigma que tenha seu interesse centrado no estudante. Para tanto, a poltica de acesso deve mudar para poder incluir categorias cada vez mais diversificadas de pessoas.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

39

Formar estudantes que sejam cidads e cidados bem informados e motivados, capazes de pensar criticamente e de analisar os problemas da sociedade e de procurar solues para eles. Estabelecer polticas transparentes em relao ao pessoal docente e aos estudantes. Os professores devem estar preocupados sobretudo em ensinar seus estudantes a aprender e a tomar iniciativas, em vez de serem unicamente fonte de conhecimento.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

40

Criar no que se refere avaliao da qualidade, instncias nacionais independentes e definir normas comparativas de qualidade reconhecidas no plano internacional. Assumir lideranas no aproveitamento das vantagens e do potencial das novas tecnologias de informao e comunicao, cuidando da qualidade e mantendo nveis elevados nas prticas e resultados da educao. Participar da constituio de redes que possam favorecer a transferncia de tecnologias. Seguir de perto a evoluo da sociedade do conhecimento e considerar os novas possibilidades abertas pelo uso das tecnologias da informao e comunicao.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

41

Reforar o financiamento e a gesto da educao superior. As prticas de gesto devem ter uma perspectiva do futuro, devidamente racionalizadas e presididas por mecanismos internos e externos de eficincia e responsabilidade. Deve haver autonomia para que as instituies administrem suas questes internas. A meta suprema da gesto deve ser a garantia de uma tima qualidade. Fomentar a cooperao Norte-Sul com vistas a se obter o financiamento necessrio para fortalecer a educao superior nos pases em desenvolvimento. Adotar uma poltica de financiamento que considere que a educao superior precisa tanto de recursos pblicos quanto privados. O Estado mantm papel essencial nesse financiamento. O financiamento pblico reflete em ltima anlise o apoio que a sociedade dispensa educao superior.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

42

Compartilhar conhecimentos tericos e prticos entre pases e continentes. O princpio da solidariedade e de uma autntica parceria entre instituies de educao superior em todo o mundo crucial para que a educao e a formao em todos os mbitos motivem uma compreenso melhor das questes globais e do papel de uma direo democrtica e de recursos humanos qualificados para a soluo de tais questes, alm da necessidade de se conviver com culturas e valores diferentes. Formular uma poltica de cooperao internacional que evite a perda de quadros e de talentos cientficos. O esquema atual priva os pases em desenvolvimento de profissionais de alto nvel. Dever ser dada prioridade formao de centros de excelncia nos pases em desenvolvimento. O Programa UNITWIN das Ctedras UNESCO pode desempenhar papel importante na cooperao Norte-Sul. Estimular a parceria com base em interesses comuns, respeito mtuo e credibilidade. A parceria pode ser matriz estratgica para a renovao da educao superior.

26/11/2010

Fundamentos da Educao - Prof. Dorival Rosa Brito

43

S-ar putea să vă placă și