Sunteți pe pagina 1din 7

1.

LEI DE INTRODUO AO CDIGO CIVIL

1.1 conceito, contedo e funo da licc A LICC o complexo de leis preliminares que antecedem o Cdigo Civil. A LICC no parte integrante do CC, sendo, na verdade, tosomente uma lei anexa que torna possvel uma mais fcil aplicao das leis. muito mais abrangente do que o Cdigo Civil, uma vez que no engloba s a matria de direito civil, mas tambm, princpios determinativos para aplicao das normas, questes de hermenutica relativas ao direito privado e ao direito pblico, alm de conter normas de direito internacional privado. uma lei autnoma, independente do CC apesar de levar seu nome. No uma lei introdutria do CC, e sim uma lei de introduo s leis, pois no abrange somente normas de direito privado, mas uma interpretao e uma introduo a todas as leis do ordenamento jurdico, inclusive a Constituio Federal. A LICC tratase, na verdade, de uma norma preliminar totalidade do ordenamento jurdico nacional. Assim, a LICC um cdigo de normas, que tem a funo de disciplinar as normas jurdicas, predeterminando as fontes do direito positivo, a classificao hierrquica dos preceitos, indicando-lhes as dimenses do espao e do tempo, etc. A lei de Introduo ao Cdigo Civil de to grande importncia que, o magistrado, na aplicao do direito, pode se socorrer a ela, sempre que as leis constantes do ordenamento jurdico, no apresentarem solues expressas aos caos concretos. A lei de introduo do Cdigo Civil apresenta solues para lacunas ou antinomias2 que o direito em algumas ocasies apresenta, ela aponta critrios para solucionar estas lacunas, estas antinomias, at porque, o magistrado no pode se negar a julgar um processo, em virtude de no haver previso legal que solucione o caso.
1
1

A lacuna da lei um vazio existente no ordenamento legislativo, caracterizando-se assim, a inexistncia de uma norma jurdica aplicada in concreto
2

antinomia a situao que se verifica entre duas normas incompatveis, pertencentes ao mesmo ordenamento jurdico e tendo o mesmo mbito de validade.

1.2 Anlise Terico-Cientfica da Lei de Introduo ao Cdigo Civil Brasileiro 1.2.1 Lei como fonte jurdica formal A legislao nos pases como o Brasil, por exemplo, que possuem o direito escrito, positivado, a mais importante das fontes formais estatais. No Brasil a formulao do direito obra exclusiva do legislador, havendo, com isto, uma supremacia da lei com relao aos costumes, bem como uma tendncia de codificao do direito, a fim de garantir aos indivduos, maior segurana e certeza nas relaes jurdicas, por ser de mais fcil conhecimento e de contornos mais precisos, principalmente porque se apresenta atravs de textos escritos. Assim a atividade legiferante, ou seja, a atividade do legislador em aditar leis, tida como a fonte jurdica mais importante, j que garante ao indivduo uma maior segurana e certezas jurdicas. 1.2.2 Processo Legislativo O processo legislativo compreende a elaborao de leis. A atuao do processo legislativo na elaborao das leis, em todas as espcies existentes no ordenamento jurdico, esto descritos no artigo 59 da Constituio Federal. O processo de elaborao de leis compreende um conjunto de fases pelas quais h de passar o projeto de lei, at sua transformao em lei vigente. Em regra, os trmites constitucionais para elaborao das leis compreendem: a iniciativa, a discusso, a deliberao, a sano, a promulgao e a publicao. A iniciativa a apresentao de um projeto de lei propondo a adoo de um direito novo. Logo depois da iniciativa vem a discusso a respeito do projeto, contudo antes de ser levado discusso, o projeto submetido ao pronunciamento de comisses especializadas na matria sobre a qual versa, a fim de averiguarem se ao substncia do projeto no precisa de emendas, ou se a redao da lei no precisa ser emendada. Depois deste fase ser o projeto, ento, submetido discusso e aprovao.

A deliberao ou votao ocorrer de acordo com o processo de aprovao de cada tipo de lei, e ser submetido por parte de cada assemblia. Se for, por exemplo, lei ordinria, dever Ter aprovao da maioria simples, se for complementa dever Ter a aprovao da maioria absoluta. Se aprovado pelo Poder Legislativo o projeto ser submetido sano ou veto pelo Executivo. O projeto poder ser vetado, ou seja, recusado, se for considerado inconstitucional ou inconveniente, podendo ser total ou parcial. Se ocorrer o veto o projeto voltar ao Legislativo para que aceite a recusa e termine o processo legislativo, ou ainda, se o veto no for acatado pela maioria qualificada, o projeto voltar ao executivo para promulgao. O veto, na verdade, serve como forma de reapreciao do projeto pelos parlamentares. Depois disso ocorrer a sano do projeto pelo executivo, e depois de realizada esta sano a lei promulgada pelo executivo, que impe sua obrigatoriedade. A promulgao o ato pelo qual o Executivo atesta a existncia da lei, ordenando sua aplicao e cumprimento, uma vez que passar a fazer parte do ordenamento jurdico. Aps a promulgao vem a publicao da lei no Dirio Oficial, visando tornar pblica a nova regra jurdica, possibilitando, assim, o conhecimento pela comunidade. A publicao o ato pelo qual a lei levada ao conhecimento de todos que a partir da lhe devem obedincia, tornando-se obrigatria. A lei s se torna obrigatria aps sua publicao, porque antes disto no h como afirmar que ela chegou ao conhecimento dos indivduos.

1.2.3 Vacatio legis A obrigatoriedade de uma norma de direito no se inicia, normalmente, no dia de sua publicao, salvo se a lei assim o determinar.

Nos casos em que a lei no entra em vigor na mesma data de sua publicao, o legislador acaba concedendo um prazo para que todos se interajam com a nova norma, bem como, concede um prazo para que os rgos aplicadores da lei, se preparem e se familiarizam com os novos preceitos. Este perodo de espera para que uma lei entre em vigor normalmente determinado pela prpria lei, que pode fixar o incio da vigncia com a prpria publicao, pode fixar um tempo determinado, uma data pr-fixada, como ocorreu, por exemplo, com o Cdigo Civil de 2002, que foi publicado em 11 de janeiro de 2002, e s entrou em vigor um ano aps sua publicao. H casos, no entanto, que a lei no tratar da data em que entrar em vigor, aplicando-se nestas ocasies, a norma geral descrita pelo artigo 1 da LICC, que dispe que a lei entrar em vigor depois de 45 (quarenta e cinco dias) depois que foi publicada. Art. 1. Salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o Pas 45 (quarenta e cinco) dias depois de oficialmente publicada. Assim, sempre que a lei for omissa quanto ao prazo que a lei passar a vigorar, ser obrigatria para os indivduos, deve-se aplicar o artigo 1 da LICC, que dispe que a lei entre em vigor, quarenta e cinco dias depois de sua publicao. Este perodo de tempo da publicao at a entrada em vigor de uma lei chamado pelo direito de vacatio legis, ou seja, perodo de vacncia da lei, sendo que, antes deste perodo, a lei no ter eficcia obrigatria nenhuma sobre a coletividade, por ainda estar em vigor a lei antiga. De acordo com o artigo 8, da Lei Complementar 95/98 e com o Decreto n. 4.176/2002, a contagem do prazo da vacatio legis inclui o dia da publicao da lei e tambm o ltimo dia do prazo, entrando em vigor somente no dia subsequente sua consumao integral. Diferentemente do que ocorre com os prazos no processo civil, se o primeiro dia da entrada em vigor da lei cair no feriado ou em um final de semana no se prorrogar para o dia til subsequente, por no se tratar de cumprimento de uma obrigao, mas sim de incio da vigncia da lei, que deve ser obedecida mesmo nos domingos e feriados.

1.2.4 Prazo para a entrada em vigor da lei brasileira no estrangeiro Quanto obrigatoriedade da lei brasileira no exterior, trs meses o perodo da vacatio legis, caso a prpria lei no fixe um prazo determinado para o incio de sua vigncia. Art. 1 (...) omissis. 1. Nos Estados Estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia em 3 (trs) meses depois de oficialmente publicada. Com isso, caso a lei no tenha fixado prazo certo para sua entrada em vigor no ordenamento jurdico brasileiro, ser de trs o prazo de vacncia, para que esta lei nova passe a ter obrigatoriedade tambm no exterior, sendo que, antes deste perodo, mesmo que a lei nova j esteja valendo dentro do territrio nacional, ainda no territrio estrangeiro ter eficcia a lei antiga. Exemplo: Suponhamos que a nova lei brasileira veda o casamento por procurao. Por no ter a lei que proibiu o casamento por procurao, fixado prazo para o incio de sua vigncia, entrar ela em vigor, no territrio nacional em 45 dias, e no exterior em 3 meses. Suponhamos que uma noiva brasileira, residente em Paris, queira se casar com um brasileiro residente no Brasil, e elegem a procurao como meio para realizarem seu casamento, ser perfeitamente possvel e vlido que realizem o casamento, nesta modalidade, junto ao consulado brasileiro dentro do territrio francs, mesmo que a lei j tenha entrado em vigor no Brasil, desde que claro, esteja no perodo de vacncia de 03 meses, com relao sua obrigatoriedade no exterior. Art. 1 (...). 3. Se, antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicao de seu texto, destinada a correo, o prazo deste artigo e dos pargrafos anteriores, comear a correr da nova publicao. Se o perodo de vacncia da lei, dentro do territrio nacional for superior a trs meses, tambm ser o mesmo o prazo para que no exterior tal lei se torne obrigatria, uma vez que seria um contra senso a lei passar a Ter validade primeiramente no exterior, antes mesmo de produzir efeitos em seu prprio territrio.

1.2.5 Correo da lei Apesar do juiz poder aplicar a correo de erros materiais3 da lei sem que haja a necessidade de uma nova lei alterando o(s) dispositivo(s) incorreto(s), faz-se necessrio que haja a correo da lei por intermdio do legislativo nos casos em que o erro envolva a substncia da lei. Tendo em vista o erro substancial ter o poder alterar total ou parcialmente o sentido legal da palavra, imprescindvel que haja nova publicao. Entretanto, existem diferenas quando esta lei for alterada durante ou antes de sua vigncia.

Erros materiais so erros como incorrees ortogrficas, ou erros de palavras, em que a palavra inserida no texto no faz sentido ou tem um significado absolutamente estranho ao pensamento que o texto exprime enquanto palavra, ou ainda, em face de omisses ou transposies.

a) alterao antes da vigncia da lei Se durante o perodo da vacatio legis forem corrigidos erros substanciais em uma lei, ela entrar em vigor contados 45 dias aps a data da sua nova publicao, nos casos, claro, que a lei no tiver fixado prazo para o incio de sua vigncia. Nestes casos, v-se que o perodo j transcorrido da lei anterior anulado, e passa a contar novamente. Se, contudo, apenas parte da lei for corrigida, o prazo recomear a fluir somente para a parte retificada, pois seria inadmissvel, no que atine parte certa, um prazo de espera excedente ao limite imposto para o incio dos efeitos legais, salvo se a retificao alterar integralmente o esprito da norma. Entretanto, se estivermos diante de um caso em que a vacatio legis tiver data certa para terminar, ou seja, nos casos em que a lei estipular o perodo em que entrar em vigor, o prazo no comear a contar novamente se a publicao para corrigir o erro substancial se der dentro do perodo da vacncia da lei. b) alterao depois de iniciada a vigncia da lei Mesmo que editada somente para corrigir erros ortogrficos necessrio uma nova lei para alterar erros materiais ou substanciais que constem da lei antiga. Nestes casos a lei reparadora deve se submeter a um novo perodo de vacncia para poder entrar em vigor, e enquanto isto ter validade a lei antiga que possui erros materiais e/ou substanciais. (o perodo ser de 45 dias se silenciar a lei quanto ao perodo de vacncia, ou ser no tempo e na data que ela mencionar). Todos os atos ocorridos e realizados dentro do perodo da lei antiga, mesmo que contrrio lei nova, sero considerados vlidos para o ordenamento jurdico.

S-ar putea să vă placă și