Sunteți pe pagina 1din 2

Haiti, 8 anos de ocupao militar,represso e saque de um povo!

A ocupao militar do Haiti se iniciou aps uma srie de eventos violentos, financiados e executados com apoio direto da CIA, com vistas a desestabilizar o governo populista de Jean Bertrand Aristide que vinha promovendo tmidas reformas sociais no pas. Estes eventos culminaram no desembarque de tropas dos EUA no pas, que sequestraram Aristide. Pouco tempo depois, assumia a presidncia do pas o fantoche Gerard Latortue. Estava consumado o golpe de estado e a ocupao militar.

A ONU e o Brasil entram em cena


Eis que em meados de 2004, os EUA se retiram do pas, deixando a responsabilidade da ocupao militar ONU. Sua retirada cumpria duas funes polticas: dar uma legitimidade ocupao, de forma que a mesma no fosse encarada como mais uma intromisso imperialista no continente e concentrar esforos em sua ocupao no Iraque. A entrada da ONU em cena foi crucial para que a ocupao fosse tratada como humanitria, assim como a conduta de Foras Armadas (FFAA) latino-americanas foi essencial para que a ocupao no fosse vista como realmente : uma ao imperialista. Coube ao Brasil o nefasto papel de comando da Misso das Naes Unidas para a Estabilizao do Haiti, a MINUSTAH, que tambm conta com tropas da Argentina, Chile e Uruguai alm de pases cujos governos encampam o progressista socialismo do sculo XXI como Bolvia e Equador. Sob a pattica justificativa de se controlar gangues que desestabilizariam o pas, as tropas de ocupao em realidade seguem exercendo uma voraz represso contra o povo desse pas. Inmeros protestos contra as precrias situaes de vida em um pas onde as pessoas j recorrem a biscoitos de barro para saciar a fome j foram alvos da represso das tropas da ONU, alm de haverem graves denncias de massacres, assassinatos e inclusive estupros.

Nada como uma tragdia para aumentar a ganncia capitalista


Esse quadro de misria e violao da autodeterminao do povo haitiano se agravou ainda mais no incio de 2010, quando o pas foi atingido por um terremoto que deixou um saldo de mais de 250 mil mortos, alm de 1,5 milhes de pessoas desabrigadas e considervel destruio de sua j frgil infraestrutura. No bastasse toda a tragdia que resultou em mortos, feridos, desabrigados e destruio de infraestrutura, o terremoto justificou um fortalecimento da ocupao, que se manifestou no apenas em um aumento no nmero de soldados da MINUSTAH como o retorno da presena direta dos EUA em solo haitiano, que, aps o terremoto enviou em torno de 10 mil soldados ao pas, passando a ocupar aeroportos, portos e demais pontos estratgicos de comunicao no pas. Passados dois anos do terremoto, mais de 500 mil haitianos ainda esto desabrigados, (sobre)vivendo em acampamentos com condies precrias, parte expressiva

www.vermelhoenegro.co.cc

dos escombros ainda no foi removida, a clera segue ceifando a vida de milhares de pessoas, a maioria da populao segue desempregada ou subempregada, dentre inmeras outras tragdias que poderamos citar. Mas, tamanha dor e sofrimento se transformaram em um grande negcio. As ajudas humanitrias que visam reconstruir o pas, operam muito mais como um espetculo miditico para engrandecer os doadores, uma vez que no so orientadas no sentido de combater os problemas estruturais do pas, focando apenas em questes emergenciais. Desgraadamente, a maior parte destes recursos no chegam populao haitiana pois acabam por financiar os altos salrios dos funcionrios da ONU e ONGs alm de financiar sua infraestrutura e, claro, fazer propaganda de seus grandes feitos e assim solicitar mais doaes.

Uma paz de cemitrio e uma reconstruo para os de cima


A paz e a reconstruo que tanto propagam para o Haiti est longe de ser a que aspira a esmagadora maioria de seu povo oprimido. Trata-se da famosa paz de cemitrios. Uma paz e reconstruo para ampliar ainda mais o lucrativo negcio das maquiladoras, zonas francas de produo onde os trabalhadores recebem salrios miserveis, no possuem direitos e so vigiados por seguranas armados enquanto trabalham. Maquiladoras estas que se propagam ano aps ano no pas com a mo de obra mais barata do continente (por sua vez, o pas mais pobre do continente), sendo um grande negcio para empresas como Levis, Wrangler e Walt Disney. Tudo isso com um excelente co de guarda, a MINUSTAH, que desde o incio da ocupao no se exime em reprimir manifestaes populares e perseguir, prender e torturar lideranas populares. Trata-se de mais um, dentre muitos fatores, que desnudam o verdadeiro carter do suposto governo democrtico e popular, antes encabeado por Lula e hoje por Dilma, ambos do PT. Tambm evidencia, mais uma vez, o carter das FFAA brasileiras, que pelas palavras do general Heleno, ex primeiro comandante militar da MINUSTAH e hoje na reserva, se vangloria de terem aprendido mtodos teis no Haiti a serem empregados nas favelas brasileiras. Este ano, onde se cumprem 08 desgraados anos de ocupao, represso e saque deste sofrido povo cabe no somente a ns, anarquistas organizados na FAG, mas a todas as foras populares e de esquerda, nacionais e internacionais, denunciar este massacre imperialista e nos solidarizarmos efetivamente com o povo haitiano e sua resistncia.

Solidariedade ao povo haitiano! Pelo Socialismo e Pela Liberdade! No t morto quem peleia!!! Federao Anarquista Gacha

SEDE: Travessa dos Venezianos n 30 - POA - www.vermelhoenegro.co.cc

S-ar putea să vă placă și