Sunteți pe pagina 1din 7

A Escolinha

A REVOLUO FRANCESA

Introduo:
A Revoluo Francesa foi o acontecimento mais importante da Era Moderna. Por isso ela marca o incio da poca Contempornea. Para muitos historiadores a Revoluo Francesa faz parte de um movimento revolucionrio global atlntico ou ocidental que comeou nos Estados Unidos em 1776, atingiu a Inglaterra, a Irlanda, a Holanda, a Blgica, a Itlia, a Alemanha, a Sua e culminou na Frana, em 1789, onde adquiriu um carter mais violento. Da Frana o movimento revolucionrio continuou a repercutir em outros pases europeus, voltando prpria Frana, em 1830 e 1848. Apesar de alguns traos comuns a todos esses movimentos, a Revoluo Francesa teve um sentido prprio, uma especificidade, que se manifestou na tomada do poder pela burguesia, na participao ativa dos camponeses e artesos, na superao das instituies feudais do Antigo Regime e na preparao da Frana para a caminhada em direo ao capitalismo industrial.

Fatores da Revoluo
A Frana nos fins do sculo XVIII era ainda um pas agrrio. A introduo de novas tcnicas de cultivo e de novos produtos permitiu a melhoria da alimentao e, com isso, o aumento da populao. A industrializao incipiente nos grandes centros urbanos, com Pais, j era suficiente para reduzir o preo de alguns produtos, estimulando o consumo. O desenvolvimento econmico fortaleceu a burguesia, que passou a aspirar ao poder poltico e a discutir os privilgios da nobreza. Os camponeses possuidores de terras queriam, por sua vez, libertar-se das obrigaes feudais que deviam aos senhores. A Frana tinha nessa poca aproximadamente 25 milhes de habitantes, sendo que mais de 20 milhes viviam na zona rural. Essa populao formava uma sociedade de estamentos resqucio da Idade Mdia , mas j se percebia nela uma diviso de classes. O clero era composto por cerca de 120 mil religiosos, divididos em alto clero, bispos e abades que estavam ao nvel da nobreza, e baixo clero, padres e vigrios de baixa condio econmica e social; o conjunto do clero constitua o Primeiro Estado. A nobreza o Segundo Estado era formada de 350 mil membros; a nobreza palaciana vivia das penses reais, usufruindo dos cargos pblicos; a nobreza provincial vivia no campo, em situao de penria econmica. Havia ainda a chamada nobreza de toga, constituda por elementos oriundos da burguesia, que compravam seus cargos polticos e administrativos. O Terceiro Estado representava o restante da populao, cerca de 98%: a alta burguesia composta por banqueiros, financistas e grandes empresrios; a mdia burguesia formada pelos profissionais liberais mdicos, dentistas, professores, advogados etc.; a pequena burguesia, os artesos, os lojistas e o povo os sans-culottes, camada social heterognea de artesos, aprendizes e proletrios. As classes populares rurais, que chegavam a 20 milhes, destacando-se os servos ainda em condio feudal ( uns 4 milhes) e os camponeses livres e semi livres completavam o Terceiro Estado.Sobre a massa da populao, o Terceiro Estado, pesava o nus dos impostos e das contribuies para o rei, para o clero e nobreza. As outras duas ordens, as privilegiadas, tenham iseno tributria: no pagavam impostos e usufruam das vantagens concedidas pela monarquia sob a forma de penses e cargos pblicos. A principal reivindicao do Terceiro Estado era a abolio desses privilgios e a instaurao da igualdade civil. No plano poltico, a revoluo

A Escolinha resultou do absolutismo monrquico e das injustias decorrentes. O rei monopolizava a administrao , concedia privilgios, esbanjava com o luxo da corte, controlava os tribunais e condenava famigerada Bastilha, sem julgamento, atravs das Lettres de Cachet. Era incapaz de bem dirigir a economia do Estado, constitua-se num entrave para o desenvolvimento do capitalismo na Frana. A arrecadao de impostos era precria. O Estado no tinha uma mquina administrativa para cobrar os impostos a cobrana de impostos era feita por arrecadadores particulares, que se aproveitavam ao mximo, espoliando o Terceiro Estado. Como os gastos eram excessivos, os dficits oramentrios se avolumavam. Na poca da revoluo, a dvida externa da Frana chegava a cinco bilhes de libras, enquanto todo seu meio circulante no passava de 2,5 bilhes. Essa situao foi denunciada pelos filsofos iluministas. Seus livros eram cada vez mais lidos: formavam-se clubes para sua leitura. A burguesia cada vez mais tomava conscincia dos seus problemas e dos seus direitos, e procurava conscientizar a massa para obter os seu apoio. Existiam todas as condies necessrias para precipitar uma revoluo. Faltava apenas o momento oportuno, uma conjuntura favorvel.

A Revolta Aristocrtica
A indstria na Frana sofreu sria crise a partir de 1786, quando foi feito um tratado comercial com a Inglaterra, pelo qual os produtos agrcolas franceses tinham plena liberdade na Inglaterra em troca da penetrao dos produtos industriais ingleses na Frana. A incipiente indstria francesa no teve condies de agentar a concorrncia, entrando em crise.

Lus XVI
A grande seca do ano de 1788 diminuiu a produo de alimentos: os preos subiram violentamente e os camponeses comearam a passar fome. Na cidade a misria no era menor. A situao do tesouro, que j no era favorvel, tornou-se ainda pior depois que a Frana apoiou a Independncia dos Estados Unidos, gastando, na aventura, 2 bilhes de libras. O descontentamento era geral. Urgia a necessidade de reformas que saneassem o caos econmico. Lus XVI incumbiu o Ministro Turgot de realizar reformas tributrias, mas a oposio dos nobres foi muito grande e ele teve de demitir-se. O rei ento indicou Calonne para o Ministrio, que imediatamente convocou uma reunio dos nobres e clrigos: a Assemblia dos Notveis (1787). O ministro props que esses dois Estados abdicassem dos seus privilgios tributrios, pagando impostos para tirar o Estado da falncia financeira. Os nobres recusaram-se a aceitar estas medidas, alm de provocarem revoltas de protesto nas provncias em que seu poder era mais forte. O novo ministro, Necker, com a conivncia dos nobres, convenceu o rei a convocar a Assemblia dos Estados Gerais, que no se reuniam desde 1614. O que se pretendia que o Terceiro Estado pagasse os impostos que o clero e os nobres no queriam pagar. As eleies foram realizadas em abril de 1789, coincidindo com as revoltas geradas pela pssima colheita desse ano. Em Paris, os

A Escolinha panfletos dos candidatos atacavam os erros do Antigo Regime e agitavam a massa urbana, os sansculottes, cerca de 200mil numa populao de 600 mil habitantes. O Terceiro Estado desejava um nmero igual de deputados, alegando que representava a maioria da populao. Em maio de 1789 os Estados Gerais reuniram-se pela primeira vez no Palcio de Versalhes. Os deputados do Terceiro Estado foram informados de que a votao dos projetos seria feita em separado, por Estado. Isto garantia a vitria do clero e nobreza que votariam juntos. O Terceiro Estado negou-se a aceitar esta condio: ele tinha 578 deputados, a nobreza 270 e o clero 291. Como 90 deputados da nobreza e 200 do clero apoiassem o Terceiro Estado, este teria maioria absoluta desde que a votao fosse individual.

A Revoluo Burguesa
Reunindo-se em separado, a 17 de junho de 1789, o Terceiro Estado se considera Assemblia Nacional. O Rei XVI, pretextando uma reforma na sala de reunies, dispersou a Assemblia. Reuniram-se ento os deputados do Terceiro Estado na sala do Jogo da Pla, recebendo a adeso de parte do clero e dos nobres influenciados pelo Iluminismo. O Rei no teve outra alternativa seno aceitar a situao de fato, dando validade Assemblia Nacional, aps uma frustrada tentativa de fechamento da Assemblia, a 23 de junho. No dia 9 de julho de 1789 deu-se a proclamao da Assemblia jurado que somente se dispersariam aps terem dado uma Constituio Frana.Lus XVI procurava ganhar tempo, enquanto reunia tropas para conter o movimento revolucionrio. Com a demisso do ministro Necker, a 12 de julho, a tenso aumentou. A 13 de julho formou-se a milcia de Paris, organizao militar-popular. Armas foram armazenadas e barricadas preparadas. A 14 de julho, o povo tomou a Bastilha, fortaleza onde o rei encarcerava seus inimigos polticos. A exploso revolucionria em Paris alastrou-se por todo o pas. No campo, a revoluo adquiriu maior violncia: os camponeses, procurando destruir o jugo feudal, saquearam propriedades de nobres, invadiram cartrios e queimaram ttulos de propriedade feudal. Para conter o movimento que se alastrava cada vez mais , os deputados da Assemblia Constituinte, em reunio do dia 4 at o dia 26 de agosto, aprovaram a abolio dos direitos feudais: os direitos devidos pelos camponeses ao rei e Igreja foram suprimidos; os direitos devidos aos nobres deveriam ser resgatados monetariamente, em prazo e condies que deveriam ser resgatados monetariamente, em prazo e condies que deveriam ser estabelecidos posteriormente. A 26 de agosto, foi aprovada a Declarao de Direitos do Homem e do Cidado. De inspirao iluminista, o documento defendia o direito liberdade, igualdade perante a lei, inviolabilidade da propriedade e o direito de resistir opresso. Como o rei se recusou a aprovar essa declarao da Assemblia, a massa parisiense revoltou-se novamente. Foram as jornadas de outubro: o Palcio de Versalhes foi invadido e o rei obrigado a morar em Paris, no Palcio de Tulherias. No ano de 1790 foi aprovada a Constituio Civil do Clero, a qual estabelecia que os bens eclesisticos fossem confiscados para servir de lastro emisso dos assignats (Bnus do Estado), os padres passariam a ser funcionrios civis do Estado. Muitos padres aceitaram a nova lei e prestaram juramento e fidelidade revoluo, desobedecendo orientao do papa que j se manifestara contra a revoluo. Outros, fiis ao papa, reagiram e foram denominados refratrios. Grande nmero deles emigraram e deram incio s agitaes contra-revolucionrias nas provncias.

A Escolinha

A monarquia Constitucional
(Robespierre)
Em 1791 ficou pronta a Constituio. O poder executivo caberia ao rei e o legislativo Assemblia, que funcionaria regularmente. O trono continuaria hereditrio e os deputados teriam mandato por dois anos. S seriam eleitores os que tivessem um mnimo de riqueza, segundo um critrio censitrio. O feudalismo foi abolido, suprimindo-se as antigas ordens sociais e os privilgios, com a proclamao da igualdade civil. A escravido continuou mantida nas colnias, a administrao dos bens eclesisticos e a Constituio Civil do Clero. O Rei Lus XVI que conspirava contra a revoluo, mantendo contatos com outros soberanos absolutos da Europa, principalmente da ustria, julgou que era o momento oportuno para fugir da Frana e comear do Exterior, com apoio estrangeiro e dos emigrados, a contra-revoluo. O rei fugiu do Palcio das Tulherias, em julho de 1791, mas foi reconhecido e preso em Varennes. A suspeita de traio real foi confirmada pela fuga, e o rei recambiado ao palcio e mantido sob vigilncia. O xito da revoluo na Frana estimulou outros movimentos revolucionrios na Holanda, Blgica e Sua. Na Itlia, Inglaterra, Irlanda, Alemanha e ustria, simpatizantes organizaram demonstraes de apoio. Os dspotas esclarecidos, alarmados, abandonaram seus programas de reformas, reaproximando-se da aristocracia. Escritores reacionrios defendiam a idia de uma contra-revoluo para restaurar a monarquia absoluta na Frana. Muitos franceses nobres clrigos e alta burguesia abandonaram o pas, esperando obter auxlio das potncias europias. Estas, a princpio, mantiveram-se indiferentes, mas quando perceberam que as idias revolucionrias ameaavam abalar o absolutismo em toda a Europa, uniram-se para evitar a difuso do movimento. A ameaa de invaso da Frana aumentou, o que tornou inevitvel a radicalizao interna da revoluo. A composio poltico-partidria na Frana naquele momento era a seguinte: cordeliers era o partido independente; os feuillants que eram dirigidos por La Fayette; os girondinos representantes da alta burguesia procuravam defender as posies conquistadas mas evitavam a ascenso da massa; os jacobinos, o partido mais radical, liderado por Robespierre, representavam a mdia e a pequena burguesia, com tendncia para a esquerda e procurando o apoio dos sansculottes. Os girondinos tinham maioria e o apoio do prprio rei, que neles confiava para conter os avanos da revoluo. Graas a esse fato, o rei conseguiu maioria na Assemblia para vetar o projeto que deportava os padres refratrios e convocava o exrcito para fazer frente aos inimigos da revoluo, cuja atividade aumentava fora da Frana. Finalmente, os inimigos da revoluo, representados pelo exrcito austro-prussiano e o exrcito dos emigrados, comandados pelo duque prussiano Brunwick e apoiados secretamente pelo rei Lus XVI, invadiram a Frana. Quando a invaso estrangeira comeou, radicalizou-se a posio contra os nobres, considerados traidores. A massa parisiense que ganhava cada vez maior importncia poltica, apoiando os jacobinos e liderada por Danton e Marat, atacou os aristocratas nas prises. Foi o massacre de setembro.

A Escolinha Medidas de carter excepcional foram tomadas para conter a invaso; o exrcito nacional foi convocado, com apresentao obrigatria de todos os homens vlidos. A 20 de setembro de 1792, o exrcito austro-prussiano foi batido em Valmy. Na mesma noite, em Paris, foi proclamada a Repblica. O rei foi considerado prisioneiro e suspeito de traio, devendo ser julgado.

A Conveno
(Jean Paul Marat)
Com a proclamao da Repblica uma nova assemblia foi formada. Chamou-se Conveno e deveria preparar uma nova Constituio. Os girondinos, que na antiga assemblia eram a fora poltica maior, foram superados pelos jacobinos, que tinham entre eles os montanheses, grupo mais radical. Os jacobinos eram liderados por Robespierre e Saint-Just. O julgamento do Rei Lus XVI abalou toda a opinio pblica europia. Os girondinos procuraram defend-lo, querendo com isso evitar uma soluo extrema, vinda da camada popular da revoluo. Saint-Just e Robespierre defenderam a condenao do rei, que acabou sendo guilhotinado a 21 de janeiro de 1793. O primeiro ano da Repblica, 1793, foi chamado ano I, no novo calendrio que foi feito. Uma nova representao tomou posse nesse ano, eleita mediante sufrgio universal masculino, o que acentuou seu carter popular: foram vitoriosos na eleio os jacobinos e a Montanha. Pela nova constituio, os 750 deputados eleitos escolheriam a mesa dirigente, que teria funes executivas. Na Europa foi feita a primeira coligao de foras absolutistas contra a Frana, integrada pela Inglaterra, Holanda, Santo Imprio. Para enfrentar a situao, a Conveno organizou uma srie de instituies: o Comit de Salvao Pblica, encarregado do controle do exrcito; Comit de Segurana Nacional, que garantiria a segurana interna; Tribunal Revolucionrio, encarregado do julgamento dos contra-revolucionrios. Os principais comits eram controlados pelos jacobinos, que dominavam a Conveno, comeando ento o processo de expurgo dos adversrios polticos. Os girondinos foram acusados de partidrios do rei e dos nobres e vrios de seus membros foram guilhotinados. Marat, lder jacobino, foi assassinado por Charlotte Corday. Comeava o perodo do Terror, que se estendeu de junho de 1793 a julho de 1794. A Montanha, o grupo mais radical, liderado por Robespierre, dirigia a poltica do Terror. As perseguies aos contra-revolucionrios se ampliavam cada vez mais, abrangendo todo o pas. Os indulgentes, chefiados por Danton, temiam que a onda de violncia pudesse envolv-los, e por isso protestavam contra as mores e pediam o fim das perseguies. No extremo posto estavam os hebertistas, seguidores de Hbert, que pregavam a ampliao das medidas de violncia. Robespierre conduzia o movimento tentando manter-se entre os grupos extremistas da esquerda, mas como a presso popular fosse muito grande, foi obrigado a fazer inmeras concesses s massas: os preos foram tabelados, os exploradores perseguidos, os impostos sobre os ricos foram aumentados, pobres, velhos e desamparados foram protegidos por leis especiais, a instruo tornouse obrigatria, os bens dos nobres e emigrados foram vendidos para cobrir as despesas do Estado.

A Escolinha Essas leis sociais provocaram ondas contra-revolucionrias em toda a Frana. Para venc-las foram tomadas medidas drsticas qualquer suspeito era condenado; o Tribunal Revolucionrio aprisionou mais de 300 mil suspeitos, e destes, 17 mil foram condenados morte, enquanto muitos outros morreram nas prises esperando julgamento. O Terror atingiu o auge em 1794, alcanando os prprios membros da Conveno. Robespierre, para continuar no poder tinha que eliminar todas as oposies. Por isso condenou morte Danton, lder dos indulgentes. O radicalismo dos hebertistas tambm criava muitos problemas, e por essa razo foram liquidados na guilhotina. Nessa altura os xitos militares do exrcito da revoluo diminuram a tenso interna e a populao passou a desejar o afrouxamento da represso. Os girondinos, que tinham se isolado durante o Terror para salvar suas cabeas, voltaram carga Robespierre no tinha mais a massa de Paris para apoi-lo, pois liquidara seus lderes. Em julho de 1794 (9 Termidor pelo novo calendrio), Robespierre foi aprisionado juntamente com Saint-Just e, em seguida, foram guilhotinados. A alta burguesia estava voltando ao poder atravs dos girondinos.

A Reao Burguesa
O poder da Conveno, depois da morte de Robespierre, caiu nas mos do Pntano movimento formado por elementos da alta burguesia, de duvidosa moralidade pblica e grande oportunismo poltico. Ligados aos girondinos, instalaram a fase conhecida por Reao Termidoriana. A lei dos suspeitos foi abolida, os clubes jacobinos foram fechados e preparou-se uma nova Constituio, a Constituio do ano III (1795). Essa Constituio estabelecia um executivo composto por cinco diretores eleitos pelo legislativo. O legislativo seria composto por deputados eleitos mediante critrio censitrio, e formaria duas cmaras: o Conselho dos 500 e o Conselho dos Ancios. A configurao poltica da assemblia foi alterada: no centro estavam os girondinos que tinham depostos Robespierre; direita os realistas, que pregavam a volta dos Bourbons ao poder; esquerda estavam os jacobinos e socialistas utpicos, que reclamavam medidas de carter social. Os diretores equilibravam-se em meio a golpes que se sucediam, tanto da esquerda como da direita. Em 1795, os realistas tentaram dar um golpe que foi abafado por um jovem oficial, Napoleo Bonaparte, que por acaso estava em Paris. Em recompensa, Napoleo recebeu dos diretores o comando do exrcito na Itlia. Em 1796 estourou a conspirao jacobina do Clube de Atenas, conduzida por Graco Babeuf. No ano seguinte, os realistas voltam carga, mas foram derrotados pelo General Augereau, enviado de Napoleo, que acabara de assinar uma paz vantajosa com a ustria (Campo Formio). Em 1798, os jacobinos retomaram a ascenso poltica, vencendo as eleies. A burguesia francesa estava desejosa de paz. Era necessrio um regime de governo forte que reconduzisse a Frana ao caminho da normalidade. Alguns diretores Sieys, Roger Ducos e outros prepararam o golpe que levaria Napoleo Bonaparte ao poder, realizado a 9 de novembro de 1799 (18 Brumrio). Napoleo consolidaria o poder da burguesia no contexto da revoluo, evitando as tentativas jacobinas de retomar o poder.

A Escolinha

Napoleo Bonaparte
(Documento Bsico)

A crise econmica: A misria na Frana s vsperas da revoluo. Tudo conspirava para que o momento atual se torne crtico na Frana; a todo o momento chegam das provncias notcias sobre rebelies, desordens e a necessidade de recorrer s tropas para manter a paz (...). Os preos que menciono so os mesmos que encontrei em Amiens e Abbeville: cinco soldos a libra por um po branco e 3,5 soldos ou 4 pelo po inferior, que comido pelos pobres; estes preos ultrapassavam seus recursos, provocando uma grande misria (...). No dia do mercado assisti venda do trigo (...). Um grupo de soldados ficara no meio da praa, para impedir qualquer violncia. O povo discutia com os padeiros, argumentando que o preo que pediam pelo po era muito alto em relao ao preo do trigo; das injrias passou-se agresso e, neste tumulto, alguns levaram po e trigo sem pagar nada; isto se deu quando cheguei a Nangia, e tambm em muitos outros mercados.

AGothier e Troux

Datas e Fatos Essenciais


1787: Revolta dos Notveis 1789: Revolta do Terceiro Estado Tomada da Bastilha 1790: Confisco dos bens do clero. 1791: Constituio que estabeleceu a Monarquia Constitucional. 1791: Tentativa de fuga e priso do Rei Lus XVI. 1792: Invaso da Frana pela ustria e Prssia. 1793: Oficializao da Repblica e morte do Rei Lus XVI 2 Constituio. 1793: Terror contra os inimigos da revoluo. 1794: Deposio de Robespierre. 1795: Regime do Diretrio 3 Constituio. 1799: Golpe do 18 Brumrio de Napoleo.

S-ar putea să vă placă și